A Importância da Visão que Deus nos deu

Você está aqui

A Importância da Visão que Deus nos deu

Download (Baixar)
MP3 Audio (40.67 MB)

Download (Baixar)

A Importância da Visão que Deus nos deu

MP3 Audio (40.67 MB)
×

Deus nos dá uma visão da razão porque vivemos. Você sabe por quê você nasceu? A visão desta meta sua está bem internalizada em sua mente para lhe dar uma esperança duradoura?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Quando uma pessoa faz, por ex., um tiro ao alvo é preciso focar bem no alvo, tomar atenção ao alvo e apontar com cuidado e está claro é preciso respirar corretamente para acertar no alvo.

Isso é verdade com qualquer coisa que você faça, por ex., você ao guiar um carro tem que tomar atenção à estrada e estar a olhar para frente onde vai manter o carro no caminho correto.

É preciso focar ou tomar atenção à meta ou ao alvo, é preciso ter visão!

E qual é o nosso alvo e nosso propósito final na nossa vida por que que nós estamos aqui ou por que você nasceu? E nós estamos aqui para um grande propósito, Deus nos criou e a humanidade para um grande propósito e nós termos o entendimento e a compreensão do nosso propósito nos ajuda a ter propósito na vida.

E pessoas de grande sucesso tem uma visão, por ex., Thomas Alva Edison nasceu no estado de Ohio, em 11.02.1847 e foi, talvez, um dos mais conhecidos inventores de todos os tempos.

E no período de 1878-1880, 3 anos, Edison e seus colaboradores que trabalhavam com ele trabalharam em pelo ao menos 3.000 teorias diferentes para desenvolverem uma lâmpada incandescente e que fosse eficaz.

Imagine você tentar uma coisa e ter mais de 3.000 fracassos, sim, porque teve mais de 3.000 fracassos antes de ter um sucesso; e Edison escreveu o seguinte: antes de terminar testei nada menos do que 6.000 crescimentos de vegetais e vasculhei o mundo em busca do material de filamento mais adequado.

Mais adiante ele escreveu: a luz elétrica me causou muitos estudos e exigiu as experiências mais elaboradas nunca fiquei desanimado ou inclinado a perder a esperança de ter sucesso.

Queridos irmãos, imagine nós estarmos a fazer uma coisa e tentar mais de 6.000 vezes antes de ter sucesso e nunca perder a esperança do sucesso?

Aliás, Thomas Edison escreveu a frase bem conhecida que diz: gênios é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração.

Temos que trabalhar nesta visão, mas é preciso ter uma visão, é preciso ter esta inspiração e visão, não é 0% de visão, e sim, precisamos de ter uma visão e depois fazermos os nossos esforços para trabalharmos com esta visão em mente.

Ora, Deus nos deu uma visão muito importante para a nossa vida e hoje, queridos irmãos, quero abordar esta visão que Deus nos deu para nos ajudar a ver o caminho, ter motivação, esta transpiração como Edison disse para trabalharmos e nunca perdermos a esperança porque temos fé que esta visão que Deus nos dá é real e isso, então, vai nos motivar a não desistir.

E é extremamente importante que esta visão do porquê você nasceu e existe seja bem clara, internalizada dentro de você e seja parte de você, que nuca duvide e tenha fé e esperança para pôr em prática o amor porque Deus é amor e que é a ação e o caminho para nós realizarmos essa visão.

Vejamos em SL 8 vemos aqui Davi descrevendo esta visão em SL 8.3-8 que diz:

“quando contemplo os Teus céus obra dos Teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste”

Quando olhamos para o céu, irmãos, e vemos a beleza e as maravilhas que Deus fez e no v. 4:

“o que é o homem? Que dele te lembres e o filho do homem que o visites?”

O que é que eu sou? Por que eu nasci?

