Chaves para desenvolver caráter divino

Você está aqui

Chaves para desenvolver caráter divino

Download (Baixar)
MP3 Audio (42.48 MB)

Download (Baixar)

Chaves para desenvolver caráter divino

MP3 Audio (42.48 MB)
×

Tantas esperanças e sonhos de jovens adultos foram destruídos por falta de caráter. Este sermão discuta o que é caráter e algumas chaves importantes para desenvolver o caráter.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Lemos em AP 2:26:

“ao vencedor que guardar até ao fim as minhas obras Eu lhe darei autoridade sobre as nações”

Ao vencedor, aquele que vence, que vencerá até o fi, e aquele que é fiel até o fim.

Aquele que guardar até ao fim as obras do Senhor; e quais obras do Senhor são importantes? Está claro que todas embora quais que são particularmente pertinentes a nós próprios?

Um dos ângulos e pontos das obras do Senhor que nós temos que vencer é a nossa própria capacidade de domínio próprio e o nosso próprio caráter.

Deixe-me dar um exemplo:

Quantos jovens inteligentes e com muita habilidade e boa personalidade e um próprio treinamento falharam em ter sucesso na vida deles ou na carreira profissional deles?

Por ex. Um jovem com grande capacidade de sucesso na vida profissional dele acaba por deitar tudo fora por não controlar o seu desejo de beber, e de beber, e de beber como bebidas alcoólicas?

Então ao em vez de ser reconhecida como uma pessoa confiável acabam por destruir o seu sucesso por causa desta fraqueza de não ter domínio próprio como controlar os seus desejos de beber?

Outro ex. Como pais de jovens famílias, por ex. Um homem com cerca de 30 e tal, e tem uma maravilhosa e fantástica esposa, digamos assim, tem jovens crianças naquela família e um lar maravilhoso.

E depois um dia por causa de uma aventura amorosa infiel destruiu a família dele, a casa dele e o lar dele e afeta tantas crianças e filhos por causa dessa infidelidade.

Em quantos jovens em que isso aconteceu? Por quê? Por falta de caráter de domínio próprio quando uma situação compareceu perante ele.

Quantos jovens estão a ter sucesso na empresa e depois decidem comprar uma casa melhor e ter um nível de vida melhor e depois através disso acabam por ter certas questões ou dificuldades ou decisões em como usar este dinheiro porque tem certas despesas e essas despesas vão aumentando talvez por causa da inflação ou seja o que for.

Que depois acaba começando a desviar alguns fundos da empresa e depois desvia um bocadinho, e depois um bocadinho mais e depois mais e porque não é apanhado depois desvia ainda mais.

E um dia perde tudo!

Queridos irmãos, estes exemplos que dei, a causa comum destes exemplos, é falta de caráter, falta de domínio próprio em controlar os seus desejos sejam de beber, ou de infidelidade ou de desviar fundos de uma empresa.

E por isso lemos em AP 2:26:

“ao vencedor que guardar até ao fim as Minhas obras”

E uma das obras do Senhor na nossa vida é desenvolver em nós o caráter de Deus!

Caráter, queridos irmãos, é aquela força moral ou espiritual que nos impulsiona e que nos motiva a integridade.

Caráter, em outras palavras, é saber ou conhecer o que é certo e o que é errado e além disso é escolher o que é certo e além mais é resistir a esses impulsos de fazer o que é errado e ter a força de vontade e domínio próprio de fazer o que é certo!

Por isso é saber, é escolher e ter um domínio próprio de praticar debaixo de tentações e pressões de poder vir a praticar o incorreto.

É este domínio próprio de fazer o que é certo e por isso que diz:

“ao vencedor que guardar até ao fim as minhas obras”

E uma dessas obras do Senhor é desenvolvermos o caráter de Deus fiel.

E depois diz:

“Eu lhe darei autoridade sobre as nações”

Há um PV interessante que é o PV 16:32:

“melhor o longânimo, isto é, o que se tarda em irar, tem paciência, calma e controle, do que o herói da guerra e o que domina o seu espírito do que toma uma cidade”

Aquele que é longânimo e que tem capacidade de dominar as suas vontades, as suas paixões o seu espírito é melhor do que um herói de guerra ou de quem que toma uma cidade.

