A Árvore da Vida e eu

Você está aqui

A Árvore da Vida e eu

Download (Baixar)
MP3 Audio (45.3 MB)

Download (Baixar)

A Árvore da Vida e eu

MP3 Audio (45.3 MB)
×

Lições aplicáveis a você e a mim da árvore da vida e da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Por que a Bíblia menciona a árvore da vida ao início do livro e mencionada de novo ao fim da Bíblia?

Qual é a implicação da árvore da vida para você e para mim? Lembrem-se queridos irmãos que a Bíblia é contínua do início ao fim e ao início vemos a árvore da vida sendo oferecida ao homem e ele a rejeita!

E ao fim do livro vemos o homem aceitando a árvore da vida.

Então, vamos aprender um pouco acerca da implicação e da importância da árvore da vida e nós olhando particularmente ao oposto, isto é, ao fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Então vamos começar em GN 2:8-10 que diz:

“plantou o Senhor Deus no jardim do Éden, na direção do oriente, e pôs nele o homem que havia formado, e do solo fez o Senhor Deus botar toda sorte de árvores à vista e boas para alimento e também a árvore da vida, no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Aí estavam duas e Deus nos dá livre arbítrio, escolham, a esta ou aquela.

“e saiu um rio para regar o jardim”

E depois a história continua e se vê que Deus deu instrução a Adão e Eva nos vs. 16-17 que diz:

“e o Senhor Deus Lhe deu esta ordem: de toda a árvore do jardim comerás livremente mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás! Porque no dia que dela comeres certamente morrerás”

E você lendo isto temos que concordar que a instrução é muito simples e pura e simplesmente é de acreditar em Deus ou não!

E continuando a história em GN 3 diz:

 

 

“o diabo, a serpente, mais sagaz que qualquer um dos animais selváticos, o diabo mais sagaz que outros seres perguntou a mulher:

“é assim que Deus disse: não comereis de toda a árvore do jardim? E a mulher respondeu (v. 2): sim, do fruto das árvores do jardim podemos comer mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, a árvore do conhecimento do bem e do mal, dele não comereis desse fruto e nem tocareis nele para não morreres, para que não morram”

“porque se vocês comerem do fruto dessa árvore mais cedo ou mais tarde acabarão por morrer”

“o salário do pecado é a morte”

E morrer significa morrer, não significa ter uma alma eterna, e sim, morrer.

“então a serpente disse a mulher: é certo que não vais morrer!”

Não morres porque tens uma alma imortal! Deus está a mentir! Não acredites Nele! Deus não é confiável! Um grande vendedor charlatão a vender suas ideias falsas.

“porque Deus sabe que no dia que dele comeres, se lhe abrirão os olhos e sereis conhecedores do bem e do mal, por isso chama da árvore do conhecimento do bem e do mal: Deus tem intenção maldosa de que não estejas a comer o fruto dessa árvore para que não possas ser igual a Deus porque Ele não quer que sejas igual a Ele”

O diabo está a acusar Deus que tinha uma intenção maldosa mas que mentiroso! Mas que charlatão!

E depois o que é que aconteceu? Comeram, e se sentiram culpados, sabiam que tinham feito algo errado e depois Deus veio perguntar: o que fizestes? E no v. 12 disse o homem:

a mulher que me deste por esposa, sim, essa mulher é culpa dela porque ela me deu o fruto da árvore e eu comi”

É culpa dela e não minha! E depois Deus disse a mulher:

“o que é que fizestes?”

E no v. 13 a mulher respondeu:

 

“é culpa da serpente, ela que me enganou! Eu comi e não é minha culpa”

E aqui começou o jugo de acusar a outra pessoa e não aceitar a nossa própria responsabilidade, e sim, sabemos que a mulher foi enganada, ela admitiu que o foi e vejam aqui em TM 2:14 diz:

“Adão não foi iludido mas a mulher sendo enganada caiu em transgressão”

Mas o pecado ainda foi pior para Adão pois não foi enganado e caiu na transgressão sabendo que estava errado! E isso é ainda pior e desobedeceu sabendo que estava a desobedecer e depois estava a dizer: olha, a culpa é da mulher.

Não tomou conta da sua responsabilidade e do que fez! Em vez de aceitar a sua responsabilidade acusou a outra.

Queridos irmãos, precisamos de aceitar a nossa responsabilidade e quando fazemos errado não devemos dizer: olha, a culpa é de satanás porque Deus deu a você e a mim, livre arbítrio e temos capacidade de decidir por nós próprios.

