O Mito do “Único Dia” de Salvação
Muitos acreditam que todos que morrem sem aceitar Jesus Cristo como Salvador estão condenados para sempre. Mas será que é assim mesmo? E quanto àqueles que nunca ouviram falar dEle ou dos Seus ensinamentos? Será que existe outra forma de alcançar a salvação? Onde está a verdade nisso tudo?
Muitos acreditam que quem não se converte a Cristo antes de Seu retorno está irremediavelmente perdido. Mas o que a Bíblia realmente ensina?
A verdade pouco conhecida é que Deus não está tentando salvar o mundo inteiro nesta era. Este não é o único dia ou tempo de salvação. Haverá um tempo em que todos os que já viveram terão a oportunidade de se arrepender e receber a vida eterna. E isso está diretamente relacionado às festas bíblicas instituídas por Deus.
O reinado de Satanás na era atual
A Bíblia revela claramente que Satanás, o diabo, é o deus deste mundo (ou desta era), que ele é o príncipe do poder do ar e que é o verdadeiro espírito governante do mundo atual (2 Coríntios 4:4; Efésios 2:2-3; João 12:31). Ele está no poder! Ele ofereceu esse poder a Jesus se Ele o adorasse (Mateus 4:9). Mas Jesus venceu o diabo resistindo às suas tentações e, por isso, Deus Pai Lhe deu autoridade para tomar esse poder, destronar Satanás e ocupar seu lugar. Quando Cristo voltar, Satanás perderá completamente esse poder. Mas, por enquanto, ele detém esse poder!
Satanás mantém seu poder apenas porque Deus permite. Deus tem permitido que Satanás governe a humanidade desde quando, no Jardim do Éden, os primeiros seres humanos escolheram segui-lo em vez de se submeterem ao governo de Deus. Nesse período de seu reinado, é evidente que nem todos tiveram a oportunidade de entender a verdade de Deus (ver Lucas 8:10).
A obra de Satanás consiste em enganar a humanidade, distorcendo a verdade de Deus e fazendo com que pessoas sinceras aceitem uma falsificação no lugar do que é verdadeiro, levando-as, assim, ao pecado. Infelizmente, ele tem sido muito bem-sucedido nisso (Apocalipse 12:9).
Estamos nos aproximando do fim do domínio de Satanás sobre a humanidade. O reinado milenar de Jesus Cristo está chegando, e Ele será o governante (Apocalipse 11:15; 20:6). Satanás então será acorrentado, contido e lançado num simbólico “abismo” (Apocalipse 20:1-4) — ele não enganará mais ninguém. Esse período não será dele, mas de Deus, que governará por meio de Cristo e oferecerá salvação a toda a humanidade!
Aqueles que ainda não foram salvos não estão perdidos
Ao longo da história, o cristianismo tradicional tem ensinado que, ao morrer, a pessoa ou é “salva” (recebe a bênção da eternidade com Deus) ou se “perde” (é condenada ao inferno) para sempre. Esse é um ensinamento equivocado que causou sofrimento e tristeza desnecessários.
Essa ideia sustenta que este é o único e exclusivo tempo em que Deus está tentando desesperadamente salvar o mundo, e que a missão da Igreja é salvá-lo enquanto ainda há tempo.
Mas, se isso for verdade, o que acontece com quem viveu e morreu antes de Jesus nascer? E aqueles que moravam em lugares onde a mensagem do evangelho de Jesus Cristo nunca chegou? E as pessoas que cresceram em outras religiões ou que jamais frequentaram uma igreja?
A Bíblia afirma claramente que debaixo do céu não há outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos, a não ser o nome de Jesus Cristo (Atos 4:12). Não existe outro caminho para chegar a Deus a não ser por Ele (João 14:6). Mas inúmeras pessoas morreram sem nunca ter ouvido falar de Cristo ou de Seus ensinamentos. Segundo a doutrina cristã tradicional, essas pessoas estão perdidas para sempre. Contudo, elas não sabiam que era necessário arrepender-se dos pecados para receber perdão e salvação. Provavelmente nem entendiam o que é pecado, muito menos suas consequências. Elas nunca tiveram acesso ao evangelho de Jesus Cristo.
Então, faz sentido acreditar que um Deus de amor tenha trazido essas pessoas ao mundo, sem que tivessem escolha, e deixado que vivessem e morressem sem nunca terem ouvido o evangelho e ainda condená-las eternamente sem jamais lhes dar a oportunidade de serem salvas?
Sabemos que Deus "não quer que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento " (2 Pedro 3:9, Almeida Revista e Atualizada). E Jesus afirmou que os pagãos da antiguidade teriam se arrependido se tivessem testemunhado Seus milagres e ouvido Seus ensinamentos (Lucas 10:13).
