Dez Propósitos Bíblicos do Sábado

Você está aqui

Dez Propósitos Bíblicos do Sábado

Uma das características da assinatura de Deus é como Ele pode criar objetos multiuso. Veja, por exemplo, a árvore. Ela cumpre muitos e diferentes objetivos — fornece frutas ou sementes para alimento, sombra, madeira para construção e abrigo para pássaros, diminui também a erosão, fertiliza o solo com as folhas caídas, umidifica o ar, absorve dióxido de carbono, libera oxigênio, age como um corta-vento e acrescenta beleza ao mundo.

Vamos considerar outra criação de Deus que não é tão tangível. Mas que também cumpre muitos propósitos para o benefício da humanidade. Esta criação, um período cíclico de tempo, é o dia de Sábado, o último dia da semana. Analisaremos dez razões encontradas na Bíblia para Deus ter criado o Sábado do sétimo dia.

No início de Gênesis, onde o Sábado foi estabelecido, encontramos três desses propósitos descritos por Deus. Gênesis 2:2-3 declara: “E, havendo Deus acabado no dia sétimo a Sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera” (grifo nosso).

Vamos dar uma olhada mais de perto nos propósitos do Sábado mencionado aqui e outros dados que as Escrituras informam posteriormente.

1. “E abençoou Deus o dia sétimo” (Gênesis 2:3).

O primeiro propósito está no fato de que o Sábado é um dia abençoado por Deus — ele foi planejado para ser uma bênção. E uma bênção de Deus na Bíblia não significa apenas um ato de boa vontade. Significa milagres em nossa vida para torná-la melhor — física e espiritualmente.

Isaías 56:3-7 descreve a grande alegria advinda de promessas e bênçãos: “Essa promessa não é só para os judeus; é para as pessoas de outras nações que Me obedecem e vivem entre eles. É para os que perderam a capacidade de ter filhos também. Eles não serão separados do meu povo! O SENHOR promete a esses homens que não podem ter filhos: Se vocês guardarem os Meus Dias de Descanso [Sábados], fizerem a Minha vontade...Eu lhes darei na Minha casa, dentro dos Meus muros, uma honra muito maior do que ter muitos filhos e filhas. Eu darei a vocês um nome eterno, que nunca vai ser esquecido!

 “Quanto a essas pessoas de outros povos, que se juntaram aos judeus, que amam ao SENHOR e O servem, observando Dias de Descanso [Sábados] e obedecendo à Lei de Deus, Eu mesmo as levarei ao Meu santo monte e lhes darei grande alegria, na Minha Casa de Oração. Aceitarei os seus sacrifícios e as suas ofertas queimadas, porque a Minha casa será chamada ‘Casa de Oração para Todos os Povos’” (Bíblia Viva).

Deus também promete grandes bênçãos agora e no futuro. Como diz Isaías 58:13-14: “Se você vigiar seus pés para não profanar o Sábado e para não fazer o que bem quiser em Meu santo dia; se você chamar delícia o Sábado e honroso o santo dia do SENHOR, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no SENHOR a sua alegria, e Eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. Pois é o SENHOR quem fala” (NVI).

Explanando sobre essas bênçãos físicas e espirituais, O Comentário do Conhecimento Bíblico declara: “Ao colocar Deus em primeiro lugar e não buscar fazer o que quiser, uma pessoa teria alegria não apenas na salvação espiritual (cavalgar nos altos), mas também na prosperidade (banquete da herança). Tudo isto é garantido porque foi o SENHOR Quem disse” (nota de Isaías 58:14, grifo nosso).

2. “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou” (Gênesis 2:3).

O segundo propósito para o Sábado é a sua santificação, significando que este é um dia separado por Deus para uso sagrado. Deus diz que ele é o Seu dia e chama suas ocorrências “Meus Sábados”.

