As Leis de Deus em Relação ao Matrimónio: Leis Fundamentais da Vida Eterna

Você está aqui

As Leis de Deus em Relação ao Matrimónio

Leis Fundamentais da Vida Eterna

Download (Baixar)
MP3 Audio (55.24 MB)

Download (Baixar)

As Leis de Deus em Relação ao Matrimónio: Leis Fundamentais da Vida Eterna

MP3 Audio (55.24 MB)
×

Precisamos de estar a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Este processo de crescimento involve arrependimento, mudar, e viver duma maneira nova. Isso também involve perdão e reconciliação. Esse processo é particularmente importante no matrimónio de dois Cristãos. O matrimónio é um relacionamento ao nível de Deus e Deus instituíu o matrimónio como uma união abençoada por Deus. Ele também deu Leis básicas no matrimónio, para que sejamos felizes e bem sucedidos. Estes princípios são igualmente importantes para a vida Cristã ao caminho da vida Eterna. Este sermão é parte da Obra da Igreja de Deus Unida. Visite o nosso site https://portugues.ucg.org/ para obter mais informação acerca de nós.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Nós como cristãos precisamos de estar a crescer na graça e no conhecimento de Nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo como lemos em 2 PE 3:18: “a igreja é simplesmente a soma total dos membros, a essência dos membros coletivos todos juntos é a igreja nós como corpo espiritual de Deus em que Jesus Cristo é o cabeça”.

Ora visto que nós estamos a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo a igreja de Deus também está constantemente a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.

Estamos a crescer na verdade e a confessar e a corrigir erros.

Ora isto é um processo difícil e vocês sabem na sua vida e na nossa vida quando nós fazemos erros e precisamos de estar prontos a corrigir, a arrepender, a mudar e está claro precisamos de ter misericórdia, precisamos de ser misericordiosos uns para com os outros, perdoar e andar para a frente.

Queridos irmãos e a glória é para Jesus Cristo, a glória é para Ele quando crescemos e aprendemos através desse conhecimento.

Uma área que afeta como tratamos uns aos outros é o matrimônio e casamento é a união do homem com a mulher para sermos uma carne e Deus revelou à sua igreja que o matrimônio é um relacionamento ao nível de Deus.

É que não é oferecido a qualquer outra forma de vida e que foi criada por Deus.

Os anjos não se casam e também não tem essa união especial não tem sexo, não tem órgãos sexuais, os animais também não se casam.

Queridos irmãos tanto os anjos como os animais, os anjos digamos assim um reino um bocadinho superior ao dos homens e os animais um reino inferior ao dos homens.

Nenhum deles conhece a benção de um lar com amor, uma benção de uma família feliz, sim, Deus vemos alguns animaizinhos que tem certos respeitos e se mantém fieis da maneira que Deus os criou e isso é muito interessante mas da maneira que os seres humanos devem ser isso é algo especial e por isso que satanás odeia a humanidade e odeia tudo que seja para demonstrar o plano de Deus para com a humanidade.

E o maior ataque que satanás tem contra a humanidade é contra a família pois ele odeia a família e por isso hoje eu quero rever neste sermão as leis que Deus criou que governam o matrimônio simplesmente dois princípios básicos.

Estas leis e princípios básicos são vitais e vitalíssimos e não só para o matrimônio mas são leis básicas para a nossa vida eterna no Reino de Deus e por isso não são aplicáveis somente ao princípio mais profundo no matrimônio mas são aplicáveis em todas as atividades humanas para aprendermos a ser mais como Deus é.

Ora queridos irmãos eu como ministro de Jesus Cristo simplesmente estou a dar a vocês as leis e princípios de Deus que são para o nosso bem.

Como ministro de Jesus Cristo, por exemplo, quando há jovens casais que querem casar eu recomendo que antes de prosseguirem com o matrimônio tenham aconselhamento com um ministro de Jesus Cristo para falar acerca das leis de Deus que governam o matrimônio e para assim dar as pessoas a vencer os desafios que hão de vir no matrimônio.

Queridos irmãos desafios e dificuldades vão acontecer e não é tudo uma lua de mel pois irão acontecer.

E por isso existem princípios para um casamento feliz.

Sim, infelizmente há casos em que um ou dois dessas pessoas no matrimônio não estão a seguir esses princípios e então quebram as leis de Deus causando o DIVÓRCIO que Deus odeia.

E divórcio sim existe porque existe pecado, infelizmente mas o meu tema hoje irmãos é simplesmente este: que as leis e instruções de Deus em relação ao matrimônio estes dois princípios básicos, estes dois grandes pilares que eu vou mencionar hoje são igualmente importantes para a nossa vida eterna no Reino de Deus.

E por isso eu vou estruturar o meu sermão longo das palavras da cerimônia do matrimônio tal como são, digamos assim, lidas em parre eu não vou ler tudo mas em parte na cerimônia conduzida por um ministro de Jesus Cristo na igreja de Deus Unida.

E então o ministro diria: certamente não pode haver uma alegria maior do que a satisfação humana de um casamento feliz e cheio de ações de generosidade para com o outro e depois compartilhar a vida com o outro.

Não existe um relacionamento entre seres humanos que seja mais profundo que aquele relacionamento realizado entre o marido e a mulher no seu matrimônio.

