Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Acreditamos que a única esperança da vida eterna para o ser mortal é a ressurreição através da presença do Espírito Santo de Deus.
Em HB 6:1-2 se fala de seis doutrinas básicas de Cristo e as duas últimas são as ressurreições e o juízo eterno sendo este o tema deste sermão, irmãos.
Em AT 2:29 vemos que Davi está sepultado e que ainda está a dormir e diz assim: “homens, irmãos, seja lícito dizer-vos acerca do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado e entre nós está hoje na sua sepultura”
E vejam no v.34: “porque Davi não subiu aos céus”
E por isso irmãos vemos aqui um dos fieis do AT cujo coração era segundo o coração de Deus, a intenção espiritual dele, e ainda não subiu ao céu.
Vemos também em 1 TS 4:13-17 diz assim: “não quero, porém, irmãos que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, estão a dormir, irmãos, estão mortos, para que não vos entristeceis como os demais que não tem esperança e por isso cremos que Jesus morreu e assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele, os ressuscitará quando Ele vier à sua segunda vinda”
E continua: “dizemos, pois, isto que pela palavra do Senhor que nós os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor não precederemos os que dormem”
“porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e voz de arcanjo e com a trombeta de Deus e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro e depois nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor”
Em HB 11:39-40 está a falar e que é o capítulo da fé de vários exemplos de fieis do AT como diz aqui: “tendo sido testemunho pela fé não alcançaram a promessa, ainda não, e por que?”
Porque diz assim: “para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados, porque eles sem nós não sejam ressuscitados seres espirituais perfeitos, tem que esperar por nós até a segunda vinda de Cristo”
Irmãos, aqui vemos um grande engano das religiões de hoje é que os seres humanos são mortais e não temos qualquer imortalidade, morremos, ou em outras palavras, não temos uma alma imortal, quando morremos? Morremos e como a Bíblia diz estamos a dormir.
Em GN 2:7 lemos que quando Deus criou o homem o fez um ser vivente ou uma alma vivente diz assim: “formou Deus o homem do pó da terra e soprou nas suas narinas o fôlego da vida, isto é, o espírito do homem no homem, e o homem foi feito alma vivente”
E na NVT diz: “o homem foi feito um ser vivo”
Quando morremos deixamos de ser um ser vivo, deixamos de ser uma alma vivente, estamos mortos.
Por isso nós não temos uma alma, isto é, nós não temos um ser vivente, nós somos um ser vivente ou alma vivente.
Em GN 3:3-4 vemos este grande engano de satanás a Eva e Eva disse a satanás: “não comereis desta árvore do meio do jardim, nem nele tocareis para que não morreis”
Foi o que Eva disse a satanás porque Deus tinha dito isso a ela ou pelo ao menos a Adão e Adão disse a ela, essa instrução de Deus.
No v.4, então, a serpente representando satanás disse a mulher: “certamente não morrerás”
Vocês veem o que satanás disse a mulher?
Não morrerás porque tens uma alma imortal e foi isso que efetivamente disse a mulher, a primeira mentira de satanás à mulher foi que não morremos! Isto é que temos uma alma imortal.
Irmãos, só Jesus Cristo é o único que morreu e ressuscitou com imortalidade e isso é o que lemos em 1 TM 6:13: “mando-te diante de Deus que todas as coisas vivifica e de Cristo Jesus que diante de Pôncio Pilatos deu testemunho de boa confissão que guardes este mandamento sem mácula e repreensão até a aparição de Nosso Senhor Jesus Cristo”
“até a vinda de Cristo, a qual a seu tempo, mostrará o bem aventurado, o verdadeiro Cristo, isto é, o único e poderoso Senhor, rei dos reis e senhor dos senhores, Jesus Cristo, Aquele que tem Ele só, Jesus Cristo, a imortalidade”
É o único que veio do homem e tem a imortalidade.
Queridos irmãos é o que lemos em CL 1 que é o primogênito e primeiro que veio da morte e ressuscitou e diz assim no v.15: “Jesus Cristo, O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”
E o que quer dizer com isso? Quer dizer como se lê no v.18: “que Jesus Cristo é a cabeça do corpo, do corpo espiritual e que é a igreja de Deus, Ele é o princípio e o primogênito dos mortos; é o primeiro que veio dos mortos e por isso é o primeiro que tem agora a imortalidade”
Queridos irmãos, , tal como Cristo recebeu a imortalidade na ressurreição nós quando ressuscitarmos, aqueles que somos de Cristo, receberemos imortalidade a ressurreição e isso é o que lemos em 1 CO 15:51-53: “eis aqui vos digo um mistério, na verdade, nem todos dormiremos, isto é, nem todos vamos morrer”
“mas todos seremos transformados num momento num abrir e fechar de olhos ante à última trombeta, das sete trombetas proféticas de AP e esta última que representa tocar à vinda de Cristo”
“porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e isto que é mortal se revista da imortalidade”
Irmãos, a vinda de Cristo os fieis vão receber imortalidade tal como Cristo a sua ressurreição recebeu imortalidade.
