A Importância dos Sábados de Deus

Download (Baixar)
A Importância dos Sábados de Deus

O Sábado foi feito para o homem, para o nosso bem. O Sábado aponta para a criação física e continua como descanso sabático para o povo de Deus. Os Sábados e as solenidades de Deus são sombras de grandes etapas do Plano de Salvação. Os Sábados são um sinal voluntário da obediência do povo de Deus. Os Sábados são importantes para Deus.
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Imagine que o presidente da sua empresa tinha enviado um e mail a todos os empregados dizendo que haverá uma reunião obrigatória de todo o pessoal no dia, por ex., você ponha a data e hora, e para você atender e que não haveria desculpas, mas para ajudar a você não ter desculpas e atender nesse dia decidiu dar esse dia como um dia folga e que não precisasse de trabalhar, um dia que você poderia descansar e estar nessa reunião.
Irmão, então, você iria ou não?? A essa reunião do seu presidente?? Ora, se você não fosse seria uma falta de respeito e possivelmente uma insubordinação.
Bom talvez você pudesse dizer: olha, eu conheço o presidente assim tão bem e ele me aceita como estou e eu não preciso de ir, eu não vou.
Ora, irmãos, vocês já viram o que eu estou a dizer e estou a falar de Deus e estou dando este exemplo e analogia porque estou realmente a falar de Deus; Ele estabeleceu os Seus Sábados e Suas solenidades para nós podermos ter tais reuniões com Ele porque Ele está presente e nos convida a comparecer.
Ora, irmãos, hoje eu quero falar acerca da importância dos Sábados de Deus e a importância de estar presente nessas solenidades e Sábados que Deus nos manda observar.
Vamos primeiro começar do ponto do Sábado ou os Sábados foram feitos para nós e vejam por ex. começando em GN 2 porque era no início onde Deus nos instruiu acerca do Sábado e nos vs. 2-3 diz assim: “tendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera descansou nesse dia no sétimo dia de toda a Sua obra que tinha feito e abençoou Deus o dia sétimo e o santificou porque Nele descansou de toda a Sua obra que Deus criara e fizera.
Ora, está claro que Deus não estava cansado para descansar, mas descansou liberalmente para nós porque o Sábado foi feito para nós como dia de repouso de Deus e que Ele escolheu para o nosso bem.
Vejam por ex. em MC 2 aí vemos Jesus Cristo a dizer que o Sábado foi feito para nós e começando no v. 23 diz assim: “e aconteceu que ele passando num Sábado pelas searas os Seus discípulos caminhando começaram a colher espigas e os fariseus lhe disseram: vês, porque fazem no Sábado o que não é lícito?”
Sim, porque eles estavam a dizer que estavam a trabalhar, não irmãos, imaginem você tem um emprego e não está a trabalhar, e sim, a passear e apanha umas espigas e vai comer assim enquanto vai andando.
No v. 25: “mas Jesus Cristo diz: nunca lestes o que fez Davi quando estava com necessidade e teve fome? Ele e os que estavam com ele como entrou na casa de Deus no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição dos quais não era lícito comer se não aos sacerdotes dando também aos que com ele estavam e disse-lhes: o Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Sábado”
Deus criou o Sábado para nós e para a humanidade e não nos criou para o Sábado.
“e assim o filho do homem, isto é, Jesus Cristo, é também do Sábado é Senhor”
E por isso irmãos, vemos aqui que o Sábado é para o homem e toda a humanidade e não é só para os judeus, é um benefício positivo para todos nós porque sabemos que os judeus estava a por jugos ou pesos na lei e vejam por ex. em MT 23:4 diz assim: “pois, atam fardos pesados e difíceis de suportar e os põem nos ombros dos homens eles , porém, nem com o seu dedo querem movê-lo”
Os líderes religiosos daquele período estavam a por pesos opressivos nos irmãos e nos fieis e JC está a dizer: não, tomaram uma espiga e tomaram um bocadinho desse trigo e comer? Não é pecado fazer isso no Sábado, não é um trabalho, sim, indo para o seu escritório a trabalhar, não, é simplesmente estavam a passear e conversar.
