A salvação é um processo. Precisamos crer em Cristo e arrepender-nos. No batismo, fazemos o compromisso de obedecer a Deus e, em seguida, recebemos o Espírito Santo de Deus pela imposição das mãos. Depois disso, precisamos permanecer fiéis até ao fim. Este é um processo de julgamento anterior à decisão final. Todos terão a oportunidade de provar a sua fidelidade a Deus, depois de realmente compreenderem o compromisso que precisam de assumir e de utilizarem o Espírito Santo de Deus para vencer a carne. Muitos só terão essa oportunidade no Dia do Juízo do Grande Trono Branco, conforme explicado em Ezequiel 37. Isto é uma demonstração da grande misericórdia de Deus para com toda a humanidade.
O que é o juízo de Deus? é simplesmente aceitar Jesus Cristo e pronto! E já está salvo!
É simplesmente viver uma vida cheia de pecados e a última hora quando você está quase a morrer, está na cama, no seu leito e diz: aceito Jesus Cristo e pronto! Está salvo!
É isso um bom juízo de Deus? É isso a justiça de Deus?
Irmãos, lemos em MT 24:13: “aquele, porém, que perseverar até ao fim será salvo!”
Esse que disse no leito à última da hora: olha, aceito Jesus Cristo não perseverou e temos que perseverar, irmãos!
A salvação é um processo, as pessoas hoje em dia não entendem o que é salvação?
Leiam em RM 5:9-10: “logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, de Cristo, seremos, futuro, por Ele salvos da ira porque se nós quando inimigos fomos reconciliados com Deus mediante a ,morte de Seu filho, muito mais estando já reconciliados seremos, futuro, salvos pela Sua vida”
As pessoas não entendem isto! A salvação é um processo, irmãos; acreditamos em JC e por isso reconhecemos o que Ele fez por nós e por isso temos que nos arrepender e isso requer um compromisso de nos comprometermos e vivermos o caminho de Deus completamente!
E depois fazemos esse compromisso através do batismo, essa é a mova aliança, esse compromisso e contrato, essa promessa e esse voto que fazemos com Deus para obedecer a Ele.
Ele então através da imposição das mãos que se segue após o batismo então Deus cumpre a Sua promessa de nos dar o Seu Espírito.
Sim, como lemos em AT 8:17 diz: “então, lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo”
E então, irmãos, após o batismo e após recebermos o Espírito Santo esse é só o primeiro passo e não é só dizer: olha, eu aceito JC no leito à morte e então vou colocar essa pessoa rapidamente debaixo da água e depois de sair batizada pronto está salva!!
Não, irmãos, porque o batismo e o recebimento do Espírito Santo é só o primeiro passo e temos que usar o poder de Deus, o Espírito Santo de Deus para vencermos as fraquezas da carne durante um tempo de provação e de provas e de testes e de dificuldades e aflições e temos que nos manter fieis até ao fim!
Isto é, uma vida contínua de por de fora o velho homem, mudar a nossa mente e o nosso entendimento e vestir-nos do novo homem e do novo eu.
Em EF 4:22-24 diz: “vos despojais do velho homem que se corrompe segundo as concupiscências do engano e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem criado segundo Deus em justiça e retidão procedentes da verdade”
Irmãos, isto é, uma vida de transformação! Uma vida com a ajuda do poder de Deus para vencermos as fraquezas da carne, tirar o velho homem e pôr o novo homem.
Em RM 12:1-2 Paulo diz aos romanos: “rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, hoje em dia diremos: estou a pedir, por favor irmão, pelo amor de Deus! que apresentem o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional e não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a vossa boa, agradável e perfeita vontade de Deus!”
Irmãos, temos que vencer até ao fim por isso é que lemos em AP 3:5: “o vencedor assim será vestido de vestiduras brancas e de modo nenhum, então, apagarei o vosso nome do livro da vida”
Por que? Porque o nome é posto no livro da vida quando ele recebe o Espírito Santo e agora é um filho de Deus gerado por Deus e agora tem que vencer até chegar a um ponto de maturidade, de estar maduro.
