This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
O dia de nascimento Jesus Cristo certamente foi um dia de alegria. Um dia que simboliza paz vindora para a terra. Lém comigo-se faça-vôr em Lucas 2, no versículos 8 a 14. E havia naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam seu rebanho durante as vigílias da noite. E o anjo do Senhor desceu onde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles. E ficaram tomados de grande temor. Imaginem, verem esta visão com esta glória à luz que estava à volta deles.
Ele continuou assim no versículo 10. O anjo por anjo disse, não tem mais. Eja que vos trago boa nova de grande alegria que o será para todo o povo. Grande alegria que será para todo o povo. É que hoje vos nasceu na cidade de Vi, o Salvador, que é Cristo. Dizendo em Hebraco, certamente iria que é o Messias. E depois diz assim, o Senhor, o Yahweh, o Senhor. E isto vos servirá de sinal. Encontraréis uma criança em volta, em faixas e deitada em mangedora. Isto é no local aonde guardavam os animais, particularmente durante o inverno.
E particularmente, por exemplo, aos sábados ou durante as noites. E por isso diz no outro local que desprendem o seu boi e o seu jumento da mangedora. O local aonde tinham esses animais. E nesse local, digamos assim, era uma sala à frente da casa deles. Tinha lá uma áreazinha onde punham a comida para os animais. Uma área protegida para pôr a comida para os animais. E aí tinham preparado esse local para os escristos nascer, pois a área estava cheia.
As casas, as hospedações estavam todas cheias de pessoas, porque havia o período da festa e também um senso. E por isso foram lá e disse no versículo 13, subitamente, apareceu com um anjo, uma multidão da milícia celestial. Então viram anjos ali no céu, louvando a Deus, digamos assim, um couro celestial angélico, dizendo assim, glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens em quem Ele quer bem.
Isto é boa vontade para com os homens. E aos entandos deles, os anjos para o céu diziam os pastores, uns aos outros. Vamos até Belém e vejamos acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Tavam aqui uns pastores que tinham visto, digamos assim, uma visão enorme, com vários anjos no couro, com um anjo que veio falar com eles. Crescirmãos, esta visão foi algo muito maior que a suposta visão de Fátima. Mas vejam como a suposta visão de Fátima tomou e tanto importância no mundo, enquanto que esta visão, no mundo judaico, quase que foi esquecida. Crescirmãos, considerem o que estava a acontecer aqui.
O significado disso. Diz-lhe-lhe-nos aí, no versículo 11, o Salvador, o Macias, o Senhor nasceu na Terra. Crescirmãos, vejam então comigo aqui, em Isaías 9, versículo 6 e 7. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, o governo está sobre os seus hombros, e o seu nome será maravilhoso conselheiro. Deus forte, o seu nome deste menino, que sabemos que foi Jesus Cristo, é maravilhoso conselheiro. O nome deste menino é Deus forte. O nome deste menino é Pai da Eternidade. O nome deste menino é Príncipe da Paz.
Crescirmãos, isto é só aplicável a Jesus Cristo, não é aplicável a qualquer homem. E por isso vemos aqui que este menino que nasceu, tem um destino, um destino de ter o governo sobre os seus hombros. O destino, irmãos, de ser um maravilhoso conselheiro para todos nós, ele era o Deus forte, Pai da Eternidade. Para ser Pai da Eternidade, tinha que estar vivo desde o início da Eternidade. Se a Eternidade tem início, porque é Pai da Eternidade, o príncipe da paz, que vai trazer paz à Terra. Versículo 7. Para que açaumente o seu governo, e venha a paz, sem fim, sobre o trono de David e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar-me dentro de juízo e justiça, desde agora e para sempre, o zelo dos Senhor dos exércitos fará isto.
O zelo do Senhor dos exércitos fará isto. Crizes irmãos, hoje estamos a falar acerca do resultado do nascimento do Senhor Cristo.
O resultado do seu nascimento, isto é, da sua primeira vinda e o resultado da sua segunda vinda. O significado que isto tem para nós e para o mundo inteiro. E, por outro lado, como é que Satanás segue a humanidade para que não entenda este grande, supremo significado? Crizes irmãos, a primeira vinda de Jesus, o Salvador, provavelmente, durante o dia dos trombetes ou pelo menos à volta desse período, está claro e importante. Mas o foco principal da Bíblia, embora menciona que, e ali um bocadinho acerca deste menino que nosceu, o foco principal da Bíblia não é acerca do seu nascimento. Por que? Por que? Por que Deus se tornar e nascer como um homem não é necessariamente um caso de celebração?