Irmãos, precisamos de entender que o Sábado foi feito para o homem, não é um peso ou fardo, é uma alegria e vejam por ex. a instrução inicial acerca do Sábado descrita em DT 5:12 diz assim: “guarda o dia de Sábado para o santificar como te ordenou o Senhor teu Deus”
Vimos que Deus tinha santificado ou feito esse dia separado diferente dos outros dias, um dia especial para nós descansarmos e nós temos que então o separar e tratar como um dia santo.
E depois diz: “seis dias trabalharás, tens que trabalhar por seis dias, sim, porque se não estás a fazer nada nos outros dias isso é parte da lei do Sábado, dos Dez Mandamentos: seis dias trabalharás e estão trabalhando nesses dias?”
Estão fazendo o seu esforço diário para o pão de cada dia? E farás o trabalho de todo o dia, mas parte disso que vais planejar para que no sétimo dia não tenhas que trabalhar e não teres esse esforço de ganhar o teu pão diário e rendimento.
E por isso diz no v. 14: “mas o sétimo dia é o Sábado do teu Deus não farás nenhum trabalho nele nem tu, nem teu filho ou tua filha, nem o teu servo nem tua serva, nem o teu boi ou teu jumento, nem animal algum teu nem o estrangeiro que está nas tuas portas, isto é, que está a viver contigo seja onde for na sua área de trabalho, para que o teu servo e a tua serva também descansem como tu”
Para que o teu criado es servo que está na tua casa também descanse e se vê aqui que é um dia de repouso e de descanso para todos na família que é na área que tu tenhas controle.
E depois no v. 15: “porque te lembrarás que fostes servo na terra do Egito e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido”
O repouso da escravidão do Egito, ora, no NT sabemos que o simbolismo do Egito representa pecado ou este mundão de pecado então isso representa a guarda do Sábado como uma escravidão de que nós temos que ser libertos, isto é, uma liberdade de estarmos presos pelo pecado que é o que JC nos libera desta prisão de estarmos sobre pecado e agora nós temos que nos esforçar para não pecar mais e isso é o que nós temos que fazer como cristãos, isto é, nos esforçar para não pecar mais.
E por isto este repouso dessa escravidão do pecado é o simbolismo espiritual do Sábado e diz aí: Deus te tirou com mão forte e braço estendido da terra do Egito e este foi o caso dos israelitas e para nós é sair deste mundão, sim, para muitos de nós tem sido muito difícil sair do mundão, mas demonstra a mão forte de Deus nos tirar deste mundão.
E continuando a ler no v. 15: “por isso o Nosso Senhor o teu Deus te ordenou que guardasses o Sábado”; te ordenou e que te mandou obedecer, e que mandou é uma instrução de Deus e Deus o mesmo ontem, hoje e amanhã e Deus não muda.
Então veja mais adiante no v. 27 e depois diz: “chega-te e ouve tudo o que disser o Senhor nosso Deus e tu nos dirás tudo o que disser o Senhor nosso Deus e ouviremos e cumpriremos”
Sim, os israelitas disseram: não queremos estar a ouvir Deus diretamente, mas tu Moisés vai falar com Deus e tu nos dizes o que Deus diz e nós vamos obedece, nós o ouviremos e cumpriremos e vamos obedecer a Ele”
E vejam um pouco mais adiante no v.29 a resposta de Deus que diz: “quem dera que eles, os israelitas, tivessem tal coração e Me temessem e guardassem todos os Meus mandamentos todos os dias para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre”
Irmãos, tal como JC disse os Sábados foram feitos para a humanidade e para o nosso bem e aqui em DT está a dizer a mesma coisa que os mandamentos de Deus são para o nosso bem os quais desses mandamentos inclui o quarto mandamento que é a guarda dos Sábados.
Como Deus desejou que eles O obedecessem e guardassem o Sábado.