“fizeste por um pouco, isto é, o homem menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste deste domínio sobre as obras das tuas mãos e dos teus pés tudo lhe puseste”

Tudo lhe puseste e isto também é citado em HB, mas aqui se vê que tudo, tudo mesmo, será finalmente posto nas nossas mãos e isso é muito importante e na criação física em GN 1 Deus já deu esta indicação do nosso alvo de por que nascemos e qual é o nosso destino em GN 1:26:

“também disse Deus: façamos o homem à nossa imagem”

Aí é Deus, o Pai, e o Filho e que nesse momento, digamos assim, Deus e o Verbo e eles dois disseram: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança e tenha domínio sobre todas as coisas físicas e no v. 27:

“criou, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou o homem e à mulher”

Queridos irmãos, isso não é o ponto final, a nossa criação física não é o ponto final, e principalmente quando envelhecemos e vemos as nossas fraquezas e vemos que precisamos de mudar e sermos melhores pessoas, ter cuidado com as palavras, e com o que dizemos e como o que pensamos porque o nosso alvo é maior que esta vida.

Veja em DN 12:2-3 está a falar aqui de um período em que Miguel vai se levantar e vai haver uma guerra, que é um outro assunto que não vou abordar agora, uma guerra espiritual e que Miguel vai destruir ou atirar satanás para a terra como também se lê em AP 12.

Mas vejam aqui que vai ser o período da ressurreição e diz assim em DN 12:2:

“muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão”

E sim, depois disso vai haver a vinda de Cristo e vai haver a ressurreição daqueles que estão em Cristo e sim quando entendemos o plano de Deus que vai haver várias fases da ressurreição, a primeira, e depois 1.000 anos depois, vai haver outras ressurreições e vemos aí que nessa ressurreição diz:

“muitos que dormem no pó, ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para a vergonha e horror eterno e os que forem sábios, pois, resplandecerão com o fulgor do firmamento e aos que a muitos conduzirem a justiça como as estrelas sempre e eternamente”

E vemos que vai haver uma certa glória, uma ressurreição à vida eterna e com uma certa glória.

Irmãos, Deus tem um grande plano para nós e vejam em 1 CO 2:7:

“mas falamos da sabedoria de Deus é mistério, outrora oculta, a qual Deus pré ordenou desde a eternidade a nossa glória”

A sabedoria de Deus, um conhecimento, um plano, Deus tem e que foi pré ordenado desde a eternidade para nós e para a nossa glória; e a palavra de Deus não tem vergonha de dizer que vamos ter glória! E depois mais adiante como está escrito no v. 9:

“nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano”

Quer dizer que é uma coisa tão fantástica que nem conseguimos pensar!

“penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam!”

O que Deus tem preparado para nós e aqueles que o amam é para lá da nossa compreensão humana! E está a falar de uma glória!

“mas Deus a revelou pelo Espírito, Espírito Santo, porque o Espírito a tudo prescruta até mesmo as profundezas de Deus”

Estamos a entender aqui que o plano de Deus para nós e a visão de Deus para nós e que nós precisamos de começar a entender embora, talvez, não plenamente, mas precisamos de entender o que a Bíblia nos diz para começarmos a ver esta visão.

Precisamos de entender que isto: como diz aqui: é um mistério no v. 7, a sabedoria de Deus é um mistério e veja em EF 3:9-12:

“qual a dispensação do mistério desde os séculos oculto em Deus que criou todas as coisas por Jesus Cristo (ACF) e este mistério está oculto em Deus para que pela igreja a uniforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades celestiais segundo o propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, Nosso Senhor”

Queridos irmãos, este mistério nem era conhecido por certos principados e potestades, mas agora é conhecido pela igreja através do que Deus está a formar e os apóstolos e está a revelar por Jesus Cristo a igreja este mistério e pelo v. 12:

“pelo qual temos ousadia e acesso com confiança ante a fé Nele”

Temos acesso a esse entendimento e este plano assim como a esta meta que Deus tem para nós, esta visão, e por isso precisamos de ser corajosos e ter ousadia e ter confiança neste plano.

