A doutrina da ressurreição dos mortos

Você está aqui

A doutrina da ressurreição dos mortos

Download (Baixar)
MP3 Audio (22.44 MB)

Download (Baixar)

A doutrina da ressurreição dos mortos

MP3 Audio (22.44 MB)
×

Deus nos dá uma grande esperança do futuro através da ressurreição dos mortos por causa do que Jesus Cristo fez e fará por nós. Esta é uma grande doutrina que nos enche de esperança, para atravéz da ressurreição, como seres transformados, podermos herdar o Reino de Deus. Adicionalmente a doutrina das ressurreições, como se vê claramente na Bíblia, e explicada neste sermão, dá uma esperança maravilhosa àqueles que nunca tiveram uma única chance.

Sermon Notes

Não temos a vida eterna

Rom 6:23 – A vida eterna é um dom – o salário do pecado é a morte eterna

João 3:13 – Nimguém!!!!  -  no céu – nem Enoque, nem Moisés, nem Elias - Leia o nosso Guia de estudo Bíblico acrce do Céu e Inferno

2 Tim 1:8-11 – Nos salvou do pecado e chamou, pela Sua graça para virmos a ter a vida eterna.

Como?

João 10:17-18 – Teremos vida eterna através da ressurreição tal e qual como Jesus. 

João 5:21, 24-29 – o Filho ressuscitou, pratica justiça, e nos dá a vida eterna - a nossa esperança é a ressurreição acpontecerá 

Heb 6:1-3 – As doutrinas básicas: A resurreição dos mortos é parte deste grande mistério - do plano de Salvação de Deus - leia o Guia de Estudo "As Festas de Deus"

Atos 2:29-32 – The apostles were witnesses of JC’s resurrection

Rom 6:4-6 – Paulo pregou acerca da ressurreição; Atos 23:6-8 – Paulo defendeu sua posição acerca da ressurreição.

Atos 24:14-16 – Por causa desta esperança nos esforçamos para termos uma consciência limpa

1 Cor 15:20-26 – Há uma ordem (sequência) de ressurreições

1 Cor 15:50-541a ressurreição… à última Trombeta

1 Tes 4:13-18 – descendeu durante a Trombeta, os mortos ressuscitarão primeiro, e depois nós que ainda estamos vivos, seremos transformados

Apoc 20:4-6 – reinam com Cristo por 1.000 anos – os outros só ressuscitarão DEPOIS dos 1.000 anos

Depois então é a ressurreição do juízo – a segunda ressurreição

Mat 11:20-24 – mais tolerável a Tiro, Sidon e Sodoma no dia do Juízo. 

Mat 12:41-42 – Nineve e a raínha do Sul ressucitarão no dia do juízo com esta geração  

João 12:47-50 – A palavra de Deus os julgará o último dia

Atos 17:30-33 – Um dia de julgar o mundo em justiça

Heb 9:27-28 – morrer uma vez – e depois o julgamento (2a ressurreição – 1.000 anos depois da primeira

Apoc 20:11-12 –  O julgamento do Trono Branco

Inficações doutra ressurreição (terceira ressurreição) para a destruição dos pecaminosos 

Mal 4:1-3 – o dia virá - os pecaminosos serão queimados

Heb 10:26-31 – expectação horrível de fogo

Apoc 20:13-15 – A segunda morte

Apoc 21:7-8 – serão parte do lago de fogo

Netses dias de tristezas, a doutrina da ressurreição dos mortos é uma grande esperança:

   – começando com a 1a ressurreição à vinda de Cristo – Nossa grande esperança! Symbolizada pelo Dia das Trombetas

Depois Satanás será imprisionado - Simbolismo do Dia de Expiação 

Jesus Cristo estabelecerá o Reino de Deus na Terra por 1.000 anos - simbolizado pela Festa dos Tabernáculos 

E seguido pelo dia do Juízo - simbolizado pelo 8t dia, o último grande dia

Conforme praticamos (observamos) as Festas Santas de Deus, ano a ano, entendemos melhor o Plano de Salvação de Deus, que é abrangido pelas doutrinas básicas de Heb 6:1-3.

A doutrina da ressurreição dos mortos é uma parte vital dessa doutrinas básicas. 

Graças a Deus pela Sua misericórdia, Seu amor e Sua graça para termos paz eternamente no Seu Reino.

Transcrição

DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO

DOS MORTOS

DIA 07.09.2019

Sermão do ministro Jorge Campos

 

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Queridos irmãos vivemos em tempos muito tristes e recentemente aqui nos Estados Unidos tem havido o furacão Dorian que passou por cima das Bahamas e causou coisas terríveis e depois se viu o mar ir a quase 10 m de altura coisa incompreensível e grande devastação quando o furacão estava sobre essa ilha estava numa categoria mais alta de categoria 5 que tinha ventos de cerca de 290 km ou até mais.