Queridos irmãos, nós temos ou devemos de aprender a dominar a nós próprios; e o autodomínio é uma coisa que tem de vir primeiro, e depois do autodomínio então a oportunidade de liderar e dirigir outros é que se segue como resultado.

Precisamos de aprender a desenvolver este caráter de Deus, este autodomínio, para podermos governar no reino de Deus.

E por isso é que lemos em AP 2: aquele que vencer vai reinar!

Por que irmãos qual é o nosso gol? Qual nosso objetivo como seres humanos? Sim, sabemos como lemos em HB 2:10 que Deus nos criou para sermos filhos de Deus no reino de Deus.

Mas vejam aqui em primeiro lugar a responsabilidade que Jesus Cristo deu aos apóstolos e lemos isso em LC 22:29-30:

“assim como Meu Pai Me confiou o reino Eu vo-lo confio para que comeis e bebeis à Minha mesa no Meu reino e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel”

Os apóstolos estavam a ser treinados para julgar as doze tribos de Israel, certamente esta responsabilidade dos apóstolos não é nossa mas tal como eles têm responsabilidades de reinar e julgar, nós vamos igualmente ter semelhantes responsabilidades, e está claro, inferiores.

Mas como lemos em LC 19:17 a parábola das 10 minas e o servo que rendeu mais:

“muito bem servo bom porque foste fiel no pouco terás autoridade sobre dez cidades”

E aí vemos que porque é fiel e ter esta fidelidade até ao fim vai ter uma oportunidade de ter autoridade sobre dez cidades.

Irmãos, esta fidelidade até ao fim, sim, em dinheiro, em minas e são dadas a nós mas a maior mina que nos é dada é a oportunidade de estarmos a treinar e preparados para sermos reis e sacerdotes debaixo de Jesus Cristo no reino Dele.

E por isso para podermos reinar, primeiro temos que controlar as nossas paixões e precisamos de ter autodomínio e por esse autodomínio, esta capacidade de dirigir o que vamos fazer a nós próprios vem primeiro.

E depois: reinar; e por isso é que lemos, por ex., em AP 5:10:

“para o nosso Deus vos constituístes no reino: sacerdotes e reinarão sobre a terra”

Mas para reinar temos que aprender primeiro a ter domínio próprio e temos que ter esta força moral ou espiritual que nos impulsiona, nos motiva à integridade.

Queridos irmãos, Deus nunca tem problema em escolher o certo do errado pois Deus sempre vai escolher o que é certo e Deus tem um caráter que é perfeito embora nós precisamos de desenvolver esse tipo de caráter que seja perfeito.

Porque se nós não tivermos esse tipo de caráter que é o caráter de Deus e é perfeito nós nunca vamos ter a vida eterna porque Deus dará a vida eterna somente aqueles que estão a seguir o caminho de Deus.

E por isso, hoje, queridos irmãos, estou a dar a vocês algumas chaves, só três, não são todas pois existem mais e essas chaves para desenvolver o caráter divino e vamos começar a primeira chave que é a submissão a Deus e que é ser submisso e humilde a Deus.

Lemos, por ex., em PV 11:2 diz:

“em vindo a soberba sobrevém a desonra mas com os humildes está a sabedoria”

A sabedoria está com os humildes e lemos em outros locais acerca da mansidão da sabedoria embora queridos irmãos que vemos aqui que a sabedoria está com os humildes.

Já mencionei várias vezes quando vocês leem IS 14 e EZ 28 vemos que o problema de falta de humildade foi uma das causas básicas do problema de satanás.

E por isso nós, irmãos, vemos que quando uma pessoa se torna soberba vem a desonra e temos um ex de quando Jesus estava a falar com os fariseus e se lê isso em MT 23 Ele os criticou muito fortemente porque eles estavam a criar fardos e dificuldades embora eles mesmos não os praticavam.

Eles queriam ser vistos, queriam esta honra à frente dos outros e por quê? Por causa desta vaidade eterna, querem as saudações da praça e se lê em MT 23:7:

“querem o primeiro lugar nos banquetes, querem as primeiras cadeiras nas sinagogas”

E por isso Jesus Cristo diz no v. 8:

“vós, porém, não sejais chamados: mestres porque um só é o vosso mestre e vós todos sóis irmãos”

Mas depois concluindo essa secção Jesus Cristo diz: :

“mas o maior dentre vós será o vosso servo”

É preciso de ter humildade para ser um servo e no v. 12:

“e o mesmo que se exaltar será humilhado e a quem mesmo se humilhar será exaltado”

Exaltado é quando somos arrogantes e nos exaltamos a nós próprios e ser humilde é ser o oposto e nos humilharmos a nós próprios mas nos submetermos a quem?

