Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Série Os Dez Mandamentos: O Segundo Mandamento

Você está aqui

Série Os Dez Mandamentos: O Segundo Mandamento

Os seres humanos se sentem desconfortáveis por natureza ao tentar se relacionar com um Deus que é invisível, infinito, imortal, transcendental, intangível e humanamente incompreensível. As pessoas querem reduzir e humanizar a Deus para que Ele seja menos celestial e mais terreno. Contudo, retratar nosso Deus sobrenatural com algo físico é um insulto a Ele.

O paganismo é muito visualmente orientado. Temos que estar focados em guardar os mandamentos de Deus e não em tentar criar ou projetar uma imagem dEle.

A verdade — a suprema verdade— é definida pela Palavra de Deus

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque Eu, o SENHOR, Teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que Me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que Me amam e guardam os Meus mandamentos” (Êxodo 20:4-6 Êxodo 20:4-6 [4] Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. [5] Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. [6] e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Almeida Atualizada×
; Deuteronômio 5:8-10 Deuteronômio 5:8-10 [8] Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; [9] não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, [10] e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Almeida Atualizada×
).

Assim diz diretamente o segundo mandamento. Ele tem um significado muito diferente do primeiro mandamento. Notadamente, muitas pessoas que creem na Bíblia pensam que esses dois mandamentos são apenas um mandamento — como se tivesse separado por partes. E já outros os aceitam como dois mandamentos, porém estão muito confusos sobre as diferenças entre eles. Infelizmente, essa confusão tende a diminuir a importância de ambos os mandamentos.

Então, qual é a diferença no significado desses dois primeiros mandamentos? Se alguém adora qualquer coisa que não seja Deus, inclusive qualquer imagem (como uma estátua ou pintura), isso corresponde à transgressão do Primeiro Mandamento. E se alguém está adorando o Deus verdadeiro, mas O está retratando física, visual ou mentalmente com imagens, isso é transgressão do Segundo Mandamento.

O Primeiro Mandamento proíbe adorar falsos deuses. O Segundo Mandamento proíbe a falsa adoração.

“Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade” (João 4:23-24 João 4:23-24 [23] Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. [24] Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Almeida Atualizada×
). Portanto, é absurdo e até mesmo blasfemo retratá-Lo com qualquer coisa física — um ser humano, um animal, um pássaro, um peixe, um "bicho que rasteja", o sol, a lua, as estrelas, etc. (Deuteronômio 4:1-2 Deuteronômio 4:1-2 [1] Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os preceitos que eu vos ensino, para os observardes, a fim de que vivais, e entreis e possuais a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos dá. [2] Não acrescentareis � palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.
Almeida Atualizada×
, 12-19, 23-24; Isaías 40:25 Isaías 40:25A quem, pois, me comparareis, para que eu lhe seja semelhante? diz o Santo.
Almeida Atualizada×
).

A verdade – a suprema verdade — é definida pela Palavra de Deus (João 17:17 João 17:17Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
Almeida Atualizada×
). A Palavra de Deus nos diz como adorar a Deus e proíbe qualquer prática de adoração que não seja bíblica (Deuteronômio 12:1-4 Deuteronômio 12:1-4 [1] São estes os estatutos e os preceitos que tereis cuidado em observar na terra que o Senhor Deus de vossos pais vos deu para a possuirdes por todos os dias que viverdes sobre a terra. [2] Certamente destruireis todos os lugares em que as nações que haveis de subjugar serviram aos seus deuses, sobre as altas montanhas, sobre os outeiros, e debaixo de toda árvore frondosa; [3] e derrubareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, queimareis a fogo os seus aserins, abatereis as imagens esculpidas dos seus deuses e apagareis o seu nome daquele lugar. [4] Não fareis assim para com o Senhor vosso Deus;
Almeida Atualizada×
, 28-31). Além disso, Deus exige que não “acrescentemos” ou “retiremos” nada de Sua Palavra (Deuteronômio 4:2 Deuteronômio 4:2Não acrescentareis � palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.
Almeida Atualizada×
; 12:32; Apocalipse 22:18-19 Apocalipse 22:18-19 [18] Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; [19] e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.
Almeida Atualizada×
). E Deus também nos proíbe de inventar uma prática religiosa ou copiar qualquer prática pagã.

