A Importância da Sã Doutrina

Você está aqui

A Importância da Sã Doutrina

Download (Baixar)
MP3 Audio (52.51 MB)

Download (Baixar)

A Importância da Sã Doutrina

MP3 Audio (52.51 MB)
×

A doutrina é muito importante. Este sermão aborda a importância da Sã Doutrina e como temos que combater contra heresias que virão.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

A doutrina é muito importante.

A divergência de doutrinas e de ensinos são os motivos principais de diversas igrejas não é a única causa, sim, existem outras como por exemplo falta de humildade, usar a graça de Deus como uma fonte de lucro individual para uma pessoa ou grupo de pessoas ou porque foi maltratado e olha vou começar a minha própria igreja e outras mas hoje queridos irmãos desejo me concentrar na importância da sã doutrina.

Vejam comigo em 1 TM 5:17 vamos hoje estar muito a volta de Timóteo diz assim: “devem ser considerados merecedores de honorários os presbíteros que presidem com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino”.

A palavra no ensino é traduzida por exemplo na ARC por exemplo como doutrina, palavra ensino aqui vem da palavra grega de 1319 da concordância Strong que quer dizer escalia, quer dizer, ensino ou instrução.

Aquilo que é ensinado e por isso está correto traduzir ensino ou doutrina mas o ponto é que a doutrina é um ensino.

Os ensinos de Jesus Cristo foi a base que guiou a igreja nos dias dos apóstolos que chamamos de igreja primitiva e esses princípios e ensinos de Jesus Cristo foram aceitos como a base, digamos assim, as fundações desse corpo de crentes do que eles acreditavam que eram as doutrinas como mencionadas por Jesus Cristo.

E está claro como sabemos que Jesus Cristo sempre apontou para o AT porque Ele é a Palavra e a Palavra, a Bíblia, foi dita por Ele, O VERBO.

Por isso a igreja primitiva estava comprometida a ensinar a verdadeira doutrina ou em outras palavras os ensinos de Jesus Cristo.

Vejam em 2 TM 3:16 diz assim: “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensina”, aqui está outra vez a palavra ensino. A mesma palavra dita escalia .

Continuando: “útil para o ensino, para a correção, para a repreensão na justiça”.

Ora como vemos a Escritura é inspirada por Deus e Deus nos dá a Bíblia, esta é a Escritura, a Bíblia que é útil para o ensino e para a doutrina, para a repreensão quando nós não estamos a seguir a doutrina correta para ter uma certa correção e para nos educarmos na justiça, na maneira de viver que é justa e que é correta e sem pecado na justiça.

Ora muitas igrejas e até poderia dizer outros dizem que as nossas crenças vêm da Bíblia mas aqui está uma pergunta que eu quero fazer estão então a dividir, a manejar bem a Palavra de Deus?

Porque se todos estão a acreditar na Bíblia e há muitas diferenças de uma igreja para outra como crenças então quem está certo? Porque nem todos podem ter a verdade.

Sim, porque se todas fossem verdadeiras só haveria uma e por isso nem todas podem ser verdadeiras mas as pessoas dizem olhem podem estar todos enganados, irmãos, eles não concordam entre si próprios e por isso não podem estar todas corretas.

Vejam em 2 TM 2:15 diz assim: “´procura apresentar-te a Deus aprovado”; queridos irmãos nós precisamos nos apresentar a Deus como discípulos e servos aprovados.

Continuando: “como obreiros sem ter do que se envergonhar”, no que praticamos, no que fazemos, nas obras que executamos não termos nada para nos envergonhar mas por que? Porque sabemos da Bíblia do que é correto e o que devemos fazer porque diz assim: “maneja bem a Palavra da Verdade”; a Bíblia é a Palavra da Verdade.

Jesus Cristo disse: Eu Sou o Caminho, a Vida, a Verdade e o que Ele disse como porta voz é a Verdade.

E por isso temos que manejar bem a Palavra da Verdade, isto é, os ensinos de Jesus Cristo e temos que tomar estes ensinos corretamente e nãos os desvirtuar ou desviar do intuito do que estão a dizer.

E por isso queridos irmãos existem várias regras de estudar a Bíblia corretamente e não vou hoje abordar essas regras como por exemplo ler o contexto, não é só ler um versículo ou uma palavra para fabricar ou por um significado nessa palavra para dizer o que você quer que diga e isso não é exegese pois isso é incorreto.

Por isso irmãos existem regras e os bereanos usaram essas regras nos estudos deles como vemos em AT 17 começando a ler no v. 10: “logo durante a noite os irmãos enviaram Paulo e Silas para a Beréia e ali chegados dirigiram-se a sinagoga dos judeus”.

Continuando: “Ora estes de Beréia eram mais nobres do que Tessalônica pois receberam a palavra com toda a avidez”; receberam os ensinos, a doutrina que Paulo os entregou que era a doutrina de Jesus Cristo com toda a avidez.

