Benefícios Espirituais dos Dias de Pães Asmos

Download (Baixar)
Benefícios Espirituais dos Dias de Pães Asmos

Três benefícios espirituais de observarmos os dias de Pães Asmos.
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
O diabo tem uma falsificação de tudo exceto dos dias dos pães asmos e em EX 12 vemos a Páscoa a ser celebrada e depois as instruções para os dias dos pães asmos e começando no v.21 diz assim: “chamou, pois, Moisés a todos os anciãos de Israel e disse-lhes: escolhei e tomai vós cordeiros para as vossas famílias e sacrificai a Páscoa.
E assim sacrificaram a Páscoa e depois vemos que houve a saída dos israelitas do Egito e depois lemos adiante em EX 13:3-6 que foi no dia seguinte após a Páscoa porque mataram o cordeiro, e puseram o sangue nas ombreiras e na verga das portas, passou pela meia noite, não podiam sair de casa até pela manhã como se lê em EX 12.
E depois no dia seguinte receberam presentes dos egípcios e tiveram que preparar para sair do Egito, as preparações finais e sair e depois saíram a pressa e isso já era no início do dia quinze de Nisã porque, sim, a Páscoa foi ao início do dia quatorze de Nisã.
Ora, irmãos como sabem da maneira como Deus conta os dias o início do dia é ao por do sol quando a noite começa e então temos noite e o dia e então esse é o dia inteiro da maneira como Deus conta os dias de por do sol a por do sol.
E por isso a Páscoa que foi no dia quatorze foi celebrada nesse início ao por do sol e nessa noite como disse o anjo passou por cima das casas dos israelitas porque tinham o sangue nas portas perante a meia noite e que no tempo de Cristo simboliza a noite em que Ele foi traído e nós somos instruídos como instruiu a Paulo para celebrarmos a Páscoa na noite em que Ele foi traído.
Ora, depois disso durante a parte do dia foi imolado, castigado, detido e acabou por ser crucificado e acabou a morrer na parte do dia quatorze e depois foi enterrado ainda antes do por do sol, isto é, antes do início do dia quinze de Nisã que era um dia santo ou, digamos assim, era um Sábado anual.
E por isso então vemos que se formos ver o calendário hebraico de Nisã no ano 31 da EC ele morreu numa quarta-feira, foi enterrado ao fim dessa quarta-feira, digamos assim, antes do por do sol e esteve na sepultura por três dias e três noites como lemos em MT 12, ou seja, de quarta para quinta, de quinta para sexta e de sexta para Sábado e então Ele ressuscitou ao fim do Sábado que então seria acerca do por do sol do fim do Sábado.
E por isso Ele ressuscitou ao fim do Sábado, sim, não ressuscitou num domingo, que é o primeiro dia da semana e quando as damas foram lá Ele já não estava lá na sepultura, claro, já tinha ressuscitado ao fim do dia anterior.
Ora, então vemos aqui simbolizando acerca do tempo dos egípcios que depois de terem sacrificado o cordeiro então eles na noite seguinte no início do dia quinze então saíram do Egito.
E vemos isso em EX 13:5-6: “e Moisés disse ao povo lembrai-vos deste mesmo dia que saístes do Egito ao início do dia quinze, da casa da servidão porque o Senhor vos tirou dali, portanto, não comereis pão levedado, hoje no mês de Abib vós saís”
E assim saíram ao início do dia quinze é o que lemos em LEV 23 que são os dias do Senhor e não dos judeus e sim dias santos de Deus então lemos aqui começando no v.4: “estas são as solenidades do Senhor, santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado: primeiro mês é o mês de Nisã, aos quatorze do mês pela tarde é a Páscoa do Senhor”
Isso foi a tarde ao início do dia quatorze porque os dias começam como expliquei da maneira que Deus vê de por do sol a por do sol e por isso foi nessa tarde ao início do dia quatorze que é a Páscoa do Senhor.
