Um Reino Que Durará Para Sempre

Você está aqui

Um Reino Que Durará Para Sempre

Download (Baixar)
MP3 Audio (11.2 MB)

Download (Baixar)

Um Reino Que Durará Para Sempre

MP3 Audio (11.2 MB)
×

O título de um livro recém-lançado chamou minha atenção, The Habsburg Way: Seven Rules for Turbulent Times (A trajetória dos Habsburgos: sete regras para tempos turbulentos, em tradução livre). Esse livro foi escrito por um descendente dessa grande dinastia europeia do século treze. Os Habsburgos governaram grande parte da Europa e quatro outros continentes. Em seu auge, o domínio da dinastia abrangia vastas partes das Américas. Contudo, essa grande potência mundial chegou ao fim após a Primeira Guerra Mundial. Os membros sobreviventes dessa dinastia mantêm vivo o nome da família através de livros. Mas esse é um nome do passado e totalmente desconhecido pela geração atual — apenas um entre muitos impérios influentes que já existiram.

Os “impérios” de hoje também desaparecerão. E os Estados Unidos, em seu papel de superpotência mundial, também pode ser chamado de império. A China procura aumentar seu poder mundial numa tentativa de substituir os Estados Unidos. A Rússia se impõe no cenário mundial buscando restaurar o poder que tinha quando era a antiga União Soviética. Outras nações como Irã, Índia, Turquia e Arábia Saudita procuram crescer como potências em suas regiões. Embora esse termo não seja mais usado, ainda existem impérios e reinos. Com o passar do tempo, todos chegarão ao mesmo fim dos Habsburgos e de outros. Eles desaparecerão. Eles serão substituídos. Mas pelo quê?

A história humana tem sua glória e frivolidade. Todo reino acaba e é substituído por outro. O estudo sobre a ascensão e queda dos impérios corrobora estas palavras de Salomão: “O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; de modo que nada há novo debaixo do sol” (Eclesiastes 1:9). Contudo, a Bíblia revela um reino vindouro que permanecerá para sempre. E a boa nova é que você pode se preparar para herdar esse reino mudando sua vida hoje!

Um reino após o outro

O profeta Daniel interpretou um sonho para o rei da Babilônia, Nabucodonosor. Em um momento crucial da história, esse governante de um império que surgiu no Oriente Médio ficou assustado por algumas visões e sonhos que ele teve. Dentre todos os sábios da corte do rei, Daniel, um jovem escravo hebreu trazido de Jerusalém, foi o único que conseguiu interpretar o significado daqueles sonhos. Daniel disse ao rei que o Deus celestial era o revelador de segredos e que através dEle revelaria a Nabucodonosor o que aconteceria nos últimos dias, o fim dos tempos (Daniel 2:28-29).

Daniel passou a explicar aquele sonho da estátua em forma humana, composta de quatro partes, cada uma de um metal diferente — ouro, prata, bronze e ferro, sendo o elemento inferior da quarta parte uma mistura instável de ferro e argila. As quatro partes metálicas representavam uma sucessão de impérios — Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma, sendo os dedos dos pés dessa imagem o renascimento do sistema romano no fim dos tempos. Essa interpretação é detalhada no capítulo sete desse livro pela visão do próprio Daniel. Esse relato representa uma incrível visão da história mundial desde o século VI a.C. até o tempo da segunda vinda de Cristo.

Todos esses reinos e muitos outros surgiram e desapareceram, assim como o império dos Habsburgos mencionado anteriormente. E o que acontece com todos esses reinos no final da interpretação de Daniel é relevante para todos nós. A história é um registro de sofrimento, corrupção e perdas pontuado pela esperança e anseio e também por Deus. A história humana foi guiada por Deus para nunca desviar do propósito dEle. E há algo nesse propósito pouco compreendido por aqueles que se desesperam com esse histórico lamentável. A última observação de Daniel nessa história tem a ver com você.

Não será deixado para outros

Daniel se concentra na quarta parte dessa estátua, a parte feita de ferro. Esse quarto reino aniquilaria todos os outros. E os dez dedos dos pés, compostos “em parte de barro de oleiro e em parte de ferro”, representam uma união poderosa, mas frágil, porque seus povos díspares teriam uma união instável. Esse último império, chamado de “Babilônia, a Grande”, chegará ao fim quando Deus intervir na história para acabar com o desgoverno humano no mundo, retratado por uma pedra que despedaça essa estátua. E Daniel descreve esse evento assim:

“Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre. Da maneira como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem mãos, e ela esmiuçou o ferro, o cobre, o barro, a prata e o ouro, o Deus grande fez saber ao rei o que há de ser depois disso; e certo é o sonho, e fiel a sua interpretação” (Daniel 2:44-45).