Ora, vejamos então aqui o que eles fizeram durante essa caminhada saindo do Egito para a terra prometida e vejamos, então, em NM 13:27 diz assim: “e contaram-lhe e disseram: fomos a terra que nos enviastes e verdadeiramente mané, leite e mel e este é o seu fruto”
Está a falar aqui dos doze espias e eles disseram assim: fomos a terra que nos enviastes, mas aqui agora 10 espias a dizerem o assunto aqui no v. 28: “o povo, porém, que habita nessa terra é poderoso e a cidade fortificada muito grande e também vimos ali os filhos de Anaque e são gigantes, ó não podemos ir lá porque diz assim> os amalequitas habitam na terra do sul, os heteus, jebuseus e amorreus habitam na montanha, os cananeus habitam junto ao mar e pela margem do Jordão”
E não podemos ir pois aqueles homens são muito perigosos e depois continuamos a ler então no v. 32 diz e esses dez homens porque não foi o Calebe e o Josué disse: “mas se dez homens foram a terra e espiado, isto é, disseram mal da terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: a terra pela qual passamos a espiá-la é terra que consome os seus moradores” e todo o ovo que vimos nela são homens de grande estatura”
Por isso esses dez espias deram uma reportagem negativa e vejamos então em NM 14:1: “então toda a congregação levantou a sua voz e o povo chorou naquela noite e todos os filhos de Israel MURMURARAM contra Moisés e contra Arão e toda a congregação lhes disse: quem dera que tivéssemos morrido na terra do Egito ou quem dera tivéssemos morrido neste deserto e porque o Senhor Deus nos traz a esta terra para cairmos a espada e Deus está a nos levar a essa terra prometida para nos matar pela espada”
“e para que as nossa mulheres e nossas crianças sejam por presa, não nos seria melhor voltarmos ao Egito?
Irmãos, se vê aqui uma atitude de falta de confiança em Deus? e causando desobediência a Deus e então vemos o que aconteceu e vejam comigo se faz o favor no v.20 diz: “e disse o Senhor: porque, Deus queria os destruir, mas Moisés intercede e disse: conforme a tua palavra lhes perdoei, porém, disse: tão certamente como Eu vivo e como a glória do Senhor encherá toda a terra e que todos os homens que viram a Minha glória e os Meus sinais no Egito e no deserto e Me tentaram estas dez vezes e não obedeceram a Minha voz”
Não acreditaram em Deus e não obedeceram a Ele continuamente vez após vez e está aqui a dizer que foram dez vezes.
Continuando: “não verão a terra de que a seus pais jurei e nenhum daqueles que Me provocaram haverá”
Nenhum daqueles que me provocaram vão ver a terra prometida, Deus não permite a essa nação inteira exceto Calebe e Josué entrar na terra prometida, a nação inteira, todos!
Vejam comigo em SL 95:8-11 diz assim: “não endureceis os vossos corações assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto, aqui está a falar de nós, não endureceis os vossos corações como eles no deserto, quando os vossos pais Me tentaram e Me provaram e viram a Minha obra”
Sim, viram a obra: abrir o mar Vermelho passaram a sair do Egito e as tropas do exército do Egito foi destruído o mais poderoso daquele tempo e vocês viram Deus a fazer isso e vocês não tiveram confiança em Mim e por isso não obedeceram.
E por isso diz no v.10: “quarenta anos tive desgosto com essa geração e disse: é um povo que erra de coração, o coração não estava a obedecer a deus, e esse foi o erro dos israelitas”
O problema na antiga aliança, irmãos, era o coração deste povo! Que não era obediente! Mas o nosso coração tem que ser diferente e por isso diz no v.8: não endureceis os vosso corações como eles fizeram.
Porque diz no v.10: “é um povo que erra de coração e não tem conhecido os Meus caminhos a quem jurei na Minha ira, eu estava zangado e queria os destruir, e Moisés disse: não, não os destrua, de que não entrarão no Meu repouso”
Simbolismo de repouso é o Sábado, mas está a se referir a terra prometida e então se vê aqui um significado duplo Sábado=descanso, mas apontando para a terra prometida, para o repouso vindouro e para eles quarenta anos depois.
Se vê assim que eles não entraram nesse repouso e então vejam comigo no NT em HB 3:17 diz assim: “mas com quem se indignou por quarenta anos?”
Está aqui o escritor de HB que eu acredito seja Paulo.
“não foi porventura com os que pecaram? Os israelitas pecaram, cujos corpos caíram no deserto e nesses quarenta anos essas pessoas e essa geração inteira não entrou na terra prometida, os filhos entraram, mas não essa geração”
v.18: “e aquém jurou que não entrariam no Seu repouso”
uma vez mais simbolismo repouso com Sábado apontando para entrarem na terra prometida.