Aliás, é o que chamariam, nos termos técnicos de hoje em dia, a um downgrade, a um rebaixamento. Ele é Deus interno, Criador. Veio para a Terra como um homem, um bebê físico, esvaziando-se do poder de Deus para ser um homem. Mas o que Ele realizou, cumpriu, fez do que Ele fez, durante a Sua vida e finalmente, pela Sua morte. E isso tem um foco importante na Bíblia. Porque, ao fim de contas, Ele era o Deus entre nós, e Ele abriu o caminho para nos salvar dos nossos pecados. E fez isso. Para fazer isso, teve que vir a ser um homem, e nascer como um homem. E por isso é que dizem Mateus 1, versículo 20. Mateus 1, versículo 20. Vamos ver aqui Mateus 1, versículo 20. Vamos começar a ler da última parte aqui, deste versículo 20, a dizer assim, não tem mais o que receber, Maria, a tua mulher, o anjo aqui a falar a José, ele diz não tem mais o que receber, Maria, a tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo, é do poder do Espírito Santo. Está claro, o Espírito Santo não é o Pai. O Pai é o que foi, o Pai é o que é o Pai. Mas foi gerado pelo poder do Pai que se chama o Espírito Santo, o poder do Pai, que também é o poder de Jesus Cristo, que é a mente do Pai, a maneira de pensar do Pai, a maneira de pensar Jesus Cristo também. E diz assim, no versículo 21, ela, Maria, dará-lo-se um filho e ele, por aso nome de Jesus, quer dizer Salvador, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Essa era a responsabilidade do Salvador, Jesus Salvador, morrer para nos salvar dos nossos pecados. Ora, tudo isso aconteceu para que se comprisse que for dito pelo Senhor, por intermédio do profeta, e que a virgem conceberá e dará-lo-se um filho e ele será chamado pelo nome de Immanuel, que quer dizer Deus Conosco.
Querias Irmãos, Deus esteve conosco na terra para nos salvar, para nos abrir o caminho da salvação. Em Romano 6, 23, leiam comigo se faz chavouro Romano 6, 23, Leem-se que o salário do pecado é a morte, o salário do pecado. Isto é, porque nós pecamos, morremos.
A alma que peca morre, como diz o meu antigo estamento. E todos nós morremos, querias irmãos, todos nós pecamos e pecamos. E todos nós vamos morrer, porque o salário do pecado é a morte. Mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna. Não é que tenhamos uma alma imortal, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna. Em Cristo Jesus, através do sangue de Cristo, por ele nos salvar, pois ele é o nosso Senhor, o Senhor, o eterno, o iau é, o jovem, o nosso Senhor. Ele é o nosso Senhor. Ele é o Macias Salvador, Cristo Jesus Macias Salvador. E, querias irmãos, por todos pecamos, todos morremos. Você mostra uma pessoa que não morra. Todos nós envelhecemos, ficamos mais fracos, ou por um ou outro problema, seja a saúde ou acidente, ou seja que for, ou doença, morremos mais cedo ou mais tarde. Morremos. O salário do pecado é a morte. Todos morremos.
Mas, por nos salvar, tem que nos comprar de volta da morte, tem que nos redimir, tem que nos comprar de volta, tem que nos resgatar da morte, pagando um resgate com a sua vida. Mas, a lei diz, como podem ler em outro nome, 19,21, vida por vida, olho por olho. Dente por dente. Quer dizer, o castigo deve ser de acordo com o pecado. Não é mais, não é maior, nem é menos, não é menor. Deve ser justo. Olho por olho, dente por dente, vida por vida. Por isso, se cometemos pecado, como cometemos? O resultado deste pecado é a morte. Para sermos salvos da morte, precisamos de uma vida que pague em vez de nós. Uma vida perfeita, uma vida sem pecado. Ora, se você não se paga, se você não se paga, se você não se paga, se você não se paga, se você não se paga, ora, se essa vida perfeita sem pecado de um ser humano só pagava por uma vida, vida por vida. E como existem ou têm existido bilhões de pessoas a volta do mundo, para pagar por esses bilhões de pessoas a volta do mundo, tinham que haver bilhões de pessoas justas sem pecado para morrerem, para nós, os bilhões de pessoas podermos ser salvos. E eles morreriam em vez de nós.
Então nós seríamos salvos, mas as outras bilhões de pessoas morreriam e seriam pessoas perfeitas que nunca tinham pecado. Por isso, para o menino Jesus, filho do homem, poder pagar com a sua única vida, pagar a vida para que estes bilhões de pessoas têm que ser uma vida que vale mais que estes bilhões e bilhões de pessoas. Por que? Porque é o Criador. É aquele que nos criou. É a palavra, o porta-vogel. É aquele que falou e através dele falar fomos criados. E a criação toda foi criada. Até os anjos foram criados. Ele foi o porta-vogel. Foi aquele que falou. Aquele que era eterno. Aquele que era do começo. Que era o alfa.
E só sendo assim, é que a vida dele pode pagar por todos nós. Só sendo assim, sendo assim que a vida dele é eterna que nos criou, que é muito mais valiosa que todas as nossas vidas. É a única maneira que pode, com uma vida, pagar por todas as vidas de todos nós, bilhões de bilhões de pessoas.