Continuando: “então examinaram as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim”; estudaram a Bíblia cuidadosamente para ver se era isto realmente assim?

E é o que nós precisamos de fazer que é estudar a Bíblia e provar por nós mesmos que é assim ou não?

É a Bíblia que é importante irmãos e não o que eu estou a dizer pois temos que provar na Bíblia o que está correto.

E por isso que é importante pois os bereanos eram mais nobres e nós temos que trabalhar com esta Palavra e em analogia é uma semente, sim, a Palavra de Deus é como uma semente que é plantada na nossa mente e nos nossos corações e nós temos que trabalhar e usar essa semente para produzir e crescer e ter fruto pois não podemos ouvir e deixar sem fazer nada temos que trabalhar e manejar bem A Palavra.

Continuando então a ler em AT 17:12: “com isso muitos deles creram como mulheres gregas de alta posição e não poucos homens”; quer dizer mulheres que tiveram sucesso na vida e essas aceitaram o que estava a ser ensinado mas veja então como satanás imediatamente através de pessoas causou dúvidas e diz assim no v. 13:

“mas logo os judeus de Tessalônica souberam que a Palavra de Deus era anunciada por Paulo também em Beréia foram lá incitar e perturbar o povo”.

Ora estes judeus eram digamos assim pessoas que sabiam a Bíblia até um certo ponto mas que estavam a excitar e perturbar o ensino que era de sã doutrina e o ensino da Verdade e começaram a perturbar, a distorcer.

Queridos irmãos aqui está o ponto logo que você recebe a semente da Palavra, por exemplo, você lê um artigo na Boa Nova  e isto chama a sua atenção  e você pensa isto é um bom ponto preciso estudar mais mas você não faz nada com isso então não está a manejar bem A Palavra porque depois vem o diabo e tira isso do seu coração por isso que diz assim que esses judeus, digamos assim, inspirados por satanás foram excitar e perturbar o povo e hoje a mesma coisa muitos supostamente cristãos com suas ideias ou seus ensinos que não são sãs ou saudáveis vem como diz aqui perturbar os que estão a aprender o ensino de Jesus Cristo, a Boa Nova do Reino de Deus.

Exatamente a mesma coisa.

Vejam por exemplo em MT 13 e vamos começar a ler no v. 3: “muitas multidões vê-se aqui seguiam a Cristo e de muitas coisas Lhes falou por parábolas e dizia: eis que o semeador seguiu a semear”; o que é que o semeador faz? Vai pôr a semente.

Deus através de Jesus Cristo e dos seus servos na igreja está a semear esta semente da Boa Nova do Reino de Deus e nós estamos a produzir novos artigos, vários guias de estudo, vários sermões para ajudar as pessoas a seguir o caminho diretamente da Bíblia

E continuando a ler no v. 4: “e ao semear uma parte caiu a beira do caminho e vindo as aves a comeram”, vê-se aqui esta semente que estava digamos assim no chão mas não tinha sido manejado bem, não tinha sido usado do bem, não tinha sido digamos assim digerida, mastigada, pensada em analogia nós quando recebemos A Verdade não podemos deixa-la aí e temos que pensar  nela e trabalhar com ela e manejar bem para ficar mais dentro de nós, mais internalizada dentro de nós.

Jesus Cristo um bocadinho mais adiante no v. 19 vai estar a explicar o significado desta primeira parte da parábola do semeador e diz assim: “a todos os que ouvem a Palavra do Reino e não a compreenderam” e por que? Porque não começaram a pensar, a meditar, a manejar bem A Palavra e por isso não a compreenderam.

Continuando: “veio o maligno (satanás)  e arrebata o que lhes foi semeado  no coração”; sim, foi semeado no coração, ouviram, leram o artigo da Boa Nova, leram esta postagem na internet da igreja de Deus Única, leram isto e disseram: isto faz sentido e tenho que estudar mais isto mas não fazem mais nada com isto e como vimos na estória aqui dos bereanos em AT 17 vieram os judeus de outra cidade deliberadamente para os enganar na analogia aqui de Cristo, satanás vai enviar alguém ou pessoas que vão criar dúvidas na sua mente e se você não está a trabalhar  com o pouco que aprendeu ele vai tirar  isso do seu coração que é o que diz aqui no v. 19: “vem o maligno  e lhes arrebata o que foi semeado no coração”.

Este é o que foi semeado a beira do caminho.

Queridos irmãos temos que manejar bem a Palavra da Verdade, temos que meditar, temos que pensar, mover isto e não deixar assim a beira do caminho sem fazer nada com ele e temos que usar! O que está no coração, o que estava no coração mas o maligno vai e tira do seu coração!

Por exemplo vejam aqui neste mesmo capítulo os apóstolos perguntaram a Cristo depois dele dar a parábola do semeador e a os estar a explicar perguntaram: por que estás a falar por parábolas?

Vejam no v. 10: “então se aproximaram os discípulos e perguntaram a Cristo: por que lhes falas por parábolas?”.

