É Possível Saber o Futuro?

Você está aqui

É Possível Saber o Futuro?

Há muito tempo a humanidade tem se fascinado e vem tentando conhecer o futuro. Nos tempos antigos, sacerdotes, profetas, xamãs e outros autodenominados videntes auferiram grande poder e prestígio ao reivindicar a capacidade de discernir o que está por vir.

O desejo de entender o futuro não diminuiu com o tempo. Considerando a atual situação do mundo quando começamos uma nova década, não é de admirar que as pessoas queiram saber o que o futuro lhes reserva. Muitas nações — e, às vezes, parece que o mundo inteiro — oscilam de crise em crise. Além da intranquilidade, há várias outras supostas crises fabricadas por políticos, personalidades da mídia e outros intelectuais que, em busca do controle da vida de outras pessoas, afirmam saber o que é melhor para nós e não hesitam em nos dizer como devemos viver.

Certamente vivemos em um mundo atormentado por problemas. É quase impossível acompanhar a quantidade de guerras e conflitos internacionais que afetam o planeta, onde novos confrontos surgem quase semanalmente. Muitas nações são amaldiçoadas por líderes megalomaníacos muito mais preocupados com seu próprio poder e prestígio do que com seus sofridos cidadãos. Ainda nesta manhã, li sobre um líder que faleceu recentemente e que tinha dez milhões de dólares em sua conta bancária, além de pelo menos oito carros e várias casas palacianas — tudo isso acumulado enquanto o padrão de vida de seu país é um dos mais baixos do mundo.

Eu assino vários boletins científicos, tecnológicos e militares, e fico assustado de ver o fluxo constante de armas de alta tecnologia em desenvolvimento, prometendo maneiras cada vez mais eficientes de matar um número cada vez maior de pessoas em períodos mais curtos de tempo.

Chega a ser irônico o fato de que uma das preocupações mais recentes das autoridades de saúde pública seja a quantidade crescente de contaminantes farmacêuticos encontrados na água potável das grandes cidades — e um dos mais comuns é o antidepressivo, liberados nas fontes do abastecimento de água potável. Portanto, como se você não tivesse o suficiente para se preocupar, os remédios antidepressivos do seu vizinho podem estar saindo de sua torneira para o seu copo!

Se tudo isso lhe soa como uma má notícia, você está certo. Esse é o mundo que construímos para nós mesmos, que rejeita o conhecimento encontrado no "manual de instruções" que recebemos de nosso Criador, o incrível livro divino que conhecemos como a Bíblia Sagrada.

A humanidade quer conhecer e entender o futuro, mas para isso há somente uma fonte confiável onde conseguir essas informações — a Bíblia.

Entre um quarto e um terço da Bíblia é composto de profecias — a história escrita com antecipação. Muitos livros da Bíblia são proféticos, e descrevem o futuro. E muitos deles mostram como algumas profecias já foram cumpridas, geralmente, em intrincados pormenores.

Somente na Bíblia vemos a história fatual de um Deus tão poderoso a ponto de não apenas prever o futuro, mas também de fazê-lo acontecer como o predisse. E, nas páginas da Bíblia, Ele fornece muitas evidências de que pode e fará exatamente isso — predizendo e dirigindo a ascensão e queda de governantes, nações e impérios.

Observe o que Ele nos diz num desses livros proféticos: “Lembrem-se do que fiz no passado, pois somente Eu sou Deus; Eu sou Deus, e não há outro semelhante a Mim. Só Eu posso lhes anunciar, desde já, o que acontecerá no futuro. Todos os Meus planos se cumprirão, pois faço tudo que desejo...O que Eu disse, isso farei” (Isaías 46:9-11, Nova Versão Transformadora).

Ele também diz: “O SENHOR dos Exércitos jurou: Tudo acontecerá como planejei; será conforme decidi... Tenho um plano para toda a Terra; Minha mão está sobre todas as nações. O Senhor dos Exércitos falou; quem pode mudar Seus planos? Quando levanta Sua mão, quem pode detê-la?” (Isaías 14:24-27, NVT).

Nas páginas da Bíblia, Deus realmente mostra para onde nosso mundo está indo e, igualmente importante, o motivo disso. Ele explica por que nosso mundo está em uma situação tão perigosa, bem como o que Ele planeja fazer a respeito. Vários artigos nesta edição discutem isso com mais detalhes.

Além de revelar os planos de Deus, a Bíblia também traz uma mensagem de grande esperança — esperança muito maior do que qualquer coisa prometida por líderes humanos e futuros salvadores. É por isso que o nome desta revista é A Boa Nova. Buscamos um futuro mais brilhante além do mundo conturbado de hoje, uma esperança que excede todos os esforços e sonhos humanos.

Esperamos que você se una a nós nessa jornada rumo a um incrível futuro e que continue aprendendo mais sobre o que está por vir nesta edição e em outras que virão!