Será que Deus vai salvá-los de alguma outra maneira? — talvez porque viveram de forma honesta, fazendo o melhor que podiam, mesmo sem conhecer ou aceitar a Cristo. Como vimos, a Bíblia mostra que não existe outro caminho que leve a Deus.
Interpretações equivocadas da Bíblia
Alguns ficaram confusos com a passagem de 2 Coríntios 6:2, que diz "eis aqui agora o dia da salvação". Note que não diz "o único dia". Além disso, nesta passagem, o apóstolo Paulo cita Isaías 49:8, mas o texto hebraico original não usa o artigo definido "o". O texto grego de 2 Coríntios 6:2 também não possui esse artigo. Portanto, a tradução correta é "um dia de salvação", ou seja, um tempo de libertação. E mesmo que esse artigo estivesse subentendido, isso implicaria apenas que se trata do tempo de salvação para os seguidores de Deus daquela era.
Esse é o dia da salvação para aqueles que foram chamados e tiveram suas mentes abertas para a verdade de Deus. Agora é a oportunidade deles de se arrependerem e vencerem para fazer parte do Reino de Deus. Mas não é o dia da salvação para a grande maioria das pessoas, que receberão sua primeira e única oportunidade em um momento futuro.
Tenha em mente que, se o único dia de salvação fosse na época de Paulo, hoje estaríamos condenados. Mas ele estava citando um texto que já tinha centenas de anos. Será que o tempo em que Isaías viveu foi o único dia de salvação? Obviamente não. Hoje, assim como na época de Paulo, é um tempo de libertação, mas não o único.
Nem todos são chamados agora
Deus não negará a oportunidade de salvação a ninguém. A grande maioria da humanidade simplesmente não está sendo chamada agora, nesta era de governo de Satanás. O diabo está se esforçando para desviar as pessoas do caminho da salvação, mas esse ainda não é o tempo em que Deus está chamando todos para a salvação.
Pois, se fosse assim, o diabo estaria vencendo essa disputa, já que a maior parte do mundo nem sequer se declara cristã. A verdade é que não existe disputa entre Deus e Satanás. Deus governa sobre toda a criação. Ele permite que o governo de Satanás continue por um tempo, pois isso serve aos Seus sábios propósitos, como, por exemplo, ajudar a humanidade a enxergar e experienciar as terríveis consequências das mentiras e enganos de Satanás.
Também precisamos entender que Deus faz tudo do Seu jeito e no Seu tempo, e no plano dEle nem todos estão sendo chamados agora. Assim, bilhões de pessoas que morreram sem ter a chance de receber a salvação serão ressuscitadas e terão sua oportunidade, e sem Satanás por perto para tentá-las. A Bíblia menciona essa segunda ressurreição, ou ressurreição geral, após os mil anos do reinado de Cristo (Apocalipse 20:5, 11-12, entre outras passagens).
A primeira ressurreição (ver versículos 4-6) é para os seguidores fiéis de Cristo que, nesta era, se mantiveram nos caminhos de Deus até o fim. Eles serão transformados em seres espirituais imortais no retorno de Cristo para herdar o reino (ver 1 Coríntios 15:45, 49-54). Em seguida, eles reinarão com Cristo e ensinarão as nações (Apocalipse 2:27; 3:21).
Mas isso é apenas o começo.
Até mesmo aqueles que professam seguir Cristo nesta era ainda não entendem a verdade de fato. Deus dará a eles e a todos os seres humanos uma oportunidade real de se arrependerem e segui-Lo.
Não existe uma segunda oportunidade
Mas, alguns vão dizer: “Isso não é a doutrina da segunda oportunidade?” Não, não é.
Isso fica muito claro nos capítulos 6 e 10 de Hebreus. Aqueles que não foram chamados agora não tiveram acesso ao conhecimento da verdade. Portanto, eles ainda não foram definitivamente julgados quanto à salvação.
A maioria das pessoas não entende bem isso. A verdade é um conhecimento espiritual, e esse tipo de conhecimento não pode ser passado de forma natural para a mente humana. Essa verdade espiritual é revelada (1 Coríntios 2:14) e ninguém a compreende plenamente, exceto quando Deus abre o entendimento e a revela como verdade através do Seu Espírito.
Mas, se alguém que foi realmente chamado por Deus e convencido pelo Espírito dEle, cuja mente foi aberta para compreender o precioso conhecimento espiritual da verdade, mais tarde pecar, de forma consciente e intencional, rejeitando a Deus, será condenado à morte eterna (Hebreus 6:4-8; 10:26-27; Gálatas 5:19-21). Essa pessoa já teve a sua oportunidade.
Aqueles que receberão o chamado para a salvação no futuro são os que não foram chamados até então e nunca tiveram a oportunidade. Mas, segundo o plano de Deus, todos terão sua oportunidade.