Vejam também em 1 CO 15:22: “porque assim como todos morrem em Adão assim todos serão vivificados em Cristo, mas cada um por sua ordem”
Cristo, primeiro, depois os de Cristo à sua vinda, vai haver uma ordem Cristo ressuscitou primeiro para a imortalidade, nós à sua segunda vinda então ressuscitaremos ou então se ainda estivermos vivos seremos transformados para seres imortais”
Irmãos, o ponto aqui é que não temos imortalidade e quando morremos, morremos e estamos a dormir e você e eu, nós, não temos nenhuma capacidade em você ou em mim para ressuscitarmos e muito menos para termos a vida eterna.
Compreendemos isso bem quando vemos pessoas idosas a morrer e que chegamos a um ponto que ninguém pode fazer nada por eles.
Irmãos, em HB 11:6 vemos outro princípio muito importante, continuamos no capítulo da fé, e diz: “sem fé é impossível agradar a Deus”
Você não acredita em Deus? se você basicamente diz que Deus é mentiroso e não acredita como você pode agradar a Deus?
“porque é necessário que nós aqueles que nos aproximamos de Deus creiamos que Ele existe e que é o galardoador e recompensador dos que o buscam”
De uma maneira positiva dando um galardão aqueles que O buscam e os que não O buscam vão ter uma recompensa; o castigo que é a morte eterna.
Deus é o juiz através de JC, Ele é quem determina a sua recompensa ou seu castigo.
Em EC 9:5 lemos: “porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma porque estão a dormir, estão mortos”
Não tem uma alma imortal, estão mortos!
Nem tão pouco terão recompensa, pois estão a dormir à espera da ressurreição, mas como mortos não tem recompensa.
Vejam também em EC 9:10: “tudo quanto te vier a mão fazer, faze-o, conforme as tuas forças porque na sepultura para onde tu vais não há obra nem projeto nem conhecimento nem sabedoria alguma”
Irmão, enquanto estamos nesta vida precisamos de fazer a nossa parte, tudo quanto vier a tua mão, faz!
Irmãos, porque quando estamos mortos na sepultura não há nada, estamos a espera da ressurreição e depende do que fizemos.
Vejam também em DN 12:2 diz: “irmãos, é muitos dos que dormem no pó da terra, ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para a vergonha e o desprezo eterno”
Deus quer que todos se arrependam, mas não existe nenhuma alma imortal e consciente no seu corpo depois de morrer.
Queridos irmãos, a nossa ressurreição é a nossa esperança, 1 CO 15:14: “se Cristo não ressuscitou logo é vã a nossa pregação e também a nossa fé, é tudo em vão”
E como lemos em JO 5:28-29 ler de novo: “não vos maravilheis disto porque vem a hora em que todos que estão no sepulcro ouvirão a sua voz e os que fizeram bem sairão para a ressurreição da vida, vida eterna, e os que fizeram mal para a ressurreição de condenação”
Irmãos, a ressurreição de condenação é uma má tradução porque é uma ressureição para o juízo e por isso há uma ordem para que as pessoas sejam ressuscitadas em 1 CO 15:23 vemos: “mas cada um por sua ordem, Cristo, as primícias, primeiro, depois os que são de Cristo à sua vinda e depois virá o fim em que os outros ressuscitarão, vai haver o reino de Deus ser entregue e isso tudo mais”
E quando Deus ressuscitar as pessoas vai dar um corpo apropriado a essa pessoa nessa ressurreição que pode ser uma ressurreição física ou pode ser uma espiritual.
