A ressurreição dos mortos e o juízo eterno: Doutrinas Básicas

Você está aqui

A ressurreição dos mortos e o juízo eterno

Doutrinas Básicas

Download (Baixar)
MP3 Audio (52.3 MB)

Download (Baixar)

A ressurreição dos mortos e o juízo eterno: Doutrinas Básicas

MP3 Audio (52.3 MB)
×

Hebrews 6:1-2 identifica seis doutrinas básicas. Este sermão aborda duas dessas doutrinas básicas.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Você tem uma esperança para o futuro e essa esperança é baseada na maneira em que você vive e em que você está a viver uma vida moral e agradável a Deus?

Ou é simplesmente a sua religião é uma série de conhecimentos técnicos acerca de vários princípios e que sim são bíblicos, mas esses conhecimentos estão a mudar a sua maneira de viver?

Queridos irmãos, vamos então ler em HB 5:8-9 diz:

“sendo filho aprendeu a obediência das coisas que sofreu”

Irmãos, Jesus Cristo teve que sofrer embora Ele fosse filho de Deus foi quem criou tudo e se esvaziou e veio para a Terra, filho de Deus, Ele ainda aprendeu como diz aqui: obediência pelas coisas que sofreu.

Queridos irmãos, e assim diz no v. 9:

“tendo sido aperfeiçoado tornou-Se o autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem”

Sim, irmãos, é importante obedecer, mas também como vimos Jesus Cristo sofreu, e Ele é o autor, o início, a fonte da nossa salvação eterna.

Queridos irmãos, além disso Ele é o nosso sumo sacerdote e não é só o autor, mas continua atuando agora para nos ajudar como nosso sumo sacerdote como vimos no v. 10.

E depois diz no v. 11:

“a esse respeito temos muitas coisas a dizer, diz Paulo, que é quem achamos que escreveu o livro de HB, e difíceis de explicar porquanto vos tendes tornados tardios em ouvir, isto é, aplicar o que se aprendeu; pois, com efeito, quando devíeis de ser mestres, porque estavam a aplicar e a viver o caminho, atendendo ao tempo decorrido, sim, essas pessoas já estavam na igreja a muito tempo, tendes novamente a necessidade de alguém vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus, os ensinos de Deus, assim como vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido”

Sim, porque não estão a praticar os princípios básicos e então não estão a levar essa fundação a uma maneira de viver, digamos assim, a um código moral de vida diária e então precisam de aprender de novo estas coisas básicas para entenderem que isto tem que ser aplicado”

“ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça”

E irmãos, é semelhante ao que Jesus Cristo disse em MT 23 quando Ele falou aos fariseus que está no v. 23:

“ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado, estão fazendo as coisas como um rito, e não está a dizer que não deviam de as fazer, mas precisam elevar pra lá das básicas porque diz:”

“tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei”

Sim, não está a dizer que não é necessário obedecer a lei, mas a lei é um fundamento básico para nos levar a um ponto mais importante que é a justiça, a misericórdia e a fé e não está a dizer que não vevíeis fazer essas coisas sem omitir aquelas.

É o que lemos aqui em HB: precisamos de ter este alimento sólido como diz no v. 14 de HB 5 que é para os adultos que pela prática, sim, não são só os conhecimentos técnicos e intelectuais, mas é uma prática do viver do conhecimento desses conhecimentos doutrinais que nos estão a levar a uma prática.

“e por isso para ter as suas faculdades exercidas para discernir não somente o bem, mas também o mal”

Queridos irmãos, isto que é o alimento sólido e que estes princípios básicos estão bem fundados e então baseada nesta fundação e fundamento nosso entendimento cresce para uma vida de prática da justiça, misericórdia e da fé.

E que chamamos de um CÍRCULO VIRTUOSO em que temos que ter um conhecimento mais profundo, mais bem entendido e para ser uma prática na nossa vida e então conforme vamos vivendo e praticando e vamos entendendo melhor os mesmos fundamentos básicos, mas estamos a deixar o fundamento e a crescer na prática desses fundamentos.

