Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Batismo: O Começo de Uma Nova Vida

Você está aqui

Batismo: O Começo de Uma Nova Vida

Os melhores e maiores presentes que alguém pode receber vêm “do alto” — de nosso Deus Criador (Tiago 1:17 Tiago 1:17Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Almeida Atualizada×
). E Deus nos oferece dois presentes que, sem dúvida, são os mais importantes que qualquer ser humano pode receber nesta vida. O primeiro presente é o perdão dos pecados. O segundo é a presença interior do Espírito Santo de Deus.

Por sua vez, esses dois presentes tornam possível o maior de todos os dons, que é a vida eterna e glorificada no eterno Reino de Deus (Romanos 6:23 Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 15:50-58 1 Coríntios 15:50-58 [50] Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. [51] Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, [52] num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. [53] Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. [54] Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. [55] Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? [56] O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. [57] Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. [58] Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Muitas pessoas estão iludidas pensando que já receberam o perdão de Deus quando na verdade isso não aconteceu, e também achando que já têm o Espírito Santo de Deus, mas não o têm. Este artigo o ajudará a entender tudo isso.

Primeiramente, Deus é quem chama a pessoa e inicia um relacionamento com Ele. Jesus disse: “Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, o não trouxer [ou chamar]” (João 6:44 João 6:44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
). Deus chama uma pessoa fazendo com que ela ouça o verdadeiro evangelho e, ao mesmo tempo, abrindo sua mente para o entendimento espiritual (2 Tessalonicenses 2:13-14 2 Tessalonicenses 2:13-14 [13] Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade, [14] e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 2:10-14 1 Coríntios 2:10-14 [10] Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. [11] Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. [12] Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; [13] as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. [14] Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Almeida Atualizada×
).

Certamente, não há nada que possamos fazer para ganhar a vida eterna, mas Deus impõe condições que devemos cumprir para recebê-la. Uma dessas condições é o verdadeiro e sincero arrependimento por ter desobedecido às leis de Deus. Outra condição é a em Deus — confiar nEle e crer em Sua Palavra, a Bíblia. E Jesus Cristo enfatizou essas duas condições durante Seu ministério (Marcos 1:15 Marcos 1:15e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
).

O que faremos?

Mas para recebermos o perdão e o dom do Espírito Santo é necessário mais do que apenas arrependimento e fé. O segundo capítulo do livro de Atos contém um resumo do sermão inspirado do apóstolo Pedro no dia em que os discípulos de Jesus receberam o Espírito Santo. Pedro explicou que a morte sacrificial de Jesus Cristo foi necessária para pagar a pena por nossos pecados. Nossa pecaminosidade é responsável pelo sofrimento dEle. Em suma, nós O crucificamos (Atos 2:36 Atos 2:36Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
Almeida Atualizada×
).

Observe a reação daquelas pessoas: “Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?” (Versículo 37, grifo nosso). Eles sabiam que Deus exigiria que fizessem certas coisas se quisessem receber a vida eterna.

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (versículo 38). Pedro deixou claro que precisamos receber duas coisas para nos reconciliarmos com Deus: O perdão e o Espírito Santo.

Pedro disse que primeiro devemos nos arrepender. Entretanto, o livro de Atos não mostra Pedro mencionando essa outra condição nesse momento, ou seja, a fé. Por que não? Talvez porque a própria pergunta — "O que faremos?" — tenha mostrado a Pedro que aquelas pessoas acreditavam em sua mensagem e nas Escrituras. Elas queriam saber o que precisavam fazer a seguir para viverem de acordo com essa fé!

Portanto, uma vez que uma pessoa, que tenha maturidade suficiente para tomar decisões importantes ao longo da vida, recebe um entendimento espiritual básico e crê no "evangelho" — as boas novas do vindouro Reino de Deus e do plano de salvação divino — logo Deus deseja ver essa pessoa se arrepender e ser batizada, assim que possível. Então essa pessoa pode receber o perdão dos pecados e o Espírito Santo.

O que é batismo?

A palavra grega traduzida como “batizar” é baptizo, um termo grego comum que denota imergir, submergir ou pôr dentro. Portanto, a maioria das Bíblias em português apenas aportuguesa a palavra com uma grafia ligeiramente diferente, em vez de traduzi-la. O importante é que, na Bíblia, a palavra “batizar” sempre significa imergir.