E no dia quinze deste mês é a festa dos pães ázimos, isto é, dos pães asmos e não há fermento em vossas casas e não comem nada levedado e isso é o que vemos aqui no vs.6-7 diz assim: “aos quinze deste mês é a festa dos pães asmos do Senhor, sete dias comereis pães ázimos, sem fermento por sete dias, no primeiro dia esse é o dia quinze do mês tereis santa convocação, isto é, é um dia santo e um Sábado anual e nenhum trabalho servil fareis, mas sete dias oferecereis oferta queimada ao Senhor e no sétimo dia, que seria o dia 21, haverá santa convocação e por isso também é um dia santo e nenhum trabalho servil farás nesses dias”
E então é por isso é que lemos em EX 13:3: “portanto não comereis pão levedado”, durante esse período de sete dias que este ano de 2025 o primeiro dia dos pães asmos é o dia quinze de Nisã que no nosso calendário romano de hoje é no dia treze de abril de 2025.
Por isso a Páscoa é celebrada ao início desse dia quatorze que neste calendário romano, do mês de Nisã, calendário hebraico, e começa ao fim do dia onze de abril de 2025, este ano é uma sexta feira a noite e que continua durante o dia que é o dia de Sábado semanal, este ano que em 2025 é o dia doze ao por do sol do dia seguinte da maneira que Deus conta os dias e então começa o primeiro dia dos pães asmos que são os dias sem fermento.
Então nessa noite é a noite muito memorável a qual nós celebramos como leem em EX 12:42: “esta noite é noite de vigília porque o Senhor os tirou da terra do Egito, esta é a noite do Senhor que devem guardar todos os filhos de Israel por gerações, isto é, ao início do dia quinze que é a noite memorável porque foi o dia que saíram do Egito e por isso sair do Egito simbolicamente significa sair do pecado e sairmos do mundão.
Então irmãos vemos aqui que tiramos o fermento que é simbólico de tirarmos o pecado de nossa vida, um simbolismo por sete dias, o sete simboliza o completo, e tiramos o pecado completamente da nossa vida.
Como diz no v.7 de EX 13: “sete dias se comerás pães ázimos e o levedado não se verá contigo nem ainda fermento será visto em todos os teus termos, em todas as áreas que você tem controle.
E por isso se vê aí que devemos tirar o fermento da área do nosso controle, por ex. quando eu estava na indústria a minha cadeira no meu escritório, a minha área de trabalho eu tinha a certeza que ia limpar e tirar todo o fermento dessa área na empresa.
E assim tiramos da área da nossa casa que temos controle porque algumas pessoas que vivem em casa de outras pessoas que não estão na igreja e não acreditam nos dias dos pães asmos e não acreditam nas solenidades de Deus então essas pessoas só podem, digamos assim, as áreas que tem controle e por isso que diz em todos os teus termos e em todas as tuas áreas de controle.
E depois se vê aí no v.9 de EX 13: “e te dará por sinal na tua mão como lembrança nos teus olhos”
Irmãos, o sinal de Deus que está na sua mão e sobre os teus olhos porque o sinal de Deus representa os seus pensamentos que você trabalha e você então pensa em obedecer as leis de Deus e trabalha de uma maneira obedecendo as leis de Deus e somos obedientes a Deus e isso é o sinal de Deus.
A marca de satanás que, digamos assim, é forçada por isso é uma marca e o sinal de Deus é voluntário, mas a marca de satanás que é forçada é desobediência a Deus e como, digamos assim, um simbolismo principal de desobediência a Deus é desobedecer aos dias santos de Deus que são dias que não façam trabalho servil.
Ora, se todo mundo obedecesse as leis de Deus imagine não haveria mais assassinatos porque o que diz não mates significa não ponhas a morte, não assassines, não haveria tropas, inteligência militar, nem escola militar, não haveria filmes de crimes e matança.
Outra das leis que diz: não cometas adultério então não haveria roupas e modas que estejam a encorajar essas ideias e princípios de adultério, não haveriam violações de mulheres ou de estupros, não haveria aborto e divórcio e doenças sexuais como a sida ou aids, não haveria, digamos assim, encorajamento mental de atitude através de pornografia se todos obedecessem as leis de Deus.
