Por Que Jejuamos Hoje?

As sete solenidades de Deus são memoriais proféticos de passos criticamente importantes para a salvação da humanide. Três dessas solenidades já foram cumpridas pela primeira vinda de Cristo. As outras quatro, correntemente, são sombras de eventos ainda a acontecer. A quarta solenidade, o dia das Trombetas, é o ponto crucial neste plano. Representa a segunda vinda de Cristo, a nosso ressurreição e quando Ele começa a Reinar sobre o mundo. A quinta solenidade, o Dia de Expiação tem um simbolismo muito importante. Este sermão aborda alguns pontos simbólicos do Dia de Expiação usando o jejum como uma base para os explicar. 

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Nós hoje estamos a jejuar porque estamos a nos esforçar e a querer estar o máximo unidos com Deus para estarmos completamente expiados.

Irmãos, jejuamos hoje de uma maneira que Deus escolheu e porque não queremos ser enganados e jejuamos hoje para nos aproximarmos de Deus com verdadeiro coração.

E jejuamos hoje para estarmos perante o filho do homem quando Ele retornar para julgar e fazer guerra ao mundão, uma guerra que será justa para acabar com estes problemas todos do mundo.

Queridos irmãos, os dias santos de Deus, as solenidades de Deus, representam grandes passos críticos na situação mundial, mas particularmente na nossa salvação.

Representam alguns que são passos do passado e ainda outros que ainda são do futuro, os primeiros três dias santos ou solenidades de Deus representam passos de acontecimentos que já aconteceram.

O primeiro sendo a Páscoa que é quando Jesus Cristo deu a sua vida por nós pagando com sua vida o preço dos nossos pecados para nós podermos ser redimidos.

O segundo grupo de solenidades que é o dia dos pães asmos representam o nosso compromisso a vivermos e seguirmos o caminho de Deus, e obedecermos e acreditarmos em Deus.

E o terceiro período de solenidades de Deus que é o dia de Pentecostes que representa a vinda do Espírito Santo que é a ajuda de Deus pelo Seu poder para nos ajudar a virmos ser santos de uma maneira como vivemos e esse Espírito Santo é para nos ajudar no processo de santificação.

Ora, depois chegamos ao quarto dia santo ou solenidade de Deus que é o dia das trombetas que acabamos de celebrar recentemente e este é um dia que aponta para o futuro porque representa a vinda de Cristo que ainda não veio e que representa a ressurreição dos santos, daqueles que estão em Cristo, isto é, a relação do mistério de Deus que vai ser revelado o que é realmente vir a ser filho de Deus.

Também vai ser o período como lemos em AP 11:15 em que os governos deste mundo se tornarão os governos de Deus, isto é, as nações deste mundo vão ser governadas por Deus através, claro, de Jesus Cristo que vai governar embora Ele faça tudo de acordo com a vontade do Pai.

E também simboliza aquele período em que uma vez que JC vai começar a reinar que Ele vai acabar por destruir aqueles que destroem a Terra como lemos em AP 11:18 para que depois a humanidade possa estar unida com Deus sem satanás que será aprisionado.

E esse é o significado deste dia de expiação do por que jejuamos? Jejuamos para estarmos unidos com Deus, para o mundo todo estar unido com Deus e isso só será possível quando satanás for aprisionado durante o milênio.

E por isso, irmãos, jejuamos e afligimos as nossas almas como lemos em LEV 23:26: “falou mais o Senhor a Moisés dizendo: mas aos dez dias deste sétimo mês, será o dia da expiação”

É este dia que jejuamos e por que jejuamos? Primeiro temos que jejuar da maneira que Deus quer e diz assim: “tereis santa convocação”

É um dia santo e um dia para nos congregarmos com Deus e com aqueles irmãos que estejam perto de nós se podermos estar com esses irmãos perto de nós, se não, pelo ao menos a lei de Deus diz que temos que temos que guardar este dia santo sem trabalhar e um dia de jejum porque diz assim:

“e afligireis as vossas almas”

Afligireis o vosso corpo e a vossa vida e como? Não comendo e não bebendo durante este período e por isso é um dia de expiação.

