Como Livrar-se da Comemoração do Natal?

Você está aqui

Como Livrar-se da Comemoração do Natal?

Talvez você tenha ouvido que o Natal não é uma festa cristã. Talvez você esteja se perguntando se deve celebrar isso todo ano. Se você não tem certeza, leia "Jesus Celebraria o Natal?" e leia mais em portugues.ucg.org/a-boa-nova (busque por "Natal"). E depois prove a si mesmo se deve ou não comemorar o Natal.

Vá em frente! Procure e analise minuciosamente todas as fontes que encontrar. A verdade pode resistir a qualquer exame minucioso. E, certamente, isso não vai ferir seus sentimentos.

Se você analisou as evidências e decidiu abandonar a comemoração do Natal, provavelmente, sua próxima pergunta será: "E agora, o que devo fazer?" Isso aconteceu comigo. O que fazer quando você não comemora o Natal, mas praticamente todos ao seu redor se disfarçam de Papai Noel e enfeitam uma árvore? Como manter o relacionamento com familiares e amigos quando você não celebra mais o Natal? Será que vão entender?

Você pode até sentir-se solitário pelo caminho, tendo como companhia apenas a força de suas convicções, mas, na verdade, você não está sozinho. Eu também ando por esse caminho e muitos outros também. E o mais importante, Deus Pai e Jesus Cristo estarão com você. Se Deus o está guiando para sair dessa falsa crença do Natal, então eu gostaria de compartilhar com você três princípios para praticar enquanto trilha esse caminho: Prepare-se, honre a Deus e ame sua família.

Prepare-se

Você está prestes a contestar opiniões, meu amigo. Quebrar uma tradição, especialmente uma que está enraizada na família e é amada por milhões, conduz a perguntas e, provavelmente, à desaprovação. Como lidar com isso?

Primeiro, saiba por que você está fazendo isso. Você está escolhendo a estrada menos percorrida e sua motivação está somente no amor à verdade. Examine cuidadosamente suas razões e as provas que usa para apoiar suas conclusões para que você possa ter confiança na verdade (ver 2 Timóteo 2:15).

Quando chegar a época do Natal, não perca sua nova convicção de não participar. E não diga a si mesmo: "Ainda não, vou comemorar apenas mais um ano...”. Em Lucas 9:57-62, Jesus fez uma observação acerca das pessoas que queriam segui-Lo, mas que davam suas desculpas para postergar esse compromisso: "Agora não. Primeiro, eu só preciso fazer isso ou aquilo". O que Ele disse? "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus". Se você sabe que algo é bom, mas decide não fazê-lo, isso é pecado (Tiago 4:17).

Ao deixar de celebrar o Natal, especialmente nos primeiros anos, será muito mais fácil para você lidar com essa decisão se não ficar sozinho em casa nesse dia. Planeje atividades que você gosta de fazer. Talvez você precise ser criativo, já que a maioria das empresas estará fechada nesse dia, mas o planejamento antecipado pode ajudá-lo a ver muitas opções. Se você gosta de se socializar, em seus planos inclua outras pessoas que pensam como você.

Se o Natal for muito importante para sua família, então espere alguma resistência à sua decisão. Afinal, os membros de sua família o amam e querem que você esteja com eles. Você precisa antecipar-se às perguntas — provavelmente elas serão as mesmas de sempre — e pense antes em suas respostas. Procure dar respostas que venham verdadeiramente do fundo de seu coração. As respostas prontas não vão servir se seu coração não estiver nelas.

A escolha de não comemorar o Natal pode ser testada logo após sua decisão, então comece a preparar-se imediatamente. As perguntas podem não vir por algum tempo, mas virão cedo ou tarde.

Há alguns anos, eu decidi não celebrar o Natal. Isso foi numa quinta-feira daquele ano. No dia seguinte, na sexta-feira, minha mãe me perguntou o que eu queria para o Natal. O fato de entender bem seus motivos e ter uma resposta adequada vai lhe ajudar a conversar sobre o assunto de maneira gentil e menos defensiva (especialmente de sua parte), sempre que isso ocorrer. "Se alguém perguntar por que vocês creem assim, estejam preparados para contar-lhe, e façam-no de uma maneira amável e respeitosa" (1 Pedro 3:15, Bíblia Viva).