Assim como os reinos terrenos literais dessa estátua, esse reino que Deus vai estabelecer, a pedra cortada sem mãos (versículo 45), também será um reino literal na Terra. O Reino de Deus, predito nas Escrituras, virá será trazido à Terra por Jesus Cristo e substituirá os reinos deste mundo.

Atente para a declaração de que “esse reino não passará a outro povo”. O que isso significa? Significa que esse reino não será entregue à dinastia dos Habsburgos da Áustria. Não será deixado para a dinastia Romanov da Rússia. Não será herdado pela dinastia Windsor da Inglaterra. Enfim, não será deixado para aqueles que, quando confrontados pelo julgamento de Deus, “blasfemaram... e não se arrependeram das suas obras” (Apocalipse 16:11).

E para quem será deixado? Quem herdará esse reino eterno? Mais tarde, Daniel registra: “E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos [os que foram separados] do Altíssimo” (Daniel 7:27).

Após separar Seus verdadeiros seguidores, Jesus Cristo disse que fará o seguinte: “Então, dirá o Rei aos que estiverem à Sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-Me de comer; tive sede, e destes-Me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-Me” (Mateus 25:34-35).

Esse reino vindouro será dado àqueles que nesta vida interiorizaram os ensinamentos de Jesus de Nazaré. Esses são os discípulos que entregaram tudo por essa pérola de grande valor, o Reino de Deus. Esses são os chamados, escolhidos e fiéis (Apocalipse 17:14) deste mundo, onde a fé foi abandonada. Esse reino será dado a um grupo de pessoas que ama a verdade e personifica o exemplo e os ensinamentos de Jesus em sua vida — aqueles que escolheram deixar um mundo de mentiras e abraçar a verdade.

Você pode fazer parte desse grupo

A Bíblia chama esse grupo de “primícias”, uma pequena messe frutífera que dá início a uma colheita espiritual entre a humanidade (Tiago 1:18). Observe como eles são descritos no livro de Apocalipse, que retrata o fim dos tempos. Nesse cenário, o engano espiritual tomou conta do mundo. As guerras devastaram as nações. A fome e a peste semearam o medo entre os sobreviventes da Terra. Tudo o que era conhecido antes deu lugar a outro império, o último império mundial com todas as suas promessas e esperanças vazias. Mas um grupo de pessoas resistiu e se recusou a aceitar a mentira e o engano.

Em Apocalipse 14, essas pessoas são chamadas de virgens espirituais e imaculadas, separadas dos caminhos e da adoração errôneos do mundo (versículo 4). “Estes são os que seguem o Cordeiro [Jesus Cristo] para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus” (versículo 5).

Hoje em dia, Deus está preparando esse grupo chamado “primícias para Deus e para o Cordeiro”. Ele é composto por pessoas que ousam resistir à atual cultura, que chama o mal de bem e o bem de mal. Elas desafiam um mundo progressista e woke (supostamente “iluminado”) que rejeita a ordem natural da criação. Elas valorizam a Deus e obedecem aos ensinamentos de Jesus. E ao resistir aos caminhos deste mundo e obedecer às leis e o caminho do mundo vindouro, o Reino de Deus, elas se preparam para herdar esse reino que não será deixado para outros.

E você pode fazer parte desse grupo se escolher aceitar Jesus Cristo como Salvador e Rei, comprometendo-se a viver de acordo com os ensinamentos desse futuro reino. Mas para isso você tem que tomar uma decisão. Você precisa escolher crer na Bíblia como a instrução revelada de Deus. Você precisa crer que a Bíblia tem tudo a ver com sua vida.

Sua vida tem significado e propósito! Há uma razão pela qual você leu até aqui este artigo e esta edição da revista A Boa Nova. Você precisa entender que o Reino de Deus é um “império” real, ou seja, um reino literal que Cristo estabelecerá ao regressar à Terra. E foi isso que Daniel viu e predisse. Deus está preparando as pessoas que herdarão esse reino e que, juntamente com Cristo, vão estabelecer uma cultura e uma sociedade baseadas na verdade bíblica.

Então, convidamos você a aprender mais sobre esse incrível futuro. A intervenção de Jesus nos assuntos mundiais será o evento que mudará para sempre a história humana. Ele vai direcionar a humanidade para o capítulo final do eterno propósito da humanidade nesta Terra. E você pode se preparar agora para esse tempo!

Saiba mais

Muitas profecias bíblicas descrevem como será o mundo após Jesus Cristo voltar à Terra para reinar. Você precisa saber como será esse mundo incrivelmente transformado e a esperança que ele trará! Então, para aprender muito mais sobre esse tema, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito “O Evangelho do Reino de Deus”!