Como ser um vencedor

Você está aqui

Como ser um vencedor

Download (Baixar)
MP3 Audio (49.24 MB)

Download (Baixar)

Como ser um vencedor

MP3 Audio (49.24 MB)
×

Está batalhando com um pecado? Continua esforçando-se e lutando, mas está desencorajado pois ainda está tropeçando e caíndo? Este sermão menciona alguns princípios espirituais que, se aplicados, serão uma ajuda para você ser um vencedor.

Transcrição

COMO SER UM VENCEDOR   -    15.02.2020

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Você está batalhando com o pecado?

Está esforçando-se para vencer mas está a ver que continuamente está a falhar e não consegue vencer.

Você está a esforçar-se, e esforça-se e parece que está a ganhar a vitória e depois cai outra vez!

Então, você é um escravo do pecado?

Queridos irmãos vejam aqui em AP 21:7 diz assim: “o vencedor herdará estas coisas e eu lhe serei Deus e ele me será filho”.

Deus quer que você seja um vencedor!

Mas por ex. em HB 5:9 diz assim: “embora seja filho, falando de Jesus, aprendeu obediência pelas coisas que sofreu e tendo sido aperfeiçoado tornou-se o autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem”.

Jesus Cristo é o autor da salvação para os que obedecem a Deus!

Queridos irmãos precisamos de ser vencedores, precisamos de ser obedientes, por isso hoje queridos irmãos, quero abordar alguns pontos importantes como podemos ser vencedores.

Sim, está claro, somos salvos pela graça, somos salvos de graça pelo sacrifício e sangue de Jesus Cristo.

Mas uma vez que somos perdoados e que nossos pecados estão perdoados nós temos que nos arrepender e arrependimento quer dizer parar de fazer o que fazíamos porque uma vez que perdoados cabe a nós a necessidade de obedecer para não cairmos no mesmo problema.

Por isso que Deus diz: sejam perfeitos como o Pai celestial é perfeito. E vocês sejam santos e separados, sejam diferentes do mundão!

Queridos irmãos é a nossa responsabilidade, sim, somos salvos de graça mas é a nossa responsabilidade de estarmos a obedecer a Deus.

Uma vez que nos arrependemos, vejam por ex., em RM 2:13 diz assim: “porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus mas os que praticam a lei hão de ser justificados”.

Queridos irmãos, sim, somos perdoados de graça, somos tirados desta prisão da morte eterna por causa do pecado pois o salário do pecado é a morte; somos tirados desta morte eterna pela graça de Jesus Cristo mas agora não podemos continuar a pecar para entrar outra vez nesse buraco e temos que nos esforçar e temos que vencer, sim, Deus nos ajuda e é misericordioso conforme ainda falhamos e nos arrependemos mas temos que chegar a um ponto que somos vencedores!

Não podemos estar a dar desculpas continuamente e temos que vencer.

Queridos irmãos precisamos de ser diferentes e precisamos de viver uma vida cheia do Espírito de Deus que é uma vida guiada pelo Espírito de Deus, uma vida que é limpada do pecado!

Uma vida pura, sim, todos nós falhamos mas temos que falhar menos e menos e temos que estar neste processo de vencimento e a vencer cada vez mais!

E assim cresceremos no conhecimento e na graça de Jesus Cristo e por isso que diz em 2 PE 3:18 mesmo ao fim desta epístola, o último versículo: “crescei na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Queridos irmãos a nossa meta é sermos, digamos assim, discípulos e seguidores de Cristo, isto é, imitar a Cristo e por isso precisamos de ter o conhecimento Dele, de quem Ele é, o que fez, como se comportou na sua maneira de viver e maneira de ser!

Para termos este conhecimento de Jesus Cristo e para termos a mesma atitude e o mesmo carinho, amor, a mesma graça que Ele tem para com o próximo tal como nós precisamos, digamos assim, imolar, copiar, usar Jesus Cristo como o nosso padrão e para crescermos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador.

A Ele seja a glória tanto agora como no dia eterno.

Queridos irmãos essa é a nossa meta para quando viermos a ser como Jesus Cristo é seremos irmãos Dele com o mesmo caráter que Ele tem, sim, somos pessoas diferentes, temos a nossa personalidade diferente mas temos o caráter de Deus porque Jesus Cristo é a imagem do Pai e temos o caráter de Deus.