E então, é o que se passa hoje em dia em que satanás está a iludir o mundo inteiro e veja em AP 12:9 que diz:

“e foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e satanás, o sedutor de todo o mundo”

O enganador de todo o mundo e satanás é um perito em engano e para enganar o mundo inteiro só sendo um perito no engano! E por isso precisamos de ter cuidado para não sermos enganados como Eva foi e em 2 CO 11.3 diz:

“mas receio que assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza de vida de Cristo”

Queridos irmãos, estamos a ser enganados por satanás como por ex.: você tem confiança em Deus? Ou está a dizer que Deus está a mentir? Óh ninguém está a dizer que Deus está a mentir então se não porque não guardas o Sábado? Porque a Bíblia diz: que o sétimo dia é o Sábado e descanso do Senhor e dizem: óh não, isso é para os judeus!

Perdão? O Sábado que Jesus Cristo disse que foi feito para o homem e será que você está a ser iludido pelo mundão? Óh mas basta só acreditar em Jesus Cristo!

 

Irmão, se você acredita numa pessoa você vai fazer o que essa pessoa diz para você fazer e há muitos outros enganos como por ex. Ao início em GN lemos aqui que Deus fez o homem à sua imagem em GN 1:26 diz Deus:

“façamos o homem a nossa imagem e conforme a nossa semelhança”

Óh o que isso nos quer dizer? À nossa: porque Deus e o Verbo eram 2 seres, à nossa, e o Pai e Jesus Cristo, o filho de Deus, que agora é o Pai e o Filho, antes de Jesus Cristo nascer eram Deus e o Verbo e depois de nascer eram o Pai e o Filho, é o nosso Pai celestial.

Pois Ele está a criar uma família mas se vê aqui que Deus criou o homem à imagem de Deus e hoje em dia satanás nos engana acerca de quem é Deus dizendo que Deus e Jesus Cristo e o Espírito Santo são uma trindade e que é uma mentira e muitas mais desse gênero.

Outro ex. É: não vais morrer porque tens uma alma imortal e quando as pessoas morrem dizem: olha está a nos ver do céu!! Então por que há uma ressurreição?

E quando está morto está morto! E a Bíblia diz: está a dormir! Satanás está a enganar o mundo todo e qual foi o resultado do Adão e da Eva seguirem o caminho errado ao em vez de seguirem o caminho da árvore da vida seguiram o caminho da árvore do conhecimento do bem e do mal?

E você veja: o resultado disso foi aqui em GN 3:23-24 que diz:

“e o Senhor Deus por isso os lançou fora do jardim do Éden a fim de lavrar a terra de que fora tomado e expulso o homem com o querubim do oriente do Éden e fugir de uma espada que revolvia para guardar o caminho da árvore da vida”

O homem perdeu o acesso ao caminho da árvore da vida e o que aconteceu depois você lê em GN 4:8:

“que houve uma disputa entre Caim e Abel e então Caim se levantou contra Abel, seu irmão, e o matou”

 

Por isso vemos que: foram expulsos, começou o trabalho duro, esforço, dores, sofrimento e a morte e por quê? Por seguirem o caminho do conhecimento do bem e do mal!

Queridos irmãos, temos que discernir quando existe um erro e em HB 5:14 diz:

“mas o alimento sólido é para os adultos e para aqueles que pela prática tem as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem mas também o mal”

Temos que praticar, irmãos, temos que viver este caminho de discernimento e obedecer a Deus e discernir o bem do mal! Seguir o caminho da árvore da vida e não o caminho da árvore da morte!

Isso é a implicação do significado destas árvores e quem é que nos ensina qual é o caminho correto e o incorreto?

É a Bíblia de Deus, é o Verbo, é a Palavra de Deus que é Jesus Cristo e veja em 2 PE 3:17-18 ao fim deste capítulo que diz:

“vós, pois, amados prevenidos como estais de antemão com antecedência, acautelai-vos, tenham cuidado, não suceda que arrastados pelo erro desses insubordinados, que não sejam afetados por esse mundão à vossa volta, acabem por descair da vossa própria firmeza, e antes cresçam na graça e conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”

O que nós precisamos de crescer é no conhecimento de Jesus Cristo, conhecer quem Cristo é, Ele é a imagem do Pai, é tal como o Pai O é: em caráter, em unidade de amor, em unidade de carinho de Um para o Outro e isso é o que Jesus Cristo é!

