A Morte Será Tragada Pela Vida

Download (Baixar)
A Morte Será Tragada Pela Vida

Os dias estão curtos e acontecimentos recentes estão avançando rapidamente os acontecimentos para os últimos dias. Precisamos estar alertos. A Boa Nova é que brevemente virá o dia, ao retorno de Cristo, em que a morte comecerá a ser tragada pela vida - a vida eterna no Reino de Deus. A nossa parte é de estarmos alertos para sermos considerados dignos para estarmos em pé com Cristo à Sua vinda.
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Nestes últimos dias e semanas tem acontecido vários eventos à volta do mundo que eu acho que estão a avançar, digamos assim, o relógio do tempo do fim mesmo para o final.
O tempo está muito curto irmãos, mas agora estou convencido que o tempo está mais curto que jamais esteve, os eventos que estão a acontecer em vários países, nos Estados Unidos e outros são extremamente significantes a um nível profético.
Ora, porquê eu digo isso? Porque está a aparecer embora alguns eventos se pareçam extremos, mas está a se ver que isso são posições de negociação, mas é bem possível que venham criar alguns acordos a nível internacional que venha a haver uma certa facilitação de certos acordos internacionais que venham a produzir, digamos assim, uma aparente paz.
Que possa criar um ambiente em que pessoas vão começar a dizer finalmente, paz.
Queridos irmãos, precisamos de estar bem alertas que embora possa haver certas tendências de paz precisamos entender que aqueles tem ódio por certas posições vão tentar obstruir e criar, digamos assim, demonstrações e se veem que não vão conseguir fazer isso vão trabalhar clandestinamente para criar essas oposições que aparecerão repentinamente.
Por isso a minha pergunta é que precisamos de ter cuidado, irmãos, porque estamos realmente acordados a ver que a única solução é a vinda de Cristo e que estamos à beira de um grande cataclismo mundial e que a única solução será a vinda de Cristo.
Irmãos, esses dias não vão ser fáceis e acho que não entendemos plenamente as dificuldades que vão acontecer antes da vinda de Cristo.
E por isso é que lemos em 1 TS 5:3 lemos aí: “pois quando disserem, irmãos, vai haver uma situação que vão dizer, é o que diz aqui; quando disserem há paz e segurança então lhes sobrevirá repentina destruição como dores de parto aquela que está grávida e de modo nenhum escaparão”
Irmãos, precisamos de entender que estamos muito perto, acho eu, posso estar errado, desta posição e estamos acordados e alertas? Porque em LC 21:36 diz: “vigiai, pois, em todo o tempo orando para que sejais havidos por dignos”
Você está a vigiar e orando para que seja considerado digno?
“de evitar estas coisas que hão de acontecer e de estar em pé, estar com Cristo, quando Ele vier, diante do filho do homem”
Porque no v. 34 diz: “e olhai por vós”
Vocês estão a examinar-se a vós próprios? E eu estou a me examinar? Precisamos de ter cuidado, irmãos.
“porque não aconteça que vossos corações se carreguem de glutonaria, embriaguez e dos cuidados da vida”
Precisamos de ter cuidado de não estar envolvidos em farras, em , digamos assim, festas mundanas e embriaguez? E cuidados da vida? Talvez envolvidos na politiquice deste mundo.
Irmãos, e depois vem isto sobre vós de improviso naquele dia.
Por isso irmãos a minha pergunta é: você está perto de Deus? estamos perto de Deus?
Conforme agora nos aproximamos da Páscoa e dos dias dos pães asmos, isto é, nos aproximamos de outro ciclo completo dos Dias Santos de Deus que representam e simbolizam o plano de salvação de Deus?
Precisamos agora nos reexaminarmos a nós próprios e por isso eu encorajo a vocês todos, irmãos, e a mim mesmo, temos que por um esforço adicional este ano para nos prepararmos ainda mais perto de Deus e mais prontos para este ano e este ciclo de festivais de Deus.