Queridos irmãos esta é a missão da igreja de Deus Unida, não só de pregar o Evangelho mas de preparar um povo, preparara a você e a mim, a nós, para sermos um povo que possa reinar com Jesus Cristo no mundo de amanhã!

Estejamos preparados! Treinados para uma posição de liderança! Qualificados! Sermos lideres sem corrupção! Porque neste mundo há muitos líderes mas nenhum ao menos é justo mas para sermos líderes no mundo do amanhã, no governo de Deus, isto é, no governo de Jesus Cristo que vai trazer para a terra para estabelecer paz na terra e para sermos governantes debaixo de Cristo temos que ser governantes e líderes sem corrupção.

E demonstramos hoje em da o nosso desejo e a nossa força de sermos pessoas sem corrupção e por que? Porque estamos a vencer as fraquezas e as paixões da carne agora!

Vejam em AP 3:21: “ao vencedor dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono assim como também Eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”; aqui vê-se para nós que precisamos de ser vencedores e vencermos a fraqueza da nossa carne e para isso precisamos de demonstrar que vamos ser de fato líderes sem corrupção no mundo do amanhã para governarmos com Cristo.

“quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas”; temos que vencer e temos que nos qualificar para sermos provados e preparados para reinar com Cristo e isso requer treino e isso requer vencer as nossas fraquezas de hoje em dia.

Isso requer desenvolver um caráter espiritual, um caráter de Deus que é não só saber o que é bom ou mau mas não só saber mas distinguir mas ter a força de caráter, a força de vontade e domínio próprio de fazer o que é o certo mesmo quando esteja debaixo de pressão para fazer o errado!

E quando é que temos que aprender a fazer isso? No reino do futuro? No reino de Deus? Não! Agora! Para podermos estar qualificados no reino de Deus!

Vejam por ex. em LC 19 vamos começar a ler no v. 11 está a falar desta parábola das minas: “ouvindo eles estas coisas nos propôs uma parábola visto estar perto de Jerusalém e lhes parecer que o reino de Deus iria se manifestar imediatamente, pois eles julgavam que o reino de Deus viria de imediato e por isso Ele disse: oh, oh, oh, calma, esperem que há uma lição para vocês aprenderem aqui disse Jesus Cristo e então disse: certo homem nobre partiu para uma terra distante com o fim de tomar posse de um reino e voltar, aqui está a falar de Jesus Cristo”.

“Jesus Cristo depois de morrer subiu ao céu e aí vai tomar posse do reino de Deus e vai voltar para estabelecer o reino de Deus na terra!”

Tudo bem, v. 13: “chamou 10 servos seus e confiou suas 10 minas, chamou os servos e deu a cada um uma mina num total de 10 minas e disse: guardai enquanto eu volte e vocês usem esses talentos, essas capacitações, essas habilidades que eu dou a vocês”.

Queridos irmãos, eu e você, nós temos certas habilidades e capacidades, certas coisas que Deus nos deu que cada um de nós tem uma destas minas, uma destas habilidades ou um grupo de talentos.

V. 14: “mas os seus concidadãos o odiaram e enviaram uma embaixada dizendo que não queremos que este rei reine sobre nós”; e assim por isso quiseram matá-lo.

“quando ele voltou depois de ter tomado posse do reino mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro a fim de saber o que cada negócio tinha conseguido”.

Você recebeu 1 mina, outro recebeu 1 mina e o que você fez com esses talentos, com essas habilitações, com essas capacidades que Deus deu a você???

Sim, você como um ser humano tem certos talentos e o que você está a fazer com os talentos que Deus está a dar a você??

Você está em casa sem fazer nada a dormir e dizer: olha eu não posso fazer nada ou você está a usar e a ser produtivo e está a produzir fruto??

“e começou com o primeiro: Senhor a tua mina rendeu 10, irmãos abem o que é isso? É um crescimento de 1.000%!! Não é 10 ou 100 % e sim 1.000%!! Produziu muito fruto! Você com a mina e os talentos que Deus deu a você, você pode dizer: produzi 1.000 %!!

Você tem que responder a isso e depois??

