Batismo: O Começo de Uma Nova Vida

Você está aqui

Batismo: O Começo de Uma Nova Vida

Os melhores e maiores presentes que alguém pode receber vêm “do alto” — de nosso Deus Criador (Tiago 1:17). E Deus nos oferece dois presentes que, sem dúvida, são os mais importantes que qualquer ser humano pode receber nesta vida. O primeiro presente é o perdão dos pecados. O segundo é a presença interior do Espírito Santo de Deus.

Por sua vez, esses dois presentes tornam possível o maior de todos os dons, que é a vida eterna e glorificada no eterno Reino de Deus (Romanos 6:23; 1 Coríntios 15:50-58).

Muitas pessoas estão iludidas pensando que já receberam o perdão de Deus quando na verdade isso não aconteceu, e também achando que já têm o Espírito Santo de Deus, mas não o têm. Este artigo o ajudará a entender tudo isso.

Primeiramente, Deus é quem chama a pessoa e inicia um relacionamento com Ele. Jesus disse: “Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, o não trouxer [ou chamar]” (João 6:44). Deus chama uma pessoa fazendo com que ela ouça o verdadeiro evangelho e, ao mesmo tempo, abrindo sua mente para o entendimento espiritual (2 Tessalonicenses 2:13-14; 1 Coríntios 2:10-14).

Certamente, não há nada que possamos fazer para ganhar a vida eterna, mas Deus impõe condições que devemos cumprir para recebê-la. Uma dessas condições é o verdadeiro e sincero arrependimento por ter desobedecido às leis de Deus. Outra condição é a em Deus — confiar nEle e crer em Sua Palavra, a Bíblia. E Jesus Cristo enfatizou essas duas condições durante Seu ministério (Marcos 1:15).

O que faremos?

Mas para recebermos o perdão e o dom do Espírito Santo é necessário mais do que apenas arrependimento e fé. O segundo capítulo do livro de Atos contém um resumo do sermão inspirado do apóstolo Pedro no dia em que os discípulos de Jesus receberam o Espírito Santo. Pedro explicou que a morte sacrificial de Jesus Cristo foi necessária para pagar a pena por nossos pecados. Nossa pecaminosidade é responsável pelo sofrimento dEle. Em suma, nós O crucificamos (Atos 2:36).

Observe a reação daquelas pessoas: “Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?” (Versículo 37, grifo nosso). Eles sabiam que Deus exigiria que fizessem certas coisas se quisessem receber a vida eterna.

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (versículo 38). Pedro deixou claro que precisamos receber duas coisas para nos reconciliarmos com Deus: O perdão e o Espírito Santo.

Pedro disse que primeiro devemos nos arrepender. Entretanto, o livro de Atos não mostra Pedro mencionando essa outra condição nesse momento, ou seja, a fé. Por que não? Talvez porque a própria pergunta — "O que faremos?" — tenha mostrado a Pedro que aquelas pessoas acreditavam em sua mensagem e nas Escrituras. Elas queriam saber o que precisavam fazer a seguir para viverem de acordo com essa fé!

Portanto, uma vez que uma pessoa, que tenha maturidade suficiente para tomar decisões importantes ao longo da vida, recebe um entendimento espiritual básico e crê no "evangelho" — as boas novas do vindouro Reino de Deus e do plano de salvação divino — logo Deus deseja ver essa pessoa se arrepender e ser batizada, assim que possível. Então essa pessoa pode receber o perdão dos pecados e o Espírito Santo.

O que é batismo?

A palavra grega traduzida como “batizar” é baptizo, um termo grego comum que denota imergir, submergir ou pôr dentro. Portanto, a maioria das Bíblias em português apenas aportuguesa a palavra com uma grafia ligeiramente diferente, em vez de traduzi-la. O importante é que, na Bíblia, a palavra “batizar” sempre significa imergir.

Alguns escritores daquela época escreveram sobre batalhas navais em que as embarcações eram “batizadas” — afundadas — no mar. Portanto, é um absurdo dizer que se pode batizar (imergir ou submergir) apenas aspergindo ou borrifando. A própria Bíblia prova que o batismo significava imersão. João Batista precisava de “muitas águas” para batizar (João 3:23). Jesus, quando foi batizado por João, “saiu logo da água” (Mateus 3:16). Quando Filipe batizou um eunuco etíope, eles “desceram ambos à água” (Atos 8:38). Depois, eles “saíram da água” (versículo 39).

Por que isso é importante? Pelo que o batismo representa. O ato de ser mergulhado e colocado embaixo d’água representa um sepultamento, e levantar-se da água representa uma ressurreição.

Na verdade, o batismo retrata três mortes, sepultamentos e ressurreições. Primeiro, o batismo simboliza nossa fé no fato de “que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3-4).

Segundo, esse ato simboliza o imprescindível reconhecimento de que nosso antigo modo de vida pecaminoso precisa ser “morto” e enterrado para sempre (Colossenses 3:5; 2:12). E nossa ascensão da água simboliza nosso novo começo para que “andemos nós também em novidade de vida” como uma ressurreição figurativa (Romanos 6:3-6). É obvio que não passamos por uma transformação instantânea de nosso caráter espiritual quando saímos da água. O batismo é um sinal de nossa dedicação a esse objetivo ao longo da vida.