Além disso, “adorar em espírito” significa adorar e amar a Deus com a mente e o coração (Mateus 22:37 Mateus 22:37Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
Almeida Atualizada×
), e isso só pode ser praticado corretamente por aqueles que têm “o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
; Romanos 8:13-14 Romanos 8:13-14 [13] porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. [14] Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 2:9-14 1 Coríntios 2:9-14 [9] Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. [10] Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. [11] Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. [12] Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; [13] as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. [14] Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Almeida Atualizada×
).

O Segundo Mandamento não é uma crítica à arte, aos artistas e à ornamentação. O templo de Deus foi decorado com desenhos de flores, palmeiras, romãs, leões e bois (1 Reis 7). As obras de arte e imagens proibidas por esse mandamento são aquelas usadas para representar, lembrar ou reverenciar a Deus (ver Êxodo 20:5 Êxodo 20:5Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Almeida Atualizada×
).

O que é um ídolo e o que é idolatria?

Aqui estão três definições da palavra “ídolo”: “Um deus falso. Uma representação de um falso deus. Uma representação física do Deus verdadeiro”. Nesta Série dos Dez Mandamentos, o termo “ídolo” se refere às duas primeiras definições. Assim, “idolatria” se refere a violação do Primeiro Mandamento, porém transgredir o Segundo Mandamento igualmente é um grande pecado.

As pessoas que usam imagens em sua adoração a Deus, geralmente, têm boas intenções. Muitas vezes pensam que estão honrando a Deus e usam uma imagem para se sentirem mais perto dEle e como um auxílio em sua adoração. Mas a verdade é que estão longe dEle ao inserir algo físico entre elas e Deus. Essas pessoas tendem a confundir imagem com essência, então transgridem o Segundo Mandamento e isso, muitas vezes, também leva à violação do Primeiro Mandamento.

A natureza humana anseia por um Deus visível!

Os seres humanos se sentem desconfortáveis por natureza ao tentar se relacionar com um Deus que é invisível, infinito, imortal, transcendental, intangível e humanamente incompreensível. (O significado literal de tangível é palpável). Como resultado disso, as pessoas querem reduzir e humanizar a Deus para que Ele seja menos celestial e mais terreno.

O que as pessoas têm escolhido para representar a Deus, muitas vezes, chega a ser ridículo. E Deus dá risada dessa irracionalidade! (ver Isaías 40 a 46, especialmente Isaías 44:6-20 Isaías 44:6-20 [6] Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. [7] Quem há como eu? Que o proclame e o exponha perante mim! Quem tem anunciado desde os tempos antigos as coisas vindouras? Que nos anuncie as que ainda hão de vir. [8] Não vos assombreis, nem temais; porventura não vo-lo declarei há muito tempo, e não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas! Acaso há outro Deus além de mim? Não, não há Rocha; não conheço nenhuma. [9] Todos os artífices de imagens esculpidas são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos. [10] Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? [11] Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos; e os artífices são apenas homens; ajuntem-se todos, e se apresentem; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos. [12] O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forja com martelos, e o forja com o seu forte braço; ademais ele tem fome, e a sua força falta; não bebe água, e desfalece. [13] O carpinteiro estende a régua sobre um pau, e com lápis esboça um deus; dá-lhe forma com o cepilho; torna a esboçá-lo com o compasso; finalmente dá-lhe forma � semelhança dum homem, segundo a beleza dum homem, para habitar numa casa. [14] Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer. [15] Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela. [16] Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; também se aquenta, e diz: Ah! já me aquentei, já vi o fogo. [17] Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus. [18] Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. [19] E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore? [20] Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?
Almeida Atualizada×
). Hoje em dia, essas imagens são mais sofisticadas, mas, mesmo assim, são blasfemas.

