O Dilema de Habacuque

Você está aqui

O Dilema de Habacuque

Hoje em dia, não parece que a maioria das pessoas está desinteressada em aprender a verdade de Deus, ouvir Seus ensinamentos e prestar atenção às Suas advertências nas Sagradas Escrituras? Se também já percebeu isso, saiba que você não é o único.

Jesus Cristo deu a Seus discípulos uma missão crítica para cumprir. Ele declarou que “este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” (Mateus 24:14), Jesus disse-lhes para pregar “o evangelho a todas as pessoas” (Marcos 16:15, NVI). Além disso, Ele os convocou, dizendo: “Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19-20).

Os primeiros discípulos de Jesus e também outros que os seguiram cumpriram esses deveres diligentemente. Contudo, isso sempre foi uma tarefa árdua. Atualmente, no século 21, a Igreja de Deus cumpre essa mesma missão em meio a uma crescente resistência. Nas últimas décadas, a pecaminosidade e o desrespeito a Deus têm aumentado em um ritmo constante. Mas, será que as palavras de Deus continuarão sendo ignoradas?

Há cerca de 2.600 anos, o profeta Habacuque tinha pensamentos semelhantes e os expressou na forma de pergunta em uma oração ao Seu Criador. Mas ele não gostou muito da resposta de Deus, além de ter ficado perplexo com ela. Então, corajosamente, ele fez outra pergunta a Deus e, no decorrer do tempo, começou a compreender a resposta.

Habacuque escreveu seu livro profético em Judá, provavelmente logo após o reinado do justo rei Josias, quando seu perverso filho Jeoaquim assumiu o trono. A nação havia experimentado um período de relativa prosperidade, mas, nessa ocasião, estava se afastando de Deus. Embora Josias tivesse feito diversas reformas religiosas, o crime e a violência estavam aumentando. Além disso, os ímpios prosperavam, as viúvas e os órfãos estavam abandonados e havia injustiça por todos os lados.

Por causa disso, Deus levantou Habacuque e outros profetas para chamar a atenção do povo para a escalada desses pecados. Habacuque alertou os líderes e os cidadãos do país que Deus simplesmente não toleraria tal comportamento e que, a menos que houvesse uma mudança, Ele teria que punir a nação.

A premente oração de Habacuque

E essa pregação e advertência de Habacuque teve algum resultado? Infelizmente, pouco ou nenhum, já que a maioria das pessoas se recusou a ouvir as palavras que Deus. Após essa experiência, Habacuque ficou desanimado e quis saber por que Deus não agiu imediatamente para lidar com os pecados de Judá.

Ele suplicou a Deus: “Até quando, SENHOR, clamarei por socorro, sem que Tu ouças? Até quando gritarei a Ti: "Violência! " sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida” (Habacuque 1:2-4, NVI).

Habacuque ficou angustiado por nada acontecer para impedir o que testemunhava. Diante de toda violência, perversão e injustiça que vemos em nossa sociedade, será que também nos identificamos com esse doloroso dilema de Habacuque? (Ver Ezequiel 9:4.)

Em resposta à oração de Habacuque, Deus explicou que estava totalmente ciente das iniquidades de Judá e que castigaria a nação se o povo não se arrepender. E se isso não acontecesse, o país seria invadido e conquistado, e o povo seria desterrado por uma nação extremamente cruel e violenta — os caldeus, também conhecidos como babilônios (Habacuque 1:6-9).

Depois de ouvir isso, Habacuque ficou completamente atordoado! Apenas o pensamento de seu povo sendo dominado por uma nação despótica e sórdida o deixou horrorizado! Quando soube disso, o dilema dele ficou ainda maior! A princípio ele se perguntava se Deus puniria Judá, agora parece que ele estava angustiado pela possibilidade de sua nação ser extinta! (comparar versículo 12, Nova Versão Transformadora).

Embora estivesse profundamente perturbado, esse profeta fiel esperou pacientemente que Deus lhe desse mais informações (Habacuque 2:1). E logo Deus disse a Habacuque para escrever o que estava ouvindo para que outros também pudessem entender (versículo 2).

A profecia também abrange outro tempo futuro

Continuando no segundo capítulo, Deus então disse a Habacuque que obviamente sabia que os caldeus eram arrogantes, idólatras e cruéis. Deus ainda revelou que, no devido tempo, eles também seriam severamente punidos e seu reino totalmente destruído. E isso aconteceu em 539 a.C., quando a capital dos caldeus, Babilônia, foi conquistada pelo exército do Império Medo-Persa.