“se não aos que foram desobedientes”
Esses que foram desobedientes não entraram na terra prometida e vemos que não puderam entrar porquê? Por causa da sua incredulidade e porque não acreditaram em deus e por isso vemos que acreditar significa obedecer, eles não acreditaram e por isso desobedeceram.
Queridos irmãos, se você acredita em Deus tem que obedecer a Deus e aqui se vê uma prova clara quando diz crer significa obedecer e por isso vejam sempre atrás da palavra crer o ato de obediência.
Por isso irmãos, os israelitas foram desobedientes e descrentes e não entraram no descanso, isto é, na terra prometida.
Vejam então em HB 4:1 diz: “temamos, pois, por isso tenham receio, cuidado e respeito a Deus, pois, que porventura tenham achado a promessa de entrar no seu repouso pareça que algum de vós fique para trás”
Irmãos, a promessa do repouso ainda continua para nós e precisamos de ter cuidado que essa promessa fique para trás e vejam também no v. 4 diz: “porque em certo lugar disse: assim no dia sétimo e repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia, lemos isso e depois diz : e outra vez neste lugar não entrarão no Meu repouso e não entraram!”
Esses israelitas e essa geração não entraram, mas no v.6: “visto, pois, que resta que alguns entrem nele, no repouso, sim, ainda existe o repouso para o futuro, e aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, porque não creram que Deus os poderia proteger dessas pessoas que estavam a viver nessa terra prometida e desobedeceram”
E no v. 7: “determina outra vez um certo dia, hoje, dizendo por Davi, SL 95, muito tempo depois como está escrito, sim, Davi disse: muito tempo depois de terem passado esses quarenta anos no deserto, Davi disse: hoje, se ouvires a Sua voz não endureceis os vossos corações, lembram-se? Eu acabei de ler isso, e porque se Josué lhes tivesse dado repouso, sim, eles entraram na terra prometida antes de Josué, mas a grande terra prometida é ainda no futuro, a grande terra prometida é no milênio no reino de Deus e na eternidade”
“porque se Josué lhes tivesse dado repouso não faria depois disso de outro dia, portanto, v.9, resta ainda um repouso para o povo de Deus!”
Ora, aí vemos de novo um significado duplo porque a palavra repouso aqui no grego que diz sabatismos que significa o descanso sabático para o povo de Deus como lemos na NVI e na VA do rei James.
Queridos irmãos, resta ainda para nós na igreja de Deus é o que Paulo está aqui a dizer em HB resta ainda para nós no NT um sabatismo, isto é, uma guarda sabática, um repouso de Sábado para o povo de Deus, mas o significado duplo é que resta ainda para o povo de Deus uma terra prometida que será no milênio ou ainda mais no reino de Deus na eternidade e esse é o grande descanso que nos espera esse grande repouso.
Por isso resta ainda para nós a guarda do Sábado, sabatismos, porque isso aponta para o repouso final na terra prometida que será no reino de Deus.
E por isso para nós na igreja de Deus temos que guardar o Sábado porque é o que diz aqui no NT, guardarmos o Sábado e depois continuando no v. 11 diz: “procuremos, pois, entrar naquele repouso”
Sim, é guardar o Sábado e resta um sabatismos na guarda do Sábado e diz: procuremos, pois, entrar naquele repouso no reino de Deus, no milênio e para lá na vida eterna como seres espirituais.
“para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência, descreram e por isso desobedeceram porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante que espada alguma de dois gumes e penetra na divisão da alma e do espírito, juntas e medulas e é apta para discernir pensamentos e intenções do coração”
O problema do coração de que queremos obedecer a Deus ou não? Vamos obedecer a Deus ou não?
E diz: “e não há criatura alguma encoberta diante Dele, antes todas as coisas nuas e batentes aos olhos Daquele com quem temos de tratar”
Deus vê tudo.
E por isso não devemos de ser desobedientes para entrar neste descanso porque ainda existe um Sábado semanal e além dos semanais temos os Sábados anuais que são as solenidades de Deus e temos a visão do descanso do reino de Deus.
Então vejamos um segundo ponto porque os Sábados apontam para a visão do plano de Deus para n´s e uma criação de que? Sim, vimos que Deus criou todas as coisas e descansou e para o que? Criou o homem a educar e treinar o homem para o que? Para o ponto final de virmos a ser filhos e filhas de Deus no reino de Deus.
