Como Será O Milênio?

Você está aqui

Como Será O Milênio?

Em 17 de janeiro de 1961, depois de oito anos na presidência dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower fez um discurso de despedida à nação. Perto de concluir seu mandato, ele apresentou esta visão cativante:

“Oramos para que os povos de todos os credos, todas as raças, todas as nações, possam ter as suas grandes necessidades humanas satisfeitas; para que aqueles a quem agora é negada a oportunidade venham a gozá-la plenamente; para que todos aqueles que anseiam pela liberdade possam experimentar as suas bênçãos espirituais; para que aqueles que têm liberdade compreendam, também, as suas pesadas responsabilidades; que todos os que são insensíveis às necessidades dos outros aprendam o valor da  caridade; que os flagelos da pobreza, da doença e da ignorância desapareçam da terra, e que, na bondade do tempo, todos os povos virão a viver juntos numa paz garantida pela força vinculativa do respeito e do amor mútuos”.

Ao transmitir suas aspirações sinceras pela humanidade, o presidente Eisenhower expressou o que muitos têm ansiado ao longo da história. Isso seria apenas uma ilusão? Seria apenas um sonho imaginar que as pessoas de todas as nações e raças pudessem viver juntas em perfeita harmonia e desfrutar de relacionamentos amorosos e respeitosos? Seria possível que cada pessoa na Terra possa ter todas suas necessidades físicas sempre satisfeitas?

Será que é mesmo apenas uma fantasia pensar que todas as pessoas possam desfrutar de paz de espírito, sentir-se totalmente seguras e protegidas, ser educadas e ter a oportunidade de desenvolver plenamente seus talentos? Estaria além da esperança pensar que as pessoas poderiam ser governadas por uma liderança honesta, honrada e atenciosa?

Um sonho que se tornará realidade no futuro

Por mais improvável que pareça, o que Eisenhower expressou não foi um mero sonho, mas uma realidade maravilhosa e empolgante ainda por vir! Isso acontecerá — não pelo esforço ou ação humana, mas porque o amoroso, poderoso e eterno Deus do universo fará com que isso aconteça!

A profecia bíblica revela que essas condições maravilhosas que o mundo tanto anseia durarão por um milênio, ou seja, mil anos. Quando essa época começar, ela será o ponto de inflexão mais magnífico de toda a história da humanidade. A sociedade mundial sairá das situações de temor, carência e angústia para a segurança, a prosperidade e a tranquilidade.

E o mais significativo é que todas as pessoas terão a oportunidade de desenvolver um relacionamento próximo e duradouro com seu Criador, seguindo Seu caminho de vida, alcançando o dom da salvação espiritual e entrando em Sua eterna e divina família (Isaías 61:10; João 17:3). Tudo isso faz parte da melhor notícia que alguém poderia receber!

Essa futura e gloriosa era começará quando Jesus Cristo retornar à Terra com magnífico poder e glória para reinar por mil anos como “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Apocalipse 17:14). Entretanto, pouco antes disso, o mundo passará por um calamitoso período de guerra mundial, resultando em uma enorme destruição, mortes e sofrimento de bilhões de pessoas (ver “A Tempestade Antes da Bonança”). No entanto, Cristo intervirá para impedir a continuidade disso e salvar a humanidade da extinção (Mateus 24:22).

Além disso, Ele tirará o poder e a autoridade das mãos de homens corruptos e perversos e também das influências espirituais nefandas que operam nos bastidores, encarcerando Satanás, o diabo, e suas hostes demoníacas para que não possam mais influenciar e corromper os seres humanos (Apocalipse 20:1-2 ; Judas 13). E, finalmente, o mundo será libertado de seu longo e extenuante cativeiro da ignorância, da violência e da iniquidade (Romanos 8:21).

Depois disso, Cristo começará uma nova e justa civilização que trará muitíssima alegria e um futuro incrivelmente emocionante para todas as pessoas (Isaías 49:8-9; Jeremias 29:11). E, ao construir sobre as cinzas de uma sociedade humana destruída e carcomida, primeiro Ele oferecerá conforto e ajuda aos confusos e aterrorizados sobreviventes dessa catástrofe mundial.

E com a ajuda de Seus seguidores imortais e recém-ressuscitados, que vão servir com Ele como reis e sacerdotes (Apocalipse 5:10; 20:6), Jesus suprirá as necessidades físicas imediatas das pessoas que restarem no mundo, ou seja, comida, água, roupas e abrigo (Ezequiel 34:12-16).