E diz aqui: “e naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis porque é dia de expiação para fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus”

E por isso diz no v.29: “porque toda a alma, toda a pessoa que naquele mesmo dia não se afligir será extirpada do seu povo”

Irmão, irmã, irmãos temos que jejuar neste dia porque é a instrução de Deus, mas jejuamos porque Deus diz, mas um jejum correto da forma que Deus quer.

Em IS 58 aí fala acerca de jejum e primeiro fala do jejum que não agrada a Deus e está descrito em IS 58:3-5 onde as pessoas dizem: “porque não jejuamos nós e tu não atentas para isso”

E as pessoas perguntam por que estamos a jejuar e Deus não toma atenção a isso?

“porque afligimos as nossas almas e tu não sabes?

E as pessoas a jejuar e Deus não as vê como fosse um real jejum.

“eis que no dia que jejuais achais o vosso próprio contentamento e requereis todo o vosso trabalho”

As pessoas jejuam com um propósito ou uma intenção incorreta”

Porque diz assim no v.4: “eis que contendas e debates jejuais e para ferires com o punho iníquo não jejuais como hoje para ouvir a vossa voz no alto”

As pessoas estão a jejuar para declarar a sua posição para dizer: eu estou certo, isto é a maneira como devemos fazer coisas para ouvir a voz deles e sim estamos aqui para ouvir a voz de Deus e o que Deus diz.

“seria esse o jejum que escolheria que um dia o homem aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo do saco de cinza”

Sim, está, é o que Deus quer que faças um jejum para te estares a exibir e demonstrar à frente de outras pessoas que estás a jejuar?

“chamarias tu a isso jejum? Dia aprazível ao Senhor? É isso o que Deus quer?”

Mas, então, vejamos o jejum que Deus quer, o que é agradável a Deus: “porventura, não é este o jejum que escolhi que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos e que despedaces todo o jugo?”

Não é este o jejum que quero? Que dês perdão as pessoas, que não sejas duro?

”porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto? E recolhas em casa os pobres abandonados? E quando vires o nu cubras e não te escondas da tua carne?”

Sim, precisamos de ajudar os outros, e irmãos não é só fisicamente também espiritualmente e este é o jejum que Deus busca.

Infelizmente há pessoas que abusam de tudo e depois dizem: olha tens que me dar mais porque para seres cristão e então precisamos de ler outras escrituras que Paulo escreveu e disse: se você não está a fazer a sua parte então não coma!

E por isso irmãos precisamos de ver isto com um equilíbrio, sim, devemos de ajudar os outros, devemos de ser piedosos, devemos de não por pesos em outras pessoas e isso o que Deus quer com o jejum.

Deus quer que estejamos a jejuar para vermos nossos pecados e nos arrependermos e esse é o jejum que Deus quer, sim, neste dia temos que jejuar porque Deus nos diz para jejuar, mas temos de jejuar de maneira correta.

Em 1 Co 10:12 lemos: “sim, aquele que cuida estar em pé, olhe que não caia”

Irmãos, quando jejuamos é para olharmos para nós próprios e não estarmos a pensar para que: olha, eu estou em pé, eu estou bem, nós vimos aqui que Paulo está a descrever em CO que os exemplos dessas pessoas do AT estão aqui para nosso exemplo e vemos aqui no v.11: “todas essas coisas lhes sobrevieram como figuras para aviso nosso para que já são chegados os fins dos séculos”

São avisos para nós, precisamos de ter cuidado e por isso quando temos dificuldades temos que ver que Deus vai nos dar uma maneira de sairmos da dificuldade como lemos: “não veio sobre vós tentação se não humana”

Os problemas que temos são o que outras pessoas têm semelhantes, uns semelhantes a estes e outros semelhantes aqueles, mas são problemas que outros já tiveram.

E no v.13 diz: “mas Deus é fiel que não nos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação também dará um escape para que o possas suportar”

Deus nos ajuda, e ao fim de contas a ajuda vem de Deus e por isso por que jejuamos? Porque Deus diz para jejuar, mas jejuar da maneira correta, e o segundo ponto é que jejuamos para não sermos enganados.

Vocês leem em GN 3:4 vemos que satanás iludiu a Eva e lemos: “então a serpente disse a mulher: certamente não morrereis e porque Deus sabe que no dia que dele comeres, isto é, desta árvore daqui no meio do jardim, a árvore do conhecimento do bem e do mal, diz assim: se abrirão os vossos olhos e sereis como Deus sabendo o bem e o mal”

Aqui está claro se vê uma mentira: não morrereis, mas uma mistura de verdade com mentira ao fim de contas Deus quer que nós venhamos a saber o bem e o mal, mas não deste modo.