Vejamos então em EX 20 a outra parte na Bíblia que menciona os dez mandamentos de EX 20 e simplesmente vou focar no v.11 que diz: “porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, no sétimo dia descansou, portanto, abençoou o Senhor o dia do Sábado e o santificou”
Aqui se vê um descanso, mas que aponta para a criação porque criou, mas aqui está no sétimo dia a apontar para a criação do potencial do homem porque esse potencial não está completado e por isso precisamos desse milênio, sétimo milênio, o último milênio, sete mil anos porque seis mil anos já passaram da criação que é para concluir este plano de salvação.
Porque Deus e vemos em GN 1 inicialmente criou o homem a semelhança de Deus e no v. 26 diz assim: “e disse Deus: façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança e domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre o gado e toda a terra e sobre todo o réptil que se move sobre a terra e criou Deus o homem a sua imagem, a imagem de Deus o criou o homem e mulher os criou”
Irmãos, nós fomos feitos a semelhança de Deus, mas o plano final é para virmos a ser seres espirituais como Deus é com a vida eterna na família de Deus como filhos e filhas de Deus.
Vejam em HB 2:6-8 diz assim: “mas em certo lugar testificou alguém dizendo: o que é o homem? Para que dele te lembres? Ou o filho do homem para que o visites? Para que nós somos? Tu o fizestes um pouco menor que os anjos e a humanidade somos um pouco menores que os anjos de glória e de honra o coroastes, sim, Jesus Cristo foi coroado, de glória e honra, e o constituístes sobre as obras das Tuas mãos, e todas as coisas sujeitastes debaixo dos Seus pés, previstes o que lhe sujeitou todas as coisas, de nada deixou que lhe esteja sujeito”
“mas ainda agora não vemos todas as coisas lhe sejam sujeitas”
Isto é profético porque não só está a falar de que tudo vai ser sujeito a Cristo, mas nós vamos estar no reino de deus como seres humanos e tudo vai estar sujeito a nós, vamos herdar com JC e vamos ser coerdeiros com Cristo.
Vejam então em 1 JO 3:1-3 diz assim: “vede quão grande amor nos tem concedido o Pai que fossemos chamados filhos de Deus e por isso o mundo não nos conhece e não conhece a Ele”
O mundo não nos conhece porque não conhece a Deus nem a JC e o mundo não entende o que Ele, i está a fazer conosco.
“amados, irmãos, agora somos filhos de Deus, mas ainda não é manifestado o que haveremos de ser”
Sim, já temos o Espírito Santo de Deus, temos as primícias do Espírito, mas ainda não é manifestado o que haveremos de ser.
“mas sabemos que quando Jesus Cristo se manifestar seremos semelhantes a Ele porque assim como é O veremos, vermos com o Jesus Cristo é”
Hoje em dia não o vemos como Ele é, isto é, não O vemos na glória e leia em AP a semelhança espiritual de Cristo é tão forte que nem podemos olhar no primeiro capítulo de AP, mas então O veremos como Ele é, vamos ser seres espirituais e vamos poder ver Cristo como Ele é.
“e qualquer que Nele tenha essa esperança, purifica-se a si mesmo como Ele também é puro”
Se você e eu temos essa esperança nós vamos nos forçar para sermos obedientes como Cristo é puro nós vamos forçar para sermos puros também.
Vejam em RM 8:16-17 diz assim: “o próprio Espírito, o Espírito de Deus, testifica com o nosso espírito, espírito do homem no homem, que somos filhos de Deus e se nós somos filhos logo herdeiros também e verdadeiramente herdeiros de Deus”
Vamos ser filhos de Deus e vamos herdar este gênero de seres como Deus é, mas como filhos de Deus.