“respondeu-lhe o Senhor: muito bem servo bom porque fostes fiel no pouco e terás autoridade sobre 10 cidades no reino de Deus terás oportunidade de governar e por que? Venceste e produziste fruto! Provaste hoje em dia nesta vida que estás a fazer o que é correto! E a produzir bom fruto!”

“Veio o segundo: Senhor a tua mina rendeu 5”; e este rendeu um crescimento de 500%!!  “E disse-lhe: terás autoridade sobre 5 cidades”; proporcional ao desenvolvimento, a produção e aos frutos que esta pessoa teve!

Va ser o galardão dessa pessoa na vida eterna e está a falar aqui de um galardão, irmãos! Proporcional ao trabalho e a obra que tem feito nesta vida.

v. 20: “veio então o outro dizendo: eis aqui Senhor a tua mina”; aqui está a tua habilidade que me deste, tá aqui; “que eu guardei embrulhada num lenço”; quantos de nós se sentam em casa ou na nossa vida ou seja onde for e não fazemos nada com a nossa vida????

E se você é desse gênero está aqui a falar de você.

E diz assim: “pois tive medo de Ti, és homem rigoroso, tens regras, és duro tiras onde não pusestes e onde não semeastes”.

Queridos irmãos aqui vê-se uma atitude incorreta nesta pessoa porque tem um temor de Deus incorreto e pervertido.

“Respondeu-lhe (Jesus Cristo) a esta pessoa: servo mau porque da tua própria boca te condenarei, sabias que sou homem rigoroso que tiro o que não pus e ceifo o que não semeio porque estão não puseste o meu dinheiro no banco e então na minha vinda receberia com juros??”

“Nem fizeste isso?? E então disse: tirai a mina e dá ao que tem 10”; porque de certeza ele vai multiplicar e vai dar fruto com isso.

Queridos irmãos a vida cristã é uma que requer vencer e produzir frutos.

Você está cansado de vencer? Você tem que perseverar até o fim e não fique cansado.

Nunca fique cansado de vencer e temos que perseverar até o fim!

Mas então por que nós falhamos? Por que nós fracassamos? Você esforça-se e luta, você ora, você ora por ajuda, ora pela vitória, ora para vencer o mau hábito mas acaba por cair e tropeçar e cair e por que?

Veja aqui em RM 10 começamos a ler no v. 1: “irmãos a boa vontade do meu coração e a minha súplica a favor deles, de outros irmãos por ex. que estão na igreja ou que eram da sua nacionalidade, são para que sejam salvos porém lhes dou testemunho porque eles tem zelo por Deus, sim, são zelosos, sim, estão a dizer: óh Jesus, e graças a Deus, e tem zelo porém diz aqui Paulo tem este zelo mas não tem este zelo com entendimento porque desconhecendo a justiça de Deus o que é que eles fazem então?”

“Procuram estabelecer a sua própria justiça a auto justiça e por isso não se sujeitaram a justiça que vem de Deus porque o fim e objetivo da lei, a meta da lei, é você vir a ser como Cristo o é!”

“Porque Ele obedeceu a lei, a lei é o caminho e a amostra e Jesus Cristo é aquele que seguiu o caminho que nos dá o exemplo perfeito da lei, o propósito da lei é para você e eu sermos como Cristo o é, o fim da lei é para sermos como Cristo o é!”

“Para cumprir a lei como Cristo a cumpriu e para a justiça de todo aquele que está a crer e para praticarmos a justiça de Deus”.

Vejam aqui em FP 3:9: “e achando Nele, Cristo, justiça própria que procede da lei se não a que é mediante a fé nisto a justiça que procede de Deus baseada na fé”.

Marquem este versículo porque vamos voltar a ele daqui a pouco mas em primeiro lugar estamos a ver aqui diz assim: “não tendo justiça própria”.

Nós não estamos aqui para termos a nossa própria auto justiça mas estamos a falar acerca da justiça que é mediante a fé de Cristo, é uma justiça de Deus, não é a nossa própria justiça e então o que é justiça?