Não estamos a deitar fora os fundamentos, mas estamos a usar esses fundamentos para crescer usando esta prática e crescendo e assim desenvolvendo este alimento sólido e por isso diz em HB 6:1:

“por isso, ponde de parte os princípios elementares desta doutrina”

Não quer dizer que pomos de parte como dizendo: não interessa, não é isso, mas crescemos no conhecimento e na graça para subir a um nível mais alto.

“elementares desta doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito”

Subir deste ponto intelectual a um ponto de aplicação perfeita;

“não lançando de novo a base de arrependimento de obras mortas, fé em Cristo, o ensino de batismos e da imposição das mãos e da ressurreição dos mortos e do juízo eterno”

Vemos aqui estas seis doutrinas de Cristo que são elementares, fundamentais e básicas e não estamos a dizer que as vamos deixar ou negligenciar, mas vamos construir em cima desse fundamento e edificar em cima disso, praticando e entendendo os princípios para a nossa maneira de ser e crescer.

Então, estes fundamentos ou princípios básicos da doutrina de Cristo são como descritos aqui, são seis, mas em três pares onde o primeiro par é: o arrependimento as obras mortas e fé em Deus e por isso temos que desenvolver esse primeiro par, ora o arrependimento e a fé, são simbolizados o que nós precisamos de crescer e desenvolver nisso, são simbolizados pela Páscoa e Os Dias dos Pães Asmos.

E por isso nós, não é só praticar esses dias, sim precisamos de observar, mas precisamos de levar isso pela nossa aplicação a esses dias santos a um discernimento de entender por quê? Destas coisas e o qual é o resultado moral disso na nossa vida.

O que significa mudar do velho homem para o novo homem e estamos de fato a por isso em prática na nossa vida! E não é só a guarda desses dias, mas é a maneira de vivermos para ir para além da aplicação específica dos dias, mas para um nível mais profundo espiritual.

O segundo par que são: os batismos e as imposições das mãos são basicamente o nosso compromisso que fazemos ao batismo e o recebimento do Espírito Santo que é simbolizado pelo Dia de Pentecostes.

E por isso esses significados da Páscoa e dos Pães Asmos e Pentecostes já nos relembramos este ano porque fazemos ao início do ano, e ora como estamos mais adiante no ano estamos a caminho do terceiro par que são: a ressurreição dos mortos e o juízo eterno.

Queridos irmãos, a ressurreição dos mortos e do juízo eterno são simbolizados pelos último quatros festivais do sétimo mês, nomeadamente: O Dia das Trombetas, o Dia de Expiação, Festa dos Tabernáculos e O Oitavo Dia ou o Último Grande dia da Festa.

E por isso irmãos conforme nos aproximamos desta estação e festivais, pois, estamos a pouco menos de dois meses da festa, por ex., lembrem-se durante esta semana viram a super lua enorme que foi exatamente dois meses antes da festa.

Ora, a festa como sabemos, por ex., no dia de lua cheia e por isso falta pouco menos de 2 meses até a festa e por isso conforme agora estamos a contemplar e a pensar acerca desses festivais do sétimo mês do calendário de Deus o significado destes dias santos deste sétimo mês deste período final que se está a se aproximar é, digamos assim, somado, abreviado por estas duas doutrinas de HB 6 nomeadamente da ressurreição dos mortos e juízo eterno, esse par, vem juntos e por isso vejamos em 1 CO 2:9-10 diz:

“como está escrito nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam, mas Deus nos revelou pelo Espírito”

Queridos irmãos, este plano de salvação que é revelado pelos dias santos é simplesmente a base, e temos com a ajuda do Espírito Santo elevar isto a um nível de entendimento ainda maior porque diz: precisamos de entender as profundezas de Deus, o significado destes dias a um nível mais alto e espiritual.

Nós sabemos que satanás engana e ilude o mundo inteiro como lemos em AP 12:9 e tem iludido a humanidade acerca do significado da morte se vão para o céu ou inferno e muitas pessoas dizem: olha está a olhar para você, mas não é isso que a Bíblia diz.

A Bíblia diz que quando uma pessoa está morta ela está a dormir e também através disso satanás está a iludir o significado da ressurreição, sim as pessoas falam, as igrejas, mas não entendem o que isso é e por quê?