E por isso irmãos isso requer um período de provação, de perseverança, de vencer e provar a Deus que realmente estamos comprometidos a viver o seu caminho para provarmos que somos fieis e que estamos a viver o caminho certo porque então estaríamos no futuro e continuaríamos a criar problemas sendo pecadores? Não podemos!
Temos que provar que não vamos jamais pecar e por isso o que JC fez por nós quando morreu é para nós todos podermos ser ressuscitados como lemos em 1 CO 15:22-23 diz: “assim como todos morrem em Adão assim também todos serão vivificados em Cristo, mas cada um por sua ordem: Cristo primeiro, as primícias, depois os que são de Cristo na Sua vinda, Sua segunda vinda”
Os que são de Cristo, aqueles que foram chamados, que foram selecionados e escolhidos, aqueles que foram fieis até ao fim!
Irmãos, o que estamos a ver hoje em dia nós como cristãos estamos a viver neste período de provação e que, digamos assim, é um período de julgamento!
Em 1 PE 4:17 diz: “porque pela ocasião de começar o juízo pela casa de Deus, [é na igreja de Deus,] é chegada!” Nós estamos a ser julgados agora!
Estamos no julgamento! Nós os cristãos que recebemos o Espírito Santo de Deus após o batismo estamos neste caminho, estamos a ser julgados, estamos a ser provados!
“ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem o evangelho de Deus?”
Irmãos, agora estamos em juízo que envolve duas fases:
Primeiro: depois de nos comprometermos a Cristo, temos que provar que de fato estamos comprometidos; estamos a passar por esse período de provação que é parte do julgamento e por isso precisamos de usar o Espírito Santo de Deus para nos ajudar a vencer, precisamos em outras palavras, não blasfemar o Espírito Santo de Deus!!
Porque Deus está a nos dar o poder Dele para vencermos e se nós o rejeitamos como é que podemos ser perdoados??
E por isso precisamos de usar o Espírito Santo de Deus para vencermos e além disso temos o nosso advogado de defesa que é Jesus Cristo à direita de Deus do trono de Deus para nos perdoar quando falhamos por causa das nossas fraquezas ou das nossas faltas que de vez em quando falhamos.
Depois desse período de provação quando chegarmos ao fim então o julgamento é proferido, isto é, a segunda fase deste julgamento! A sentença final é pronunciada que é a vida eterna ou a morte eterna no lago de fogo!
E isso então é para nós quando somos chamados e conhecemos a verdade hoje em dia; os outros que morreram, mas que não estavam em Cristo não vão ressuscitar na segunda vinda de Cristo.
Vão ter que esperar mil anos! Os restos vão ressuscitar após mil anos! Como lemos em AP 20:5.
E por isso que em JO 5:29 na ARA, e por ex. na NVT, está traduzido para português de uma maneira mais correta e lê-se: “os que tiverem feito o bem para a ressurreição da vida e para os que tiverem praticado o mal,” porque não se arrependeram, e depois morreram, então estarão “na ressureição do juízo.”
Vai haver para eles um juízo e lembrem-se que o juízo envolve duas partes: um período de provação e um julgamento final se eles de fato não tiveram o pleno conhecimento da verdade.
Em EZ 37 que é a descrição do vale dos ossos ressequidos vemos aí que esses ossos depois são ressuscitados, o espírito do homem volta a eles e começam a entender e depois vão ter o conhecimento de Deus, vão receber o Espírito Santo de Deus e vão ter a oportunidade de ter a vida eterna, isto é, para eles vai ser aberto o livro da vida porque estava fechado porque terão a primeira oportunidade que nunca tiveram e nunca entenderam e nunca tiveram uma verdadeira e um pleno conhecimento do que se tinham de arrepender.
E por que? Porque a mente deles esteve cega e porque os pastores, os ministros lhes disseram a eles: “olha não é preciso fazer nada, estás salvo!” E foram enganados e iludidos e por isso nunca tiveram uma verdadeira oportunidade de saberem a verdade e de se arrependerem.