Como disse mantenham a marca nesse versículo e vamos voltar a ele daqui a pouco mas agora quero que virem para SL 119:172 para responder a pergunta o que é a justiça de Deus, diz assim: “a minha língua celebra a tua lei pois os teus mandamentos são justiça”, o que é justiça? É a lei de Deus e nós sabemos que não é o nosso amor que cumpre as leis de Deus porque o amor de Deus, pois Deus é amor e a lei de Deus é uma expressão do amor de Deus, amor para com Deus e amor para com o próximo, a lei de Deus é baseada nestes 2 grandes pilares: amor para com Deus e amor para com o próximo.

A lei de Deus é amor, Deus é amor.

E por isso diz aqui no v. 172: “os teus mandamentos são justiça”; os 10 mandamentos da lei de Deus são justiça.

Sim, alguns de nós guardamos a lei e observamos a lei mas precisamos de ter cuidado porque observamos a nossa auto justiça porque muitas vezes não temos aquele amor de Deus que cumpre a lei perfeitamente.

É um certo equilíbrio espiritual baseado na lei de Deus por ex. os fariseus acusaram de Jesus Cristo de quebrar o Sábado e está claro que Jesus Cristo nunca quebrou o Sábado e por que?

Porque eles puseram pesos e criaram certas restrições a volta do Sábado, restrições humanas de homem que não eram de Deus e porque colocaram estes pesos a volta do Sábado e depois acusaram a Jesus Cristo a quebrar esses pesos que eles induziram e adicionaram a lei do Sábado e por isso quando Jesus Cristo disse: não é preciso fazer isso eles retrucaram: estás a quebrar o Sábado!

Não, Jesus Cristo não quebrou o Sábado pois o que Jesus Cristo quebrou foi a auto justiça que eles tinham e que colocaram a volta da lei para ser, digamos assim, para serem justificados e obedientes a lei mas o amor de Deus demonstrou por exemplo como Jesus Cristo curou e sarou pessoas ao Sábado que eles acusaram Jesus Cristo de estar a quebrar o Sábado.

Mas que mal há em fazer o bem no Sábado?? Porque Deus é amor e aqui vê-se esse grande entendimento da prática das leis de Deus tem que ser baseadas em amor de Deus.

Queridos irmãos leiam por ex. em RM 5:5 diz assim: “o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado ou outorgado”.

O amor de Deus, este carinho que é basicamente a maneira de obedecer a lei de Deus com amor como tal que Jesus Cristo quer que nós o obedeçamos.

Isto é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo! Que nos foi dado.

Por isso queridos irmãos nós temos que ter cuidado de que gênero é que somos, temos que nos humilhar, temos que completamente nos sujeitarmos a Deus, nos submetermos a Deus, a grande sabedoria e amor de Deus para sermos filhos Dele.

Para sermos mudados e transformados pelo Espírito Santo de Deus para virmos como o Pai e o filho são e por isso nós precisamos de ter esta motivação de desejo de desistir do que nós temos aqui dentro de nossas paixões carnais para sermos pessoas realmente que estejamos perto de Deus e a obedecer a Deus.

Porque ao fim de contas irmãos a lei de Deus é espiritual, RM 7:14: “a lei é espiritual, todavia eu sou carnal”; e você também e nós todos e por isso precisamos do Espírito de Deus a trabalhar em nós e que é dado a nós para ajudar a mudar e transformar a santificação do Espírito como diz e por isso então como é que recebemos o amor de Deus?

Como eu disse a pouco marcar em FP 3:19 vamos voltar aí de novo diz assim: “não tendo justiça própria, não é a nossa própria justiça e sim a justiça de Deus, que procede da lei, a lei de Deus que é o amor, se não a que é mediante a fé de Cristo, isto é, pela fé de Cristo, pelo amor de Deus, o verdadeiro amor de Deus, pela fé de Cristo”.

A justiça que procede de Deus, a verdadeira justiça que vem de Deus, não é a nossa maneira de fabricar a lei e por coisas a volta da lei, não, mas é este amor que procede do pai e que por Deus é amor que é nos dado pelo Espírito Santo e nós então a través desta fé de Cristo estamos então a pôr em nossa vida a justiça de Deus que procede de Deus! Que vem de Deus! E não é a nossa auto justiça.

Queridos irmãos pensem acerca de Cristo embora aqui em português diga a fé em Cristo na realidade é a fé de Cristo como está na antiga original em inglês da versão do rei James e como está na versão literal a fé de Cristo.

