O que significa "Viver Pela Fé"?

É necessário ter um fé vivente em confiança das promessas de Deus para termos a vida eterna. O que significa ter uma fé vivente e viver pela fé?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Nós vivemos num tempo materialista sendo fácil muitas pessoas dizerem a minha fé não é suficientemente forte, algumas pessoas dizem eu pareço que não consigo desenvolver a minha fé suficientemente para ser salvo.

Queridos irmãos, vejam comigo em HB 11:6 diz:

“de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto, é necessário daquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e se torna galardoador dos que O buscam”

Queridos irmãos, é impossível agradar a Deus a não ser que nós de fato acreditamos que Deus existe e que Ele vai nos recompensar ou castigar se formos desobedientes, mas Aquele que vai julgar e galardoar, isto é, dar o galardão e recompensa pela nossa obediência e temos que acreditar nisso.

No capítulo anterior, HB 10:38 se lê:

“todavia, o meu justo viverá pela fé, e se retroceder, Nele não se compraz a minha alma”

Não podemos retroceder, andar para trás, não podemos.

“nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição, somos, entretanto, da fé para a conservação da alma, isto é, do nosso ser vivente”

Irmãos, é necessário ter uma fé vivente; precisamos de ter e viver pela fé e como? Obedecendo a Deus porque acreditando no que Ele diz e reconhecendo que Ele é o nosso galardoador e vai nos recompensar e por isso precisamos de fazer o que é agradável a Ele para podermos viver, e como se diz: viverá pela fé.

Quer dizer agora e ter a vida eterna por causa da fé e viver sempre eternamente tendo fé a Deus.

Então, o que é que significa viver pela fé? Queridos irmãos, fé não é simplesmente um pensamento positivo porque pensamento positivo é confiança em você próprio, no seu eu; fé não é uma emoção, fé não é um sentimento ou sentimentalismo hipócrita, não é, digamos assim, um teatro fingido.

Porque isso são sentimentos e emoções da carne, de coisas que vemos, ouvimos, provamos com nosso paladar, cheiramos e que sentimos, e por isso, fé não é nada físico, fé é um assunto espiritual e em 2 CO 5:7 diz:

“visto que andamos por fé e não pelo que vemos”

Nós devemos andar e viver pela fé, isto é, crendo em Deus e acreditando Nele e reconhecendo que Dele receberemos a recompensa e então vejamos um bocadinho mais lendo de novo HB  11:6 diz: que sem fé é impossível agradar a Deus e por isso precisamos de ter uma completa e absoluta confiança e um completo reconhecimento que Deus existe e que Ele nos abençoa por fazermos o que Ele diz para o fazer porque Ele é o galardoador e que vai nos dar a recompensa por fazermos o que é agradável a Ele.

Então, fé é crer e ter confiança no Deus invisível em que Ele é capaz de executar o que Ele ainda não fez e que ainda carne mortal é incapaz de fazer e por isso fé é algo que é adquirido e continuando a ler em HB 11:8 vemos um exemplo de Abraão e vemos nesse capítulo vários exemplos de fé mas vamos, hoje, brevemente analisar dois:

O primeiro que vamos analisar é de Abraão e diz:

“pela fé, quando Abraão foi chamado, obedeceu a fim de ir para um lugar que devia de receber por herança e partiu sem saber aonde ia”

Sem saber aonde ia, imagine você onde vive e dizem: sai de onde estás e tua família e vai para aí, para onde? Não sabia aonde ia e isso é uma provação, um teste de acreditar em Deus!

É ter completa confiança no Deus invisível e de que Ele é capaz de cumprir a promessa Dele e vejamos, então, essa situação que está aqui em GN 12:1-4:

“ora, disse o Senhor a Abraão: sai da tua terra e da casa do teu pai e vai para a terra que te mostrarei; vai andando que Eu depois direi aonde vais e de ti farei uma nação, quer dizer dos teus filhos e de teus descendentes vai sair uma nação, e te abençoarei e te engrandecerei e se tu uma benção”

“abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que e amaldiçoarem e em ti serão benditas todas as famílias da terra”

Através da tua descendência toda a humanidade será abençoada.

Partiu, então Abraão, como lhe ordenou o Senhor e Ló foi com ele e tinha Abraão 75 anos quando saiu de Ará, sim, já não era um jovem e ele então saiu em confiança.

