Despertando Para as Festas do Senhor

Você está aqui

Despertando Para as Festas do Senhor

Ainda jovem, sessenta anos atrás, comecei a observar as festas bíblicas de Deus. Tudo começou com minha mãe. Depois de muitos anos de estudo e pesquisa, ela descobriu que a Bíblia estabelece a observância do sábado semanal do sétimo dia e as festas anuais do Senhor. E isso a levou à compreender a Deus muito mais do que ela aprendeu em sua denominação protestante.

Quando minha mãe aprendeu sobre as festas e começou observá-las, ela as ensinou para mim. Nenhum outro membro da família observava essas festas ou qualquer pessoa da pequena comunidade onde vivíamos. Estávamos sozinhos nessa empreitada.

Mas hoje não estamos mais sozinhos. Hoje em dia, há um crescente interesse nos dias de festas bíblicas. E essa não é a primeira vez que isso acontece. A história religiosa nos diz que, ao longo dos tempos, quando as pessoas começaram a ler a Bíblia em suas línguas nativas, elas se depararam com o sábado bíblico e as outras festas de Deus. E isso fez com que mais pessoas observassem essas festas.

Atualmente, muitas pessoas estão procurando saber o que significam esses dias. Talvez muitas delas tomem a iniciativa de observar essas festas. Realmente deveriam fazer isso. Essas são as festas de Deus. E um dia o mundo inteiro irá celebrá-las!

Fundamentais, mas geralmente ignoradas

Como pastor e professor por quase cinquenta anos, ensinei a observância e o significado desses dias em todo o mundo. Eles revelam uma visão profunda da mente de Deus e de Seu plano para a humanidade.

As palavras de Levítico 23:1-2 estabelecem o fundamento: “Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do SENHOR, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as Minhas festas” (ARA, grifo nosso). Aceitar que esses dias festivos provêm de Deus não nos leva apenas ao fundamento correto, mas também a uma profunda compreensão de todas as referências a essas festas na Bíblia.

Deus queria que os antigos israelitas abandonassem todos os ensinamentos pagãos que aprenderam no Egito e que adorassem de maneira aceitável a Ele. Deus definiu os tempos santos em que eles viriam adorá-Lo como parte de Sua verdade revelada. Observar esses dias conforme Suas instruções teria colocado e mantido a nação no caminho certo. Infelizmente, os israelitas se desviavam com frequência.

Observar as festas de Deus faz parte de Sua exigência de adorá-Lo “em espírito e em verdade” (João 4:23). Esses dias foram ensinados e observados pelos primeiros apóstolos e pela Igreja. Quando são observados centralizados na obra de Deus através de Cristo, eles proporcionam um significado e uma compreensão mais profunda.

As festas do Senhor foram sendo abandonadas por muitos na Igreja primitiva por causa das influências pagãs, que introduziram outros festivais e ideias sobre adoração. Com o tempo, o aniversário do deus sol, Sol Invictus, em 25 de dezembro foi adotado como o aniversário de Jesus, e o Domingo de Páscoa substituiu as festas bíblicas da Páscoa bíblica e dos Pães Asmos. As festas bíblicas passaram a ser vistas como desnecessárias e desprezadas como práticas “judaicas” impróprias para os cristãos.

Esse padrão conhecido se repetiu na trágica história da antiga Israel. A idolatria mesclou-se na adoração deles e os dias de festa eram esquecidos até um líder justo restaurar as verdades da lei. Um exemplo clássico disso são as reformas de Josias no século VII a.C.

Interesse renovado

Isso nos traz de volta ao presente. Os observadores do cenário religioso veem claramente o declínio da religião tradicional, o retorno das ideias pagãs e uma inquietude pela religião genuína.

Conforme observado anteriormente, há um interesse crescente nessas festas bíblicas. No ano passado, foi publicado um livro com um título intrigante — The Rose Guide to the Feasts, Festivals and Fasts of the Bible (Guia das Festas, Festivais e Jejuns da Bíblia, em tradução livre). Esse livro analisa as festas de Deus em seu contexto bíblico e cultural e também o significado delas nos tempos bíblicos. Ele mostra que alguns grupos da atualidade, como o movimento messiânico, observam esses dias com foco na obra de Cristo, sendo representada através deles.

Esse não é o único livro de escritores que percebem o grande valor das festas de Deus. Nos últimos anos, muitos estudiosos e educadores da Bíblia têm estudado essas festas para encontrar nelas mais algum significado. E isso levou outros a se aprofundar no significado desses dias. Nosso escritório central recebe regularmente solicitações de educadores religiosos solicitando exemplares de nossos guias de estudo bíblico para uso em suas aulas. E ao estudarem esse material, eles se deparam com as festas santas, que suscitam debates e questionamentos. Sempre ficamos felizes em atender a esses pedidos e enviar esses guias gratuitamente como parte de nosso ministério.