A grande colheita outonal
Quando Jesus Cristo retornar em poder e glória, os mortos em Cristo (aqueles que aceitaram Seu chamado e foram salvos) serão ressuscitados como seres imortais, e Seus seguidores que ainda estiverem vivos serão transformados (1 Coríntios 15:50-53).
Eles vão encontrar Jesus Cristo nas nuvens e, em seguida, reinarão com Ele na Terra (1 Tessalonicenses 4:13-17; Apocalipse 5:10). Então, o trono de Cristo será estabelecido na Terra, o mesmo trono de Seu ancestral Davi (Lucas 1:32). Nesse trono, os santos que se tornaram imortais se assentarão junto com Ele (Apocalipse 3:21). Durante mil anos, Jesus governará todas as nações.
Durante esse período, haverá um processo de separação entre os que aceitaram o chamado de Deus e aqueles que o recusaram (Mateus 25:31-34, 41). Observe que todos os chamados e salvos antes da segunda vinda de Cristo serão separados dos não salvos antes que Ele desça à Terra e se assente no trono de Sua glória. Portanto, a separação que ocorrerá depois que Ele se assentar naquele trono para governar as nações é uma nova fase do processo.
Os seres humanos passarão então por um processo de avaliação de suas vidas com base nas decisões que tomaram e nas obras que realizaram. Aqueles que viveram uma vida de retidão serão colocados à direita. Eles vão se converter e receber a imortalidade, pois Cristo, juntamente com Seus seguidores desta era, dirá a eles: "Possuí por herança o Reino" — lembrando que a carne e o sangue mortais não podem herdar esse Reino (1 Coríntios 15:50).
Aqueles que praticaram o mal receberão então o castigo da lei: a morte (Romanos 6:23). Eles serão condenados à destruição no lago de fogo (Apocalipse 20:15).
Portanto, essas passagens mostram um processo de salvação que continua após o retorno de Cristo, durante o Seu reinado milenar e além. Essa é a grande “colheita de pessoas” celebrada nas Festas Santas outonais (ver Levítico 23:23-41). A Festa das Trombetas representa o retorno de Jesus Cristo. O Dia da Expiação representa Satanás sendo banido e a humanidade se voltando para Cristo. A grande Festa dos Tabernáculos, que dura sete dias, simboliza o reinado de Cristo sobre o mundo. E o Último Grande Dia ou Oitavo Dia simboliza a esperança além do milênio, representando a salvação que será oferecida aos que viveram em épocas passadas e que serão ressuscitados naquele tempo.
O fato impressionante é que a atual colheita de seres humanos (comparar com Mateus 9:36-38; João 4:34-36) corresponde à colheita tardia de grãos na Terra Santa, que era celebrada na Festa de Pentecostes. Isso é representado no ciclo anual de festas que Deus deu a Israel para que Seu povo mantivesse continuamente sua compreensão do plano dEle.
Essa era representa a primeira colheita de seres humanos. Durante esse período de domínio de Satanás, Deus está chamando um povo para o nome dEle, de modo que, por Sua misericórdia sobre aqueles que são chamados agora, a grande maioria que ainda não foi chamada também possa receber essa misericórdia. Aqueles que são chamados agora para a salvação são as "primícias" da salvação de Deus (Tiago 1:18). Eles são chamados agora para se prepararem para ser reis e sacerdotes, que serão os instrumentos que Cristo usará para salvar o mundo quando chegar o tempo determinado por Deus. Que plano sublime e que evangelho glorioso!
Aqueles que morreram sem receber a salvação
Portanto, a maioria dos nossos entes queridos que morreram sem receber a salvação não estão perdidos, caso não tenham sido chamados nesta era. O chamado deles virá mais tarde. Eles serão ressuscitados e receberão sua justa oportunidade. E se você está sendo chamado por Deus, e Ele estiver revelando essa verdade maravilhosa à sua mente e lhe dando convicção em seu coração para agir de acordo com esse conhecimento, você está tendo agora sua única oportunidade, ou seja, a oportunidade de se preparar para ser um instrumento de Cristo no amoroso trabalho de ajudar na salvação do resto da humanidade!
Assim vemos um profundo significado no chamado para seguir Cristo. Essa compreensão revela o propósito de nossas vidas, por que nascemos e o futuro de nossa existência após a morte. Como diz 2 Pedro 1:10: “Procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição”.
Como vimos, hoje não é o único dia de salvação. Na era atual não existe uma disputa desesperada entre Jesus Cristo e Satanás pelo destino da humanidade. Cristo retornará para reinar, ensinar e oferecer salvação a todos! Mas talvez Deus esteja oferecendo essa oportunidade a você agora.