Submetermos a Deus e submetermos a nossa própria vontade ou entregarmos a nossa vontade própria à vontade de Deus.

E por isso lemos no Pai Nosso que é, digamos assim, a oração modelo em MT 6 diz no v. 9-10:

“portanto, vós oreis assim: Pai Nosso que estás nos céus, isto é um modelo exemplar, primeiro estamos a direcionar as nossas orações ao Pai; e depois diz: santificado seja o Teu nome, estamos aqui a dar honra e glória a Deus”

E no v. 10:

“venha o teu reino; e estamos a pedir que o seu reino seja estabelecido na terra para podermos ter paz neste mundo de enormes dificuldades, tristeza e sofrimento”

E depois diz:

“faça-se a Sua vontade assim na terra como no céu”

Para que o reino de Deus venha para a terra e a vontade de Deus seja feita na terra tal como está a ser feita no céu.

Queridos irmãos, precisamos de pedir a Deus que seja a vontade Dele, não é a minha ou a sua vontade, não é a nossa vontade e sim a vontade de Deus!

E por isso precisamos de ser humildes e em FP 2 vemos como Jesus Cristo Se submeteu ao Pai e nos vs. 5-7 diz:

“tende em vós o mesmo sentimento, tende em vós a mesma maneira de pensar e mesma maneira de ver as coisas; que houve também em Cristo Jesus; pois Ele subsistindo em forma de Deus não julgou ser usurpação ser igual a Deus mas antes a Si mesmo Se esvaziou tornando-Se obediente até à morte e morte de cruz”

Morte e morte mais dolorosa que podíamos imaginar e por isso é que diz: tenham com vocês o mesmo sentimento e precisamos de ter a mesma mentalidade, a mesma maneira e o mesmo desejo e por quê? Para que a vontade de Deus seja feita e não a nossa vontade! E mesmo que cause sofrimento em nós!

E por isso queridos irmãos, um dos primeiros pontos para termos caráter é termos a capacidade e o desejo e a força de vontade assim como o domínio próprio de sermos humildes, de nos submetermos ao Pai e a segunda chave que desejo mencionar hoje é de que:

Precisamos de escolher o caminho certo.

Deus nos deu uma mente, uma capacidade mental de podermos pensar, raciocinar e para então decidirmos e escolhermos e por isso estamos a falar que precisamos de escolher o que é correto e em DT 30:15 lemos:

“vê o que proponho hoje: a vida e o bem ou a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje Te ordeno e ames o Senhor Teu Deus e andes nos Seus caminhos e guardes os Seus mandamentos, Seus estatutos e Seus juízos então viverás e te multiplicarás e o Senhor Teu Deus te abençoará na terra pela qual passas para a possuí-la”

“porém, se o teu coração se desviar e não quiseres dar ouvidos e fores seduzido e te inclinares a outros deuses e os servires então, hoje, te declaro que certamente perecerás, não permanecerás longo tempo na terra a qual vais passando o Jordão para a possuíres”

v. 19 diz:

“os céus e a terra tomo hoje por testemunhos contra ti que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida para que vivas tu e a tua descendência porque diz assim a mando do teu Deus dando ouvidos à Sua voz e apegando-te à Ele pois disto depende a tua vida e a tua longevidade”

Queridos irmãos, Deus nos dá o caminho e a escolha entre o bem e o mal assim como também um caminho de escolha entre a vida e a morte e também um caminho de escolha entre a benção e a maldição e qual iremos escolher?

Veja por ex. No mesmo capítulo no v. 11:

“porque este mandamento que hoje te ordeno não é demasiadamente difícil nem está longe de ti e o mandamento é simples: ama a Deus e ao próximo são os mandamentos de Deus.