Por que não dizes diretamente isto assim, cozido e frito, grelhado, direto e estás a falar por parábolas?

Então a resposta de Jesus Cristo: “ao que lhes respondeu: porque a vós outros é dado a conhecer os mistérios do Reino dos céus”.

Porque vocês estão a ser chamados e estão a responder a essa chamada e estão a usar e a manejar isto mas aqueles não lhes é concedido.

Vejam por exemplo no v. 13: “por isso lhes falo por parábolas porque vendo não veem, ouvindo não ouvem e nem entendem”.

Queridos irmãos quando ouvimos temos que meditar no assunto e trabalhar nesse ensino que aprendemos e temos que o por em prática e por isso continuando a dizer no v. 14: “pois a sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis, vereis com os seus olhos e de nenhum modo percebereis porque o coração deste povo está endurecido”.

Porque°? Por não estar a ser manejado, não está a ser maleado, não está a trabalhar com isto, está a deixar sem manejar é como uma pessoa que não está a trabalhar com a massa e a deixa a massar ficar assim seca e vai quebrar-se, isso é o trabalho do oleiro que tem que trabalhar com o barro, trabalhar e manter com água a manobrar e manejar para se manter macio e maleável.

Nós temos que trabalhar com o que aprendemos e temos que manejar bem.

Por isso diz no v. 15: “porque o coração deste povo está endurecido de malgrado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos”.

Não quiseram aplicar e trabalhar com isto.

Continuando: “para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos e entendam com o coração e se convertam e sejam por Mim curados”.

Quer dizer que não vão entender, não se vão converter e não vão ser curador e por isso é que foi dito em parábolas e coisas que as pessoas não entendem e por que? Para não entenderem e Deus fez isto de propósito para não entenderem?

Veja em IS 28 sim isto foi citado de IS 28 por isso vamos ver a começar no v. 7 diz assim: “mas também eles cambaleiam por causa do vinho e não podem botar-se em pé por causa da bebida forte”; quer dizer não estão a tomar atenção as coisas sérias simplesmente a querer entretimento e não querem tomar atenção ao que é importante.

Continuando: “e o sacerdote e o profeta também cambaleiam”; não estão comprometidos a missão deles.

Continuando: “são vencidos pelo vinho e não podem manter-se em pé por causa da bebida forte e errando a visão tropeçam no juízo”; o que é este vinho? É a doutrina falsa e estão metidos nesta doutrina falsa e continuam a seguir esta doutrina falsa.

V. 8: “e todas as mesas estão cheias de vômitos e não há lugar sem imundícia”; quer dizer não há lugar com doutrina boa e saudável não há sã doutrina pois só há a falsa doutrina que faz Deus vomitar e que é imunda.

V. 9: “a quem pois se ensinaria o conhecimento?”; a quem Deus vai realmente ensinar o conhecimento?

Continuando: “e a quem se daria a entender e ouvir? Acaso aos desmamados e aos que foram afastados dos santos ex maternos?”; a quem Ele vai ensinar°?

Crianças que não entendem, sim, precisamos de ser espiritualmente sermos humildes como as crianças e ser ensináveis, e mansos mas por outro lado precisamos de ser maduros.

Continuando: “porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito, regra sobre regra, regra e mais regra, um pouco aqui e um pouco acolá”; e temos que manejar bem o que é um bocadinho aqui e um bocadinho acolá para entendermos e compreendermos temos que manejar bem mas o que é que essas pessoas fazem são um povo desobediente.

Veja no v. 11: “porque por lá meio gaguejantes e por línguas estranhas falará o Senhor a este povo”; a este povo que é desobediente e por isso não estão a entender o que Deus está a dizer.

V. 12: “ao qual Ele disse: dia descanso ao cansado e este é o refrigério mas não quiseram ouvir”; não foram obedientes, os israelitas quando saíram do Egito não foram obedientes e por causa disso vejam no v. 13:

“assim pois a Palavra do Senhor será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito, regra sobre regra, regra e mais regra, um pouco aqui e um pouco ali”.

Para os que estão bem a manejar a Palavra de Deus e estão a por estas coisas direitinho e estão a entender mas para os que não estão obedientes e que estão a desobedecer a Deus é: “para que vão e caiam para trás e se quebrantem e se enlacem e sejam presos”.

Queridos irmãos a doutrina é muito importante, a sã doutrina é muito importante, a doutrina é a razão da existência da igreja de Deus Unida porque nos mantemos fieis a doutrina de Jesus Cristo.

Veja aqui em MT 15:7-9: “hipócritas bem profetizou Isaías a vosso respeito este povo honra-me com os lábios”; sim, óh Jesus Cristo, óh meu Deus, honram-me com os lábios, palavras.

Continuando: “mas o seu coração está longe de Mim”; não praticam, não obedecem.

Em vão me adoram e dizem: olha eu estou a orar e estou a pedir a Deus isto em vão diz Jesus Cristo.