Isso é o que nós temos que crescer nessa graça, nessa bondade, nesse carinho de Deus, nosso Pai e de Jesus Cristo, Nosso Salvador; Ele é que nos ensina e nos dá o verdadeiro conhecimento do bem e do mal.

Então, o que estava errado com o conhecimento do bem e do mal? O que estava errado com essa árvore? É que representava a situação em que Adão e a Eva não tiveram confiança na palavra de Deus, não tiveram fé no que Deus disse e em RM 3:28 diz:

“concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé”

Queridos irmãos, nós somos justificados pela fé e não é pelas nossas obras e por quê? Porque o início do problema do Adão e da Eva, a quebra dessa

confiança entre o homem e Deus e quem quebrou esse relacionamento e essa confiança foi satanás!

E por isso daí em diante este relacionamento foi quebrado e necessita de reconciliação através do sacrifício de Jesus Cristo e por isso que lemos em RM 4.3 que:

“Abraão acreditou em Deus e isso lhe foi imputado para justiça”

Porque Abraão acreditou em Deus e teve confiança e isso foi considerado como justiça embora não estou a dizer que agora justifique que pode continuar a quebrar as leis de Deus, não, mas quando você confia em Deus e demonstra esta confiança e você muda deste mundão para um mundo e situação que você tem confiança em Deus e não é só aceitar Cristo e sim acreditar e fazer o que Ele diz para você fazer! E isso é que é ter confiança em Deus! E quando você começa a fazer o que ele diz para você fazer isso é imputado como justiça.

Não é que você pagou com as suas obras, não, mas é imputada a você pela fé porque existe uma confiança entre o Pai e o Filho e eles querem que você tenha a mesma confiança com eles.

Os dois são um e por quê? Porque tem uma perfeita confiança um no outro e Eles querem que nós sejamos um com Eles e termos esta unidade, este relacionamento, esta união, esta confiança perfeita! Eles querem que nós tenhamos esta mesma confiança para sermos verdadeiramente filhos e filhas de Deus.

Então, quem está a definir o que é bom e mal? Sim, está claro, temos que crescer no conhecimento de Jesus Cristo mas onde é que Jesus Cristo nos diz o que é bem do mal? Na sua palavra! Que é a Bíblia! Vejam por ex. Em PV 3:5-8:

“confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento”

quantas pessoas que eu já ouvi que estou a falar acerca de viver o caminho de Deus e se arrependerem e tem que se arrepender nisto, naquilo e noutro e tem sempre um raciocínio humano a dizer: olha, eu não preciso de fazer isso porque da maneira que eu ACHO é desta maneira!

Irmãos acabamos de ler: não te estribes no teu próprio entendimento, não penses que sabes melhor, não sejas arrogante nestes pontos.

“reconhece o Senhor em todos os teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas, não sejas sábio aos teus próprios olhos”

“Não penses que sabes melhor do que Deus! Mas respeita o Senhor, teme ao Senhor, aparta-te do mal”

Queridos irmãos, então o que é isto a árvore da vida e nós e a árvore do conhecimento do bem e do mal? Uma questão de nós decidirmos o que é certo e correto e temos liberdade de escolha e nós precisamos de ter cuidado de não sermos enganados e escolhermos discernir o que é bom e aplicar esse conhecimento do que é bom e onde é que recebemos esse conhecimento?

Da palavra de Deus, ou em outras palavras, da árvore da vida porque quando nós pensamos: não, não, eu sei melhor, eu acho, então nós estamos a tomar do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, isto é, nós estamos a decidir para nós próprios o que é certo do errado.

Em vez de confiarmos em Deus no que é cero e o que é errado; e depois quando aplicamos esse conhecimento vamos ter fruto do Espírito de Deus: amor, paz, alegria, fidelidade, bondade, gentileza, mansidão, domínio próprio e paciência e isso são coisas que precisamos de ter e vamos começar a demonstrar isso a outras pessoas.

Quando estamos a seguir o caminho da árvore da vida e por isso a Eva e o Adão; a Eva foi enganada e o Adão não teve confiança no que Deus disse, não foi enganado mas simplesmente não teve confiança.

E por isso sublinhem este ponto: a árvore da vida para nós é acreditarmos no que Deus define ou diz a nós o que é certo e errado; e a árvore do conhecimento do bem e do mal é quando nós decidimos por nós próprios o que é bem e o que é mal.