E depois leiam por ex em DT 4:1-2:

“agora pois, óh Israel, ouve os estatutos e os juízos que Eu vos ensino para os cumprires e que vivais, e entreis e possuais a terra que o Senhor Deus dos vossos pais vos dá; nada acrescentareis à Palavra que vos mando nem diminuireis dela para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus que eu vos mando”

“segue cuidadosamente as leis de Deus”

Porque são para o teu bem! E vejam no v. 10 de DT 4:

“não te esqueças do dia que estivestes perante o Senhor teu Deus em Horebe quando o Senhor Me disse: reúne este povo e Eu farei ouvir Minhas palavras a fim de que aprendam a Me temer todos os dias na terra onde viver e as ensinará a seus filhos”

Precisamos aprender a ter temor de Deus e precisamos de escolher o caminho certo e por quê? Porque temos temor de Deus!

Vejamos em DT 5:22:

“estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no monte do meio do fogo, da nuvem e da escuridade e com grande voz e nada acrescentou tendo as escrito em duas tábuas de pedra e sucedeu que ouvindo a voz do meio das trevas ardia o monte em fogo e vos chegastes a Mim de todas as cabeças das vossas tribos e de vossos anciãos”

“e disseste-Me: eis aqui o Senhor que por nosso Deus nos fez ver a Sua glória e a Sua grandeza e ouvimos a Sua voz do meio do fogo e vimos que Deus fala com o homem e ele permanece vivo”

“e agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria e ainda mais se ouvíssemos a voz do Senhor, nosso Deus, morreríamos e queimaria toda a carne que tivesse ouvido a voz do Deus vivo e falar do meio do fogo como nós ouvimos e permanecendo vivos”

“chega-te e ouve tudo o que disser o Senhor, nosso Deus, e tu nos dirás tudo que o dissermos ao Senhor, nosso Deus, e O ouviremos e cumpriremos”

Os israelitas depois de ouvirem que Deus tinha falado com eles disseram a Moisés: sim, nós vamos obedecer a Deus; e então Deus respondeu nos vs. 28-29:

“ouvindo, pois, o Senhor as vossas palavras quando faláveis a mim o Senhor me disse: Eu ouvi as palavras deste povo as quais Me disseram: em tudo eles falaram bem; quem dera, disse Deus, que eles tivessem tal coração que Me temessem e guardassem em todo o tempo todos os Meus mandamentos para quem lhes fosse”

Quem dera que eles obedecessem e não, não obedeceram!

E vejam em DT 6:6-8:

“estas palavras que hoje te ordeno estarão em teu coração, tu as inculcarás em teus filhos e delas farás assentar em tua casa e andando pelo caminho e ao deitar-te e ao levantar-te também as atarás como sinal a tua mão e te serão por frontal entre os olhos e as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas”

Então disseram: obedecemos e então Deus disse: olha: faz as leis de Deus como sinal nas tuas mãos e como um frontal entre os olhos: e isto é< estás a pensar e obedecer sempre a Deus e a praticar com as mãos as leis de Deus.

Como lemos a pouco antes e agora lemos em PV 9:10:

“o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do santo é a prudência”

Queridos irmãos, somos sábios? Então qual é o início da sabedoria? É o temor do Senhor! Precisamos de ter respeito a Deus e respeitar as Suas leis e o Seu princípio que nos dá para o nosso bem!

E isso é o início da sabedoria! Isso é o que Deus quer que nós façamos! Temos sabedoria de Deus, realmente?  vejam em PV 14:12:

“há caminho que ao homem parece direito mas ao cabo dá em caminhos de morte”

Aí está o grande problema, irmãos, porque Deus nos indica e nos dá o caminho certo embora nós pensamos que sabemos melhor que Deus! Pensem bem: quando nós seguimos a nossa própria direção nós estamos, digamos assim a dizer, EU SEI MAIS DO QUE DEUS E O MEU CAMINHO É O MELHOR. E por que Deus não faz da minha maneira?

E muitas vezes não entendemos a maneira de Deus pensar e muitas vezes perguntamos: por quanto mais tempo, Senhor?

Por ex vemos irmãos e irmãs e amigos, filhos e filhas, a sofrer ou nós próprios a sofrer e depois perguntamos: por quanto mais tempo, Senhor?

Queridos irmãos, o problema é que nós pensamos que o nosso caminho, é o correto, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

Precisamos de reconhecer irmãos a nossa fraqueza e reconhecer que somos facilmente enganados pela nossa natureza humana e veja em 2 CO 12:9:

quando Paulo tinha esta dificuldade que ele chama aqui: o espinho na carne; ele orou por três vezes pedindo ao Senhor que tirasse esse espinho da carne dele e no v. 9 diz assim:

“Deus respondeu dizendo: Minha graça te basta! Porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza, de boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas para que sobre mim repouse o poder de Cristo”

Precisamos de reconhecer as nossas fraquezas e entender que não somos perfeitos.