Um dos anciãos da Igreja de Deus Unida, John Miller, descobriu um crescente interesse nas festas de Deus em sua comunidade no nordeste de Ohio. Há trinta e cinco anos, ele saiu de uma igreja conservadora para guardar o sábado e os dias santos de Deus. Apesar de encontrar certa oposição, ele e sua esposa deram um passo de fé para obedecer a Deus. Hoje em dia, ele tem encontrado outras pessoas que querem saber mais sobre o assunto e também deram um passo de fé para guardar esses dias.

Ele chama isso de uma nova fronteira, afirmando: “O cenário acerca do sábado e as festas do Senhor tem mudado dramaticamente nos últimos dez anos. Um grande número de pessoas tem se interessado pelo significado e importância desses Dias Santos e começado a integrá-los em suas vidas. Essa é uma jornada em uma fronteira espiritual em busca 'do que é a verdade'.”

Ele acrescenta: “As pessoas que descobriram o sábado e os dias santos perceberam que o mundo está indo na direção errada. Eles perceberam que as instituições estabelecidas, tanto seculares quanto religiosas, não têm sido francas ou agido no interesse das pessoas que deveriam servir. Em vez disso, sua busca pelo interesse próprio levou à corrupção e ao engano”.

“Por algum motivo, o antigo texto da Bíblia se torna o livro de referência deles na busca de significado, e eles logo percebem que muitos dos conceitos que pensavam estar nesse livro sagrado, não estão, mas vieram de tradições dos homens ou, pior, de práticas pagãs. Essa descoberta faz com que muitos embarquem em uma jornada de descoberta em busca da verdade, muitas vezes acompanhada de um profundo sentimento de desilusão com a ordem estabelecida das coisas”.

Quando as pessoas leem a Bíblia com o coração e a mente abertos, elas conseguem entender que as festas e os sábados do Senhor têm muito significado e propósito para suas vidas!

Uma decisão a tomar

Isso ecoa o que minha mãe e muitos outros concluíram há muitos anos — abraçando a convicção transformadora de que os ensinamentos de Deus devem ser obedecidos. Devemos fazer como Jesus ensinou, que é “viver... de toda palavra de Deus” (Lucas 4:4). Devemos abandonar as coisas que são contrárias a isso e nos apegar ao que é verdade, seguindo a Cristo.

Esse caminho de discipulado, como mostram as Escrituras, geralmente começa com a decisão de voltar-se para Deus e adorá-Lo nos dias determinados por Ele — e não naquilo que as pessoas acham ser certo aos seus próprios olhos. Minha mãe se afastou do Natal, do Domingo de Páscoa e do domingo para adorar a Deus em Seu sábado e guardar todos os Seus dias de festa.

Após analisar diligentemente as Escrituras sobre o assunto, é preciso tomar uma decisão. Então, você vai dar um passo de fé e obedecer aos ensinamentos de Deus? Ou verá isso apenas como um estudo interessante e nada fará? Quando o rei Josias ouviu das Escrituras que uma festa deveria ser celebrada, ele agiu imediatamente:

“Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da Lei, rasgou as suas vestes. E o rei mandou... Ide e consultai ao SENHOR por mim, e pelo povo, e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto de nós está escrito” (2 Reis 22:11-13).

Josias ouviu da lei de Deus que as festas deveriam ser observadas. Então, ele fez planos para que a nação celebrasse a Páscoa depois de muitos anos de negligência.

As Escrituras ensinam que todo grande reavivamento dentro de Israel ocorreu no contexto da observância das festas do Senhor. Contudo, o maior de todos os reavivamentos acontecerá após o retorno de Cristo, quando o mundo inteiro vai observar as festas de Deus como, por exemplo, a Festa dos Tabernáculos (ver Zacarias 14:16-19).

Mas se Deus já estiver abrindo seus olhos para a Sua verdade, agora é sua responsabilidade viver de acordo os ensinamentos revelados por Ele. Conforme disse o apóstolo Paulo a respeito de uma das festas de Deus: “Por isso, celebremos a festa” (1 Coríntios 5:8, ARA).

Será que sua vida estaria precisando de um reavivamento espiritual? Agora pode ser a hora de você começar a celebrar as festas de Deus!

Saiba mais

A maioria das pessoas não sabe nada sobre as festas de Deus, embora elas sejam mencionadas de forma clara na Bíblia. Jesus e a Igreja primitiva as celebraram. Você não acha que deveria fazer o mesmo? Peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito As Festas Santas de Deus: O Plano de Deus Para a Humanidade.