Mas essa história não termina aí, pois as profecias bíblicas costumam ser de natureza dual. Deus disse a Habacuque: “Esta é uma visão do futuro; descreve o fim, e tudo se cumprirá. Se parecer que demora a vir, espere com paciência, pois certamente acontecerá; não se atrasará” (Habacuque 2:3, Nova Versão Transformadora).

Essa declaração foi fundamental para a solução do dilema de Habacuque. Deus mostrou-lhe que as advertências que ele estava entregando a Judá não eram apenas para aquela época. Como outras profecias bíblicas explicam, aquelas advertências também eram para um tempo futuro — “o tempo do fim” (Daniel 12:4, ARA), período que antecederia e abrangeria três anos e meio de terríveis problemas mundiais, culminando na segunda vinda de Jesus Cristo. Mas, a princípio, Habacuque não conseguiu entender aquilo. Então, Deus teve que ajudá-lo a enxergar além do foco limitado de sua própria época e momento.

Contudo, seria possível entendermos o sentimento de Habacuque? Simplesmente, ele queria que seu mundo fosse mudado e seu povo levado ao arrependimento naquela mesma época! E, sinceramente, não é isso que também desejamos para nossa época? Às vezes, não desejamos que nossa sociedade não tenha que passar por todo o sofrimento que está revelado na profecia bíblica?

Assim como Habacuque, também não queremos que nossas nações sejam invadidas e derrotadas — tendo cidades, áreas rurais e povoados incendiados e pessoas passando fome e sendo assassinadas em todos os lugares. Embora Deus vá proteger muitos de Seus fiéis seguidores de quase todas as consequências dessa horrível catástrofe, provavelmente nossos familiares, parentes, amigos e vizinhos serão afetados.

Mas, infelizmente, a menos que haja arrependimento, essas terríveis punições continuarão se aproximando rapidamente de nossas nações. Como revela a profecia, próximo ao fim dos tempos, Deus vai permitir que líderes humanos, influenciados por Satanás, o diabo, formem o império mais tirânico e cruel que já existiu na Terra (2 Tessalonicenses 2:9; Apocalipse 13:1-4). A profecia bíblica revela que pouco antes da segunda vinda de Cristo, esse poderoso sistema de governo mundial, semelhante ao babilônico, surgirá na Europa (Apocalipse 18:3).

Descrita como uma besta terrível (Daniel 7:7; Apocalipse 13), essa grande superpotência infligirá uma terrível punição às nações da Israel moderna — ou seja, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outras — devido à sua flagrante e contínua desobediência aos mandamentos de Deus (comparar Levítico 26:18, 24, 28; e ler nosso guia de estudo bíblico gratuito Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica).

Esse período devastador é referido nas Escrituras como “tempo de angústia para Jacó” (Jeremias 30:5-8). A profetizada queda de Judá foi precursora do que está por vir — Cristo disse que será a pior época de toda a história humana (Mateus 24:21). E, mais tarde, como seu antigo antecessor caldeu, essa potência mundial e bestial do fim dos tempos será destruída (Apocalipse 18:9-11).

O que deveríamos fazer?

Portanto, as palavras de Deus a Habacuque sobre “o fim” se aplicam a um tempo que está à nossa frente! Então, o que devemos fazer? Além de ficar perto de Deus, precisamos apoiar intensamente a obra da Igreja de pregação do evangelho a todas as nações.

Além disso, podemos orar para que muito mais pessoas possam ser alcançadas pela mensagem divina de testemunho, advertência e arrependimento (Mateus 24:14; Isaías 58:1). E também é importante imitarmos Jesus Cristo como exemplos vivos da mensagem do evangelho mediante nossa  conduta virtuosa — para que outros também possam dar glória a Deus (Mateus 5:14-16).

Enfim, graças à grande ajuda de Deus, o dilema de Habacuque foi resolvido. Depois disso, ele continuou pregando o arrependimento, vivendo fielmente pela fé e honrando ao seu Eterno Criador (Habacuque 2:4; 3:19). E ele fez isso sabendo que Deus tinha total controle sobre todas as coisas e cuidaria de tudo no Seu devido tempo. Portanto, vamos seguir o exemplo de confiança de Habacuque, crescendo espiritualmente, preparando-nos diligentemente para o retorno de Jesus Cristo e apoiando a grande obra de Deus em todo o mundo!

Saiba mais

À medida que examinamos o mundo ao nosso redor, o cenário fica cada vez mais sombrio e os sinais dos tempos cada vez mais nítidos. Será que o bíblico tempo do fim está se aproximando? Para ajudá-lo a entender tudo isso, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito “Estamos Vivendo no Tempo do Fim?”.