E por isso o que eu quero abordar hoje que já fiz em outros sermões, mas eu quero abordar hoje que a morte será tragada pela vida e sim isso é parte do plano de Deus.
O plano de Deus envolve trazer a vida eterna depois desta morte física e em GN 2:7 vemos que Deus criou a humanidade para viver e diz: “e formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida e o homem foi feito um ser vivente ou alma vivente”
E no v. 17 vemos assim: “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal dela não comerás porque no dia que dela comeres certamente morrerás”
E por isso vemos aqui pela primeira vez a morte foi mencionada na Bíblia e sim ao final da Bíblia se vê que a morte vai ser destruída e durante o período da segunda morte daí em diante só haverá a vida eterna.
Mas vemos pela primeira vez que a morte foi mencionada na Bíblia e foi por causa da desobediência a Deus e vemos também em GN 3:19 diz: “do suor do teu rosto comerás o teu pão até que te tornes à terra”
Isto é por causa da tua desobediência vais ter que trabalhar duro até morreres e no v. 22-24 lemos então: “o Senhor Deus eis que o homem é um de nós sabendo o bem e o mal, ora, para que não estenda a sua mão e tome também da árvore da vida e coma e viva eternamente e o Senhor Deus o lançou fora do Jardim do Eden para lavrar a terra que fora tomada”
E se vê aí o Adão e a Eva perderam a oportunidade de terem a vida eterna sem ter que primeiro ter a experiência da morte porque a vida eterna para o homem tem sido sempre a intenção de Deus.
Mas a razão que todos temos que morrer é porque todos nós pecamos, mas como lemos em RM 5:12-19 diz assim: “portanto porque pelo homem entrou o pecado no mundo, sim, por Adão e Eva, assim também a morte passou a todos os homens e por isso que todos pecaram porque esta é a lei porque até na lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado pela lei”
Está claro a lei e o pecado é imputado e o pecado tem existido e as pessoas morrem e agora são culpadas porque sabem a lei e não a deviam quebrar.
“mas se vê que a morte reinou desde Adão a Moisés e até sobre aqueles que não tinham pecado a semelhança da transgressão de Adão, mas pecaram de outra maneira, o qual é a figura Daquele que ia de vir, mas não é assim o dom gratuito?”
O que Jesus Cristo fez por nós para nos dar a possibilidade de termos a vida eterna e pela redenção comprou a nossa vida de volta de pecado e da morte por causa do que Ele fez.
“porque se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus o dom pela graça que é um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos”
Esta benção deste sacrifício de que Jesus Cristo fez por nós nos dá a todos nós esta graça e possibilidade de sermos justificados.
“e não foi assim o dom como ofensa por um só que pecou porque o juízo veio por uma só ofensa na verdade para a condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação”
Sim, houveram muitas ofensas, mas o dom gratuito é dado nós pelo sacrifício de Jesus Cristo e a justificação de estarmos justos perante Deus.
“porque se pela ofensa de um só a morte reinou por esse muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo”
A vida como lemos aqui a morte será tragada pela vida.
“pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens veio a condenação somente por um homem veio a justiça e toda a graça para todos os homens para justificação de vida porque como pela desobediência de um só homem muitos vieram a ser pecadores assim pela obediência de um muitos serão feitos justos”
Queridos irmãos, nós somos justificados por Jesus Cristo, por sua morte e sua ressurreição, Jesus Cristo de uma vez por todas, pelo seu sacrifício, uma vez por todas nos traz a vida depois da morte.
Em 1 CO 15:45 lemos: “assim também está escrito o primeiro homem foi feito de alma vivente o último Adão o espírito vivificante, mas não é primeiro espiritual se não natural e depois o espiritual”
“o primeiro homem da terra é terreno, mas o último, o Senhor, é do céu qual o terreno também são os terrestres e qual celestial também os celestes”
E v. 49: “e assim como trouxemos a imagem do terreno assim traremos também a imagem do celestial”
Irmãos, sabemos que vamos ter a imagem do celestial e celestial que é Jesus Cristo tem a vida eterna e vamos ter a imagem Dele, vamos ser como Ele é e isso é o plano de Deus para você e para mim.
