Quando Começa A Vida?

Você está aqui

Quando Começa A Vida?

Quando começa uma vida humana? Esta é a chave para entender por que o aborto é um grave pecado — ceifar uma vida inocente.

A Palavra de Deus descreve como a primeira vida humana começou quando Deus formou Adão e soprou nele o fôlego da vida (Gênesis 2:7). A humanidade foi criada à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26). Mas o homem foi feito de terra — da matéria — enquanto Deus é espírito (João 4:24).

Deus descreve o destino que planejou para os seres humanos em 2 Coríntios 6:18: “Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso”. Deus está realmente criando uma família — reproduzindo-se a Si mesmo — por meio da humanidade. E é por isso que fomos criados e nascemos!

Então, como isso acontece? Esse processo espiritual de como nos tornamos filhos de Deus é paralelo ao processo físico de como nascem as crianças humanas.

Deus disse aos nossos primeiros pais humanos para frutificar, multiplicar-se e encher a Terra (Gênesis 1:28). Eles assim fizeram e formaram a primeira família humana. Desde então, todo ser humano tem sido fruto desse processo planejado por Deus.

A reprodução humana começou com Adão. A reprodução divina da família de Deus começou com o segundo Adão (1 Coríntios 15:20-22, 45-49), Jesus Cristo. Ele nasceu como um ser humano. A grande diferença é que Deus era Seu Pai, por isso Ele é chamado Emanuel, “Deus conosco” (Mateus 1:23). E o óvulo no ventre da jovem virgem Maria foi fecundado milagrosamente pelo poder de Deus, o Espírito Santo (Lucas 1:35).

A vida humana começa com um óvulo fecundado dentro do ovário de uma futura mãe. Esse minúsculo óvulo é tão pequeno que não pode ser visto a olho nu. Os espermatozoides do homem são ainda menores, apenas um quinquagésimo do tamanho do óvulo da mulher. Quando um espermatozoide penetra no óvulo e se junta ao núcleo dessa célula, inicia-se uma vida humana.

Esse início da vida humana é exatamente paralelo ao início da vida divina como filho de Deus.

Cada ser humano tem dentro de si um espírito humano, o qual nos diferencia muito dos animais. Os estudos científicos em cérebros humanos e animais mostraram que há pouca diferença física entre os dois. No entanto, os seres humanos são capazes de pensar, planejar, raciocinar, adquirir conhecimento e criar de maneira que nenhum animal consegue fazer. A Bíblia revela que dentro de cada ser humano existe esse espírito humano que nos diferencia do mundo animal.

Em sua grande maioria, os cientistas ignoram tudo que não pode ser percebido ou analisado por meios físicos, então eles se recusam a aceitar a existência desse espírito. Contudo, 1 Coríntios 2:14 nos diz: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.

Infelizmente, ao se recusar a aceitar a existência desse espírito, muitos cientistas se recusam a aceitar a existência de Deus, de anjos, de espíritos malignos e do espírito humano. Portanto, a ciência é incapaz de fornecer respostas às grandes e fundamentais questões da vida.

Então, como começa essa vida divina, que é paralela à vida humana?

A Bíblia registra um surpreendente evento sobrenatural que aconteceu na primeira festa de Pentecostes após a crucificação e ressurreição de Jesus. O Espírito Santo de Deus, de forma milagrosa, veio sobre os seguidores de Cristo que estavam reunidos ali em Jerusalém (Atos 2:1-4).

Essa essência espiritual e poder de Deus, como um espermatozoide divino que se une a um óvulo para formar um embrião humano, se juntou ao espírito humano deles para torná-los filhos recém-gerados de Deus! (Ver Romanos 8:16-17.) Capacitados pelo Espírito de Deus, agora esses homens e mulheres podiam começar a entender as coisas de Deus!

Como o apóstolo Paulo escreveu em 1 Coríntios 2:9-11: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que O amam. Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão [pelo] o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão [pelo] o Espírito de Deus”.

Essa concepção divina ocorreu no momento do recebimento do Espírito Santo. Agora eles eram filhos de Deus, embora ainda não tivessem nascido como filhos espirituais e imortais, que ocorrerá na ressurreição quando Jesus Cristo voltar (1 Coríntios 15:20-23, 35-54). Dali em diante, eles cresceriam espiritualmente em graça e conhecimento (2 Pedro 3:18) até aquele decisivo momento do renascimento espiritual. Nesse ínterim, aqueles que são batizados e receberam o Espírito Santo são filhos de Deus, participantes de Sua natureza, embora sigam aguardando esse renascimento (ver 1 João 3:1-2; Romanos 8:9, 14-17; 2 Pedro 1:3-4).

Então, da mesma forma, uma criança no útero da mãe já é filho ou filha de seus pais desde o momento da concepção. Portanto, aos olhos do Deus Criador de toda a vida, matar uma criança por nascer é assassinato. Que todos nós possamos nos esforçar para agradar a Deus e reconhecer que, sem sombra de dúvida, isso é um horrível pecado!