A religião importa para a salvação?

Você está aqui

A religião importa para a salvação?

Download (Baixar)
MP3 Audio (41.4 MB)

Download (Baixar)

A religião importa para a salvação?

MP3 Audio (41.4 MB)
×

A religião é um relacionamento de devoção a Deus. A religião é baseada em doutrina. E a doutrina é o ensino, as crenças que nós acreditamos e praticamos. E se o que praticamos - se o que fazemos - é pecado, então tem como salário a morte. Sim - A religião importa para a salvação! Este sermão da Igreja de Deus Unida aborda este assunto em maior detalhe e prova da Bíblia que o ensino de Jesus Cristo afeta a sua salvação.

Transcrição

A RELIGIÃO IMPORTA PARA A SALVAÇÃO?   -    29.02.2020

Sermão do ministro Jorge de Campos

 

Bom da ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

A religião importa para a salvação? O que é religião?

Religião é o relacionamento de devoção para com Deus, para com o verdadeiro Deus ou em certos casos em outras religiões é um relacionamento com deuses falsos.

Queridos irmãos religião é um sistema de crenças do que é divino, das crenças que são divinas.

A religião é uma comunidade de crentes com práticas semelhantes e por isso a religião é baseada na doutrina e a palavra doutrina significa ensino ou ensinamento por isso quando estamos a falar de doutrina estamos a falar de ensino.

Aqui está a pergunta: a religião importa para a nossa salvação? Ou em outras palavras: a doutrina e o que ensinamos afeta a nossa salvação? Como disse a doutrina, o ensino, são as nossas crenças, o que nós acreditamos e nós fazemos o que acreditamos; sim, acreditar quando acreditamos numa pessoa ou numa coisa fazemos o que essa pessoa diz; se acreditamos que por ex. comer certas comidas fazem bem para nós então vamos comer essas comidas.

Se acreditamos que precisamos dormir porque estamos cansados se não vamos ficar doentes vamos dormir e vamos nos esforçar para fazer isso.

O que acreditamos conduz ao que fazemos por isso é a religião e conduz a doutrina, ao ensino, as nossas crenças, são o que nós acreditamos e é isso que afeta o que fazemos.

Por isso o que acreditamos afeta como nos comportamos, afeta à nossa maneira de viver e sim afeta o nosso relacionamento de devoção a Deus.

Repetindo então a maneira que vivemos afeta o nosso relacionamento de devoção a Deus? Está claro que sim! A maneira que vivemos afeta a maneira de nosso relacionamento de devoção a Deus.

 

Ora visto que a religião afeta a maneira de vivermos então a religião importa para a nossa salvação? É óbvio que sim! Em outras palavras a doutrina, a religião, o que ensinamos, o que cremos, o que praticamos afeta a nossa salvação.

Então dizer que a religião não importa para a salvação é uma mentira e isto estou falando logicamente mas pensem quem é o pai das mentiras; JO 8:44 Jesus Cristo a falar diz assim: “vós sois filhos do diabo que é o vosso pai e quereis fazer-lhes os desejos, vocês querem fazer o que satanás quer que vocês façam porque satanás foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade porque em satanás não há verdade” e quando  ele profere a mentira e queridos irmãos quando nós estamos a proferir mentiras e a dizer mentiras, cuidado!

“E quando ele profere mentiras fala do que lhe é próprio, do caráter dele porque satanás é mentiroso e PAI DA MENTIRA”.

Deixe-me por isto claro irmãos se você diz que a religião não importa para a salvação você está a dizer o que satanás diz; se você diz o que você faz afeta a salvação você está a dizer o que o diabo diz.

você já ouviu alguma pessoa alguma vez dizer desde que acredite em Cristo tudo o resto não importa, o que é preciso é acreditar em Cristo tudo o resto não faz mal.

Queridos irmãos isso é igualmente fala do diabo e o que é que a Bíblia diz não é o que eu digo, é o que a Bíblia diz?

1 JO 2:3-4: “aquele que diz eu o conheço, acredito em Cristo, eu conheço Cristo, eu sou um cristão, e não guarda os seus mandamentos; quais são os mandamentos? Os 10 mandamentos da lei de Deus, é mentiroso”!

