Perguntas e Respostas: Como eu sei que realmente Deus está me chamando?

Você está aqui

Perguntas e Respostas

Como eu sei que realmente Deus está me chamando?

Nota-se também que nosso entendimento deve ser "clareado" ou "iluminado" (Efésios 1:18; Hebreus 6:4; 10:32). E a revelação das coisas de Deus deve vir através de Seu Espírito Santo (1 Coríntios 1:9-14). Jesus disse a Seus discípulos que esse "Espírito da verdade" estava trabalhando com eles e que, mais tarde, estaria neles no momento da conversão deles (João 14:17).

Além disso, Salmo 111:10 [versão Almeida Corrigida e Fiel], diz que “bom entendimento têm todos os que cumprem os seus [de Deus] mandamentos" e Atos 5:32 nos diz que Deus dá o Espírito Santo àqueles que lhe obedecem. Além disso, Deus é quem nos propicia o desejo de arrepender-se e viver de acordo com a Sua vontade (2 Timóteo 2:25; Filipenses 2:13).

Contudo, o que vemos é Deus usando a mensagem do evangelho para nos atrair para Ele, dando-nos, a princípio, o entendimento, através de Seu Espírito, e o desejo de mudar — e, a partir daí, quando respondemos e obedecemos, Ele nos dá uma compreensão e uma convicção cada vez maior para andar em Seus caminhos.

Um dos sinais de que Deus pode estar lhe chamando é você começar, mesmo aos poucos, a entender as Escrituras com uma profundidade e uma dimensão que você nunca experimentou antes. Você então começa a aprender os mistérios do Reino de Deus (Mateus 13:10-11) — e começa a ter mais convicção de que precisa responder e agir de acordo com esse entendimento. E, de certo modo, talvez você já tenha começado a responder e por isso Deus pode estar aumentando ainda mais sua compreensão.

Nada é mais importante do que o chamado de Deus. Reflita no esplendor e na grandeza do que isso significa. O apóstolo Pedro se referiu a esse magnífico chamado em sua primeira carta:

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado" (1 Pedro 2:9-10).

A definição inspirada de Pedro sobre a vocação cristã nos ajuda a compreender a majestade da salvação de Deus. Esse grande chamado se tornou possível porque Jesus Cristo se sacrificou por nossos pecados e pelo perdão, que agora está disponível a todos.

E esse perdão não foi dado para nós continuarmos praticando o pecado como modo de vida, mas para nos arrepender, para nos afastar disso e obedecer a Deus. Durante a pregação do evangelho, Jesus instigava à ação e à fé, dizendo: "Arrependei-vos e crede no evangelho" (Marcos 1:14-15).

Como já mencionado, se Deus está lhe chamando, você será despertado para a necessidade de uma mudança em sua vida pessoal — para se alinhar aos padrões e valores divinos mostrados nas Escrituras, e para "que viva de maneira digna da vocação que receberam" (Efésios 4:1, NVI).

As promessas de Deus devem inspirar a fé — uma profunda confiança em Deus. E quanto mais nós estudamos a Palavra de Deus, mais a fé aumenta em nós (Romanos 10:17). Enfim, o arrependimento na fé vai nos levar ao batismo e ao recebimento do Espírito Santo (Atos 2:38), capacitando-nos a mudar mais ainda e ter mais entendimento e a permanecer fiel. Então, com a ajuda contínua de Deus, devemos continuar crescendo espiritualmente em toda a nossa vida cristã.

Espero que você esteja chegando perto de fazer esse compromisso. Independente disso, você ainda pode começar a se aproximar de Deus ao pedir Sua ajuda para guiá-lo em Seus caminhos e para se comprometer a seguir Suas instruções bíblicas, tal como explicado na revista A Boa Nova. Certamente, Deus terá paciência para trabalhar com você.

Ainda assim, independentemente de você sentir ou não que está sendo chamado agora, as exigências de Deus seguem vigentes — e elas lhe dizem respeito. Como Paulo disse a um público grego imerso na idolatria: "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:30-31).

A prova está aí para todos nós — se quisermos ver. Que Deus ajude-o a ver — e a agir.

Para aprender mais sobre como responder ao chamado de Deus e viver uma vida digna desse chamado e entender como isso leva à vida eterna no Reino de Deus, não deixe de solicitar ou baixar o nosso guia de estudo bíblico gratuito Transformando A Sua Vida: O Processo de Conversão.