E qual é este plano, irmãos? Vejamos em AT 17:28-29 diz:

“pois nele vivemos e nos movemos e existimos como alguns poetas têm dito porque dele também somos geração, sendo pois, geração de Deus”

A palavra guenos, geração, descendentes, filhos e no v. 29:

“sendo, pois, geração, filhos gerados, concebidos de Deus e não devemos de pensar que a divindade é semelhante ao ouro, a prata ou a pedra”

E vamos ser filhos de Deus e vamos ser parte desta família divina! Que a divindade é semelhante ao ouro, não, é muito mais que isso.

Queridos irmãos, muitas pessoas podem dizer: óh, mas isso é um insulto não se pode dizer isso!

Queridos irmãos, estou a ler a Bíblia e não o que eu estou a dizer e sim, a Palavra de Deus está a dizer! Em 2 CO 5:17 diz:

“e assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura ou criação, as coisas antigas já passaram e se fizeram novas”

É fácil minimizar o que está aqui a dizer, é fácil, enfraquecer o peso do que está aqui a dizer, ah eu tenho Jesus Cristo em mim e sou uma nova criação, sim, somos, mas aqui está a falar realmente de sermos uma nova criação. E veja em 2 CO 6:18 diz:

“serei vosso Pai e vós sereis para Mim filhos e filhas”

Isso é uma nova criação, irmãos e vamos ser filhos e filhas de Deus! Realmente! E esta é a visão que precisamos de ter! E em 2 CO 7:1:

“tendo, pois, amados tais promessas nos purifiquemos de toda a impureza tanto da carne como do espírito e aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”

Tendo esta visão em mente temos agora que mudar a maneira de pensar, a maneira de ser e de falar para sermos amor e temos que nos limpar, irmãos e temos que ser diferentes porque a nossa meta é de sermos uma nova criação, sim, espiritualmente de Deus e agora somos uma nova criação, mas ainda não somos o que viremos a ser!

Por isso, devemos de agora ser um novo homem, uma pessoa diferente e vejam em EF 4:22 diz:

“no sentido em que ao trato passado vos despojeis, ponham de lado, o velho homem que se corrompe com as concupiscências do engano e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e de revistar no novo homem e criado segundo Deus”

Temos que ser a imagem de Deus, ora, Deus é amor e temos que pôr amor em prática. Por isso diz: deixem a mentira e falem a verdade e temos que ter a verdade em amor!

E que não estejam irados, sim, se vocês se irarem: cuidado! Não pequem! Cuidado! Essa ira não pode ir de dia para dia e continuamente dia para dia e tem que passar porque se não estás a dar lugar ao diabo!

Queridos irmãos, temos que ser uma nova criação e temos que ser um novo homem e aqui vemos um significa duplo de não ser só uma pessoa nova nesta vida, mas temos que ser pessoas diferentes e vejam em RM 8:16-17 diz:

“o próprio Espírito testifica com o nosso espírito de que somos filhos de Deus”

Queridos irmãos, somos filhos de Deus!

“ora, se somos filhos, também somos herdeiros, e herdeiros de Deus”

Estão a entender o que quer dizer isto? Sim, tem um significado de que vamos herdar o que pertence a Ele e vamos herdar que somos filhos Dele, herdeiros de Deus.

“e coerdeiros com Cristo, se com Ele sofremos”

Irmãos, vai haver sofrimento e queridos irmãos, esta vida temos sofrimentos se sofrermos como Jesus Cristo sofreu até à morte pois Ele não foi liberto da morte e teve que sofrer e a libertação Dele foi a morte.

“também com Ele seremos glorificados”

Vai haver glória! Queridos irmãos, somos herdeiros de Deus, sim, podemos ver isso simplesmente como herdar coisas de Deus, mas como por ex., o universo, mas é mais do que isso e vejam em 1 PE 1.3-4 diz:

“bendito Pai e Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo que segundo a Sua muita misericórdia nos REGENEROU (grego: anaguinal e que vem da palavra CONCESSÃO)”

Ou REFETILIZOU ou REFECUNDOU quando somos impregnados, fecundados fisicamente isso é o início da gravidez e quando somos regerados por Deus em analogia a mãe, simbolicamente é a igreja, e está grávida com estes bebês e regerados por Deus.