“E nele não está a verdade, aquele, entretanto que guarda a sua palavra nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus”; aquele que guarda a palavra de Jesus Cristo e guarda os mandamentos de Deus nessa pessoa está a ser aperfeiçoado o amor de Deus porque Deus é amor e os seus mandamentos são amor.

E nisto sabemos que estamos Nele, você guarda os mandamentos da lei de Deus você está em Deus e acreditamos no que Ele diz.

Por isso você diz: eu acredito em Cristo, se você diz eu sou cristão mas você não faz o que Cristo diz para você fazer tal como os seus 10 mandamentos você é um mentiroso e você é um filho do diabo;

Veja em TG 1 vamos começar a ler do v. 22: “tornai-vos, pois, praticantes da palavra”; está claro é a palavra de Deus, o que Deus diz e os 10 mandamentos são da palavra de Deus que o próprio falou no monte Sinai foram os 10 mandamentos de Deus.

E não somente ouvintes e não estejam só a ouvir, enganando-se a vós mesmos, iludindo-se a vós mesmos, temos que praticar, não é só ouvir, praticar; “por isso se alguém ouvinte da palavra e não praticante assemelha-se ao homem que contempla no espelho o seu rosto natural pois a si mesmo se contempla e se retira e para logo se esquece como era a sua aparência”.

“Mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, que são os 10 mandamentos da lei de Deus, a lei da liberdade e nela persevera não sendo ouvinte negligente mas sendo operoso praticante que pratica dedicadamente esse será bem aventurado no que realizar”.

Queridos irmãos temos que ser cumpridores praticantes da lei, precisamos de fazer o que a Bíblia diz para nós fazermos e não sou eu a falar é a Bíblia por isso então TG continua: “se alguém quer ser religioso, se você quer ter uma verdadeira religião, deixando de refrear a língua, cuidado com o que vocês dizem com essa boca, estão a dizer mentiras, cuidado, antes enganando o próprio coração, iludindo a vós mesmos com mentiras dizendo: óh religião não importa para salvação, isso é uma mentira, e cuidado com o que sai da boca porque não estão enganando o seu próprio coração mas a enganar outros que é ainda pior.

Estão a enviar outras pessoas para o lago de fogo, se você não quer a vida eterna é sua a decisão mas não puxe outros consigo para o lago de fogo, não esteja a iludir a outros.

Assim, se você supõe ser religioso e não está a controlara a sua língua dessas mentiras, está enganando o seu próprio coração, a sua religião é em vão!

Então religião importa para a salvação? Está claro que importa!! Por isso a boa religião, pura, sem mácula e aqui identifica 3 pontos principais:

  1. Cuidado como o que dizemos, precisamos de ter cuidado com o que sai da boca, é o que diz aqui: a religião pura e sem mácula para o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações até ter amor para com os outros para os que estão em dificuldades e guardar-se de não estar contaminado no mundo.

E por isso aqui ele falou de 3 assuntos:

  1. Você quer ser religioso cuidado com a sua boca, ponto 1;
  2. Cuidado com o que vocês dizem, ponto 2;
  3. Amor para com os outros que estão com tribulações, como órfãos e viúvas que estão a ter dificuldades.

Pessoas que estão com grandes pressões, dificuldades na vida, pressões talvez porque o marido ou a esposa não sejam fiéis e a por pressão na outra pessoa e dificuldades de outras pessoas a porem a eles no trabalho e sei lá, e orar e visitar e caso não possa visitar, telefone a eles, dê-lhes um encorajamento.

E em quarto lugar se guardar incontaminado do mundo! Isto é, manter-se puro, manter-se sem pecar.

Ora, como é que nós podemos nos manter incontaminados do mundo?

Veja em TG no mesmo cap. No v. 12-15: “bem aventurado o homem que se porta com perseverança aprovação porque depois de ter sido aprovado receberá a coroa da vida eterna a qual o Senhor prometeu aos que o amam; ao ser tentado diga: sou tentado por Deus”.

As tentações que você tenha para pecar, para quebrar as leis de Deus, não pode dizer estou a ser tentado por Deus porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta para fazerem o mal.

Sim, as provações não são tentações, as provações são testes, pessoas estão a por pressão em você e são provações se você vai ou não passar o exame e Deus permite você passar por estas provações mas Deus não está a tentar a você para pecar, Deus permite você passar por testes e provações para você ficar uma melhor pessoa mas Deus não está a tentar para você pecar.