Esta é a estação dos furacões aqui na América mas não é só aqui e sim se vê a volta do mundo condições terríveis de tempo e vemos por ex. a Amazônia com grandes queimadas causando grandes devastações e falta de chuvas em certas áreas no Brasil.

E depois se vê protestos e manifestações em Hong Kong que pode mudar a sua situação de um modo bem diferente.

Depois se vê na Inglaterra a situação do brexit em que há praticamente a situação interna no país que está de pernas para o ar e isto com certeza vai afetar a economia nesse país.

E depois mundialmente vemos a guerra comercial entre Estados Unidos e Japão.

E se vê outras dificuldades no Oriente Médio e por ex. tiroteios em cidades onde pessoas estão a morrer em quantidade por causa desses tiroteios.

Queridos leiam comigo em MT 24 vou apenas simplesmente sublinhar uns pontos começando no v. 3: “quando é que sucederiam estas coisas do tempo do fim e da consumação dos séculos e Jesus Cristo responde: que ninguém vos engane porque vai haver rumores de guerras e guerras; e vão haver coisas terríveis que vão acontecer, e terremotos e reino contra reino”.

E esta palavra terremotos também é traduzida em outros locais como tempestades e por isso pode significar tempestades como furacões e tornados e coisas desse gênero.

E diz: “mas vão perseguir os cristãos? E responde: muitos cristãos em certos locais a volta do mundo serão odiados e diz que o amor se esfriará no v. 12”.

Mas temos que perseverar até o fim!

A boa nova do evangelho do reino de Deus está a ser pregada e TEM que ser pregada e então depois virá o fim!

E queridos irmãos a boa nova do reino de Deus está a ser pregada mas, entretanto, vemos estas coisas todas e depois diz: “depois vai haver GRANDE TRIBULAÇÃO como vemos no v. 21 como desde o princípio do mundo até agora tem havido e nem haverá jamais”.

Irmãos hoje em dia isto é só o PRINCÍPIO DAS DORES.

E por isso as coisas irão ficar muito piores e depois continuando em MT 24 diz assim: “que vai haver sinais celestes, se vê no v. 29, e depois se vê também que Jesus Cristo retornará ao clangor da trombeta como se lê v. 31, e então nesse momento nós vamos ser ressuscitados”.

Queridos irmãos vivemos tempos terríveis e como diz aqui no v. 8 o que vivemos queridos irmãos é apenas o princípio das dores!

Quer dizer que as coisas vão ficar muito piores e por isso há ainda muito o que acontecer antes do retorno de Cristo e antes do estabelecimento do reino de Deus na terra.

Queridos um dos grandes acontecimentos que acontecerá à vinda de Cristo é a ressurreição dos mortos, dos fiéis!

No entanto o mundo não entende plenamente esta grande esperança da ressurreição dos mortos e por que? porque pensam que a alma é imortal e tem um mal entendimento a respeito da alma e pensam que é imortal.

E se a alma é imortal por que de uma ressurreição dos mortos?

Vejam em RM 6:23: “o salário do pecado é a morte” e aí está em contraste com: “o dom gratuito de Deus é a vida eterna”!

Queridos irmãos se você tem uma alma imortal então você não precisa do dom gratuito de Deus! Porque já a tem! Já tem a vida eterna! Por ter uma alma imortal!

E por isso esta ideia e ensino da alma ser imortal que a maioria dos cristãos hoje em dia acreditam faz isso difícil para as pessoas entenderem plenamente o que é a ressurreição dos mortos!

Nós temos um guia de estudo bíblico que aborda várias perguntas acerca da ressurreição dos mortos pois há diversos males entendidos como por ex.:  as pessoas pensam que Enoque foi para o céu ou que Moisés está no céu ou pensam o mesmo de Elias que foi para o céu! Essas escrituras difíceis são explicadas claramente neste guia chamado: NO CÉU E NO INFERNO que é distribuído gratuitamente e você pode baixar do nosso site: portugues.ucg.org

Leia aqui comigo em JO 3:13 e isto foi Jesus Cristo a falar e Ele diz aqui: “ora, NINGUÉM subiu ao céu”; e quando Jesus Cristo falou o Enoque já tinha falecido, o Moisés também, o Elias a mesma coisa e Jesus Cristo disse: “NINGUÉM SUBIU AO CÉU”.

Ou Jesus Cristo disse a verdade ou mentiu! Sim, se você pensa que o Enoque está no céu esse é ALGUÉM, basta UM, porque quando a palavra diz ninguém é ninguém!

Se você pensa que Enoque está no céu você está a dizer que Jesus Cristo mentiu e se Ele mentiu não pode ser o seu Salvador! Porque pecou!

