A Segunda Ressurreição: A Oportunidade de Salvação Para a Humanidade!

Você está aqui

A Segunda Ressurreição: A Oportunidade de Salvação Para a Humanidade!

O assunto desta lição é uma verdade fundamental da Bíblia, mas o fato triste é que a maioria das pessoas não ouviu falar dela — o que afeta grandemente sua concepção da natureza e do caráter de Deus.

Qual é essa grande verdade? É o fato de que todos os que já viveram, desde a criação de Adão e Eva, um dia vão acabar entendendo a Bíblia e terão a oportunidade de se arrepender, de mudar e de aceitar o dom da vida eterna de Deus! Isso inclui as pessoas que morreram sem essa necessária compreensão.

Como o conhecimento dessa verdade pode transformar nossa visão de Deus e Seu plano para a humanidade? Um ministro conta esta história:

“Cresci frequentando uma igreja protestante, então, como um jovem adulto, eu presumia já ter ouvido todos os assuntos bíblicos importantes ou pelo menos os mais mencionados. Eu entendia sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo e o dom da graça de Deus. Eu conhecia os dez mandamentos e as bem-aventuranças. Eu tinha ouvido falar da segunda vinda de Cristo, da Grande Tribulação, do Dia do Senhor e da ressurreição.

“Mas, aos vinte e um anos, aprendi que algumas coisas que havia aprendido sobre a Bíblia não eram verdadeiras. E mais ainda, para minha surpresa, ouvi falar da "segunda ressurreição"! No começo, achei que não poderia ser verdade, pois eu teria ouvido falar sobre isso. Mas logo vi a prova clara nas Escrituras. E então entendi que não era apenas lógico um plano que incluía a segunda ressurreição, mas que qualquer plano concebível sem isso seria extremamente ilógico!.

“Quando penso em todos os membros da minha família e amigos que morreram sem realmente entender a Bíblia, meu maior conforto vem da compreensão da veracidade da segunda ressurreição!.

“Por décadas eu tenho trabalhado no ministério, ensinando regularmente a Bíblia. Mas o único tema bíblico que continua sendo muito emocionante para mim é o assunto da segunda ressurreição!”.

Deus é Todo-Poderoso e Todo-Amoroso

A Bíblia diz que “Deus é amor” (1 João 4:8, 16). Ele possui o “perfeito amor” (1 João 4:18). “Nisto conhecemos o amor: que Cristo [o Filho de Deus, que se tornou homem] deu a Sua vida por nós” (1 João 3:16, ARA).

Deus também é "Deus Todo-Poderoso" (Gênesis 17:1; Apocalipse 19:6,15). Para o Criador do universo “nada há que seja demasiado difícil" (Jeremias 32:17, ACF), pois para "Deus tudo é possível" (Mateus 19:26).

Essas escrituras são claras. Mas considere que há um aparente dilema. A maioria das pessoas morre sem nunca aprender sobre o verdadeiro Deus e o caminho para a vida eterna. Se Deus ama a todos e está tentando salvar a todos agora, parece faltar-lhe poder, pois certamente nem todos estão sendo alcançados pelo evangelho — Sua revelação para o homem, não é mesmo? Se Deus tem o poder de fazer qualquer coisa que quiser, por que Ele permite que algumas pessoas morram sem receber o entendimento que pode salvar suas vidas?

Depois de entender a segunda ressurreição, você verá como Deus é Todo-Amoroso e Todo-Poderoso — e que Ele tem um plano incrível para oferecer salvação a todos!

Será mesmo que Deus quer que todo aquele que já viveu aprenda, se arrependa e receba a vida eterna?

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (2 Pedro 3:9).

“Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:3-4).

Deus deseja fervorosamente que todas as pessoas venham ao conhecimento da verdade, se arrependam e sejam salvas! E o desejo dEle é realista — Ele tem um plano para alcançar isso. (Ver também João 3:16-17; Mateus 18:14; Ezequiel 18:30-32).

Qual passagem bíblica fala da primeira e da segunda ressurreição?

 “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”.

 “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição”.

"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele mil anos” (Apocalipse 20:4-6, grifo nosso).

“A primeira ressurreição” é mencionada, especificamente, nos versículos 5 e 6. Nas lições anteriores desta série “A Profecia Bíblica e Você”, aprendemos que a primeira ressurreição é a ressurreição dos santos (os verdadeiros seguidores de Cristo), que acontecerá na segunda vinda de Cristo. O fato de que “a segunda morte não tem poder” sobre eles significa que não há possibilidade de que eles morram novamente — eles se tornarão imortais. Eles viverão por mil anos e por toda a eternidade.

A palavra “segunda” não é usada nesses versículos, mas a palavra “primeira” implica que haverá pelo menos mais uma ressurreição — pelo menos uma segunda. Como menciona O Comentário Bíblico Expositivo: “Por que João chama isso de 'primeira' ressurreição? O termo grego prote implica claramente a primeira de uma série de duas ou mais” (Alan Johnson, 1981, notas sobre Apocalipse 20:6).