O matrimônio é uma união natural mas além disso é uma instituição divina ordenada por Deus e foi estabelecido pelo Criador durante a criação e o matrimônio recebe a sua autoridade das leis que Deus que não mudam, que são imutáveis e que não são alteráveis com as eras pois são eternas e perfeitas.

Quando Deus criou a vida na terra Ele fez o homem e a mulher o pináculo, isto é, o grau mais alto da criação física moldando e formando o homem e a mulher à sua própria imagem.

Ele deu ao homem e a mulher mentes criativas com capacidade de fazer decisões, de planejar, fazer as suas vidas a volta desses planos.

Os homens e as mulheres foram criados com maravilhosa possibilidade de virem a terem a vida eterna na família de Deus.

Deus como pai cheio de amor deu-lhes a instituição do matrimônio e a benção da família para que aprendamos a amar uns aos outros como Ele nos ama.

Após Deus ter criado o primeiro homem do pó da terra disse em GN 2:18: “não é bom que o homem esteja só e far-lhe-ei uma auxiliadora que seja idônea”.

A mulher foi criada igual ao homem em potencial espiritual para ser um complemento perfeito ao homem para acentuar o seu propósito para com o Adão e Eva o Criado Deus não fez a mulher diretamente da terra e do pó, mas da própria carne e ossos do homem e isso claramente demonstra que eram iguais pois a mulher veio do lado do homem duma costela, do peito e não de uma parte abaixo ou inferior do homem.

E então Adão disse em GN 2:23: “esta afinal é ossos dos meus ossos e carne da minha carne chamar-se-á varoa porquanto do varão foi tomada” e o Criador os uniu, este primeiro homem e esta primeira mulher dizendo em GN 2:28: “E Deus os abençoou e lhes disse: sejam fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”.

E assim a instituição do matrimônio e o ciclo de reprodução humana, procriação, foram estabelecidos com a benção pessoal de Deus dentro do matrimônio e não fora do matrimônio.

Dentro da igreja é Deus e não é meramente o homem ou as leis do homem que juntam o marido e a mulher tornando os dois uma só carne e por isso vamos agora considerar as leis que governam esta união e as suas instruções aos maridos e esposas tal como registrado nas Escrituras Sagradas.

Queridos irmãos estas são as palavras básicas iniciais no matrimônio na igreja de Deus Única e nem que estes princípios e estas leis básicas são aplicáveis como vão ver não só ao matrimônio mas como na vida cristã para a nossa vida eterna.

Vejam aqui em EF onde Paulo dá instrução muito importante ao casal em EF 5:21 esta instrução que é importante mas que em muitas sociedades e religiões é completamente ignorada mas é crítica não só para o matrimônio como para a nossa vida cristã.

EF 5:21 e diz assim: “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”.

Queridos irmãos a aliança sagrada do matrimônio diz para nos subjugar, nos humilhar, nos por debaixo primeiro a Deus e depois debaixo uns dos outros e como lemos por exemplo em FP 2 começando a ver no v. 1 diz assim: “se há pois alguma exortação em Cristo (um ponto importante que quero que vocês se lembrem bem), se alguma consolação de amor (que demonstra o amor), alguma comunhão do Espírito, se há afetos e misericórdias completai a minha alegria de modo que penseis a mesma coisa”; tenham o mesmo pensamento e mentalidade, a mesma maneira de pensar e de ver.

Continuando: “tenhais amor, sejais unidos de alma na vossa vida com toda a força, vosso ânimo tendo o mesmo sentimento e nada façais por partidarismo ou vã glória”.

Está aqui a falar de vã glória, de arrogância, que causa divisões mas por humildade considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

Queridos irmãos se há alguma exortação, se há alguma humildade considerai os outros superiores a si mesmo, isto é humildade, não é uma vã glória, partidarismo.

Queridos irmãos considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

Deus quer que a nossa união no matrimônio seja uma que nos submetemos em humildade uns aos outros no temor de Deus e Ele quer que mantenham os outros em grande estimação, por exemplo, que o homem mantenha a esposa em grande estimação dando-lhe honra, respeito e amor e tomem nota como tantos quebram esta lei e não só no matrimônio como na vida e no mundo pois todo o mundo está a quebrar esta lei.

São completamente ditadores, desumanos, desrespeitando as mulheres e usando outros versículos bíblicos como uma desculpa para serem opressores.

Vejam em 2 TM 2:15: “que não manejam bem as Escrituras” (e a palavra manejar no grego quer dizer não cortam direito, tiram um bocadinho aqui e acolá, não cortam isto direito, confundem as pessoas).

Queridos irmãos aqui lemos em FP que precisamos como lemos aqui no fim do v. 3: “considerando os outros superiores a si mesmo” pois todos nós precisamos de nos submeter uns aos outros e as pessoas não fazem isso, sim, homens precisamos de nos submeter as nossas esposas, óh, é o que está aqui irmãos: submeter uns aos outros e as nossas esposas são outros.

Tal como todas as pessoas precisam se submeter uns aos outros e ora está claro que isto quer dizer: seja humilde, respeitoso e que não seja arrogante pois é o que diz aqui vã glória, partidarismo mas por humildade.