“NINGUÉM SUBIU AO CÉU SE NÃO AQUELE QUE DESCEU DO CÉU”; FOI Jesus Cristo que desceu de lá e voltou para lá! O filho do homem que está nos céus!

Queridos irmãos por isso estes são definidos claramente neste guia de estudo bíblico que vocês podem encomendar gratuitamente.

Mas, vamos continuar a falar em 2 TM 1 e vamos começar a ler do v. 8: “não te envergonhes, portanto, do testemunho do Nosso Senhor nem do seu encarcerado, que sou eu, pelo contrário participa comigo do sofrimento a favor do Evangelho, da boa nova, e segundo o poder de Deus”.

“Esta boa nova que nos salvou e nos dá esta esperança de salvação e nos chamou para esta santa vocação e nos salvou”; nos salvou como? Do pecado!

Porque quando somos chamados e perdoados por Jesus Cristo Ele nos salvou da condenação do pecado dessa morte eterna.

Continuando a ler aqui: “com a santa vocação e não segundo as nossas obras mas conforme a sua própria determinação e graça”; pela graça de Deus porque foi determinado por Deus nos perdoar porque nós não fizemos nada e foi Jesus Cristo que fez o sacrifício que pagou por nós gratuitamente.

E nós simplesmente estamos a receber essa dádiva do perdão através de Jesus Cristo.

“antes dos tempos eternos”; porque Eles tinham planejado como diz aqui: a sua própria determinação antes dos tempos eternos; Jesus Cristo e o Pai tinham concordado de fazer isto antes dos tempos eternos e da criação que hoje nós entendemos como o tempo.

Isto é o Universo que vemos através do movimento do sol, da lua das estrelas e assim vimos os anos, meses, dias, horas, o tempo! É como resolvemos o relógio através do relógio celestial.

E no v. 10: “e manifestada agora pelo aparecimento de Nosso Salvador Jesus Cristo O qual não só destrói a morte como trouxe à luz a vida e a imortalidade mediante o evangelho”.

Trouxe a nós esta luz e esta esperança de podermos ter vida eterna porque não temos porque não somos uma alma imortal por isso nos trouxe à luz a vida e a imortalidade!

Porque não temos alma imortal e mediante a boa nova do evangelho e então vejamos como Jesus Cristo fez isso possível.

Em JO 10:17-18 diz assim: “por isso o Pai me ama porque Eu dou a minha vida para a reassumir”; Jesus Cristo deu a vida Dele, ninguém a tirou, Ele deu de livre vontade e voluntariamente ao dar a sua vida pode reassumi-la mas como?

Porque Ele nunca pecou!

“ninguém a tira de mim, pelo contrário, Eu espontaneamente a dou, e tenho autoridade para entregar a Minha vida e também para reavê-la”, e como a reviu? Porque nunca pecou!

Por isso Ele sabia que tinha essa autoridade e capacidade de viver sem pecar!

“este mandato recebi do meu Pai”; e este foi o plano que Ele fez das instruções que recebeu do Pai! Fez sempre tudo de acordo com a vontade do Pai!

Queridos irmãos então Jesus Cristo veio e se tornou um ser humano, e morreu, e depois de 3 dias e 3 noites foi ressuscitado e então agora está ao lado direito do Pai com a glória que tinha antes como Ele disse em JO 17: “Pai dá-me a glória que Eu tinha antes contigo”; e não era dentro de ti mas sim contigo”.

E por isso dada essa glória e Ele a tem ao estar ao lado do Pai e Ele abriu o caminho para nós porque Ele morreu, então ressuscitou e abriu o caminho para nós o seguirmos e por isso diz: “siga-me”.

E precisamos de ser seus discípulos e aprender Dele e fazer o que Ele nos pede para fazermos, para o seguir, e assim se morremos como Ele, ressuscitaremos como Ele ressuscitou.

E vemos aqui em JO 10:17: “ninguém a tira de Mim, ao contrário, Eu espontaneamente a dou”.

E nós tal como Jesus Cristo ressuscitou nós seremos ressuscitados, ou seja, ressuscitaremos dos mortos e esta é a importante doutrina da ressurreição dos mortos.

E vejam também aqui JO 5:21: “pois, assim como o Pai ressuscita e vivi com os mortos, sim, o Pai ressuscitou Jesus Cristo, assim também o filho vivifica aqueles a quem quer”.

Jesus Cristo também tem o poder de ressuscitar pessoas e por que? porque ele tem o poder de Deus e da família de Deus, Ele é Deus, é outro ser! Há 2 seres do gênero da família de Deus e Eles querem ter mais filhos e filhas nessa família!

Essa é a oportunidade que estão a dar a nós!

E por isso continuando a ler no v. 24: “em verdade, verdade vos digo quem ouve a minha palavra e crê Naquele que Me enviou tem a vida eterna”.