Jesus Cristo tinha verdadeira fé e tem verdadeira fé! Ele desistiu da sua imortalidade e veio para a terra e como homem morreu por nós e isso requereu ter fé e confiança que o Pai o ressuscitaria.

Executou grandes milagres e isso necessitou ter grande fé; Ele ressuscitou dos mortos por causa da fé que Ele teve por causa da fé como Ele obedeceu a Deus, o Pai, foi fiel e ressuscitou a Ele e agora ele vive!!

E por isso lemos em EF 2:8 diz assim: “porque pela graça sois salvos”.

Queridos irmãos, sim, somos salvos pela graça, pela bondade, pelo carinho, pelo amor, por tudo que é bom de Deus por nós porque Ele só quer do bom para nós!

Mediante a fé, a fé em primeiro lugar de Cristo porque Ele morreu por nós, sim, deu a sua vida e por causa disso deu o seu sangue para nos perdoar e nos justificar e isto não vem de nós, esta fé não vem de nós!

É dom de Deus! É Algo que Ele nos deu! A fé de Cristo nos deu para justificar e somos salvos pela graça de Deus e pela fé de Jesus Cristo através do seu sangue porque Ele teve fé e confiou no Pai.

E isso é um dom e uma dádiva, pois você e eu não fizemos nada para isso, é de graça.

Vejam em 1 CO 12 começando a ler no v. 8: “porque a um é dada o espírito de sabedoria, a outro segundo o mesmo espírito a palavra de reconhecimento e a outro no mesmo espírito a FÉ!”

A fé é um dom e não é a fé que eu tenho, sim, precisamos de ter fé, acreditar em Deus e em Cristo mas o dom é de graça e Deus nos dá a fé necessária porque por nós próprios não temos a fé suficiente.

A fé de Deus é dada a nós pelo seu Espírito e então como obtemos mais fé? Como é que podemos ter mais fé?

Quando nós nos submetemos e quando nós submetemos os nossos desejos, as nossas vontades a Ele, quando nós submetemos e vemos Deus a intervir por nós milagrosamente e precisamos de sua intervenção e isso nos dá mais fé!

Mais confiança quando nós oramos e numa oração sincera e depois vemos a responder as nossas orações e a intervir por nós e isso nos dá fé e quando nós vamos para além do mínimo necessário e isso nos dá fé.

Leiam por ex. LC 17 em que diz que os discípulos a perguntar dá-nos mais fé e então Ele disse: olha você tem aí um servo e manda-o fazer uma coisa e o servo faz isso e primeiro o servo tem que fazer o necessário fazer e depois, sim, recebe a sua recompensa.

É preciso fazer o que é necessário fazer mas temos que ir para além do mínimo e fazer mais do que o necessário, do mínimo para aumentar a nossa fé! A nossa confiança em Deus que Ele vai nos retribuir! Que Ele é o nosso galardoador.

E assim conforme o que nós devemos de fazer o que devemos fazer, aprendendo a ter confiança mais e mais em Deus, mais fé em Deus e por que você tem fé? Você tem fé numa pessoa que tem confiança e pede a uma pessoa para fazer uma coisa e diz: eu vou fazer e a pessoa não faz e por que você tem confiança nessa pessoa?

Porque essa pessoa é uma pessoa de palavra pois diz que faz e faz!

Ele diz o que faz e ele faz o que diz que a fazer!

Jesus Cristo tinha absoluta confiança no Pai e por que? porque deus é fiel! Ele não mente! É completamente fiel!

Por isso lemos em 1 CO 10:13 diz assim: “não sobreveio tentação que não fosse humana mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além das vossas forças pelo contrário juntamente com a tentação vos proverá livramento para que possais suportar”.

Deus é fiel e isto não é uma promessa em vão! Ele fará isso e nós não vamos ser tentados além do que nós podemos suportar mas algumas pessoas não acreditam nisso, óh estou a ter muitas dificuldades e tenho que ir a um psiquiatra!