E por isso a árvore da vida quando nós acreditamos em Deus o que é o bem e o que é o mal e aplicamos, isto é, não ir no caminho errado e sim irmos no certo e então produzimos frutos do Espírito Santo de Deus.

Por isso, por que é que Deus criou a árvore da vida? E a árvore do conhecimento do bem e do mal? E está claro, pois a árvore da vida é a que nos vai dar a vida eterna mas então Deus pôs aí a árvore do conhecimento do bem e do mal que são simbólicas, inicialmente, embora simbólicas.

De acreditarmos em Deus ou em satanás ou em nós próprios? Acreditarmos na nossa autojustiça, sim, acreditamos em Deus ou em nós próprios? Vejam em RM 10.3 que diz:

“portanto, desconhecendo a justiça de Deus procuram estabelecer a sua própria justiça”

A minha autojustiça, o meu próprio caminho, a minha maneira de ver e o que eu acho do bem e do mal em vez de acreditarem que Deus é que realmente sabe o que é o bem e o mal.

E por isso não se sujeitam a justiça que vem de Deus e não se sujeitam as instruções de Deus sobre o bem e o mal.

Queridos irmãos, precisamos de vencer até ao fim e vejam em AP 2:7 que diz:

“quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas: ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”

No verdadeiro paraíso para lá do milênio que vamos falar daqui a pouco e precisamos de vencer até ao fim! Precisamos de ser diferentes! Precisamos de parar de viver este caminho que eu decido, o que eu acho e viver o que Deus quer e que diz que é bom para nós porque a lei de Deus é amor para o nosso bem.

Então, quais são algumas das lições da árvore da vida? Temos que acreditar que Deus sabe melhor o que é bom para nós e temos que aprender e seguir o caminho correto que a Bíblia nos diz e por isso precisamos de estudar a Bíblia como em TM 2:15.

Precisamos de entender as aplicações do resultado de obedecer às leis de Deus tal como em PV 4:1-2 diz:

“ouvi, filhos, a instrução do Pai e estais atentos para conhecer o entendimento porque vos dou boa doutrina, não deixeis o meu ensino.”

Toma atenção ao ensino de Deus porque é para o nosso bem e nos dará vida eterna e saúde eterna.

Precisamos de discernir o bem do mal, irmãos, precisamos de decidir e de escolher o que fazer o que é bom! Precisamos de ter o caráter de fazer o que é bom e precisamos de perseverar até ao fim fazendo o que é bom!

No jardim do Éden havia a árvore da vida e ao fim haverá a árvore da vida mas no mundo do amanhã vai haver outras árvores que são simbólicas que apontam para o significado do final da árvore da vida como vamos ver daqui a pouco.

Vejamos então o que está descrito durante o MILÊNIO em EZ 47 e em EZ a partir do cap. 40 está a falar do milênio e da construção do terceiro templo durante o milênio e depois a partir do cap 44 está a falar acerca dos Seus sacerdotes e dos seus deveres e depois vemos no cap 47 que está a falar do rio que tem águas vivas que se multiplicam e que passa por estas árvores que dão frutos todos os meses e diz assim e isto durante o milênio:

“depois disso o homem que fez o altar atrás do templo e eis que saíam águas debaixo do limiar do templo para o oriente porque a face da casa, o templo, era para o oriente e assim as águas vinham debaixo do lado direito da casa, isto é, do lado sul do altar e Ele me levou pela porta do norte me fez dar a volta e bem me mostrou como o rio cresceu e assim mediu o tamanho do rio como se lê aí no v. 4.”

E depois no v. 5:

“e ainda mediu mais e o rio começou a crescer e este rio vai crescendo como um rio de águas vivas mas veja aí as árvores a volta junto ao rio as ribanceiras de um lado e do outro nascerá toda a sorte de árvore que dará fruto para se comer, não fenecerá a sua folha e nem faltará o seu fruto nos seus meses produzirá novos frutos porque as suas águas saem do santuário e o seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio”

Aqui se vê árvores simbólicas da árvore da vida, ainda não é a árvore da vida ainda porque a árvore da vida eterna é quando formos seres eternos que não morreremos.