Vejam em FP 3:20 lemos: “mas a nossa cidade está nos céus, a nossa cidadania, a nossa nacionalidade, digamos assim, está nos céus de onde esperamos o Salvador, Jesus Cristo”
“Nós somos cidadãos do reino dos céus, do reino de Deus e como cristãos esperamos o Salvador, Jesus Cristo que retornará ao nosso corpo abatido, este corpo físico nosso que é fraco, para ser conforme o seu corpo glorioso, isto é, vamos ter a imagem de Jesus Cristo como lemos a pouco, segundo o seu eficaz poder a se sujeitar todas as coisas”
Como? Pelo poder de Deus que é o Espírito Santo de Deus.
Queridos irmãos, por isso que diz: esperamos isto, esperamos o Salvador, Jesus Cristo que vai transformar, digamos assim, o nosso corpo usando o poder de Deus.
Quando isto vai acontecer? Vejam em 1 JO 3:1-2: “e vede com grande amor vos tem concedido o Pai que fôssemos chamados filhos de Deus, sim, já somos chamados filhos de Deus como o Espírito Santo de Deus, por isso o mundo não nos conhece porque não conhecem a Ele, não conhecem o verdadeiro Pai, não conhecem o verdadeiro Jesus Cristo”
“amados agora somos filhos de Deus e ainda não é manifestado o que devemos de ser”
Sim, agora como pessoas físicas já somos filhos de Deus, mas ainda não somos o que viremos a ser com a glória de Cristo, porque não manifestamos o que havemos de ser, mas sabemos que Jesus Cristo se manifestar e quando? A sua segunda vinda, ao retorno de Jesus Cristo que é simbolizado pelo dia das trombetas”
“mas sabemos que quando ele se manifestar seremos semelhantes a Ele”
Teremos uma glória semelhante a de Cristo; “porque assim como é o veremos”
Teremos a capacidade de ver Cristo na sua completa glória e ver Deus Pai na sua completa glória.
Por isso irmãos quando é que vamos ter esta glória à vinda de Cristo é muito claro; então nós vamos ser semelhantes a Cristo então como é Cristo hoje em dia e vejamos em AP 1:14-16 lemos: “e a sua cabeça e os seus cabelos eram brancos como lã, como a neve, e os seus olhos como chamas de fogo; é um ser espiritual, irmãos, mas tem cabeça, tem cabelos, tem olhos, e tem pés como no v. 15 semelhantes a tão reluzente como se tivessem sido refinados na fornalha e a sua voz como a voz de muitas águas, voz forte e Ele tinha na sua destra sete estrelas e na sua boca saía uma espada aguda de dois fios e o seu rosto era como o sol quando na sua força resplandece”
Brilhando, forte, glorioso.
Irmãos, esta é uma representação de como JC é hoje, mas nós vamos ter uma glória semelhante como lemos, mas temos que morrer primeiro, este corpo físico tem que ser abatido primeiro e ser transformado num corpo espiritual.
É como ex. do mundo das plantas e vegetais e dos legumes, uma semente que é plantada morre, mas depois vai nascer um novo, digamos assim, um novo arbusto.
E vejamos em 1CO 15:36: “insensato, ó que tu semeias não é vivificado se primeiro não crer e quando semeias não semeias o corpo a nascer, mas semeias o grão como de trigo ou de outra qualquer semente”
E por isso se vê aqui que o ponto aqui desta metáfora é que a morte tem que acontecer primeiro, mas essa morte será tragada por uma vida e a vida que receberemos na primeira ressurreição e se formos fieis a uma vida eterna.
E vejam aqui no v.38: “mas Deus dá-lhe o corpo como querem e em cada semente o seu próprio corpo”
Nós teremos então um corpo como Deus quer, e queridos vemos aqui que Deus tem este plano em que a morte será tragada pela vida, mas é por JC e anualmente nós temos as estações que as plantas crescem e dão a colheita no fim do verão e depois temos o inverno onde essas plantas morrem e a semente cai no chão.