E por isso disse: “e viu a mulher que aquela árvore é boa para se comer e agradável aos olhos e a árvore desejável para dar entendimento tomou do seu fruto e comeu e deu também a seu marido e ele comeu com ela”

E se vê que a Eva foi enganada e o marido foi simplesmente com a conversa, não foi enganado, mas simplesmente não obedeceu que é bem pior, digamos assim.

Mas o problema se vê aqui que o raciocínio da Eva que viu que a fruta era boa para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento e se vê aqui, irmãos, esse raciocínio humano à parte de Deus que é extremamente perigoso, é assim que podemos ser enganados.

Como lemos em JO 8:44 lemos: “vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer os desejos do vosso pai, ele foi homicida desde o princípio, acabou por matar a humanidade, a Adão e a Eva, e não se firmou na verdade porque não há verdade nele e quando ele profere mentiras fala do que lhe é próprio pois é mentiroso, o pai da mentira”

E por isso através dessas mentiras ele engana o mundo todo como lemos em AP 12:9 lemos: “o grande dragão, a serpente chamado diabo e satanás que engana todo o mundo”

Enganou a Eva, é o pai das mentiras e hoje em dia, irmãos,  o mundo está tão enganado que não consegue distinguir o bem do mal.

Bem diz IS 5:20 lemos: “ai do que ao mal chamam bem e ao bem mal e que fazem das trevas luz e da luz trevas e fazem do amargo doce e do doce amargo”

Irmãos, é o que existe hoje em dia está tudo de pernas para o ar.

“ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e prudentes diante de si mesmos”

Ai daqueles que pensam que sabem tudo e daqueles que pensam que são assim tão espertos e são tão prudentes.

Irmãos, quero que tomem atenção ao que eu vou dizer agora, tomem boa atenção: A FALSA RELIGIÃO ESTÁ NO AUMENTO DE NOVO, AQUELE CAVALO BRANCO ESTÁ A CAVALGAR DE NOVO COM MAIS FORÇA.

E essa falsa religião está a aumentar a sua influência a nível mundial, sim, quando eu digo falsa religião as pessoas dizem: mas esta religiosidade e estas pessoas estão a pregar o evangelho de Jesus Cristo.

E Paulo disse em GL o evangelho, mas é outro evangelho, mas é uma distorção do evangelho e infelizmente é o que estamos a ver.

Por ex. pessoas vem e dizem a mim citando 1 JO 5:13 lemos: “estas coisas vos escrevi os que credes no nome do filho de Deus, e as pessoas dizem: nós cremos em Jesus Cristo, e para isso que saibas que tendes a vida eterna”

E então as pessoas dizem: vede, já temos a vida eterna, simplesmente por crer no filho do homem já temos a vida eterna e está aqui tão claro.

E depois dizem: também citando o v.11: “quem tem o filho tem a vida”

Se nós acreditamos em Cristo já temos a vida.

Irmãos, precisamos de entender o que Pedro disse acerca das escrituras de Paulo podem ler isso em 2 PE 3:15-16 que as pessoas viram, destoam, torcem os escritos de Paulo tão difíceis de entender muitas vezes para a própria destruição deles.

Porque pessoas que leem isso em 1 JO 5 se esquecem de ler ou de sublinhar os vs. 2-3 do mesmo capítulo que diz: “nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos”

E estas pessoas lutam muito por ex. a guarda do Sábado ou a guarda dos dias santos ou obedecer as leis alimentícias de só comer carnes limpas, são alguns exemplos.

“porque este é o amor de Deus que guardemos  os seus mandamentos e os seus mandamentos não são pesados”

Ó não é porque Jesus Cristo morreu e depois ressuscitou no domingo e por isso que dizem eles que guardamos o domingo, mas isso é mentira, irmãos, Jesus Cristo ressuscitou no Sábado, e esteve três dias e três noites na sepultura.

Ele morreu numa quarta feira antes do Sábado anual que foi o primeiro dia dos pães asmos no dia 15 de Nisã porque Ele morreu no dia 14 de Nisã que era o dia da Páscoa e o dia 15 era um dia santo, era um Sábado anual.