Senhores notem que é no temor de Deus que precisamos como lemos em EF é no temor de Deus por isso as senhoras se os homens as estão a maltratar, a bater fisicamente ou as estão a tratar emocionalmente ou a abusar então esses homens não estão no temor de Deus.

Assim irmãos temos aqui uma lei extremamente importante no matrimônio mas não só no matrimônio e sim na vida eterna que é a lei de amor com humildade.

Aqui são estes dois pilares básicos que é uma lei de amor para com o outro e com humildade.

A lei de amor que é o amor provado pelo respeito e de submissão mútua pois essa submissão é a prova desse amor.

Jesus Cristo provou seu amor porque se submeteu e morreu por nós.

Estes dois princípios de submissão e amor são aplicáveis ao marido e a mulher e são aplicáveis a todos nós como cristãos.

Assim devemos ser sempre dar preferência ao bem estar do outro e esse respeito e essa ação de carinho, cuidado e demonstrado por submissão de livre vontade e não é porque é forçado e sim de livre vontade para com o outro é a fundação da relação amorosa de todos os casais unidos pelo matrimônio sagrado.

Submeter e amar é como se fossem 2 lados da mesma moeda e ao fim de constas são a mesma coisa juntas são uma expressão do verdadeiro amor de Deus, o amor de Cristo para conosco.

Jesus Cristo submeteu-se até a morte de cruz no madeiro estando pronto a deixar sua posição de vida eterna que tinha ao lado do Pai como lemos em JO 1:1 que Ele o Verbo existia desde o início desde o princípio e o Verbo estava com Deus, isto é, o Pai e o Verbo era Deus era do Reino de Deus e da família de Deus.

E por isso vemos em JO 1 no v. 2 que o Verbo estava no princípio com o Pai, isto é, o Verbo e o Pai são eternos!

Não foi criado porque lemos no v. 3 que tudo foi criado pelo Verbo  e o Verbo se fez carne como se lê no v. 14 de JO 1 e é a mesma coisa que lemos em FP 2 onde estamos agora no 2:5 :” tendo de nós o mesmo sentimento que houve também em Cristo”; nós também temos que ter  a mesma atitude que Cristo demonstrou para conosco e que foi essa que está no v. 6: “pois Ele , Cristo, subsistindo em forma de Deus, Ele era Deus, não julgou ser usurpação ser igual a Deus”; não era nenhum  estelionato, não era nenhuma falsa identificação, não era nenhum a dizer olha  sou uma pessoa que não sou , não, não era nenhuma coisa errada, não era ser alguma usurpação ser igual a Deus.

Em gênero de pessoa não estou a falar de autoridade mas a Si mesmo, voluntariamente, sem ser forçado e de livre vontade se esvaziou desse Reino de Deus, de ser desse gênero de pessoa se esvaziou e se apresentou como ser humano; se apresentou como homem.

É o que diz aqui: “se esvaziou assumindo a forma de servo a semelhança de homens reconhecido em figura humana” e isto é muito claro que saiu da forma de Deus e veio para a forma de homem, a forma de servo.

V. 8: “a si mesmo se humilhou (estamos a falar de humildade) tornando-se obediente até a morte e a morte na cruz no madeiro”.

Queridos irmãos O Verbo se fez carne e se fez homem voluntariamente e como lemos em MT 1:23: “Ele é Deus conosco”.

E, Jesus Cristo, quando esteve na terra foi Deus que esteve a viver com as pessoas Emanuel, Deus conosco.

Submetendo-se a morte deixou a eternidade voltou para ser um homem e esvaziou-se para morrer por nós e por que!! Por que ele fez isso pois isso é uma demonstração de amor como Ele disse: humildade é uma demonstração de amor.

Ele então morreu para redimir, comprar nós de volta da morte e para nos dar vida de novo e de graça e depois de ressuscitado Jesus Cristo voltou a eternidade abrindo a nós o caminho para seguirmos o seu exemplo de submissão e amor.

Isso é o que nós precisamos praticar e por isso o amor de Cristo é revelado pela ação de que¿ Humildade e submissão de Cristo e por isso essas duas características de como Ele se submeteu como lemos aqui: “se esvaziou e se humilhou”, se submeteu tornando-se obediente até a morte.

Essa é a prova do amor de Jesus Cristo para conosco e essa é aprova do amor de Deus que nos ama tanto que deu seu único filho unigênito por nós para nos salvar.

Este é o exemplo para nós homens e para as mulheres também, ou seja, para todos e todas que sejam cristãos mas para homens no ponto do conceito do matrimônio porque nós somos o cabeça da família e Cristo é o cabeça da igreja.

E Cristo como cabeça da igreja não é um ditador para conosco, não, não o é.

Que grande amor aquele que dá a sua vida pelo irmão como lemos em JO 15:13 diz assim: “ninguém tem maior amor do que Este dar a alguém a própria vida em favor dos seus amigos”; Jesus Cristo não deu só a vida humana e Ele esteve pronto a dar a sua vida sim, mas não foi só a vida física que Ele deu pois Ele esteve a ponto de arriscar a sua vida eterna na família de Deus por nós, por você e por mim.