Queridos irmãos, devemos de reconhecer que toda a natureza está sujeita a esta fraqueza da corrupção que é parte da maneira que Deus decidiu fazer estas coisas todas

Vejamos em RM 8:20-23:

“pois a criação está sujeita a vaidade, a esta corrupção, e como seres humanos estamos sujeitos a sermos soberbos; não voluntariamente mas por causa daquele que a sujeitou na esperança de que a própria criação seja redimida do próprio cativeiro da criação para a liberdade da glória dos filhos de Deus; porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”

Queridos irmãos, basta olhar o que está a passar a volta do mundo hoje em dia: sabemos que toda a criação geme e suporta angústias até agora”

“e não somente ela, a criação, mas também nós, que temos as primícias do Espírito Santo de Deus e que estamos na igreja de Deus, igualmente gememos em nosso íntimo aguardando à filiação de filhos e a redenção do nosso corpo”

Até nós que temos o Espírito Santo de Deus estamos sujeitos a fraquezas e veja também em JR 10:23-24:

“eu sei óh Senhor que não cabe ao homem determinar o seu caminho nem o caminho dirigir os seus passos; castiga-me óh Senhor embora em justa medida, não da tua ira para que não produzas a nada”

Por isso está aqui a dizer a instrução quando oramos: corrigi-me, Senhor e ensina-me a ser uma melhor pessoa e por quê? Porque eu não sei qual é o caminho certo! Óh, nós podemos ler as leis de Deus! Mas quantas vezes é que as aplicamos de uma maneira que é amor?

Por quê? Porque é fácil que nós ficarmos irados e a não termos domínio próprio e acabamos por fazer as coisas, talvez até a coisa certa, mas de uma maneira que não tem amor.

e está aqui a dizer, irmãos, que não cabe ao homem determinar o seu caminho e nós pensamos que o caminho é direito mas é de morte!

Irmãos, existe uma lei em você e em mim que nos conduz, que nos guia, e que nos aciona à morte!

Isto é, existe em nós uma natureza, uma lei natural, uma tendência natural da nossa natureza humana que nos conduz ao caminho errado!

Veja em RM 7:21-25:

“mas vejo nos meus membros, outra lei, vejo na minha carne, que está guerreando contra a lei da minha mente, que é a minha mente com o Espírito Santo de Deus e quero fazer as coisas certas embora exista uma tendência que é natural, uma lei natural das paixões da carne para seguir o caminho errado”

E por isso precisamos de escolher o caminho certo, isto é, a verdade!

“porque esta lei me faz prisioneiro, sim, porque os meus membros têm esta lei e está em guerra com a lei da minha mente que a lei que eu penso e com a ajuda do Espírito Santo que é o quero fazer o que Deus quer que eu faça”

“e por isso essa lei me faz prisioneiro do pecado que está nos meus membros, desaventurado homem que sou, quem me livrará o corpo desta morte?”

Porque o meu corpo tem esta tendência de seguir o caminho errado e quem me livrará desta tendência?

“Graças de Jesus Cristo Nosso Senhor de que maneira que eu de mim mesmo com a mente sou escravo da lei de Deus mas segundo a carne da lei do pecado”

Com a carne e com a minha natureza humana eu quero fazer o errado mas com a minha mente que tem que ter domínio próprio para controlar a carne e tenho que por estas coisas da carne em escravidão e não permitir, isto é, escolher e fazer o que é certo.

Queridos irmãos, isto é o que temos que vencer! Irmãos, temos que vencer isto hoje assim como aqueles no maravilhoso mundo do amanhã, o milênio, vão ter que vencer a mesma coisa.

E se lá não está satanás vão ter que vencer as fraquezas da carne essas pessoas que vivem no milênio.

E por isso os vencedores é que vão reinar e temos que aprender a ter domínio próprio por nós próprios primeiro.

Então, por que Deus permite isto? Então, Deus está a nos tentar? Não! Nunca! Deus nunca tenta! Vejam em TG 1 e começando no v. 12-15:

“bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação porque depois de ter sido aprovado receberá a coroa da vida a qual o Senhor prometeu aos que O amam”

“Ninguém ao ser tentado diga: sou tentado por Deus! Não! Você não é tentado por Deus! Porque Deus não pode ser tentado pelo mal! E Ele mesmo a ninguém tenta!”