Honrar a Deus

Assim como declararam os apóstolos: “Importa antes obedecer a Deus que aos homens" (Atos 5:29). A obediência a Deus vem antes dos desejos de nossa família e amigos. O que você faria se estivesse preso entre uma Rocha e um paredão de pedra?

Orar! E, se puder, muito antes de conversar com sua família. A oração e o jejum nos ajudam a buscar o caminho de Deus em vez dos nossos. Nosso caminho pode nos parecer correto, mas somente Deus pode vê todo o cenário (Provérbios 21:2). Quando entregamos nossos planos para Deus e confiamos nEle, então Ele traça os melhores caminhos e nos ajuda a manter o rumo (ver Provérbios 3:5-6 e 16:3).

Deus tem excelentes planos para nós e Ele virá por nós. Ele nos lembra em Jeremias 29:11: "Pois Eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o SENHOR; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança". Deus promete nos dar as palavras que precisamos dizer às pessoas, assim como Jesus Cristo disse aos Seus discípulos em Mateus 10:19-20. Quando entregamos sinceramente nossa vontade a Deus, ficamos menos propensos a falar de forma precipitada (ver Provérbios 16:1).

Peça sabedoria a Deus em suas interações com familiares e amigos. Se pedirmos sabedoria, Ele prometeu nos dá-la generosamente (Tiago 1:5). Ele espera que façamos o bem a todos (Gálatas 6:10) e que amemos as pessoas como amamos a nós mesmos (Marcos 12:31). Deus sabe como ajudá-lo em seus relacionamentos com os outros. Peça a Ele. Seu Pai está esperando pela oportunidade de ajudá-lo.

Fique firme

Não seja indeciso. Você pode pensar que está sendo gentil com sua família e amigos por participar “um pouquinho” para não ferir os sentimentos deles. No entanto, você pode estar apenas prolongando a esperança deles de que você "caia na real" e mude de ideia.

Jesus disse a Seus discípulos: "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim não é digno de Mim" (Mateus 10:37). Sem dúvida, devemos amar a nossa família, mas devemos amar mais a Deus e ao Seu caminho. Quando os dois entram em conflito, Deus deve vir primeiro, mesmo sendo algo difícil de fazer.

Deus quer que O amemos com todo o nosso coração, e não apenas com uma parte dele. Imediatamente antes de Jesus lembrar aos escribas que eles devem amar ao próximo como a si mesmos, Ele explicou como deveriam amar a Deus primeiro: “Amarás, pois, ao SENHOR Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças" (Marcos 12:30).

Você não pode comemorar o Natal e guardar a lei de Deus (ver Tiago 4:4 e Lucas 16:13), pois um se opõe ao outro. Transgredir a lei de Deus é pecado (1 João 3:4) — até mesmo pequenas transgressões (Tiago 2:10) para não ferir os sentimentos de alguém.

Guarde os Dias Santos de Deus

Você sabia que Deus tem Suas próprias ocasiões especiais e Dias Sagrados para nos ensinar sobre o Seu plano para todas as pessoas? (Ver Levítico 23 e nosso guia de estudo bíblico gratuito O Plano do Dias Santos de Deus: A Promessa de Esperança Para Toda a Humanidade para mais informações sobre esses dias).

Quando você guarda as festas de Deus, em vez dos feriados religiosos de homens, como o Natal e o Domingo de Páscoa, você pode fazer com que esses dias sejam ocasiões especiais para você e para aqueles que compartilham de suas crenças. Deus quer que você compreenda o plano dEle para você e para toda a humanidade, o motivo de você existir e o propósito de sua vida, e Ele nos ensina sobre essas coisas todos os anos através de Suas festas anuais e toda semana em Seu Sábado santo.

Um dos mais fortes atrativos do Natal é o seu glamour — decorações brilhantes, comidas especiais, essência de pinho e folhas de canela, melodias e cânticos. Procure guardar enfaticamente o Sábado e as festas de Deus, pois isso vai ajudá-lo a tornar tudo um deleite para você e sua família, que pensa como você. Os Sábados semanais e anuais de Deus são ocasiões especiais reservadas por Deus para você. Prepare-se para essas ocasiões como um convidado de honra e aproveite-as como uma bênção de Deus.

Ame sua família

O Natal tem tudo a ver com família, certo? Mas a família não é só comemoração do Natal. Há muito mais coisa sobre a família do que qualquer feriado religioso, e você tem muitas oportunidades para demonstrar amor a sua família.