Porque estão a dizer que o homem tem uma alma imortal porque é uma ressurreição e por isso, satanás, engana o mundo todo então, o que é esta ressurreição porque ressurreição está ligada com julgamento e vejam em JO 5:28-29 estas festas do sétimo mês e todas juntas durante um breve período e porque estão interconectadas destes simbolismos destas quatro festas: trombetas, expiação, tabernáculos e último dia, oitavo dia:

“não vos maravilheis disto porque vemos a hora que se achem nos túmulos, ouvirão a sua voz e sairão, isto é, ressuscitarão, os que tiverem feito o bem sairão para a ressurreição da vida e os que praticarem o mal para ressurreição do juízo”

Vai haver um juízo, irmãos, a ressurreição e o juízo estão conectados e por isso que essas doutrinas básicas da ressurreição e do juízo são um par como lemos em HB 6 e há algumas Bíblias que dizem para a ressurreição da condenação, mas isso é uma tradução incorreta da palavra grega: crisis do grego da concordância de Stroll e significa aqui neste contexto  uma ressurreição do juízo, ora o juízo é um período de tempo, e não uma condenação, é um período de tempo que vai haver um juízo e provação por um período que as pessoas vão entender o que fizeram ou não fizeram e que vão ter uma oportunidade de se arrepender. E vejamos em AT 24: 15-16 e vemos Paulo falando ao governador Felix e diz:

“tendo esperança em Deus como também estes a têm que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos, por isso também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens”

Sim, há uma ressurreição, isso é um conhecimento técnico e intelectual, mas a profundeza desse conhecimento leva a uma prática, vida, exercer e discernir entre o bem e o mal e então em consciência pura na maneira de conduta pela prática, isto é, uma decisão moral para ter uma consciência pura diante de Deus e dos homens. E depois vemos no v. 25 que diz:

“dissertando ele acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vemos que está a elevar, lembram-se como li a pouco em MT 23:23 que Jesus Cristo disse aos escribas e fariseus: hipócritas que vocês deviam de fazer estas coisas, mas não entender os pontos mais importantes d lei que é o juízo, a misericórdia e a fé.

E aqui está Paulo basicamente a dizer a mesma coisa dissertando ele acerca da justiça, do domínio próprio, e temos que mudar a nossa vida a um nível moral de domínio próprio e do juízo vindouro, pois, vai haver um juízo, vai haver um dia de ajustar contas com Deus.

“ficou Felix amedrontado, e disse: olha, não falemos mais disso”

Mas o ponto aqui é que isto não é só o intelectualismo doutrinal, isto é uma mudança da maneira de viver, a prática de viver um caminho diferente e ele então se vê aqui que vai haver duas ressurreições diferentes uma de justos e outra de injustos.

Ora, injusto são aqueles que não tiveram que fazer ou não tiveram um bom conhecimento e Deus na Sua misericórdia lhes vai dar a oportunidade de que eles nunca tiveram e então vai haver uma segunda ressurreição para terem essa oportunidade que nunca tiveram e vemos aqui em 1 CO 15:22 diz:

“porque assim como em Adão todos morrem assim todos serão vivificados em Cristo”

Todos serão ressuscitados, justos e injustos, bons e maus, e todos serão vivificados em Cristo e cada um, porém, à sua ordem”

Vai haver uma ordem, sim, vai haver os primeiros, e depois, um tempo mais adiante, outro, que vamos ver isso daqui a pouco.

“cada um, porém, à sua ordem, Cristo está claro que representa as primícias, Ele é primeiro, e depois os que são de Cristo na Sua vinda, então, virá o fim e depois do fim quando ele entregar o reino e vai haver outras coisas ao fim disso tudo que estou a falar hoje.

e por isso vemos que vai haver um período de tempo entre a primeira e a ressurreição que seguirá depois e ora vemos também no v. 52 diz:

“aqueles que são de Cristo na Sua vinda enum momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados”

Na última trombeta e isso é simbolizado pela Dia das Trombetas em LV 23:24 diz:

“fala aos filhos de Israel dizendo: no sétimo mês, ao primeiro dia desse mês, tereis descanso solene, memorial com sons de trombetas, santa convocação”

Ora, irmãos, está claro que trombetas tocadas todos os dias, sim, no período das ofertas, pela manhã e a tarde, as trombetas eram tocadas todos os Sábados, aos inícios dos meses, e também em todos os festivais, mas o simbolismo de sete trombetas e uma final e por isso tem a ver com essas que são simbólicas na profecia no livro de AP como lemos em AP 8:1-2 quando o sétimo selo é aberto e aí há sete trombetas e a última e por isso está a falar dessas sete que são simbolizadas pelo Dia das Trombetas.