Ele ama-nos tanto e submeteu-se tanto e de livre vontade, não foi forçado e por causa desse amor e por isso estamos a ver essa necessidade de aprendermos a amar e de submetermos um ao outro e isto é tão importante.

Vejamos então um bocadinho em maior detalhe isto, o homem e a mulher foram feitos à imagem de Deus assim sendo Deus deu ao homem certa porção de características de Deus e deu a mulher uma outra porção de características de Deus.

E juntos, homem e mulher, são uma entidade mais completa e digamos assim mais semelhante a Deus.

Por isso quando o homem e a mulher juntam precisam de se adaptar e se submeter um ao outro em humildade pois tem porções diferentes das características de Deus.

Ora Deus dá a mulher uma certa capacidade uma vez um bocadinho maior e estou a falar em generalismo de amar por natureza e também deu a mulher certas qualidades de beleza, por exemplo, e muitas outras características femininas e isto é necessário, por exemplo, ser a mãe.

E assim a mulher foi criada, sim, uma mulher cristã e está claro ainda tem muito a aprender a amar como em atos de submissão respeitosa ao seu marido e isso é parte da aprendizagem de amar.

O que não é fácil para a mulher e também não é fácil para todos nós.

Por outro lado, Deus deu ao homem umas inclinações, digamos assim, de poder, autoridade, de motivação de ter certos resultados e não estou a dizer que a mulher não tem dessas certas motivações mas estou a dizer que talvez tenha dado um bocadinho mais, estou a falar em generalismo, por isso o homem tem uma tendência de uma maneira geral a certas necessidades de controle, autoridade e vê essa necessidade de submeter autoridade quando é conveniente a ele e de uma maneira geral.

Mas mesmo assim o homem não é nada por natureza submisso e sim quando é conveniente quando é politicamente correto vamos dizer assim ou quando é difícil quando não está debaixo dum homem, líder, que seja mais forte que ele e começa a desrespeitar esse líder e temos que ter cuidado com isso.

E por isso esta submissão dos homens mal aplicada conduz a politiquice, a políticas, a lutas políticas e não estou a dizer que o homem não pode ter uma posição de liderança mas estou a falar dessa politiquice de divisão, de lutas um com o outro e quando estou a falar de politiquice é essa atitude de para mim primeiro e esse é o problema.

Por isso o homem com essa atitude tem o desejo de ser mais importante que os outros e de manipular os outros é isso quando me refiro a politiquices, esta manipulação de pessoas e palavras de mudar e alterar de dizer parte da verdade no que é conveniente para se fazer mais importante.

Como cristãos os homens tem muito a aprender a serem servos tal como lemos que Jesus Cristo veio na forma de um servo e tal como Cristo mostrou liderança servidora e demonstrou amor por atos de serviços não por controle ou autoridade, não pelo uso de força mas por amor e atos de serviços.

E por isso não estou a dizer que o homem não sabe amar mas estou a dizer que o homem não é tão inclinado como a mulher a amar e assim o homem por natureza é um pouco menos carinhoso que a mulher, um pouco menos sensível, talvez um pouco mais prático e talvez com um pouco menos de beleza.

Ora uma vez mais isto é uma generalidade e está claro que há exceções mas no matrimônio o homem e a mulher precisam de focar e prestar atenção a estas diferenças e aprender a amar um ao outro por atos de carinho e cuidado principalmente do homem de cuidados com a sua esposa.

E por outro lado a mulher pela sua própria natureza tal como foi criada por Deus tem uma capacidade natural mais original de amar mas também não estou a dizer que não tem inclinações nenhuma de controlar, não estou a dizer isso, não, mas o ponto é que tem ambos a mulher também tem aqui que focar a sua atenção e prestar atenção  a atos de provar esse amor por atos respeitosos de submissão a seu marido e estamos a ver estes dois pilares que estou a sublinhar hoje submissão e amor.

Na verdade, existem muitas diferenças entre homens e mulheres e existem muitos livros que descrevem essas diferenças mas estou a pôr uma ênfase nestas básicas características cristãs em que ambos, homens e mulheres, precisam desenvolver.

E por isso um ponto que todos nós somos fracos em atos de serviços como servidores em amor, somos fracos em respeitosa submissão e por isso precisamos de crescer nesta graça e conhecimento de Jesus Cristo porque Ele tinha e tem essas características de servir, humilhar-se e amar, e esse é o verdadeiro amor, submissão e amor que precisamos de desenvolver.

Porque uma vez mais Deus tem estas ambas características em grande profundeza, Deus tem grandes qualidades de beleza na criação e quantas vezes vemos coisas na criação e dizemos tão lindo, um lindo por do sol, uma linda vista, um lindo campo de verdura com montes, coisas lindas na criação, flores tão lindas, animais que são tão bonitos quando os vemos no seu ambiente natural mas Deus fez sempre tudo com grande amor e sempre para o bem de todos.

Ora quando juntamos as características do homem e da mulher em tão vemos melhor as características de Deus e está claro com muita oportunidade para nós de crescermos nesse conhecimento de Jesus Cristo e para pormos com graça nessa nossa aplicação.

E por isso Paulo está a elaborar estes dois pontos de submissão respeitosa a atos servidores e amor para edificação do corpo, não é de mim, mas do corpo da igreja que é o corpo espiritual da igreja e por exemplo em EF 4:12-13 diz assim: “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço para edificação do corpo de Cristo”; este amor de edificação do corpo.