Se você acredita no Pai que enviou a Jesus Cristo você tem a vida eterna.

“então não entra em juízo, isto é, julgamento, mas passou da morte para a vida”.

Em outras palavras se você de fato é um verdadeiro cristão seguindo a Cristo fazendo o que Ele faz ou o que Ele fez porque simplesmente Ele obedeceu às ordens do Pai e por isso nós temos que acreditar no Pai fazer o que nós temos de fazer!

Queridos irmãos se você acredita; você faz o que diz para você fazer e se uma pessoa me diz: salta; eu vou saltar porque acredito nela! Se o Pai diz: precisas de obedecer aos 10 mandamentos da lei de Deus nós então temos que obedecer porque acreditamos Nele!

Ora se não obedecemos então não acreditamos! Simples, irmãos.

Você acredita em Deus? Então obedeça aos 10 Mandamentos da lei de Deus! São basicamente amor que inclui amar a Deus e amar ao próximo.

E amar a Deus é fazer o que Ele quer como por ex. nos reunirmos com Ele no dia que Ele quer se reunir conosco! Que é o Sábado semanal! Não é o domingo!

E se você crê no Pai vai fazer o que o Pai diz!

Se você obedecer ao Pai vai observar os dias santos que revelam o plano de salvação de Deus!

Queridos irmãos as festas santas de Deus nos mostram o plano de salvação de Deus que é a única e exclusiva esperança que você e eu temos!

Que começa primeiro com a morte de Jesus Cristo.

Queridos irmãos, no entanto, a maioria dos cristãos arruma desculpas para não obedecer às festas santas de Deus como óh não, não é preciso tal como dizem: não, o Sábado mudou para o domingo.

Mas mostre-me na Bíblia onde é que diz que mudou o Sábado para domingo

Mostre-me na Bíblia que devemos de guardar o dia de natal?? Aonde?? Não está lá!

Queridos irmãos cremos no pai? Então vamos crer no que a Bíblia diz!

“e aquele que crê no que Me enviou tem a vida eterna e não entra em juízo mas passou da morte para a vida”; como passamos da morte para a vida?

Queridos irmãos estes acontecimentos a nossa volta hoje em dia são terríveis! São muito Dolores ver o que está a acontecer à nossa volta.

Nós suspiramos e gememos quando vemos o sofrimento a nossa volta hoje em dia.

A nossa única esperança é a vinda de Jesus Cristo para estabelecer o Reino de Deus na terra e durante a vinda de Cristo vi acontecer a ressurreição dos fiéis.

Porque todos estão mortos agora; sim, queridos irmãos, há certas doutrinas básicas que nos são ensinadas como vemos aqui em HB 6 e vou começar a ler dos vs. 1-3: “por isso ponde de parte os princípios fundamentais da doutrina de Cristo deixemo-nos levar pelo que é perfeito”.

Irmãos devemos de não estar sempre a pensar em certas coisas e sim andar para a frente! Ora e isso não quer dizer que quando deixamos de lado os princípios elementares da doutrina de Cristo isto não quer dizer que negligenciamos esses pontos.

Quer dizer que guardamos esses pontos bem fortes e agora trabalhamos em coisas mais profundas e maduras na nossa prática e maneira de ser; e sim são firmes e não é preciso de provar, provar, provar, pois já está provado e pratico!

A gora tenho que desenvolver a minha vida e prática cristã a caminho da perfeição.

Mas por isso diz: “não precisamos de lançar de novo as bases da doutrina que são 6 e se vê aqui: o arrepender de obras mortas, não quer dizer que agora podemos continuar a pecar, não, isso é base mas precisamos de andar para a perfeição”.

“da fé em Deus, sim, temos que ter fé em Deus, não vamos deitar isso fora.

“do ensino dos batismos”; no plural, pessoas não entendem o compromisso do batismo e dos batismos.

“da imposição das mãos e da ressurreição dos mortos”; a ressurreição dos mortos é parte destas doutrinas básicas que depois é seguida “pelo juízo eterno; há a ressurreição e depois o juízo.

Queridos irmãos estes são pontos básicos da doutrina e sim temos que os entender e temos que os praticar mas temos que andar para a frente a caminho de sermos mais perfeitos.

Por isso irmãos tenho que pedir a vocês para pensarem muito direitinho nisto pois vocês estão a andar no caminho da perfeição.

No caminho da perfeição somos mansos, temos domínio próprio, somos fiéis, somos bondosos com aqueles que nos tratam mal, somos delicados e gentis conforme falamos com outros, somos perseverantes nas dificuldades que temos, somos pessoas que fazemos tudo quanto possível para haver paz entre nós e para dar alegria e dizer coisas que sejam para alegrar o próximo.

