A Nossa Responsibilidade

Você está aqui

A Nossa Responsibilidade

Download (Baixar)
MP3 Audio (45.57 MB)

Download (Baixar)

A Nossa Responsibilidade

MP3 Audio (45.57 MB)
×

Deus é um fiel Criador. Mas o fiel Criador precisa que sejamos igualmente fieis. Ele precisa que sejamos responsáveis, que sejamos receptíveis à Sua chamada, e que respondamos trabalhando e crescendo espiritualmente até Cristo ser formado em nós. Ele necessita uma criação responsável.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O nosso criador é fiel, é uma questão que desejo abordar hoje acerca que visto que Deus é fiel a pergunta é precisa O FIEL CRIADOR de alguma coisa? Sim, é uma pergunta que talvez não tenhamos pensado, mas sabemos que se lermos em 1 PE 4:19 diz assim:

“por isso também os que sofrem segundo a vontade de Deus”

Queridos irmãos, existem sofrimentos segundo a vontade de Deus e depois diz:

“encomendem a sua alma (vida) ao fiel criador”

E por isso nosso Deus é um fiel criador e na prática do bem! Então a pergunta é: precisa o fiel criador de alguma coisa? Vejam aqui em FP 1:6 diz:

“estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós, há de completá-la até o dia de Cristo”

Ele é fiel e Ele vai completar esta obra; e o ponto interessante de que devemos de manter bem cientes é que Deus nunca vai fazer um dos Seus filhos ter um aborto espiritual.

E sim, existem abortos espontâneos espiritualmente e não é porque Deus irá o causar e isso tem a ver com a pergunta que fiz acima de hoje e vejamos aqui em FP 2:13 diz:

“porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar segundo a Sua boa vontade”

Deus nos ajuda a nossa mente, na nossa motivação e nos dá ajuda nesse querer e nessa vontade e nos ajuda, mas a pergunta é: PRECISA ELE DE ALGO DE VOCÊ OU DE MIM?

E a resposta é: SIM, Ele precisa que sejamos uma criação responsável e essa é a nossa responsabilidade e nós precisamos de uma certa receptividade e uma resposta ativa, diária, a chamada de Deus e essa resposta tem que ser de forma diária em ações diárias de nós de dia a dia e isso cultiva uma criação responsável.

E isso é a NOSSA RESPONSABILIDADE e vejam em FP 2:12 diz:

“assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes não só na MINHA PRESENÇA, porém, MUITO MAIS AGORA NA MINHA AUSÊNCIA, desenvolvei a vossa salvação com TEMOR E TREMOR”

Temos uma responsabilidade de desenvolvermos a nossa Salvação e em sermos FILHOS DE DEUS e virmos a ser SERES ESPIRITUAIS e se nós não cumprirmos essa responsabilidade pode então acontecer que venhamos a ter um aborto espontâneo por causa de nós e não por causa de Deus!

Olhem e vejam também em 2 CO 5:17 diz:

“e assim se alguém está em Cristo é NOVA CRIATURA”

Somos uma criação nova! Cada um de nós tem uma responsabilidade e temos que nos arrepender, temos que ser batizados, é uma decisão nossa e de nossa inteira responsabilidade depois a promessa é que após o batismo pela imposição das mãos receberemos o Espírito Santo de Deus, isto é, somos gerados e somos uma nova criação e nova criatura.

Depois temos que ser alimentados pelo Espírito de Deus vivendo esse caminho e por isso precisamos de ser responsáveis e essa é a nossa responsabilidade; e assim nosso Deus é fiel e não há dúvidas alguma que Ele é fiel!

Mas eu e você, nós, precisamos de sermos uma criação responsável, por ex, sabemos que há pessoas que observam o Sábado de uma maneira muito estrita, por ex, desligam as luzes, e até certas coisas muito extremas, digamos assim.