Continuando: “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus”; de Jesus Cristo e por isso que precisamos crescer no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para chegarmos a esse pleno conhecimento do Filho de Deus.

Continuando: “a perfeita varonilidade, isto é, ao homem perfeito”; a uma pessoa perfeita tal como os homens e mulheres que precisamos de crescer nesta perfeita pessoa.

Continuando: “à medida perfeita de estatura de plenitude de Cristo”; por isso que diz cresçam no conhecimento do Senhor Nosso Salvador jesus Cristo à medida da plenitude de Cristo.

Queridos irmãos precisamos de crescer em atos de serviços de amor e servidão e se irão lembrar alguma coisa desse sermão pensem simplesmente em amor e humildade e servidão.

Queridos irmãos como lemos aqui em EF 4 a parte da estrutura da igreja do que deve existir na verdadeira igreja é que os ministros devem exemplificar isto e não é serem ditadores, olha vocês tem que dar mais dinheiro, fazer mais isto, e aquilo, outra, e seja lá o que for porque para dar a mim e eu ter mais dinheiro e não irmãos temos que apontar as leis de Deus e as pessoas tem que obedecer as leis de Deus de livre vontade conforme entendem.

E por isso vemos que estas lições e leis fundamentais são leis de Deus no matrimônio e estas leis básicas de Deus as partes da união básica do matrimônio, o núcleo da família que ao fim de contas é a base de uma boa sociedade que é exatamente o que satanás quer destruir.

Vocês pensem quantas coisas satanás está a fazer para tentar destruir a família, a posição do pai, o relacionamento entre entendimento do que é um homem e uma mulher isso tudo que é dado hoje dia e está completamente a destruir isso porque satanás quer destruí a você e a mim e quer destruir a sociedade.

Queridos irmãos por isso estamos aqui a falar de pontos básicos para o nosso crescimento espiritual para a vida eterna no Reino de Deus e sim também são pontos básicos no matrimônio, sim, no matrimônio eu tenho certas fraquezas e minha esposa tem certas fraquezas e temos que estar um ao lado do outro e ajudar um ao outro para nos completarmos para crescer e que tenhamos o verdadeiro amor e caráter de Deus.

Vejam por exemplo em EF 5:22 diz assim: “as mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao Senhor”; ao próprio marido e aqui está a falar um ato de submissão especial ao próprio marido e não é a todos os homens ou mulheres que tenham que ser submissas a todas a outros homens porque a mulher , por exemplo, trabalham em empresas e coisas assim e tem grande capacidade e não tem que se submeter a todo homem, não, submissas ao seu próprio marido como ao Senhor nesta estrutura de organização  que existe neste governo

Vejam então o v. 23: “porque o marido é o cabeça da mulher como Cristo é o cabeça da igreja sendo salvador do corpo”, aí está a grande analogia o homem como Cristo está para salvar a ajudar a mulher neste caminho.

Continuando: “como porém está a igreja sujeita a Cristo assim as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido”; esta autoridade, a uma autoridade na igreja, a uma autoridade na casa, sim, temos que ser submissos uns aos outros mas há uma submissão especial para dentro desta organização governamental digamos assim da família e da igreja e existe essa estrutura e isto é simbólico de algo muito maior da autoridade do governo de Deus.

Vejam por exemplo nos v. 23-24: “porque o marido é a cabeça da mulher como Cristo é a cabeça da igreja”; vemos aqui que é um simbolismo de uma coisa maior que é a igreja de Deus e por isso estamos a ver aqui uma representação de Deus Pai, representação de Cristo e da igreja neste exemplo do matrimônio

Queridos irmão não estou a falar de uma escravidão, não é uma escravidão, é uma submissão voluntária pois Deus nos serve, Jesus Cristo nos serviu e serve pois Ele deu a sua vida por nós porque Ele deu a sua vida por nós queremos  sujeitar-nos ou submetermo-nos  a Jesus Cristo de livre vontade e aqui está o ponto chave irmãos pois não somos forçados e nos submetemos a Cristo de livre vontade  pois Deus, Jesus Cristo, não é um ditador e igualmente nós como ministros de Jesus Cristo não somos ditadores e sim servos carinhosos de todos vós e como membros da igreja do corpo de Cristo prontos a servir  e cuidar dos membros.

Por isso marido nunca maltrates a tua querida esposa, nunca levantes a mão a ela em nenhuma situação, não faças isso, nunca, exatamente ensina a seus filhos a nunca levantar uma mão a uma moça ou a uma mulher, nunca.

Igualmente se os homens servem a suas mulheres com amor e carinho tal como Cristo serve a igreja então estes homens estão a ajudar a suas mulheres a se submeterem a eles respeitosamente tal como Cristo se submeteu e morreu por nós, então nós voluntariamente nos submetemos a Cristo se nós igualmente queremos fazer coisas de amor e submissão e respeito a nossas mulheres então em contrapartida elas vão querer fazer as mesmas coisas para conosco.