E depois vem a primavera e vai haver um renascimento, digamos assim, desse ciclo da natureza vegetal e plantas, mas isso é simbólico do plano de Deus e vejam em 1 PE 1:24 lemos: “porque toda a carne é como erva e a glória do homem como a flor da erva secou-se a erva e caiu a sua flor”
A carne é a , mesma coisa é uma metáfora aqui.
Queridos irmãos, todos os anos destas estações e ciclos vemos então esta metáfora das plantas e vegetais, mas que demonstram que depois de morrer vai haver vida e este ciclo vegetal é uma metáfora do espiritual do plano de Deus.
E por isso durante este período que vamos começar da primavera no hemisfério norte que é o período que é representado pelo plano de Deus então como vemos aqui importante recordação desta verdade crítica e muito importante em que lemos que Jesus Cristo sofre, morre é ressuscitado, mas Ele então recebe a vida eterna como, digamos assim, o primogênito recebe primeiro que veio do homem que recebe a vida eterna.
E para nós que receberemos essa vida eterna na segunda vinda de Cristo como lemos em 1JO 3:2.
E por isso irmãos estamos neste ciclo e agora estamos a nos aproximar do período da Páscoa que é uma recordação e memória da morte de Cristo se formos ver em 1 CO 11:23 diz assim Paulo: “porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei que o Senhor Jesus na noite que foi traído tomou o pão e dando graças o partiu e disse: tomai e comei, este é o Meu corpo partido por vós assim fazei isto em memória de Mim e semelhantemente também depois, depois da ceia, tomou o cálice e erguendo esse cálice e uma melhor tradução seria a nova aliança e o novo contrato do Meu sangue e fazei isto todas as vezes que beberes em memória de Mim”
v. 26: “todas as vezes que comerdes deste pão e beberes este cálice e quando é as vezes que fazemos isto? É na estação do período da Páscoa e feito essa cerimônia anual e diz assim: beberes este cálice anunciais a morte do Senhor até que venha este dia de memorial, de recordação da celebração anual”
e por isso irmãos vemos aqui que a Páscoa é um memorial e recordação de anunciarmos a morte de Cristo anualmente no período em que Ele morreu.
E sim, queridos irmãos, sabemos que todos nós pecamos e em RM 3:23 vemos que todos pecamos como diz: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”
Eu e você, todos nós pecamos irmãos e depois mais adiante em RM 6:23 lemos: “porque o salário do pecado é a morte”
Irmãos, todos pecamos, e o salário, o fruto, o resultado é que acabamos de morrer mais cedo ou tarde, morremos, mas o dom gratuito e não está a dizer que você tem uma alma imortal porque se fosse assim não precisaria do dom gratuito de Deus porque diz: que o dom gratuito de Deus é a vida eterna.
Quer dizer que você não tem alma imortal porque se você a tivesse então Jesus Cristo não teria sido necessário morrer por nós, mas este é o dom gratuito da vida eterna porquê? Por causa de Jesus Cristo Nosso Senhor por tudo que Ele fez por nós.
Irmãos, por isso vemos que o salário do pecado é a morte, mas o dom é a vida eterna através de Jesus Cristo e por isso vemos que a morte será, digamos assim, tragada pela vida e isto nos faz lembrar, irmãos, das três estações ou fases ou passos principais do plano de salvação de Deus.
Primeiro é a morte de Jesus Cristo e com isso nosso compromisso de termos de viver como Cristo quer que nós vivamos, sim, nós somos justificados de graça, mas uma vez que somos justificados agora temos que nos comprometer a viver o caminho de Deus de acordo com as leis de Deus.
Vivermos de acordo com as leis de Deus não nos justifica, a justificação é gratuita, mas uma vez que estamos justificados e perdoados agora temos que viver no caminho certo porque se não estamos a voltar a trás.