E assim ele morreu pelos nossos pecados. Um servente sofrador, como lemos em Isaías 53, que não foi nada mais, nada menos, de que o Deus, o nosso Criador, o início, o Pai da Eternidade e o preço que pagou. Pagou por todas as nossas vidas. E assim abriu o caminho para podermos ser justificados completamente pagos para antupai. E por isso pagou uma justificação para toda a humanidade. E também fez possível o caminho de nos mandar o Espírito Santo, que é o poder de Deus, para nos ajudar o ajudador, para nos ajudar, para nos dar a força, para podermos vencer nesta luta contra o bocado. Isto é, para podermos vencer neste processo de santificação. Isto é, de ficar separados, diferentes, ficarmos como Deus, segundo Deus. Processo de santificação. Processo de vencer a fraqueza da nossa corruta natureza humana. Vejam aqui em Hebreus 10, Hebreus 10, versículo 3 a 5. Entretanto, nesses sacrifícios, faz-se recorridação de pecados todos os anos. Sacrifícios que os Israelitas e os judeus faziam todos os anos, todos os anos, através dos seus sessortotes, no templo.
Faz-se recorridação de pecados. Não diz, faz-se perdão de pecados. Faz-se recorridação de pecados todos os anos. Porque é impossível que o sangue de toros e bodas e carneiros e seja o que for, é impossível que o sangue de toros e bodas remova pecados.
O sangue desses sacrifícios que os judeus oferciam não limpava o pecado, não removia o pecado. Simplesmente, há uma recorridação dos pecados. Por isso, ao entrar no mundo, diz, sacrifício e oferta, não quiseste, antes um corpo me formaste. Sim, formou Jesus Cristo, aquele que era o verbo, o Porte de Vos, despio-se de todo o seu poder de Deus, veio para a Terra para nascer como menino sem o poder de Deus, como um homem, mas a vida de Ele era mais valiosa que qualquer outro homem, porque era a vida de Deus. E por isso, um corpo me formaste, um corpo humano, um corpo que pudesse ser sacrificado em vez de sacrifícios de toros e bodas, um corpo que pudesse ser sacrificado por nós.
Continuando a ler aqui assim, não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo bocado, então eu disse, eis aqui estou para fazer ao Deus a tua vontade. Isto é o Porte de Vos, que era da família de Deus. Diz ao Pai, ao Altíssimo, ao Deus Altíssimo, disse, eis aqui estou. Tornou-se um ser humano para fazer a tua vontade ao Altíssimo, ao Pai. Para sofrer por nós, para morrer por nós, para que os nossos pecados possam ser perdoados, para que a nossa vida possa ser resgatada da morte. Isto é para posse-nos resgatar.
Vejam também, no versículo 12, no versículo 12 diz assim, Jesus porém, tendo oferecido para sempre um único sacrifício com seu corpo, pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando de aí em diante, até que os seus inimigos sejam postos postrados dos seus pés, porque com uma única oferta, oferta do corpo dele, uma única oferta, aperfeiçoou para sempre, com essa oferta do corpo dele, uma única vez, fez o trabalho de aperfeiçoamento, de perdoar os pecados, aperfeiçoou isso para sempre, foi completo! Quantos estão sendo santificados? Quantos de nós estamos depois de arrepender, depois de fazer o compromisso, a viver de acordo com as leis de Deus, depois de recebermos o Espírito Santo, que é o nosso ajudador, que nos santifica, porque somos santificados pelo Espírito, estamos sendo santificados, estamos avançando a fraqueza da carne.
Mas, queridos irmãos, hoje em dia, hoje em dia, embora esse caminho pela morte de Cristo pela sua primeira vinda, porque Ele veio, nasceu, nos dar o Seu corpo, a Sua vida, mas hoje em dia, só alguns estão a ser chamados. E embora muitos sejam chamados, são alguns, ainda menos, são escolhidos, e ainda menos, se mantém fiéis, até ao fim. Por que? Somos melhores que os outros? Não. Não somos nada melhores. Foi simplesmente a decisão de Deus, do Pai, de Ele escolher quem é que quer chamar agora, este agora, este agora, este agora, decisão de Ele. Os outros chamará depois. Os outros chamará depois. Aqueles que chamam agora, vão ter uma luta mais difícil. Aqueles que chamará depois, vão ter uma luta mais fácil.
Mas está a chamar-nos agora para uma recompensa maior, para uma glória maior. Para sermos os pioneiros do mundo da manhã. Para sermos os primeiros frutos que uma Bíblia chama do mundo da manhã. Se nós respondemos a essa chamada. Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. Poucos respondem a esta chamada. Muitos de vocês ouvem este termão aqui na internet. Poucos de vocês obedecem. Poucos obedecem. E ainda menos se vão manter fiéis até ao fim.
Vejam? Apocalipse 14, versículo 4. Apocalipse 14, versículo 4. São estes que o sinal se macularam com mulheres. Porque são castos, são vírgens.