Alguns escritores daquela época escreveram sobre batalhas navais em que as embarcações eram “batizadas” — afundadas — no mar. Portanto, é um absurdo dizer que se pode batizar (imergir ou submergir) apenas aspergindo ou borrifando. A própria Bíblia prova que o batismo significava imersão. João Batista precisava de “muitas águas” para batizar (João 3:23 João 3:23Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ía e se batizava.
Almeida Atualizada×
). Jesus, quando foi batizado por João, “saiu logo da água” (Mateus 3:16 Mateus 3:16Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;
Almeida Atualizada×
). Quando Filipe batizou um eunuco etíope, eles “desceram ambos à água” (Atos 8:38 Atos 8:38mandou parar o carro, e desceram ambos � água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.
Almeida Atualizada×
). Depois, eles “saíram da água” (versículo 39).

Por que isso é importante? Pelo que o batismo representa. O ato de ser mergulhado e colocado embaixo d’água representa um sepultamento, e levantar-se da água representa uma ressurreição.

Na verdade, o batismo retrata três mortes, sepultamentos e ressurreições. Primeiro, o batismo simboliza nossa fé no fato de “que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3-4 1 Coríntios 15:3-4 [3] Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; [4] que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras;
Almeida Atualizada×
).

Segundo, esse ato simboliza o imprescindível reconhecimento de que nosso antigo modo de vida pecaminoso precisa ser “morto” e enterrado para sempre (Colossenses 3:5 Colossenses 3:5Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Almeida Atualizada×
; 2:12). E nossa ascensão da água simboliza nosso novo começo para que “andemos nós também em novidade de vida” como uma ressurreição figurativa (Romanos 6:3-6 Romanos 6:3-6 [3] Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? [4] Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. [5] Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; [6] sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
Almeida Atualizada×
). É obvio que não passamos por uma transformação instantânea de nosso caráter espiritual quando saímos da água. O batismo é um sinal de nossa dedicação a esse objetivo ao longo da vida.

Terceiro, o batismo simboliza nossa fé na esperança de uma ressurreição literal no futuro — "há de haver ressurreição de mortos, tanto dos justos como dos injustos" (Atos 24:15 Atos 24:15tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos.
Almeida Atualizada×
).

O batismo representa muito mais do que uma cerimônia

O simbolismo é importante, mas o batismo é muito mais do que simbolismo. Se você perguntar a cem pessoas que desejam ser batizadas se já pediram perdão a Deus, provavelmente noventa e nove delas diriam que sim. E se depois perguntar a essas noventa e nove pessoas se creem que Deus respondeu a suas orações e as perdoou, talvez noventa e oito delas diriam que sim. Mas, o que aconteceria se em seguida você lhes fizesse a seguinte pergunta: "Então, para que ser batizado se Deus já o perdoou, visto que Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
diz que o propósito do batismo é o perdão dos pecados?"

A maioria das pessoas está confusa. E mesmo quando eles entendem que o batismo é um requisito bíblico, elas pensam nisso como um mero ritual de ação de graças pelo perdão de Deus. Mas, Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
afirma que o batismo é uma condição necessária para o perdão. Antes desse perdão, Deus requer essa profissão pública de compromisso e fé em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor (que significa o Mestre que governará nossas vidas, Lucas 6:46 Lucas 6:46E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?
Almeida Atualizada×
).

Muitos interpretam erroneamente esta passagem de 1 João 1:9 1 João 1:9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Almeida Atualizada×
: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” A maioria das pessoas não percebe que as epístolas do Novo Testamento foram escritas, principalmente, para membros da Igreja — áqueles que já tinham sido batizados. Assim, nas epístolas, os pronomes “nós” e “nos” se referem a membros batizados, enquanto que, geralmente, “eles” e “lhes” se referem a não membros.

Portanto, 1 João 1:9 1 João 1:9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Almeida Atualizada×
nos diz que se uma pessoa que já recebeu o perdão através do batismo pecar, ela não precisa ser batizada novamente. Cada vez que essa pessoa peca, ela precisa apenas se arrepender desse pecado, confessando e pedindo perdão a Deus — e Deus a perdoará imediatamente. Esse é um dos maiores privilégios que uma pessoa tem depois de ser batizada!