Onde diz não roubes não haveria assim até chaves para nossas casas, sim fechavam a porta, mas sem necessidade de fechar a chave e imagine o mundo que não há chave e você pode deixar a porta aberta sem trancar como eu vou aqui a uma cidade a três horas de Dallas onde vou visitar uns irmãos quando vou lá ao culto e os visito e tem um casal que nunca tranca a porta da frente da casa, e vivem numa área mais obediente e respeitosa é interessante quando bato na porta e dizem abra a porta e nunca trancam a porta, vão ao culto e voltam sem trancar a chave.
Mentir? Não haveriam tribunais por causa de mentiras, nem falsificação de documentos, nem necessidade de bilhetes de identidade e passaportes.
Cobiçar? As pessoas estariam contente com o que tem, não precisavam de estar a dar uma impressão que vivem de uma maneira mais rica do que outros porque não há cobiça e se não estivessem a adorar outros deuses não estariam a desobedecer a Deus e teriam a guardar os dias santos e solenidades de Deus e não outros dias.
Imaginem se todo o mundo seria diferente, mas o mundo vai ser diferente quando Jesus Cristo retornar e estabelecer o governo de Deus na terra, isto é, estabelecer o reino de Deus governando na terra e que beleza será.
Entretanto a pergunta para nós é vendo em JR 5:21-23: “ouvi agora ó povo insensato e sem coração, irmãos, o mundo em que vivemos agora é um mundo de um povo insensato e sem coração e que tendes olhos e não vês, sim, as pessoas estão a ver, mas não entendem e compreendem, tendes ouvidos e não ouvem, estão a ouvir as palavras da Bíblia, mas não tomam atenção do que estão a ouvir, “
v.22: “porventura não temereis a Mim? Não tens respeito a Deus? que eu que pus a areia por limite ao mar por ordenança eterna que ele não traspassará, sim, temos aqui a praia para vermos, até que se levantem as suas ondas não prevalecerão ainda que bramem não a traspassarão, mas este povo é de coração rebelde e de libertinagem”
este povo tem um coração rebelde, teimoso, desafiador, irmãos é o que vemos no mundo hoje em dia as demonstrações das pessoas que são teimosas, desafiadoras, se vê o que está passar no mundão.
“rebelaram-se e se foram, tão rebeldes contra Deus e não dizem no seu coração temamos agora ao Senhor, nosso Deus, vamos agora respeitar a Deus, que dá a chuva, a temporã e a tardia, quer dizer a que mais cedo e a mais tarde durante as estações do ano ao seu tempo e nos conserva as semanas determinadas da sega”
Irmãos, este não é o mundo hoje em dia e as pessoas não tem esse coração e a pergunta para nós: nós temos esse coração?
E por isso, irmãos, hoje quero abordar três simples benefícios dos dias dos pães asmos e para o que? Para nós estarmos cientes que devamos estar perto de Deus, isto é, para sermos obedientes a Deus, para estarmos cheios do Espírito Santo de Deus em vez de estarmos cheios de ar de nós mesmos e sermos um com Deus.
E por isso veremos estes três benefícios para sermos obedientes em fé, para estarmos cheios do Espírito de Deus e assim sermos um com Deus, para estarmos perto de Deus.
Vejamos, então, em EX 13:21 diz assim: “e o Senhor ia diante deles de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho e de noite numa coluna de fogo para os iluminar para que caminhassem de dia e de noite, nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo de noite”
Deus através do ser eterno que veio a ser Jesus Cristo que fez todas as coisas e criou tudo que foi delegado pelo comando do Pai a fazer todas as coisas, o nosso criador e salvador, e isso é outro tema que abordei e posso abordar em outros sermões, mas Aquele ser eterno que se fez carne e veio para a terra que é Jesus Cristo esse ser nunca deixou de estar com os israelitas, esse ser do gênero de Deus, da forma de Deus como lemos em FP 2:6 esse ser que era Deus como lemos em JO 1:1 e esse ser o Pai o chamou a Deus como lemos em HB 1 e esse Deus que é da família do reino de Deus estava perto dele e estava com eles.
