Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Um Vírus Letal

Você está aqui

Um Vírus Letal

Agora já estamos nos acostumando a ver o mundo amaldiçoado por um vírus mortal. Temos visto o caos em todo o mundo, enquanto as nações tentam lidar com esse inimigo — invisível e, terrivelmente, real. Ele tem causado muitos estragos na vida das pessoas e ainda segue em sua senda de destruição e morte. Os governos procuram desesperadamente uma cura, mas ainda sem sucesso. Portanto, continuamos esperando, aflitivamente, por uma solução.

Provavelmente, você deduziu que estou falando sobre o coronavírus, causador da Covid-19. Mas, não estou. Estou falando sobre algo muito pior, muito mais difundido e muito mais letal.

Estou falando sobre a maldade do coração humano. Assim como os efeitos destrutivos da Covid-19 e as respostas a ela ficaram claros nos últimos meses, a mesma coisa tem acontecido com os efeitos destrutivos da maldade do coração humano. Vimos isso claramente nos edifícios incendiados, nos negócios destruídos e saqueados, nas pilhas de vidros estilhaçados, nas pichações e, acima de tudo, no clamor angustiante de famílias enlutadas pela perda de entes queridos, cujas vidas foram levadas muito cedo.

Mas, de onde vem esse espírito e atitude? E quando, e como, isso vai acabar?

A Boa Nova é uma revista de entendimento porque escrevemos de uma perspectiva única — a perspectiva da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Cremos que esse livro é a preciosa revelação de Deus para a humanidade.

E por meio dela reconhecemos que as causas fundamentais dos problemas da humanidade são de natureza espiritual. Elas estão enraizadas em nossas falhas e deficiências espirituais. E por causa disso, as pragas causadas pelo homem, como crime, violência, ódio, racismo, opressão, injustiça e guerra, estão conosco desde os primórdios da existência dos seres humanos na Terra. E permanecerão conosco até que uma solução espiritual seja implementada.

Qual é a profunda falha espiritual da humanidade? A maioria das pessoas tende a pensar que as pessoas são basicamente boas. Mas a Bíblia — a revelação inspirada de nosso Criador à humanidade — mostra algo muito diferente. Observe como a Palavra de Deus diz o que realmente somos. Ao falar da humanidade, ela nos diz o seguinte:

• “Não conhecem o Caminho da Paz; não existe justiça em suas intenções e práticas” (Isaías 59:8 Isaías 59:8O caminho da paz eles não o conhecem, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.
Almeida Atualizada×
, Bíblia King James Atualizada, grifo nosso).

• “O coração é a coisa mais mentirosa e traiçoeira que existe do mundo; o coração do homem é terrivelmente cheio de maldade. Não há ninguém capaz de saber até que ponto é mau e pecador o coração humano!” (Jeremias 17:9 Jeremias 17:9Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Almeida Atualizada×
, Bíblia Viva).

• “Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só...Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Romanos 3:10-18 Romanos 3:10-18 [10] como está escrito: Não há justo, nem sequer um. [11] Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. [12] Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. [13] A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; [14] a sua boca está cheia de maldição e amargura. [15] Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. [16] Nos seus caminhos há destruição e miséria; [17] e não conheceram o caminho da paz. [18] Não há temor de Deus diante dos seus olhos.
Almeida Atualizada×
).

Eu poderia citar muitas outras passagens, mas acho que você já entendeu. A verdade é que nos enganamos ao pensar que os seres humanos são essencialmente bons. Também estamos nos enganando ao pensar que há pessoas diferentes e particularmente boas. A Palavra de Deus contesta isso de maneira muito clara — releia as passagens acima!

Sem dúvida, a humanidade tem um grave e profundo problema espiritual — um vírus mortal que nos infectou e está nos conduzindo ao pecado e à morte. Nossa maneira de pensar perversa, maliciosa, individualista, egocêntrica e interesseira, inevitavelmente, leva à discórdia, ao conflito, ao ódio, à violência e à guerra. Esse padrão de comportamento tem nos acompanhado desde que Caim matou seu irmão Abel em um acesso de raiva e ciúme. E hoje continuamos matando nossos irmãos, porém em uma escala muito maior e cada vez com mais eficiência.

Então, qual é a solução para isso? Deus tem um plano. Ele não nos deixou sem esperança. E Sua solução é um transplante espiritual de coração.

Podemos ler sobre essa surpreendente promessa em Ezequiel 36:26 Ezequiel 36:26Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
Almeida Atualizada×
: “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o Meu espírito e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juízos, e os observeis... e vós me sereis por povo, e Eu vos serei por Deus”.

Esse novo coração provém do poder transformador do Espírito Santo de Deus. Isso não é algo que possamos realizar por conta própria. Essa transformação espiritual é algo que somente Deus pode fornecer. E, como visto na profecia acima, isso é o que Ele vai oferecer ao mundo inteiro depois que Jesus Cristo voltar.

Mas não precisamos esperar até lá! Ele quer fazer isso por nós agora. No entanto, nós devemos dar o primeiro passo. E como fazer isso? Deus nos diz claramente o que precisamos fazer:

 “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o Nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Isaías 55:6-7 Isaías 55:6-7 [6] Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. [7] Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.
Almeida Atualizada×
).

A Bíblia chama esse processo de arrependimento — mudar nossa maneira humana de pensar e viver para começar a pensar e viver à maneira de Deus. Isso significa abandonar nossos caminhos egoístas e pecaminosos, que têm trazido tanto sofrimento e tristeza ao nosso mundo, e nos tornar filhos e filhas amorosos de Deus.

Você está disposto a buscar a cura para esse vírus mortal?