V. 14: “porque ao contrário, cada um é tentado, você e eu somos tentados, pela nossa própria cobiça, pelo nosso próprio desejo” e é como se fosse uma isca quando uma pessoa, pescador, e põe esta isca e esta coisa para chamar a atenção do peixe.

Esta coisa que temos aqui na carne, a cobiça da carne, e esta isca e cobiça, este desejo nos atrai e depois nos seduz e depois ficamos cativados por esse desejo e a pensar mais nisso.

Então essa cobiça e esse desejo de pois de haver concebido, isto é, você continua nesse pensamento, estar aí essa tentação e você continua nisso e depois você vai cair.

Então dá à luz ao pecado, ser tentado não é necessariamente pecado, o que é pecado é quando você cai debaixo dessa tentação; o pecado é quando você não vence essa cobiça e tentação da natureza humana.

E o pecado uma vez consumado gera a morte e o salário do pecado é a morte, RM 6:23.

Então pergunto: a religião importa ou não importa para a salvação? Está claro que importa porque a nossa religião como disse temos aqui no fim do v. 26 e 27 TG 1, precisamos de ter cuidado com o que dizemos, precisamos de ter amor com aqueles que tem dificuldades e precisamos de guardar-nos para não estarmos contaminados com o mundo!

E para não sermos tentados pelas fraquezas da carne e não deixarmos isso e cai debaixo dessa tentação, e conceber e gerar o pecado que ao fim de contas vai gerar a morte.

Veja aqui em TG 2:10: “pois qualquer que guarda toda a lei mas tropeça em um só ponto se torna culpado de todos”; as vezes você dia uma pessoa por ex. faz uma coisa que não devia ter feito e para esconder isso vai mentir a dizer olha eu não fiz isto quer dizer quebra uma lei para cobrir outra e vai assim até quebrar todas as outras leis.

“porquanto aquele que disse: não adulterarás também ordenou: não matarás”; aquele que disse não roubes também disse não mintas; “ora se não adulteras, porém, matas vens a ser transgressor da lei”; ora se não estás a roubar, mas estás a mentir estás a ser transgressor da lei e geralmente um causa o outro também.

Então qual dos 10 mandamentos você o pode quebrar? Ou podes ter outros deuses? Não, não podes ter outros deuses ou posso usar o nome de Deus em vão? E não pode usar o nome de Deus em vão posso mentir? Não podes mentir, ou posso cometer adultério? Não, não podes cometer adultério, posso cobiçar? Não podes cobiçar as coisas dos outros ou a mulher do outro ou cosas assim e não posso cobiçar.

Qual é o que você pode quebrar? Porque diz; se eu acredito em Cristo o que importa o resto das leis? Não importa.

Ah sim? Você pode matar agora? Você pode assassinar? Porque acredita em Cristo? Você pode mentir porque acredita em Cristo?  Você pode roubar porque acredita em Cristo? Está claro que não!

Ah, mas pode quebrar o Sábado e por que? Por que é que as pessoas fazem sempre uma desculpa acerca do Sábado? Não fazem uma desculpa acerca do domingo mas por que fazem uma desculpa acerca do Sábado?

Qual é a lei que você pode quebrar que se você quebra uma, quebra todas?

Temos que obedecer a todas e a todos os 10 mandamentos.

Veja no v. 19, TG 2: “crês tu que Deus é só um? Fazes bem, os demônios creem e tremem, queres, pois, ficar certo ó homem insensato de que a fé sem obras é inoperante?”

Você sabe que a fé sem obras é inoperante, é morta? A fé tem que ter obras!

“Não foi por obras que Abraão nosso pai da fé foi justificado quando ofereceu sobre o altar o próprio filho Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras e com efeito foi pelas obras que a fé se consumou e se cumpriu a Escritura que diz: ora Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça porque ele creu”; porque obedeceu, porque fez, porque quando você acredita em você faz!

“E por foi chamado amigo de Deus e verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente”.

Se as pessoas dizem: sou justificado por fé somente, não! Tem que ter obras também.

Desde que acredite em Cristo todo o resto não importa e como.

estamos a ver de acordo com a Bíblia é uma mentira diabólica.