Quando pensamos um bocadinho mais acerca disto é que essas pessoas na realidade não estão a adorar a Deus, mas estão a adorar o Sábado e que é uma forma de idolatria e foi o que aconteceu no tempo de Cristo onde os fariseus acusaram a Cristo por CURAR NO SÁBADO e vejam em JO 5:17 diz aí que Jesus e o Pai trabalham então vamos ler:

“Meu Pai trabalha até agora e Eu trabalho também”

Mas, é importante entendermos o contexto e aqui em JO 5 é que um paralítico foi curado e foi no dia de Sábado e por isso eles (fariseus) disseram:

“hoje é Sábado e não te é lícito carregar o leito assim como curar”

E vejam no v. 16 que diz:

“e os judeus perseguiram Jesus porque fazia estas coisas no Sábado”

Ora, há trabalhos e há trabalhos; e sim, há certos trabalhos que são proibidos no Sábado, trabalho de não recebermos o nosso rendimento do trabalho que fazemos dia a dia durante 6 dias de uma semana.

Mas onde que está a proibição contra o crescimento espiritual da cura espiritual no Sábado? Contra liberar de doenças? Ou qualquer outra deficiência física?

E por isso Jesus Cristo, nesse contexto, está a dizer no contexto de Sábado; diz: Meu Pai trabalha até agora e Eu trabalho também; no Sábado; o Pai e Jesus Cristo são produtivos e trabalham e estão a fazer uma obra.

E qual é o trabalho principal Deles? O que Deus está fazendo em nós, é esse o trabalho principal Deles; e sim, Eles mantém o planeta, as estrelas, o Universo, mas a obra mais importante é o que eles estão a fazer em nós! E estão a criar em nós! E isso é uma obra que é diária, mas principalmente no Sábado.

E essa obra, então, de Deus criar em nós uma nova criatura e nova criação está ligado ao que? A nossa receptividade de nós recebermos a chamada de Deus e respondermos a essa chamada porque você pode estar a tentar dizer a pessoas o caminho e a verdade de Deus e, infelizmente, não vão entender, e não vão receber e não vão ser receptíveis.

Por quê? Porque não a querem e não estão receptivos e por isso não podemos dar uma coisa a quem não queira receber? E por isso o SUCESSO desta obra de Deus está ligada à nossa receptividade e à nossa resposta ativa e diária a sua chamada.

Então, qual é a responsabilidade de Deus? É Ele que tem que fazer o recebimento para nós, é Ele que tem que fazer o arrependimento em nós, sim, e Ele nos dá a capacidade de podermos nos arrepender! Mas, nós é que temos que ser receptíveis e temos que responder a essa chamada e temos que nos arrepender!

Ele nos dá essa oportunidade, mas nós temos que nos submeter e responder e vejam, por ex, FP 2:12 diz:

“assim, pois, amados irmãos, sempre obedecestes na minha presença e muito mais agora na minha ausência e desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”

A nossa responsabilidade, a nossa receptividade, a resposta ao chamado de Deus é nossa responsabilidade e isso é o que Deus precisa de nós e que sejamos responsáveis para o nosso criador e sim, essa é a nossa responsabilidade. E vejamos em 1 TS 5:19 que diz:

“não apagueis o Espírito”

Como seria isso possível não apagar o Espírito? O que é apagar? Por ex, vocês têm um fogo na lareira e para o apagar requer um pouco de trabalho, às vezes, como pôr água, ou seja, o que for e então o fogo deve apagar por completo! E por isso pode demorar um pouco e por isso diz: “não apagueis o Espírito”

E, por isso, quer dizer que não estamos a responder diariamente as necessidades do Espírito e então estamos interiormente a apagar e uma escritura semelhante a essa é: EF 4:30 que diz:

“não entristeçais o Espírito de Deus no qual fostes selados para o dia da redenção”

E o que isso quer dizer? Quer dizer que vamos bloquear, e vamos diminuir o impacto, e eventualmente com essa, digamos assim, diminuição desse impacto eventual, iremos apagar o Espírito!

