Um Reino Que Durará Para Sempre
Download (Baixar)
Um Reino Que Durará Para Sempre
O título de um livro recém-lançado chamou minha atenção, The Habsburg Way: Seven Rules for Turbulent Times (A trajetória dos Habsburgos: sete regras para tempos turbulentos, em tradução livre). Esse livro foi escrito por um descendente dessa grande dinastia europeia do século treze. Os Habsburgos governaram grande parte da Europa e quatro outros continentes. Em seu auge, o domínio da dinastia abrangia vastas partes das Américas. Contudo, essa grande potência mundial chegou ao fim após a Primeira Guerra Mundial. Os membros sobreviventes dessa dinastia mantêm vivo o nome da família através de livros. Mas esse é um nome do passado e totalmente desconhecido pela geração atual — apenas um entre muitos impérios influentes que já existiram.
Os “impérios” de hoje também desaparecerão. E os Estados Unidos, em seu papel de superpotência mundial, também pode ser chamado de império. A China procura aumentar seu poder mundial numa tentativa de substituir os Estados Unidos. A Rússia se impõe no cenário mundial buscando restaurar o poder que tinha quando era a antiga União Soviética. Outras nações como Irã, Índia, Turquia e Arábia Saudita procuram crescer como potências em suas regiões. Embora esse termo não seja mais usado, ainda existem impérios e reinos. Com o passar do tempo, todos chegarão ao mesmo fim dos Habsburgos e de outros. Eles desaparecerão. Eles serão substituídos. Mas pelo quê?
A história humana tem sua glória e frivolidade. Todo reino acaba e é substituído por outro. O estudo sobre a ascensão e queda dos impérios corrobora estas palavras de Salomão: “O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; de modo que nada há novo debaixo do sol” (Eclesiastes 1:9). Contudo, a Bíblia revela um reino vindouro que permanecerá para sempre. E a boa nova é que você pode se preparar para herdar esse reino mudando sua vida hoje!
Um reino após o outro
O profeta Daniel interpretou um sonho para o rei da Babilônia, Nabucodonosor. Em um momento crucial da história, esse governante de um império que surgiu no Oriente Médio ficou assustado por algumas visões e sonhos que ele teve. Dentre todos os sábios da corte do rei, Daniel, um jovem escravo hebreu trazido de Jerusalém, foi o único que conseguiu interpretar o significado daqueles sonhos. Daniel disse ao rei que o Deus celestial era o revelador de segredos e que através dEle revelaria a Nabucodonosor o que aconteceria nos últimos dias, o fim dos tempos (Daniel 2:28-29).
Daniel passou a explicar aquele sonho da estátua em forma humana, composta de quatro partes, cada uma de um metal diferente — ouro, prata, bronze e ferro, sendo o elemento inferior da quarta parte uma mistura instável de ferro e argila. As quatro partes metálicas representavam uma sucessão de impérios — Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma, sendo os dedos dos pés dessa imagem o renascimento do sistema romano no fim dos tempos. Essa interpretação é detalhada no capítulo sete desse livro pela visão do próprio Daniel. Esse relato representa uma incrível visão da história mundial desde o século VI a.C. até o tempo da segunda vinda de Cristo.
Todos esses reinos e muitos outros surgiram e desapareceram, assim como o império dos Habsburgos mencionado anteriormente. E o que acontece com todos esses reinos no final da interpretação de Daniel é relevante para todos nós. A história é um registro de sofrimento, corrupção e perdas pontuado pela esperança e anseio e também por Deus. A história humana foi guiada por Deus para nunca desviar do propósito dEle. E há algo nesse propósito pouco compreendido por aqueles que se desesperam com esse histórico lamentável. A última observação de Daniel nessa história tem a ver com você.
Não será deixado para outros
Daniel se concentra na quarta parte dessa estátua, a parte feita de ferro. Esse quarto reino aniquilaria todos os outros. E os dez dedos dos pés, compostos “em parte de barro de oleiro e em parte de ferro”, representam uma união poderosa, mas frágil, porque seus povos díspares teriam uma união instável. Esse último império, chamado de “Babilônia, a Grande”, chegará ao fim quando Deus intervir na história para acabar com o desgoverno humano no mundo, retratado por uma pedra que despedaça essa estátua. E Daniel descreve esse evento assim:
“Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre. Da maneira como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem mãos, e ela esmiuçou o ferro, o cobre, o barro, a prata e o ouro, o Deus grande fez saber ao rei o que há de ser depois disso; e certo é o sonho, e fiel a sua interpretação” (Daniel 2:44-45).
