Você Está Mesmo Vivendo Uma Vida Que Agrada a Deus?

Você está aqui

Você Está Mesmo Vivendo Uma Vida Que Agrada a Deus?

Considerando o caos que vemos no mundo ao nosso redor, é compreensível que muitas pessoas vejam a necessidade de "estar bem com Deus". Mas o que exatamente isso significa?

Muitos pensam que tudo o que Deus espera ou requer das pessoas se encontra em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Mas será que é bíblica a afirmação de que basta apenas ter fé em Deus Pai e em Seu Filho Jesus Cristo para ser salvo? Claro que não! Como o próprio meio-irmão de Jesus escreveu em Tiago 2:19: “Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem" (grifo nosso). Eles também sabem que Jesus é o Messias (ver Marcos 1:24).

Exatamente! Até os demônios creem — mas, mesmo assim, eles não são salvos!

Então, o que Deus espera de nós? O que significa “estar bem” com Deus? Como tem que ser a vida de uma pessoa? Vamos considerar as declarações do próprio Jesus Cristo para obter as respostas!

Em Mateus 7:21 Jesus disse: "Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus". Simplesmente reconhecer Jesus como Senhor e Mestre — chamá-Lo de “Senhor, Senhor” — não é o suficiente. Para herdar a salvação no Reino de Deus, devemos fazer a vontade de Deus, como Jesus declarou claramente.

Estar bem com Deus e receber Seu dom da vida eterna envolve muito mais do que apenas fé. Nossa convicção de que Jesus é o nosso Salvador que morreu por nós precisa ser mais do que apenas um sentimento reconfortante ou uma ideia intelectual. Isso significa fazer ativamente a vontade de Deus em nossas vidas, o que começa com a entrega de nossas vidas a Ele, estudando Sua Palavra e orando regularmente para que possamos entender como Ele quer e espera que vivamos.

A passagem de Mateus 19:16 registra uma pergunta importante de um jovem rico a Jesus: “Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?” A resposta dEle pode chocar aqueles que pensam que Jesus veio para acabar com a lei ou que Ele ensinou que a obediência à lei de Deus é desnecessária. Jesus respondeu: “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” (versículo 17).

Jesus não disse ao jovem que tudo o que ele precisava fazer era crer. Jesus disse que ele deveria obedecer aos mandamentos de Deus. Isso está muito claro! E então, para esclarecer sobre quais mandamentos se referia, Jesus listou exemplos de alguns dos Dez Mandamentos, além doutro mandamento conciso que Deus entregou através de Moisés. Jesus então disse ao jovem para reorganizar suas prioridades na vida para se tornar um comprometido seguidor de Cristo (versículos 18-22).

Em Marcos 16:16, Jesus revelou outra condição que devemos cumprir para receber o divino presente da vida eterna: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. O batismo — ser totalmente imerso em água — é um ato simbólico que representa a morte e o sepultamento da pessoa que éramos antes, e nossa ascensão da água significa uma ressurreição para começar uma nova vida comprometida em servir a Deus e lutar para evitar o pecado (Romanos 6:1-23).

A Escritura mostra que o batismo deve ser seguido pela imposição de mãos por meio de um verdadeiro ministro de Jesus Cristo, através desse ato recebemos o Espírito Santo de Deus e passamos realmente a pertencer a Ele (Atos 8:17; Romanos 8:9). Se não entregarmos nossas vidas a Deus através do batismo e da imposição de mãos para receber Seu Espírito, conforme mostrado nas Escrituras, falhamos em cumprir os requisitos para receber Seu dom de salvação.

Ademais, àqueles que ignoram essas e outras instruções bíblicas claras — e há mais delas — Jesus pergunta: “E por que Me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu digo?” (Lucas 6:46) .

Por conseguinte, voltando à pergunta inicial, seu estilo de vida agrada suficientemente a Deus? Nessas passagens, você viu parte da resposta dEle. E Jesus afirma em Lucas 14:33: “Assim ninguém pode ser Meu discípulo se primeiro não resolver abrir mão de todas as outras coisas, por Mim” (Bíblia Viva).

Leia todos os artigos desta edição para aprender mais sobre o que Deus espera de sua vida!