O Segundo Mandamento é singular, pois quase todas as religiões fazem imagens de seus deuses! O paganismo é muito visualmente orientado. E algumas pessoas de outras religiões têm pena daqueles que obedecem literalmente ao Segundo Mandamento! E até questionam: “Como você pode acreditar em um Deus que você nem sabe como Ele se parece?”

Em contrapartida, a Bíblia enfatiza a mente — o pensamento factual e racional, o conhecimento, a compreensão e a sabedoria. Deus nos deu um livro para ler e contemplar. Portanto, nós devemos ouvir a Deus em vez de olharmos para imagens.

Outra razão pela qual as práticas pagãs são populares é que elas são muito lucrativas! Leia Atos 19:23-41 Atos 19:23-41 [23] Por esse tempo houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho. [24] Porque certo ourives, por nome Demétrio, que fazia da prata miniaturas do templo de Diana, proporcionava não pequeno negócio aos artífices, [25] os quais ele ajuntou, bem como os oficiais de obras semelhantes, e disse: Senhores, vós bem sabeis que desta indústria nos vem a prosperidade, [26] e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. [27] E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram. [28] Ao ouvirem isso, encheram-se de ira, e clamavam, dizendo: Grande é a Diana dos efésios! [29] A cidade encheu-se de confusão, e todos � uma correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem. [30] Querendo Paulo apresentar-se ao povo, os discípulos não lho permitiram. [31] Também alguns dos asiarcas, sendo amigos dele, mandaram rogar-lhe que não se arriscasse a ir ao teatro. [32] Uns, pois, gritavam de um modo, outros de outro; porque a assembléia estava em confusão, e a maior parte deles nem sabia por que causa se tinham ajuntado. [33] Então tiraram dentre a turba a Alexandre, a quem os judeus impeliram para a frente; e Alexandre, acenando com a mão, queria apresentar uma defesa ao povo. [34] Mas quando perceberam que ele era judeu, todos a uma voz gritaram por quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios! [35] Havendo o escrivão conseguido apaziguar a turba, disse: Varões efésios, que homem há que não saiba que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que caiu de Júpiter? [36] Ora, visto que estas coisas não podem ser contestadas, convém que vos aquieteis e nada façais precipitadamente. [37] Porque estes homens que aqui trouxestes, nem são sacrílegos nem blasfemadores da nossa deusa. [38] Todavia, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma queixa contra alguém, os tribunais estão abertos e há procônsules: que se acusem uns aos outros. [39] E se demandais alguma outra coisa, averiguar-se-á em legítima assembléia. [40] Pois até corremos perigo de sermos acusados de sedição pelos acontecimentos de hoje, não havendo motivo algum com que possamos justificar este ajuntamento. [41] E, tendo dito isto, despediu a assembléia.
Almeida Atualizada×
e 1 Timóteo 6:10 1 Timóteo 6:10Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Almeida Atualizada×

Pontos de vista de outras religiões e igrejas

As Bíblias da maioria das igrejas protestantes contêm os mesmos Dez Mandamentos que crê a Igreja de Deus Unida. Mas enquanto consideramos Êxodo 20:2 Êxodo 20:2Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Almeida Atualizada×
como o preâmbulo dos Dez Mandamentos, o judaísmo considera isso como o Primeiro Mandamento e Êxodo 20:3-6 Êxodo 20:3-6 [3] Não terás outros deuses diante de mim. [4] Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. [5] Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. [6] e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Almeida Atualizada×
como o Segundo Mandamento. A Igreja Católica Romana e a Igreja Luterana seguem o ensinamento de Agostinho e combinam os dois primeiros mandamentos em apenas um e dividem o Décimo Mandamento (contra a cobiça) em dois mandamentos.