Então, isso é relacionado com o plano de salvação de Deus e isso representa, essas sete trombetas, ao fim que são parte do sétimo selo do livro de AP representa intervenção de Deus nos assuntos deste mundo e então isso vai ser durante um período de um ano que vão ver essas sete trombetas e onde a última trombeta representa quando Cristo virá e quando virá a ressurreição como lemos em 1 CO 15.

Esse é o dia das trombetas e vejam por ex., em AP 11:15 diz:

“o sétimo anjo tocou a trombeta e houve no céu grandes vozes dizendo: o reino do mundo se tornou de Nosso Senhor, Pai e do seu Cristo, o filho, e Ele reinará pelos séculos dos séculos.

Aqui é o período que Cristo se torna o Deus deste mundo porque o deus deste mundo hoje em dia é satanás, irmãos, e desse período de intervenção, à sétima trombeta o reino deste mundo se tornou o reino de Nosso Senhor e não é ais reino de satanás e por isso vemos no v. 18 quando as nações veem à Jesus Cristo vão ficar zangadas e vão querer lutar contra Cristo e vemos aqui três eventos importantes que vão acontecer ao som desta trombeta e que são eventos que podem demorar um período de tempo, talvez uns dias, mas vemos aqui:

“as nações se enfureceram, chegou, porém, a tua ira, o tempo determinado, número UM para serem julgados os mortos, isto é, aqueles mortos que são julgados que estão com Cristo vão ressuscitar.

Segundo: para esses ressuscitados se dá o galardão a eles: os servos de Deus, os profetas, os santos, aqueles que temem o Seu nome e sejam pessoas grandes ou pequenas, importantes ou não no mundo serão ressuscitados e vão receber o galardão, sim, está claro que vão receber a vida eterna porque é a primeira ressurreição.

E terceiro: é para destruir os que destroem a Terra, aqueles que estão a destruir a Terra serão destruídos e por quê? Porque eles como se diz aqui: as nações se enfureceram e então estão a ver na mente deles: olha, está a vir uma invasão de seres extraterrestres, sim, porque Jesus Cristo a vir com os anjos e com aqueles santos que estão a ser ressuscitados nessa mesma altura se juntam com eles!

E aí se vê então essas nações vão querer lutar contra Cristo e isso vemos em AP 17:12 diz assim a falar deste simbolismo e desta besta:

“e estes dez chifres que vistes são dez reis os quais ainda não receberam o reino, mas recebem a autoridade como reis com a besta durante uma hora, ao fim desse momento da besta, e tem estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem; pelejarão eles contra o cordeiro, contra Cristo, e o cordeiro os vencerá, pois, é o Senhor dos Senhores e rei dos reis e vencerão também os chamados eleitos e fiéis que se acham com Cristo”

Então, se vê aqui a trombeta que é a ressurreição, o galardão, e então esses seres humanos vão tentar lutar contra Cristo e nesse momento vão ser destruídos, a destruição daqueles que destroem a Terra.

Mas, o ponto importante aqui, além disto tudo ser uma coisa técnica está aqui um ponto moral importante: é que os que estão com Ele, com Cristo, são chamados: eleitos e fiéis; sim, sabemos que há muitas dificuldades e muitas tribulações, mas somos fiéis até ao fim; e esse é um ponto importante.

