A Estatura Completa de Cristo

Download (Baixar)
A Estatura Completa de Cristo

Deus nos deu ministros e pastores para o aperfeitoamento dos santos, para a edificação da Igreja de Deus, até que cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
O desejo de Deus é que todos nós cheguemos ao conhecimento do filho de Deus, homem perfeito à medida da estatura completa de Cristo e isso é o que lemos em EF 4:13.
Queridos irmãos, o propósito da nossa vida é o de crescermos na vida cristã para virmos ser como Cristo é e para Cristo estar realmente a viver em nós, isto é, nós estamos a viver como Cristo vive e sermos pessoas que temos o caráter de Deus e vivermos como Cristo é.
E quais são alguns dos passos para desenvolvermos isso, sim temos que ter o amor de Deus, o temor de Deus, temos de ter o conhecimento da verdade, temos que ter sabedoria, temos que ter a mente de Cristo, temos que ter paciência e fé e todos estes pontos são importantes neste desenvolvimento.
Então queridos irmãos o que é virmos a ter o caráter de Deus, isto é, virmos a ser um homem que tenha a personalidade e as características como Jesus Cristo tem.
Ora, vamos começar pelo princípio é de que precisamos de ter o temor de Deus e vejam comigo em PV 1:7 diz: “o temor do Senhor é o princípio do conhecimento e os loucos desprezarão a sabedoria e a instrução”
O princípio, irmãos, é o temor de Deus, respeito a Deus porque sabemos que vai haver um juízo final e uma retribuição final e essa retribuição e esse julgamento e essa decisão final será feita pelo Jesus Cristo.
Em JO 5:26-27 diz: “porque como o Pai tem a vida em si mesmo assim deu ao filho ter a vida em si mesmo e deu-lhe o poder de também de exercer o juízo porque é o filho do homem”
O juízo e o julgamento vai ser exercitado por JC e seremos julgados ou perdoados, queridos irmãos, então a minha pergunta é: temos o verdadeiro temor de Deus?
Por isso é um temor baseado em amor? Não é terror, nem medo, mas é respeito e esse respeito é porque não queremos desapontar a Deus, nós o amamos e Ele nos ama e temos um respeito pelo que Deus está a fazer por nós e o sacrifício de Seu filho Jesus Cristo o qual respeitamos profundamente.
Assim queremos estar ao lado de receber o perdão e sermos perdoados e não do lado de sermos julgados ou condenados.
Mas queridos irmãos, o temor é só o início, o temor de Deus que é respeito a Deus é só o início e vejam por ex. em DN 12:4 diz: “e tu Daniel encerra estas palavras e sela este livro até ao fim do tempo, muitos correrão de uma parte para a outra e o conhecimento se multiplicará”
Queridos irmãos, o temor como lemos PV 1:7 é o princípio do conhecimento e por isso o primeiro ponto é o temor, depois veio o conhecimento, mas vemos hoje em dia e diz aqui no tempo do fim que muitos correrão de uma parte para a outra e o conhecimento se multiplicará.
Irmãos, hoje você pode pesquisar no motor de busca e encontrar praticamente quase tudo quase conhecimento, sim, vai encontrar conhecimento falso, sim, vai encontrar muitas coisas na mídia social e isso não devemos de acreditar e temos que aprender a discernir o conhecimento verdadeiro do falso porque neste tempo do fim o conhecimento está a se multiplicar.
Mas irmãos, é o conhecimento do bem e do mal, são ambos, boas coisas de conhecimentos que são verdadeiros e muitos que são falsos e sim há muitas pessoas que tem interesses para ganhar, ou seja, o que for para puxar as suas ideias falsas e o seu conhecimento falso e precisamos de ter cuidado,
E aí vemos o ponto que este mundo hoje em dia existe muita maldade e vejam por ex. em 2 TM 3 vemos o que se passa neste mundo e queridos existe muita, muita maldade: “sabe, porém que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos, tempos difíceis irmãos e porquê? Porque há muito conhecimento e há muitas pessoas que não tem o desejo piedoso e de acordo com Deus”
“e por isso diz assim: “há homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, sem amor, mas aquele amor natural, irreconciliáveis, caluniadores, intemperantes, cruéis, sem amor para com os bons”
Sem amor para com os bons? E isto se vê tanto hoje em dia, irmãos e continua: “traidores, obstinados, orgulhos, mais amigos do deleites do que amigos de Deus”
Queridos irmãos, não tem medo de Deus! não tem temor de Deus nem respeito a Deus! porque são mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.
