A Verdadeira Maturidade Espritual

Download (Baixar)
A Verdadeira Maturidade Espritual

Tal como na época de Jesus Cristo, o mundo está passando por uma grande mudança nas religiões. Na antiquidade essa transformação foi parte dum grande intelectualism grego dessa idade, conhecido como gnosticismo. Hoje, essa influência "intelectual" é como que se fosse in gnósticismo moderno. A única diferença é o que levou centenas de anos a transformar a religiãp, mas agora vai durar muitos poucos anos pela radidez promovida pela tecnologia desta idade em que vivemos: Computadores, Inteligência Artificial e Mídia social. Debaixo destes enganos todos da sociedade, precisamos de estar focados no Caminho. Precisamos ter Maturidade Espiritual, para não sermos enganados pelo mundão, que vai enganar o mundo todo debaixo de uma influência demónica.
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
O mundo na época em que Jesus Cristo esteve na terra estava passando por uma grande reforma religiosa pagã conforme hoje olhamos para trás chamamos esse período que é um período que o gnosticismo estava a afetar o mundo religioso.
E digo o mundo religioso, irmãos, porque muitas vezes as pessoas se referem ao gnosticismo como algo que estava a afetar a igreja cristã primitiva, mas na realidade esse intelectualismo de sociedade, esse gnosticismo estava a afetar o mundo todo incluindo o mundo judaico.
Mas esse desenvolvimento e esse, digamos assim, progresso de pensamento gnóstico levou séculos, muitos anos e décadas e até levou a crenças como as do antigo cristo.
Em 1 JO 2:18 diz: “filhinhos já é a última hora”
Aqui João estava a falar aos cristãos durante essa era que seria acerca do ano 90 EC, depois de sessenta anos de Cristo ter morrido.
Ele estava a dizer: já é a última hora e depois diz: “e como vistes que vem o anti cristo também agora muitos anti cristos têm surgido pelo que conhecemos que é a última hora”
“Eles saíram do nosso meio, saíram da igreja de Deus, e irmãos, isto é muito significativo, entretanto não eram dos nossos porque se tivessem sido dos nossos teriam permanecido conosco, todavia, eles se foram, para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos”
Irmãos, o que João está a dizer é que haviam muitos falsos messias, muitos anti cristos e vemos na estória que houve na história uma completa perversão da verdade e vários séculos depois essa perversão tornou-se militar impondo a sua liderança autoritária pelos imperadores romanos começando com Constantino e depois foi seguido pelo papado.
Hoje em dia, queridos irmãos, estamos vivendo numa grande transição da sociedade e dos valores, digamos assim, é o gnosticismo moderno com as novas tecnologias, computadores, inteligência artificial.
Essa transformação não vai durar décadas e séculos, vai ser rápida e chegará depressa e vai pegar muitos de surpresa.
As pessoas hoje falam acerca de coisas como a sua verdade, as pessoas estão usando adjetivos que são julgadores em termos de supremacia e supremacistas e estão a usar termos e artigos que simplesmente representam perversões sexuais extremas.
Por ex. vimos este ano no concurso de música da Eurovisão e também vimos na abertura das olimpíadas perversões sexuais extremas e pagãs que eram flagrantemente pagão sendo abertamente desafiadores e rejeitando a verdade básica.
A verdade com palavras e ensinos enganosos e tentando confundir o que é ele e ela, uma coisa tão simples, mas que estas mentes perversas estão a diluir a verdade.
Então se vê essas pessoas com suas maneiras de vestir e de se apresentar que são completamente modelos e modos estranhos, mas eles chamam as pessoas que tem valores limpos e puros de acordo com a verdade e se vestem decentemente e tem amor pela família e chamam essas pessoas de estranhas.
Em IS 5:20 lemos: “ai dos que ao mal chamam bem, irmãos, isto é o que vemos no mundo hoje, o mal chamam bem, e ao bem chamam mal e que fazem da escuridade luz e da luz escuridade, põem o amargo por doce e o doce por amargo”
Queridos irmãos hoje em dia a verdade é jogada para o chão e as pessoas falam mentiras e a mesma mentira tantas vezes que as pessoas acreditam que é verdade, é o mundo em que vivemos hoje, irmãos.
E por isso se vê que está acontecer a este gnosticismo moderno, esta mudança que vai acontecer tão rapidamente e que vai virar como houve ao início dos séculos 300-400 e isto novamente vai se tornar uma liderança autoritária que a Bíblia chama a besta e o falso profeta.