Essa é a implicação moral, isto é levantar este fundamento de que vai haver uma ressurreição, essas coisas técnicas, para um nível mais importante e estamos a mudar a nossa vida e nos mantendo fiéis até ao fim? E vejam em RM 8:9 diz:

“vós, porém, não estais na carne, mas no espírito se de fato o Espírito de Deus habita em vós”

Aqui vemos a doutrina de Cristo e tem que haver uma mudança na nossa vida para estarmos no espírito, a maneira de viver tem que ser uma prática de exercitar e discernir entre o bem e o mal e praticar; e este conhecimento técnico desta vinda de Cristo nos ajuda a dar uma esperança e o ponto moral é que precisamos de viver com o Espírito de Deus em nós se de fato o Espírito de Deus habita em vós”

Estamos, então, a ter uma vida diferente? Estamos a elevar isto a um ponto prático mais importante?

“se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é Dele”

Queridos irmãos, só há um Espírito de Deus que também está em Cristo que é o Espírito Santo e por isso estamos a ver aqui que temos que viver no Espírito e não na carne e pois vejam, por ex., no v. 11:

“se habita em vós o Espírito Daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, que é o Espírito do Pai, Deus, vivificará também o nosso corpo mortal”

O nosso corpo mortal vai ser transformado ou ressuscitado por meio do Seu Espírito que em vós habita! Através do Espírito Santo de Deus que habita em nós! E veja no v. 14:

“pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”

Estamos a ser guiados? Estamos a viver o caminho de Deus? E veja também n v. 19:

“ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus”

Queridos irmãos, isto tem um significado moral muito importante e profundo, toda a criação espera quando nós vamos ser, digamos assim, nascer de novo para dentro da família de Deus e veja no v. 23:

“não só a criação, mas também nós que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos no nosso íntimo aguardando a adoção, ou melhor tradução, seria aguardando a filiação, a redenção do nosso corpo”

Ora, o que é a redenção do nosso corpo? Vejam em FP 3:20-21 diz:

“pois, a nossa pátria está nos céus onde nós também aguardamos O Salvador, o Senhor Jesus Cristo”

Ele virá dos céus, nós seremos ressuscitados e estaremos com Ele.

“e esse vai transformar o nosso corpo de humilhação”

O nosso corpo físico, fraco e corrupto e continua:

“para ser igual ao corpo da Sua glória”

O nosso corpo vai ser igual em qualidade ao corpo de Cristo e vamos ser realmente do mesmo gênero de seres da família de Deus e continua:

“segundo a eficácia do poder que Ele tem, O Espírito Santo, de até subordinar a si todas as coisas”

Queridos irmãos, isso é que é a redenção do nosso corpo carnal, então isso vai haver: vamos ser ressuscitados, as nações vão lutar e o que acontece depois? Depois satanás vai ser preso e vejamos em AP 20:1-2 diz:

“então, vi descer do céu um anjo, tinha na mão a chave do abismo, e uma grande corrente, ele segurou o dragão, a antiga serpente que é o diabo, satanás, e o prendeu por MIL ANOS.

Isto acontece durante o milênio e esta prisão que acontece com satanás, o simbolismo é O Dia da Expiação, e por isso temos o simbolismo do Dia das Trombetas, que é a vinda de Cristo, a ressurreição, a luta das nações contra Cristo, as coisas vão acontecer rapidamente durante um breve período.

E depois, se vê dez dias depois, vamos celebrar quando satanás vai ser preso e celebramos o dia da expiação e depois disso o que acontece?

Vimos aqui o reino e vamos reinar! Com Cristo! E isto é o milênio! E se vê aqui no v. 4:

“vi também tronos e nestes sentados aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar, isto é, nós, os ressuscitados, e vi as almas dos decapitados por causa do testemunho e bem por causa da Palavra de Deus, e tantos quantos não adoraram a besta e nem tão pouco a sua imagem e não receberam a marca na fronte e na mão e esses viveram e reinaram com Cristo durante mil anos, o milênio”

E por isso se vê aqui então o milênio, o dia das trombetas que simboliza os que vão lutar contra Cristo, o dia da expiação quando satanás será preso e depois a festa dos tabernáculos por sete dias que simboliza o milênio quando vamos reinar com Cristo.