E por que as pessoas não querem obedecer a Deus? Por que não querem obedecer às leis de Deus? Por causa da sua cobiça e das suas paixões e assim tem uma desculpa por ex.: ora, Deus não existe e se Deus não existe não preciso de obedecer a Deus e por isso não há lei de Deus e posso desobedecer e por isso posso cometer adultério ou o que queira fazer.

É uma desculpa para justificar a sua própria natureza humana, é diabólico!

E quando quebram um mandamento acabam por quebrar a todos os outros.

Queridos irmãos se alguém está a mentir a você a dizer: a religião não importa para a salvação não deixe essa pessoa mentir e diga: não concordo!

Tenha a coragem de dizer: não concordo!

Se a pessoa diz: desde que acredite em Cristo o resto não importa, não esteja a dizer: ah, sim, sim mas diga: não concordo!

Não pode estar na conversa e simplesmente a dizer: sim, sim, sim; por que? Para ser amigo desta pessoa? Sim, queremos ser amigos das pessoas porque emos amor para com elas mas você está a ter acepção de pessoas? Está a tratar uma pessoa de maneia diferente de outra? Porque ao fim de contas, você está a tratar mau Deus por causa dessa pessoa porque você está a ter acepção de Deus.

Mas você tem que colocar Deus primeiro.

TG 2:1 diz: “meus irmãos não tenhais a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo Senhor da Glória em acepção de pessoas”; muito menos com acepção para com Deus.

Olha vou dizer: sim, sim para não parecer mal com aquela pessoa mas você estará mal perante Deus, cuidado!

Quais são os 4 primeiros mandamentos da lei de Deus e são basicamente amor para com Deus e os outros 6 são amor para com o próximo.

Primeiro mandamento: não podemos ter outros deuses, Deus é primeiro.

Segundo Mandamento: adoramos só a Deus, não respeitamos outros deuses.

Não podemos tratar outra pessoa como se fosse um deus por isso vou dizer a ela: sim, sim quando não acredito nisso e tenho que dizer a verdade.

Terceiro: não podemos usar o nome de Deus em vão, ora se você é um cristão mas a sua prática não está a demonstrar que você é um cristão as pessoas vão dizer: olha cristão é ser desta maneira eu não quero ser um cristão, se um membro da igreja de Deus está a conduzir ou comportar-se dessa maneira não quero ser membro da igreja de Deus.

O que você está a dizer? Você está a usar mal o nome de Deus está a usar o nome de Deus em vão!

Por isso se você é um verdadeiro cristão e você é um membro da igreja de Deus, você precisa de ter muito cuidado com seu comportamento para não usar o nome de Deus em vão para as pessoas não estarem a dizer: olha se é isso que é ser um verdadeiro cristão eu não quero ser um cristão.

E o quarto mandamento, que é desses quatro de amor para com Deus: é guardar o Sábado.

Então o que as pessoas dizem: Ah isso é para os judeus, isso não é para nós, cristãos, porque Jesus Cristo mudou o Sábado para o domingo e aonde é que está isso na Bíblia? Ou que Jesus Cristo ressuscitou no domingo, não, não ressuscitou no domingo pois quando foram no sepulcro ao domingo Ele já não estava lá pois ressuscitou ao fim do Sábado.

Essa é outra estória mas dizer que Ele ressuscitou no domingo é mentira! Mais outra mentira de satanás.

Oh o Sábado e os Dias Santos de Deus são judeus; queridos irmãos não são judeus são de Deus!

Oh o Sábado e os Dias Santos não são para todas as nações são para os judeus para a nação judaica, não queridos irmãos, Sábados e Dias Santos são de Deus para a humanidade!! Para todo o homem! Por causa do homem!

Quando uma pessoa está a dizer que o Sábado e os Dias Santos são só para este grupo de pessoas você está a mentir porque não é isto que a Bíblia diz.

Então você está a causar ou a encorajar a outras pessoas a quebrarem as leis de Deus!! É como você estivesse a dizer a pessoas que você pode cometer adultério porque adultério é só para os judeus, porque não matar só para os judeus, porque não roubar é só para os judeus mas é lei de Deus para todo o mundo!!