Queridos irmãos, é um exemplo de fé, ele saiu, atuou, acreditou no que Deus disse e depois se vê mais a frente em GN 15:1 diz:

Depois destes acontecimentos, veio a Palavra do Senhor numa visão e disse> não temas, Abraão, porque Eu sou o teu escudo e teu galardão será sobremodo grande”

Ora, depois destas coisas em referência ao capítulo anterior se vê em que Ló tinha sido levado cativo e Abraão foi lutar para defesa de Ló e depois Abraão deu a Melquisedeque, o rei de Salém, sacerdote do Deus altíssimo, lhe deu o dízimo.

E vemos que o dízimo foi a muitos anos antes de Moisés e muito antes do que chamamos a antiga aliança e depois se vê também no v. 17 diz:

“após voltar Abraão de ferir a Quedur e os reis que estavam com ele lhe saiu ao encontro o reide Sodoma no vale de Savé”

E isso nos dá uma condição histórica de quando isso aconteceu e foi cerca de 10 anos depois dele ter saído da terra em que Ele foi solicitado sair, e quer dizer que ele já tinha aproximadamente 86 anos e depois se vê aqui em GN 15: 5-6 e diz:

“então, conduziu até fora e disse: olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes e lhe disse: será assim a tua posteridade, sim, está a falar do seu herdeiro que será gerado de ti”

E no v. 6: “Abraão CREU no Senhor e isso lhe foi imputado por justiça”

Ou seja, acreditou e não teve dúvidas, mas ele teve que esperar e falando fisicamente o nascimento do filho Isaque seria impossível e por quê? Porque a sua esposa tinha de anos menos que ele e por isso ela já tinha 76 anos que é uma idade em que as damas já não tem bebês.

Então vejamos aqui em HB 11:11-12 diz:

“pela fé também a própria Sara recebeu poder para ser mãe não obstante o avançado da sua idade, pois, teve por fiel aquele que tinha feito a promessa”

Ela já tinha passado da idade e não podia ter filhos, mas foi lhe dado a ela o poder para ser mãe, um milagre, mas ainda foi depois de ela ter Isaque 15 anos mais tarde e vejam aqui no v. 12:

“por isso também um (dos dois, uma carne, Abraão e Sara), aliás já amortecido (avançada idade de Sara) saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e numerosas como a areia que está na praia do mar”

E assim de um casal e também de um filho, o Isaque e assim isso se vê a fé e confiança deles e conforme Abraão passava por esses testes e de estar a espera de ter um filho e já tinha 86 anos e depois, 90 anos e depois 95 e depois 99 e ainda não tinham tido um bebê e aliás a promessa inicialmente foi quando ele tinha 75 anos como lemos em GN 12.

Agora estamos a ver 24 anos depois quando ele tinha 99 então veio a ele esta outra promessa, mas vemos aqui que a fé dele através desta provação que não podiam ter filhos, mas Deus disse que iam ter um filho pelo qual todas as nações seriam abençoadas, e ora então vejam aqui em GN 17:1 diz:

“quando atingiu Abraão a idade de 99 anos apareceu-lhe o Senhor e disse: Eu Sou o todo poderoso e anda na minha presença e sê perfeito, farei uma aliança contigo”

E depois um pouco mais adiante diz no v. 4:

“quanto a Mim será contigo a minha aliança e sereis pais de numerosas nações”

“Abrão não será o teu nome, mas Abraão por pai de numerosas nações te constituí”

E depois vejam no v. 17 diz:

“então se prostrou Abraão, rosto em terra e disse consigo:

A um homem de 100 anos há de lhe nascer um filho? Dará a luz Sara com seus 90 anos?”

Ela com 90 anos e muito para lá do período que podia ter bebês, teve um, o Isaque e depois a história aqui se vê que tomara que fosse Ismael mas Deus lhe respondeu no v. 19:

“de fato Sara, tua mulher, te dará um filho”

Vai ser Sara e não dessa concubina.

“e lhes chamarás Isaque e estabelecerei com ele a Minha aliança”

O filho da tua carne, Abrão e Sara; e então vemos aqui mais adiante no v. 21 diz:

a Minha aliança, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara te dará a luz neste mesmo tempo de um ano”

Se vê aqui que é um ato de fé viva e viver na fé, e imagine quando deu a luz a Sara teria 90 anos e Abraão já com 100 anos e um ato de fé viva e viveram pela fé, não tiveram dúvidas, nem medo, nem ansiedades e nem preocupações, Deus prometeu e Deus não quebra a Sua promessa.