Irmãos, Deus oferece a você e a mim a mesma benção de estar perto de nós e conosco, mas irmãos Ele oferece ainda mais a você e a mim de estar dentro de você e de mim.
Então, você quer Deus perto de você? E por isso continuando em EX 14:1-4 diz assim: “então falou o Senhor a Moisés: fala aos filhos de Israel que vão para este local e acampem-se então Deus começou a pregar a eles e então começou a explicar o que ia acontecer e entender conforme iam a sair do Egito que os egípcios iam os tentar destruir e acabariam os egípcios por serem destruídos”
Então se vê aí que o faraó veio com seiscentos carros escolhidos para destruir os israelitas e se vê aí no v. 10 que os israelitas começaram a acusar e a dizer mal e vejam em EX 10:14: “e se aproximando o faraó os filhos de Israel levantaram os seus olhos e eis que os egípcios vinham atrás deles e temeram muito e então os filhos de Israel clamaram ao Senhor e disseram a Moisés: não havia sepulcros no Egito para nos tirar de lá e morramos neste deserto?”
“porque nos fizestes isto? Fazer-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que falamos no Egito dizendo: deixa-nos e sirvamos aos egípcios”
Mas que mentira, eles queriam sair do Egito que eram escravos e agora viraram a estória completamente ao contrário dizendo: olha poderíamos ter ficado lá e estávamos muito contentes com isso.
Então se vê aqui os israelitas começaram a criticar e dizer mal, mas os servos de Deus dizem como vemos nos vs.13-14: “moisés, porém, disse ao povo: não temais, estai quietos e vede o livramento que o Senhor hoje vos fará porque os egípcios que hoje vistes nunca mais os tornareis a ver porque o Senhor pelejará por vós e vós vos calareis”
Não tenham medo e Deus vai intervir por vocês.
Os homens de Deus sempre dizem Deus lutará por você, mantenham-se firmes, tenha coragem, ande para a frente, obedeçam e não desistam, tenham fé.
E o primeiro benefício deste simbolismo dos pães asmos é ENCORAJAR OBEDIÊNCIA A DEUS.
Porque então murmuraram? Vejam em EX 15:22-24 diz assim: “depois fez Moisés partir os israelitas do mar Vermelho e saíram ao deserto do sul e andaram três dias no deserto e não acharam água e então chegar ao mar, mas não beberam as águas do mar que eram amargas e por isso se chamou esse lugar mara e o povo murmurou contra Moisés dizendo: o que havemos de beber?”
E o povo começou de novo a reclamar o que vamos fazer? O que vamos comer e beber?
Irmãos, Deus estava a provar e a testar o coração deles e se vê claramente que não andaram em fé, estavam sempre a reclamar e então aí se vê, irmãos, qual é a causa importante da falta de obediência e essa falta de obediência das pessoas é porque não acreditam em Deus.
Realmente não acreditam em Deus, e até podem dizer: ah sim olha eu acredito em Cristo, olha tenho fé em Cristo, é fácil dizer isso, é fácil dizer essas palavras, é fácil usar emoção e palavras que parecem bonitas e isso tudo.
Mas na realidade obedecer quer dizer que tem fé e fazer o que Deus diz para fazerem, foi a mesma coisa do caso do Adão e Eva; olha, não comam deste fruto e o que fizeram? Comeram, porque não acreditaram em Deus e esse era o caminho da morte.
É a mesma coisa, as pessoas não obedecem as leis de Deus e por que? Porque não acreditam em Deus e não tem fé em Deus, pois, quando acreditamos em Deus temos fé em Deus, fé que Ele é verdadeiro e não mente, e por isso a nossa responsabilidade como servos de Deus é encorajar os irmãos a obedecermos as leis de Deus.