“e coerdeiros de Cristo, se é certo que com Ele padecemos para que também com Ele sejamos glorificados”
Irmãos, seremos semelhantes a Cristo, no futuro e na ressurreição e quando Cristo vier seremos transformados e depois vemos esta escritura muito interessante e bem importante e também bem alterada por pessoas, mas vou ler como se devia ler que é CL 2:16-17: “portanto ninguém vos julgue, ninguém esteja a julgar a vocês ou condenar vocês, pelo que comem, isto é, comer ou beber ou por causa dos dias de festas e estão a festejar e celebrar as solenidades de Deus”
“ninguém vos julgue sobre as solenidade de Deus estão a celebrar e conviver juntos, estão a ter alegrias nas solenidades de Deus”
“ninguém vos julgue nos dias de festas ou da lua nova ou dos Sábados, a solenidade da lua nova é o dia das trombetas, é a única solenidade de Deus que é na lua nova, por isso que ninguém vos julgue como observam esta solenidade de Deus ou a solenidade da lua nova que é o dia das trombetas que representa a segunda vinda de Cristo”
“ou dos Sábados anuais e semanais porque são sombras das coisas futuras, os Sábados são memoriais de coisas futuras”
Ora, irmãos, vocês no vosso país tem vários memoriais ou dias que são feriados porque são memoriais de coisas que aconteceram no passado no vosso país, mas para Deus Ele vê o futuro e esses memoriais são coisas que vão acontecer no futuro e são dias que apontam para esses grandes acontecimentos.
Nós fazemos memoriais de coisas que são do passado e Deus faz memoriais de coisas no futuro porque Ele ode controlar e fazer as coisas aconteçam a hora correta no futuro de acordo com Seu plano.
Mas o corpo de Cristo, a palavra está em itálico, quer dizer que não está no original e por isso lendo os v,16-17 em conjunto: “ninguém vos julgue, como vocês guardam ou observam os dias santos, mas o único que pode julgar você é o corpo de Cristo e o corpo de Cristo é a igreja de Deus”
Por isso ninguém vos julgue e está aqui a falar acerca dos Sábados semanais, mas também dos Sábados anuais e por isso vemos que as solenidades de Deus que são descritas em detalhe em LV 23 que representam as solenidades anuais: Páscoa, Dia dos Pães Asmos, Dia de Pentecostes, sim esses são do passado, ora, mas do futuro são: o Dia das Trombetas, o Dia de Expiação, a festa dos Tabernáculos e O Último Grande dia ou Oitavo Dia.
Queridos irmãos, esses são do futuro de sombras de coisas que vão acontecer e ninguém vos julgue acerca dessas coisas que vão acontecer e julgue como vocês celebram essas solenidades porque essas solenidades apontam para o plano de salvação de Deus para a criação de filhos e filhas no reino de Deus e seres espirituais a viverem eternamente.
Esse é o propósito do Sábado e não só para apontar para a criação física do mundo, mas para apontar para a criação espiritual do futuro dos filhos e filhas de Deus com o caráter de Deus.
Mas o mundo está cego, irmãos, o mundo não vê isto e por isso que lemos em 2CO 4:4 diz assim: “nos quais, isto é o evangelho que está encoberto, as pessoas não entendem e porquê? Porque o deus deste século, o deus deste mundão, e quem é o deus deste mundão? É satanás!”
Irmãos, não sei, estou a suspirar porque quero que ponham isto bem nítido, bem claro na vossa mente, por favor irmãos, ponham isto bem claro na vossa mente e existe um diabo e o diabo odeia Deus! E se há uma coisa que o diabo odeia além de Deus são aqueles que Deus chamou para serem as Suas primícias à vinda de Cristo, odeia essas pessoas!
E odeia a obra que estamos a fazer, odeia a igreja de Deus Unida e satanás vai tentar destruir a igreja de Deus!
Irmãos, nós somos um alvo, por favor irmãos, ponham isto claro na mente, vivemos dias muito difíceis e vamos ser atacados, e não olhem para homens, coisas físicas e tomem atenção que existe um inimigo.
Continuando aqui: “porque ele cegou os entendimentos dos incrédulos, as pessoas que não são crentes, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho, não resplandeça dentro dos corações deles e não estejam a refletir a luz e beleza da boa nova da glória de Cristo que vai estar em nós e que nós devemos de refletir talvez em pequena quantidade e da maneira que vivemos e falamos, na maneira como tratamos os outros!”
Irmãos, porque a glória de Cristo é a imagem do Pai! E por isso satanás não quer que você entenda isto e satanás está a cegar o entendimento.