Pois então elas vão querer de livre vontade estar submissas ao marido que é tão gentil e amoroso, sim, precisamos de ajudar um ao outro e como a não ser fazendo a nossa parte do mandamento e não olhar para o mandamento e falar: tu é que tens que fazer essa parte do mandamento, não, eu é que tenho que fazer esta parte, o homem tem que fazer a sua parte e a mulher que faça a sua parte.

Homens tem instruções para os homens e não para as damas, não é para vocês homens estarem a dizer as mulheres: olha submetam-se a mim, não, isso a mulher tem que fazer voluntariamente e lendo a Palavra de Deus e estudando isto.

E vocês homens por causa disso devem ouvir a instrução de Deus para vocês! Para nós como homens e se nós queremos que nossas senhoras ou damas se submetam a nós então nós precisamos de fazer a nossa parte do mandamento e não a parte delas e assim dando a nossa vida por elas, edificando-nos por elas estamos a ajudá-las dessa maneira carinhosa e cuidadosa.

Ouça o que o mandamento diz aos homens, por exemplo no v. 25: “maridos amai a vossa mulher como também Cristo amou a sua igreja e a si mesmo se entregou por ela”, e como é que Cristo amou a igreja: morreu pela igreja!

Qual é a instrução aos homens: amem a vossa mulher como Cristo amou a igreja, isto e´, entregou-se, entreguem deem a vossa vida, vosso tempo, vosso sacrifício as vossas esposas.

Como falhamos irmãos!

Queridos irmãos aí vemos um ponto importante de fidelidade, não é cometendo adultério que estamos a cumprir este mandamento e sim de fidelidade a nossa esposa, é um completo suporte do mandamento que diz: “não cometas adultério”; somos 100% fieis a nossa esposa¿ Perguntem isso a vocês mesmos e se não o somos precisamos do verdadeiro arrependimento! Agora! Não é amanhã! Agora!

E com fé em Cristo pedir perdão primeiro a Deus porque estamos a pecar a Deus e em segundo lugar as nossas esposas e depois precisamos demonstrar por nossos frutos que somos pessoas diferentes, verdadeiramente amorosos, respeitosos e fieis a elas.

Não é dizer a nossa mulher que se submeta mas aliás é viver uma vida com amor, carinho e cuidado para com ela tal como prometemos a Deus durante a cerimônia do matrimônio, durante a aliança que fizemos diante de Deus quando nos casamos.

Por outro lado, esposas este mandamento é para os homens por isso não estejam a dizer ao homem: tu não me amas! Senhoras ouçam o que o mandamento diz a vocês, que quer dizer: respeitem ao vosso marido e por isso que estou a dizer cada um olhe o que o mandamento diz para vocês mesmos e não a olhar o que o mandamento diz para o outro.

Assim um encorajando o outro quando a mulher faz isso encoraja o homem a amar mais e quando a mulher faz isso encoraja o homem a respeitar mais.

Por isso vemos aqui em EF 5:33: “não obstante cada um de vós doou por si e ama a sua esposa como a si mesmo e a esposa respeita o marido”; olhem par a responsabilidade que é dada a você, olha para o mandamento e para você e não olha para o mandamento do outro.

Pedro também deu instruções acerca do matrimônio para os homens e as mulheres e vejamos então em 1 PE 2 vejamos aqui no v. 18-19 e diz assim: “servos sede submissos com todo amor ao vosso senhor e não somente se for bom ao cordato mas também ao perverso porque isto é grato que alguém suporte tristezas sofrendo injustamente livre da sua consciência para com Deus”; ora se isto é para os servos, por exemplo, numa empresa os empregados numa empresa a obedecerem ao seu patrão talvez não seja bom e cordato mas perverso diz para você fazer isso quanto mais para as esposas fazerem isso ao marido.

Veja no v. 21: “portanto para isso fostes chamados pois também Cristo sofreu em vosso lugar deixando exemplo para seguir os seus passos”; e vemos que Cristo morreu por nós e nós devemos seguir o seu exemplo e por isso que precisamos de crescer no conhecimento de Jesus Cristo no que Ele fez por nós e crescer na graça e na prática do que Ele fez por nós e temos que crescer nisso irmãos.

Vejam agora aqui no capítulo 3:1 diz assim: “mulheres tende vós igualmente ( a instrução que acabou de dar aos servos) submissas ao vosso próprio marido”; não está a dizer sejam submissas se ele vos ama mas está a dizer sejam submissas ao vosso próprio marido mesmo que ele não seja digamos muito carinhoso tal como os servos diz mesmo que o patrão não seja bom ou cordato mas seja perverso e a instrução aqui as mulheres é igualmente façam isso ao seu marido e façam por isso a vossa parte primeiro.

E então o vosso exemplo fará que a outra pessoa seja ganha sem palavra alguma e por que¿ Por causa deste exemplo e foi o que Pedro disse.

Queridos irmãos vejam que não são palavras que estão a dizer ao marido e não são estes argumentos de nhen, nhen, nhen, não é isso ao dizer ao marido pois essas palavras só vão antagonizar e vão virá-lo contra você mas sim o exemplo e por isso queridos irmãos isto também é aplicável aqueles que dizem: olha estou a pregar o Evangelho estou aqui com palavras a dizer, a puxar para dentro da cabeça de outras pessoas o Evangelho.