Sim, irmãos, vemos que houveram ressurreições físicas de que Jesus Cristo tem o poder de fazer ressurreições físicas e lemos por ex. em JO 11 a ressurreição de Lázaro no v. 43-44: “e tendo feito isto clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora e o que fora defunto, saiu! Tendo as mãos e os pés ligados com faixas, o rosto envolto no lenço e disse-lhe Jesus: desligai-o e o deixai sair, porque era uma pessoa física”
Tal como MT 27 quando vemos aquelas pessoas que ressuscitaram a morte de Cristo vs. 52-53 também foi uma ressurreição física: “e abriram-se os sepulcros e muitos corpos dos santos que dormiam foram ressuscitados, e saíram dos sepulcros depois da ressurreição Dele e entraram na cidade santa e apareceram a muitos”
Deus demonstrou através destes exemplos e outros como no AT também que tem o poder de ressuscitar para uma vida física, mas também tem o poder de ressuscitar para uma vida espiritual.
Queridos irmãos, o plano de salvação exige uma ressurreição se não a humanidade estaria morta e para sempre porque não temos uma alma imortal.
O apóstolo JO em AP 20 descreve basicamente três ressurreições e vemos primeiro no v.6 diz: “bem aventurado o santo e que tem parte na primeira ressurreição e que reinarão com Cristo por mil anos”
Vemos aí uma primeira ressurreição para a vida eterna.
Nos vs. 11-12 vemos uma ressurreição para a vida física onde vamos abordar com maior detalhe daqui a pouco e nos vs. 13-15 vemos uma terceira ressurreição à morte no lago de fogo e também vamos abordar mais daqui a pouco.
Porque esses que são incorrigíveis dos séculos passados que rejeitaram a oferta de Deus para a salvação terão que ser ressuscitados para serem julgados e verem o que fizeram e morrerem no lago de fogo no geena e então serão lançados nesse lago e então terão a sua segunda morte e morrerão para sempre.
E por isso, irmãos, vai haver várias ressurreições, e o fato é que os mortos antes de ressuscitarem, Deus vai decidir e julgar como quais estarão na primeira e quais vão estar na segunda e quais que são, digamos assim, incorrigíveis que serão nesta terceira ressurreição.
Por isso vemos que haverá um julgamento antes da primeira ressurreição, na realidade, irmãos, em 1 PE 4 vemos que o juízo já começou para nós na igreja de Deus e diz: “porque já é tempo e que comece pela casa de Deus e se primeiro começa por nós qual será o fim que vão desobedecer?”
Irmãos, o julgamento começou para você e para mim e por isso vemos que esses mortos antes de ressuscitarem serão julgados para estarem na primeira ou segunda ou terceira ressurreição.
Há uma certa decisão antes de ressuscitarem e quando será decidido que serão ressuscitados.
Em AP 11:15 se vê então à vinda de Cristo quando virá e estabelecer o governo de Deus na terra e será quando o sétimo anjo e a sétima trombeta das sete proféticas irá tocar.
Então diz que houve no céu grandes vozes que diziam os reinos do mundo, os governos deste mundo, vieram a ser de Deus, sobre o governo de Deus.
E Cristo vai reinar na terra através de Cristo na terra e no universo e daí para adiante.
E mais adiante no v.18 quando JC volta para reinar na terra as nações vão estar iradas e tentarão lutar contra Cristo que é fútil, é claro.
E diz assim: o tempo dos mortos para serem julgados, e aqueles que foram julgados como mortos vão estar na primeira ressurreição e os outros vão para ressuscitar mais tarde.
Queridos irmãos, por isso vemos que vai haver uma primeira ressurreição e outras ressurreições que seguem e isso é parte do plano de salvação de Deus.
Então vamos agora analisar estas três ressurreições em um maior detalhe e a primeira ressurreição como vemos em AP 20 começando no v.4 diz: “e vi tronos e assentaram-se sobre eles e lhes foi dado o poder de julgar, isto é, aqueles que ressuscitaram na primeira ressurreição, e diz assim: viveram e reinaram com Cristo durante mil anos, mas os outros mortos não reviveram até os mil anos se acabarem”
“bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição”
E em JO 5:29 diz que essa é a ressurreição da vida e em HB 11:35 diz que é uma melhor ressurreição porque é uma ressurreição para a imortalidade à vinda de Cristo e para reinarem com Cristo”
Em MT 16:27 lemos: porque o filho do homem virá na glória de seu Pai e com seus anjos e então retribuirá a cada um segundo as suas obras”
Queridos irmãos, notem um ponto importante aqui: que a salvação é um dom gratuito de Deus e não se baseia em obras, mas as obras, isto é, o seu crescimento espiritual no caminho de Deus vai afetar o grau de responsabilidade que você vai ter de Deus.
As suas obras vão ser parte de uma recompensa adicional de acordo com suas obras para você ter menor ou maior responsabilidade no reino de Deus.