As pessoas não entendem isso e não querem entender e por isso querem usar isso como uma desculpa, olha por essa razão mudamos o Sábado para domingo, mas Deus é o mesmo ontem, hoje e amanhã.

E vejam em 1 JO 3:22 que diz: “qualquer coisa que pedirmos dele receberemos porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável a sua vista”

Ó é agradável a Deus nós celebrarmos a ressurreição de JC que foi no domingo, não! Não foi no domingo! E quando começamos a provar isso dizem: a não, mas olha pra isto e aquilo e começam a mudar a conversa para outros assuntos.

Na mesma epístola de 1 JO 2:1-4 vejamos: “meus filhinhos estas coisas vos escrevo para que não pequeis e se alguém pecar temos um advogado, Jesus Cristo, o justo, Ele é a apropriação por nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também de todo o mundo e nisso sabemos que O conhecemos se guardamos os seus mandamentos, e aquele que diz: conheço-o e não guarda os mandamentos é mentiroso”

Irmãos, está a crescer um grande cristianismo, digamos assim, moderno, muito forte e fluente nas escrituras, mas puxando que não é preciso obedecer a Deus, particularmente ao Sábado, ó não obedecemos aos mandamentos, mas não ao Sábado porque em nenhum lugar fala no NT que devemos guardar o Sábado.

Sim, há existe em HB 4:9 que ainda resta um sabatismo de uma guarda de um repouso sabático para o povo de Deus, mas não olham para isso e começam a discutir em outros pontos.

Irmãos, está claro que aquele que não guarda os seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade.

E depois no v.6 diz: “aquele que diz: está Nele também deve andar como Cristo andou”

E Cristo guardou o Sábado e por isso, irmãos, vemos aí esta religião do mundo, esta religião falsa a tornar-se mais, digamos assim, mais forte na maneira de se expressar e mexendo na politiquice.

E queridos irmãos isto vai causar guerras, o cavalo vermelho, vai causar fome, o cavalo preto e vai causar morte, o cavalo amarelado, pestes e morte.

Irmãos, a razão que estou a sublinhar, isto é, porque em MT24:24 lemos: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas”

Irmãos, não está a dizer falsos líderes de outras religiões, está a dizer falsos cristos e falsos ministros de igrejas que se chamam cristãs!

Irmãos, e isso estamos a ver e vão fazer grandes sinais e prodígios que se fora possível enganariam até os escolhidos.

Irmãos, por que jejuamos? Jejuamos para não sermos enganados porque se estivermos perto de Deus vamos reconhecer esta mentira e perigo.

Pois satanás virou tudo de pernas para o ar, e ele é tão esperto e sutil e tão convincente e os argumentos e as questões que as pessoas vão por são tão convincentes que até convencerá a você! Se você não tiver cuidado e não estiver perto de Deus, agora, se você está perto de Deus será impossível enganar a você e por isso que jejuamos hoje para estarmos perto de Deus.

Este engano dessas pessoas está a causar a estas pessoas a não verem o verdadeiro evangelho de Deus! o evangelho do reino, e sim, estão a ver o evangelho de Cristo, sim, é parte do evangelho de Deus, mas não é só acreditar em Cristo e sim é fazer o que Cristo diz.

Em 2 CO 4:4 lemos: “nos quais o deus deste século, que é satanás, cegou os entendimentos dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo que é a imagem de Deus”

Para não entenderem esta luz do evangelho, esta boa esperança do evangelho do reino de Deus, do governo de Deus que vai vir para a Terra e que Cristo vai ser o governante, sim, isso é parte da responsabilidade de Cristo da boa nova que Cristo fez.

Mas a boa nova que Cristo fez é um segmento, uma parte do maior evangelho de Deus que é o evangelho do reino Dele e que vai vir governar na Terra e governar a todos nós e vai haver paz!

Mas as pessoas dizem: ah não eu acredito em Cristo, mas irmãos as pessoas não acreditam com o entendimento que a palavra acreditar é bem descrita na Bíblia.

Porque em HB 3:17-19 vemos aqui uma seção muito importante: “mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram? Cujos corpos caíram no deserto, aqueles israelitas que estiveram por quarenta anos no deserto e porque Deus se indignou com eles?”