E Deus os vai fazer nascer de novo na ressurreição como filhos de Deus e também vejamos no mesmo capítulo v. 22:

“tendo purificado a vossa alma ´pelo espírito na obediência à verdade, temos que nos manter fiéis à verdade, é o Espírito que nos faz mantermos à verdade, tendo em vista o amor”

Sendo verdade o amor! Se a nossa visão é sermos filhos e filhas de Deus e para sermos filhos e filhas de Deus temos como ser Deus é e Deus é amor!

E por isso temos, agora, parte de preparar o povo de estarmos no caminho e estarmos preparados a aprender amor para com o próximo e para com Deus que é a lei de Deus e Deus é amor e continuando:

“e tendo purificado a vossa alma pelo Espírito à obediência à verdade (ACF) tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos de coração, coração puro, uns aos outros, ardentemente, depois fostes regenerados (refecundados ou refertilizados), não de semente corruptível, mas de incorruptível”

Qual a semente incorruptível pela qual fomos regenerados? É a semente do Espírito Santo de Deus que é incorruptível! Continuando:

“mediante a palavra de Deus a qual vive e permanente”

Pois a palavra de Deus, e a promessa Dele e qual é a promessa do Pai? é que Ele nos vai dar o Espírito como disse: vai para o céu para nos dar a promessa do Pai que nos deu no Dia de Pentecostes!

“por isso a palavra do Senhor permanece eternamente”

É uma promessa e Deus é fiel! E no v. 25:

“ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada”

Esta é a mensagem da Boa Nova e este é o Mistério! O Espírito Santo de Deus, queridos irmãos, é o agente da concessão espiritual e vejam em 1 JO 3:9 diz:

“todo aquele que é nascido de Deus, isto é, gerado de Deus, isto é, fertilizado, fecundado e teve esta concessão pela semente do Espírito Santo, não vive na prática do pecado, mas o que permanece nele é a divina semente, o Espírito Santo e que é a semente do Pai”

A palavra semente aqui no grego é a palavra SPERMA que em português é ESPERMA.

Queridos irmãos, nós ainda não nascemos de novo, mas nós fomos regenerados de novo! Voltando a RM 8 vejam no v. 29:

“portanto, aos que de antemão conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem do Seu filho’

Deus predestinou a humanidade toda, todos os seres humanos, Deus nos conhece e nos predestinou a sermos conforme à imagem do Seu filho e tal como Jesus Cristo seja o primogênito de muitos irmãos.

E alguns de nós seremos na primeira ressurreição e os outros depois, cada um ao seu tempo e por isso Jesus Cristo é o primogênito, primeiro que nasceu, nesta tradução que viria da palavra grega protocós que é o primogênito que é aquele que veio primeiro na vida física que foi gerado e que foi gerado pelo Espírito Santo e que se transformou em SER ESPIRITUAL.

E essa mesma palavra grega está em CL 1:15 que diz sobre Jesus Cristo:

“esta é a imagem do Deus invisível, o primogênito, de toda a criatura”

Aquele primeiro que foi gerado e que nasceu como um ser espiritual que veio a ser um ser humano e Jesus Cristo foi o primeiro e porque diz aqui que tudo foi criado por Jesus Cristo e depois diz assim no v. 18:

“Ele é a cabeça do corpo, Cristo é a cabeça do corpo da igreja, Ele é o princípio e o primogênito entre os mortos que foi o primeiro que foi gerado e veio depois dos mortos para um ser espiritual.

“e para que todas as coisas Jesus Cristo tenha a primazia porque aprouve a Deus que Nele residia toda a plenitude”

Toda a divindade, Ele é o primeiro, nós seremos os segundos e seremos da família de Deus e vamos herdar Deus! E veja em AP 1:5 diz falando aqui da parte de Jesus Cristo:

“a fiel testemunha, o primogênito dos mortos, prototocos, ora se é o primeiro é que vai haver segundos”

Queridos irmãos, nós realmente vamos ser filhos de Deus e somos agora regenerados e não é que somos simplesmente adotados, e somos regenerados e veja em RM 8:14:

“pois, todos que são guiados pelo Espírito de Deus, são de Deus, porque não recebestes o espírito de escravidão para viveres outra vez atemorizados, mas recebestes o Espírito de adoção”

Mas aqui a palavra grega nesta é iotisia que significa io=filhos e tisia=posto no lugar de filhos, sim, poderia traduzir como adoção, mas ao traduzir o mais profundo a falar é filiação!