Mas alguns familiares e amigos podem não aceitar sua decisão sobre esse assunto, independente do que você faça. Lembre-se que Jesus disse que, muitas vezes, Sua verdade não resultaria em paz, mas em divisão até mesmo nas famílias — e que Ele deve vir primeiro em nossas vidas, independente de qualquer coisa (Mateus 10:34-39).

Então, você deve aceitar que algumas pessoas se sentirão ofendidas ou incomodadas. Você deve respeitar o papel que elas exercem em sua vida, sendo sensível e fazendo o que puder para minimizar essa sensação de ofensa (Romanos 12:18), mas você pode chegar a um ponto em que realmente não pode fazer mais nada. Você não é responsável por elas sentir-se assim e reagir dessa maneira. Tenha em mente que elas não entenderão até que Deus as ajude a entender no tempo certo (ver 2 Coríntios 3:14-16 e Lucas 24:45).

Até então, você terá que ser paciente e gentil, e às vezes até um pouco resiliente. Você deve tomar isso como algo pessoal e ser complacente, pois, afinal, elas estão sem a orientação adequada agora (refletir no exemplo de Jesus em Lucas 23:34), mas sabemos que um dia isso tudo será superado.

Uma amiga compartilhou comigo alguns conselhos preciosos que me ajudam quando meus sentimentos são afetados pela desaprovação de minha família. Ela me encorajou a lembrar de que quando meus pais finalmente entenderem, eles ficarão orgulhosos de mim por ter permanecido forte e fiel, mesmo diante da desaprovação deles. Enquanto isso, meu trabalho é continuar firme e constante em honrar esse compromisso, mantendo uma consciência limpa diante de meu Deus e de minha família (ver 1 Pedro 3:16).

As pessoas ainda podem se sentir ofendidas quanto a esse assunto, mas nada impede que vocês concordem noutros assuntos e isso alivia o atrito. Faça o que puder para ajudar a evitar situações que possam causar amargura (ver Hebreus 12:14-15). Por exemplo, não os surpreenda com seu novo entendimento durante um jantar de Natal em família!

Assim que possível você deve ter uma conversa respeitosa com as pessoas que compartilhavam as tradições de Natal com você. De forma singela — este não é o momento de detalhar seus motivos — informe-as sobre sua decisão de não comemorar mais o Natal, mas que é importante para você passar tempo com elas, e descubra como cumprir esses dois objetivos.

Seria interessante você ter essas conversas antes de receber convites para festas e encontros familiares, pois isso pode ajudá-lo a separar sua decisão de não comemorar o Natal de sua resposta a esses eventos.

Seu dever é amá-los e não convencê-los

Não é sua responsabilidade convencê-los a abandonar o Natal. (Não tente fazer isso, pois isso nunca acaba bem). Provavelmente, você não mudará a ideia deles com um monte de palavras fervorosas. Mas você tem a séria responsabilidade de explicar suas razões, e é por isso que você precisa saber por que está fazendo isso e provar antes tudo isso a si mesmo.

Você pode ser o único que essa pessoa conhece que não observa o Natal. Essa pessoa pode muito bem perguntar o motivo, e a sua explicação pode ser a única que essa pessoa vai ouvir de alguém que não celebra esse evento.

Compreenda e respeite o forte sentimento dos outros em celebrar o Natal do mesmo modo como você está convicto em não comemorá-lo. Não os menospreze por não entenderem o que você também não entendia. Em vez disso, procure manter o contato com seus familiares e amigos que consideram o natal importante.

Eles podem se sentir rejeitados, e explicar que você está rejeitando o Natal e não a eles, provavelmente não vai convencê-los — especialmente porque sua escolha de não comemorar o Natal, possivelmente, será vista como um julgamento da comemoração deles. Quando se trata de amor e respeito, suas ações vão falar mais alto que suas palavras. Em João 13:35, Jesus nos lembra que a marca de Seus discípulos é o amor uns aos outros. O amor pode ser demonstrado por suas ações.

Considere 1 Pedro 3:8-9 como uma missão pessoal ao interagir com sua família e amigos: "Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano".

Chegando a um consenso

Como você, sua família e seus amigos podem fazer isso dar certo, sobretudo se você compartilha a casa com pessoas que desejam celebrar o Natal?