Preguem o Evangelho por vosso exemplo mas o problema é que o nosso exemplo é assim tão ruim que as pessoas não estão a ouvir e então Jesus Cristo não disse em MT 5:14-16 que precisamos de ser uma luz e ora se a luz faz barulho nós desligamos a luz e se você está a fazer muito barulho e muitas palavras, pregar, as pessoas vão desligar você, não vão tomar atenção a você, não vão, vão tirar vocês de amigos do facebook ou sei lá mais e por que¿ Porque vocês estão a puxar coisas que a vossa pregação devia de ser pelo vosso bom exemplo.

Veja aqui no v. 5 de 1 PE 2 diz assim: “pois foi assim mesmo que se ataviaram estas mulheres outrora estas mulheres que esperavam em Deus estando submissas ao seu próprio marido”; uma vez mais ao próprio marido estando submissas é assim que se aviaram, é assim que se adornaram, se embelezaram e como¿ Sendo submissas e com humildade ao próprio marido e isto é amor em ação e a lição é também para nós cristãos mas aos homens uma vez mais não é para você dizer as esposas que olham devem de fazer isto e se submeter a mim, não, você não devem exigir que as esposas façam isso e os homens uma vez mais tem que ler um bocadinho mais o que as Escrituras dizem aos homens e as mulheres tem que ler o que as Escrituras  dizem as mulheres.

Há certos homens que pensam que todas as senhoras devem se submeter  a todos os homens e isso é errado porque está a falar aqui ao marido, ao esposo e não é para as senhoras se submeterem a todos os homens mas infelizmente é uma atitude que existe nesta sociedade e nestas religiões mas lembrem-se que ambos, marido e mulher, são filhos de Deus, são co-herdeiros na promessa do Reino de Deus e por exemplo vai haver muitas mulheres, senhoras, por exemplo, idosas, viúvas, muito humildes que vão ter galardão, recompensa maior que muitos ministros e por que¿ Porque Deus está a olhar para o coração e para com essas senhoras estão a ser humildes.

 

Queridos irmãos Deus vai recompensar de acordo com suas obras e não é de acordo com o que você fala e não é de acordo com o seu gênero, ser homem ou mulher, não é de acordo com a sua cor, não é de acordo se você tem dinheiro ou não tem porque não há parcialidade com Deus de acordo com as suas obras e por isso os homens devem ouvir aqui o que Pedro disse aos homens vejam aqui no v. 7: “maridos vós igualmente (sim, sejam submissos como servos ao seu patrão) vivei a vida comum no lar com discernimento”; temos discernimento das dificuldades que as nossas senhoras e nossas esposas tem porque elas tem um corpo físico mais complicado que o corpo do homem e nós precisamos de entender e discernir isso em que lado elas se encontram.

Continuando: “para com a vossa mulher como parte mais frágil tratai-a com dignidade”.

Queridos irmãos mais frágil não quer dizer que seja inferior não mas a nossa esposa é mais frágil a trate com dignidade como um vaso, por exemplo, chinês daquele muito lindo, bonito e muito frágil e você  tem que tratar esse vaso com muito cuidado para não se quebrar e se partir porque é muito importante para você mas é mais frágil e porque é mais caro e precioso e as damas são frágeis e preciosas e você está a tratar a sua esposa com cuidado, com carinho porque ela é mais frágil ou você a está a tratar como se fosse um cidadão de segunda classe pois tenham cuidado irmãos.

Por isso aqui vemos que não somos ditadores e não podemos ser ditadores e nem autocratas mas ver as necessidades das damas, o cuidado das esposas primeiro antes das nossas próprias necessidades como homens porque foi o que Jesus Cristo fez por nós.

Não foi o que jesus Cristo fez que nos trata com carinho, amor e cuidado e não é isto a graça de Deu de ter favor para conosco, de ter gentileza, de ter bondade e de fazer tudo que é bom para nós¿ É o seu amor para nós  e isto é que é a graça de Deus é o seu ato de dar e de dar e de dar sem nós merecermos e é isso o que fazemos as nossas esposas e aos nossos esposos e esta é a graça de Deus irmãos, este é que temos que conhecer, este é o Senhor Jesus Cristo que nós temos que conhecer e por isso precisamos de crescer no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para pormos em prática essa graça, esta gentileza, este favor, essa bondade e por isso é que precisamos de crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Não devemos nós então imitarmos a Deus¿

Queridos irmãos aqui vemos em Pedro: “não diz aos homens para exigir das mulheres submissão aliás diz aos homens para tomarem conta dela como um vaso precioso”, como um vaso delicado como por exemplo um vaso frágil da china, é um caso de se submeter as ações do marido as necessidades dela, é o caso do marido se submeter as necessidades dela.

Isso é o que Deus diz a nós como maridos e infelizmente muitos homens não entendem dessa maneira e precisamos de ter muito cuidadinho porque é um vaso especial que não queremos quebrar por isso nós como homens devemos as honrar e devemos pô-las numa posição de respeito como fosse um pedestal como pomos um vaso num pedestal e não é uma adoração, não estou a falar de uma idolatria, não,  mas é demonstrar amor e não é subjuga-las a nós  e pô-las assim debaixo do nosso dedo mas é dar honra as partes mais fracas e cuidar delas os que parecem mais fracos parecem os mais necessários como lemos  em 1 CO 12:23 que diz: “e os que reputamos serem menos honrosos no corpo a esses honramos  muito mais do que a nós não temos decorosos mais honra”.