Está a falar aqui espiritualmente, queres irmãos? Não se não se cometer um adultério, não se cometer um impurezas com as mulheres espirituais deste mundo. Isto é com as igrejas falsas deste mundo. Correlegião falsa deste mundo. Uma vez que aprenderam que é a verdade, disseram, pff, vou-me limpar e não vou continuar na impureza destas mulheres deste mundo. Isto é destas igrejas falsas deste mundo.
São eles os seguidores do cordeiro. Você está a ser chamado. O que você está a fazer com esta chamada? Está a dizer, oh, isto é uma canção muito bonita, gosto de ouvir isto sermosmos, mas continua a viver da mesma maneira.
Se você continuar a ver da mesma maneira, não vai ser escolhido. E, por isso, não vai receber essa recompensa. Ponte final. A decisão é sua agora. A decisão é sua.
Esses são os que foram redimidos dentro dos homens primícias para Deus. Isto é os primeiros frutos. Os pioneiros, digamos assim, para Deus e para o cordeiro. Para o mundo da manhã. Para o maravilhoso mundo da manhã. Os pioneiros que vão governar com Cristo. Como reis sacerdotes de Báxtaro, rei dos reis e Senhor dos Senhores. Como reis e professores. Como reis e Senhor, professores educadores.
Caras Irmãos, a pergunta é muito simples. O que você está a fazer com isto? Estão de ser? E, por isso, a primeira vinda de Deus, de Jesus Cristo como nosso Salvador.
É para abrir este caminho. Mas abrir este caminho e está só chamar alguns. Um aqui, outro lá, outro ali. É como um cadinho de sal no prato. É como um sal. Somos como um sal da Terra. Um cadinho aqui e um ou outro. E os irmãos que começam a conhecer esta verdade, me excrevem e perguntam onde está este montão de pessoas na igreja? Não é um montão. Porque somos sal. E o sal é um aqui, um grão acolá e outro grãozinho acolá. Somos um urbano pequeno.
É uma chamada difícil. Mas há uma recompensa grande, em que nós percebemos as primícias do Senhor. Vejamos, então, aqui, na Apocalipse capítulo 11.
No versículo 15, diz assim, o sétimo anjo tocou a trombeta e houve no céu grandes vados dizendo o reino do mundo se retornou de nosso Senhor e do seu Cristo e ele reinará pelos séculos dos séculos. Esta é a segunda vinda. Sim, Jesus Cristo veio à primeira vinda. Nesseu e morreu. A morte é mais importante porque abriu o caminho para a nossa salvação. Alguns nós estamos a ser chamados agora, depois, a segunda vinda de Cristo ao sétimo anjo, quando tocou a trombeta, ao último anjo, quando toca a trombeta, então ele toma o reino e vai reinar pelos séculos dos séculos para sempre. Sim, inicialmente, pelo milênio, mas é daí para de ano para sempre. O milênio é simplesmente a primeira fase. Vejamos, então, no versículo 17, dizendo assim, os 24 anções orarem e dizerem graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és e que eras, porque sumiste o teu grande poder e passaste a reinar e Deus, através de os Cristo, vai reinar na Terra. Na verdade, as nações se enforceram, chegou porém a Tua ira e o tempo determinado para número um, para julgarem os mortos. Como? Porque vai haver a primeira resolução. E a primeira resolução é um julgamento dos mortos, porque aqueles que são julgados para estarem na primeira resolução são os julgamentos dos mortos. Os outros são julgados para esperar para a segunda resolução. Segundo, para se dar galardão aos Seus servos, profetas, aos santos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes. Para a resolução e dar o galardão a eles. Um, uns vão reinar sobre cinco cidades, outros vão reinar sobre dez e, quase assim, vocês leem as parábolas.
E, terceiro, para destruir os que destruem a terra. Jesus Cristo vem é a resolução recebe a recompensa os santos isto é, tu vais reinar aqui, tu vais reinar colar, tem a recompensa, tem as posições de governo e de ensino, como senhores, bem determinados e depois ele vem para destruir os que estão a destruir a terra para haver paz na terra.
Queris-me, irmãos, as trombetas, as sete trombetas, representam este julgamento que vai começar, o julgamento de Deus na terra e depois daí adiante, continuam o julgamento com Cristo a reinar na terra julgando e realizando o grande plano de paz na terra. Interessante, queris irmãos, o dia das trombetas, o dia das trombetas é o primeiro do sete dia santos, sim, é o quarto, mas é o primeiro do sete dia santos que é chamado, em Levíticos, 23 como um sábado de descanso.
Porque aponta para o descanso do milênio, o descanso a vir o descanso por vir o sabatismo do qual Paulo descreveu em Hebreus 4. Vejam comigo se faz favor Hebreus 4.