“ao contrário, cada um de nós é tentado pela sua própria cobiça quando esta o atrai e seduz e esta cobiça depois de haver concebido dá-nos o pecado e o pecado uma vez consumado gera a morte”

Por isso quando há esta sedução inicial e este desejo inicial nesse momento temos que controlar, dominar essas paixões antes que se torne grande, e grande, e mais, e mais pois depois é muito difícil de controlar.

Você, por ex., vai para a praia e faz uma cova de areia e vai cavando até a água a aparecer e depois você põem água mas é preciso cuidado pois se você põem água demais vai abrir um espaço na areia e vai começar a sair um bocadinho de água.

Se você controlar isso, ao início, é fácil, só com um bocadinho de areia tapas mas se você deixa isso abrir mais e mais então essa água começa a fluir com mais velocidade e você, então, não vai conseguir controlar isso porque ficou grande demais.

 A mesma coisa com as nossas seduções, com a nossa cobiça da qual somos tentados por essa auto cobiça e esta nos atrai e nos seduz e nesse momento inicial dessa cobiça a devemos de dominar! Porque é mais fácil de dominá-la, então! E não deixar que essa cobiça se torne grande demais! Porque depois é muito difícil de a controlar!

Queridos irmãos, nós não somos tentados por Deus, somos tentados pela nossa própria cobiça e pela nossa própria natureza humana.

Por isso, irmãos, sabemos que temos que escolher um caminho certo e temos que escolher e praticar a verdade, temos que vencer e por isso é muito importante de vencer e escolher o caminho certo.

HB 4:14-15:

Sabemos que Jesus Cristo foi tentado em tudo como nós somos tentados e diz assim:

“tendo, pois, a Jesus, filho de Deus, com grande sumo sacerdote, que penetrou nos céus conservemos firmes a nossa confissão porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas, antes, Ele foi tentado em todas as coisas à nossa semelhança mas sem pecado”

Jesus Cristo foi tentado em todas as coisas tal como nós somos tentados mas Ele nunca pecou!

E por isso temos um sumo sacerdote e um advogado de defesa que sabe se compadecer pelas nossas dificuldades e Ele nos vai ajudar e vai nos enviar aquela ajuda que é o Espírito Santo de Deus, aquela força que nos ajuda.

E assim esse é o primeiro ponto hoje é de que precisamos como disse nos submetermos a Deus e em segundo lugar precisamos de escolher o caminho certo e em terceiro lugar precisamos de usar o poder de Deus que nos dá e usá-lo para nos ajudar a ter domínio próprio.

Porque uma das partes do fruto do Espírito Santo de Deus é domínio próprio e em GL 5:22-23:

“mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”

O fruto do Espírito inclui domínio próprio e queridos irmãos o Espírito Santo é um Espírito de poder como lemos em 2 TM 1:6 diz:

“por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti sobre a imposição das mãos”

Reavives, faças este poder que Deus te deu, através do Espírito Dele, este poder, energia, esta força mental, toque no teu coração e na tua consciência e usa isso cedo, reavive isso.

“porque Deus não nos deu espírito de temor ou covardia, mas um espírito de poder e amor e moderação”

Um espírito de poder! De força!  e de amor! Porque Deus é amor!

E moderação, isto é, de domínio próprio, moderado, equilibrado e uma mente sã e por isso lemos também em 1 TS 5:19:

“não apagueis o espírito”

Isto é, Deus que te dá este espírito e quando este pensamento e ideia vem de não faças isso; não apagues isso! Deixa isso e reavive isso! E usa isso! Incialmente quando esta cobiça, esta tentação, esta sedução, esta paixão está a aparecer então imediatamente a controla!

Por quê? Porque quando Deus através do Seu Espírito nos está a dar esta sinalização, está a nos relembrar na nossa mente: olha, Jorge ou põe o teu nome aí, não faças isso!