Quais são as suas obras?? No crescimento espiritual?? No caminho de Deus?? precisamos de pensar nisso, irmãos, sim, a salvação é um dom gratuito e não depende de obras, mas as obras vão dar e afetar a você o grau de responsabilidade como ex. o grau de dez, ou cinco ou uma cidade ou duas o que seja.
Essa é a primeira ressurreição à vinda de Cristo, aqueles que estão a ser julgados agora, aqueles que são de Cristo e estão a se arrepender e viver o caminho de Cristo agora.
Mas os outros que não estão a ser chamados agora, esses serão ressuscitados após o milênio como lemos em AP 20:5 diz assim: “mas os outros mortos não reviverão até que os mil anos acabaram, depois do milênio”
Esse é o período do juízo branco que lemos nos vs. 11-12, essa é uma ressurreição geral e diz assim no v.11: e vi esse trono branco e depois no v.12: e vi os mortos pequenos e grandes que estavam diante de Deus”
Quer dizer que estavam ressuscitados e para os mortos estarem diante de Deus tinham que estar ressuscitados e então aqui se vê uma ressurreição.
Sim, são ressuscitados e avaliados nessa ressurreição, mas vão aprender a verdade e aprender o que não sabiam a eles serão dados a chance que nunca tiveram e então saber realmente a verdade sem enganos de satanás.
E ao longo desse tempo miúdo que vão viver por um certo tempo que de acordo com IS 65:20 pensamos que será cerca de cem anos vão ter que se arrepender, vão ter que aprender a verdade, vão ter que responder a esse entendimento, vão ter que se comprometer e batizar, vão ter que receberem a imposição das mão para terem o Espírito Santo de Deus e vão ter que vencer as fraquezas da carne.
Sim, depois de ressuscitados ainda vão ser carne e por isso não são condenados imediatamente e por que? Porque conformem se arrependem vão ter a oportunidade da vida eterna e por isso é que diz aqui: abriu-se outro livro, sim, abriram-se os livros que um é a Bíblia, então vão ser julgados de acordo com as obras deles e de acordo com o que a Bíblia diz, mas conforme se arrependem e de fato mudam para viverem o caminho abriu-se outro livro que é o livro da vida e vão ter a oportunidade de ter a vida eterna ao fim desse período.
E por isso não são condenados, não é uma ressurreição para a condenação, é uma ressurreição para o juízo é por isso que em JO 5:29 é como lemos na ARA ou como lemos na NVT que diz: ressuscitarão para serem julgados.
Sim, é um julgamento, mas um período de avaliação e saberão a verdade e agora vão ter que responder a essa verdade e a essa misericórdia de Deus.
Em EZ 37 vemos esses ressuscitados onde fala do vale dos ossos ressequidos, isto é, estão mortos a muitos anos e então vão ressuscitar e vamos começar em EZ 37:1 diz: “e veio sobre mim a mão do Senhor e Ele fez sair no Espírito do Senhor e me pôs num meio de um vale que estava cheio de ossos”
Teve uma visão e estava nesta visão perante estes ossos ressequidos.
“e o fez passar em volta deles eis que eram muito numerosos sobre a face do vale e que estavam ressequíssimos”
Que estavam ali a muitas centenas ou milhares de anos.
“e me disse: filho do homem, então estes ossos viverão? E então ele disse: ó Senhor, Tu o sabes, eu não sei e então Deus me disse: profetiza a esses ossos e diz-lhes: ossos secos ouvi a palavra de Deus; e assim diz o Senhor, o eterno Deus a estes ossos: eis que farei entrar em vós o Espírito e vivereis”
Farei entrar em vós o fôlego da vida, o espírito do homem no homem e vão viver.
“e porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós e sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito e vivereis e sabereis que Eu Sou o Senhor”
E no v.7: “então eu profetizei como me deu ordem e então houve um ruído enquanto profetizava e eis que se fez um rebuliço e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso, e eis que vieram nervos sobre eles e cresceu a carne e estendeu-se a pele sobre eles por cima, mas não havia neles o espírito, o fôlego da vida e que em outras palavras eram cadáveres”
“e Ele me disse: profetiza ao Espírito, ao fôlego da vida, ó filho do homem diz ao fôlego da vida assim diz o Senhor: vem de onde vens dos quatro ventos e assopra sobre estes mortos para que vivam”
O espírito do homem no homem que quando uma pessoa morre Deus guarda e que é uma gravação do que essa pessoa é, na personalidade dessa pessoa, das experiências dessa pessoa, no caráter dessa pessoa, essa gravação agora tem um corpo novo e Deus põem o espírito dentro desse corpo e começa então a viver fisicamente.