Leia comigo se faz favor MC 2:27 Jesus Cristo falando disse assim: “o Sábado foi estabelecido por causa do homem e não o homem por causa do Sábado”; Jesus Cristo não disse: o Sábado foi estabelecido para o judeu, não, não disse isso, o Sábado foi estabelecido por causa do homem, da humanidade.

Para o ser humano, seja ele brasileiro, seja espanhol, argentino, seja ele angolano, seja ele moçambicano, português, chinês, seja ele de onde for, o Sábado foi feito por causa do homem!! Para a humanidade!

E foi feito na criação como vocês sabem em GN 1-2 e Deus descansou depois da criação do homem, criou tudo e descansou no Sábado, no Sétimo Dia e o santificou.

LV 23:1-4 diz o Senhor a Moisés: “fala aos filhos de Israel e diz-lhes as festas fixas do Senhor”; sim estava a falar aos israelitas mas está escrito aqui para todos nós tal como os 10 mandamentos foram dados aos israelitas como nação mas vem através deles até todos nós.

“são as festas fixas do Senhor que as proclamareis serão santas convocações são as minhas festas, seis das trabalhareis mas no Sétimo será o Sábado, descanso solene, santa convocação, nenhuma obra fareis, é Sábado do Senhor em todas as vossas moradas”.

Queridos irmãos até nos 10 mandamentos o quarto mandamento diz: lembra-te do Sábado, não disse: olha, agora estou a criar o Sábado, não, o Sábado já exista desde o tempo de Adão e Eva, LEMBRA-TE DO SÁBADO.

Depois no v. 4 diz: “são as festas fixas do Senhor, santas convocações e porque comemorareis em tempos determinados e depois está a descrever os vários dias santos das festas do Senhor e para toda a humanidade.

Queridos irmãos então Jesus Cristo vai dizer isso? E depois vai mudar? Olha, fiz um erro, pensei bem, imagine Jesus Cristo a dizer isto? Olha fiz um erro eu disse que era o Sábado, AH, agora vou mudar para o domingo, eu fiz um erro; você acha que Jesus Cristo foi ontem uma coisa e hoje é outra coisa? É isso o que você lê na Bíblia? Jesus Cristo é ontem uma coisa e hoje é outra coisa? Mudou de ideia?

Leia aqui em HB 13:8: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”; quando Jesus Cristo disse que criou o Sábado por causa do homem não disse que criou o domingo por causa do homem, não mudou de ideia.

Olha pensei no Sábado mas fiz um erro de qual da eu iria ressuscitar e estou a mudar agora para o domingo, maluquice.

Deus faz tudo a seu próprio tempo e não errou! Ele disse que ia estar na sepultura por 3 dias e 3 noites, irmão você não encaixa 3 dias e 3 noites como se lê em MT 12:40, não encaixa isso de sexta feira a tardinha até domingo de manhã.

Não há 3 dias e 3 noites por isso Jesus Cristo não morreu numa sexta e sim numa quarta a tardinha, na quinta era um Sábado anual e ele esteve na sepultura, na quinta, na sexta e sábado e ao fim do Sábado ressuscitou.

Esteve na sepultura ao fim de quarta-feira, depois temos quinta, sexta e sábado e ao fim desses 3 dias e 3 noites Ele ressuscitou, ao fim do Sábado e ao domingo quando foram lá no primeiro dia da semana ele já não estava lá!!

Ele não fez um engano ou um mal cálculo, fez tudo muito bem certinho, muito bem profetizado, exatamente tudo a hora exata.

Queridos irmãos Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e amanhã.

Vejam aqui em AP 22:12-14: “eis que venho sem demora, e quem é que vem sem demora? É Jesus Cristo na sua segunda vinda e comigo está o galardão, sim, queridos irmãos, a vida eterna que é um dom mas há um galardão em cima da vida eterna de acordo com as suas obras.

“que tenho para retribuir de acordo com as suas obras” e Jesus Cristo diz: eis que venho, e depois diz no v. 13: eu Sou o Alfa e o Ômega, quer dizer sou o A e o Z, eu sou o princípio e fim, o primeiro e o último.

O pai delegou tudo a Jesus Cristo desde o princípio até ao fim para criar filhos de Deus que é uma missão e responsabilidade que foi dada ao Verbo, a Jesus Cristo, e Ele por isso criou o Universo, criou os anjos, criou a humanidade e Ele vai completar isso.