Isso é que não vamos dar o devido crescimento que deveríamos de ter! E por quê? Porque podemos quebrar até esse selo e esse selo precisa de estar em nós até o DIA DO RETORNO DE JESUS CRISTO.

E por isso; quando quebramos esse SELO estaremos a usar o ESPÍRITO SANTO de uma maneira irresponsável, como um mal uso, ou melhor, não O estamos a usar e estamos a ENTRISTECÊ-LO até que podemos apagá-lo!

E vejemos, então, uma parábola muito interessante neste contexto, A PARÁBOLA DOS TALENTOS, um ganhou 5, outro 2, mas tem um que escondeu seu talento que está em MT 25 e diz no v. 25:

“escondi na terra, receoso, e diz: olha está aqui o teu talento”

Ora, se vê aqui que Jesus Cristo disse:

“devias, pelo ao menos, então, entregar esse talento ou dinheiro aos banqueiros e quando voltasse receberia juros do que é meu”

Que seria um mínimo de certo crescimento e aqui está a falar de um ponto espiritual e vejam também no v. 30 que diz:

“servo inútil, esse que não trabalhou, não produziu e não fez esse talento ou talentos crescerem”

Ora, quantas pessoas que tem o Espírito Santo de Deus hoje em dia? Sabemos que, hoje em dia, são muito poucos; e Jesus Cristo retornará e isto é UM FATO!

Haverá uma ressurreição! É um fato! Para aqueles que usaram o Espírito Santo e cresceram no Espírito Santo e não esconderam este talento do Espírito Santo estarão em pé e por quê?

Porque houve crescimento e foram uma criação responsável e arrependeram-se, limparam-se na vida deles e estiveram diariamente a responder a guia do Espírito Santo de Deus até que chega a um ponto em que Cristo é formado em nós e vejam em GL 4:19 diz:

“meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto até ser Cristo formado em vós”

E isto é uma grande responsabilidade que nós temos, é nossa responsabilidade e temos desafios e problemas na vida e qual de nós que não os tem? Todos nós temos!

O problema é que somos muito teimosos ou muito duros, ou seja, qual for a nossa falha e isso demora tempo sendo dia a dia a mudar, e a mudar; é como você tivesse uma jarrinha para pôr todas as moedas que tem!

E tendo essa jarrinha ou jarrão e vai pondo uma ou duas moedas que tenha de sobra ao fim do dia e vai colocando essas moedas diariamente, ao fim do mês já terá algumas, ao fim do ano muitas mais, e quem sabe ao fim de alguns anos seja um jarrão cheio e pesado! E como é que veio a ficar pesado?

Porque foi de dia a dia sendo colocado essas moedinhas nesse jarrão que nós temos que trabalhar nas nossas dificuldades, nos nossos conceitos incorretos, nas nossas ideias incorretas, nas nossas perspectivas incorretas, nas nossas personalidades onde temos falhas, nas nossas atitudes de dia a dia como fosse a moedinha do dia a dia, nos nossos problemas, nas nossas paixões, motivações, nas nossas ações e reações e sejam quais dificuldades que as tenhamos devemos ter que vencê-las de dia a dia, de passo a passo.

E temos que crescer até Cristo ser formado em nós. Um crescimento espiritual e essa é a nossa responsabilidade e vejam também em EF 4:15 diz:

“mas seguindo a verdade em todos, cresçamos em tudo Naquele que é a cabeça: Cristo”

Temos que crescer em tudo até sermos como Cristo é; e nós temos várias responsabilidades como: maridos, esposas, pais ou filhos, irmãos, vizinhos e como é que eu tenho, uma pergunta que me tenho de perguntar e você também:

COMO É QUE NÓS TEMOS ATUADO EM TODAS AS NOSSAS ÁREAS?

