Podemos Confiar Na Bíblia?

Você está aqui

Podemos Confiar Na Bíblia?

Muitos críticos da Bíblia difamam aqueles que creem nela, rotulando-os como fanáticos, negacionistas e cientificamente ignorantes. Mas eles mesmos ignoram o fato de que grande parte dos fundamentos da ciência moderna foram estabelecidos por homens que acreditavam em Deus e na Bíblia.

Por exemplo, Isaac Newton, matemático e físico britânico do século 17, escreveu: “Esse belo sistema solar, os planetas e os cometas somente poderiam ter surgido do ditame e do domínio de um Ser inteligente e poderoso”.

Ele também declarou: “Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana”. “Tenho uma crença fundamental na Bíblia como a Palavra de Deus, escrita por homens inspirados. Eu estudo a Bíblia diariamente”.

Muitos renomados pioneiros da ciência examinaram as evidências e concluíram que elas provavam a existência de Deus e que a Bíblia era Sua Palavra inspirada. E a crença deles em um universo ordenado e estabelecido pelo poder e genialidade de um Criador Todo-Poderoso norteava suas pesquisas científicas.

Por exemplo, William Herschel, astrônomo britânico nascido na Alemanha (1738-1822), que descobriu o planeta Urano, disse: “Todas as descobertas humanas parecem ter ocorrido com o propósito único de confirmar mais fortemente as verdades contidas nas Sagradas Escrituras”.

O grande astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), cuja ideia de que a Terra gira em torno do Sol lançou as bases para a compreensão de nosso sistema solar, escreveu: “Pois quem, depois de se dedicar às coisas vistas perfeitamente estabelecidas, ordenadas e dirigidas por decisão divina, não através da contemplação de outros... não admira o Artífice de todas essas coisas, em quem está toda felicidade e todo o bem?”.

O famoso astrônomo, matemático e físico italiano Galileu Galilei (1564-1642), cujas observações astronômicas revolucionaram nossa visão do universo, observou: “A ciência humana de modo algum nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável”.

O astrônomo e matemático alemão Johann Kepler (1571-1630), que lançou as bases para a compreensão das leis do movimento planetário, percebeu uma ordem divina nos movimentos dos corpos celestes refletindo a existência de um Criador. Ele observou: “A geometria...é coeterna com a mente de Deus...[ela] forneceu a Deus um modelo para a criação...[de modo que] fosse a melhor e mais bela, além de mais semelhante ao Criador”.

O médico, anatomista e fisiologista britânico William Harvey (1578-1657) descobriu como funciona o sistema circulatório do corpo humano. O trabalho dele foi pioneiro no método científico e influenciou a pesquisa científica por séculos. E seus estudos da anatomia humana e animal o levaram a concluir: “Reconhecemos que Deus, o Supremo e Onipotente Criador, está presente na criação de todos os animais... Todas as coisas foram, de fato, planejadas e ordenadas com providência singular, sabedoria divina e a mais admirável e incompreensível habilidade”.

E, mais recentemente, Wernher von Braun (1912-1977), engenheiro aeroespacial e pai do programa espacial dos Estados Unidos, disse: “Nesta era de voos espaciais, quando usamos as ferramentas modernas da ciência para avançar em novas regiões, a Bíblia — essa história grandiosa e comovente que revela gradualmente a história e o desdobramento da lei moral — permanece, em todos os sentidos, um livro atualizado”.

A compreensão de nosso planeta, sistema solar, universo e corpo humano repousa no trabalho fundamental desses brilhantes cientistas. E eles não viam nenhum conflito entre Deus, a ciência e a Bíblia. Citando novamente Isaac Newton, que disse: “Eu estudo a Bíblia diariamente”. E nós também deveríamos fazer isso! Os artigos desta edição vão ajudá-lo a entender o Salmo 119:105, que diz que a Palavra de Deus é “lâmpada para os meus pés...e luz para o meu caminho”. Espero que você deixe-a iluminar o caminho de sua vida!