Para o próximo estar a se sentir bem ou estamos a dizer coisas para puxar o outro para baixo? Ou estamos a dizer coisas para encorajar e fazer as pessoas alegres?

Porque ao fim de contas isto, queridos irmãos, é o amor de Deus e o fruto do Espírito Santos e vocês leiam sobre isso em GL que são estas 9 características que eu acabei de mencionar começando da última até chegar a primeira.

Irmãos temos isto na prática da nossa vida? E temos que andar para a perfeição mas temos que entender bem as doutrinas básicas e uma delas é a ressurreição dos mortos e por que?

Porque isto nos dá, digamos assim, uma esperança que é parte do significado das festas santas de Deus que tem a ver com o plano de salvação de Deus que é a única esperança para a humanidade!

Irmãos, os apóstolos, uma coisa que eles foram depois da morte de Cristo é serem testemunhas vivas que Jesus Cristo ressuscitou!

E vejam comigo se faz favor em AT 2:29-32 no discurso de Pedro: “irmãos me seja permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado e o seu túmulo permanece entre nós até hoje sendo pois profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se sentaria no seu trono prevendo isso se referiu a ressurreição de Cristo que nem foi deixado na morte nem o seu corpo experimentou corrupção”.

Sim, porque só esteve na sepultura por 3 dias e 3 noites e não teve tempo de ficar corroído.

“A este Jesus Deus ressuscitou do que tosos nós somos testemunhas”; os apóstolos testemunharam a ressurreição de Jesus Cristo e muitos irmãos em certa ocasião centenas de milhares viram Jesus Cristo ressuscitado.

Queridos irmãos isto é um fato histórico!

E então Paulo depois pregou acerca desta ressurreição e leiam em RM 6:4-6: “fomos, pois, com eles sepultados na morte pelo batismo que com Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, assim andemos nós numa vida nova”.

Temos uma responsabilidade agora de viver uma vida nova.

“porque se fomos unidos com Cristo na semelhança da sua morte CERTAMENTE o seremos semelhantes na sua ressurreição”.

Irmãos os apóstolos foram testemunhas da ressurreição, pregaram acerca da ressurreição e deram a vida deles por causa disso e esta ressurreição foi a que Paulo pregou!

Depois vejam em AT 23 onde Paulo defende a sua posição acerca da ressurreição dos mortos e vejam aqui nos vs. 6-8: “sabendo Paulo que uma parte do sinédrio se compunha de saduceus e outra de fariseus exclamou: varões, irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus, no tocante a esperança e a ressurreição dos mortos sou julgado”.

Ora, isto causou assim uma grande polêmica porque os fariseus acreditavam na ressurreição dos mortos e os saduceus não!

Então diz assim: “depois destas palavras houve uma grande distensão entre fariseus e saduceus e a multidão se dividiu”.

Paulo defendeu a sua posição acerca da ressurreição.

Queridos irmãos claramente as pessoas morrem e vimos que ninguém subiu ao céu e foi o que Jesus Cristo disse e Ele não mente e por isso as pessoas estão mortas.

Se não estivessem mortas porque dar vida a eles através da ressurreição? Por que? é uma contradição, não é?

Veja aqui em AT 24:14-16: “porém confesso-te que segundo o caminho a que chamam seita”; o caminho da igreja de Deus que o mundo chama uma seita e queridos irmãos já nos dias do apóstolo Paulo chamavam ao caminho da igreja de Deus a uma seita.

Mas continuando a ler: “sim, eu sirvo ao Deus de nossos pais segundo este caminho e acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas tendo esperança em Deus como também estes a tem de que haverá a ressurreição tanto de justos como de injustos”.

Jesus Cristo pagou a vida de volta de justos e injustos, vai haver uma ressurreição.

Meus irmãos por isso temos que nos esforçar para ter uma consciência limpa por causa desta esperança e veja aqui no v. 16: “porque isso também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens”.

Eu me esforço a dizer e a fazer coisas de uma maneira que eu tenha uma consciência que é pura.

Queridos irmãos quando você tem uma consciência pura você não estará envergonhado perante Deus e os homens!

Por isso há uma ressurreição, vimos que os apóstolos foram testemunhas da ressurreição e os apóstolos e Paulo pregaram acerca da ressurreição.

Então vamos ver acerca da ressurreição porque há uma ordem de ressurreições: 1 CO 15:20-26: “mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos sendo Ele a primícia dos que dormem visto que a morte veio por um homem também por um homem veio a ressurreição dos mortos”.

Por meio Dele veio a possibilidade de nós ressuscitarmos.

“porque assim como em Adão, porque Adão morreu e todos morremos, assim também tosos sermos vivificados através de Cristo cada um, porém por sua ordem: primeiro Cristo que é a primícia, depois os que são de Cristo a sua vinda, na sua primeira vinda aqueles cristãos fiéis, e depois então virá os do fim”.