Essas igrejas usam muitas imagens físicas e simbolismo visual em sua adoração. Elas ensinam contra a adoração de imagens, mas, por acreditar que Êxodo 20:3-6 Êxodo 20:3-6 [3] Não terás outros deuses diante de mim. [4] Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. [5] Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. [6] e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Almeida Atualizada×
consiste em apenas um mandamento — que proíbe a adoração de ídolos — elas se sentem justificadas em usar imagens e símbolos na adoração do Deus verdadeiro. E assim, elas transgridem o Segundo Mandamento.

Retratar Deus com uma imagem é blasfêmia!

Retratar nosso Deus sobrenatural com algo físico é um insulto a Ele! Comparar o Criador de todo o universo a uma pequena parte de Sua criação é ridículo, blasfemo e perverso!

Para alguns, o Segundo Mandamento pode parecer relativamente sem importância. Mas, leia todo o mandamento! Ele contém a advertência mais forte de todos os Mandamentos! Ele mostra como Deus se sente a respeito de atos que falsificam Sua identidade e rebaixam Sua glória. Esses atos degradam, depreciam e humilham o nosso Deus Criador Todo-Poderoso! Apesar disso, as pessoas continuam inventando todos os tipos de imagens de Deus Pai e de Jesus Cristo!

Existe uma "imagem do Deus invisível" — o Filho de Deus! (Colossenses 1:15 Colossenses 1:15o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Almeida Atualizada×
; ver também 2 Coríntios 4:4 2 Coríntios 4:4nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Almeida Atualizada×
; Hebreus 1:3 Hebreus 1:3sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se � direita da Majestade nas alturas,
Almeida Atualizada×
). Jesus veio à Terra para revelar a natureza, o caráter e o plano de Deus. (É muito significativo o fato de que Deus não permitiu que ninguém registrasse nada sobre a aparência física de Jesus). Em seu devido tempo, Deus convidará todos a “serem conformes à imagem de Seu Filho” (Romanos 8:29 Romanos 8:29Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes � imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
Almeida Atualizada×
; 12:1-2; e 2 Coríntios 3:18 2 Coríntios 3:18Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
Almeida Atualizada×
).

A compreensão do restante do Segundo Mandamento

O que Deus quer dizer com visitar “a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que Me aborrecem” em Êxodo 20:5 Êxodo 20:5Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Almeida Atualizada×
? Obviamente, não significa que Deus pune os filhos pelos pecados dos pais, pois a mesma Palavra de Deus proíbe isso (Deuteronômio 24:16 Deuteronômio 24:16Não se farão morrer os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada qual morrerá pelo seu próprio pecado.
Almeida Atualizada×
; Ezequiel 18:20 Ezequiel 18:20A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
Almeida Atualizada×
). Em primeiro lugar, o pecado geralmente resulta em sofrimento para os filhos e os netos. Em segundo lugar, as crenças e práticas religiosas (verdadeiras e falsas), junto com suas consequências, frequentemente, são transmitidas de geração em geração.

Na Bíblia, as palavras “amor” e “ódio” geralmente não se referem a sentimentos emocionais. Normalmente, esses termos são verbos de ação. Amar a Deus significa obedecê-Lo e odiar o mal, e odiar a Deus significa desobedecê-Lo (Salmos 97:10 Salmos 97:10O Senhor ama aos que odeiam o mal; ele preserva as almas dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios.
Almeida Atualizada×
; Mateus 6:24 Mateus 6:24Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e �s riquezas.
Almeida Atualizada×
; 7:21-27; João 14:15 João 14:15Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
Almeida Atualizada×
; 15:18-25; Romanos 9:13 Romanos 9:13Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú.
Almeida Atualizada×
; 1 João 2:4-5 1 João 2:4-5 [4] Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; [5] mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;
Almeida Atualizada×
; 5:2-3; 2 João 6).

Nesse mandamento, o termo “milhares” pode se referir a “milhares de gerações”. Observe como as recompensas por amar a Deus e guardar os Seus mandamentos excedem em muito as punições por odiá-Lo! Deus é incrivelmente misericordioso e generoso!

