A Profecia Bíblica é Importante?

Você está aqui

A Profecia Bíblica é Importante?

A profecia é uma linha que percorre toda a Bíblia do começo ao fim. Deus diz que a profecia é uma das maiores provas de Sua existência. Observe Seu desafio, em Isaias 44:6-8, para aqueles que duvidam de Sua existência:

"Quem então é como Eu? Que ele o anuncie, que ele declare e exponha diante de Mim o que aconteceu... e o que ainda está para vir; que todos eles predigam as coisas futuras e o que irá acontecer... Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são Minhas testemunhas. Há outro Deus além de Mim?" (NVI).

Nada pode ser comparado a Deus, que declara o que acontecerá muito antes de acontecer! A história e as Escrituras testemunham que Deus previu eventos vários séculos antes de acontecer, e então aconteceram, assim como Ele disse.

Entre todos os supostos livros sagrados das religiões do mundo, somente a Bíblia registra muitas profecias específicas e sua realização — e muitas outras profecias que ainda estão por cumprir. O Deus da Bíblia não apenas revela o futuro, mas também tem o poder para fazer acontecer o que Ele previu!

"Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu Sou Deus, e não há nenhum outro; Eu sou Deus, e não há nenhum como Eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá... Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que Me agrada" (Isaías 46:9-10, NVI).

Vivemos em um tempo de mudanças dramáticas e repentinas. Nosso mundo está sendo transformado diante de nossos olhos. A ordem mundial na qual a maioria de nós cresceu está desvanecendo; mas pelo que está sendo substituída? Ninguém parece saber. As notícias e analistas de notícias de hoje parecem não ter pistas. Onde podemos procurar respostas?

Na revista A Boa Nova, sabemos onde procurar e obter as respostas sobre para onde o mundo está indo e por quê. Olhamos para a Palavra de Deus, a Bíblia — estudando, aplicando e vivendo por ela. A Bíblia diz que “o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria” e que “bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos” (Salmos 111:10, ACF).

Pelo fato de ensinarmos e nos esforçarmos para viver pelos mandamentos de Deus, nós recebemos uma compreensão da atual sociedade e sua cultura; compreensão que, infelizmente, falta na maioria dos meios de comunicação. Temos o "bom entendimento" que Deus promete aos que O temem e obedecem.

Por isso, entendemos um princípio bastante esquecido no mundo de hoje — o princípio da causa e efeito ou, como diz a Bíblia, colhe-se o que se semeia (Gálatas 6:7).

Isso se aplica a indivíduos e nações. E dois longos capítulos na Bíblia — Levíticos 26 e Deuteronômio 28 — deixam isso bem claro. Eles são comumente chamados de os capítulos das "bênçãos e maldições" porque descrevem o que acontece quando uma nação obedece e honra a Deus (recebendo bênçãos) e o que acontece quando uma nação rejeita e desobedece a Deus (atraindo maldições).

E isso nos leva a uma razão fundamental pela qual a profecia deveria ser importante para você. Grande parte das profecias bíblicas é objetiva e assustadora — particularmente as que descrevem os tempos que virão pela frente. Mas Deus quer o melhor para você. Ele não quer que ninguém sofra. Um propósito fundamental da profecia é que Deus quer que nos arrependamos para não sermos pegos de surpresa quando esses terríveis eventos acontecerem!

Através do grande profeta bíblico Ezequiel, Ele nos diz uma das principais razões para a profecia bíblica: "Vivo Eu, diz o SENHOR Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis?..." (Ezequiel 33:11).

O futuro nos reserva tempos perigosos e assustadores. Mas a mensagem da profecia bíblica é que se você ouvir a Deus, prestar atenção em Suas advertências e começar a viver, sinceramente, uma vida de submissão e obediência a Ele, então você pode ser poupado desses tempos e vai começar ter esperança na vida.

Você está disposto a dar esse passo?