Pregando o evangelho e preparando um povo

A doutrina da ressurreição dos mortos

Você está aqui

A doutrina da ressurreição dos mortos

Download (Baixar)
MP3 Audio (22.44 MB)

Download (Baixar)

A doutrina da ressurreição dos mortos

MP3 Audio (22.44 MB)
×

Deus nos dá uma grande esperança do futuro através da ressurreição dos mortos por causa do que Jesus Cristo fez e fará por nós. Esta é uma grande doutrina que nos enche de esperança, para atravéz da ressurreição, como seres transformados, podermos herdar o Reino de Deus. Adicionalmente a doutrina das ressurreições, como se vê claramente na Bíblia, e explicada neste sermão, dá uma esperança maravilhosa àqueles que nunca tiveram uma única chance.

Sermon Notes

Não temos a vida eterna

Romanos 6:23 Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
– A vida eterna é um dom – o salário do pecado é a morte eterna

João 3:13 – Nimguém!!!!  -  no céu – nem Enoque, nem Moisés, nem Elias - Leia o nosso Guia de estudo Bíblico acrce do Céu e Inferno

2 Timóteo 1:8-11 2 Timóteo 1:8-11 [8] Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus, [9] que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, [10] e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe � luz a vida e a imortalidade pelo evangelho, [11] do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre.
Almeida Atualizada×
– Nos salvou do pecado e chamou, pela Sua graça para virmos a ter a vida eterna.

Como?

João 10:17-18 – Teremos vida eterna através da ressurreição tal e qual como Jesus. 

João 5:21, 24-29 – o Filho ressuscitou, pratica justiça, e nos dá a vida eterna - a nossa esperança é a ressurreição acpontecerá 

Hebreus 6:1-3 Hebreus 6:1-3 [1] Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, [2] e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno. [3] E isso faremos, se Deus o permitir.
Almeida Atualizada×
– As doutrinas básicas: A resurreição dos mortos é parte deste grande mistério - do plano de Salvação de Deus - leia o Guia de Estudo "As Festas de Deus"

Atos 2:29-32 Atos 2:29-32 [29] Irmãos, seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. [30] Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que faria sentar sobre o seu trono um dos seus descendentes - [31] prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no hades, nem a sua carne viu a corrupção. [32] Ora, a este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.
Almeida Atualizada×
– The apostles were witnesses of JC’s resurrection

Romanos 6:4-6 Romanos 6:4-6 [4] Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. [5] Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; [6] sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
Almeida Atualizada×
– Paulo pregou acerca da ressurreição; Atos 23:6-8 Atos 23:6-8 [6] Sabendo Paulo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no sinédrio: Varões irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus; é por causa da esperança da ressurreição dos mortos que estou sendo julgado. [7] Ora, dizendo ele isto, surgiu dissensão entre os fariseus e saduceus; e a multidão se dividiu. [8] Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa.
Almeida Atualizada×
– Paulo defendeu sua posição acerca da ressurreição.

Atos 24:14-16 Atos 24:14-16 [14] Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas, [15] tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos. [16] Por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensas diante de Deus e dos homens.
Almeida Atualizada×
– Por causa desta esperança nos esforçamos para termos uma consciência limpa

1 Coríntios 15:20-26 1 Coríntios 15:20-26 [20] Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. [21] Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. [22] Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. [23] Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. [24] Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. [25] Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. [26] Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.
Almeida Atualizada×
Há uma ordem (sequência) de ressurreições

1 Coríntios 15:50-54 1 Coríntios 15:50-54 [50] Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. [51] Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, [52] num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. [53] Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. [54] Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.
Almeida Atualizada×
1a ressurreição… à última Trombeta

1 Tes 4:13-18 – descendeu durante a Trombeta, os mortos ressuscitarão primeiro, e depois nós que ainda estamos vivos, seremos transformados

Apoc 20:4-6 – reinam com Cristo por 1.000 anos – os outros só ressuscitarão DEPOIS dos 1.000 anos

Depois então é a ressurreição do juízo – a segunda ressurreição

Mateus 11:20-24 Mateus 11:20-24 [20] Então começou ele a lançar em rosto �s cidades onde se operara a maior parte dos seus milagres, o não se haverem arrependido, dizendo: [21] Ai de ti, Corazin! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza. [22] Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós. [23] E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. [24] Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti.
Almeida Atualizada×
– mais tolerável a Tiro, Sidon e Sodoma no dia do Juízo. 

Mateus 12:41-42 Mateus 12:41-42 [41] Os ninivitas se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui quem é maior do que Jonas. [42] A rainha do sul se levantará no juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui quem é maior do que Salomão.
Almeida Atualizada×
– Nineve e a raínha do Sul ressucitarão no dia do juízo com esta geração  

João 12:47-50 – A palavra de Deus os julgará o último dia

Atos 17:30-33 Atos 17:30-33 [30] Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; [31] porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. [32] Mas quando ouviram falar em ressurreição de mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos ainda outra vez. [33] Assim Paulo saiu do meio deles.
Almeida Atualizada×
– Um dia de julgar o mundo em justiça

Hebreus 9:27-28 Hebreus 9:27-28 [27] E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, [28] assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Almeida Atualizada×
– morrer uma vez – e depois o julgamento (2a ressurreição – 1.000 anos depois da primeira

Apoc 20:11-12 –  O julgamento do Trono Branco

Inficações doutra ressurreição (terceira ressurreição) para a destruição dos pecaminosos 

Malaquias 4:1-3 Malaquias 4:1-3 [1] Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. [2] Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. [3] E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos.
Almeida Atualizada×
– o dia virá - os pecaminosos serão queimados

Hebreus 10:26-31 Hebreus 10:26-31 [26] Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, [27] mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários. [28] Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas; [29] de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? [30] Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. [31] Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Almeida Atualizada×
– expectação horrível de fogo

Apoc 20:13-15 – A segunda morte

Apoc 21:7-8 – serão parte do lago de fogo

Netses dias de tristezas, a doutrina da ressurreição dos mortos é uma grande esperança:

   – começando com a 1a ressurreição à vinda de Cristo – Nossa grande esperança! Symbolizada pelo Dia das Trombetas

Depois Satanás será imprisionado - Simbolismo do Dia de Expiação 

Jesus Cristo estabelecerá o Reino de Deus na Terra por 1.000 anos - simbolizado pela Festa dos Tabernáculos 

E seguido pelo dia do Juízo - simbolizado pelo 8t dia, o último grande dia

Conforme praticamos (observamos) as Festas Santas de Deus, ano a ano, entendemos melhor o Plano de Salvação de Deus, que é abrangido pelas doutrinas básicas de Hebreus 6:1-3 Hebreus 6:1-3 [1] Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, [2] e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno. [3] E isso faremos, se Deus o permitir.
Almeida Atualizada×
.

A doutrina da ressurreição dos mortos é uma parte vital dessa doutrinas básicas. 

Graças a Deus pela Sua misericórdia, Seu amor e Sua graça para termos paz eternamente no Seu Reino.