Assim como os reinos terrenos literais dessa estátua, esse reino que Deus vai estabelecer, a pedra cortada sem mãos (versículo 45), também será um reino literal na Terra. O Reino de Deus, predito nas Escrituras, virá será trazido à Terra por Jesus Cristo e substituirá os reinos deste mundo.
Atente para a declaração de que “esse reino não passará a outro povo”. O que isso significa? Significa que esse reino não será entregue à dinastia dos Habsburgos da Áustria. Não será deixado para a dinastia Romanov da Rússia. Não será herdado pela dinastia Windsor da Inglaterra. Enfim, não será deixado para aqueles que, quando confrontados pelo julgamento de Deus, “blasfemaram... e não se arrependeram das suas obras” (Apocalipse 16:11).
E para quem será deixado? Quem herdará esse reino eterno? Mais tarde, Daniel registra: “E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos [os que foram separados] do Altíssimo” (Daniel 7:27).
Após separar Seus verdadeiros seguidores, Jesus Cristo disse que fará o seguinte: “Então, dirá o Rei aos que estiverem à Sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-Me de comer; tive sede, e destes-Me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-Me” (Mateus 25:34-35).
Esse reino vindouro será dado àqueles que nesta vida interiorizaram os ensinamentos de Jesus de Nazaré. Esses são os discípulos que entregaram tudo por essa pérola de grande valor, o Reino de Deus. Esses são os chamados, escolhidos e fiéis (Apocalipse 17:14) deste mundo, onde a fé foi abandonada. Esse reino será dado a um grupo de pessoas que ama a verdade e personifica o exemplo e os ensinamentos de Jesus em sua vida — aqueles que escolheram deixar um mundo de mentiras e abraçar a verdade.
Você pode fazer parte desse grupo
A Bíblia chama esse grupo de “primícias”, uma pequena messe frutífera que dá início a uma colheita espiritual entre a humanidade (Tiago 1:18). Observe como eles são descritos no livro de Apocalipse, que retrata o fim dos tempos. Nesse cenário, o engano espiritual tomou conta do mundo. As guerras devastaram as nações. A fome e a peste semearam o medo entre os sobreviventes da Terra. Tudo o que era conhecido antes deu lugar a outro império, o último império mundial com todas as suas promessas e esperanças vazias. Mas um grupo de pessoas resistiu e se recusou a aceitar a mentira e o engano.
Em Apocalipse 14, essas pessoas são chamadas de virgens espirituais e imaculadas, separadas dos caminhos e da adoração errôneos do mundo (versículo 4). “Estes são os que seguem o Cordeiro [Jesus Cristo] para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus” (versículo 5).
Hoje em dia, Deus está preparando esse grupo chamado “primícias para Deus e para o Cordeiro”. Ele é composto por pessoas que ousam resistir à atual cultura, que chama o mal de bem e o bem de mal. Elas desafiam um mundo progressista e woke (supostamente “iluminado”) que rejeita a ordem natural da criação. Elas valorizam a Deus e obedecem aos ensinamentos de Jesus. E ao resistir aos caminhos deste mundo e obedecer às leis e o caminho do mundo vindouro, o Reino de Deus, elas se preparam para herdar esse reino que não será deixado para outros.
E você pode fazer parte desse grupo se escolher aceitar Jesus Cristo como Salvador e Rei, comprometendo-se a viver de acordo com os ensinamentos desse futuro reino. Mas para isso você tem que tomar uma decisão. Você precisa escolher crer na Bíblia como a instrução revelada de Deus. Você precisa crer que a Bíblia tem tudo a ver com sua vida.
Sua vida tem significado e propósito! Há uma razão pela qual você leu até aqui este artigo e esta edição da revista A Boa Nova. Você precisa entender que o Reino de Deus é um “império” real, ou seja, um reino literal que Cristo estabelecerá ao regressar à Terra. E foi isso que Daniel viu e predisse. Deus está preparando as pessoas que herdarão esse reino e que, juntamente com Cristo, vão estabelecer uma cultura e uma sociedade baseadas na verdade bíblica.
Então, convidamos você a aprender mais sobre esse incrível futuro. A intervenção de Jesus nos assuntos mundiais será o evento que mudará para sempre a história humana. Ele vai direcionar a humanidade para o capítulo final do eterno propósito da humanidade nesta Terra. E você pode se preparar agora para esse tempo!
Saiba mais
Muitas profecias bíblicas descrevem como será o mundo após Jesus Cristo voltar à Terra para reinar. Você precisa saber como será esse mundo incrivelmente transformado e a esperança que ele trará! Então, para aprender muito mais sobre esse tema, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito “O Evangelho do Reino de Deus”!