Não é para facilitar a desobediência, não é dizer: olha, é só aceitar a Jesus, é só acreditar em Jesus e serás salvo, sim, irmãos, temos que acreditar em Jesus, temos que aceitar, mas aceitar quer dizer praticar e acreditar quer dizer obedecer fazer o que Ele diz para nós fazermos como Jesus Cristo diz: queres entrar na vida eterna? Então obedece aos mandamentos do Pai.
Então, irmãos, por que não obedecemos? Não obedecemos porque não cremos e não acreditamos, pensamos que a nossa maneira é a melhor, é como tal o caso das duas árvores do Adão e da Eva, a outra árvore que era do conhecimento do bem e do mal do que eu penso que é o bem e o mal em acreditar nisso, neles próprios, na própria sabedoria do que acreditar na sabedoria que Deus lhes deu.
É o que se passa hoje em dia, as pessoas não acreditam em Deus, não diz o que as pessoas devem fazerem.
Irmãos, quando pensamos que a nossa ideia, a nossa proposta, a nossa sugestão, a minha maneira de ver é melhor do que o que Deus diz então não estamos a acreditar em Deus.
Então, estamos cheios de nós próprios, isto é, cheios de ar, de arrogância, de vaidade e então por que murmuraram? Porque não acreditaram que Deus os ajudaria, e se Deus permitiu eles estarem a prova até o último minuto.
Deus na nossa vida também permite que nós estejamos a prova até o último minuto e então o que eles deviam de ter feito? Como leem em JS 1 diz: sejam fortes, tenham coragem, andem para a frente, não desanimem.
Queridos irmãos, precisamos de andar para a frente, precisamos de ter fé e irmãos, seja que pecado seja e a raiz disso, sim, podemos dizer que é o dinheiro, mas a raiz é o poder, mas a raiz é que pensamos que sabemos melhor e temos uma melhor sabedoria e depois dizemos: eu não fiz nada mal.
É o que os criminosos dizem: olha, eu não fiz nada mal, irmãos, temos que por confiança em Deus primeiro e um dos benefícios do dia dos pães asmos é que nos ajuda a ver que temos por a nossa confiança em Deus.
E o segundo benefício é que então não devemos de estar cheios de nós mesmos, mas devemos de estar cheios do Espírito Santo de Deus.
Veja em 1 CO 5:1: “certamente se ouve, aonde está a ouvir? Na fofoca! Na fofoca da igreja ou aonde seja lá que for, na fofoca das pessoas: olha se ouve isto ou aquilo e se ouve outro”
Se ouve outro na manchete da fofoca.
“irmãos se ouve que há entre vós fornicação, não quer dizer que todas essas estórias sejam falsas porque muitas vezes onde há fumaça é que há pode haver um bocado de problema e está aí na realidade um problema está a ouvir e então quando tomamos atenção a isso vamos falar que na realidade há um problema, mas o problema da fofoca irmãos é que devemos falar diretamente com essa pessoa e resolver o problema e não começar a falar com outras pessoas e sim diretamente com essa pessoa.
E por isso aqui diz assim: “que há entre vós fornicação e fornicação que nem entre os gentios se nomeia como é haver quem possua a mulher do seu pai”
Então este homem estava a possuir a esposa do seu pai, não era necessariamente a sua mãe, digamos assim, a sua madrasta e que sua mãe tivesse falecido e tivesse casado, não sabemos os detalhes aqui.
E então estava a possuir a mulher do seu pai, mas há ainda um problema além disso é essa atitude de que sou melhor do que os outros, esta atitude de soberba não só desse homem a pensar que isto tudo vai ser perdoado, mas também a atitude das outras pessoas orgulhosas a dizerem: olha, eu sou melhor do que essas outras pessoas, orgulho de ambos os lados.
E depois diz assim: “estais ensoberbecidos e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido entre vós tirado quem cometeu tal ação”
Estão a dizer: somos mais misericordiosos porque não tiramos entre nós tal pecador, é uma coisa difícil de atuar, irmãos, eu sei, reconheço, é fácil criticar quando você está nessa posição de ter de administrar certas crises a coisa é difícil e não estou a dizer ou dar desculpas e sei que todos nós temos dificuldades de gerenciar todas estas coisas de uma maneira que seja com amor e com cuidado porque Paulo está aqui a dizer: já determinei no v.2 tirem esta pessoa que praticou esse ato de junto de vós para que essa pessoa se arrependa e depois possa voltar e que haja um arrependimento e uma mudança.