Isto está claro e liderado pelo grande enganador de AP 12:9 lemos: “que esse grande dragão foi expulso do céu que se chama diabo e satanás, o sedutor de todo o mundo e foi atirado para a terra”
Irmãos falta pouco tempo para isto acontecer, pouco tempo, irmãos, estamos alertas? Estamos a ver o que está a acontecer? Satanás é o enganador de todo o mundo, ele está a preparar este mundo para o grande engano e como disse com a tecnologia, com a IA, isto mudará tão rapidamente.
Irmãos, estejam acordados e não estejam a dormir pelo amor de Deus e em MT 24:24 lemos: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas”
Irmãos o que são falsos cristos? Falsos cristos são líderes políticos a enganar o mundo de que eles vão trazer paz a este país ou aquele país e está cheio disto o mundo e falsos profetas, falsos pastores, falsos ministros de religião dizendo mentiras que não estão na Bíblia.
E não acreditem em mim, irmãos, acreditem na palavra de Deus, na Bíblia.
E depois diz: “eles vão operar grandes sinais”
Irmãos, vão haver milagres destes falsos profetas e pastores, desses falsos líderes religiosos, e que vão ativar poder e reforçar o poder desses falsos cristos e vão haver sinais e prodígios.
Irmãos, vão haver milagres para enganar, por favor tomem atenção a Bíblia, vão enganar e se possível enganar os próprios eleitos da igreja de Deus.
O engano vai ser tão grande, irmãos, que vai enganar o mundo todo e por isso que lemos a pouco em AP 12:9 que satanás é o enganador de todo o mundo.
Queridos irmãos, qual é a nossa responsabilidade? Veja em AP 22:11: “continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo, mas você e eu, o justo continue na prática da justiça, continue fielmente até ao fim e o santo continue a santificar-se”
Continue a crescer na sua verdadeira maturidade espiritual e isso é o que temos que fazer irmãos temos que crescer em verdadeira maturidade espiritual.
Então qual é o nosso objetivo? Veja em EF 4: “e ele concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres e com que propósito? Com vista ao aperfeiçoamento dos santos”
Deus nos deu verdadeiros ministros de Jesus Cristo com várias responsabilidades para que? Para o aperfeiçoamento dos santos, para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo.
Queridos irmãos, nós precisamos de estar unidos na fé e permanecendo fieis e aperfeiçoando-nos, isto é, crescendo na verdadeira maturidade espiritual, isto é, na edificação da igreja de Deus que é o corpo de Cristo até que ponto?
Até que cheguemos a unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, a verdadeira varonilidade, isto é, ao homem perfeito a medida da estatura da plenitude de Cristo.
Essa é a nossa meta, irmãos, e qual é o seu objetivo? Qual é a sua meta? Sua meta é chegarmos a estatura da plenitude de Cristo, essa é a verdadeira maturidade espiritual.
Irmãos, Paulo, acredito que era Paulo em HB 5:12-14 lemos: “pois, com efeito, quando devíeis de ser mestres, vocês sabem a verdade a tanto tempo e deviam de ser mestres a tanto tempo decorrido que estão na igreja, mas vocês, infelizmente, tem necessidade de que alguém vos ensine de novo os princípios elementares dos oráculos de Deus”
Você está nessa situação que é preciso aprender as doutrinas básicas de novo? Sim, precisamos de saber as doutrinas básicas, mas devemos de estar a desenvolver para não estarmos a beber leite e a comer alimento espiritual sólido.
“ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança, mas o alimento sólido é para os adultos e aqueles que pela prática tem as suas faculdades exercitadas para discernir não tão somente o bem, mas também o mal”
Pela prática, porque estamos a viver o caminho, estamos a praticar e por isso crescemos e nos desenvolvemos o que? Exercitamos as nossas faculdades mentais e espirituais para discernir o bem do mal.
Este mundo hoje em dia, irmãos, é uma loucura.
Queridos irmãos, precisamos de estar a praticar o caminho para estarmos a viver e por em prática o discernimento do bem e do mal.
Então, a minha pergunta é a seguinte: ainda somos uns bebês? Ainda estamos a beber do leite espiritual? Em vez de estarmos a comer a comida sólida espiritual? Isto é, estamos de fato a sermos maduros espiritualmente?
Em HB 6:1 continuando diz Paulo: “por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, não está a dizer que deixamos as doutrinas de Cristo, está a dizer que nós devemos de ser maduros para andar para a frente e levar para o que é perfeito, devíamos passar para além disso, mas em primeiro lugar aprendemos e vivemos os princípios básicos de Cristo?