E quando completar tudo isto, vai entregar ao Pai e vai dizer: Pai missão cumprida e aqui estão os teus filhos.

“Eu sou o Alfa e o ômega, o Primeiro e o Último, o princípio e o fim, Jesus Cristo fez tudo desde o início até o fim, e o fará e não está no meio do caminho a mudar de ideias, óh fiz um erro, fiz o Sábado ao invés do domingo, não, não fez erro nenhum!!

“Bem aventurados aqueles que guardam seus mandamentos para que tenham o direito a árvore da vida e entrem na cidade pelas portas, e isso é o que está na maioria dos manuscritos gregos, sim, eu sei que algumas Bíblias em português não dizem dessa maneira e por que?

Porque a cerca de 200 anos ou coisa assim, 2 séculos atrás foram encontrados uns manuscritos no Egito que o chamam o Texto Alexandrino, talvez só 2 completos, em que há mais de 5.000 manuscritos gregos que dizem o que eu acabei de ler mas encontraram estes 2 manuscritos no Egito e então estes críticos da Bíblia disseram ah não porque isso temos que mudar isso para dizer lavam as suas vestiduras no sangue do cordeiro.

Por que alteraram isto debaixo da guia do diabo já no segundo ou terceiro século fizeram esta modificação, essa alteração ao texto do Egito que ao fim de contas simboliza o pecado e por que fizeram esta alteração diabólica? Para enganar a nós hoje em dia muitos séculos depois, para por nas nossas bíblias muitos séculos depois e por que?

Porque satanás planejou isto mas a maioria dos manuscritos gregos dizem: bem aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos para que tenham direito a árvore da vida.

E isso é consistente com toda a Bíblia e assim entra pela cidade pelas portas.

O que vemos aqui queridos irmão é que a religião não importa para a salvação,

Vejam aqui em HB 1:1-4: “havendo Deus outrora falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais e aos profetas nestes últimos dias nos falou pelo filho a quem constituiu herdeiro, todas as coisas pela qual também fez o universo”.

Quem é que fez o universo? Foi Jesus Cristo pelo qual também fez o universo, tudo foi feito por Jesus Cristo.

“Ele, Jesus Cristo, é o resplendor da glória e a expressão exata do seu ser, ou seja, a expressão exata do Pai”.

Tudo foi criado por Jesus Cristo e Jesus Cristo é a expressão exata da pessoa do Pai; Jesus Cristo criou todo o universo e Ele criou o Sábado e os Dias Santos e por isso que Jesus Cristo disse: o Sábado foi criado por causa do homem, ora se Ele é o criador e se Ele criou o Sábado, Ele sabe muito bem para que criou o Sábado, não é?

Ele disse que criou o Sábado para toda a humanidade, para todo o homem e por isso o Sábado e igualmente os Dias Santos como lemos igualmente em LV 23 que são as festas fixas de Deus são para todas as nações e não somente para os judeus.

Por isso se você ouve alguma pessoa a dizer olha os Sábados e os Das Santos são só para os judeus; isso é mentira porque Jesus Cristo disse que criou o Sábado para toda a humanidade e por causa do homem.

Ora quando as pessoas dizem isso estão a justificar-se para quebrar uma lei de Deus e quando quebram uma lei de Deus quebram todas as outras como lemos em TG.

Então estamos a ver que as pessoas estão a justificar-se porque podem quebrar a lei de Deus, e que podem ser pecadores e queridos irmãos não podemos continuar a ser pecadores pois temos que mudar do velho homem para o novo homem! Tem que haver uma mudança!

E quando estão a dizer isto estão a dar uma desculpa a si mesmo para desobedecer a Deus!

Irmãos, deixe-me ser muito claro o que estamos a confrontar é o ataque muito vicioso e eternamente perigoso de satanás A VERDADE.

JO 17:17: “a palavra de Deus é a verdade”; e a estão atacara palavra de Deus e a atacar a verdade.

Veja em 2 TS 2:7: “com efeito o mistério da iniquidade já opera”; queridos irmãos este ataque de satanás a nós não é nada mais nada menos de que o mistério da iniquidade, este plano misterioso porque você não entende que é um plano de satanás e por isso é misterioso mas na realidade é o plano de satanás que é misterioso mas é o plano que está a dizer: olha você pode quebrar as leis de Deus enquanto que SABEMOS QUE NÃO PODEMOS!!!