Como Ele diz em Levítico 19:3: “Cada um temerá a sua mãe e a seu pai e guardará os Meus Sábados. Eu sou o SENHOR, vosso Deus”.

Este princípio está consagrado no Quarto Mandamento: “Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, Teu Deus; não farás nenhuma obra... Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou” (Êxodo 20:8-11).

Deus é a única fonte de santidade, e Ele é o único que pode tornar algo santo. Da mesma forma, somente Deus e não o homem pode anular o que Ele anteriormente declarou santo. Como diz Apocalipse 15:4: “Quem não Te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o Teu nome? Pois Tu somente és santo. Todas as nações virão à Tua presença e Te adorarão, pois os Teus atos de justiça se tornaram manifestos” (NVI).

3. “No sétimo dia... descansou de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera” (Gênesis 2:2-3).

O terceiro propósito do Sábado encontrado em Gênesis é o fato de ele ser um dia de descanso. Aqui é a primeira vez que a palavra hebraica shabath, que significa “descanso”, é encontrada. “É dessa raiz [de shabath] que o substantivo para o Sábado se origina, uma palavra designando o tempo a ser reservado para o descanso” (Dicionário Completo de Estudo de Palavras do Antigo Testamento, Warren Baker e Eugene Carpenter, 2003, p. 1098).

Ele é um dia de descanso para se recuperar da labuta diária. Como Deus explica em Êxodo 31:17: “Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e restaurou-se”.

Semelhantemente, Deus deseja que nos restauremos, ou seja, que nos recuperemos de nossos labores nesse dia, como Ele declara: “Seis dias farás os teus negócios; mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava e o estrangeiro” (Êxodo 23:12).

Em toda a Bíblia, o sábado é enfatizado como o Dia Santo de descanso e adoração. Por exemplo, Jesus Cristo guardou os Sábados de Deus. Como nos diz Lucas 4:16: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de Sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler”.

4. “Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre” (Êxodo 31:17).

O quarto propósito do Sábado é que ele é um sinal de aliança entre Deus e Seu povo. Ele é o único dos Dez Mandamentos escolhido desta forma como um sinal ou um marco.

Como diz Êxodo 31:16-17: “Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto perpétuo. Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre”.

A palavra hebraica oth, aqui traduzida por “sinal”, significa “um sinal como uma bandeira, um farol ou um monumento” (Dicionário Grego e Hebraico de Strong, No. H266). Assim como uma bandeira identifica um povo, e um farol chama a atenção e um monumento remete a algum lugar, pessoa ou ocorrência especial, Deus colocou o Sábado como um sinal para identificar o Seu povo. Ele também é um pacto perpétuo ou um acordo de relacionamento ao longo da vida entre Deus e a pessoa que guarda o Sábado.

5. “Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar...Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há...” (Êxodo 20:8-11).

O quinto propósito do Sábado é servir de lembrança de que Deus é nosso Criador. A palavra traduzida “fez” aqui significa “moldar” ou “pôr em ordem” — quando Deus reformou o mundo e seu entrono no decorrer de uma semana. Isso aconteceu depois de Ele ter criado tudo do nada. Assim, o Sábado é um monumento ao estupendo poder de Deus para trazer à existência tudo o que vemos ao nosso redor — inclusive nós mesmos!

Muitas pessoas veem simplesmente como algo muito comum — a vida, o alimento, a água, o ar, a luz, o calor, as estações, os animais, os pássaros, as árvores e as flores — as coisas que nos sustentam e nos dão prazer.

Como o Salmo 92, um hino dedicado ao Sábado, proclama: “Como são grandes as Tuas obras, SENHOR, como são profundos os teus propósitos! O insensato não entende, o tolo não vê” (versículos 5-6, NVI).

6. “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, Teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o SENHOR, Teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de Sábado” (Deuteronômio 5:15).