Deus é capaz de fazer o que é impossível ao ser humano sem Deus, isto é, a carne mortal por si própria a não ser que Deus faça um milagre para nós vencermos quaisquer provações que tenhamos e por isso a pergunta que quero fazer é: REALMENTE ACREDITAMOS EM DEUS? REALMENTE REVINDICAMOS AS SUAS PROMESSAS?

E vejam que mais tarde quando veio a ter Isaque, já com um certo número de anos e talvez já adolescente ou mais que isso e em GN 22:1 diz:

“depois destas coisas pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abrão! E Abrão respondeu: eis-me aqui e acrescentou Deus: toma o teu filho, Isaque, teu único filho a quem amas, e vai a terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que Eu te mostrarei”

Levantou-se, pois Abrão, de madrugada”

Veja isto: ele perdeu tempo? Vou fazer ou não vou fazer? Não, como é que pode ser, olha no meu caso não pode ser, talvez foi um erro e ele me disse que através do menino muitas nações seriam abençoadas e como é isto? Não vou fazer isto!

“e de madrugada levantou-se Abraão e tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho, e rachou lenha para o holocausto e foi para o local, o lugar que Deus lhe havia indicado”

Não houve dúvidas e demora de tempo e vejam agora aqui em HB 11:17-19 diz:

“pela fé, Abrão quando posto à prova ele ofereceu Isaque, estava mesmo para sacrificar o seu unigênito que ele acolheu alegremente as promessas a quem lhe tinha dito em Isaque será chamada tua descendência porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos de onde também figuradamente o recuperou”

Queridos irmãos, ele teve confiança em Deus e não teve dúvidas, ele estava plenamente convencido que o que Deus ia fazer o abençoar através de Isaque e assim Abraão obedeceu e não foi só nesse caso e veja também em GN 26:5 diz:

“porque Abraão obedeceu à Minha palavra e guardou os Meus mandamentos, os Meus preceitos, os Meus estatutos e as Minhas leis”

Antes de Moisés, antes da antiga aliança e queridos irmãos, Abraão obedeceu a Deus e a lei de Deus não está abolida no NT e continua, e aliás, foi isso que Jesus Cristo disse em MT 5:17 diz:

“não penses que vim revogar a lei ou os profetas, não vim revogar, mas para cumprir”

Sim para obedecer a lei, mas para cumprir, e o que? No caso dos profetas é cumprir o que os profetas diziam e a lei também dizia e profetizava acerca de Cristo.

Jesus Cristo por isso cumpriu e preencheu a lei, cumprindo as profecias da lei que ainda não estavam completadas assim como o dos profetas e vocês leem em EX 12 acerca do cordeiro da Páscoa, e depois em IS 53 a profecia acerca de Jesus Cristo era esse cordeiro da Páscoa e por isso a lei apontava para o cordeiro da Páscoa assim como também os profetas e em 1 CO 7:5 lemos:

“Cristo era, e é e foi, o cordeiro pascal”

E por isso essa lei e esses profetas foram cumpridos porque essa lei apontava para Cristo e esses profetas apontavam para Cristo e essa lei então foi completada; Ele não veio para revogar a lei e sim para cumprir a lei.

Os sacrifícios na lei, por ex. Em LEV 1, 23, 4, os sacrifícios apontavam para o verdadeiro sacrifício como lemos em HB 10 e leiam dos vs. 1-14 porque se vê que essa lei cerimonial, e sim, vejamos brevemente então em HB 10:1 diz:

“ora, visto que a lei, de sacrifícios, tem sombra dos bens vindouros”

Que apontava para coisas vindouras e quais: Jesus Cristo, como nosso sumo sacerdote e cordeiro pascal, como o nosso cordeiro que foi sacrificado por nós.

Mas a lei aponta, por ex. em LEV 23 para os Dias Santos que são sombras das coisas vindouras e são sombras do plano de Deus para a humanidade e por isso essa lei de sacrifícios e essa lei apontava e tem sombras de coisas vindouras.

