Série Os Dez Mandamentos: O Quinto Mandamento

Você está aqui

Série Os Dez Mandamentos: O Quinto Mandamento

“Honra a teu pai e a tua mãe...para que te vá bem” (Efésios 6:2-3). Deus abençoa aqueles que obedecem aos Seus Dez Mandamentos e entrega uma bênção especial àqueles que obedecem fielmente ao Quinto Mandamento!

Como filhos, mesmo na idade adulta, devemos honrar nossos pais. Honramos nossos pais ao demonstrar-lhes respeito, apreço, cuidado e preocupação. E se obedecermos a esse mandamento, Deus nos abençoará.

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá” (Êxodo 20:12).

“Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR, teu Deus” (Deuteronômio 5:16) .

Diversos países comemoram o Dia das Mães e o Dia dos Pais, e isso é uma forma de demonstrar respeito e consideração aos pais. Porém, Deus nos ordena a honrar nossos pais durante todo o ano.

Esse mandamento se aplica aos filhos de qualquer idade. É claro que há algumas diferenças. Quando a Bíblia diz para os filhos obedecerem estritamente aos pais, obviamente, isso se refere aos filhos menores (Colossenses 3:20). Até mesmo o jovem Jesus estava sujeito aos pais dEle (Lucas 2:51).

Sem dúvida, há muitas outras maneiras de os filhos de qualquer idade demonstrarem respeito, apreço, cuidado e preocupação com os pais ao longo da vida deles. Para começar, seja gentil e educado e nunca fale de forma desrespeitosa ou arrogante com eles ou sobre eles.

O quinto mandamento é uma  ponte até ao cerne dos Dez Mandamentos. Deus diz o seguinte: “Cada um respeitará a sua mãe e o seu pai” (Levítico 19:3, ARA). Primeiramente, os filhos aprendem a respeitar a Deus respeitando seus pais. E honrar os pais é a base da construção do respeito e do amor ao próximo.

Esse mandamento prepara os filhos para seus relacionamentos futuros. Ao aprender a respeitar e a se submeter à autoridade de seus lares, os filhos também aprendem a respeitar as normas, as leis, os governantes e as pessoas em geral, principalmente os adultos. Eles aprendem a ter um respeito especial por aqueles que estão em cargos de liderança e autoridade — professores, instrutores, policiais, governantes, gestores no local de trabalho, etc. As seguintes passagens importantes enfatizam essa verdade: Romanos 13:1-2; 1 Pedro 2:17-18; Efésios 6:5-9; Colossenses 3:22-25; 1 Timóteo 5:17; 6:1-2; Tito 3:1-2; e Hebreus 13:17. Os filhos aprendem liderança quando primeiramente aprendem a ser seguidores.

A Bíblia também ensina que uma pessoa deve demonstrar respeito especialmente pelas pessoas que são bem mais velhas do que ela (Levítico 19:32; 1 Pedro 5:5).

Por que o mandamento não diz para amar o pai e a mãe? A Bíblia ensina que todas as posições de autoridade devem ser respeitadas, independentemente de como atuam. Uma criança muito pequena que aprende a agir com respeito também aprende o verdadeiro amor à medida que amadurece. (Ver os elementos do respeito no capítulo do amor — 1 Coríntios 13).

Esse mandamento não se limita a honrar apenas os pais biológicos, pois isso também abrange todas as pessoas que têm pais adotivos. Além disso, os avós merecem um respeito especial.

A desobediência a esse mandamento é um pecado terrível

Ao elaborar o quinto mandamento, Deus delegou Sua autoridade paterna aos pais. Portanto, desobedecer a esse mandamento é um pecado contra Deus (ver Deuteronômio 27:16; Provérbios 20:20; 30:17).

Deus estabeleceu a pena de morte para qualquer um que ferir ou amaldiçoar seu pai ou sua mãe (Êxodo 21:15, 17; Levítico 20:9). E a lei do “filho desobediente” previa a possibilidade da pena de morte para um filho ou filha irremediavelmente rebelde e incorrigível (Deuteronômio 21:18-21).

Contudo, é preciso entender que Deus nunca permitiu a um pai matar qualquer filho. Os anciãos na entrada de uma cidade serviam como juízes e somente eles podiam impor a pena de morte (Deuteronômio 21:19). A lei do “filho desobediente” exigia, primeiramente, que tanto o pai quanto a mãe concordassem em levar o filho ao tribunal da cidade para ser julgado pelos “anciãos”. Entretanto, não há registro bíblico ou histórico de alguma execução baseada nessas leis.

Demonstre gratidão a seus pais!

Em primeiro lugar, você existe porque seus pais o trouxeram a este mundo. Eles aceitaram o compromisso de cuidar de você por um longo tempo! Ademais, sua mãe o carregou dentro dela por nove meses.