Oh você é salvo de graça por isso não importa se você guarda ou não guarda as leis de Deus porque você já deu o seu coração a Cristo e agora pronto!

Não irmãos, não; sim, damos o coração a Cristo, sim, somos salvos e justificados de graça pelo sangue de Cristo, sim, mas uma vez que sejamos salvos e justificados de graça pelo sangue de Cristo temos que ser agora um novo homem e temos que nos ARREPENDER!

Jesus Cristo nos perdoa na condição de arrependimento, isto é, de parar o que fazíamos, um compromisso, uma promessa que fizemos no batismo.

Continuando a ler no v. 7: “com efeito o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastada aquilo que agora o detém e então será de fato revelado o iníquo”; quer dizer, isto vai explodir irmãos, um dia, quando Deus o permitir.

“aquele que Deus matará com o sopro da sua boca”, o iníquo, este falso profeta vai aparecer um pouco de tempo antes da vinda de Cristo e Jesus Cristo o vai destruir com o sopro da sua boca.

E por isso irmãos estamos perto; “e o destruirá pela manifestação da sua vinda; ora o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de satanás com todo o poder, sinais e prodígios da mentira”.

Queridos irmãos eu estou a falar aqui de mentiras religiosas que são parte do mistério da iniquidade que está a afetar a vocês.

Continuando a ler então no v. 10: “e com todo o engano de injustiça, que é o engano para dizer as pessoas: olha podem quebrar as leis de Deus, o engano da injustiça, aos que estão seguindo esse caminho, estão a perecer pois é o caminho da morte! Do lago de fogo da segunda morte!”.

Por que? Porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos, quer dizer que alguns destes entendiam, estavam na igreja e agora estão na igreja a dizer a outros na igreja: olha não é preciso obedecer às leis de Deus; e isto é diabólico irmãos.

“É por este motivo que Deus lhes mandará a operação do erro para darem crédito à mentira a fim de serem julgados a todos os que não deram crédito a verdade, antes pelo contrário, deleitaram-se, estiveram contentes em quebrar as leis de Deus com injustiça”.

Muito perigoso irmãos pois vai haver um julgamento e aqui está a dizer um aviso: NÃO SE DESVIE DA VERDADE.

Então, por que a sua religião, por que que a doutrina, por que os ensinos da igreja de Deus são importantes?

Porque afetam as nossas decisões assim como o que fazemos mas se você quer justificar o seu comportamento pecaminoso então isso é uma desculpa que você está a fazer, a dar uma justificação conveniente quando diz: ah religião não importa para a salvação e você sabe melhor que ninguém que isso é MENTIRA!

Então, você está a mentir a si próprio? Porque Deus não se engana, Deus não aceita isso e vocês estão a causar outros a pecarem e ainda pior causar outros pequeninos a tropeçar e a cair, cuidado, porque é como colocar uma corda no pescoço e colocar uma pedra pesada e levá-lo para o fundo do mar! Perigoso.

2 TM 3:13: “mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados, estão enganando, e no processo estão a enganar-se a si próprios, tu porém (você-irmãos), permanece naquilo que aprendestes e de que fostes inteirado sabendo de quem aprendestes e que desde a infância sobre as sagradas letras, sobre as sagradas escrituras, a Bíblia, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo, toda a escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensino, isto é, para a doutrina, para repreensão, para correção, para educação e justiça a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra”.

Para fazer boas obras, irmãos, para fazermos o que Deus quer que façamos para obedecer e agradar a Deus.

Veja aqui em AP 17:5-6 temos aqui a descrição de uma prostituta que é uma igreja falsa e diz assim: “na sua fronte onde estava escrito: Mistério, Babilônia, a Grande, a mãe das meretrizes e das abominações da terra, então vi a mulher, esta igreja, embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus e quando a vi me admirei com grande espanto”.

Esta mulher e igreja falsa, e essas igrejas que estão se juntando a ela, esta união ecumênica que está a acontecer vão ser castigadas; então? A religião importa para a salvação? Sim, importa.

Está bem claro que a nossa religião, a nossa maneira de adorar a Deus, o nosso ensino, a nossa doutrina, o que nós fazemos afeta a salvação.