E por isso essa é a primeira fase, a segunda fase precisamos da ajuda de Deus e este é o dia de Pentecostes e a terceira fase que temos que nos manter fieis até ao fim é o período dos festivais do fim do ano que são iniciados pelo dia das trombetas.
Queridos irmãos, vejam comigo em RM 8:10-14: “e se Cristo está em nós, isto é, se nós estamos convertidos, nos comprometemos e fizemos a promessa depois de acreditarmos no sacrifício de Jesus Cristo e depois de termos feito compromisso de arrependermos e vamos viver uma vida nova e então esse compromisso e promessa é assinado esse contrato à frente de um ministro de Jesus Cristo e que tem a autoridade de Jesus Cristo, isto é, em nome de Jesus Cristo para recebermos o Espírito Santo de Deus que nos é dado por Jesus Cristo pela imposição das mãos imediatamente após o batismo”
“então recebemos o Espírito Santo e Cristo está em nós e por isso diz aqui no v.10: e se Cristo está em nós, o corpo na verdade está morto, sim, não vamos continuar a pecar por causa do pecado, e sim, esses pecados do passado foram perdoados, mas agora nos comprometemos”
“e por isso nos comprometemos a obedecer a Deus e agora não vamos pecar mais, está morto para o pecado; mas o Espírito vive por causa da justiça, nós, na nossa mente e no nosso coração e que temos as leis de Deus que é a nova aliança e o novo acordo e contrato como lemos em HB 8 as leis de Deus estão escritas no nosso coração e na nossa mente, que são as leis de Deus que não foram abolidas e são as mesmas leis, mas previamente as pessoas eram rebeldes e desobedeceram, mas agora estão a obedecer”
E por isso agora que estão a obedecer tem as leis de Deus no coração e na mente e não é só que tem que obedecer é porque querem obedecer porque está no coração deles.
E por isso o espírito vive por causa da justiça de obedecer as leis de Deus e justos.
“e o espírito Daquele entre os mortos ressuscitou, é Jesus, o Espírito de Deus, habita em nós, está dentro de nós porque recebemos após o batismo e pela imposição das mãos por um ministro de Jesus Cristo e que tenha essa autoridade porque diz: pela autoridade de Jesus Cristo e em nome de Jesus Cristo”
E por isso o Espírito de Jesus Cristo que é o Espírito de Deus que é o mesmo Espírito está em nós, isto é, está dentro Daquele que entre os mortos ressuscitou a Jesus Cristo; e esse poder também nos ressuscitará e nos vivificará os nossos corpos mortais no Espírito que em vós habita; vivificará no futuro, isto é, ressuscitará no futuro e quando? À vinda de Cristo.
v.12: “de maneira que irmãos, somos devedores”
devemos respeito e devemos fazer o que Deus quer que nós façamos.
“não há carne para viver pecando, segundo a carne, mas se vivermos segundo a carne vais morrer de novo, mas se pelo Espírito mortificares e matares as obras do corpo é o que diz aqui; as coisas do corpo físico estão mortas e não estamos a viver mais em pecado, se então nos esforçarmos para não pecarmos então teremos a vida eterna porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus”
Você e eu devemos de ser guiados pelo Espírito de Deus e então viveremos e a morte será tragada pela vida.
Por isso vivemos uma vida de vencimento, de dificuldades, de batalhar, sim, vivemos numa batalha e guerra e em 2 CO 4:4 lemos: “nos quais o deus deste século impôs o entendimento aos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz desta boa nova do reino e da glória de Cristo”
Que é a imagem de Deus que vai estar em nós quando formos ressuscitados e agora pelo ao menos temos que refletir esta glória e este estilo e caminho de vida.
“porque não pregamos a nós mesmos, mas estamos a pregar a Cristo, o Senhor”
Não estou a dizer: olha, o irmão Jorge ou isto ou aquilo, não, é Jesus Cristo, irmãos, olhamos para Cristo, não para um home.