E isso explica porque o batismo é tão importante! Deus considera que cada pessoa é culpada de todos os pecados que já cometeu até que eles sejam apagados no batismo (Atos 3:19 Atos 3:19Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,
Almeida Atualizada×
; 22:16). No momento em que a pessoa arrependida é imersa na água, todos os seus pecados passados são perdoados! Sem dúvida, é uma imensa alegria estar limpo diante de Deus!

O próximo passo: Receber o Espírito Santo de Deus

Depois que uma pessoa é batizada, ela está pronta para receber o Espírito Santo de Deus. A Bíblia mostra que o Espírito Santo é a essência espiritual e o poder que emana de Deus Pai e de Jesus Cristo. Muitos ficam surpresos ao descobrir que a Bíblia nunca menciona uma Trindade. Na verdade, um estudo cuidadoso das Escrituras demonstra que as formulações tradicionais dos homens são bastante diferentes do ensinamento bíblico. (Para um estudo profundo das Escrituras sobre o assunto, leia nosso guia de estudo bíblico gratuito Deus É Uma Trindade?)

O dom do Espírito Santo não é entregue durante o batismo ou imersão na água. As Escrituras mostram que Deus o entrega imediatamente após a imposição de mãos por um de Seus ministros, quando o ministro ora para que a pessoa batizada receba o dom do Espírito de Deus (Atos 8:14-17 Atos 8:14-17 [14] Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; [15] os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. [16] Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. [17] Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
; 19:6; 2 Timóteo 1:6 2 Timóteo 1:6Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Almeida Atualizada×
)

Uma vez que você tenha o Espírito Santo, você tem “Cristo em vós” (Colossenses 1:27 Colossenses 1:27a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;
Almeida Atualizada×
). Você foi “batizado em Cristo” (Gálatas 3:27 Gálatas 3:27Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.
Almeida Atualizada×
). Você permanece em Cristo e Ele em você (1 João 3:24 1 João 3:24Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado.
Almeida Atualizada×
). Você está entre os “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
). Você tem um “novo coração” e está se tornando um “novo homem” (Ezequiel 18:31 Ezequiel 18:31Lançai de vós todas as vossas transgressões que cometestes contra mim; e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois, por que morrereis, ó casa de Israel,
Almeida Atualizada×
; Efésios 4:24 Efésios 4:24e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.
Almeida Atualizada×
).

“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo...o corpo de Cristo” (1 Coríntios 12:13 1 Coríntios 12:13Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Almeida Atualizada×
, 27). Esse “corpo” é a “igreja de Deus” (Colossenses 1:18 Colossenses 1:18também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 1:2 1 Coríntios 1:2� igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
Almeida Atualizada×
). Não podemos “entrar” na Igreja de Deus, pois é Deus quem nos coloca dentro dela quando nos dá o dom de Seu Espírito. Assim nos tornamos membros da Igreja de Deus (1 Coríntios 12:27 1 Coríntios 12:27Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.
Almeida Atualizada×
).

“Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle” — ou seja, essa pessoa não pertence a Cristo (Romanos 8:9 Romanos 8:9Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Almeida Atualizada×
). Ela não é um verdadeiro cristão ou “filho de Deus” (versículo 14). Portanto, para se tornar um verdadeiro cristão, você deve crer, arrepender-se, ser batizado, passar pelo rito de imposição de mãos através de um dos ministros de Deus e receber o dom do Espírito Santo.

Então, assim que uma pessoa madura tiver a compreensão espiritual e a fé necessária e se arrepender de seus pecados, ela não deve postergar o batismo. Se Deus está lhe oferecendo um presente, por que não aceitá-lo logo? Jesus alertou contra a rejeição da oferta de Deus: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16 Marcos 16:16Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Almeida Atualizada×
). Como Ananias disse a Saulo (cujo nome foi mudado para Paulo): “E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados” (Atos 22:16 Atos 22:16Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Enfim, o verdadeiro crescimento espiritual só começa depois que a pessoa recebe o Espírito Santo!