Irmãos, o que lemos em EZ 37 não é só para os judeus ou israelitas, mas também é para os gentios como JC demonstra quando Ele está a descrever o dia do juízo em MT 11:20-24 e MT 12:41-42.
E por isso Deus é igual para todos, Deus não é um discriminador e tratar uns de uma maneira e outros de outra maneira.
Em MT 13:15 lemos: “que o coração desse povo está endurecido, [estava cego,] de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos e que ouçam com os ouvidos e que entendam com o coração e que se convertam e sejam por Mim, [disse Jesus Cristo,] curados”
Estão a ver o que Jesus Cristo disse? Que o coração deles estava endurecido e que estavam cegos para não serem curados nessa altura.
Mas Paulo em RM 11 explica um pouco mais dizendo nos vs.25-26: “não quero irmãos que ignorais este mistério para que não sejais em vós mesmos presumidos que veio o endurecimento em parte a Israel até que haja entrado a plenitude dos gentios”
Este endurecimento foi temporário, um dia na segunda ressurreição eles vão entender a verdade como lemos então em AP 20:11-12 que vai haver a ressurreição do juízo e que em AP 20:11 chama o julgamento do “grande trono branco e aquele que se assenta cuja presença fugiram a terra e o céu e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, [pessoas famosas e não famosas,] postos em pé diante do trono.” Isto é, ressuscitados depois do milênio.
“Então se abriram os livros [quais livros? Os livros da Bíblia]. Ainda outro livro, o Livro da Vida foi aberto” para o nome deles serem postos no Livro da Vida, aqueles que estão na segunda ressurreição.
“E os mortos [agora ressuscitados e vivos] foram julgados,” esse período de julgamento. Uma vez mais duas fases: entender a verdade, tem que chegar a um compromisso, tem que serem batizados, tem que receberem o Espírito Santo, tem que vencerem até ao fim e vai haver um período de tempo, vão ter uma oportunidade como nós temos!
E vão ter que vencer até ao fim desse período de julgamento que Deus lhes dará.
“então serão julgados segundo as suas obras conforme o que está escrito nos livros”
Então, irmãos, o que temos? Temos um lindo e maravilhoso plano de salvação que é descrito pelas FESTAS SANTAS DE DEUS.
As festas santas de Deus começam com a Páscoa em que representa o sacrifício de Cristo, depois nós reconhecendo o que Cristo fez por nós temos que nos comprometer a obedecer as leis de Deus!
E por isso as festas santas de Deus tem os sete dias de Pães Asmos, isto é, de completamente obedecer as leis de Deus e temos que fazer esse compromisso.
Esse compromisso então é selado, digamos assim, pelo batismo e recebimento do Espírito Santo que é simbolizado pelo Dia de Pentecostes.
Depois temos que nos mantermos fieis e combatermos as fraquezas da carne até ao fim até à vinda de Cristo, segunda vinda de Cristo, simbolizada pelo Dia das Trombetas.
Satanás então vai ser posto na prisão, simbolizado pelo Dia da Expiação e então vai haver o milênio que é simbolizado pela Festa dos Tabernáculos por sete dias!
No Oitavo Dia, O Último Grande Dia, um outro dia santo de Deus então representa a segunda ressurreição quando as pessoas vão ter esta oportunidade que nunca tiveram este “julgamento do trono branco.”
Isto é uma grande benção, irmãos, que o mundo não entende e aqueles que morreram sem saber a verdade terão a primeira oportunidade de vencer a fraqueza da carne, uma oportunidade que nunca tiveram!
Irmãos, não é uma segunda oportunidade? Porque estavam cegos! Os corações deles estavam endurecidos! E como em RM 11:26 diz: “assim todo o Israel será salvo” e depois não só Israel, mas também, os gentios vão ter a oportunidade de salvação.
Versículo 32: “Porque Deus a todos encerrou na desobediência a fim de usar misericórdia para com todos.”
E para você entender melhor As Festas Santas de Deus, o Plano de Deus para a Humanidade, baixe este guia de estudo bíblico que está no nosso site: portugues.ucg.org; é gratuito e você pode baixar ou encomendar gratuitamente.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).