Estou sendo mais de dia a dia, devagarinho, cada dia, de dia a dia, estou a tornar-me como Cristo é? Estamos a crescer em tudo Naquele que é a cabeça: Cristo? Está Cristo a ser formado em nós?

Ora, sabemos por ex, o apóstolo Pedro, não foi e está claro o apóstolo chefe e não foi o pastor líder e sim foi Cristo, mas foi um dos principais, digamos assim, apóstolos e Ele escreveu e sabemos que foi uma pessoa que falava muito facilmente e que foi um grande líder entre os apóstolos, certamente.

E ele escreveu duas cartas em 1 PE e 2 PE e possivelmente ele deve de ter ponderado como concluir a segunda carta e possivelmente ele deveria ter percebido que esta carta viria a ser parte das escrituras.

E então ele ponderou e pensou: como eu vou concluir esta carta como mensagem, digamos assim, importante ao fim dessa carta? E então vemos em 2 PE 3:18 na sua conclusão diz:

“CRESCEI NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO”

Temos que crescer na graça, na maneira de ser, no nosso caráter e no conhecimento quer dizer que como Cristo é para sabermos qual é a nossa meta e temos que crescer.

E por isso vemos que temos que crescer, temos que ser a imagem e a semelhança de Deus e ao fim de contas lemos em GN 1:26 quando Deus nos criou fisicamente, e incialmente, na Sua imagem e semelhança, mas a intenção de Deus para nós sermos na imagem e semelhança dele espiritualmente.

E por isso estamos a ter que crescer até chegarmos a um ponto em que Deus vê suficiente caráter e características Dele em nós e para Ele, então, nos dar A VIDA ETERNA.

Isto é, o que Deus está a querer de nós: de que sejamos uma criação responsável! e vejamos em 2 CO 3.3 que diz:

“estando já manifestos com carta de Cristo produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, e não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos nossos corações.

A lei de Deus e o caminho de Deus, e o caráter de Deus e a maneira que Deus é, amor, está escrito em nossos corações e nas nossas mentes pelo Espírito de Deus.

Então, o que o Espírito de Deus escreve em nós? E quando somos gerados pelo Espírito Santo de Deus, após o batismo, após a imposição das mãos então Deus nos dá o Seu Espírito então somos gerados como filhos e filhas de Deus!

Digamos assim, somos semeados com o código genético espiritual da natureza de Deus e esse, digamos assim, é como no nosso momento físico onde primeiro houve o momento da concepção em que viemos a ser um novo ser humano.

E nós recebemos o código genético de ambos os nossos pais e mesmo como somos gerados pelo pai celestial é o início da vida espiritual e somos gerados e recebemos a genética espiritual, digamos assim, entre aspas, da natureza de Deus; e vejam em GL 5:22-23 onde fala acerca do fruto do Espírito Santo o que Deus está a escrever em nossos corações:

“amor, alegria, paz, longanimidade (paciência), benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”

Isto é o que Deus está a escrever nos nossos corações conforme vamos crescendo espiritualmente embora uns cresçam mais depressa do que outros, tudo bem, já estamos a crescer assim como e de uns crescem mais em paciência, outros em fidelidade, ou outros crescem mais depressa em mansidão, mas todos esses atributos têm e devem de crescer.

 

“visto como pelo Seu divino poder nos tem sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória em virtude pelas quais nos tem sido doadas por suas preciosas e muito grandes promessas para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina livrando-nos das corrupções das paixões que há no mundo”

E, por isso irmãos, temos que ser coparticipantes da natureza divina a qual está semeada em nós e essa tem que crescer, desenvolver, brotar, é como uma criança pequenina que não cresce para ser um adulto de um dia para outro.

