O Grande Falsário

O Grande Falsário

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.11 MB)

Download (Baixar)

O Grande Falsário

MP3 Audio (2.11 MB)
×

Como um enganador, Satanás não tem concorrente. Além de ser o maior vigarista do mundo, ele é também o seu maior falsário.

Vejamos a advertência de Paulo aos cristãos de Corinto: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis” (2 Coríntios 11:3-4).

Aqui Paulo descreve três áreas em que Satanás emprega suas falsificações inteligentes da verdade para enganar até mesmo os cristãos.

• Primeiro, ele apresenta Jesus como sendo bastante diferente do Cristo revelado na Bíblia―na verdade criando outro Jesus, um falso Cristo. Este é o Jesus que a maioria das pessoas ouve falar hoje em dia―a falsificação do Jesus Cristo da Bíblia. Lamentavelmente, a maior parte desse chamado Cristianismo está edificada em torno desse falso Cristo.

• O segundo engano astuto de Satanás é apresentar uma enxurrada de emoção humana―ou, em alguns casos, a influência direta de demônios―como o Espírito de Deus. Dessa maneira, milhões de pessoas são enganadas todos os anos. Elas ficam impressionadas com o que veem ou sentem ou se o ensino é realmente de Deus (veja Isaías 8:19-20), em vez de ficarem impressionados pelo fruto do Espírito de Deus, conforme listado em Gálatas 5:22-23.

O verdadeiro Espírito Santo é o poder de Deus (Atos 1:8, 2 Timóteo 1:7), através do qual “os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5:24). Não é, como muitos pensam, uma terceira pessoa na Divindade. E seu trabalho em nossas vidas não se manifesta por meio de ações bizarras ou balbucios sem sentido que vêm da emoção humana ou da comunicação inconsciente com espíritos demoníacos. Pelo contrário, é através do poder do Espírito Santo que Deus “opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13)―isto é, viver de acordo com as leis de Deus, apesar de muitos mestres religiosos afirmarem, falsamente, que estas leis foram abolidas.

• O terceiro engano, a deturpação da mensagem do evangelho de Jesus, parece ser a arma mais eficiente de Satanás para manter muitas pessoas em suas garras mortais. Jesus explicou que tão logo as pessoas comecem a responder à Palavra de Deus, Satanás vai agir rapidamente para arrebatá-la para longe de seus corações e mentes (Mateus 13:18-22). Os métodos do diabo são poderosamente eficazes com a maioria das pessoas.

Por exemplo, observe o lamento de Paulo a respeito do que estava acontecendo com os cristãos da Galácia, que haviam se convertido em seu ministério: “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro [pois não era realmente uma boa nova, que é o que “evangelho” significa], senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gálatas 1:6-8). Portanto, este é um assunto muito sério.

Para saber mais sobre as falsificações de Satanás e como elas se infiltraram no Cristianismo, não se esqueça de baixar ou solicitar a sua cópia gratuita do guia de estudo bíblico A Igreja que Jesus Edificou.