Não foi uma atitude de criticar, mas uma atitude de amor para que a pessoa se arrependa e depois voltar com uma melhor atitude.
E por isso estava a ver um certo orgulho na igreja acerca desse assunto e por isso é que diz nos vs. 7-8: “purificai-vos, pois, do fermento velho; vocês mudem do velho homem, este fermento velho desta atitude de fermento, destes pães asmos, do pecado”
“para que sejam uma nova massa, sejam um novo homem é o que nós precisamos de ser assim como estais sem fermento, por que? Paulo estava a escrever a eles isto durante os dias dos pães asmos e por isso fisicamente estavam sem fermento e ele está a dizer que espiritualmente que vocês tirem o fermento do velho homem da vossa casa e da vossa vida e ponham na vossa vida de maneira espiritual o pão asmo, isto é, um novo homem sem pecado”
“porque Cristo nossa Páscoa foi sacrificado por nós”
Sim, Cristo perdoou os nossos pecados, morreu por nós, mas por causa disso agora temos que mudar, não podemos continuar a viver em pecado, temos que mudar e por isso diz no v. 8: “façamos a festa, observemos a festa dos pães asmos, isto é, não com fermento velho da maldade como diz aqui e da malícia, isto é, não com estes atos de fazer mal nem mesmo com intenções ou desejos de malícia ou ódio, mas em vez disso o pão sem fermento, isto é, o pão da sinceridade”
E que sejam pessoas sinceras, sem pecado e que sejam verdadeiras.
Irmãos, isto é o que precisamos de fazer e um pouco mais adiante em 1 CO 8:1 diz assim: “ora, no tocante as coisas sacrificadas aos ídolos sabemos todos que o conhecimento incha, mas o amor modifica”
Aí está um princípio muito importante irmãos, o conhecimento a sabedoria incha, e aí está um problema, a sabedoria e o conhecimento é como um fermento como ó eu sei isto ou aquilo, essa ciência incha, a sabedoria incha, e pensamos que sabemos mais.
Vocês se lembram como em DN 12:4 diz que a ciência se multiplicará nos dias do fim, sim, irmãos, vocês querem saber tal coisa vá ao google ou chat gpt e esta IA, esta ciência toda sai o que foi programado no computador a sair, mas como sabemos pode ser programado asneiras e sai asneiras.
E por isso temos que ter cuidado com o que sai e averiguar se tudo de fato é verdade, mas o ponto é que a sabedoria está a aumentar e diz aqui: a sabedoria, o conhecimento e a ciência incham, faz-nos inchados e cheios de ar, isto é, cheios de pecados, e arrogantes e soberbos.
Em 1 TM 6:3-5 lemos: “se alguém ensina alguma outra doutrina, princípios e se não conforma com as sãs palavras do Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade de como sermos como Deus é então é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras das quais nascem: invejas, contendas, blasfêmias, ruins suspeitas e contendas de homens, corruptos de entendimento”
Sim, tem grande sabedoria, mas não tem entendimento nem tem a verdadeira sabedoria, sim, tem sabedoria de conhecimento, muita ciência, mas não tem entendimento de compreender como as coisas se encaixam e não tem a própria sabedoria de aplicar esse conhecimento de maneira correta,
E por isso diz assim: “que isso é um grande problema que existe hoje em dia porque essas pessoas são privadas da verdade cuidando que ganham seja piedade, aparta-te dos tais”
Isto são pessoas como lemos por ex. em 2 TM 4:3 são pessoas que tem coceira nos ouvidos e ouvirem estas fofocas todas, querem saber tudo, detalhes, para que? Para criticar e vejam em FP 2:19-21 diz assim: “espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo para que eu também esteja de bom ânimo para saber de vossos negócios porque ninguém tem de igual sentimento e sinceramente cuido do vosso estado porque todos buscam o que é seu e não o que é de Cristo”
Irmãos, você busca coisas para você mesmo? em vez de buscar a verdade que é de Cristo?