Demora dias, meses, anosa se desenvolver e vai crescendo de dia a dia até vir a ser um adulto e por isso é um processo que demora tempo e em 2 CO 4:16 diz:

“por isso não desanimamos, pelo contrário, mesmo que nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia”

Irmãos, sabemos que conforme os anos passam vamos sentindo mais dores aqui ou acolá, isto não funciona como funcionava, as mãos não são tão fortes como eram, os joelhos começam a dar problemas, ou seja, estamos a corromper diariamente e fisicamente.

e diariamente vemos que isso por fora, pelo exterior, estamos a ficar corrompidos, mas o nosso interior, por dentro, o nosso coração, as nossas atitudes e a nossa maneira de ser devemos estar adicionando diariamente de dia a dia e a dar de dia a dia.

Vou me esforçar hoje para vencer hoje e amanhã me esforço para amanhã, ou seja, de dia a dia como falado acima a respeito das moedas do jarrão que tem um efeito acumulativo até um dia Deus ver uma imagem espiritual Dele em você!

Sim, Deus podia nos fazer seres espirituais a qualquer momento e isso é uma questão do poder Dele, mas Deus vai nos fazer seres espirituais quando for uma decisão sábia do lado Dele, pois, Ele tem o poder de nos fazer seres espirituais a qualquer momento.

mas a mente de Deus, o Seu caráter., a Sua sabedoria, a Sua responsabilidade e a fidelidade Dele não lhe permite fazer, você e eu, um ser espiritual até que nós estejamos prontos e tenhamos imagem suficiente Dele em nós! De que Cristo está a ser formado em nós!

Então, quando houver imagem suficiente Dele em nós, de certeza, Ele nos fará seres espirituais; bem falecemos, dormimos e seremos seres espirituais à vinda de Cristo, está claro, sendo isso que estou a mencionar.

Então, por isso, o que Deus necessita de nós? Sim, ele precisou no passado, e estou falando de pessoas que hoje em dia como vocês que tem o Espírito Santo de Deus; Ele precisou no passado do nosso arrependimento e da nossa cooperação inicial.

Embora, agora, Ele necessita da nossa contínua cooperação para crescermos espiritualmente; Ele necessita da nossa receptividade e da nossa resposta à chamada e precisamos de estar a responder a chamada Dele e vejam em SL 66:18 que diz:

“se, eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido” na ARC e ACF diz:

“se eu atender à iniquidade do meu coração, o Senhor não me ouvirá”

O Que está a dizer é: se sabes se eu atender à iniquidade e se sabes que estás a fazer errado então não podes ter um relacionamento com Deus e então Ele nos ouve; e vejemos por ex a situação em JO 9:

Neste capítulo temos a situação de uma pessoa que era cega desde o nascimento e que foi curado no dia de Sábado e depois lemos que houve uma disputa entre ele e acusaram: como é que foste curado? E então se vê aqui no v. 31 que disse o homem:

“sabemos que Deus não atende a pecadores, pelo contrário, se alguém ama a Deus e pratica a sua vontade, a este Ele atende”

Deus não ouve pecadores, ora, está claro que Deus sabe de tudo que se passa, mas Ele não tem relacionamento com pecadores e vejam em 2 TM 2:19 diz:

“então, o firme firmamento de Deus permanece e deste selo: o Senhor conhece o que lhes pertencem e mais: aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”

O Senhor conhece, mas temos que nos apartar da injustiça e temos que nos afastar da iniquidade e tem que haver este crescimento de dia a dia; é assim, como lemos a pouco que em 2 CO 3.3 que vemos que Deus escreve no nosso coração e vejam também em FP 1:19 diz:

“porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica, e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo me redundará em libertação”

Está aqui a dizer que isto tudo é pela súplica e pela provisão do Espírito de Cristo; pois, Deus nos dá o Espírito Santo de Deus, é originado de Deus, é o único pelo qual que podemos ter sucesso espiritual.