Porque pecaram! Não é? É o que diz aqui!

v.18: “e com quem jurou que não entrariam no repouso, isto é, na terra prometida se não aos que foram obedientes”

pecaram! Foram desobedientes! Então fizeram errado!

Agora leiam o v.19: “e vemos que não puderam entrar por causa da sua desobediência? Do seu pecado? Não! Por sua INCREDULIDADE! Isto é, falta de não acreditarem!”

Porque não acreditaram não obedeceram! Por que não acreditaram pecaram!

Irmãos, quando acreditamos obedecemos a Deus que inclui todos os mandamentos não são só nove dos dez e também fazer o que é agradável ao Pai!

Em MT 7:21 lemos: “nem todo o que me diz: Senhor! Senhor? Entrará no reino dos céus!”

Isto é no reino de Deus que é que Deus vive no céu por isso o reino dos céus o reino de Deus!

“mas aquele que faz a vontade do Meu Pai”

“muitos dirão naquele dia: Senhor? Senhor? Não pregamos em teu nome? Não falamos e fizemos palestras públicas seja lá onde for! E a profetizar acerca de Cristo? Misturando com politiquice”

“e em teu nome não expulsamos demônios? E não em teu nome não fizemos assim tantas maravilhas? Pregamos o evangelho!”

“e Jesus Cristo lhes dirá: Eu lhes direi abertamente: NUNCA VOS CONHECI!! APARTAI-VOS DE MIM VÓS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE!”

Irmãos, isto é, uma pílula forte para engolir!

Queridos irmãos, satanás vem com grande ira para enganar e vai enganar a muitos! Vai haver um aumento grande do engano satânico neste mundo até o ponto de vir aquele falso profeta.

E por isso jejuamos para não sermos enganados, mas também jejuamos para estarmos perto de Deus com um verdadeiro coração.

Vejam em HB 10:22 lemos: “cheguemo-nos com verdadeiro coração em inteira certeza de fé tendo os corações purificados da má consciência e o corpo lavado com água limpa”

Irmãos, precisamos de ter esta consciência purificada e lavado o corpo com água limpa, isto é, o poder do Espírito Santo que é simbolicamente água viva.

Mas os corações são purificados pelo sangue de Cristo e irmãos precisamos de como diz aqui: nos aproximar de Deus, estar mais perto, com verdadeiro coração em inteira certeza de fé.

Por isso qualquer consciência errada tem que ser aspergida pelo sangue de Cristo como cristãos e isso, irmãos, é nada mais nada menos que a obra do sumo sacerdote.

Vejam no v.14 dessa mesma epístola: “porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que estão a ser santificados”

É um processo de santificação, contínuo, como diz no grego, e por isso só com um único sacrifício JC está nos aperfeiçoar na santificação com a ajuda do Espírito Santo.

E vejamos então no v.19: “tendo, pois, irmãos ousadia para entrar no santuário pelo sangue de Cristo naquele santo dos santos e pelo novo e vivo caminho que nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne e tendo um grande sacerdote pela casa de Deus nos acheguemo-nos com verdadeiro coração com inteira certeza de fé”

Irmãos, porque temos um grande sacerdote sobre a casa de Deus e essa é a obra de JC agora depois de ressuscitar como nosso sumo sacerdote e esse é o que é descrito em LEV 16 vemos a estória de dois bodes e escolher pela sorte pois as pessoas não conseguem distinguir a verdade da mentira e vemos nos vs. 1-8 essa seleção dos dois bodes que vai ser através de sortes como diz assim no v.8: “e então Arão lançará sortes sobre os dois bodes, uma sorte pelo Senhor, isto é, o bode que vai representar o Senhor Jesus Cristo e outra sorte pelo outro bode que no hebraico diz: o bode Azazel”

Azazel é um nome de um demônio representando satanás sendo difícil distinguir, irmãos, a verdade da mentira neste mundo e mantendo o dedo aí em LEV 16 vejamos brevemente em 2 CO 11:13-15 lemos: “porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos transfigurando-se em apóstolos de Cristo”

Irmãos? São cristãos! Entre aspas! São pastores!