1 TM 5:17: “devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros, os ministros que presidem bem com especialidade os que afadigam na palavra e no ensino”; na palavra de Deus e na doutrina, na doutrina sã.

Queridos irmãos a palavra de Deus é a verdade e vejam também em 1 TM 1:5-7: “ora o intuito da presente admoestação visa ao amor”.

Queridos irmãos este ensino que eu estou a dar a vocês e por causa do amor para convosco.

Continuando: “amor que procede de coração puro e consciência boa e de fé sem hipocrisia, desviando-se algumas pessoas destas coisas perderam-se em loquacidade frívola, entregaram-se a contendas e zangas desnecessárias, pretendendo passar por mestres da lei”; como: olha eu sei isto e tal.

Continuando: “não compreendendo, todavia, nem o que dizem nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações, sabemos, porém, que a lei é boa se alguém dela se utiliza de modo legítimo”.

Queridos irmãos isto é o ponto, estas pessoas estavam a se opor a doutrina sã e por isso é que se diz continuando a ler nos v. 9-10: “tendo em vista que não se promulga a lei para quem é justo mas para transgressores, rebeldes, irreverentes, pecadores, ímpios, profanos, parricidas, matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe a sã doutrina”.

A doutrina saudável, a doutrina que é boa, saudável, isto é, a religião que tem crenças e doutrinas sã.

Queridos irmãos, então? A religião importa para a salvação? Sim, a nossa doutrina, as nossas crenças, a religião de Deus são baseadas na palavra de Deus.

A religião importa para a salvação e não podemos alterar a palavra de Deus e veja em AP 22 e estas pessoas querem fazer mas em AP 22:18-19 diz assim: “todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, se alguém lhes fizer qualquer acréscimo Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro e se alguém tirar qualquer coisa das palavras deste livro ou profecia Deus lhe trará a sua parte na árvore da vida da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro”.

Queridos irmãos precisamos de ser como os bereanos em AT 17 eles estudaram e examinaram as escrituras para ver se as coisas de fato eram assim.

AT 17:11 e Paulo quando se despediu dos ministros em Éfeso em AT 20:29-30 disse: “que vai haver pessoas que vão se infiltrar na igreja para vos conduzir e levar a coisas falsas”.

Queridos irmãos e está acontecendo, em Gálatas no 1º capítulo Paulo disse: “estão a perverter o Evangelho, o Evangelho da graça para outro evangelho e como estão a perverter isso? E ele disse: aqueles que estão a perverter são ANÁTEMAS de Cristo e disse isso duas vezes e como estão a fazer isso?

Ah dizem que acreditam em Cristo e todo o resto não importa.

Queridos irmãos isso é um anátema; e sim, importa e muito e afeta a salvação.

Se você quer entrar na vida obedeça aos mandamentos de Deus disse Jesus Cristo em MT 19:17 e Jesus Cristo também disse em MT 7: a porta é estreita e o caminho é apertado” e depois diz: aqueles que estão a fazer as coisas que não deviam de fazer afastem-se de Mim pois disseram: olha fizemos isto em o nome de Jesus Cristo, fizemos aquilo em o nome de Jesus Cristo, MT 7:21-23: “afastem-se de Mim estes que estão a praticar o pecado e a iniquidade”.

E muitos estão a subverter o Evangelho em TT 1:10-11.

Queridos irmãos dizem que os Sábados e os Dias Santos são para os judeus, é mentira, porque são de Deus e são para toda a humanidade.

Quando dizem: desde que acreditem em Cristo todo o resto não importa, sim, importa, é outra mentira.

Quando dizem que a religião não importa para a salvação, sim, importa porque estão a dizer outra mentira.

Queridos irmãos precisamos de ter cuidado de ensinar o reto ensino como lemos em TT 1:9.

Queridos irmãos precisamos de crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, 2 PE 3:18.

Irmãos não sejam iludidos por aquele que engana o mundo inteiro; em AP 12:19, que é satanás, e ele tem os seus ministros que se parecem como ministros de Deus mas estão a iludir o mundo todo.

Queridos irmãos o que cremos, o que praticamos, o que ensinamos, a doutrina, a religião importa para a sua salvação.