Vejam, no versículo 3 nós porém, que queremos entramos no descanso conforme Deus tem dito. Esse descanso ainda é vindo ouro. Descanso não é os dias de pensagem, os descanso de sábado não é o dia de pentecostes se eles são dias de não fazer trabalho, mas não é dia sabático de descanso, pois não está assim descrito em Levíticos 23. O primeiro dia sabático de descanso é o dia das trombetas, de acordo com Levíticos 23. Leiam com cuidado, Levíticos 23. Vamos ver que isso é de facto assim. E por isso diz assim entramos no descanso, que ainda é vindo ouro. E esse descanso vindo ouro, que é simbólico do sábado, mas dos sábados anuais que começam com as trombetas e o dia de despeção e o primeiro dia das festas e o 8º dia. Quer dizer, irmãos, esses são sábados de descanso. Vindo ouro.
Vejam também, no versículo 6 a 9, visto porém que resta entrar em alguns nela e que por causa da desobediência não entraram aqueles aos quais, anteriormente, foram anunciados as boas novas, sim, os ijoralitas não entraram no descanso. A terra prometida deles não foi o grande descanso.
De novo, determina certo dia, hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segunda, antes fora declarado, hoje, se ouvir-se a sua voz, não endurceis o vosso coração. Ora, se o Zuelis houvesse dado descanso, quando foram para terra prometida, não falaria posteriormente a respeito do outro dia. Para nós, esse descanso ainda é vindo-o. Portanto, resta um repouso, resta um descanso, resta um sabatismo, resta uma guarda do sábado. Semanal, que aponta para os sábados descanso, vindo-os, que é o reino millennial e o reino de Deus.
Portanto, resta um repouso, um sabatismo para o povo de Deus. Por isso, resta ainda a guardar o sábado para o povo de Deus. Querias irmãos, por que isto tudo é tão importante? Porque Deus tem um plano. Deus tem um plano para a humanidade e toda a humanidade será a salva. Como deem Romanos 11, Romanos 11 falando dos Israelitas. Romanos 11, versículo 25 e 26.
Por não quer irmãos, que ignoreis este mistério para que não se já as presumidos em vós mesmos, que veem o endurecimento em parte Israel até que haja entrada pela intudo de gentios. Nós, gentios, os que estamos a ser chamados e os que estamos a responder e que nos mantemos fiéis até ao fim, estão à espera de nós. E assim, todo o Israel será a salvo. Depois da vinda de Cristo, todo o Israel será a salvo. Virá adicião o libertador. E ele apartará-os a cosas empiadadas. Vejam também, no versículo 33, dizem, ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus, cão insondáveis, são seus juízos e cão inescrutáveis os seus caminhos. Cris irmãos, o plano de Deus é tão fantástico, é tão grande, é tão bem feito. Cris irmãos, Deus nunca perdeu o controle do mundo. Deus está em controle do mundo. Nunca digam, olha, Deus perdeu o controle do mundo, porque Ele não perdeu. Ele está em controle. E está tudo bem, marcadinho, bem planeado.
E como o plano Dele é maravilhoso, o plano Dele, Cris irmãos, é para fazer de nós filhos e filhas no reino de Deus. Esse é o nosso destino, para sermos filhos e filhas Dele, sermos membros da família Dele, no reino Dele, no governo Dele. Mas, ao seu tempo, ao seu tempo, e ele sabe quando fazer, vejam, Hebreus capítulo 2, versículo 10. Hebreus capítulo 2, versículo 10.
Diz assim, porque envinha que aquele, porque, porque usa a causa, procusa cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória. Aperfeiçoasse por meio de sofrimentos o autor da salvação Deus.
Conduzindo muitos filhos à glória. Aperfeiçoasse por meio de sofrimentos queres irmãos, Jesus Cristo é o autor da salvação e a obra dele é que está nos aperfeiçoar conduzindo-nos como filhos e filhas de Deus ao reino dele. Essa é o nosso destino e temos um dia de estudo que fala acerca desse ponto qual é o seu destino. Peçam em seguida de tudo. É gratuito. Queres irmãos, leiam comigo se faz favor em Romanos capítulo 8. Romanos capítulo 8 diz assim no versículo 18 a 23. Porque para mim tenho por certo que os sufrimentes do tempo presente não podem ser comparados com a glória que será revelada em nós. Há ardente expectativa da criação a guarda, a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquilo que a sujeitou. Na esperança de que a própria criação será arredimida, comprada de volta, do cativeiro da corrupção da morte, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação há um só tempo gene e suporta angústias até agora. Que, os irmãos, temos uma grande liberdade da glória, a liberdade da glória dos filhos de Deus. Mas que coisa tão fantástica que não conseguimos, conseguimos começar a compreender. Por que é mais importante para você e para mim? Do que a vida eterna, do que a alegria eterna, do que a saúde eterna, nunca sofrer mais dores ou ter dores.
Vejam como é em Apocalipse capítulo 21. Apocalipse capítulo 21.
A versículo 3 a 6.