E por isso vemos mais adiante no v.6 diz assim: “esses são números que se introduzem pelas casas e levam cativos mulheres néscias carregadas de pecados e levados por várias concupiscências”
Este mundo tem estas pessoas que enganam porque diz aqui no v. 7: “porque prendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”
Sim há um grande crescimento neste mundo, mas não há um aumento e florescimento da verdade.
Irmãos, isto começou a muito tempo, realmente começou desde os dias de Adão e Eva em que havia duas árvores: a da vida e a do conhecimento do bem e do mal, pois, quando o homem à parte de Deus decide escolher ou decidir qual é o bom ou o mal conhecimento e decide erradamente porque estão a produzir ou dizer coisas falsas, irmãos, isso não é bom.
Essa árvore do conhecimento do bem e do mal é a árvore da morte e é o que está a passar hoje; e em 2 TM 2:15 lemos: “procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade”
Irmãos, hoje em dia há muita falsificação e dizem que é verdade isto ou outro e as pessoas acreditam, mas precisamos de ter cuidado de discernir e vejam em OS 4:6 diz: “o meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento”
Ora, lemos que no tempo do fim vai haver grande aumento do conhecimento, mas o conhecimento está poluído com mentira e precisamos de ter cuidado estejamos a discernir o verdadeiro conhecimento porque diz aqui: “porque tu rejeitastes o conhecimento, da verdade, também Eu te rejeitarei para que não sejas sacerdote diante de Mim visto que te esquecestes da lei do teu Deus também Me esquecerei de teus filhos”
Irmãos, pessoas que estão a negligenciar as leis de Deus está a dizer que nesses dias mais difíceis vierem, quando houver a grande tribulação, Deus diz: Eu me esquecerei de teus filhos.
Irmãos, precisamos de ter temor de Deus, conhecimento da verdade e para isso precisamos de ter entendimento e de discernir e entender o poder e o conhecimento e separar o bom do mau, de acordo com os padrões de Deus, isto é, de acordo com a árvore da vida porque a árvore da vida é o conhecimento de Deus.
Que Deus nos dá o conhecimento da verdade e nos diz o que é realmente verdade e por isso quando pessoas vos dizem estórias ou coisas desse gênero nós temos quando ouvimos uma estória: ó, parece tão verdade, parece tão verdadeiro, mas cuidado irmãos.
E vejam aqui em PV 18:17 lemos: “o que pleiteia por algo a princípio parece justo”
Aquele que está a dizer: olha isto é assim, frito, assado, e parece justo, ó concordo contigo, mas tem cuidado porque só estais a ouvir um lado da estória, é tão fácil pessoas convencerem porquê? Porque diz assim: dar um argumento acerca de algo e inicialmente quando ouvimos parece justo!
E diz: “porém, vê o teu próximo e o examina”
Irmãos, PV 18:17 é algo que temos de ter em mente quando nos aproximamos de uma pessoa está a dizer é isto ou aquilo e tal parece tão direitinho, mas temos que ouvir o outro lado da estória.
E por isso se estamos a falar de nós discernirmos a verdade, sim, precisamos de ter o temor de Deus, e ter conhecimento e ter entendimento, sabermos discernir o que é correto, isto é, precisamos de ser maleáveis, ensináveis, mansos e humildes para termos ter a mente de Cristo para produzir a unidade da fé.
E por isso irmãos, é isso que precisamos de ter: temor de Deus, conhecimento, mas conhecimento não chega e precisamos de ter entendimento para entender realmente o que é a verdade.
E vejam aqui em PV 2:2 lemos: “para fazeres o teu ouvido atento a sabedoria e inclinares o teu coração ao entendimento”
Precisamos de entender, não é só conhecer, mas entender e distinguir, precisamos de inclinar o coração! Ao entendimento.
Queridos irmãos, precisamos de compreender as coisas que estão à nossa volta para não sermos enganados e em SL 119:73 lemos: “as tuas mãos me fizeram e formaram, dá-me inteligência para entender os Teus mandamentos”
E por isso esta capacidade precisamos de orar, irmãos? Para pedirmos a Deus para recebermos a inteligência e a capacidade mental para podermos entender as leis de Deus porque essas leis são a base que nos ajudam a fazer as decisões corretas, isto é, a entender as coisas de uma maneira correta.