“e nós mesmos somos os vossos servos por amor de Jesus porque Deus que disse que das trevas resplandeça luz é quem resplandeceu em nossos corações para iluminação do conhecimento da glória de Deus e para nós entendermos esta glória de Deus na face de Cristo e para nós virmos a ver e ser e ter esta glória semelhante a de Cristo quando ressuscitarmos”
Temos, porém este conhecimento desta sabedoria e tesouro em vasos de barros, isto é, neste corpo físico que é corruptível que é excelência do poder seja a Deus, a glória e o poder vem de Deus e não de nós.
“em tudo somos atribulados, mas não angustiados”
Vocês tem tribulações? Você tem dificuldades? Está claro que tem, se dissermos não tenho problemas nenhum, rs, é mentira, pode ser dificuldades físicas, ou financeiras ou de saúde ou dificuldades no emprego ou no matrimônio; satanás tem muitas coisas para criar problemas na nossa vida.
“somos perplexos, mas não desanimados”; não se desanime, irmão.
“perseguidos, mas não desamparados”; porque Deus está a nos amparar.
“feridos, mas não destruídos, trazendo por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no corpo para que a vida de Jesus se manifeste também no nosso corpo”
Irmãos, temos que estar a vencer até ao fim e vejam no v. 16: “por isso não desfalecemos, mas ainda que o nosso homem exterior se corrompa o interior, contudo, se renova dia a dia”
Por dentro nós devemos estar renovados dia a dia e por isso, as vezes, eu brincando com pessoas que perguntam: como estás? Eu digo: olha, um dia mais novo; bem, é o que nós devemos ser cada dia espiritualmente renovados como um dia novo.
“porque a nossa leve e momentânea tribulação, ah, ah, a nossa tribulação que eu e você pensa é muito forte e muito difícil, e Paulo está aqui a dizer que é leve e produz em nós um peso eterno, uma coisa muito mais pesada da glória muito excelente”
Irmãos, precisamos ter esta esperança desta glória que as vezes não compreendemos e por isso algumas pessoas ficam desanimadas e não devemos porque devemos olhar para esta esperança da glória e isso é muito importante, irmãos.
E por isso vemos aqui em 2 CO 5:1-5: “porque sabemos que se a nossa casa terrestre, este vaso de barro, este corpo físico que vai morrer, deste tabernáculo se desfizer, isto é, quando morremos, temos de Deus um edifício, uma casa permanente, uma casa não feita por mãos eternas nos céus”
Sim, que Deus nos vai dar este corpo espiritual na ressurreição.
“e por isso também gememos desejando ser revestidos da nossa habitação que é no céu”
Desejamos ter um corpo novo, um corpo espiritual que vem do céu e que vem de Deus e não é deste mundo.
“todavia, estando revestidos não formos achados nus”
Queridos irmãos, temos que estar a vencer as nossas fraquezas.
“porque também nós que estamos neste tabernáculo gememos carregados e não porque queremos ser despidos, mas revestidos, mas para que o mortal sejamos ouvidos pela vida, ora quem para isso nos preparou foi Deus o qual nos deu também o penhor do Espírito, nos deu essa garantia do Espírito”
Irmãos, o Espírito de Deus é a garantia de Deus de que você vai receber a vida eterna se você não a desperdiçar e voltar atrás.
Isso nos faz lembrar, queridos irmãos Pentecostes que recebemos o Espírito de Deus para nos mantermos fieis até o fim e em RM 8:19 lemos: “porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus”
Irmãos, esperamos para aquele dia do futuro quando Deus vai revelar quem seus filhos são e esse dia é o dia das trombetas à segunda vinda de Cristo.
E por isso diz no v. 20: “porque a criação foi sujeita a vaidade, não por sua vontade e não porque Deus queria que tivéssemos isso, mas por causa que a sujeitou na esperança de que também a mesma criatura será libertada da sua escravidão da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus”
Porquê? Para nos fazer melhores pessoas, Deus sabia que precisávamos de passar por certas provações e por certos testes para aprendermos e nos conhecermos o que é e quando é bom.