Continuando: “ensinando doutrinas vãs, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”; não são os ensinos de Jesus Cristo e aí está o problema não estão a ensinar sã doutrina mas o que estão a ensinar é uma doutrina fake.

Vejam em MT 7:28-29: “quando Jesus acabou de proferir essas palavras (no fim do sermão do monte em MT 5-7) estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina”; do seu ensino e ficaram mesmos maravilhados com Jesus Cristo que podia falar e dar este ensino.

Continuando: “porque Ele as ensinava”; estava a dar esta doutrina, estava a ensinar como quem tem autoridade e não como os escribas.

A sã doutrina era dada por Jesus Cristo com autoridade.

Vejam um bocadinho antes no mesmo MT 7 dentro do sermão do monte antes de Ele concluir e das pessoas dizerem: olha como Ele está a dizer isto com autoridade, maravilhosa doutrina.

Vejam o que Ele disse um pouco antes disso no v. 21: “nem todo que me diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus”; sim vocês podem dizer Jesus Cristo, Jesus Cristo, Senhor, Senhor, Senhor Jesus Cristo mas não vão entrar no Reino dos Céus e por que?

Porque não é só palavras mas aquele que faz a vontade do Pai e temos que praticar e fazer a vontade do Pai.

Continuando: “muitos naquele dia irão dizer: Senhor, Senhor porventura não temos nós profetizado em Teu Nome? “; não temos sido nós ministros daí, pastores de igrejas a dizer que Cristo é Cristo e em nome de Jesus Cristo nós expelimos demônios? Sim há muitas pessoas e igrejas estão a fazer certas obras

Continuando: “e em Teu Nome não fizemos milagres? Então Jesus Cristo lhes diz aqui (vai ser aqui o professor) explicitamente: NUNCA VOS CONHECI”.

Jesus Cristo vai dizer não vos conheço e vocês disseram e falaram em Meu Nome mas não tinham a minha autoridade para falar em meu Nome.

Continuando: “apartai-vos de Mim”; saiam daqui, apartai-vos de Mim.

Continuando: “vocês os que praticais iniquidade”; vocês que praticam a iniquidade, isto é, quebram as leis de Deus! Que não praticam a verdade!

Continuando no v. 24: “todo aquele povo que ouve as minhas palavras e as pratica (isto é, o ensino de Jesus Cristo, a sã doutrina) será comparado a um homem prudente”; a palavra prudente aqui quer dizer sábios e algumas Bíblias as traduzem como sábios, sim, sabem a parábola das 10 virgens, 5 eram sábias e outras não eram, eram néscias.

Queridos irmãos temos que ser sábios e prudentes e por isso é que diz saiam daqui vocês que praticam a iniquidade e ora o que é a iniquidade irmãos?

1 JO 3:4: “todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei porque o pecado é a transgressão da lei”; na ARC e ACF diz: “o pecado é iniquidade”; por isso quando Jesus Cristo disse: vocês saiam daqui os que praticam a iniquidade quer dizer que estão aqui a cometer pecado e estão a transgredir a lei.

Então vamos ler de novo 1 TM 1:5: “o intuito da presente admoestação visa ao amor”; o fim do mandamento e desta instrução que Paulo está a dar através de Timóteo é o amor e o fim dos caminhos da instrução de Deus é o amor, o fim das leis de Deus é amor, amor para com Deus e amor para com o próximo”.

Continuando: “ora o intuito desta admoestação é o amor que procede do coração puro, de consciência boa e de fé”; sem hipocrisia e Paulo está a dizer: estou a dizer isso sinceramente, isto é, estou a dar esta instrução por amor pois as leis de Deus são por amor.

Continuando então a ler no v. 6: “desviando-se algumas pessoas destas coisas perderam-se em loquacidade frívola ou em outras palavras se entregaram a vãs contendas” como diz na ACF e na ARC, se entregaram a vãs contendas, desviaram-se pessoas destas coisas e se entregaram a argumentos em vão.

E depois continuando a ler no v. 7: “pretendendo passar por mestres da lei”, óh estão sempre a argumentar acerca destas coisas a dizer que não precisamos obedecer às leis de Deus e apresentam-se como doutores e com esses estudos nesta universidade ou desta coisa, ou teólogos e são pessoas teólogos, doutores, sei lá que mais.

Continuando: “pretendendo passar por mestres da lei não compreendendo, todavia”; ou em outras palavras não sabem o que estão a dizer; continuando: “nem o que dizem nem os assuntos sobre os quais fazem essas ousadas asseverações”.

Queridos irmãos pensam que são mestres da lei e o que é que vemos hoje em dia nessas pessoas que fazem isso? Estão a dizer: óh a graça de Deus nos dá a liberdade e uma vez salvos estamos sempre salvos; não irmãos até Paulo disse: eu luto para poder vencer porque se não eu propriamente serei desqualificado, ora uma vez salvo sempre salvo? Não!