O governo justo de Jesus Cristo

Jesus também assegurará a todas essas pessoas cansadas e aflitas que não precisam mais viver com medo (Isaías 44:8). Conforme declara Isaías 40:1-2: “Consolai, consolai o Meu povo, diz o vosso Deus. Falai benignamente a Jerusalém e bradai-lhe que já a sua servidão é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados” E também em Isaías 49:13: “Gritem de alegria, ó céus, regozije-se, ó terra; irrompam em canção, ó montes! Pois o SENHOR consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos” (NVI).

Além de demonstrar empatia e apoio, Cristo fará curas milagrosas para acabar com a dor, a angústia e o sofrimento (Isaías 35:5-6; Malaquias 4:2). Durante um período de tempo, todos os que passaram por essa grande miséria e tragédia vão ter sua saúde e força física, mental e emocional restauradas: “Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; Eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo” (Isaías 57:18, NVI).

Como o Bom Pastor que realmente cuida de Seu rebanho (João 10:10-14), Jesus também ajudará as pessoas a entender que agora a verdadeira segurança e proteção estão garantidas pelo governo divino e benevolente que irá sempre servi-las e apoiá-las (Isaías 2:3; 9:6; Jeremias 33:15).

Ele substituirá todos os níveis de governo humano por um governo consciente e justo, resultando em mudanças magníficas em toda a sociedade mundial. Durante o reinado milenar de Jesus no Reino de Deus sobre a Terra, todos os relacionamentos entre as pessoas serão guiados por Sua generosidade e graça (Apocalipse 20:6; Salmos 111:4). E com a sociedade sendo guiada e governada pessoalmente por Jesus Cristo, a paz genuína — antes desconhecida da humanidade — alegrará e tranquilizará indivíduos, famílias e nações (Isaías 9:7; Salmos 119:165).

E para contribuir com essa condição espetacular, todo tipo de guerra será totalmente eliminado (Salmos 46:9-10; Miquéias 4:3). Certamente, a humanidade não sofrerá mais o medo, a crueldade e a devastação das guerras (Miquéias 4:3).

“A violência desaparecerá de sua terra; a desolação e a destruição da guerra chegarão ao fim. A salvação a rodeará como os muros de uma cidade, e o louvor estará nos lábios de todos que ali entrarem” (Isaías 60:18, Nova Versão Transformadora). Todos vão se sentir confiantes e tranquilos à medida que a influência amorosa e salvadora de Deus transforma os corações e as mentes das pessoas em todo o mundo (Isaías 52:10).

A vida será uma maravilha, pois esses cidadãos terrestres do governo de Deus serão aliviados da ansiedade e viverão em paz porque o conflito e a contenda entre raças e povos serão completamente eliminados! Na verdade, antigos inimigos trabalharão juntos em completa unidade e harmonia (Isaías 19:24-25).

Essa paz não será apenas um caminho de vida da humanidade, pois também abrangerá o mundo natural, porquanto Deus mudará a própria natureza dos animais para que se tornem mansos. “Naquele dia, o lobo viverá com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito. O bezerro estará seguro perto do leão, e uma criança os guiará” (Isaías 11:6, Nova Versão Transformadora).

Nesse mundo transformado, os pais ficarão livres de toda preocupação ao saberem que seus filhos estarão seguros em qualquer situação. “A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora. Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o Meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do SENHOR como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:8-9, NVI).

A transformação de áreas inóspitas e selvagens

O perfeito desígnio de Deus para a vinda de Sua maravilhosa era também levará em conta algo muito importante sobre a própria Terra. Pouco antes da segunda vinda de Jesus Cristo, fortíssimos terremotos e quedas de meteoros causarão enormes mudanças na superfície da Terra (Mateus 24:7; Apocalipse 6:12-14). E a intervenção divina trará mais mudanças.

E como Deus também promete as bênçãos de chuvas e abundância para todos os povos, tudo indica que os padrões climáticos da Terra serão alterados consideravelmente. Milhões de acres de terra antes inutilizáveis se tornarão acessíveis para futuros assentamentos humanos e cultivo. Além disso, abundantes recursos hídricos, inclusive novos rios, córregos e lagos surgirão na paisagem em transformação (Salmos 107:35).