E vejam também no v.99 lemos: “tenho mais entendimento de que todos os meus mestres porque os Teus testemunhos são a minha meditação”
Você e u meditamos nas coisas de Deus e no testemunho de Deus? e por isso nos dá mais entendimento e porquê? Porque medito nos ensinamentos de Deus, e você e u precisamos de meditar nos ensinos de Deus e quais são esse ensinos? São baseados nas leis de Deus, mas as pessoas dizem: olha, as leis de Deus estão abolidas, estão??
Digamos assim, a deitar fora algo tão importante porque as leis de Deus são o amor de Deus e são a base do entendimento correto e em PV 3:5 lemos: “confia no Senhor de todo o teu coração, isto é, tem fé no Senhor, completa confiança, e não te estribes no teu próprio entendimento”
Não permitas eu estejas a enganar-te a ti mesmo, pede a Deus por ajuda e confia Nele e não te apoies no teu próprio entendimento, busca a ajuda de Deus, tem fé em Cristo e temos que aprender a sermos como Deus é, aliás como Cristo é, porque Cristo é a imagem do Pai e por isso temos que aprender a ser como Cristo é porque Ele viveu como homem e, portanto, é o nosso padrão a seguirmos.
Porque Deus nunca nos deixará como diz: Eu nunca te deixarei ou te desampararei.
Irmãos, precisamos de entender o conhecimento de Deus e em PV 15:32 lemos: “o que rejeita a instrução menospreza a própria alma”
Se você está a rejeitar a instrução de Deus não está a dar valor a sua vida e continua: “mas o que escuta a repreensão, a correção de Deus, se você está a ler e aprender da Bíblia, você está a adquirir entendimento e discernir o que é verdade”
E por isso temos que ter temor de Deus, temos que ter conhecimento e depois temos que ter entendimento e por isso temos que buscar a verdade e vejam em PV 28:5 lemos: “os homens maus não entendem o juízo, sim, não entendem que via haver um dia de juízo, não entendem isso, mas os que buscam o Senhor entendem tudo”
Começamos com o temor de Deus, conhecimento e entendimento e em 1 JO 5:20 vemos um versículo muito importante e lemos: “e sabemos já que o filho de Deus é vindo, sim, Jesus Cristo já veio pela primeira vez, e nos deu entendimento para que conheçamos o verdadeiro e no que é verdadeiro estamos”
Estamos na verdade porque Jesus Cristo é a verdade e o caminho, é a vida e por isso, isto é, continua: “em Seu filho estamos no que é verdadeiro, teu filho, isto é, o verdadeiro Deus e a vida eterna”
Irmãos, seguindo a Cristo que é o verdadeiro Deus; Ele é o caminho, é a vida e temos que seguir o caminho Dele porque este é o caminho do verdadeiro Deus Pai.
Irmãos, a única maneira, o mundo não entende, o entendimento vem de Deus, mas irmãos, saber ou ter conhecimento de vários fatos e entender o seu significado, o que é ou não é verdade, e compreenderem a implicação disto ou daquilo não é tudo, precisamos de sabedoria, isto é, fazer a conclusão correta.
A conclusão baseada no temor de Deus, no conhecimento e entendimento, e fazer a decisão correta e sábia e em PV 4:7 lemos: “a sabedoria é a coisa principal, adquire, pois, a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição do entendimento”
Por isso o temor busca o conhecimento, busca esse entendimento, mas a coisa principal é a sabedoria, adquira, pois, a sabedoria; sim, contudo, pois possui o conhecimento para poderes fazer a decisão correta.
E em PV 8:11-12 lemos: “porque melhor é a sabedoria que rubis, e tudo o mais que se deseja se pode comparar com a sabedoria, eu a sabedoria, como se estivesse a falar: habito com prudência; e você é sábio? Então você vai ser prudente, e você vai atuar com cuidado; e acho o conhecimento dos conselhos”
Vou buscar aconselhamento de outros primeiro.
Queridos irmãos, precisamos disto sabedoria é melhor que joias para fazermos uma decisão correta, mas muitas vezes as pessoas fazem decisões incorretas e em 1 CO 3:19 lemos: “porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus, pois está escrito: Ele apanha os sábios de sua própria astúcia”
Ó sim, a sabedoria de satanás é como a serpente a buscar coisas, a manipular essa pessoa receber uma vantagem, tal como manipulou Eva e a serpente foi sábia, mas sábia com uma intenção errada e por isso diz a sabedoria deste mundo é uma loucura diante de Deus.