“e não é maravilha porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz, não é muito, pois,  que os seus ministros, de satanás, se transfigurem em ministros da justiça a fim dos quais será conforme as suas obras”

Irmãos, precisamos de ter cuidado porque não é fácil distinguir, e precisamos do Espírito de Deus para distinguir porque se formos só ouvir as palavras dessas pessoas são muito convincentes e vão enganar as pessoas.

Eles dizem que representam Jesus Cristo, é só aceitar JC, acreditamos em Cristo, mas aqui diz estão a representar satanás, precisamos de ter cuidado e os olhos abertos.

Então voltando a LEV 16:9 diz assim: “então Arão fará chegar o bode o qual cair a sorte pelo Senhor e o oferecerá pela expiação do pecado”

JC morreu pelos nosso pecados e então neste simbolismo aqui o bode do Senhor representando o cordeiro pascal que faleceu na Páscoa agora está aqui a mostrar essa gravura do início ao fim e mostrar que JC morreu e Ele então aqui é oferecido.

E depois lemos mais a frente nos vs. 15-19 diz: “e depois de degolar o boce e fazer a expiação que será pelo povo e trará o seu sangue para dentro do véu”

É o que lemos em HB 10 que nos aproximamos agora com ousadia perante o santuário pelo um novo e vivo caminho e pelo sangue de Cristo.

E diz aqui: “e fará com o seu sangue o que fez com o sangue do novilho e o aspergirá sobre o propiciatório e perante a face do propiciatório”

E por isso nós, irmãos, depois de batizados vivemos nesta vida dia a dia e de ano a ano e precisamos da obra do sumo sacerdote para nos aspergir e nos lavar dos nossos pecadinhos que aparece aqui e acolá, coisas que dizemos e de que temos que nos arrepender e que temos que mudar.

E por isso, irmãos, ao fim de contas não é que sejam “pecadinhos” que disse isso, mas é que são pecados e pecado é pecado! E por isto temos que nos arrepender! E temos que nos aproximar de Deus e arrependidos por este novo e vivo caminho através do sacrifício de JC somos perdoados de novo e esta obra do sumo sacerdote agora no céu e por isso que este sumo sacerdote físico nos primeiros vs. de LEV teve que se purificar, digamos assim, simbolicamente para representar a obra de JC.

E assim diz no v.16: “e assim farás expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões e de todos os seus pecados e assim fará para a tenda da congregação que reside com eles no meio das suas imundícias”

“e nenhum homem estará na tenda da congregação, digamos assim, nenhum estará no céu quando ele estiver a fazer isto porque estamos na Terra ou estaremos mortos e não estamos no céu”

“até que ele saia depois de feita a expiação e por si mesmo, o sacerdote físico, e pela sua casa e por toda a congregação de Israel”

Está claro que JC não fará expiação por si mesmo, mas este sacerdote físico que está a representar JC e então JC está a nos perdoar conforme estamos neste período antes da sua segunda vinda e pela ressurreição.

“e então sairá ao altar que está perante o Senhor e fará expiação por ele, tomará do sangue do novilho do sangue do bode e porá sobre as pontas do altar mor e daquele sangue aspergirá sobre o altar com o seu dedo sete vezes”

Isto é, completamente, porque nós em nossa consciência vão ser limpas completamente.

E diz assim: “e purificarás as imundícias de nós completamente.

E por isso, irmãos, vemos aqui que aqui se vê o sacrifício de JC após Ele ter morrido e estar agora no céu e vemos não só como está a obra a aplicar e sacrifício para nós como nosso sumo sacerdote e nos está a defender e nós, por outro lado, estamos nesta guerra e temos que vencer nesta guerra que é espiritual contra satanás  e devemos por a armadura completa de Deus como lemos em EF 6:10-13 e devemos estar prontos.

E precisamos de por esta armadura como diz em 1 CO 10:4-6 temos que estar a mudar e estar a vencer as ideias falsas que estão aí essas ideologias porque há pessoas muito espertas e inteligentes que vão nos querer enganar.

E o engano é seguir este caminho mais fácil do mundão!

Queridos irmãos, JC está esperando pelo dia correto quando Ele tiver completado esta responsabilidade, é o que diz aqui no v.20 de LEV 16: “havendo, pois, Ele acabado de fazer a expiação pelo santuário, quando Ele completar a fazer isso, então Ele virá para a Terra”

E por que? Porque a noiva estará ataviada e porque a noiva se aprontou, e nós como a noiva estamos neste processo de, digamos assim, da lavagem espiritual de santificação com esta água pura  que é o Espírito Santo de Deus que é o poder de Deus que nos ajuda a vencer as fraquezas da carne.