“e assopra sobre esses mortos para que vivam, isto é, para que tenham uma vida física e no v.10: profetizei como Ele me deu ordem e então o espírito do homem do homem entrou neles e viveram e se puseram em pé, ressuscitados, vivos, fisicamente, um exército grande”
v.11: “então me disse filho do homem estes ossos são todos da casa de Israel”
sim, esta profecia, este AT basicamente foi escrito para os israelitas, mas lembrem-se que isto era aplicável a todos, para o judeu primeiro e depois para o gentio.
“e eis que dizem: que os nossos ossos secaram e apareceu a nossa esperança e nós mesmos estamos cortados, não tinham esperança, portanto profetizem e diz assim o Senhor Deus: eis que abrirei os vossos sepulcros e os farei subir das vossas sepulturas e mostrarei a terra de Israel”
Essa pessoas mortas e pecadoras agora são ressuscitadas fisicamente e são postas de volta na terra deles.
“e então sabereis que Eu Sou O Senhor e como? Porque vão aprender a verdade e vão ver que Deus de fato existe quando eu abrir vossos sepulcros e Eu vos fizer subir das vossas sepulturas ó povo meu”
E para aprender isso vão ter que se arrepender, vão conhecer a verdade, vão ter que responder a esse conhecimento, vão ter que ser batizados e então quando são batizados pela imposição das mãos recebem o Espírito Santo de Deus.
E por isso diz no v.14: “e porei em vós o Espírito e vivereis”
Ora, mas já estão a viver fisicamente, sim, mas viverão eternamente como seres espirituais quando forem transformados ao fim desse período.
Irmãos, aqui se vê em EZ 37 esta profecia da segunda ressurreição e em MT 11:20-24 se vê que isto é aplicável igualmente aos gentios porque aqui Jesus Cristo está a dizer e começando melhor no v.21: “ai de ti, Corazim, e para ti Betsaida porque se em Tiro e Sidon tivessem sido feitos prodígios a que vós fizeram a muito se teriam arrependido com saco e cinza e vos digo que haverá menos rigor a Tiro e Sidon no juízo do que para vocês”
Quando ressuscitarem na segunda ressurreição, naquele momento é que terão um juízo mais fácil do que para vocês que estarão debaixo de uma pressão mais alta.
“e tu Cafarnaum que fostes erguida até ao céu, isto significa ser muito soberba, serás abatida até ao inferno porque se em Sodoma se tivessem feitos prodígios como a ti sopraram teria ela permanecido até hoje”
“eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma no dia do juízo do que para ti”
Irmãos, em MT 12:40-42 diz: “os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração e a condenarão por que se arrependeram com a pregação de Jonas e acho que está aqui quem é maior que Jonas e a rainha do sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará”
Irmãos, vão ressuscitar juntos e então em RM 11:1 diz: “digo, pois, porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum”
E lemos mais adiante no v.25 diz: “porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo para que não sejam sábios de si mesmos porque o endurecimento que veio em parte sobre Israel até que a plenitude dos gentios tenham entrado e assim todo o Israel será salvo”
Ora, se todo o Israel será salvo também todos os gentios serão salvos para o judeu primeiro, mas também para o gentio e Deus quer que todos se arrependam.
Vejam em 2 PE 3:9 diz: “mas amados não ignoreis uma coisa que um dia para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia e o Senhor não retarda a sua promessa”
Sim, vai demorar tempo, mas Deus não retarda a sua promessa ainda que alguns a tenham por tardia, mas tende grande ânimo, tem muita paciência e Deus tem mais paciência que você, é longânime para conosco e não querendo que alguns se percam.
Sim, infelizmente alguns vão ter que se perder e vão rejeitar a verdade, mas Deus quer que todos venham a se arrepender e em 1 TM 2: 3-4: “isto é bom e agradável diante de Deus porque quer que todos os homens sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade”
Irmãos, no entanto, vendo isto esta segunda ressurreição vai dar esta oportunidade a estas pessoas, mas nem todos, infelizmente, mesmo com conhecimento suficiente e com toda a justa oportunidade nem todos vão se arrepender e haverá, ainda, alguns que vão recusar essa grande oferta de Deus.
Então, vemos a terceira ressurreição que será para a vida física para aqueles que propositadamente rejeitaram a oferta de Deus para a vida eterna em épocas passadas embora plenamente conscientes da verdade e do juízo final de Deus.