Queridos irmãos, nós temos que ter a sabedoria de Deus baseada no saber de Deus que é a árvore da vida, isto é, recebendo as instruções e mandamento de Deus, os princípios de Deus, a correção de Deus, tendo confiança Nele então Deus nos vai dar o entendimento.
E por isso, irmãos, temos que ter o temor de Deus, temos que conhecer, temos que entender e discernir e temos que depois ser sábios de fazer a decisão correta porque este mundo, irmãos, estas pessoas neste mundo são sábios para o mal.
E lemos aqui em JR 4:22: “deveras o meu povo está louco já não Me conhece são filhos néscios e não entendidos, são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer bem”
Isso é o que se vê no mundo de hoje em dia, nós precisamos de ser sábios para o bem e baseado no verdadeiro conhecimento e entendimento e baseados nas leis de Deus e na árvore da vida.
E isso foi quando Jesus Cristo por ex. foi uma criancinha e Ele cresceu numa boa sabedoria de Deus e vejam por ex. em LC 2:40 lemos: “e o menino crescia e era fortalecido em Espírito e cheio de sabedoria, de Deus, e por isso a graça de Deus estava sobre ele”
E vemos mais adiante no v. 52: “e crescia Jesus em sabedoria e estatura e graça para com Deus e para com os homens”
Isso é o que você e eu precisamos de crescer, irmãos, precisamos de crescer em sabedoria, isso é o que precisamos de fazer, irmãos.
Em TG 1 lemos que você precisa de sabedoria peça a Deus e está nos vs. 5-6: “se algum de vós tem falta de sabedoria peça a Deus que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto e lhe será dada, peça também com fé e nada duvidando porque o que duvida é semelhante a onda do mar que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte”
Queridos irmãos, precisamos de pedir a Deus sabedoria e com fé porque Deus nos quer dar a sabedoria, mas devemos de estar a obedecer a Ele e o livro de PV, irmãos, é um livro de sabedoria e estudem o livro de PV para aprenderem mais acerca da sabedoria de Deus, mas sabedoria não é suficiente porque Salomão foi uma pessoa muito sábia, mas não foi suficiente.
Queridos irmãos, ter temor de Deus, precisamos de saber e ter o conhecimento do falso e do correto, entender o que é verdade e ser sábio para fazer as conclusões corretas porque nós temos o livre arbítrio de poder escolher a verdade, mas o ponto principal e final é atuar de acordo com essa sabedoria.
O ponto importante é ter a força de vontade e disciplina, o domínio próprio de fazer o que é verdade mesmo que hajam forças opostas contra essa verdade e ter domínio próprio, a disciplina e o caráter de Deus de fazer o que é certo embora tenhamos dificuldades contra isso.
Ou em outras palavras, irmãos, o caráter é o que Deus vê e por isso o caráter além de ser e ter a força de vontade de fazer o que é certo e também quando ninguém nos vê, quando estamos sozinhos e ninguém nos vê porque caráter é o que Deus vê.
Sim, ter um bom nome é o que o homem vê, mas o caráter e fazer o que é certo embora dificuldades contra isso embora estejamos, digamos assim, no privado é isso o que Deus vê e isso não é só ter o temor de Deus, só o conhecimento de Deus, não só a sabedoria e o entendimento de Deus, e o caráter de fazer o que sabemos que devemos de fazer.
Queridos irmãos, em 1 CO 8 vemos que a sabedoria ensoberbece nos vs. 1-2 lemos: “ora, no tocante as coisas sacrificadas aos ídolos sabemos que todos temos conhecimento, conhecimento incha, mas o amor edifica, se alguém cuida de saber alguma coisa e ainda não sabe como alguém saber, mas se essa pessoa ama a Deus é conhecido Dele”
Irmãos, ter o conhecimento e ser sábio, mas se esse conhecimento e sabedoria não é aplicada ao amor, com amor para o próximo, com humildade, então torna-se como diz aqui uma algo que nos ensoberba, algo que incha, algo arrogante.
O amor de Deus é um necessário ingrediente de sapiência para termos o caráter de Deus, isto é, ter o domínio próprio de fazermos o que é certo porque amamos a Deus e amamos ao próximo e não vamos nos desviar do que é certo.