O versículo 5 menciona “os outros mortos”. Isso significa todos os outros que viveram e morreram desde Adão e Eva! Essa passagem nos diz que eles “viverão de novo” e nos diz quando — depois que “os mil anos se acabarem”.

Os “outros mortos” serão ressuscitados à vida física para que possam aprender a verdade de Deus e ter a oportunidade de viver por ela, como será explicado mais tarde.

A princípio, as duas frases do versículo 5 parecem estar fora de ordem. Mas observe que a “primeira ressurreição” é o tema principal dos versículos 4 a 6. A primeira sentença do versículo 5 é inserida como um esclarecimento entre parênteses sobre aqueles que não estão na primeira ressurreição. Evidentemente, se você colocar em parênteses essa primeira frase, como fazem algumas versões da Bíblia. Por exemplo, a Nova Versão Internacional diz: “(O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos)”. Isto [o que vem antes dos parênteses e o que segue a esta frase] é a primeira ressurreição.

Como a Bíblia descreve o tempo em que a maioria das pessoas que já viveu será julgada?

“E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre Ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles”.

 “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:11-12).

O propósito de ressuscitar “os outros mortos” (versículo 5) é para que eles possam passar pelo seu tempo de julgamento. Muitas pessoas estão cientes da existência de uma segunda ressurreição, algumas vezes chamada de ressurreição geral, mas a encaram, tipicamente, como uma condenação imediata e definitiva de todos os que não são cristãos.

Entretanto, na Bíblia, o julgamento não significa apenas uma sentença final, e nem sempre significa condenação. Isto pode incluir um período de avaliação — um tempo para demonstrar se, ao aprender a verdade de Deus, uma pessoa está disposta a agir de acordo com essa verdade, voltar-se para Deus e persistir em Seus caminhos. E isso leva certo tempo.

Observe o que Pedro disse: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus [a Igreja]?” (1 Pedro 4:17). Os membros da Igreja de Deus estão sendo avaliados — julgados — agora, nesta vida. E na segunda ressurreição, as pessoas que ainda não tiveram essa chance vão ter sua oportunidade — um tempo para receber o conhecimento espiritual e, em seguida, serem julgadas, durante um período de tempo, segundo a maneira como aplicam e obedecem a esse conhecimento.

Por causa do texto do versículo 11, o tempo de julgamento para aqueles que serão ressuscitados na segunda ressurreição, às vezes, é referido como o Julgamento do Grande Trono Branco.

Como Deus julgará aqueles que ressuscitem na segunda ressurreição?

Releia Apocalipse 20:11-12 — citada na resposta à pergunta anterior.

Deus julgará as pessoas na segunda ressurreição pelos mesmos termos que julgou as pessoas em qualquer outra época. Aqueles que serão ressuscitados na segunda ressurreição vão ser “julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros [os livros da Bíblia, que então serão abertos], segundo as suas obras” (versículo 12; ver também Daniel 7:10; Romanos 2:12-13). Se as pessoas dessa época futura crerem, se arrependerem, obedecerem e receberem o perdão e a graça de Deus, seus nomes serão escritos no “Livro da Vida” — o que significa que Deus lhes dará o dom da vida eterna (Romanos 6:23; Filipenses 4:3).

A segunda ressurreição seria uma segunda chance de ser salvo?

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-O dos mortos” (Atos 17:30-31).

“E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam e os que veem sejam cegos.

“Aqueles dos fariseus que estavam com ele, ouvindo isso, disseram-Lhe: Também nós somos cegos?

“Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos, por isso, o vosso pecado permanece” (João 9:39-41).

Então, mesmo em "tempos de ignorância", os pecados das pessoas ainda resulta em pena de morte. Mas, em certo sentido, Paulo disse que Deus ignora esses — Ele sabe que essas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a verdade e de se arrepender e mudar. Mas quando uma pessoa “sabe fazer o bem e o não faz”, Deus a considera totalmente responsável por seus pecados (Tiago 4:17).

Algumas profecias de cura da cegueira são duais — elas incluem não apenas a cura da cegueira física, mas também a cura da cegueira espiritual. Portanto, a oportunidade de salvação de uma pessoa chega quando Deus a chama e a escolhe, ocasião em que Ele abre sua mente para a compreensão espiritual. (Ver também Romanos 3:20; 7:7.)

Parece que a maioria das pessoas, incluindo as que fizeram parte das principais igrejas cristãs, não recebeu verdadeiramente o chamado de Deus e, portanto, não entende o suficiente para que seja totalmente responsabilizada. Assim, o segundo período de ressurreição será sua primeira oportunidade de salvação. Portanto, essa não é uma segunda chance.