Mas aqui está a ver que este rio das águas vivas e estas árvores estão a apontar para a verdadeira árvore da vida que virá do novo céu e da nova terra e vejemos então no novo céu e na nova terra em AP 22:1 diz:

“então mostrou o rio da água da vida e brilhante como o cristal que sai do trono de Deus e do cordeiro”

Vemos que parece o que lemos a pouco em EZ 47 que está a apontar para este período em que haverá seres espirituais só na terra e não haverá mais seres físicos pois estes terão morrido no lago de fogo, o geena, pouco antes disso, antes que este novo céu e nova terra pois tudo isto vai ser destruído e depois diz assim falando no v. 2:

“no meio da sua praça de uma à outra margem do rio está a árvore da vida”

Finalmente a árvore da vida que foi proibida de os homens terem acesso a ela quando o Adão e a Eva pecaram, a árvore da vida é agora de novo dada à humanidade neste novo céu e nesta nova terra e diz assim:

“que produz doze frutos dando o seu fruto de mês em mês e as folhas da árvore são para a cura dos povos, nunca haverá qualquer maldição e nela estará o trono de Deus e do cordeiro, e os seus servos os servirão”

Não haverá mais maldição e então por que a cura? Por muitos anos eu ponderei isto por que a cura? Porque estamos a falar de seres espirituais e cheguei a uma conclusão da maneira que eu entendo e posso estar errado e cheguei à conclusão de que estes homens e humanidade que está agora na vida eterna acabaram de vir de passar um período terrível em que toda a terra foi queimada.

E sim, lemos sobre isso em 2 PE 3:11 diz:

“visto que todas as coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como as que vivem em santo procedimento e piedade”

E depois diz:

“esperando e apressando a vinda do dia de Deus por causa do qual os céus incendiados serão desfeitos e os alimentos abrasados se derreterão, nós, porém, segundo a promessa esperamos novos céus e nova terra nos quais habita justiça”

Queridos irmãos, o que está a falar aqui é que vai haver um período em que isto tudo vai ser ardido e por isso lemos que essas pessoas pecaminosas vão ressuscitar e estar presentes e serem atiradas para este lago de fogo e vão ver os outros seres na vida eterna como a estória de Lázaro onde o homem rico está a ver Lázaro no seio de Abraão, isto é, neste relacionamento muito íntimo.

E vão estar a ser atirados para o lago de fogo e vão ser completamente destruídos e que vão ser cinzas como lemos em ML mas vão ver um ao outro e os pecaminosos no lago de fogo vão ranger os dentes e vão chorar ou porque não se arrependeram e deviam de ter feito pois tiveram toda a oportunidade possível ou vão ter um ódio completo a Deus e aos outros.

E vai chegar a um ponto que não querem se arrepender mais e chegaram a um ponto que decidiram que não querem se arrepender e para eles é mais misericordioso Deus os queimar de uma vez para sempre e serem completamente destruídos para não estarem a sofrer eternamente num chamado inferno porque essa é outra mentira de satanás.

Então, o que acontece quando os seres espirituais veem esses que talvez fossem parentes deles, familiares, amigos, filhos, pais e que não se arrependeram e não se querem arrepender vão sentir muito, digamos assim, uma emoção muito forte.

E por isso este rio, esta praça, este ambiente eterno de paz são cura para os povos e esta beleza das árvores e das folhas e disso tudo vai ser uma cura emocional para estes seres.

Queridos irmãos, nós necessitamos da árvore da vida por causa de Adão e da Eva, a árvore da vida foi proibida ao homem e por isso daí em diante todos os homens morrem e todos sofremos.

Mas por causa do sacrifício de Jesus Cristo e nós temos que aprender a ter confiança em Deus mas não é a nossa confiança que pague pelos nossos pecados, a confiança entre o Pai e o Filho e que Eles fizeram isto por nós e o sacrifício de Jesus Cristo e que Eles fizeram porque são fiéis e fizeram isto por nós e da fidelidade Deles.

Mas nós precisamos de ter fé Neles e acreditar Neles.

Quando nos arrependemos e arrepender quer dizer parar de ser um velho homem e quando somos batizados e fazemos um compromisso que vou viver um caminho novo.

Então vemos que precisamos do Espírito de Deus, precisamos após o batismo, precisamos a imposição de Deus e pela autoridade de Jesus Cristo e quando nos arrependemos e quando recebemos o Espírito Santo de Deus porque fizemos um compromisso e recebemos pela imposição das mãos do Espírito de Deus e então começamos a ser um homem novo e um ser novo.

Queridos irmãos, precisamos da árvore da vida, eu e você. Este simbolismo é muito importante para a nossa vida eterna porque parte deste simbolismo, através do poder do que Deus está a fazer por nós - através do Espírito Santo de Deus.