Continuando a ler no v. 8: “sabemos, porém, que a lei é boa”; não há nada de errado com a lei de Deus, e boa; continuando: “se alguém a utiliza de modo legítimo”; sim a lei é boa mas estão a usá-la de modo incorretamente? É outro assunto.

Continuando: “tendo em vista que não se promulgue a lei para quem é justo”, sim, se você é justo e está a obedecer às leis de Deus, se você está a fazer o que é agradável a Deus não precisa de lei e por que? Porque estás a obedecer às leis automaticamente e por que? Porque você ama, pois, as leis de Deus é amor com Deus e amor para com o próximo pois quando Deus diz faz isto, fazemos e por que? Porque o amamos.

Quando Deus diz: não uses o nome de Deus em vão não usamos, quando Deus diz vem aqui e reúne-te comigo hoje porque vou dedicar este tempo para estar contigo nomeadamente o Sábado o fiel vai dizer: Sim, Senhor, estarei lá, estarei na reunião, estarei na convocação sagrada do Senhor e não vou dizer: olha não posso ir e vou no dia que me apetecer!

Imagine se o seu patrão dissesse a você: amanhã à tarde temos uma reunião e estarei lá e quero que estejas presente e você diz: eu não preciso de ir e vou quando quero e quando me apetece!

O que acha que o seu patrão ia dizer a você? Está ali a porta, xau!

Queridos irmãos a lei de Deus é amor e se amamos a Deus vamos fazer  o que Ele diz para nós fazermos e estamos a fazer o que é agradável a Ele então nesse caso não precisamos de lei porque era natural e vamos fazer o que Deus quer que nós façamos; Deus nos chama e diz: vem aqui a esta hora e nós dizemos: está bem estou aqui não é preciso de lei pois faço de livre vontade e por isso é que diz: “mas a lei é para os transgressores (rebeldes), irreverentes, pecadores, ímpios e profanos, parricidas, matricidas, homicidas, impuros, sodomitas (homossexuais), raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo que se opõem à sã doutrina”; a sã doutrina é importante.

Vejam no 1 TM 2:3 diz assim: “isto é bom e aceitável diante de Deus Nosso Salvador o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”; a verdade é o ensino verdadeiro, Cristo é a verdade, o que Ele ensinou é a verdade, a sã doutrina é a verdade!

Continuando: “porquanto há um só Deus que é o Pai e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, o homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos como testemunho que se deve prestar em tempos oportunos e para isso fui designado pregador”.

Fui designado pregador e não diz: eu decidi por minha conta própria que eu vou ser um pregador é a minha profissão; não! Fui designado por Deus! É a Igreja de Deus! Ele é que decide quem é que vai que fazer o que ele quer que faça

Continuando: “afirmo a verdade e não minto mestre dos gentios na fé e na Verdade”.

Vejam 1 TM 4 começando no v. 1: “ora o Espírito afirma expressamente que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé”; sim, apostatarão da fé, quer dizer, que eram irmãos na igreja e que vão sair da igreja.

Continuando: “por obedecerem a espíritos enganadores”.

Como é que uma pessoa que está na igreja de Deus e que sabe os caminhos de Deus vai se desviar como diz aqui nos últimos tempos apostatando-se da fé?

Porque vai haver espíritos malignos e enganadores que vão causar tanto engano que essas pessoas irão seguir.

Continuando: “e ensinos de demônios pela hipocrisia dos que falam mentiras”; sim, esses espíritos malignos estão a trabalhar com homens que falam mentiras e que tem cauterizada a sua própria consciência.

Como é que você pode falar com homens que tem a consciência cauterizada? Porque quando diz: eu tenho que obedecer a Deus, tenho que ter cuidado que não devo roubar, por exemplo, cuidado que não vou mentir, ter cuidado com o que digo ou não posso acidentalmente tirar uma coisa pequena como um lápis ou coisa assim, vou ter muito cuidado!

Mas quando tem a mente e a consciência cauterizada roubar ou mentir não preocupa, a consciência está queimada.

Continuando: “e esses que proíbem o casamento”, enquanto esses com essas ideias de lesbianismo e gays e isso tudo basicamente estão a proibir o casamento, olha o homem com mulher não é necessário, doutrinas de demônios é o que diz aqui.

Continuando: “abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graça”; Deus criou certos alimentos para serem recebidos com ações de graça e recebeu certos alimentos para não serem recebidos com ações de graça; sim, existem carnes limpas e carnes imundas.

Nós temos um guia de estudo que aborda este tema e queridos irmãos temos que ter cuidado e temos que seguir os ensinos corretamente.

Continuando: “pelos fieis e os que conhecem plenamente a Verdade”; a Verdade pois temos que saber a Verdade.

Continuando: “pois tudo o que Deus criou é bom e recebido com ações de graça nada é recusável porque pela Palavra de Deus e pela oração é santificado”, Deus na sua palavra santificou coisas para serem comidas como do mar, da terra, animais para serem comidos e outros não santificou

Pela palavra de Deus esses alimentos que Deus santificou podemos comer com graça a não ser que você tenha alguma deficiência qualquer de saúde que não pode comer certas coisas e isso é um assunto diferente mas estou aqui a falar queridos irmãos que vai haver enganos.