Então, vi ou vi grande voz vinda do trono, dizendo Ê jota bronáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus. E Deus mesmo estará com eles. Deus vem para a Terra. Vamos reinar na Terra. O nosso futuro, o nosso destino é a Terra. Não é no céu, é na Terra. E versículo 4. E eles enxugará toda a lágrima. E a morte já não existirá. Já não haverá luto. Nem pranto. Nem dor. Porque as primeiras coisas passaram. Não haverá dor. Não haverá morte. Não haverá luto. Não haverá sofrimento. Não haverá pranto.
Quer dizer, irmãos, que coisa mais podemos querer? Uma coisa fantástica! Um plano fantástico! Um plano fantástico! Um plano fantástico! Um plano fantástico! É que ele está sentado no trono e disse, é isso que faço novas todas as coisas e crescentou. Escreve! Porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Este é fiel e é verdade. Estamos a falar a verdade, não estamos a falar mentiras, estamos a falar a verdade. Diz-me ainda, tudo está feito. Eu sou a alfa e o ómega. O princípio e o fim. Este é Jesus Cristo. O princípio e o fim. O Criador e o Salvador. Eu, a quem tem cedo, dará-lo de graça. Da fonte, da água, da vida. Isto é, de Espírito de Santeus e nos dará a vida de graça.
Queridos irmãos, que coisa mais importante é essa, de podermos ter vida eterna, de podermos apreciar a vida com a nossa família. Com a nossa família temos uma família feliz, os nossos filhos, os nossos netinhos e netinhas estarem alegres com o nosso estamos todos unidos em paz, em alegria. Queridos irmãos, o que é que apreciamos mais dentro das coisas do que apreciar uma família? A benção da família. O bloco essencial da sociedade. Queridos irmãos, nós vamos ter uma família os nossos filhos, os nossos netos, um dia vão todos esses chamados. Um dia vamos todos estar juntos neste conhecimento, neste entendimento nesta grande esperança de vida eterna sem dor, sem sufrimento, sem morte. Completamente satisfeitos, completamente contentos.
E o que é que está a alegria? Certamente. Entre outras, é uma boa tempo de estar com a família e com os nossos filhos e os nossos netos, e os nossos parentes, queridos, e ter compartilhar os mesmos valores de Deus. Que coisa bela! E por isso a primeira vinda de Cristo fez possível esta salvação individual.
Embora agora só alguns estão a ser chamados inicialmente, para serem os líderes da manhã, mas a segunda vinda de Cristo faz possível a salvação a todo mundo para toda a humanidade depois poder ser salva com a ajuda destes pioneiros, destes primistas, destes primeiros frutos que estão a ser treinados agora. E como é que isto é possível? Através do plano de salvação de Deus. O plano de Deus é que todas as pessoas venham a ser salvas. Vejam comigo se faz favor, 1º Timótio, capítulo 2. 1º Timótio, capítulo 2, versículo 1 a 4.
Antes de tudo, pois exhorte o que se usa a prática de súplicas, orações, interseções, ações de graças, em favor de todos os homens. Sim, orem por todos. Em favor dos reis e de todos os que acham investidos da autoridade, os chefes, os nossos chefes da comunidade, precisamos dourar por todos estes para que vivemos vida tranquila imansa com toda apiedade e respeito. Precisamos respeitar as autoridades da comunidade, da estado, do país. Isto é bom e acertável diante Deus no Salvador. Deus no Salvador, Salvador queres os Cristo, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Deus e Jesus Cristo desejam que toda a humanidade seja salva. Este é o objetivo, esta é a meta da obra de Jesus Cristo. Primeira vinda para sofrer e morrer para nós e a segunda vinda para sobrecer o reino pelo mundo inteiro. Isto é o desejo dele, que toda a humanidade seja salva e que toda a humanidade venha a acontecer a verdade. Não é mentira, é mentira deste mundo, mas a verdade. E que dizem irmãos, Deus quer que o seu plano de salvação seja bem conhecido por todo o mundo. Este plano de salvação é representado pelos dias santos de Deus, dos dias santos. E isso é representado quando observamos a festa que aponta para o maravilhoso mundo da manhã e o maravilhoso mundo da manhã por mil anos é só o início, é só o temporário por mil anos. Porque isso aponta para o reino de Deus, que é eterno e permanente depois do milênio. Então, nesse reino de Deus, não haverá mais dor, não haverá mais pranto, não haverá mais morte. Aqueles do passado, que nunca tiveram uma chance, nunca tiveram uma chance de conhecer esta verdade, terão essa chance. E vão ser salvos neste da nova Terra e neste novo céu. E isto vamos ouvir mais durante sermões futuros, a sério das trombetas, a sério de dia de despiação, a sério da festa de Tabernáculos, a sério do oitavo dia. E tudo isto é só possível por Jesus Cristo. Ele veio primeiro para pagar, para nos demir da morte. Ele agora está a treinar os líderes do mundo da manhã. E ele virá de novo. E nós seremos reis e sacerdotes, reinaremos com ele, como lê em apocalipse 5, versículo 10. Na Terra este é o nosso destino. Cris irmãos, este é o nosso destino.