Ora, os ressuscitados, claro, o dia das trombetas, mas agora estamos a ver a festa dos tabernáculos e diz assim:

“o resto dos mortos não reviveram até se completar os mil anos”

Porque os que ressuscitaram primeiro simbolizado pelo dia das trombetas e que estão a reinar no milênio esses estão na primeira ressurreição e por isso é que lemos essa é a ressurreição daqueles que estão com Cristo ou em Cristo como lemos em 1 CO 15, esta ordem que falamos.

“mas bem-aventurado aquele que tem parte na primeira ressurreição, sobre esses a segunda morte não tem autoridade”

Por quê? Porque essa primeira ressurreição vai ser direta para a vida eterna e então vão ser sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão nesse milênio.

“mas os restos dos mortos, como lemos, não vão ser ressuscitados até que se completassem os mil anos”

E então essa ressurreição depois do milênio é simbolizada pelo OITAVO DIA, depois da festa dos tabernáculos e vejam em ZC 14.3-5:

“então sairá o Senhor, Jesus Cristo, vai sair do céu e vem para a terra, pra reinar e pelejará contra essas nações”

Falamos acerca disso, Cristo vem, simbolizado pelo dia das trombetas e a ressurreição, o recebimento do galardão e as nações se reúnem para lutarem contra Cristo como pelejou no dia da batalha.

“naquele dia colocará os Seus pés sobre o monte das oliveiras, aonde Jesus Cristo, digamos assim, vai aterrar e que está defronte de Jerusalém, para o oriente, o monte das oliveiras será fendido pelo meio para o oriente e ocidente e haverá um vale muito grande e uma parte do vale separará para o norte e a outra metade para o sul”

E então vemos aqui que Jesus Cristo virá e depois vejamos ao fim do v. 5:

“virá o Senhor, isto é, Jesus Cristo, e todos os santos com Ele”

Nós que ressuscitamos e estamos nas nuvens, encontrar com Ele nas nuvens, e vai haver esta guerra, e então Ele vem para a terra e aterrar, digamos assim, no monte das oliveiras e nós vamos estar com Ele.

Por isso vai haver esta guerra como lemos: pelejará contra as nações e essa guerra será à volta da área de Jerusalém como lemos e então vamos reinar com Cristo na terra por mil anos e vemos isto em AP 5:10 diz:

“e o Nosso Senhor nos constituiu reis e sacerdotes e reinarão sobre a terra”

Vamos reinar na terra e depois diz em AP 20:6 diz:

“estes são aqueles que vão reinar com Ele os mil anos”

Depois disso, satanás vai ser solto, por pouco tempo, como lemos nos vs. 7-9 e então ele vai enganar as nações e depois satanás vai ser atirado para dentro do lago de fogo que lemos no v. 10:

“o sedutor deles foi lançado para dentro do lago de fogo”

E então se vê que será esse o castigo para satanás e aqui vemos que o ponto daqui adiante o que acontece? Vai haver então uma ressurreição como lemos nos vs. 11-12 e vejam:

“viu um grande trono branco e Aquele que nele se assenta, e de cuja presença fugiram o céu e a terra, e não se achou durante eles e então vi os mortos, grandes e pequenos, postos em pé, isto é, ressuscitados diante do trono”

Ora, irmãos, lemos que o resto dos mortos só ressuscitaria após os mil anos e aqui está o ponto quando esse resto dos mortos vão ressuscitar, isto é, depois do milênio e então:

“se abriram os livros, quais? A Bíblia, e ainda também outro livro, O Da Vida”

E por isso, essas pessoas que eram pecadoras vão aprender a verdade e terem a oportunidade de se arrependerem, e vão ter a oportunidade de serem batizadas, assim como de receberem o Espírito Santo, e assim como vencerem um certo período de tempo durante esse período de juízo ou provação até provarem que são fiéis ao fim desse tempo que foi dado a eles durante essa provação.

Porque essas pessoas nunca souberam a verdade e vão ter através da misericórdia de Deus uma oportunidade de aprenderem e arrependerem e de ter direito ao livro da vida!

E por isso os mortos, que estavam mortos e pecadores foram ressuscitados, foram julgados durante este período de julgamento, sim, ressurreição de julgamento como lemos em JO 5 e então foram julgados de acordo com as suas obras conforme se achava nos livros.