E, particularmente, falando da lei de sacrifícios diz:

“nunca, jamais, pode tornar feitos dos ofertantes dos sacrifícios como os mesmos sacrifícios que ano após ano perpetuamente lhe oferecem”

E por isso está a falar da lei de sacrifícios senão de outra sorte teriam cessado de ser oferecidos e se lê no v. 3:

“estes sacrifícios são fácil recordação de pecados e que é impossível que o sangue de touros e bodes removam pecados”

Por isso, estava a falar aqui n v. 1 que a lei é a lei de sacrifícios e continua:

“por isso ao entrar no mundo diz: sacrifício e oferta não quiseste antes um corpo me formaste, de Jesus Cristo, para fazer a tua vontade (v. 7)”

E depois no v. 9 diz:

“eis aqui estou para fazer, Deus, a Tua vontade”

“Cristo veio à terra para fazer a vontade do Pai e para ser oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas” (v. 10)

E por isso irmãos, a oferta no v. 14 de HB 10 diz:

“uma única oferta, sacrifício de Jesus Cristo, aperfeiçoou para sempre quanto os que estão a ser santificados”

Não estamos sendo aperfeiçoados e por isso, irmãos, Jesus Cristo cumpriu a lei e não a revogou e essas leis de sacrifícios simplesmente apontavam para Cristo, mas a lei espiritual dos Dez Mandamentos e outras leis que vem com elas de Deus como: o dízimo que vieram da antiga aliança continuam.

Jesus Cristo veio para cumprir LEV 23:11 de que: deveria de ser aceito para o nosso bem e benefício porque Ele veio a ser o Nosso Sumo Sacerdote através da ordem de Melquisedeque está em HB 5:6

E então Ele nos enviou a promessa do Pai como lemos em AT 1:4-5 e essa promessa do Pai como lemos em AT 2:33 e por isso vemos que Jesus Cristo cumpriu a lei que não está eliminada e continua.

A lei de Deus que estava na secção do Bíblia e que nós chamamos de AT, mas que é a secção do Pentateuco ou dos Profetas e Escribas essa lei continua no NT e não muda.

Ora, vimos um ex. De Abraão e outro ex. muito e muito encorajador seria em DN 3, sim, há muitos mais, mas vejamos brevemente em DN 3:3-6 diz:

“então se juntaram os sátrapas, os prefeitos, governadores, os juízes, tesoureiros, os conselheiros e todos os oficiais da província, de todo o mundo oficial, do governo, todas as pessoas para a consagração da imagem do rei Nabucodonosor que lhe tinham levantado e estavam de pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado”

Continuando a ler no v. 4 diz:

“nisto, o arauto apregoava em alta voz: ordena-se que a vós todos, pobres, nações e homens de todas as línguas e no momento que ouvires o som da trombeta, do címbalo, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda a sorte de música e vos prostareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou”

“e aquele que não se prostrar e não adorar será no mesmo instante lançado na fornalha de fogo ardente”

E vocês sabem muito bem que isso é contra a lei de Deus porque a lei diz: não adorarás outros deuses e vejam mais adiante no v. 8 diz:

“ora, no mesmo instante, se achegaram homens caldeus e acusaram os judeus e disseram ao rei Nabucodonosor: ó rei, vive eternamente, tu ó rei baixaste um decreto pelo qual todo o homem que ouvisse o som da trombeta e demais instrumentos e toda a sorte de música se prostaria e adoraria a imagem de ouro e qualquer que não se prostar-se e não adorasse seria lançado na fornalha de fogo ardente”

“ó, mas há uns homens judeus que tu constituíste sobre os negócios da província da Babilônia, tu destes autoridades a eles: Sadraque, Mesaque e  Abedenego e estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti, e os teus deuses não servem, e nem adoram a imagem de ouro que levantaste”

“então, Nabucodonosor irado e furioso, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abedenego e trouxeram estes homens perante o rei e falou Nabucodonosor e lhes disse: é verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abedenego que vós não servis aos meus deuses e nem adorais a imagem de ouro que levantei?”

(v. 15) “agora, pois, disse o rei: quando ouvires o som da trombeta e demais instrumentos prostrai-vos e adorais a imagem que fiz, porém, senão a adorares sereis no mesmo instante lançados na fornalha de fogo ardente e quem é o Deus que pode vos livrar das minhas mãos?”

O que é que você iria fazer? Você está numa situação em que você vai fazer isto ou perder o emprego ou tens que fazer isto ou a sua vida está em risco e você tem, por ex., baixar a marca da besta se não fizer isso você não pode comprar ou vender nada.