Em RM 11:7 vemos que os israelitas foram cegos, no deserto estavam cegos e a não ver isto e diz assim: “pois que o Israel buscava não alcançou, os israelitas não alcançaram, mas nós como eleitos e escolhidos por Deus na igreja de Deus estamos a alcançar”
Mas você tem que abrir os olhos, você não pode estar a dormir e os outros foram endurecidos e estão cegos e nos vs. 25-26 diz: “porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo para que não sejais sábios a vós mesmos”
Não pensem que vocês sabem, não estejam a ignorar este segredo.
“que o endurecimento dos israelitas veio em parte, isto é, sobre Israel até que a plenitude dos gentios tenha entrado, até que haja suficiente gentios na igreja de Deus para ser parte das primícias e para que seja completado o tempo dos gentios”
v. 26: “e assim todo o Israel será salvo”
deus vai abrir todo este entendimento a todo o Israel, a todos os israelitas, irmãos, e não estou a falar só de judeus, estou a falar de pessoas das outras onze tribos de Israel além dos judeus, hoje em dia as pessoas chamam a nação de Israel de judeus e pensam que é a nação inteira e não é, pois, são outras nações, outras onze nações no mundo além dos judeus”
“e de Sião virá o libertador, que é Jesus Cristo, e desviará de Jacó as impiedades”; vai perdoar os pecados de Jacó, e o nome dele foi virado para Israel”
Queridos irmãos, precisamos de entender isto de que todo o Israel será salvo, mas o ponto mais importante além disso está no v.32: “porque Deus encerrou todos debaixo da desobediência, israelitas e gentios, para com todos usar de misericórdia”
Ó queridos irmãos, isto é tão fantástico; “ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus com insondáveis são os seus juízos no escrutar e nos seus caminhos”
Todas as pessoas, israelitas e gentios vão ser salvos exceto, está claro, aqueles que não vão querer ser salvos, vão rejeitar, mas Deus vai dar oportunidade a todos e usar de Sua misericórdia”
Queridos irmãos, precisamos de entender isto porque Deus é muito sábio e nós nem conseguimos enxertar um pouquinho da sabedoria de Deus, mas graças a Deus nos revela aqui pelas escrituras e diz: não pensem que vocês são muito espertos porque aqui está o segredo.
Irmãos, vimos que os Sábados foram dados por Deus para o nosso bem, vimos que os Sábados nos apontam para o plano de salvação e brevemente, irmãos, os Sábados são um sinal do ovo de Deus e vejam em EX 31:13 diz assim: “tu, pois, fala aos filhos de Israel dizendo: certamente guardarás os Meus Sábados, plural, não é só o Sábado semanal, mas também os Sábados anuais, porquanto isto é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações!”
Não é só no AT também no NT.
“para que sabeis que Eu Sou o Senhor que vos sacrifica”
É o sinal de Deus, é o sinal de que obedecemos a Ele por quando desobedecemos a Deus então não respeitamos o Sábado e guardamos o domingo que não é bíblico e por isso diz em DT 6:6 diz assim: “e estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração e as ensinarás a teus filhos e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho e deitando-te e levantando-te também as atarás por sinal na tua mão e serão por frontais entre os teus olhos”
Estes princípios, estas leis de Deus, estas palavras, estes mandamentos põem nas tuas mãos e vai atar por sinal na tua mão porque com a mão é que se faz o trabalho e põem nos frontais entre os teus olhos, isto é, na tua mente onde estás a pensar e isto é o que fazes quando pensas em obedecera a Deus.
E por isso, então, os Sábados são sinal de Deus, ora, um sinal é voluntário não é uma marca e quando você põem uma marca no gado, não é voluntário, olha põem em mim, não, é forçado, a decepção ou engano de satanás afetam também o que fazemos e pensamos e as pessoas vão ser forçadas a desobedecer a Deus! isto é a marca da besta! Que é uma desobediência a Deus!
Ó as pessoas vão ser iludidas a pensa é um chip aqui ou na cabeça ou qualquer coisa, irmãos se as pessoas pensam que é um chip e não estou a dizer que não seja, mas se as pessoas estão a pensar que é um chip estão a pensar na coisa errada e então estão a ser iludidas por satanás pensando que é o chip, entretanto, estão a desobedecer a Deus!