Um bocadinho mais adiante no v. 6: “expondo essas coisas aos irmãos serás bom ministro de Cristo Jesus alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido”; a sã doutrina! O bom ensino.

Continuando: “mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas, exercita-te pessoalmente na piedade”; rejeita estórias e fábulas que são coisas que não fazem nenhum sentido.

Veja no v. 13: “até a minha chegada aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino”; isto é, a doutrina, aplica-te à doutrina.

Queridos irmãos a doutrina é importante.

Vejam 1 TM 6:3: “se alguém ensina outra doutrina (que não é o ensino de Jesus Cristo) e não concorda com as sãs palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo e com ensino segundo a piedade essa pessoa tem as suas próprias ideias”; diz: olha eu que entendo isto é assim ou assado, cozido ou frito, começam a deturpar a palavra  e dizer: olha o que eu entendo, entendo que isto quer dizer isto, começam a inserir dentro das Escrituras o seu próprio significado e estão a usar  o seu raciocínio humano a parte de Deus para induzir as suas próprias ideias.

Continuando: “essa pessoa é enfatuada, nada entende mas tem mania por questões e contendas de palavras da qual nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações, argumentações que não param sem fim por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade supondo que a piedade é a fonte do lucro”.

Supondo que a piedade é para ganhar dinheiro, supondo que religião é uma oportunidade de enriquecer e como diz na ACF porque alguns manuscritos vêm de manuscritos alexandrinos em algumas versões estão a omitir isso porque diz aqui: “aparta-te dos tais” como lemos na ACF e na ARC; aparta-te dessas pessoas.

E por isso nesse contexto diz assim no v. 9: “ora os que querem ficar ricos”; querem ficar ricos? Usando a Palavra de Deus, a graça de Deus de uma maneira incorreta e este é o contexto.

Continuando: “quem cai em tentação e cilada e muitas concupiscências insensatas perniciosas as quais afogam os homens na ruína e perdição”; porque esse amor ao dinheiro debaixo desse contexto é a raiz de males, é uma doutrina fake, é uma doutrina falsa, não é sã doutrina.

Por isso evitem esses falatórios inúteis.

Veja aqui no v. 20: “e tu ó Timóteo guarda-te o que te foi confiado evitando os falatórios inúteis”, pois quando há pessoas que querem ter esses argumentos chega a um ponto que eu digo: não quero falar mais.

Porque diz assim: “aparta-te de tais”; “evita estes falatórios inúteis e profanos e estas contradições do saber”; sim, as pessoas trazem olham mas isto está a contradizer com isto e por isso, isso, isso trazem estas contradições da ciência e do saber.

Veja em 2 TM 2:14: “recomendo estas coisas, dá testemunho solene a todos perante Deus para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam exceto para a subversão dos ouvintes”.

Queridos irmãos se as pessoas vêm com ideias que não são doutrina de Jesus Cristo evite essas pessoas, evite estas contendas de palavras.

Continuando: “procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade”; como temos inicialmente que aqui vemos o contexto quando Paulo disse isso a Timóteo.

Continuando: “evita igualmente os falatórios inúteis e profanos pois os que dele usam passarão impiedade ainda maior”.

Passarão maior pecado.

Por isso irmãos temos que evitar estas atitudes além que essa linguagem destes corrói como câncer, é um câncer que vai comendo, comendo e destruindo e destruindo.

Continuando: “pois estes se desviaram da verdade asseverando que a ressurreição já se realizou”; e hoje em dia as pessoas tem as suas ideias que são mais estranhas.

Continuando: “estão pervertendo a fé a alguns entretanto o firme pensamento de Deus permanece tendo este selo, o Senhor conhece o que lhes pertence”.

E vejam então no v. 23 diz assim: “repele as questões insensatas e absurdas pois sabes que só engendram contendas”; temos que nos manter na sã doutrina.

Vejam 2 TM 4:1-3: “conjuro-te perante a Deus e Cristo Jesus que há de julgar vivos e mortos pela sua manifestação e pelo seu reino, prega a verdade, insta quer seja oportuno quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina pois haverá tempo que não suportarão a sã doutrina pelo contrário se cercarão de mestres segundo as suas próprias cobiças como que sentindo coceira nos ouvidos”; querem sempre ouvir coisas novas.

Queridos irmãos há 3 tipos de pessoas a caminho do Reino de Deus:

Primeira há aqueles do tipo exploradores, querem explorar, tem cócegas nos ouvidos, querem satisfazer o intelectualismo, a vaidade da sabedoria, querem explorar e saber mais coisas

Depois o segundo tipo de pessoa a caminho do Reino de Deus são os turistas, querem ver, tem interesse turístico, a igreja é um clube social, isto é interessante, olha já estudei isso, tal, é muito interessante, oi isso eu já sei não me venham dizer, sei isso porque só estão envolvidos mas não estão comprometidos.