Numa conversa você pensa só acerca de você? Você está a falar muito acerca de você? É o que diz aqui: todos buscam o que é seu, começa a analisar as suas conversas e está a falar sempre: eu, eu, mim, mim, eu fiz isto, eu sinto isto ou estamos a falar do outro?
Estamos cheios de nós? Estamos cheios de ar? Irmãos, durante a cerimônia da Páscoa, a primeira coisa que fazemos é o lava pés, mas não estamos a lavar os nossos pés e sim estamos a lavar os pés do outro e temos uma atitude de serviço de dar.
Sim, os nossos pés estão sujos e precisamos que Jesus Cristo nos lave deste orgulho, desta vaidade e você pensa que sabe tudo?
Precisamos de obedecer a Deus sem desculpas e por isso que JC disse: não tens parte de mim se Eu não te lavar, precisamos de ser lavados por Jesus Cristo.
Em TT 3:3 diz assim: “por que nós também éramos em outro tempo insensatos, desobedientes, estropiados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros”
Reconhecemos que éramos desse modo? E que precisamos de estar a mudar? E talvez tenhamos um bocadinho desse modo, ainda temos os pés sujos, talvez não o corpo inteiro, mas os pés.
“mas quando apareceu a benignidade e o amor de Deus, Nosso Salvador para com os homens, não pelas obras de justiça e que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia nos salvou na lavagem da regeneração e renovação do Espírito Santo.
Irmãos, precisamos do Espírito Santo para nos enchermos Dele e retirar este ar de mim, do eu próprio e estarmos cheios do Espírito de Deus.
Veja em 1 CO 5:6-7 diz assim: “seja este tal entregue a satanás para a destruição da carne” e depois diz: “não é a vossa vanglória, não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?”
Precisamos de nos arrepender completamente, precisamos de nos lavarmos, purificarmos do fermento velho, precisamos de tirar aquele velho homem e cheio de ar e cheio de nós mesmos.
Veja em 1 CO 6:9-11: “não sabeis que os injustos não irão herdar o reino de Deus? não erreis: nem os pecadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os afeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus e é o que alguns têm sido”
Alguns de nós éramos, mas haveis sido lavados pelo batismo e anualmente pelo lava pés.
“mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados pelo nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de Deus”
O Espírito, aquele que nos renova como lemos em TT 3:5; irmãos precisamos de ser um corpo novo em ! CO 6:15 diz assim: “não sabeis vós que vossos corpos são membros de Cristo?”
Por isso somos batizados em Cristo?
“tomarei, pois, os membros de Cristo e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo ou não sabeis que o que se ajunta com uma meretriz faz um corpo com ela como diz serão dois uma só carne, mas o que se ajunta com o Senhor tem o mesmo Espírito”
E por isso nós temos que fugir desses pecados e veja no v.19: “ou não sabeis que o vosso corpo tem o Espírito Santo?”
O Espírito Santo está em nós e estamos cheios Dele e que habita em vós que é proveniente de Deus, sim, este Espírito era através de JC e estava com os israelitas, mas hoje está dentro de nós, Cristo em nós através do Espírito Santo.
“porque fostes comprados por um bom preço, da vida de Cristo, por isso glorificai a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, do homem no homem seja glorificado e você que tem o Espírito de Deus que então assim pertencem a Deus”
E isto, queridos irmãos, é simbólico do pão asmo que comemos diariamente e em EF 5:18 lemos: “e não vos embriagueis com vinho em que há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”
E este é o grande benefício e simbolismo do significado que nos faz recordar e relembrar o que precisamos de fazer o que está cheio do Espírito de Deus, estar a comer o pão asmo de Deus todo o dia que simboliza o pão da vida através do Espírito de Deus em nós.