A marca do diabo é desobediência a Deus particularmente do sinal que representa obediência a Deus, isto é, estão a desobedecer a Deus, estão a guardar o domingo em vez do Sábado; estão a forçar as pessoas a desobedecer os Sábados de Deus e por isso é muito importante.
Vocês veem em AP 14:9, 12 que a marca da besta vai estar na cabeça, na mente, e na mão que uma vez representa o pensamento e a obra e por isso diz em AP 14:12: isto é a perseverança e a paciência dos santos porque vão continuar a obedecer a Deus, embora, o mundão todo esteja contra isso.
E por isso que vai ser impossível como diz em AP 13:17 de comprar e vender, porquê? Porque se você guarda o Sábado não vai conseguir ter um TRABALHO e por isso não vai conseguir ter DINHEIRO e não vai conseguir COMPRAR ou VENDER.
E por isso que diz em AP 12:11 diz assim: “e eles o venceram pelo sangue do cordeiro, pelo que Jesus Cristo fez por nós para vencermos, e pela palavra do Seu testemunho, pela Bíblia e o que ela diz, e não amaram as suas vidas até a morte”
Obedeceram a Deus até a morte.
Queridos irmãos, aqueles que vão reinar com Cristo eu vão estar no reino de Deus, sim, são aqueles que não tem a marca da besta e vão reinar com Ele por mil anos como lemos em AP 20:4: “vi tronos e assentaram-se sobre eles e foi lhes dado o poder de julgar e vi as almas, vidas, daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus e não adoraram a besta nem a sua imagem, não receberam o sinal nas testas nem nas suas mãos”
Porquê? Porque não desobedeceram a Deus e o sinal de obediência a Deus é a guarda dos Sábados.
Em HB 10:25-26 diz assim: “não deixando a nossa mútua congregação, como é costume de alguns, queridos irmãos não deixem de se congregar ao Sábado e se vivem muito distantes dos outros, sim, façam isso virtualmente, mas se alguns estão perto, e principalmente nos dias santos por ex. como a muitos irmãos em certas regiões que estão muito longe uns dos outros, a oportunidade deles se reunirem é na festa dos tabernáculos”
“e por isso não deixem de se congregar como é costume de alguns antes admoestando-nos uns aos outros e tanto mais quanto vedes que vai se aproximando aquele dia”
Irmãos, aquele dia está muito perto.
“porque se pecarmos voluntariamente, o que isso quer dizer que se não estamos a congregar e a observar o Sábado estamos a pecar voluntariamente? Sim, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, irmãos, eu escrevi a vocês o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”
Irmãos, estamos a nos reunirmos com Deus quando Ele nos chama as Suas reuniões? As suas reuniões obrigatórias sabáticas? Sejam semanais ou anuais?
Os Sábados são para nós, irmãos, apontam para a criação é o sinal identificador de que somos o verdadeiro povo de Deus e irmãos não é só para hoje também é para o mundo do amanhã e vejam em IS 56:6-7 que é profético e diz assim: “e os filhos dos estrangeiros, dos gentios, que se unirem ao Senhor, é no milênio, para o servirem e para amarem o nome do Senhor e para serem os Seus servos todos os que guardarem o Sábado, não profanando e os que abraçarem a Minha aliança também os levarei ao Meu santo monte”
Ao Meu reino de Deus, o monte simboliza o reino, o governo, o reino de Deus.
“e os alegrarei na Minha casa de oração, isto é, no milênio, os seus holocaustos e sacrifícios serão aceitos no Meu altar porque a Minha casa será chamada casa de oração para TODOS OS POVOS, isso é no milênio, irmãos, é profético!”
Estamos a ver aqui todos os que guardarem o Sábado e vejam em EZ 44:24 diz assim: “e quando houver disputa eles assistirão a ela para julgamento pelos Meus juízos a julgarão e as Minhas leis e os Meus estatutos guardarão em todas as Minhas solenidades e santificarão os Meus Sábados”
Queridos irmãos, os Sábados são importantes para Deus, para o Seu presidente da Sua empresa e convocou você para se reunir consigo? Você vai ou não vai?
Mas quanto mais quando Deus nos convocou nas Suas solenidades e nos Seus dias santos como sinais de obediência a Ele; vamos obedecer a Deus ou não??