As transgressões “cristãs” comuns do Segundo Mandamento

Usar os seguintes tipos de imagens, símbolos e desenhos para representar o cristianismo, a Deus ou a Jesus Cristo são violações do Segundo Mandamento: Pinturas e desenhos destinados a representar Jesus Cristo ou Deus Pai. A cruz latina e o crucifixo. O esboço de um peixe ou pomba. Qualquer desenho de três partes destinado a representar a “trindade". Relíquias supostamente relacionadas à vida ou à morte de Jesus. Um campanário, especialmente, quando em um prédio de igreja. Halos e outros círculos e discos usados para indicar algo como sagrado. Uma estrela usada de maneira específica, como no topo de uma árvore de Natal. Qualquer uma das numerosas abreviações em grego para as palavras "Jesus" e "Cristo." As letras gregas Alfa e Ômega escritas juntas.

Quando o cristianismo falsificado imita os feriados religiosos e rituais pagãos — como, por exemplo, o Natal — isso reforça as diversas ideias corrompidas que existem sobre Deus Pai, Jesus Cristo e a Bíblia. Quando Maria e outros “santos” mortos são venerados como mediadores diante de Deus, isso configura transgressão do Segundo Mandamento. E também representa violação deste mandamento o fato de roupas e objetos religiosos serem considerados sagrados. Até mesmo a música religiosa e os cultos de adoração podem representar algo adorado mais do que a Deus.

Não há problemas em usar analogias, metáforas e símiles

A Bíblia, frequentemente, usa analogias literárias e figuras de linguagem para nos ensinar características sobre Deus e Jesus Cristo, mas isso não viola o Segundo Mandamento. Quando Jesus falou sobre alguém ter que carregar a “sua cruz,” Ele se referia aos sacrifícios e sofrimento que essa pessoa precisa fazer. Quando Paulo falou da "cruz," ele se referia ao plano de salvação de Deus, que tornou-se possível pelo sacrifício de Jesus Cristo.

A Bíblia usa símiles quando diz que Deus “é como” um “noivo” e o “fogo do ourives” e o “sabão dos lavandeiros” (Salmos 19:5 Salmos 19:5que é qual noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como um herói, a correr a sua carreira.
Almeida Atualizada×
; Malaquias 3:2 Malaquias 3:2Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros;
Almeida Atualizada×
). A Bíblia usa metáforas quando diz que Deus é “fogo que consome” e “sol e escudo” (Deuteronômio 4:24 Deuteronômio 4:24Porque o Senhor vosso Deus é um fogo consumidor, um Deus zeloso.
Almeida Atualizada×
; Salmos 84:11 Salmos 84:11Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.
Almeida Atualizada×
). Jesus usou metáforas quando disse: “Eu sou o pão da vida...a luz do mundo...a porta...o bom Pastor...a verdadeira videira...” (João 6:35 João 6:35Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais tará sede.
Almeida Atualizada×
; 8:12; 10:9; 10:11; 15:1).

Chamados para ser luz em um mundo tenebroso

Tragicamente, esta sociedade, que um dia foi considerada uma “civilização cristã”, está rejeitando cada vez mais a Bíblia como fonte da suprema verdade. Assim, à medida que auferimos conhecimento secular, vamos perdendo sabedoria, sanidade e compaixão. Essa escuridão espiritual tem coincidido com uma crescente ênfase em imagens. Geralmente, a ignorância e as imagens têm coexistido desde o princípio dos tempos.

A boa nova é esta: Um dia Jesus Cristo retornará e então “a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9 Isaías 11:9Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
Almeida Atualizada×
).

Aqueles que já possuem esse conhecimento devem continuar adorando a Deus em Espírito e em Verdade, sendo assim luzes em um mundo que está ficando cada vez mais sombrio (João 4:24 João 4:24Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Almeida Atualizada×
; Mateus 5:14-16 Mateus 5:14-16 [14] Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; [15] nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. [16] Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Almeida Atualizada×
; Filipenses 2:15 Filipenses 2:15para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo,
Almeida Atualizada×
).