Quais são os princípios básicos e elementares da doutrina de Cristo? Esse é nada mais nada menos que o plano de salvação que começa como diz aqui com arrependimento de obras mortas.
Temos que nos arrepender do que fizemos e do que somos e isso é um ponto importante que as pessoas nem começam a entender de que precisamos de nos arrepender do que somos, precisamos deixar o velho homem e por e revestir do novo homem.
Precisamos de crescer na fé em Deus, e entendermos o que é fé em Deus, confiança mútua e propósito do Pai e isto através do poder Deles, o Espírito Santo e através do que Jesus Cristo fez por nós para termos a esperança e a visão e por entender isso precisamos de fazer algo pela nossa parte e entendemos isso?
Irmãos, precisamos de ser maduros espiritualmente e muitas pessoas não entendem isso.
Irmãos, quantas vezes eu preciso estar a dizer acordem, estão a dormir, acordem, por gentileza, irmãos, tornem-se fieis a Deus, infelizmente muitos não são e depois diz assim: ensino de batismos.
O que são batismos? O compromisso de que vamos viver neste caminho de Deus eternamente, é um compromisso eterno e a imposição das mãos.
O que é? Entender que recebemos o Espírito Santo de Deus para que através do Seu Espírito Cristo e o Pai estejam a viver em nós para sermos filhos de Deus na família de Deus e para nos ajudar no caminho de santificação.
E depois ao fim seremos ressuscitados na primeira ressurreição ou em outra depois sujeitos ao juízo eterno.
Irmãos, precisamos de entender isto e devemos de avançar para a perfeição e por isso é que diz no v.3: “isto faremos se Deus permitir”, por favor, irmãos, precisamos de estar a crescer na imagem de Jesus Cristo como lemos em EF 4:13: na plena varonilidade do homem perfeito”
Cristo é e esse é a nossa meta, irmãos, esse é o alimento sólido, esse é ser de plena idade.
Irmãos, isso é o que temos de fazer e estamos a fazer isso?? Até ao fim? Porque como lemos em AP 22:11 ao fim como i a pouco: os justos tem que se manter e ser justos, devemos de continuar a fazer o que é certo.
Mesmo que as coisas estejam a arrebentar a nossa volta de coisas impuras precisamos de ser fieis e simplesmente você está na igreja de Deus não perante que você seja protegido e você tem que se esforçar para além de obedecer as leis de Deus e para além de acreditar em Cristo para além de ir a igreja ou estar em culto ao vivo tem que fazer mais e não é só isso.
Qual é a diferença que alguns serão protegidos dos que não vão ser? A diferença começa na humildade e na mansidão e precisamos de ser ensináveis, maleáveis, nas mãos do mestre e as bem aventuranças começam com humildade e depois em lamentação, luto e mansidão e fome e sede pela justiça.
Em SF 2:3 lemos: “buscai o Senhor vós todos os mansos da terra que cumpris os seus juízos”
Você é manso? Vocês estão a cumprir as leis de Deus? buscai a mansidão. Estamos a buscar a mansidão?
“por ventura, durareis ou tereis sucesso, podereis vos esconder no dia da ira do Senhor?”
Aí está a chave da proteção, estarmos mais perto de Deus, sermos humildes, maleáveis, buscando a mansidão para se talvez sermos protegidos.
Em FP 2:5 lemos que devemos de ter a mesma mente ou mesmo sentimento que JC teve e lemos: ”tende vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”
Você tem o mesmo sentimento? Você tem a mesma maneira de pensar que Cristo teve? Qual foi amaneira de pensar Dele?
“que Ele era da forma de Deus e não era usurpação ser igual a Deus, mas se esvaziou, e veio a ser um homem, e se humilhou e ser obediente até a morte e morte de cruz”
Irmãos é essa mente que você tem e eu tenho de sermos humildes como Cristo é e precisamos de uma chave e a chave que Deus nos deu é através do seu Espírito Santo.
Esse Espírito que nos ajuda a ser santos, a sua força Dele e veja em 2 PE 1:1 lemos: “Simão Pedro servo e apóstolo de Jesus Cristo aos que conosco tiveram fé igualmente preciosa na justiça de Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicados no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Nosso Senhor”
Aí está a chave e precisamos de crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e qual é a chave?