Devemos de seguir essa liderança e essa inclinação, esse pensamento intuitivo que está a tocar na sua consciência e veja em RM 8:14:

“pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus’

Esta guia do Espírito Santo, este pensamento e sentimento que toca na sua consciência e que diz: não faças isso e que procede de Deus para não fazeres a coisa errada e escolheres o caminho certo e que nos está a dar a ajuda para usarmos esta autodeterminação e este autodomínio enquanto é cedo e enquanto esta sedução está a começar.

Porque se controlarmos isso e pusermos esses pensamentos fora da nossa mente e quando estes pensamentos ainda não têm estas forças grandes da paixão é muito mais fácil do que for por ex. permitir o desejo da bebida e depois bebe mais pois que seja um desejo tão grande que seja difícil de controlar.

Mas controlarmos ao início é muito mais fácil e por isso Deus nos ajuda porque Deus nos guia, e a palavra aqui é guia e não nos domina; o ato de dominar é seu! É autodomínio!

O Espírito de Deus nunca domina e sim guia! O espírito maligno quer dominar você mas não o Espírito de Deus! O Espírito de Deus simplesmente guia.

E esse Espírito de Deus nos ajuda a obedecer a Deus porque esse Espírito de Deus toca na nossa subconsciência para nós fazermos o que é certo e quando nós fazemos o que é certo então Deus nos dá ainda mais do Seu Espírito.

E esse é um círculo que está a crescer desta força e em AT 5:32 diz:

“o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem”

Que Deus deu, que Deus dá, e se você está a obedecer a Deus com certeza Deus vai lhe dar mais do Seu Espírito e você quer mais do Espírito de Deus? Então, faça o que Deus diz a você que é para fazer e vá ainda para mais.

O que Deus quer que você faça? Que tenha domínio próprio e que você aplique não só a verdade mas que a aplique com amor.

Porque o Espírito de Deus é a mente de Deus; é a maneira de Deus pensar e Deus é amor e em 1 JO 4:8:

“aquele que não ama não conhece a Deus pois Deus é amor”

E se você está a obedecer às leis de Deus você está a praticar amor e leia 1 Jo 5.3:

“porque este é o amor de Deus que guardemos os Seus mandamentos, ora os Seus mandamentos não são penosos”

Não são difíceis, não são pesados mas este é o amor de Deus porque Deus é amor e por isso Deus dá o Seu Espírito aqueles que obedecem à Ele então se estamos a fazer o que é certo e estamos a fazer então Deus está a dar mais do Seu amor e por isso temos que fazer o que é certo com amor!

Temos que falar a verdade com amor! Ora não é só dizer: ISTO É A VERDADE E VOCÊS, A BERRAR!

Temos de falar a verdade com amor e com gentileza, e com bondade, e com carinho, com perdão, com amor, com misericórdia e dando espaço as outras pessoas a se arrependerem,

E por isso Jesus Cristo disse em JO 13:

quem é que são aqueles que verdadeiramente são discípulos Dele e no v. 35:

“nisto conhecerão que sois todos Meus discípulos se tiveres amor uns aos outros”

Por isso irmãos eu hoje desenvolvi 3 chaves importantes e não são as únicas chaves e desenvolvi essas três chaves importantes para crescermos e pormos na nossa vida crescermos e desenvolvermos o caráter de Deus na nossa vida.

E essas chaves são:

1º precisamos de nos submeter à vontade do Pai

2º precisamos de escolher o que é certo e reconhecermos que nós tentamos nos enganar mas fazer o que é certo

3º pedir a Deus pela ajuda Dele e que é o poder Dele e que é amente Dele e que é o sentimento Dele e que é amor.

E para nós então praticarmos tudo em amor e assim poderemos concluir da mesma maneira que iniciamos lendo AP 2:26-27:

“ao vencedor, se você vencer as fraquezas da carne, se você vencer estas paixões, se você desenvolver o caráter de Deus e de se submeter a Deus e de escolher o caminho certo e de usar o Espírito de Deus que é o poder de Deus e que é o amor de Deus em nós.

Se você vencer e assim guardar até ao fim as obras Dele e a obra de Deus é o desenvolvimento do nosso caráter e de n´´os termos mais o caráter de Deus na nossa vida e no nosso coração e na nossa mente.

“então, eu lhe darei autoridade sobre as nações”

Eu oro, queridos irmãos, de que vocês de fato tomem atenção a esta mensagem e que de fato comecem na realidade de dia a dia em pôr em mais prática este desejo de se submeterem a Deus, de seguirem a verdade mas a seguirem em amor.