E todas as pessoas vão ter que dar contas, irmãos, e isso é descrito por Jesus Cristo em MT 11 e 12 quando vários fariseus e outros estavam a dizer coisas a Cristo e disse a eles:

Cuidado porque vai ser mais tolerável e misericordioso quando vocês estiverem todos ressuscitados no dia do juízo ao mesmo tempo às pessoas de Sodoma e Gomorra que a vocês pois não tinham Cristo perto deles como vocês O tem, o próprio e estão a desobedecer!

e lê-se isso em MT 11:24 assim como também em MT 12:39-42 e por isso ao fim desse período as pessoas vão ter a oportunidade de se arrependerem, mas se essas pessoas não se arrependerem então vão sofrer a morte eterna.

Assim como também as que tiveram a oportunidade e não se arrependeram ou que andaram para trás e retrocederam então é o que diz aqui nos vs. 13-15 de AP 20:

“deu o mar os mortos que nele estavam, a morte e o além, entregaram os mortos que nele estavam”

Ora, esses já estão condenados à segunda morte quando forem ressuscitados com esses que não se arrependeram nesse período de provação.

“então, esses todos juntos, serão julgados segundo as suas obras e então a morte e o inferno, isto é, o Hades, a sepultura, foram lançados par dentro do lago de fogo, esta é a segunda morte, no lago de fogo, e se alguém não for achado e inscrito no livro da vida esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

E por isso vemos aqui todos serão julgados de acordo com suas obras, vai haver um tempo de julgamento dos mortos e vemos que esse período de julgamento e ressurreição tem vários estágios e períodos de tempo.

Ora, então voltando em HB 6:1-3 diz:

“por isso, ponde a parte os princípios elementares da doutrina de Cristo”

Sim, não estamos a simplesmente a ver a esses princípios elementares e temos que desenvolver sobre essas doutrinas básicas para levar isso a uma mudança da maneira que vivemos!

Por isso nos deixemos elevar para um degrau que seja perfeito! E não lançando de novo a base, os princípios elementares do arrependimento, da fé em Deus, batismo, imposição das mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

Elevar isso a um conhecimento mais alto e isso faremos se Deus permitir! E queridos irmãos, isto é, o que estamos a fazer hoje! Por isso precisamos de atingir o caminho da perfeição, precisamos de andar nesse caminho.

Da prática de discernir o bem do mal porque temos esta esperança e este ensino de que vai acontecer e vai haver um juízo e por isso temos que praticar e por quê, irmãos?

Porque é impossível, pois, aqueles que uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo e agoram voltam para trás, começam a pecar e isso tudo e provaram a palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro e caíram!

E não é só um conhecimento intelectual, mas é uma aplicação significativa na nossa vida praticando o bem, e discernindo o bem do mal.

E em HB 6:7 diz:

“porque a terra que absorve a chuva frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para quem também é cultivada, recebe a benção por parte de Deus”

E queridos irmãos, a analogia é a seguinte: nós estamos a receber a chuva espiritual e desenvolver e da sabedoria e da palavra de Deus e do Espírito Santo e vamos então cultivar isso na nossa vida? E desenvolver e crescer? Para recebermos as bençãos de Deus? E a vida eterna?

“mas se produzirmos espinhos e abrolhos, se nós na nossa vida cristã não usamos esta chuva espiritual de Deus do Espírito Santo, da bondade e da misericórdia de Deus para pormos em prática a justiça, a misericórdia e a fé, se não estamos a elevar estes ensinos básicos a um ponto maior de moralidade espiritual então seremos rejeitados e perto está da maldição!

E o seu fim é ser queimado no lago de fogo! A segunda morte!

“quanto a vós, irmãos, todavia amados, estamos persuadidos das coisas que são melhores e pertencentes à salvação; ainda que falemos desta maneira porque Deus não é injusto, irmãos, para ficar esquecido do vosso trabalho e vosso amor que evidenciastes para com o seu nome pois servistes e ainda servis aos santos; desejamos, porém, irmãos que continue cada um de nós mostrando até ao fim a mesma diligência para a plena certeza da esperança para que não vos mostreis indolentes, mas imitadores daqueles que pela fé, isto é, da perseverança e paciência herdam as promessas”