Comece reconhecendo que vocês não têm as mesmas crenças sobre o Natal, mas que todos desejam se sentir confortável em sua própria casa. Fale de suas expectativas e estabeleça limites mutuamente acordados bem antes do evento para que todos estejam de acordo.

Aceite que, em algum momento, provavelmente você pode cometer algum deslize — pois, isso é algo novo para você e para eles. Peça perdão quando ofender alguém inadvertidamente. E, finalmente, seja paciente (Tiago 1:19-20) e perdoe (Mateus 6:14-15) — tudo é novidade para todos. Como disse Paulo, em Efésios 4:2, devemos viver “suportando-vos uns aos outros em amor”.

Busque conselhos de outros que passaram por situações semelhantes (ver Provérbios 19:20). Provavelmente, eles estarão dispostos a compartilhar o que não fizeram e o que fizeram para tudo dar certo para eles.

Seu relacionamento com familiares e amigos envolve muito mais do que celebrações de Natal. Em vez de se concentrar somente em eventos relacionados ao Natal, aja ativamente em todos os dias do ano. Procure participar com eles em outros eventos — aniversários, reuniões de família e outras ocasiões especiais — ou crie novas tradições com sua família e amigos.

Apoie atividades importantes para seus amigos e familiares, como encorajá-los no trabalho ou participar de eventos esportivos de seus filhos. Tenha a atitude de entrar em contato e visitar sua família e amigos com mais frequência, cuidando de seus relacionamentos ao longo do ano.

Gostaria de compartilhar um último conselho de outro viajante dessa jornada: Esteja convicto e seja gentil. Você tem a incrível responsabilidade e o privilégio de representar o caminho de vida de Deus para seus amigos e familiares, e você será conhecido pelo que demonstra a sua vida (Mateus 7:20). Ao se preparar, honre a Deus e ame sua família, nunca afaste seu coração da verdade. "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido" (Gálatas 6:9).

Os planos de Deus para a família — sua família — é muito superior ao que o Natal poderia representar. Eu o encorajo a estudar sobre as festas de Deus e a conhecer a magnífica bênção que Deus tem reservada para você e sua família. Ao abandonar o costume do Natal, você estará dando um passo de fé e confiança em Deus e em Seu plano para a sua vida.

=======

Conselhos daqueles que abandonaram esse costume

Aqui estão as sugestões de outros que têm andado nesse caminho antes de você. E eles compartilham isso com amor e compreensão na esperança de que você e sua família possam se beneficiar de suas experiências.

• Se o jantar de Natal da família é uma tradição importante, você pode se juntar à família nesse jantar (oferecendo-se até mesmo para ajudar a cozinhar ou a lavar a louça) — desde que os membros da família entendam que você está ali para jantar em família e não para observar o Natal — e saia antes da troca de presentes.

• Talvez sugerir o jantar em família em um restaurante em vez de em uma casa enfeitada, se as decorações o incomodarem ou se a família achar que dever remover as decorações enquanto você estiver lá.

• Se você mora com pessoas que celebram o Natal — um cônjuge, pais, filhos, companheiros de quarto — você pode combinar que algumas áreas fiquem livres de decorações e que filmes e músicas de Natal sejam limitados a determinados horários.

• Se você compartilha uma conta bancária com um cônjuge que comemora o Natal, então combine um valor que ele ou ela pode gastar em presentes para familiares e amigos.

• Se alguém der um presente a você ou a seus filhos, não o devolva nem o recuse. Simplesmente agradeça e demonstre estar grato e não insatisfeito, e, num momento oportuno, explique à pessoa sua opinião quanto aquilo.

• Concentre-se nas crenças que vocês têm em comum, como Jesus Cristo e a necessidade de um Salvador.

• Se alguém tentar causar discórdia na família por isso (por exemplo, dizendo: "Temos que fazer isso por causa disso e daquilo"), procure lidar com o assunto de forma rápida, privada e respeitosa (ver Provérbios 15:18).

• Aceite que a temporada de Natal será tensa, pelo menos por algum tempo. Esforce-se para estar em paz com todos (Romanos 12:18).

• Lembre-se de que Deus também tem um plano para sua família e seus amigos, mas no tempo em que Ele achar melhor para cada um deles (ver 2 Pedro 3:9 e 1 Timóteo 2:4).