As áreas desérticas da Terra serão transformadas em terras produtivas e bem irrigadas (Isaías 41:18; Amós 9:13). Os desertos e os lugares inóspitos se tornarão verdes e exuberantes à medida que forem irrigados por chuvas regulares e precisas (Isaías 51:3). “As regiões desabitadas e o deserto exultarão; a terra desolada se alegrará e florescerá como o açafrão” (Isaías 35:1, Nova Versão Transformadora).

Além de ter constantemente uma precipitação adequada de chuva, nascentes de água vão borbulhar do solo criando riachos límpidos e cintilantes e rios que fluem graciosamente (Isaías 41:18). Será como se a própria terra expressasse grande alegria por causa de todas essas mudanças maravilhosas! Como diz o Salmo 65:13: “Os campos se revestem de rebanhos e os vales se cobrem de trigo; eles exultam e cantam de alegria!”.

Além disso, muitas cidades e vilas desabitadas e abandonadas serão completamente renovadas: “Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração” (Isaías 61:4).

Imagine famílias jovens viajando para esses locais para construir casas e fazendas (Ezequiel 36:9-10). “A terra arrasada será cultivada, e não permanecerá arrasada à vista de todos que passarem por ela. Estes dirão: ‘Esta terra que estava arrasada tornou-se como o jardim do Éden; as cidades que jaziam em ruínas, arrasadas e destruídas, agora estão fortificadas e habitadas’” (Ezequiel 36:34-35, NVI).

Nesse tempo, Jesus Cristo dará terras para todas as famílias cultivarem e viverem em paz! “Todos viverão seguros, e cada um descansará calmamente debaixo das suas figueiras e das suas parreiras. Esta é a promessa do SENHOR Todo-Poderoso” (Miquéias 4:4, BLH).

As fazendas e os pomares florescerão abundantemente: “Está chegando o dia em que o trigo crescerá mais depressa do que poderá ser colhido, as parreiras produzirão uvas mais depressa do que se poderá fazer vinho. As parreiras produzirão tantas uvas, que o vinho vai correr à vontade, como um rio” (Amós 9:13, BLH).

As famílias receberão muitíssimas bênçãos enquanto cultivam uma variedade abundante de lavouras, plantam árvores frutíferas produtivas e cuidam de rebanhos saudáveis de animais (Isaías 30:23).

Muita prosperidade e felicidade

Como resultado do governo perfeito de Deus por meio de Jesus Cristo, as famílias de todo o mundo terão muito alimento, saúde e prosperidade e sentirão uma extraordinária satisfação (Jeremias 31:12).

As pessoas dessa época viverão tranquilas, felizes e serão produtivas, pois terão a oportunidade de participar de diversas atividades culturais, recreativas e sociais em que jovens e idosos estarão juntos desfrutando de tudo isso: “As moças dançarão de alegria, e os homens — jovens e idosos — tomarão parte na celebração. Transformarei seu pranto em alegria; eu os consolarei e lhes darei exultação em lugar de tristeza” (Jeremias 31:13, Nova Versão Transformadora).

E Jerusalém será a capital do mundo e um exemplo importante para outras cidades e povoados ao redor do mundo, tornando-se o centro de educação e inspiração para todos. “E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR” (Isaías 2:3).

Ao contrário da era atual, em que Jerusalém vem sendo um lugar de batalhas e amargas contendas, ela se tornará uma cidade incrivelmente bela, feliz e tranquila (Isaías 33:20). Ela será tão segura e pacífica que as crianças brincarão alegremente em suas ruas (Zacarias 8:5). “Alegrem-se, porém, e regozijem-se para sempre no que vou criar, porque vou criar Jerusalém para regozijo, e seu povo para alegria. Por Jerusalém Me regozijarei e em Meu povo terei prazer; nunca mais se ouvirão nela voz de pranto e choro de tristeza” (Isaías 65:18-19, NVI).

Ao longo desse futuro milênio, todas as pessoas da Terra viverão em perfeita segurança e criarão seus filhos em casas belas e ornadas em terras muito produtivas: “E o Meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso” (Isaías 32:18).

Aprendendo o perfeito caminho de vida de Deus

Jesus Cristo tornará possível que as pessoas vivam em paz e desfrutem de grande abundância física, além de instruí-las e orientá-las espiritual e moralmente. E Seus filhos e filhas divinos ressuscitados, fiéis e sábios desta era vão ajudá-Lo nessa importante missão, servindo como professores, administradores, juízes e líderes (2 Coríntios 6:18; Isaías 30:20).