“recebeste o título de filiação baseados no qual chamamos: Abba, Pai! O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”

Realmente e verdadeiramente filhos de Deus! Ora, se somos filhos também somos herdeiros como lemos a pouco, herdeiros de Deus! E além de sermos herdeiros de Deus vamos coerdar todas as coisas com Cristo! E por isso que vemos aqui em HB 2:10 esta visão:

“porque convinha que Aquele por cuja causa e por quem todas as coisas existem, Jesus Cristo, conduzindo muitos filhos à glória, e aperfeiçoasse por meio do sofrimento o autor da salvação”

A visão de Deus para nós é para conduzir muitos filhos à glória e estamos a ver isso hoje? Sim, temos fé, mas não é realmente a ver isso e por isso que em HB 11:1 diz:

“a fé é a certeza de coisas que se esperam”

Estamos a espera dessa glória e de sermos realmente filhos de Deus e a fé é a convicção de fatos que não se veem, pois, nós ainda não nos vemos como filhos de Deus, mas temos fé! e como lemos em 1 CO 13:13 há 3 dons do Espírito que são muito importantes e mais importantes que as outras coisas todas, os outros dons todos e diz:

“agora, pois, permanecem esses três: a fé, a esperança e o amor destes três, porém, o maior deles é o amor; onde a fé é a convicção do que não vemos, é esta realização do que nós esperamos; a esperança é de termos que isso de fato vai acontecer e por isso precisamos de ter esta visão e se temos a fé e a esperança vamos trabalhar para pormos em prática o amor”

E por isso esses três são de fato muito importantes: a fé, a esperança e o amor e veja em EF 4:15 falando nesta seção que Deus nos deu ministros e para nos aperfeiçoar:

“e chegar a perfeita varonilidade à medida da estatura da plenitude de Cristo”

Que é para sermos um varão como Cristo é! É a nossa meta! O único com quem nos comparamos é Cristo, e não estamos a nos comparar com outras pessoas e sim nos comparamos com Cristo e como estou a fazer?

“para que sigamos a verdade em amor”

Isto é, seguimos esta verdade, e não a diminuímos, mas pomos isto em prática porque temos fé e esperança como em amor.

“e esta é através da unidade do Espírito para termos esta unidade da maneira de viver e na nossa prática”

E isso é o que precisamos de ter irmãos, esta unidade, união do Espírito, em prática, união de amor, é fácil? Não, e o que é que nos ajuda a ter esta visão, irmãos?

A nossa guarda anual dos Dias Santos de Deus! Guardamos os dias santos de Deus iniciando pela Páscoa, o sacrifício de Jesus Cristo e depois temos que obedecer completamente e depois recebemos o Espírito Santo para nos dar a ajuda e depois temos a visão da vinda de Cristo, das trombetas e do mundo do amanhã, e de satanás sendo aprisionado.

Queridos irmãos, Os Dias Santos de Deus nos ajudam a fortificar esta visão e por isso é que satanás nos quer enganar para apagar essa visão e como?

Dando-nos feriados anuais pagãos como por ex., coelhinhos e coisas assim e na Páscoa e se esquecerem que Cristo morreu por nós e que virá como rei e cheio de poder para nos trazer a paz à terra.

Nos traz feriados pagãos como o dia de Natal com as suas ideias pagãs de pensar acerca de: olha, um bebezinho tão lindinho, coitado, nasceu na manjedoura, sim, nasceu, mas não nasceu no dia 25.12 e vocês podem estudar isso na Bíblia.