Há uma ordem na ressurreição e veja aqui no v. 50: “isto afirmo, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção”.

Queridos irmãos, eu sou carne e você também basta pegar uma faca e se cortar e vai ver que vai ter carne e sangue e que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus e não poderemos ser da família de Deus no reino de Deus!

Temos que ser transformados!

v. 51: “eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, morreremos, sim, porque algumas pessoas estarão a viver durante o período em que Cristo vier mas seremos transformados todos; todo mundo morre mas aqueles que estão fieis no momento em que Cristo vem esses serão transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, quando?”

“não é 3 anos ou anos antes da vinda de Cristo, não, quando ao ressoar da ´´ultima trombeta! Que é a trombeta que representa a vinda de Cristo, o DIA DAS TROMBETAS! Dos dias santos!”

“a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados, os que estão mortos vão ressuscitar, os fiéis como lemos aqueles que são de Cristo, cada um na sua própria ordem como lemos no v. 23, os de Cristo na sua vinda e é aqui que está a escrever no v. 52 que são os fiéis de Cristo”

“e nós seremos transformados que ainda estivermos a viver, fiéis, nesse momento seremos transformados de carne e sangue para seres espirituais mas é a vinda de Cristo”.

E isto é o que acontece na primeira ressurreição.

E veja também em 1 TS 4 começando a ler no v. 13: “não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes a respeito dos que dormem, ou seja, os que estão mortos, estão a dormir profundamente para que não vos entristecerdes como os demais que não tem esperança”.

Queridos irmãos na igreja de Deus temos a esperança da ressurreição e por isso quando as pessoas dormem, sim, ficamos tristes porque perdemos amigos mas isso é temporariamente porque estão a dormir e não vão sofrer as dificuldades do mundo nestes dias adiante.

Estão a dormir e se foram fiéis ressuscitarão à vinda de Cristo na primeira ressurreição.

“pois se cremos que Jesus Cristo morreu e ressuscitou, no v. 14, ainda também Deus através de Jesus, pois é Jesus que vai ressuscitar essa pessoa trará em sua companhia os que dormem”.

Quando Jesus Cristo vem vai ressuscitar os que dormem e para reinar na terra vai trazer com Ele os que dormem.

“ora, ainda vos declaramos pela palavra do Senhor que nós os vivos que ficarmos até a vinda do Senhor de modo algum precedermos os que dormem”.

Os que estão mortos vão ressuscitar primeiro e nós os que estamos vivos é que vamos ser transformados.

“portanto o Senhor mesmo dará a sua palavra de ordem e ouvida a voz do arcanjo e soada a trombeta de Deus e como lemos a pouco em 1 CO que é a última trombeta descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e depois nós os vivos que ficarmos seremos arrebatados, mas não um arrebatamento anos antes de Cristo, e sim na vinda de Cristo e depois dos mortos serem ressuscitados nós é que seremos transformados juntamente com eles nas nuvens para encontrarmos o Senhor nos ares.

Por isso Jesus Cristo vem e nós encontramos o Senhor nos ares e depois vamos reinar na terra e assim estaremos para sempre com o Senhor reinando na terra no milênio,

“consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.

E vejam em AP 20:4-6: “vi também tronos e neles sentados aqueles os quais foi dada a autoridade de julgar, quem são? São os santos fieis que ressuscitaram à vinda de Cristo a esta última trombeta e então vem a se juntar a Cristo nos ares e nós que ainda estávamos vivos somos transformados e nos juntamos a Ele nos ares e depois estes tronos vão reinar na terra”.

Diz aqui: “e vi a alma dos decapitados por causa do testemunho de Jesus e quer dizer todas as pessoas que sofreram as dificuldades e tribulações e tantos que não adoraram a besta nem a sua imagem e não receberam a marca na fronte ou na mão estes viveram e reinaram com Cristo durante o milênio, isto é, mil anos”

Então vão reinar com Cristo na terra durante um milênio.

“os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos”.

Esta é a primeira ressurreição, estes que vão ressuscitar à vinda de Cristo e o resto são vão ressuscitar depois dos mil anos!

“bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição”, isto é, à vinda de Cristo e vão reinar com Cristo e depois disso e da passagem dos mil anos o resto vai ressuscitar.

Então essa vai ser uma segunda ressurreição.

Veja aqui em MT 11:20-24: “passou Jesus então a increpar nas cidades as quais Ele operara numerosos milagres pelo fato de não terem se arrependido”.