Esses serão trazidos de volta à vida, física, para serem justamente punidos, castigados, com a morte no lago de fogo, no geena juntamente com aqueles que não se arrependeram ao fim do período da segunda ressurreição.
Em AP 20:13 lemos: “deu o mar os mortos que nele havia e a morte e o inferno deram os mortos que nele haviam e foram julgados cada um pelas suas obras e a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo”
Estes que ressuscitaram que são chamados como a morte e o inferno, isto é, aqueles espiritualmente mortos e o inferno que é o Hades basicamente já estão na sepultura, no desastre e esses vão ser lançados no lago de fogo.
Todos os que não estão no livro da vista, estes, os mortos e o inferno, e os que ressuscitaram e rejeitaram a verdade todos serão lançados no lago de fogo.
E por isso irmãos vemos que vai haver uma ressurreição para a morte eterna e em HB 10 descreve de uma maneira mais específica nos vs. 26-27 lemos: “porque se pecarmos voluntariamente, sabendo bem, desejando e querendo mesmo depois de recebermos o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifícios pelos pecados, mas uma certa expectação de horrível juízo e ardor de fogo, isto é, a segunda morte, e que há de devorar os adversários”
Em 2 PE 3:10 lemos: “mas o dia do Senhor virá como um ladrão de noite no qual os céus passarão com grande estrondo, os elementos ardendo se desfarão e a terra e as obras que nela há se queimarão”
Estas pessoas vão se desfazer e tudo será destruído, irmãos, não é um tormento contínuo a arder, eternamente no fogo do inferno, isso é uma grande mentira, mas tudo se queimará.
Em ML 4:1 descreve: “eis que aquele dia vem ardendo como forno, todos os soberbos e todos que cometem impiedade serão como palha e o dia que está para vir os abrasará diz o Senhor dos exércitos e de sorte que não deixará nem raiz nem ramo.
E em ML 4:3 diz: “e pisareis os ímpios que se farão cinzas debaixo das plantas dos vossos pés naquele dia que farei diz o Senhor dos exércitos”
Em MT 10:28 lemos: “e não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma”
Irmãos, a palavra grega para alma é sukê que significa espírito, os que não podem matar o fôlego da vida porque Deus guarda esse espírito do homem no homem, essa gravação a primeira morte para que na ressurreição Ele ponha esse espírito nessa pessoa para depois ela vir essa mesma pessoa que era antes da sua morte.
Por isso diz: “temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno, isto é, no geena, no lago de fogo a alma, sukê, o espírito do homem no homem, e o corpo”
Porque Deus pode destruir o espírito do homem no homem se é guardado após a primeira morte, mas depois na segunda ressurreição ou terceira, esse espírito é posto de volta no corpo físico.
E Deus pode destruir esse espírito do homem no homem no lago de fogo também lemos em MT 25:44 diz: “irão estes para o tormento, que é outra palavra de tradução incorreta porque o grego é colassis que significa correção, punição e penalidade.
E irão estes para a penalidade e o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.
Irmãos, este é um juízo, um castigo eterno, a segunda morte, não é um sofrimento a sofrer, sofrer, não é queimar no fogo eternamente, isso não seria um deus misericordioso e não é um tormento que continua para sempre porque não continua, mas é que o efeito dessa punição e desse castigo é permanente.
Aqueles que morrem a segunda morte permanecerão para sempre mortos não terão mais nenhuma ressurreição, o espírito no homem deles será exterminado.
Por isso, irmãos, abordamos e vimos essas três ressurreições que é parte do plano de salvação e parte do juízo eterno.
Essas três ressurreições demonstram claramente o juízo eterno de Deus, a longanimidade e paciência de Deus e a justiça Dele que quer de todos se arrependam e que venham a ter a vida eterna.
E através desse plano vemos que Deus é muito justo e todos receberão uma justa recompensa: os justos a vida eterna, os ímpios e pecadores depois de terem a oportunidade de realmente poderem se arrepender receberão o castigo eterno que é a morte eterna.
HB 9:27 diz: “aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo”
Queridos irmãos, este juízo requer a exigência da ressurreição para todos que tenham vivido, vão haver várias ressurreições e se vê aí a beleza do plano de Deus.
A nossa fé não é em vão, irmãos e graças a Deus que é justo e ao final haverá completa e perfeita justiça.
Glória seja dada a Deus, Aleluia! E Amém!
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).