E então a hora correta então JC virá e por isso que jejuamos hoje em dia para estarmos perto de Deus para estarmos a nos mudar com a ajuda do sumo sacerdote e então quando Ele vier nós estamos jejuando para  que possamos estar em pé quando o filho do homem voltar e julgar e fazer guerra justa na Terra e isso é o que lemos em LC 21:36 que diz: “vigiai, pois, a todo o tempo e orando para que sejais haveis por dignos”

E por isso neste período precisamos de usar o Espírito Santo de Deus e precisamos de usar a ajuda de nosso sumo sacerdote que nos está a limpar durante este período tão importante.

Para nós, finalmente estarmos unidos e expiados perante Deus e sermos um como Ele é um.

E por isso diz assim: “vigiais, para evitar estas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do filho do homem, isto é, estarmos ressuscitados e transformados à frente de Jesus Cristo”

Esses que vão estar com JC como lemos em AP 17:14 : “vencerão os que estão com Ele chamados eleitos e fieis, além de escolhidos”

Por isso irmãos, sim, quando isso acontecer então todos os pecados e todos estes enganos e ilusões do mundo como hoje está tudo iludido vai esta responsabilidade vai ser posta em cima dos ombros de satanás, e sim, nós também temos uma responsabilidade de termos de obedecer, mas este engano mundial que está a enganar o mundo todo é culpa de satanás, ele vai ser julgado e posto na prisão como lemos em LEV 16:20-22 e diz assim: 

“ e havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo altar então fará chegar o bode vivo e Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo que é satanás e sobre ele confessará todas as iniquidades pelos filhos de Israel porque ele é que instigou e está a enganar o mundo todo e todas as suas congregações e todos os seus pecados porás sobre a cabeça do bode que é satanás, o bode vivo, e o enviá-lo-á  ao deserto pelo mão de um homem designado para isso”

Será a mão de um anjo designado para esse propósito.

“e aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária e deixará o bode no deserto”

E isso é o significado do dia de expiação que lemos em LEV 16:29 que diz: “e isto vos será por estatuto perpétuo no sétimo mês aos dez do mês e afligireis as vossas almas e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós”

Então, é o simbolismo deste dia e satanás vai ser aprisionado como lemos em AP 20:1-3: “e desceu do céu um anjo, um homem forte, como lemos em LEV 16, e tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão e ele prendeu o dragão, a antiga serpente,  que é o diabo e satanás, por mil anos e lançou-o no abismo e ali o mensurou e pôs selos nele para que não mais ENGANE as nações até que os mil anos se acabem”

“e depois disto importa que será solto por um pouco tempo” e isso é outra parte da estória.

Mas, irmãos, então vemos que satanás será aprisionado porque está a enganar o mundo todo, ele está condenado por mil anos a estar neste deserto, nesta separação espiritual como diz aqui.

Então, porque nós jejuamos hoje irmãos?

Primeiro porque somos instruídos a jejuarmos da maneira correta.

Segundo jejuamos para não sermos enganados e iludidos por este mundo de satanás.

Terceiro jejuamos porque precisamos da obra do sumo sacerdote para nos ajudar a vencer as fraquezas da carne com a ajuda do Espírito Santo.

E finalmente jejuamos para sermos considerados dignos para estarmos em pé perante o filho do homem quando ele retornar e julgar e fazer guerra a injustiça a satanás que vai ser posto na prisão.

E então o que acontece nesse dia, irmãos? Vejam então aqui em LEV 25:9-10 lemos: “então no mês sétimo aos dez do mês, isto é, o dia da expiação farás passar a trombeta do jubileu”

Vai haver então outra trombeta, diferente, a trombeta do jubileu.

“e no dia da expiação farás passar a trombeta por toda a vossa terra e santificareis o ano quinquagésimo e apregoareis liberdade na Terra a todos os seus moradores.

Liberdade! Porque estamos debaixo desta prisão do engano demoníaco de satanás.

“e vos será ano de jubileu e tornareis cada um a sua posição e cada um a sua família”

Irmãos, esta é a razão porque jejuamos hoje.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).