Jesus começou a criticar, digamos assim, vocês não estão a se arrepender e depois diz: “ai de ti Corazim, ai de ti Betsaida, são cidades de Judá e que estavam ali naquele momento porque se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, essas áreas que foram destruídas por causa dos pecados deles, Jesus Cristo está a dizer: se esses milagres tivessem sido feitos naquelas cidades a muito teriam se arrependido com pano de saco e cinza”.

“contudo vos digo no dia do juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras; tu Cafarnaum levantar-te-ás porventura até ao céu, sim, achas que és assim tão importante? Descerás até ao Hades, e traduzida em algumas versões para inferno mas o certo até a sepultura”.

“Porque se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram teria ela permanecido até o dia de hoje, digo-vos, porém, que menos rigor haverá no dia do juízo para a terra de Sodoma que para contigo”.

Quer dizer, a terra de Tiro, a terra de Sidom, a terra de Sodoma terão menos rigor que estas terras judaicas: Corazim, Betsaida e Cafarnaum porque vão estar juntas no dia do juízo nesta ressurreição que é depois do milênio que será a segunda ressurreição.

Veja aqui também em MT 12:41-42: “ninivitas se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão”; pessoas de Nínive vão condenar as pessoas judaicas que estavam ali no tempo de Cristo.

“porque se arrependeram com a pregação de Jonas e eis aqui quem é maior que Jonas e vocês não estão a se arrepender, falando Jesus Cristo aos judeus”.

v. 42: “a rainha do sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará”; quer dizer, será ressuscitada, os ninivitas serão ressuscitados no dia do juízo, a rainha do sul será ressuscitada também com esta geração e a condenará”.

E quando é isso? Depois do milênio, segunda ressurreição.

“porque a rainha do sul veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão e aqui está quem é maior que Salomão”; o próprio filho de Deus.

Queridos irmãos vamos ler um bocadinho a mais acerca desse dia do juízo em JO 12:47-50: “se alguém ouvir as minhas palavras, Jesus Cristo a falar, e não as guardam, não as praticam, Eu não estou a julgar vocês porque não vim para julgar o mundo mas para salvá-lo mas quem me rejeita e não recebe as minhas palavras, esta própria palavra que tenho proferido essa julgará a pessoa no último dia”.

As pessoas vão ser julgadas de acordo com os livros que é a Bíblia.

Continuando então a ler queridos em AT 17:30-33: “ora não levou Deus em conta os tempos de ignorância, agora, porém, notifica a todos os homens que em toda parte se arrependam”.

Porque agora temos a pregação de Jesus e a explicação Dele e arrependam-se, mudem, não estejam a pensar a culpa é do outro, e não esteja a apontar o dedo porque ao apontar um dedo tem outros 3 a apontar para você mesmo e o polegar a apontar a Deus!

Por isso tenha cuidado a apontar com dedos e temos que cuidar de nós próprios e tens que olhar a si próprio e eu tenho que olhar a mim próprio e ter cuidado com o que digo e com o que falo e demonstrar amor em tudo que possa.

Agora no v. 31: “porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um varão que é Jesus Cristo e destinou e creditou diante de todos ressuscitando-o dentre os mortos”.

E por isso vai haver um dia que Ele vai julgar o mundo com justiça através desta palavra e seremos julgados pela própria palavra de acordo com as nossas obras e de acordo com esta palavra.

Continuando a ler em HB 9:27-28: “assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez vindo depois o juízo”; uma vez depois de estarem mortos na ressurreição vão ser julgados.

“assim também Cristo se tendo oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos aparecerá uma segunda vez sem pecado aos que aguardam a salvação”.

Mas para os outros vai haver o juízo mil anos depois da primeira ressurreição e isso será a segunda ressurreição.

E isso está descrito em AP 20 começando no v. 11: “vi um grande trono branco e Aquele que se assenta, que é Jesus Cristo, nosso juiz que vai julgar, de cuja presença fugiu a terra, o céu e não houve lugar para eles e vi também os mortos, aqueles que tinham morrido, grandes e pequenos, ou seja, pessoas importantes ou não e todos postos de pé, isto é, ressuscitados diante do trono perante Jesus Cristo”.

“então se abriram os livros, estes livros, a Bíblia e ainda outro livro, o livro da vida”; e por que? porque eles foram ressuscitados mas ainda não tem a vida eterna.

“o livro da vida foi aberto e os mortos foram julgados segundo as suas obras conforme se achava escrito nos livros, na Bíblia; deu o mar os mortos e os que nele estavam”.

E se vê esta ressurreição que é o dia do juízo e é este o julgamento do trono branco.

E por isso vimos que vai haver uma primeira ressurreição à vinda de Cristo e mil anos depois vai haver o dia de juízo que é a segunda ressurreição e vão ser julgados de acordo com suas obras.