Queridos irmãos é um ato de submissão dos homens para as nossas queridas esposas, é estimar, é apreciar, é prezar é dar valor as nossas esposas e estimamos as nossas esposas e demonstramos as ações que apreciamos, reconhecemos o que fazem para conosco e se fizermos isso estamos a ajuda-las a crescer como cristãs no caminho do Reino de Deus.

Vejam em 2 PE 3:7 porque diz assim: “porque sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida”, somos juntamente herdeiros da mesma graça de vida e vamos herdar o Reino de Deus com a nossa esposa e vamos ser uma equipe e um time, vamos ser um time especial eternamente e é esse o desejo de Deus.

E se maltratamos a ela estamos a maltratar a nós próprios pois somos uma unidade e depois continuando no v. 7 diz assim: “para que não se interrompam as vossas orações”.

Queridos irmãos se não tivermos esta submissão de humildade e mansidão para com as nossas esposas e se não houver este relacionamento, sim, este respeito de uns para com os outros as nossas orações vão ser interrompidas e por isso talvez seja essa a razão  que as suas orações na família estão a ser ouvidas por Deus mas por outro lado estamos a praticar  estas instruções então temos  uma promessa adicional que Ele ouvirá as nossas orações e isto é tão importante irmãos pois você quer que Deus ouça as suas orações então leia e estude cuidadosamente este versículo PE 3:7.

Isto é muito importante para com Deus e tem um significado espiritual ainda maior do amor de Cristo para conosco e como Cristo vai se casar com a igreja precisamos servir um ao outro e isto é uma lei fundamental para a vida eterna.

Queridos irmãos isto é um mistério enorme que estamos simplesmente a aprender só um bocadinho, a riscar, a apanhar simplesmente a parte de cima e temos que aprofundar muito queridos irmãos a nossa vida se não submetermos, não respeitarmos, se não amarmos uns aos outros, um ao outro no nosso lar como podemos crer que Jesus Cristo faça o mesmo por nós e ouça as nossas orações¿

Queridos irmãos amor e submissão respeitosas são partes necessárias para ambos, do homem e da mulher, a esposo deve esforçar-se para amar e submeter-se a sua esposa mas particularmente deve amar a sua esposa tal como Cristo nos ama pois o marido foi criado desta maneira e o matrimônio foi assim ordenado desta fidelidade e amor carinhoso.

Fidelidade, e vocês são fieis as vossas esposas¿

Não é para amarem outras mulheres, adultério, mas para amarem a sua esposa e ora que está claro que devemos amar todas as pessoas pois Jesus Cristo disse: amem-se uns aos outros, mas estou a falar particularmente do matrimônio e particularmente como irmãos na igreja de Deus como devemos tratar uns aos outros de uma maneira especial, principalmente as esposas.

Por outro lado, a esposa deve se esforçar e submeter-se e amar o seu esposo mas particularmente deve tomar atenção a submeter-se e a respeitar o seu esposo pois a mulher foi assim criada por Deus e o matrimônio foi assim ordenado nesta submissão e nesta humildade e nesta mansidão com respeito e amor.

Não é para se submeterem da mesma maneira a outros homens e estou a falar aqui de uma maneira especial aos esposos e isto tudo tem um significado especial da relação de nós para com outros na igreja de Deus e com Cristo Ele próprio.

Por isso queridos irmãos a conclusão  da cerimônia do matrimônio  na igreja de Deus Unida lê-se assim: “as qualidades essenciais do matrimônio feliz e bem sucedido são aquelas que manifestam amor sempre a crescer , o amor como de Deus tal como prescrito por Paulo à igreja de Corinto em que escreveu em 1 CO 13:3-8: “quem ama é paciente, é bondoso, quem ama não é ciumento e nem orgulhoso, nem vaidoso, quem ama não é grosseiro nem egoísta, não fica irritado nem guarda mágoas, quem ama não fica alegre quando alguém faz alguma coisa errada mas se alegram quando alguém faz certo, quem ama nunca desiste porém suporta tudo com fé, esperança  e paciência, o amor é eterno”.

Assim se vê a ação amorosa no matrimônio é um tio de relação espiritual entre Deus e a igreja e é na nossa submissão ao amor de Deus que o matrimônio será fortalecido e protegido.

Como um pai carinhoso Deus quer dar-nos as suas bençãos mais ricas e Ele quer que nós sejamos extremamente felizes visto que o matrimônio é uma instituição divina e é correto e necessário que cada um fielmente prometa perante Deus que aceitam esta aliança sagrada do matrimônio de acordo com as condições divinamente estabelecidas por Deus Todo Poderoso.

Irmãos como vemos este é um tipo de promessa que fazemos a Deus quando somos batizados e é a nova aliança é o novo compromisso na qual prometemos obedecer às leis de Deus de submissão e humildade e de amor para com Deus e para com o próximo o que é nossa obrigação depois de recebermos a graça de Deus imerecida.

E assim queridos irmãos crescemos na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.