O sexto propósito do Sábado é sobre a redenção, o pagamento de um resgate por um escravo. Este é um conceito bíblico chave que tem a ver com a salvação física e espiritual. Portanto, Deus não é apenas nosso Criador, mas também o Redentor da humanidade — tornando possível a salvação através do sacrifício de Seu Filho, a fim de nos libertar da escravidão espiritual.

Ele começou Seu plano de salvação com uma nação, Israel, mas agora estendeu a redenção a todas as pessoas que responderem a Seu chamado. Todos podem fazer parte da herança de Abraão através da fé em Jesus Cristo e em Seu sacrifício.

Como Paulo disse: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa” (Gálatas 3:26-29). É digno de nota o fato de que Jesus curou as pessoas no Sábado, mostrando ainda mais que este é um dia de libertação.

7. “Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o Sábado do descanso, santa convocação” (Levítico 23:3).

O sétimo propósito do Sábado é ser um tempo determinado para reunir-se para adoração. É interessante notar que Deus chama de Sábado as Suas festas "que convocareis no seu tempo determinado" (Levítico 23:4).

O termo “tempo determinado" em hebraico significa marcar uma data para a reunião, assim como hoje temos uma "consulta" com um médico. É importante notar que é Deus quem marca a consulta e envia o convite. Quem quer que atenda o convite, aparecerá nessa consulta. E quem o ignora o convite, ignora a sagrada determinação que Deus estabeleceu para nos encontrar!

8. “Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do SENHOR, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as Minhas festas. Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o Sábado do descanso solene, santa convocação” (Levítico 23:2-3, ARA).

O oitavo propósito do sábado é ter comunhão com as outras pessoas do povo de Deus. O termo "convocação" significa uma assembleia ordenada. Assim, quando possível, devemos nos encontrar no Sábado e não permanecer sozinhos naquele dia.

A passagem de Hebreus 10:24-25 nos fala sobre a importância de ter comunhão quando nos reunimos: “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia”.

Para obter mais informações, leia o tópico “A Igreja: Ajuda Para Um Maior Crescimento Espiritual” em nosso guia de estudo bíblico gratuito Ferramentas para o Crescimento Espiritual.

9. “Certo Sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas...” (Lucas 13:10, NVI).

O nono propósito do Sábado é para que recebamos instruções da Palavra de Deus. Portanto, o dia de Sábado não é apenas para comunhão, mas também para o aprendizado espiritual.

Vemos que o apóstolo Paulo, além de Jesus, também ensinou no dia de Sábado: “Depois disto, partiu Paulo de Atenas e chegou a Corinto... E todos os sábados disputava na sinagoga e convencia a judeus e gregos...E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus (Atos 18:1, 4, 11). Supondo que Paulo continuou a ensinar literalmente “todo sábado” enquanto esteve ali, isso significaria que Paulo ensinou durante mais de oitenta Sábados em Corinto!

10. “Portanto, um descanso completo e perfeito ainda esperando o povo de Deus” (Hebreus 4:9, Bíblia Viva).

O décimo propósito para o Sábado é o fato de ele ser uma lembrança do glorioso descanso futuro e da restauração da Terra.

No livro de Hebreus, um dos argumentos para os cristãos hebreus permanecerem fiéis na Igreja era que se lembrassem do vindouro Reino de Deus, retratado pelo Sábado.

Como nos diz Hebreus 4:8-11: “Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso [ao entrar na Terra Prometida], Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia. Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência” (NVI).

A observância do Sábado, portanto, também aponta para o futuro e não apenas para o passado ou o presente. É uma lembrança do passado quando honramos a Deus por Sua Criação. E, no presente, nos lembra de Deus como nosso grande Redentor. E aponta para o futuro ao prever o futuro e milenar Reino de Deus na Terra — com Jesus Cristo sendo o Rei dos Reis.

Por conseguinte, Deus revela nas Escrituras pelo menos dez propósitos para o Sábado. Sejamos gratos por cada um deles e usemos esse maravilhoso presente de Deus para todos os propósitos pretendidos por Ele!