E também vejam em TG 1:5-6 diz assim: “se algum de vós tem falta de sabedoria, da verdadeira, não só saber coisas, e sim sabedoria de saber como usá-las corretamente; peça a Deus que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto e vai dar a ti, peça, porém, com FÉ e em nada duvidando”
Ande para a frente, seja firme, não tenha dúvida e quando você tem problemas e dificuldades ande para a frente em confiança e então? Você está cheio do Espírito de Deus?
E o terceiro benefício dos pães asmos é que quando comemos o pão durante a Páscoa, após a Páscoa, durante o dia dos pães asmos JC está dentro de nós, sim, na Páscoa e durante os dias dos pães asmos também, Ele está dentro de nós e para sermos um com Deus.
E por isso quando lemos em JO 14:17: “o Espírito da verdade que o mundo não O pode receber porque não o vê e nem o conhece, mas vós o conheceis porque habita convosco e estará em vós”
Estava aqui JC a dizer a seus discípulos e apóstolos, aqueles que receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes, nós recebemos o Espírito Santo após o batismo pela imposição das mãos .
Por isso irmãos, o Espírito de Deus está dentro de nós, a glória do shekiná estava no templo e que estava com eles, os israelitas, não estava dentro deles e sim no templo, agora essa glória pode estar dentro de você e em mim se de fato estivermos assim tão perto de Deus e a oração de Jesus Cristo antes de morrer, digamos assim, o último testemunho Dele está em JO 17:9 diz: “rogo por eles, não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me destes e que são teus”
Jesus Cristo estava a orar por aqueles que foram chamados e que responderam a sua chamada e estava a orar por nós e então diz mais adiante no v. 20: “e não rogo somente por estes, os apóstolos, mas também por aqueles que pela tua palavra, desses apóstolos, hão de crer em Mim”
Isto é, nós na sociedade de hoje em dia e estava a orar por nós e veja então no v. 21: “para que todos sejam um como Tu ó Pai estás em Mim e Eu em Ti”
Tal como o Pai e o filho são um, não é que são uma pessoas e sim são um e nós todos devemos ser um como o Pai e o Filho são um.
E continua no v. 21: “que também eles sejam um em Nós para que o mundo creia que Tu me enviastes, Eu dei-lhes a glória que Tu me destes para que sejam um como Nós somos um”
v.23: “Eu neles e Tu em Mim para que eles sejam perfeitos em unidade”
irmãos, precisamos de nos revestir de ternos afetos de amor porque o amor, o carinho é esta, digamos assim, cola para nos unir porque diz assim ao fim do v.23: “para que o mundo conheça que Tu Me enviastes a Mim que os tem amado a eles como tens amado a Mim”
o vínculo da perfeição é o amor, irmãos e leiam em CL 3:12: “revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados de entranhas de misericórdia”
isto é, com afetos, muito ternos.
“de benignidade, de humildade, mansidão, longanimidade, isto é, irmãos, temos que ter misericórdia para com os outros, termos que ser bondosos, temos que ser humildes, temos que ser mansos, temos que ter paciência PARA COM OS OUTROS, suportando-vos uns aos outros e perdoando uns aos outros e se alguém tiver queixa contra o outro assim como Cristo vos perdoou assim fazei vós também e sobre ter isto revesti-vos de amor”
Que é o vínculo da perfeição, é a cola da perfeição e por isso que disse em JO 17:23 aperfeiçoados na unidade através do amor e para que? Para sermos um como Deus é!
Queridos irmãos precisamos de ter um carinho e um cuidado para com os outros, satanás falsificou tudo, irmãos, tudo, mas não falsifica o dia dos pães asmos.
E aqui vemos, irmãos, três benefícios dos dias dos pães asmos, sim, para estarmos mais perto de Deus.
Primeiro: para sermos obedientes a Deus em completa fé porque acreditamos em Deus, confiamos Nele, estamos cheios do Espírito Dele e não cheios do nosso ar, arrogantes e para sermos um com Deus.
E essa cola e esse vínculo dessa perfeição em ser UM com Deus, como Jesus Cristo e o Pai são UM em amor; essa perfeição de ser UM com Deus é o amor.