No v. 3: “como? Pelo seu divino poder, o poder do Espírito Santo de Deus, nos tenha sido doadas todas as coisas que conduzem a vida eterna e a piedade pelo conhecimento completo de que nos chegou por Sua própria glória e virtude”
Irmãos, recebemos o Espírito Santo de Deus que nos dá todas as coisas que conduzem a vida e a piedade pelos quais estas coisas são dadas pelo Espírito de Deus e nos tem dado suas preciosas e grandes promessas para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina para que sejam verdadeiramente maduros espiritualmente livrando-nos das corrupções das paixões que há no mundo.
Então o que é esta maturidade espiritual? É para sermos coparticipantes da natureza divina.
Irmãos, por isso no v. 5: “vós reunindo toda a vossa inteligência associai com a vossa fé a virtude”
Irmãos, este mundo não tem virtude, é um desastre.
“e com virtude, o conhecimento da palavra de Deus, a verdade, e o conhecimento o domínio próprio”
Você e eu precisamos de ter domínio próprio, precisamos de vencer as nossas fraquezas com a ajuda do Espírito Santo.
“com o domínio próprio a perseverança”
Precisamos de perseverar até ao fim.
“e com a perseverança a piedade, isto é, ser como Deus é, quer dizer, somos fraternos, ter amor de fraternidade com os irmãos e com a fraternidade o amor de Deus, o amor ágape”
Queridos irmãos, esta é a fórmula: “porque estas coisas existindo em vós e em vós aumentando fazem com que não sejais nem inativos nem frutuosos no pleno conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo pois aquele que estas coisas não estão presentes é cego vendo só o que está perto esquecido da purificação dos seus pecados de outrora”
Irmãos, temos que ser frutíferos no conhecimento de JC Ele é o nosso padrão e a quem devemos de imitar pois as coisas que não estão presentes é cego vendo só o que está perto esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.
Por isso irmãos, por gentileza, “procurai com diligência cada vez mais confirmar a vossa vocação e eleição porquanto procedendo assim não tropeçareis em tempo algum”
Estão entendendo o que está a dizer “não tropeçareis em tempo algum, pois, desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo da maneira que vamos entrar no reino de Deus”
Irmãos, se seguirmos esta fórmula não iremos tropeçar e temos que nos manter e crescer no conhecimento de Jesus Cristo.
O problema é que como lemos muitos seguem o caminho errado e veja no capítulo 2:1 diz assim: “assim como no meio do povo, povo israelita, surgiram falsos profetas, sim, entre os israelitas houve os que seguiram o caminho errado, assim também haverá entre vós falsos mestres”
“irmãos não foi só nos dias da igreja primitiva, é hoje também, falsos mestres os quais introduzirão heresias destruidoras até o ponto que negarem o Senhor que os resgatou trazendo sobre si mesmos repentina destruição”
Irmãos, isto vai ser repentino e muitos seguirão essas práticas libertinas hoje na sociedade e depois lemos no v.3: “movidos pela avareza farão comércio de vós, com palavras fictícias”
Irmãos, isto é terrível, é o mundo em que vivemos e veja no v. 12: “esses, todavia, como brutos irracionais naturalmente feitos para presa e destruição falando mal daquilo de que são ignorantes, mas na sua destruição também serão destruídos”
Irmãos, isto é terrível e veja no v. 14: “tendo os olhos chios de adultério, insaciáveis no pecado, engordando almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos malditos, esses tais, lemos no v. 17, são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal, para eles está reservada a negridão das trevas”
Irmãos, este é o mundo em que vivemos e no v. 19: “esses prometem liberdade quando eles mesmos são escravos da corrupção”
Capítulo 3:10: “e virá esse dia, entretanto, como um ladrão, o Dia Do Senhor, onde os céus passarão com estrepitoso estrondo e os elementos se desfarão abrasados também a terra e as obras que nela existem serão atingidas visto que todas estas coisas hão de vir a ser desfeitas, irmãos, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento, piedade”
Irmãos, isso é o que temos que fazer de viver em santo procedimento e piedade e depois em conclusão aqui diz: “crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a Ele seja a glória, de agora como no dia eterno”
Irmãos, vivemos num mundo em que isto vai arrebentar de foram rapidamente e muitos vão ser apanhados de surpresa.
Por favor, irmãos, cresçam na verdadeira maturidade espiritual, por favor, irmãos, pondo Deus primeiro, por favor, irmãos, cresçam na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Eu rogo, eu estou a implorar, irmãos, por gentileza, por amor de Deus, por favor não desistam e trabalhem com força para se manterem fieis até ao fim.