Eles vão orientar diligentemente todas as pessoas nesse excepcional caminho de vida de Deus — fundamentado nos Dez Mandamentos, que inclui a observância do Sábado semanal e os sete dias santos anuais (Êxodo 31:13; Ezequiel 44:24). E se alguém deixar de seguir essas diretrizes vitais, será corrigido com discrição e firmeza: “E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda” (Isaías 30:21).

E pelo fato de obedecerem aos ensinamentos de Deus, todas as pessoas e nações terão uma base sólida para a cooperação ao servirem harmoniosamente uns aos outros. Será um tempo tão espetacular que “a Terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Habacuque 2:14)!

Além disso, Deus concederá o arrependimento a todos os que estiverem dispostos a aceitá-lo e também lhes dará o prodigioso dom de Seu Espírito Santo (Atos 11:18; Jeremias 31:33). “Colocarei dentro de vocês o Meu Espírito; assim vocês serão capazes de viver conforme as Minhas leis, e obedecer os Meus mandamentos” (Ezequiel 36:27, Bíblia Viva).

Capacitadas e transformadas por esse Espírito Santo, as pessoas serão motivadas por um desejo sincero de amar e obedecer a Deus e demonstrar uma preocupação profunda e carinhosa para com o próximo. “Esta é a nova aliança que farei com Meu povo depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei Minhas leis em seu coração e as escreverei em sua mente” (Hebreus 10:16, Nova Versão Transformadora).

Então, após mil anos de paz, alegria e prosperidade fenomenais, começará a próxima fase do grande plano de Deus. Todos os bilhões de pessoas que viveram em eras passadas, sem conhecer seu Criador ou a verdade bíblica, serão ressuscitados de seus túmulos para a vida física e terão sua primeira oportunidade de aprender sobre Deus e Seu caminho de vida (Ezequiel 37; Apocalipse 20:11-12).

Jesus Cristo oferecerá o dom do Espírito Santo às pessoas para que compreendam o conhecimento espiritual e também para que tenham a perspectiva de receber a salvação (Atos 2:38; Isaías 65:20-24). Ao olharem para o passado, verão que o resultado de suas vidas físicas nunca poderia ser comparado à prosperidade, à tranquilidade e à alegria de viver sob o governo do Reino de Deus. E por causa disso, a grande maioria escolherá se submeter a Deus, obedecer aos Seus mandamentos e depois ser transformada em seres espirituais imortais em Sua família eterna e divina (Efésios 3:15; Hebreus 2:10).

A melhor de todas as notícias

Talvez agora você possa visualizar melhor a nova e empolgante era divina, que está claramente retratada na profecia bíblica. Deus está preparando um futuro bem melhor e mais emocionante e maravilhoso para toda a humanidade.

Jesus Cristo introduzirá mudanças dramáticas e maravilhosas na vida das pessoas ao iniciar uma civilização inteiramente nova e inspiradora, construída sobre o fundamento da verdade de Deus. Isso resultará em uma imensurável alegria, paz, prosperidade e abundância para todas as pessoas. E, pelo fato de Deus entregar o Seu Espírito Santo às pessoas, essas pessoas terão a real capacidade de amá-Lo e obedecê-Lo, e também de cuidar dos outros e crescer pessoal e espiritualmente (Gálatas 5:22-23).

E à medida que todos forem continuamente educados e viverem seguindo os verdadeiros caminhos de Deus, eles experimentarão contentamento e felicidade ilimitados enquanto se preparam espiritualmente para se juntar a Deus em Sua família de seres divinos (Salmos 100:1-5; Efésios 3:15). Tudo isso é como será o Milênio!

O presidente Eisenhower ecoou os anseios de muitos outros ao longo dos tempos quando falou sobre sua esperança e aspiração por um tempo em que todas as pessoas na Terra viveriam juntas realmente em paz e liberdade e também estariam inteiramente livres dos flagelos da pobreza, das doenças e da ignorância. É muito emocionante saber que Deus tornará esses sonhos em uma perfeita realidade— que vai durar um milênio e muito mais! Então, esse futuro maravilhoso que Deus tem reservado para a humanidade, sem dúvida, é a melhor notícia que alguém poderia receber!

Saiba mais

Desde o princípio, Deus tem um plano para trazer paz à Terra e também a oportunidade de salvação para toda a humanidade. A mensagem desse plano é chamada de evangelho ou “boas novas” — e realmente é uma excelente notícia! Para saber mais sobre esse tema, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito O Evangelho do Reino de Deus.