Terceiro, o batismo simboliza nossa fé na esperança de uma ressurreição literal no futuro — "há de haver ressurreição de mortos, tanto dos justos como dos injustos" (Atos 24:15).

O batismo representa muito mais do que uma cerimônia

O simbolismo é importante, mas o batismo é muito mais do que simbolismo. Se você perguntar a cem pessoas que desejam ser batizadas se já pediram perdão a Deus, provavelmente noventa e nove delas diriam que sim. E se depois perguntar a essas noventa e nove pessoas se creem que Deus respondeu a suas orações e as perdoou, talvez noventa e oito delas diriam que sim. Mas, o que aconteceria se em seguida você lhes fizesse a seguinte pergunta: "Então, para que ser batizado se Deus já o perdoou, visto que Atos 2:38 diz que o propósito do batismo é o perdão dos pecados?"

A maioria das pessoas está confusa. E mesmo quando eles entendem que o batismo é um requisito bíblico, elas pensam nisso como um mero ritual de ação de graças pelo perdão de Deus. Mas, Atos 2:38 afirma que o batismo é uma condição necessária para o perdão. Antes desse perdão, Deus requer essa profissão pública de compromisso e fé em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor (que significa o Mestre que governará nossas vidas, Lucas 6:46).

Muitos interpretam erroneamente esta passagem de 1 João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” A maioria das pessoas não percebe que as epístolas do Novo Testamento foram escritas, principalmente, para membros da Igreja — áqueles que já tinham sido batizados. Assim, nas epístolas, os pronomes “nós” e “nos” se referem a membros batizados, enquanto que, geralmente, “eles” e “lhes” se referem a não membros.

Portanto, 1 João 1:9 nos diz que se uma pessoa que já recebeu o perdão através do batismo pecar, ela não precisa ser batizada novamente. Cada vez que essa pessoa peca, ela precisa apenas se arrepender desse pecado, confessando e pedindo perdão a Deus — e Deus a perdoará imediatamente. Esse é um dos maiores privilégios que uma pessoa tem depois de ser batizada!

E isso explica porque o batismo é tão importante! Deus considera que cada pessoa é culpada de todos os pecados que já cometeu até que eles sejam apagados no batismo (Atos 3:19; 22:16). No momento em que a pessoa arrependida é imersa na água, todos os seus pecados passados são perdoados! Sem dúvida, é uma imensa alegria estar limpo diante de Deus!

O próximo passo: Receber o Espírito Santo de Deus

Depois que uma pessoa é batizada, ela está pronta para receber o Espírito Santo de Deus. A Bíblia mostra que o Espírito Santo é a essência espiritual e o poder que emana de Deus Pai e de Jesus Cristo. Muitos ficam surpresos ao descobrir que a Bíblia nunca menciona uma Trindade. Na verdade, um estudo cuidadoso das Escrituras demonstra que as formulações tradicionais dos homens são bastante diferentes do ensinamento bíblico. (Para um estudo profundo das Escrituras sobre o assunto, leia nosso guia de estudo bíblico gratuito Deus É Uma Trindade?)

O dom do Espírito Santo não é entregue durante o batismo ou imersão na água. As Escrituras mostram que Deus o entrega imediatamente após a imposição de mãos por um de Seus ministros, quando o ministro ora para que a pessoa batizada receba o dom do Espírito de Deus (Atos 8:14-17; 19:6; 2 Timóteo 1:6 )

Uma vez que você tenha o Espírito Santo, você tem “Cristo em vós” (Colossenses 1:27). Você foi “batizado em Cristo” (Gálatas 3:27). Você permanece em Cristo e Ele em você (1 João 3:24). Você está entre os “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4). Você tem um “novo coração” e está se tornando um “novo homem” (Ezequiel 18:31; Efésios 4:24).

“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo...o corpo de Cristo” (1 Coríntios 12:13, 27). Esse “corpo” é a “igreja de Deus” (Colossenses 1:18; 1 Coríntios 1:2). Não podemos “entrar” na Igreja de Deus, pois é Deus quem nos coloca dentro dela quando nos dá o dom de Seu Espírito. Assim nos tornamos membros da Igreja de Deus (1 Coríntios 12:27).

“Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle” — ou seja, essa pessoa não pertence a Cristo (Romanos 8:9). Ela não é um verdadeiro cristão ou “filho de Deus” (versículo 14). Portanto, para se tornar um verdadeiro cristão, você deve crer, arrepender-se, ser batizado, passar pelo rito de imposição de mãos através de um dos ministros de Deus e receber o dom do Espírito Santo.

Então, assim que uma pessoa madura tiver a compreensão espiritual e a fé necessária e se arrepender de seus pecados, ela não deve postergar o batismo. Se Deus está lhe oferecendo um presente, por que não aceitá-lo logo? Jesus alertou contra a rejeição da oferta de Deus: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16). Como Ananias disse a Saulo (cujo nome foi mudado para Paulo): “E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados” (Atos 22:16, NVI).

Enfim, o verdadeiro crescimento espiritual só começa depois que a pessoa recebe o Espírito Santo!