Nos primeiros anos de sua vida, praticamente seus pais dedicaram a vida deles a você. E seus pais se sacrificaram para lhe dar tudo — segurança, proteção, vida saudável, abrigo, comida, roupas, assistência médica, conforto, orientação, educação, instrução, transporte, material escolar, oportunidades, incentivo, lazer, entretenimento e diversão!

Então, Deus quer que você entenda e lembre-se de tudo isso e expresse sempre sua gratidão de todas as maneiras possíveis! E o que principalmente seus pais querem de você? Uma boa atitude e um bom comportamento, e sobretudo sua gratidão, perdão, respeito, amor e também que tudo dê certo em sua vida. Os pais ficam muito alegres quando veem os filhos se tornando pessoas maduras, sábias e amorosas. “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho louco é a tristeza de sua mãe” (Provérbios 10:1; ver também 13:1; 15:20; 17:21; 23:15-16, 22-25; 27:11; 29:2; 3 João 1:4).

Se você viver uma vida de acordo com a vontade de Deus, então você vai honrar seus pais resguardando e valorizando o nome e a reputação de sua família. “Melhor é a boa fama do que o melhor unguento” (Eclesiastes 7:1; ver também 10:1).

Seus pais cuidaram de você quando você era jovem e necessitado, e eles podem precisar de sua ajuda quando forem idosos e dependentes. Caso tenham graves problemas de saúde, eles vão precisar de assistência médica e financeira, ou talvez possam apenas se sentirem sozinhos, por isso você deve fazer com se sintam muito amados e bem cuidados (ver 1 Timóteo 5:4). Jesus repreendeu severamente os fariseus porque negligenciavam seus pais, inventando uma desculpa para justificar essa má atitude (Mateus 15:4-6).

Devemos respeitar aos pais cujas atitudes não merecem respeito?

Todos os pais cometem erros, mas quando as atitudes e comportamentos de um dos pais forem abusivos ou inaceitáveis, certamente é muito difícil para um filho saber como agir diante de tal situação. A princípio, lembre-se de que a Bíblia nos diz para amar e ser misericordiosos com todos, inclusive com nossos inimigos (Mateus 5:44-45). Assim, os filhos devem ser amáveis, orar pelos pais e perdoá-los em qualquer situação.

Em casos extremos, talvez seja melhor buscar o aconselhamento de um ministro ou alguma ajuda profissional para resolver a situação.

A paternidade segundo a orientação de Deus é um assunto delicado

O outro lado desse assunto é a paternidade segundo a guia de Deus, algo que é uma responsabilidade extraordinária! Esse é um tema enorme por si só, mas esta seção irá abordá-lo apenas brevemente. Há muitas instruções sobre como criar filhos segundo a guia de Deus em nosso dois guias de estudo bíblico gratuitos, Casamento e Família: A Dimensão Perdida e Fazendo a Vida Dar Certo.

Naturalmente, os filhos não aprendem sozinhos a honrar seus pais. Então, de forma carinhosa, é preciso ensinar aos filhos a demonstrarem esse respeito. Os pais devem ensinar a verdade da Palavra de Deus e Seu caminho de vida para seus filhos, preferencialmente, todos os dias (Deuteronômio 4:9-10; 6:6-9, 20-25; 11:18-21; Efésios 6:4 ). Sem dúvida, para serem professores eficazes, os pais precisam ser bons exemplos.

E para entender quão essencial é disciplinar amorosamente os filhos, leia Provérbios 13:24; 19:18; 22:6, 15; 23:13-14; 29:15 e Hebreus 12:5-11. Os filhos aprendem recebendo e correspondendo à disciplina.

A civilização ocidental está dando as costas para a Bíblia, para os Dez Mandamentos e para os valores judaico-cristãos. As profecias bíblicas nos dizem que isso aconteceria: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos...blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos...sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores...sem amor para com os bons...mais amigos dos deleites do que amigos de Deus” (2 Timóteo 3:1-4; ver também Isaías 3:4-5, 8-17). Portanto, os pais devem fazer tudo para evitar que esses males influenciem e contaminem suas famílias.

O único mandamento que promete uma recompensa!

Lembre-se de que Deus disse que aqueles que honram seus pais receberão a seguinte bênção: “para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem” (Deuteronômio 5:16).

Em primeiro lugar, essas recompensas tendem a ser realmente simples por causa das leis lógicas de causa e efeito. Os filhos obedientes e educáveis que aprenderam a respeitar as pessoas, se submetem às autoridades e têm bons relacionamentos, por via de regra, terão uma vida mais segura, saudável, longa e bem-sucedida.

Essa promessa também se aplica à “terra” — a nação. Geralmente, uma nação sobrevive e prospera por muito tempo desde que seja composta principalmente de famílias estáveis e fortes.

“Honra a teu pai e a tua mãe...para que te vá bem” (Efésios 6:2-3). Deus abençoa grandemente aqueles que obedecem aos Seus Dez Mandamentos e ainda entrega uma bênção especial àqueles que obedecem fielmente ao Quinto Mandamento!

Meus sinceros agradecimentos a todos os pais e mães!