E o terceiro tipo de pessoa a caminho do Reino de Deus são os peregrinos aqueles que pacientemente se mantém no caminho dia a dia, estão vivendo o caminho, estão examinando-se, estão comprometidos; é como a estória da galinha e do gado, a galinha que dá os ovos está envolvida, sim comemos os ovos mas essa galinha continua aí a por ovos, quer dizer, está envolvida mas o gado que vai pro churrasco esse está comprometido porque estamos a comer a sua carne e por isso os turistas estão envolvidos, os exploradores também estão envolvidos de outra maneira mas os peregrinos estão comprometidos.

Continuando então a ler aqui em 2 TM 4:4: “estes tem coceira nos ouvidos e se recusarão a dar ouvidos a verdade”; por que? Porque são exploradores, são turistas e não dão ouvidos a verdade.

2 TS 2:1-3: “irmãos no que diz respeito à vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com Ele quando vier nós vos exortamos a que não vos demoveis da vossa mente com facilidade”; não sejam levados ao engano facilmente.

Continuando: “nem vos perturbeis quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como se procedesse de nós supondo que já tenha chegado o dia do Senhor”; não sejam enganados por qualquer engano deste mundo e estejam bem enraizados na verdade e estejam a estudar bem a Bíblia para saberem as doutrinas sãs, a sã doutrina, a doutrina que é saudável.

Continuando no v. 3: “ninguém de modo nenhum vos engane porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e será revelado o homem da iniquidade”.

Não sejam enganados pois vai haver uma grande apostasia, sim, uma apostasia já aconteceu mas vai haver uma outra e grande apostasia, vai haver ainda mais heresias e temos que combater as heresias irmãos.

Vemos em MT 24:10-13 que alguns irmãos na igreja, isto é futuro, talvez esteja a acontecer agora vão se escandalizar, o amor deles vai se esfriar mas temos que perseverar até o fim.

Continuando a ler em 2 TS 4: “o filho da perdição o qual se opõem e se levanta contra tudo que se chama Deus”; vai haver um filho da perdição e homem da iniquidade que se vai opor a tudo que seja Deus.

Continuando: “o que é objeto de culto a ponto de se assentar no santuário de Deus ostentando-se como se fosse o próprio Deus”.

Queridos irmãos isto vai ser uma heresia enorme e muito grande.

Continuando: “não vos recordeis que ainda estava convosco e estava a dizer estas coisas? E agora sabeis que o que o detém para que ele seja revelado somente em ocasião própria?”.

Deus tem alguns servos e talvez alguns anjos, ou seja, o que for, não descreve aqui o que é, mas tem algo a deter isto para não acontecer até quando Deus diz: agora é a hora pois o só o Pai sabe qual é a hora e quando ele diz: agora é a hora vai parar de o deter.

V. 7: “com efeito o mistério da iniquidade já opera”; queridos irmãos este mistério da iniquidade já opera; olha este uma vez salvo, sempre salvo é um mistério da iniquidade.

Continuando: “e guarda somente que seja afastada aquele que agora o detém”; quando Deus disser: ok, não precisas de o deter mais, aquele iníquo vai ser revelado, aquele homem que vai ser inspirado por satanás.

Continuando: “então de fato será revelado o iníquo a quem o Senhor Jesus matará com o sopro da sua boca”; vai ser mesmo antes da vinda de Cristo; continuando: “e o destruirá pela manifestação da sua vinda ora o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de satanás com todo o poder, sinais e prodígios da mentira”.

Queridos irmãos vai ser milagres enormes, gigantes; vão ser sinais cheios de poder e prodígios de mentira vai ser tão grande o enganador, irmãos isso vai ser gigantesco e vai ser uma coisa enorme.

V. 10: “todo o engano e a injustiça a todos que merecem porque não acolheram o amor da verdade”; o amor do ensino de Jesus Cristo e da sã doutrina; não acolheram e não se agarraram e não estudaram agora, tiveram tempo, não estabeleceram bem o fundamento forte na sã doutrina e serão enganados.

Irmãos na igreja de Deus vão ser enganados.

Continuando a ler no v. 11: “é por este motivo pois que Deus lhes manda a operação do erro para darem crédito à mentira a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade (a sã doutrina) antes pelo contrário deleitaram-se com a injustiça”; a desobediência, a esta falsa graça.

Vejam aqui em MT 24:22 diz assim: “não tivessem aqueles dias serem abreviados e ninguém seria salvo mas por causa dos escolhidos (a palavra grega aí é ekleketos palavra 1588 na concordância de Strong, os eleitos, os escolhidos) tais dias serão abreviados então se alguém vos disser: eis aqui o Cristo ou Ele ali não acreditem porque surgirão falsos cristos e falsos profetas”.