Porque irmãos, imagine um menino que cresceu e sempre teve tudo, sempre teve todo o dinheiro que quisesse fica um adulto que não entende o valor das coisas e por isso que nós precisamos de passar por dificuldades para entendermos o valor das coisas, mas quando recebermos estas bençãos vamos estar tão gratos a Deus que vamos reconhecer que vem de Deus.
Essas pessoas que têm tudo pensam: olha, eu mereço ter tudo, não merecemos ter nada, irmãos e não somos nada.
E por isso queridos irmãos diz assim: “porque sabemos que toda a criação geme, v. 22, e está juntamente com dores de parto até agora”
Sim se todos nós estamos a ter dores e dificuldades e aflições é o que acontece e não só a criação, as pessoas, e a própria criação, mas nós mesmos que temos as primícias do Espírito.
Nós que temos as primícias do Espírito, irmãos, não está a dizer que somos as primícias está a dizer que nós temos as primícias do Espírito.
Nós somos aquelas pessoas que recebemos aquela primeira parte do Espírito que recebemos as primícias do Espírito, e os outros vão receber no milênio e na segunda ressurreição.
“mas nós temos as primícias do Espírito hoje, e também gememos em nós mesmos esperando a adoção, mas poderia ter sido traduzido como filiação.
A palavra grega é uotizia que significa colocando você como um filho e sim poderia ter sido traduzido como adoção, mas também pode como filiação e entendendo o plano de Deus de que vamos ser realmente filhos de Deus recebendo a semente espiritual de Deus então vamos ser realmente filhos e não simplesmente adotados.
E por isso uma melhor tradução neste contexto é esperando a filiação, a saber a redenção do nosso corpo e quando vamos receber essa filiação? À vinda de Cristo.
1 Co 15:20 lemos: “mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, é fato, e foi feito primícia dos que dormem porque assim como a morte veio por um homem também a ressurreição dos mortos veio por um homem”
Cristo ressuscitou e Ele é o primeiro de uma grande colheita de todos que morreram e essa colheita será durante o período das solenidades de Deus ao fim de ano e também lemos aqui no v. 54: “e quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, isto é, o nosso corpo corruptível se revestir e vier a ser um corpo incorruptível e isto que é mortal se revestir de imortalidade então cumprir-se-á a palavra que está escrita: tragada foi a morte na vitória”
E foi daí que eu deduzi o título deste sermão: a morte será tragada pela vida.
“e onde está ó morte o teu aguilhão? E onde está o inferno? A tua vitória, isto é, onde está a tua sepultura? A tua vitória”
Irmãos, mós vamos ter a vida eterna se nos mantivermos fieis até ao fim e isso é o plano de Deus é o que Deus quer para você e para mim.
“e o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei, mas graças a Deus que nos dá a vitória por Nosso Senhor Jesus Cristo, portanto, meus amados irmãos sede firmes e constantes”
Precisamos de ser firmes! Você está firme?
“sempre abundantes na hora do Senhor sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”
Irmãos, temos que nos reexaminar e vejam em 2 PE 1 porque Deus nos deu tudo que eu e você precisa para vencermos a fraqueza da carne e lendo no v.2: “graça e paz sejam multiplicadas pelo conhecimento de Deus e de Jesus Cristo Nosso Senhor visto como o Seu divino poder, isto é, o Espírito Santo de Deus, o poder de Deus, nos deu através do Seu divino poder nos deu tudo que diz a vida e a piedade, ou seja, nos deu tudo que nós necessitamos de ter a vida eterna, e a piedade , isto é, como Deus é”
“pelo conhecimento Dawuele que chamou pela sua glória e virtude”
Irmãos, Deus nos deu tudo o que precisamos para a vida eterna e seu poder e estas coisas todas que ele nos deu para a vida eterna e pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas; temos grandes promessas, irmãos.
“para que elas fiquei participantes da natureza divina”
Irmãos, o poder do Espírito Santo é este poder de Deus que nos dá a santificação do Espírito, isto é, para sermos participantes da natureza divina.