O que você ia fazer? Uma questão de fé e crer em Deus e veja então no v. 16:

“respondeu-lhes Sadraque, Mesaque e Abedenego ao rei: ó Nabucodonosor, quanto a isto citamos de responder”

Irmãos quando eles foram confrontados com esta situação não tiveram uma dúvida e responderam logo e não houve qualquer hesitação, a resposta estava na ponta da língua e no v. 17 diz:

“se o nosso Deus a quem servimos quer livrar-nos Ele nos livrará da fornalha de fogo das tuas mãos, ó rei, mas se Ele não nos quer livrar fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses e nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste”

Isto é coragem, irmãos, isto é viver na fé, eles escolheram morrer em vez de só desobedecerem a Deus, isso é confiança nas tribulações e continua:

“então Nabucodonosor se encheu de fúria e transtornando o aspecto do seu rosto contra Sadraque, Mesaque e Abedenego ordenou que se acendesse a fornalha sete vezes mais do que se costumava”

A provação e o teste ficaram sete vezes mais forte e você já experimentou em que você tem provações e conforme você obedece a Deus a coisa fica pior, e pior e pior?  e depois lemos mais adiante no v. 25:

“tornou ele e disse: eu, porém, vejo 4 homens soltos e que andam dentro do fogo sem nenhum dano e o aspecto do quarto é semelhante ao filho de Deus e então se chegou Nabucodonosor na porta da fornalha sobremaneira acesa e falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abedenego e servos do Deus Altíssimo saiam e então os três saíram do meio do fogo e se ajuntaram o sátrapas, prefeitos, governadores e etc., e viram que o fogo não teve poder algum e nem foram chamuscados o cabelo de suas cabeças e nem seus mantos chamuscaram e nem cheiro de fogo passava sobre eles”

“então falou Nabucodonosor e disse: bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abedenego que enviou o seu Anjo e livrou os Seus servos que confiaram Nele”

Queridos irmãos, confiaram Nele, isso é fé vivente, isso é viver pela fé, eles chegaram a um ponto de ruptura e que os podiam quebrar e perante esse teste absoluto eles estiveram fé absoluta em Deus.

Queridos, nós temos que confiar em Deus e ultrapassar e vencer as nossas provações, confiar e obedecer perante as provações e esta obediência é o que devemos de fazer, obedecer as leis de Deus embora haja provações é o que Jesus Cristo disse em MT 19:16-17:

“e eis que alguém aproximando-se lhe perguntou: bom mestre, o que eu farei de bom para alcançar a vida eterna? E respondeu-lhe Jesus: por quê me chamas bom, bom só existe um, porém, se queres entrar na vida, isto é, para dentro da vida eterna, guarda os mandamentos”

A instrução de Jesus Cristo quando alguém lhe perguntou: mestre, o que devo de fazer para ter a vida eterna e Jesus Cristo disse: se queres entrar para dentro de uma vida eterna OBEDECE os mandamentos de Deus e essa é a instrução de Jesus Cristo no NT.

Jesus Cristo obedeceu as leis de Deus e em JO 15:10 diz:

Se guardares os Meus mandamentos permanecereis no Meu amor assim como Eu também tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço”

Irmãos, Deus e Jesus Cristo são um e são os mesmos mandamentos, não são diferentes, e Jesus Cristo obedeceu as leis de Deus e teve confiança em Deus e veja em JO 5:30 diz:

“eu nada posso fazer de Mim mesmo na forma porque ouço e julgo e o Meu juízo é justo porque não procuro a Minha vontade e sim Daquele que Me enviou”

Não tinha confiança Nele próprio, mas confiava em Deus porque buscava a vontade do Pai e irmãos podemos ter fé em nós próprios? Confiança em nós? Não, Jesus Cristo disse: não posso fazer nada de Mim, não tenho poder e quero fazer o que o Pai me diz para fazer e eu confio no Pai e em JO 14:10 diz:

“não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo não as digo por mim mesmo, mas o Pai permanece em mim e faz as obras”

Jesus Cristo confiou em Deus, o Pai estava em Jesus Cristo através do Espírito Santo e nós temos que ter a mesma fé e confiança que Jesus Cristo teve a fé, e confiar em Deus porque o Espírito de Deus estava em nós.

Aqueles que dizem nas igrejas mundanas de hoje óh que Jesus Cristo obedeceu a lei e agora nós não precisamos de obedecer em vez de nós? Isso é falso, irmãos, esses são mentirosos e parecem como anjos da luz, mas estão a mentir e vejam em 2 CO 11:13-15 diz:

“porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, e transformando-se em apóstolos de Cristo, parecem ministros de Jesus Cristo, são pastores falsos e não é de admirar; porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz”

Esses ministros e pastores QUE PARECEM tão boas pessoas, mas que estão a dizer que não é preciso obedecer as leis de Deus porque estão salvos de graça? Sim, estamos salvos de graça, mas por causa disso dizem que não é preciso de obedecer as leis.

