Cartas de Leitores

Você está aqui

Cartas de Leitores

“E Se Sodoma Tiver Sido Encontrada?”

Eu só queria agradecer pela edição de janeiro-fevereiro 2022. Como estudante de arqueologia bíblica, foi muito emocionante ser abençoado com os artigos sobre Sodoma. Por favor, transmita meus agradecimentos aos autores por seus excelentes artigos. Tenho acompanhado de perto o trabalho do Dr. Scott Stripling, da Associates for Biblical Research e do Dr. Steven Collins. Por favor, continuem escrevendo e discorrendo sobre a arqueologia do Levante.

- Comentário em nosso site

Tendo acabado de ler a edição de janeiro-fevereiro 2022, senti-me motivado a escrever e dizer que fiquei muito satisfeito ao ver tantas citações da revista Biblical Archaeology Review. Como leitor de longa data dessa publicação, descobri muitas evidências de precisão histórica na Bíblia. Ambas as publicações estimulam minha releitura de passagens bíblicas, que resultam em maior compreensão das Escrituras. Continue com o ótimo trabalho espalhando essas boas novas. Eu continuarei sendo um leitor fiel e um doador.

- Comentário em nosso site

Pergunta de leitor sobre a doutrina da trindade

Eu assisto o programa Beyond Today no YouTube há três anos. E penso que seus ensinamentos estão intimamente baseados nos ensinamentos de Jesus. Também acabei de solicitar para um amigo três de seus guias de estudo bíblico: Deus é uma trindade?, Deus existe? e Quem é Deus? Quanto mais lemos a Bíblia, mais duvidamos da compreensão tradicional acerca da trindade. Eu e meus amigos tivemos uma discussão acalorada sobre isso. Espero que a literatura de vocês possa nos explicar e esclarecer mais esse tema. Que Deus os abençoe.

- Comentário em nosso site

Cremos em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo como dois Seres distintos, mas que ambos são Deus. Ademais, em nenhuma passagem das Escrituras há qualquer evidência de que o Espírito Santo seja uma terceira Pessoa divina de uma trindade. Em vez disso, salientamos o seguinte em nossa crença fundamental sobre a natureza de Deus: “Acreditamos no Espírito Santo como sendo o Espírito de Deus e de Cristo. O Espírito Santo é o poder de Deus e o Espírito da vida eterna (2 Timóteo 1:7; Efésios 4:6; 1 Coríntios 8:6; João 1:1-4; Colossenses 1:16)”.

E a respeito do que está escrito em 1 João 5:7-8 em algumas versões da Bíblia, essas frases não existem em nenhum manuscrito grego antigo da Bíblia, mas foram adicionadas séculos depois. Este é um fato aceito pelos estudiosos da Bíblia. Como explica o professor do Novo Testamento Neil Lightfoot em seu livro How We Got the Bible [Como a Bíblia Chegou Até Nós, em tradução livre]: “A evidência textual é toda contra 1 João 5:7. E de todos os manuscritos gregos, há apenas dois que o contêm. Esses dois manuscritos são de datas muito posteriores, um do século XIV ou XV e outro do século XVI. Outros dois manuscritos têm este versículo escrito na margem. Todos os quatro manuscritos mostram que esse versículo aparentemente foi traduzido de uma Vulgata Latina posterior” (2003, pp. 100-101).

Esta é uma das muitas citações reveladoras encontradas em nosso guia de estudo bíblico Deus é Uma Trindade? Os leitores podem baixar ou pedir um exemplar gratuito em revistaboanova.org.