Este homem da iniquidade vai ser tão poderoso e enganador, continuando: “operando grandes sinais e prodígios para enganar se possível (não diz os eleitos ou escolhidos) os próprios eleitos”; são mais que eleitos, os próprios eleitos, os próprios escolhidos.

Vai ser tão enganador que até a muitos e é possível alguns, talvez mais do que alguns na igreja de Deus vão ser enganados pois não são os eleitos e sim os próprios eleitos.

Por que esta diferença? Faz pensar não faz?

Continuemos então em AP 12:9 está a falar aqui de satanás diz assim: “e foi expulso o grande dragão a antiga serpente que se chama diabo e satanás aquele que engana (que seduz todo o mundo e que está a iludir a todos) e sim foi atirado para a terra e com ele os seus anjos”; não foi mais detido agora e por isso diz assim no v. 12: “por isso fechai aos céus e vós que nela habitais pois ai da terra e do mar pois o diabo  desceu até vós cheio de grande cólera sabendo que pouco tempo lhe resta”.

Queridos irmãos ele vai enganar e se possível os próprios eleitos e será afastado aquele que o detém e satanás agirá e vai agir cheio de cólera e vai fazer grandes milagres e vai ser uma coisa gigantesca então ele vai revelar o homem da iniquidade que vai convencer todo o mundo de todas as religiões, o falso profeta.

Queridos irmãos existem muitas heresias hoje que enganam o mundo todo e você está firme na verdade?

Deixe-me fazer algumas perguntas e veja se você sabe a resposta:

TEMOS ALMA IMORTAL? Certo ou errado? E temos um guia de estudo acerca desse tema.

VAMOS PARA O CÉU APÓS A MORTE? Certo ou errado? Temos um guia de estudo acerca da Bíblia estudando esse tema que você pode baixar gratuitamente.

QUEM É DEUS? Temos um guia de estudo bíblico acerca desse tema para estudar da Bíblia, não é o que o guia de estudo diz mas o que a Bíblia diz mas é um guia para o ajudar para estudar a Bíblia.

DEUS É UMA TRINDADE? Temos um guia de estudo para estudar esse tema da sua Bíblia.

É NECESSÁRIO GUARDAR O SÁBADO SEMANAL E OS DIAS SANTOS DE DEUS? Temos guias de estudos acerca desses temas.

É NECESSÁRIO DIZIMAR? Temos guia de estudo acerca desse tema.

JESUS CRISTO ESTEVE NO TÚMULO 1 DIA E 2 NOITES? OU 3 DIAS E 3 NOITES? Em que você acredita se Ele morreu na sexta e ressuscitou no domingo de manhã só esteve no túmulo 1 dia e 2 noites.

O QUE É O REINO DE DEUS? Você sabe o que é o Reino de Deus? Este mundo não sabe o que é o Reino de Deus.

VAMOS ESTAR NO CÉU DURANTE O MILÊNIO? OU VAMOS REINAR NA TERRA DURANTE O MILÊNIO? Pode provar isso da Bíblia?

A PÁSCOA É NO DOMINGO DE PÁSCOA? A PÁSCOA BÍBLICA É NO DOMINGO DE PÁSCOA?

JESUS CRISTO SENTIU DORES E MORREU MESMO? Você sabe a verdadeira história de Jesus Cristo? Temos um guia de estudo bíblico para estudar a Bíblia acerca desse tema profundamente.

SE JÁ ESTAMOS NO CÉU COM VIDA ETERNA PORQUE AS RESSURREIÇÕES?

E O QUE ACONTECERÁ COM OS BEBÊS QUE MORRERAM E NUNCA TIVERAM UMA OPORTUNIDADE DE CONHECER A JESUS CRISTO?

Queridos irmãos isto tudo é parte da sã doutrina que você precisa de estudar.

VAI HAVER UM ARREBATAMENTO DE FIEIS ANTES DA VINDA DE CRISTO? Sim ou não?

SE SOMOS SALVOS DE GRAÇA PORQUE QUE TEMOS QUE OBEDECER AS LEIS DE DEUS? ESTAS NÃO FORAM ABOLIDAS POR PAULO?

Queridos irmãos precisamos de estudar a Bíblia e você precisa ter cuidadosamente um estudo como os bereanos para entender o que a Bíblia diz e queridos irmãos nós temos guias de estudo para você usar para ajudar a você a estudar mas o problema é que há tantas mentiras aí por satanás, tanta confusão e quanto mais você lê isso mais confuso fica.

Queridos irmãos nós na igreja de Deus temos muito cuidado em que os nossos estudos sejam completamente bíblicos e provando tudo da Bíblia.

VOCÊ ESTÁ ILUDIDO?

Queridos irmãos prove da sua própria Bíblia A VERDADE, A SÃ DOUTRINA e não acredite naqueles que tenham sonhos enganadores mas sim o que a Bíblia diz.

Queridos irmãos a sã doutrina é muito importante afeta aminha e a sua SALVAÇÃO.