Sim, somos justificados de graça, é a palavra mais correta a ser usada, mas uma vez justificados temos que obedecer a Deus, uma vez que estejamos, digamos assim, fora da prisão não podemos continuar a desobedecer as leis que nos puseram na prisão.

“saímos” da prisão desta morte porque o salário do pecado é a morte e somos redimidos dessa morte de graça, mas uma vez que somos redimidos de graça não podemos continuar a quebrar a lei para recebermos o salário do pecado de novo e, portanto, TEMOS QUE OBEDECER! E em RM 3:31 diz:

“anulamos, pois, a lei pela fé? Não, irmãos, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei”

Porque obedecer a Deus em confiança a ele é obedecer a ele e por isso temos confiança nesta fé e confirma a lei, e a lei de Deus não está revogada e obedecendo a lei de Deus; a fé é aperfeiçoada.

E então isso é um caso de estarmos aqui a crescer sobre um período de tempo conforme praticamos e obedecemos de uma maneira melhor e vamos crescendo na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E vejam em RM 13:10 diz:

“o amor não pratica o mal contra o próximo, sorte que o cumprimento da lei é amor”

Quando obedecemos a lei de Deus que é um ato de fé, isso é amor, o cumprimento da lei é amor; irmãos, Deus é amor e a lei de Deus é simplesmente de uma expressão do caráter de Deus de amor!

São, digamos assim, 10 canais que nos mostram como exercer ou praticar o verdadeiro amor e esse amor de Deus é derramado em nós pelo Espírito Santo de Deus como lemos em RM 5:5 diz:

“ora, a esperança não confunde porque o amor de Deus é derramado no nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado ou outorgado”

Não é o nosso amor humano, é o amor de Deus, e nós não ganhamos salvação pelas nossas próprias obras! Não é pela nossa própria confiança, mas nós temos que confiar em Deus e através de acreditarmos em Deus nós vamos ultrapassar e vencer as nossas dificuldades, desafios, provações.

E então, nós estamos a por em prática a confiança de Cristo na nossa vida e por quê? Porque o Espírito Santo de Deus e através Dele tal como Cristo obedeceu a Deus nós podemos obedecer a Deus; é esta FÉ DE CRISTO em nós.

E o Espírito Santo de Deus nos dá amor, o amor de Deus porque a lei de Deus é amor e por isso obedecemos as leis de Deus; ora, Jesus Cristo tinha a fé vivente e tinha a FÉ DE DEUS e quando nós obedecemos através de nossas dificuldades, dos nossos desafios e problemas, e das nossas provações, então, nós continuamos em confiança a Deus e isso faz crescer a fé de Deus em nós!

E conforme nós fazemos isso e obedecendo a Ele e acreditando em Cristo e ARREPENDENDO e sendo perdoados pelo sacrifício de Cristo e de graça então nós continuamos a andar em frente e crescendo na fé e em RM 1:16-17 diz:

“pois, não me envergonho do Evangelho de Cristo, a Boa Nova que Cristo nos deu, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que acredita e que tem fé, primeiro para o judeu e também para o grego, o gentio, visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, nesta Boa Nova que recebemos por causa do que Jesus Cristo fez por nós e pela fé Dele; de fé em fé como está escrito: O JUSTO VIVERÁ POR FÉ”

Queridos irmãos, isto é uma maravilhosa boa nova que nós recebemos por causa do que Jesus Cristo fez por nós e pela fé Dele e pela confiança Dele no Pai; nos deu o exemplo, Ele nos comprou de volta e de graça e isto demonstra a justiça de Deus!

A justiça de Deus que é revelada neste evangelho, mas agora temos que praticar, e acreditar e andar confiando em Deus e atuar em obedecer embora tenhamos dificuldades, provações e desafios, mas queridos irmãos, isto é uma confiança mútua.

Deus é fiel e nós precisamos de nos tornar conforme nós vamos crescendo na fé e nos tornarmos mais e mais fiéis a Deus! De fé a fé! Nós temos que viver pela fé e isto é a FÉ VIVENTE.

E por isso como lemos ao fim do v. 17: O JUSTO VIVERÁ, HOJE, NO FUTURO E VIVERÁ PORQUE VAI TER A VIDA ETERNA PELA FÉ E PELA CONFIANÇA MÚTUA DE NÓS EM DEUS E DE DEUS EM NÓS!

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).