Em TG 1:22 lemos: “e sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes enganando-vos a vós mesmos, porque se alguém é ouvinte da palavra não é cumpridor dela é semelhante ao espelho do seu rosto natural porque se contempla a si mesmo e logo se esquece como era, aquele também que depende da lei perfeita de liberdade e nisso persevera não sendo ouvinte esquecido disso, mas fazedor da obra esse tal será bem aventurado no seu feito”
Precisamos de praticar a verdade, temos de ter o caráter e por isso diz assim: será bem aventurado no seu feito, será abençoado no que está a fazer.
Queridos irmãos, vejam aqui em EF 4 começando no v. 12: “precisamos de querendo o aperfeiçoamento dos santos, nós temos que nos aperfeiçoar, para a obra do ministério, a obra de servir aos outros para a edificação do corpo de Cristo até que tosos cheguemos a unidade da fé e ao conhecimento do filho de Deus a homem perfeito a medida da estatura completa de Cristo”
A medida completa da estatura de Cristo é o caráter de Deus porque temos temor de Deus, temos o verdadeiro conhecimento, temos o entendimento, somos sábios e temos o caráter de saber o que fazer embora haja pressão e forças contra isso, e isso então é o caráter de Deus.
E sim, esse caráter é sábio, tem a sabedoria de Deus, tem o temor de Deus porque há justiça, tem o amor de Deus e isso é a mente de Cristo e em HB 5:14 também lemos uma escritura muito interessante: “mas o mantimento sólido é para os perfeitos os quais em razão do costume tem os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal”
Irmãos e irmãs, a comida forte, o mantimento sólido é para os perfeitos, para aqueles eu cresceram no caráter de Deus, aqueles que estão a crescer no conhecimento da estatura de Jesus Cristo e tem os sentidos exercitados para discernir tanto o bem e o mal e vão fazer o bem seja a pressão para fazer o mal vão fazer o bem.
Queridos irmãos, o caráter de Deus é uma das qualidades que Deus quer em nós para estarmos no reino de Deus, para sermos justos, para sermos, reis, juízes, sacerdotes e professores e professoras.
Por isso, irmãos, precisamos de desenvolver o caráter de Deus baseado primeiro no temor de Deus, tendo o verdadeiro conhecimento da verdade, entender o que é a verdade, ter a sabedoria de por essa verdade em prática e ter o caráter de fazer o que é certo e correto mesmo quando há pressão para fazermos o errado.
E por isso quando estamos perante uma decisão de fazer e quando está debaixo de uma pressão para fazer uma decisão pergunto: esta decisão que estou a fazer é consistente com o caminho de Deus? as vezes as coisas não acontecem e se alguém está a ser magoado e machucado pelo que eu vou fazer ou dizer é o que eu devo fazer então?
Uma ação deste ou daquele modo vai refletir no bom nome da igreja de Deus porque você como um bom cristão ao fim de contas é um dos mandamentos: não tomes o nome de Deus em vão, isto quer dizer que não estejas a dar um mau exemplo que vai dar um mau nome de Deus como: Olha se isso é ser um cristão não quero nada com isso.
Queridos irmãos, precisamos de ser um verdadeiro cristão vinte e quatro horas por dia mesmo quando as pessoas não nos veem, as pessoas não querem realmente saber em que você acredita ou não, mas querem saber o que tu fazes, mas querem saber o teu exemplo e você e seu exemplo é uma luz?
As pessoas são afetadas pela tua e minha maneira de como atuamos e não pelas várias crenças, sim, crenças são importantes, mas essas crenças devem nos conduzir a ter o conhecimento e a sabedoria delas, mas ter o caráter de fazer o que Deus quer que façamos.
Em EC 12 lemos aqui o fim disto tudo é o que Salomão aprendeu depois de fazer tantos erros EC 12:13-14 : “de tudo o que se tem ouvido o fim é teme a Deus, guarda os seus mandamentos porque isso é o dever de todo o homem”
Tenham o caráter de fazer o que é correto, começa com o temor, sim, temos muito conhecimento, separa o bem do mal, entende e discerne, desenvolve a sabedoria de fazer o que é certo e tenham o caráter de fazer o que é certo porque isso é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer juízo toda obra até que tudo que esteja coberto seja bom ou quer seja mal, mantenham bem alto o teu gol pelo padrão de virmos a ser ou de virmos a ter o caráter de Deus que é o que Deus busca em nós para virmos ao ponto de termos o conhecimento do filho de Deus, o homem perfeito à medida da estatura completa de Cristo.
Essa é a nossa meta para Cristo viver em nós e sermos como Cristo é.