E essa força e energia vem de Deus assim como esse poder que também vem de Deus! De maneira que nós não podemos nos glorificar a nós próprios como: que eu fiz assim tão bem! E vejamos e 1 CO 1:29 diz:

“a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”

E nenhum de nós podemos nos glorificar a nós mesmos como: que nós fizemos isto sozinhos, não, pois temos uma responsabilidade de sermos receptíveis, assim como receber e responder a essa chamada., e temos que nos esforçar e fazer a nossa parte, mas a força, a energia, o código genético e isso tudo vem de Deus e temos que usar!

Nós não podemos apagar isso, não podemos entristecer o Espírito Santo de Deus, a provisão vem de Deus e temos que usar; e tem que haver este movimento ou este fluxo, digamos assim, e este relacionamento tem que estar ativo e tem que haver e fluir; e veja em JO 3:24 diz:

 

E precisamos de estar a usar o Espírito Santo de Deus, precisamos de guardar, de viver e pôr o Espírito Santo de Deus em prática; e em praticar o caminho de Deus que é baseado nos mandamentos de Deus que é o amor.

E por isso estar nesse movimento e fluxo, neste relacionamento, precisamos de guardar, e de viver, e tem que haver um movimento, por ex irmãos, eu digo: eu vou tomar notas do que você está a dizer e você toma um livro de apontamentos e tem a lapiseira, mas não há movimento, ou seja, não está a escrever nada.

É neste movimento que há um crescimento e o Espírito Santo de Deus tem que estar a mover pois ele é energia, poder, mas não pode ser enterrado como na parábola que lemos a pouco onde o talento foi escondido.

Porque se você está a enterrar isto você está apagando e está também entristecendo porque não há este movimento e nós temos que guardar, praticar, viver, exercer o caminho de Deus.

E este movimento e fluxo de Deus a fluir por nós e dar resultado em ações e palavras, em frutos, benefícios para o próximo e em JO 7:38 diz e isso foi ao fim do último dia da festa e início do OITAVO DIA, O GRANDE DIA, a festa à volta do pôr do sol e aqui está o ponto importante que diz:

“quem crer (aprender, praticar) em Mim como diz a escritura do seu interior fluirão rios de água viva”

Sim, esta água viva vem de Deus, mas cresce em nós e vai crescer e vai fluir em nós para outros e sairá de nós e por isso á um fluxo ou movimento, há uma ação e palavras da maneira que dizemos não machucamos s outras pessoas? Não as magoamos? Encorajamos as pessoas?

Porque ao fim de contas todos temos problemas e todos temos dificuldades, assim como todos dizemos coisas erradas e somos seres humanos e falhamos, mas as nossas palavras e ações precisam ser de acordo com o Espírito Santo de Deus para fluir rios de águas vivas.

E por isso este movimento é parte deste crescimento dessa vida espiritual que começa com o desejo: desejamos, somos batizados, ainda não somos espírito, mas começou a vida porque O recebemos e fomos gerados pelo Espírito Santo de Deus.

Então, vejamos em JO 1:10-12 que diz:

“o Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio Dele, mas o mundo não O conheceu e veio para o que era Seu e os Seus não O receberam, mas a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus a saber: aos que creem no Seu nome.

Por isso, tem que haver uma receptividade; são chamados e receberam e lembrem-se nas escrituras diz: muitos são chamados, mas poucos são escolhidos, por ex, MT 22:14.

Esses perderam porque não foram escolhidos, perderam a oportunidade de estarem na PRIMEIRA RESSURREIÇÃO e por quê? Não houve a RECEPTIVIDADE naqueles chamados e não responderam à chamada e vejamos por ex em AP 22:17 diz:

“o Espírito e a Noiva dizem: VEM; aquele que ouve, diga: VEM; aquele que tem sede: VENHA e quem quiser receba de graça a água da vida”

Venham! Tem que haver este desejo! Temos que ser RECEPTIVOS! Temos que continuar a responder!

Essa é a nossa responsabilidade para sermos uma criação responsável.