E cris irmãos, para nós adultos é fácil quando a mente está aberta. Porque quando a mente está fechada, não é fácil entender isto. Mas quando Deus abre a mente, começamos a entender isto, e começamos a entender esta grande pensão do plano de Deus, que é representado pelos dias santos. Que é representado pela festa, que, digamos assim, é um vislumbre de um maravilhoso mundo da manhã por mil anos, e este maravilhoso mundo da manhã por mil anos é um vislumbre do reino de Deus com vida eterna para aqueles que viverem uma vida física no mundo da manhã. Como disse, ouviremos mais disso e nos futuros. E nós, através do nosso exemplo pessoal, pela nossa experiência e da maneira que vivemos, encorajamos os nossos filhos, quando são pequenos, a verem esta esperança e porque eles nos vêm a praticar isto, vêm que não somos hipócritas, mas que estamos a praticar, se você de facto está a praticar, e por isso, vão aprendendo. Deixe-me demonstrar por um exemplo pessoal.
Os nossos filhos, quando eram pequenos e cresceram na nossa família, quando sempre guardámos esta festa, este dia Santos, todos os anos, estavam sempre excitados quando estávamos a planejar para a festa. Nós viajávamos para o local da festa, tal como é mandado na Bíblia. Para sairmos de casa, e irmos para o local, um dos locais, em que Deus escolheu para a festa. E eles sempre, os filhos sempre olhavam com grande expectativa para a festa, com grande excitamento, porque apontava para eles para o futuro. E nós planejávamos isso com as crianças. Elas adoravam estes planos, estes pensamentos acerca disso, falávamos acerca disso. Eles então, quando iam para a festa, tinham mais amigos para conviver, na igreja, com as mesmas crianças. Nós também, por outro lado, quando eles iam dormir, todos os noites, durante a festa, tínhamos planejado e comprado uns presentes pequeninos, talvez um livro de cor, com os crayons, ou uns lápis, ou coisas assim, para pintarem ou colorirem. E eles então, quando acordavam, estavam todos excitados com estes presentinhos ao fim da cama, aos pés da cama. E todos os dias, tinham um presentinho pequenino. Nós compravamos antecipadamente, e os punhamos ao pé da cama todos os dias. Por isso, eles viam a festa como um período de alegre, de alegria, de esperança, que para eles era tão encorajador, tão contangioso, que sempre se lembram e lembraram da festa. E hoje em dia, eles tentam repetir o mesmo para os seus filhos.
Mas, queris irmãos, existe um adversário que é Satanás, que odeia a Deus. Ele é o enganador, que engana o mundo inteiro. E ele tenta destruir isto tudo. Ele tenta destruir, primeiro, destruindo o bloco da sociedade, que é o casamento, que é a família, através de imoralidade sexual e casamentos de pessoas do mesmo sexo e coisas assim. Abominações para anteus, mas Satanás tem de fazer isso para destruir a sociedade. E, por outro lado, engana o povo com mentiras, com decessão, com decessões. Tentando destruir o plano de Deus, a visão do plano de Deus. Como é que ele faz isso? Como é que ele faz isso? Qual é a estratégica dele? Primeiro, é fazer tudo, tanto quanto possível, para destruir e esconder o significado do plano de Deus. Devamos ser filhos e filhas dele. Devamos que Deus quer salvar o mundo inteiro. Mas temos que nos arrepender, temos que mudar, temos que viver, temos que vencer. E depois tenta convencer ao mundo, acerca de um estilo de vida, que é destrutivo. De acordo com a arve de conhecimento bem e do mal, que vocês, as pessoas, decidem por si próprio, que é bom ou que é mal. Não deixem Deus dizer-me a mim. Eu decido. E como é que ele faz isso? Então, cria, vai criar um ambiente que esconde o significado do plano de Deus.
E as pessoas pensam que estão a fazer bem, embora não estejam.