“havendo escapada da corrupção e pela concupiscência que há no mundo”
Queridos irmãos, isto é o poder de Deus, mas depende de nós e de você usar este poder e por isso diz: “e vós também pondo nisto mesmo toda a diligência”
Depende em nós de fazermos o esforço e sermos diligentes e trabalhadores usando este poder e força de Deus que nos dá que é o Espírito Santo de Deus, esta força e energia, esta capacidade e essência que Ele nos dá e usando-a com toda a diligência.
“acrescentai a vossa fé a virtude, façam coisas virtuosas e corretas, e da virtude conhecimento de quem é Jesus Cristo e como Jesus Cristo é e ao conhecimento visto que é o nosso gol e padrão é Jesus Cristo”
“à temperança, o domínio próprio, e a temperança a paciência como continuar a ser fiel pacientemente até ao fim, e a paciência a piedade, isto é, estarmos a ser como Deus é, e a piedade o amor entre irmãos, o amor fraternal e ao amor fraternal o amor de Deus, o amar ágape”
Porque se em vós abundares estas coisas, irmãos, precisamos de nos reexaminar e vivemos nos tempos do fim, mas temos que nos reexaminar”
“porque se isto houver em nós e estas coisas abundarem este crescimento da fé, da virtude, do conhecimento de quem é Jesus Cristo, e o domínio próprio, e a temperança e a paciência, e manter fiel até ao fim, e a paciência ser como Deus é, e sendo como Deus é ter amor pelos irmãos e amor de Deus, o amor ágape e então isso não nos vai deixar ociosos ou estéreis no conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo pois aquele em que não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe”
Irmãos, estamos no tempo do fim, você está cego, eu estou cego, estamos a dormir?
havendo esquecida da precificação de seus pecados, portanto, irmãos procurai e reexaminando a nós próprios porque vão haver dificuldades, vão haver pressões, e oposições, e vão haver movimentos clandestinos e as coisas vão mudar repentinamente.
Sim, é bem possível o que está na profecia onde haverão períodos de paz que as pessoas vão dizer finalmente paz, mas repentinamente destruição e porquê?
Vão haver estes movimentos clandestinos, as escondidas, e depois todos eles se juntarão e vai ser terrível.
E no v.10: “portanto irmãos procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição , vocês estão eleitos para serem parte, digamos assim, da noiva, isto é, do gabinete governamental e do governo de Deus!”
“perfazendo isto, nunca, jamais, tropeçarás, nunca, jamais deixarás a fé, nunca, jamais deixarás de ser fiel até ao fim; porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno, assim vocês vão entrar no reino eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”
Isso, irmãos, é para podermos estar em pé na vinda de Cristo e por isso orai e vigiai, irmãos para estarmos em pé à vinda de Cristo não se desesperem, não fiquem desencorajados Deus vos vai proteger, mas temos que nos manter fieis até ao fim.
Temos que nos reexaminar se não vamos ser desqualificados e vejam em 2 CO 13:5 lemos: “examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé, provai-vos a vós mesmos ou não sabeis quanto a vós mesmos que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais aprovados”
Por isso irmãos examinem-se agora e estamos no tempo do fim, irmãos talvez as coisas melhorem temporariamente é o que lemos em TS e as pessoas vão dizer: paz e segurança e depois irmãos vai ser terrível, mas isso é um sinal da vinda de Cristo que estará pertíssimo.
Irmãos, a morte é nosso inimigo, mas Deus vai destruir a morte e lembrem-se dos dias santos de Deus, das solenidades de Deus porque esse é o plano de Deus.
Lembrem-se disse, reexaminem-se, a morte será tragada pela vida, e tenham esta fé e mantenham-se fieis pois isto é o plano de Deus.
Irmãos, e vocês podem apostar a sua vida de que o plano de Deus será executado de acordo com a vontade Dele e mantenham-se fieis, irmãos e irmãs, por favor, até ao fim!