Estudando o curso de Abias e a data mais ou menos, o período do ano em que João Batista nasceu através desse curso e depois sabemos que Jesus Cristo é seis meses mais novo e então calculamos e vemos que João Batista nasceu cerca do período da Páscoa lá para março-abril e Jesus Cristo nasceu cerca do período das trombetas lá para setembro-outubro e não em dezembro.

E por isso o que se passa é satanás quer enganar o mundo com os feriados pagãos que estão a apagar esta prática anual que nos vai reforçar e fazer entender melhor o plano de salvação de Deus e assim entender melhor a visão de Deus para nós.

É assim que satanás faz com que as pessoas se desviem da verdade com suas ideias e vejam em 2 JO:7-10:

“porque muitos enganadores têm saído pelo mundo a fora”

Quantas pessoas estão aí a enganar o mundão, o mundo inteiro acerca desses feriados pagãos e estão a dizer as pessoas que não precisam de guardar os dias santos de Deus.

“os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne, esse é o modo do enganador e do anticristo”

E estão a ensinar que há uma trindade que está a destruir o entendimento de que Jesus Cristo veio na carne e morreu realmente porque era um ser diferente, e esses são anticristos. E no v. 8:

“acautelai-vos para não perderes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberes o completo galardão”

Cuidado! Não percas aquilo que entendes, se começas a celebrar os dias pagãos ou a permitir certas coisas ou começas a não praticar e a não guardar os dias santos de Deus e não ires à festa dos tabernáculos, por ex., começas a perder aquilo que entendeste e então vais perder um completo galardão.

“e todo aquele que ultrapassa ou vai além da doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus! Mas o que permanece na doutrina de Cristo esse tem tanto o Pai como o Filho e se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina não o recebeis em casa nem lhes deis boas-vindas!”

“porque aquele que dá as boas-vindas se faz cúmplice das suas obras más”

E isto é forte, irmãos e em HB 12:2 diz:

“Jesus Cristo, o autor e consumador da fé, Jesus Cristo em troca da alegria que estava proposta suportou a cruz”

Qual é a alegria que estava proposta? É o Reino de Deus, é a glória, é ter você e eu no reino também! E esta visão motivou a Jesus Cristo porque esta era a alegria que lhe estava proposta.

E você e eu temos esta visão e temos a visão de que vamos realmente ser filhos e filhas de Deus no reino de Deus glorificados? Porque se tivermos esta visão vai ser uma alegria que nos é proposta para nos mantermos fiéis até ao fim embora estamos a passar e vamos passar por sofrimentos! Vejam em 1 JO 1:1-3 diz:

“veja que grande amor nos tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus”

Sim, embora estejamos e somos regenerados, mas ainda não nascemos de novo, mas já somos filhos de Deus e de fato somos filhos de Deus.

“e por essa razão o mundo não nos conhece porque não o conheceu a Ele mesmo quando estava na Terra, mas amados, agora somos filhos de Deus e AINDA não se manifestou o que haveremos de ser”

Porque haveremos de ser seres espirituais e glorificados e recebendo uma herança com Cristo e recebemos essa herança de Deus.

“e sabemos que quando Ele se manifestar, quando Jesus Cristo vier, seremos semelhantes a Ele porque haveremos de vê-lo como Ele o é”

E se você tem esta visão e bem clara, e esta esperança bem clara e se você tem esta fé bem clara:

“se purifica todo aquele que tem esta esperança e você vai colocar em prática o amor, assim como Ele é puro”

Satanás quer destruir a sua visão com os dias santos e isto tudo, distrair você, quer destruir a fé, quer destruir esta esperança, mas nós temos que nos manter fiéis à verdade em amor.

O Evangelho do Reino de Deus, irmãos, inclui que nós vamos estar no reino, e que o nosso propósito é sermos filhos e filhas Dele na glória! E essa é a razão por que que você e eu nascemos!

E conforme os dias adiante, irmãos, se tornarem mais difíceis, temos que internalizar esta visão e temos que fazer esta visão parte de nós mesmos porque o golo, a meta e o alvo da nossa vida são para nós nos tornarmos como Deus é como Seus verdadeiros filhos e filhas e para sermos como Deus é temos que lembrar que Deus é amor.