Como é que faz isso? Como é que Satanás faz isso? Então, o que ele faz para enganar as pessoas? Ele cria algo que seja atrativo, sentimental, desejável, dizendo, oh, não é tão lindo, e não é isto tão lindo. E depois, faz a pergunta, mas o que é que é errado com isto? Porque é tão lindo. É tão lindo para as crianças. E as crianças gostam. E o que é errado com isto? E aqui está o plano de ação de Satanás. Esconder e pôr outro plano, em vez do plano de Deus, com crenças falsas, e assim esconde, corrui, destrói, destrui o plano de Deus. Com crenças, por exemplo, que o nosso futuro é para ir para o céu e que já de chastão, tem uma alma imortal que vão para o céu. Temos um guia de estudo acerca deste tema. Isso é uma mentira. Depois, crenças acerca o que acontece depois da morte. Não, faz para o céu. E depois distorce as escrituras para produzir essa mentira, dizendo que tem uma alma imortal. Depois, engana de quem é Deus. E aqui temos outro estudo bíblico para estudar ainda vossa Bíblia. Tentam enganar a vocês quem é Deus. Para vocês não saberem qual é a natureza de Deus. Não entenderem quem é Deus. E fica assim tudo distorcido. E depois, o que faz mais? Cria um entendimento que é uma grande mentira que se chama uma trindade. Quer dizer que você não pode ser da família de Deus, porque está fechado nesta trindade. E temos um guia de estudo para provar a vocês. Se vocês quiserem que podem encomendar gratuitamente, que demonstra claramente que a trindade é uma doutrina falsa de Satanás. E depois o que faz a seguir? Cria um Jesus Cristo falso. Um Jesus Cristo que é infemininado parece mais como uma mulher de que um homem. Um Jesus Cristo que é falso. Que nasceu num dia diferente do que ele nasceu. E que apontam simplesmente para um menino numa manjedora coitadinho, morreu numa cruz, coitado. Sim. Mas perdem um significado. Por que é que ele veio para nos salvar? Ah sim, usam, olha, é um salvador e tal. Mas isso mesmo é distorcido. Porque não entendem que ele é o Criador, um ser separado, diferente do Pai, o Porte Voz que veio para a Terra e deu a sua própria vida. Se ele não tivesse fé no Pai ou se ele tivesse pecado, morreria para sempre.
E depois, cria Satanás, cria dias santos falsos deste mundo, friados, santos que não são santos, mas que diz que são santos friados com ovos cloridos friados com coelhos friados com um homem com um fato vermelho a trazer brinquedos aos meninos. E depois dizem, mas esta árvore é tão bonita, estes ovos são tão bonitos. É tudo tão lindo e dar coisas às crianças que é errado. Que os irmãos deixem de dizer o que é errado. É mentiras. Porque esse homem não existe. Porque é tudo baseado em mentiras. Então, é destruir o entendimento da verdade do plano de Deus.
E por isso, Satanás, conhece as mentiras bem gravadas na mentalidade das pessoas. Sejam a alma imortal, sejam quem é Deus, sejam um Jesus Cristo e femininado que parece mais como uma mulher.
E essas coisas todas, esses fiados pagãos, sim que são pagãos, escondo o significado do plano de Deus para a humanidade. E depois diz, olha o que você precisa ser, é simplesmente ter muito amor pelas pessoas e ser uma boa pessoa. E ao fim de contas, a vida dessas pessoas é vazia. E por isso, há muitas pessoas que estão completamente deprimidas por ter uma vida vazia. Por isso, Satanás, através destes métodos, todos, destruiu os seus irmãos. E tudo, à volta de mentiras. E ao fim de contas, crísis irmãos, mentiras é quebrar os dez mandamentos do lei Deus. É pecado! E quando dizem, olha o que é errado com isto, é tudo bonito. É mentira! É pecado! É morte!
Então, o nascimento do Jesus Cristo é importante. Ele é o Criador. Mas, se o nascimento, embora, seja importante, vejam que, simplesmente, é uma parte. O mais importante é o que ele completou. Que é a sua morte. Por através de sua morte, faz possível que nós sejamos ressuscitados. Através de sua morte, nós podemos fazer um trabalho de vida. Nós podemos ser ressuscitados e ter a vida eterna. Ele veio, sim, no dia das trombetas. Ele virá, segundo a vinda, também no dia das trombetas. Ou, pelo menos, à volta desse período. Porque diz, ninguém sabe o dia ao hora, por isso, à volta desse período. Queres irmãos, nós temos uma grande esperança. Nós temos a esperança de sermos filhos e filhas de Deus. No reino de Deus. Que isto é na sua família. Isto não é baseado em mentiras, não é baseado em árvores bonitas e ovos pelouridos e árvores natais e coisas assim, não. É baseado na verdade. É baseado na verdade. É sólido, é forte. Ele virá uma segunda vez para reinar na Terra. Para trazer paz à Terra. Porque este mundo tem grandes problemas que ninguém consegue resolver e ninguém vai resolver. Não sei que os Cristo venham para resolver estes problemas. Graças a Deus, Ele vem e resolverá estes problemas. Não vai ser um arrebatamento secreto, mas vai ser uma vinda que todo mundo vai ver como o lâmpago vem se ver no céu. Jesus Cristo está bem qualificado e competente para reinar como rei dos reis e Senhor dos Senhores. Ele é a nossa única esperança neste mundo. Ele vai trazer paz a esta Terra ao mundo inteiro, inicialmente por mil anos. E, para além disso, eternamente quando haver um novo céu e a nova Terra, os novos céus e nova Terra. Queres irmãos, a festa é simplesmente um vinslumbre do maravilhoso mundo da manhã. O maravilhoso mundo da manhã por mil anos, o reino milenial por mil anos, é simplesmente um vinslumbre da nova Terra, eterna e dos novos céus. E, por isso, crisimãos, começem agora a planejar com os seus amados para a festa dos tabarracos.
Legendas pela comunidade de Amara.org
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).