E vimos que vão ter todas as nações ao mesmo tempo aí como Tiro, a rainha do sul, e Sidom e Sodoma com os que viveram ao mesmo tempo que Jesus Cristo.

Todas as nações vão ser ressuscitadas nessa segunda ressurreição ao mesmo tempo.

Depois vai haver um período de julgamento por vários anos provavelmente pode ser um período de 100 anos que vão ter nesse dia ser julgados e terão que se arrepender e mudar a vida, e ter que demonstrar as suas obras e reconciliar uns com os outros e vão ter que ter paz uns com os outros.

Mas além disso há indicações de uma outra ressurreição para a destruição final dos pecaminosos e vejam comigo em MQ 4:1-3: “eis que vem o dia e arde como fornalha, este dia e período arde como fornalha, e não é este do juízo de provar com obras mas ao fim deste período”.

“todos os soberbos e os que cometem perversidade serão como o restolho, como a palha, o dia que vem os abrasará diz o Senhor dos exércitos sorte que não os deixará nem raiz nem ramo e para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça trazendo salvação nas suas asas e saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria”.

“pisareis os perversos porque se farão cinzas debaixo das plantas dos vossos pés naquele dia que preparei, diz o Senhor dos Exércitos”.

Vão ser destruídos num dia!  Enquanto os outros não são destruídos é porque os outros são seres espirituais que não são afetados por esta brasa.

Queridos irmãos vemos isso também em HB 10:26-31 e diz assim: “porque se vivermos deliberadamente em pecado depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, irmãos, depois de recebermos a verdade devemos de ter cuidado.

E por isso eu não batizo uma pessoa com facilidade pois a pessoa precisa entender o compromisso que está a fazer.

“o pleno conhecimento da verdade já não resta sacrifício pelos pecados, pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo”; um dia em que esperam em que vão ser queimados”.

“vingador prestes a consumir os adversários sem misericórdia morre pelo depoimento de 2 testemunhas que tiverem rejeitado a lei de Deus quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o filho de Deus e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado e ultrajo o espírito da graça”.

Queridos irmãos este é um assunto muito sério e por isso que diz no v. 31: “horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

Então continuando em AP 20:13: “deu o mar aos mortos que nele estavam, a morte e o além, entregaram os mortos que nele havia e julgados um por um segundo as suas obras e então a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo”.

E esta é a segunda morte o lago de fogo.”

“e se alguém não for achado inscrito no livro da vida esse foi lançado para dentro do lago de fogo”; vai haver um período em que os pecadores vão ressuscitar para sofrerem a segunda morte.

Queridos irmãos de certeza não vai ser um dia alegre para essas pessoas.

E veja aqui em AP 21:7-8: “o vencedor herdará estas coisas e Eu lhe serei Deus e ele Me será filho quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber a segunda morte.

Por isso queridos irmãos vivemos em dias de grandes dores e tristezas mas a doutrina da ressurreição dos mortos é uma grande esperança para nós e essa doutrina é em parte o significado das festas santas de Deus porque começa com a primeira ressurreição que é à vinda de Cristo.

E essa é a nossa grande esperança que é simbolizado pelo quarto dia de festa do plano de salvação de Deus que é O DIA DAS TROMBETAS.

E depois satanás é aprisionado que é simbolizado pelo DIA DA EXPIAÇÃO.

Depois Jesus Cristo vai estabelecer o Reino de Deus por mil anos na terra que é o milênio e simbolizado pelo período de 7 dias chamado FESTA DOS TABERNÁCULOS.

E depois há outra, O OITAVO DIA ou O ÚLTIMO GRANDE DIA que é o dia do juízo que é o período da segunda ressurreição que todos estes significados de todos estes dias vão ser claramente descritos e explicados nos nossos quando na Igreja de Deus Unida observamos os dias santos de Deus.

Isso tudo vai ser claramente explicado conforme você pratica os dias santos de Deus e observa as festas de Deus ano a ano e você vai entender melhor o plano de salvação de Deus.

Este ano de 2019 eu vou dedicar bastante tempo a revermos o significado profundo destes dias e plano durante a festa dos tabernáculos e o Oitavo dia.

Irmãos, o plano de salvação de Deus que é descrito pelas doutrinas básicas de HB 6 que li a pouco dos vs. 1-3 vemos a doutrina da ressurreição dos mortos e isso é uma parte vital das doutrinas básicas.

Graças a Deus devemos dar graças a Deus pelas misericórdias que Ele nos dá, pelo amor que Ele nos dá, pela graça, pela bondade pela grande gentileza que Ele dá por nós.

Porque ao fim disto tudo e destas tristezas todas vamos aprender o grande amor de Deus e vamos ter uma herança que a nada se compara com as aflições que sofremos.

E vamos ter paz eterna no Reino de Deus para sempre, e sempre e sempre.

Amém!