(Outra maneira de ver a oportunidade de salvação é compreendendo que Deus nos dá muitas oportunidades, perdoando-nos todos os nossos pecados toda vez que nos arrependemos — embora tudo isso seja parte de uma única oportunidade. Evidentemente, não devemos negligenciar ou abusar da misericórdia de Deus. Uma pessoa que continua pecando tem cada vez mais dificuldade de se arrepender sincera e profundamente. E se chegar a ponto de não conseguir se arrepender mais, ela não terá outra oportunidade de salvação).

Onde está a prova bíblica de uma futura oportunidade para aqueles que morreram?

“Em verdade vos digo que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade” (Mateus 10:15).

“Então, começou Ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos Seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido com pano de saco grosseiro e com cinza. Por isso, Eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no Dia do Juízo, do que para vós.

“E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Porém Eu vos digo que haverá menos rigor para os de Sodoma, no Dia do Juízo, do que para ti” (Mateus 11:20-24).

“Os ninivitas ressurgirão no Juízo com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. A Rainha do Sul se levantará no Dia do Juízo com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é mais do que Salomão” (Mateus 12:41-42).

Jesus falou de um futuro "dia de julgamento" para a humanidade. Seu ponto principal era que as antigas cidade de Sodoma, Gomorra, Nínive e Tiro (cidades pagãs que Deus destruiu) não eram mais culpadas que as pessoas que ouviram e viram Seus milagres, e mesmo assim O rejeitaram. Então, haverá “mais tolerância” para as pessoas dessas cidades porque elas não teriam rejeitado as obras poderosas e a pregação do próprio Jesus Cristo.

Mas pondere algumas lições secundárias do que disse Jesus. Aqueles que morreram precisarão ser ressuscitados para que possam ser julgados no “dia do juízo”. O dia do juízo não é sinônimo de um tempo de condenação imediata para todos, visto que isso, absolutamente, não seria demonstrar “menos rigor” com essas pessoas.

Onde a Bíblia descreve a segunda ressurreição?

“Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos...Assim diz o SENHOR DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que Eu sou o SENHOR.

“Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

“E Ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o SENHOR DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como Ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo” (Ezequiel 37:1, 5-10, ACF).

Essa visão do vale de ossos secos mostra pessoas sendo ressuscitadas em corpos físicos e recebendo uma nova vida. O versículo 11 diz que “estes ossos são toda a casa de Israel”, mas como vimos em Mateus, a segunda ressurreição incluirá todas as nações.  A passagem de Ezequiel 37 tem duplo significado. Em parte, descreve a restauração da nação de Israel pelas mãos de Deus e a reunificação do reino dividido em uma única nação (versículos 16-22). Mas também mostra que um dia haverá uma ressurreição literal de pessoas — para viverem mais uma vez como seres humanos.

Nessa segunda ressurreição, as pessoas terão a oportunidade de se converter e receber o Espírito Santo de Deus?

“E porei em vós o Meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra, e sabereis que Eu, o SENHOR, disse isso e o fiz, diz o SENHOR” (Ezequiel 37:14).

O Espírito Santo é dado somente àqueles que se arrependem, são batizados e obedecem a Deus (Atos 2:38; 5:32).

Novamente, Deus é Todo-Amoroso e Todo-Poderoso

Depois de completar esta lição, esperamos que você possa ver claramente como Deus é Todo-Amoroso e Todo-Poderoso. Deus ama todas as pessoas e deseja que todos escolham viver para que Ele possa dar-lhes a vida eterna. E Ele tem poder ilimitado para garantir que todas as pessoas que já viveram aprendam a verdade e tenham a oportunidade de receber a vida eterna. A morte não pode derrotar a Deus. Deus pode ressuscitar os mortos. Todos os que não tiveram oportunidade de salvação receberão essa oportunidade ao ressuscitarem à vida física na segunda ressurreição.

Os cristãos que celebram as festas de Deus, que são ordenadas na Bíblia, obtêm uma compreensão mais profunda e completa de Seu grande plano de salvação. Aqueles que observam a festa do Oitavo Dia, logo após a Festa dos Tabernáculos, ficam entusiasmados em participar do maravilhoso significado da segunda ressurreição a cada ano (Levítico 23:36). Provavelmente, nada deve agradar mais a Deus do que a expectativa de aumentar Sua família!

Pratique Agora

Pense em algum ente querido ou amigo que morreu sem ter o pleno conhecimento da verdade de Deus. O que você mais gostaria de lhe dizer? Se você tivesse a oportunidade de ensiná-lo, na ocasião da segunda ressurreição, quais seriam as primeiras escrituras e verdades bíblicas que você explicaria? Anote três delas.

Para saber mais, leia o tópico “O Último Grande Dia: A Vida Eterna Oferecida a Todos” em nosso guia de estudo bíblico gratuito As Festas Santas de Deus: O Plano de Deus Para a Humanidade.