E as vezes é necessário que a pessoa vá a um médico e não estou a dizer que não deva ir a um médico mas quando estão a por a fé num psiquiatra ou coisa assim e então este psiquiatra diz a você: precisa ficar em casa, não faça nada, não vá ao culto na igreja, não leia a Bíblia porque isso deixa você com muita ansiedade.

Queridos irmãos isso não é de Deus e depois esse psiquiatra pode dizer então: olha para combater esta ansiedade toma estas drogas e as vezes é possível e necessário que precise de tomar certos medicamentos aliás a uns meses atrás eu dei um sermão acerca da ansiedade e se tiverem um problema desse gênero por favor ouçam esse sermão mas em qualquer ponto se uma pessoa está a tomar drogas e precisa; essas drogas vão criar outros problemas adicionais.

Primeiro que você não está a vencer e por não estar a vencer e a esforçar está a ter este sentimento olha não estou a fazer suficiente e por isso preciso de tomar uma droga para acalmar então você tem 2 problemas, cuidado, e por isso vemos quando as pessoas tem dificuldades e tem tentações e batalham e as pessoas oram e falham o que é que é errado?

É Deus que quebrou a sua promessa? Não, então como é que podemos pôr em prática o dom da graça de Deus, da graça da misericórdia, de bondade e de fé para que o pecado não tenha domínio sobre nós?

Vejam aqui em RM 6 começando no v. 11: “assim também vós considerai-vos mortos para o pecado”; o que quer dizer mortos para o pecado? Quer dizer que você não vai fazer o pecado!

Isso você faz quando fez o batismo o velho homem é sepultado nesta sepultura aquática e você está morto para o pecado! Mas vivos para Deus! Você sai da água vivo como o novo eu, o novo homem! Comprometendo-se a viver uma vida nova e obedecer a Deus.

V. 12: “não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal”; por isso não permitam estas paixões carnais reinar em vossa vida e temos que vencer! De maneira que estejam a obedecer a suas paixões carnais? Não, temos que vencer isto!

v. 13: “nem ofereças cada um os membros do seu corpo ao pecado”; vocês não permitam que parte do seu corpo esteja a cometer pecado;

“como instrumentos de iniquidade mas ofereceis antes a Deus como ressurretos dentre os mortos”; como é que vocês são ressuscitados dentre os mortos? O simbolismo do batismo é morrer, o pecaminoso está morto, em termos espirituais, e quando você sai do batismo, sai da água batismal, você é ressuscitado em simbolismo e analogia ressuscitado dentre os mortos e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça pois agora você tem instrumentos de justiça de Deus através do Espírito Santo de Deus que é o amor de Deus!

v. 14: “o pecado não terá domínio sobre vós”; por que? porque vocês estão a seguir a guia do Espírito Santo, vocês têm o amor de Deus e vocês estão a fazer o que Deus quer e de livre vontade e com amor e por isso não estão debaixo da lei, sim, da pena da lei, do pecado que leva a morte pois o salário do pecado é a morte! E por isso vocês não estão debaixo dessa pena da lei!

Mas sim debaixo da graça!

Queridos irmãos temos que nos submeter a Deus e temos que nos submeter a vontade de Deus!

Leiam aqui em TG 4 vamos então começar a ler do v. 6 e diz assim: “Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes, sujeitai-vos, portanto, a Deus mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós”.

E por isso o primeiro ponto é submeter-se a Deus e por isso o primeiro passo para nós vencermos nesta luta espiritual que precisamos de ser submissos a Deus!

Precisamos de ser humildes e essa é a primeira beatitude que precisamos de ser submissos e vejam por ex. em MT 5:3 mas aqui este primeiro passo: “bem aventurados os humildes ou pobres de espírito porque deles é o reino dos céus”.

Queridos irmãos sermos humildes é tão importante.

Queridos irmãos você precisa de ser e se manter humilde!!

Se há uma coisa que você precisa de se lembrar deste sermão é que se mantenha humilde, o problema que há na igreja é que pessoas ficam com cabeças grandes, soberbos, e causam divisões e ideias na igreja a não se submeterem aos líderes e aos ministros da igreja e não é que os ministros sejam os mais importantes mas os ministros tem uma função dada a eles por Jesus Cristo e são ministros de Cristo, servos e discípulos de Cristo.

E nós como membros precisamos de seguir essa guia e instrução e sermos humildes a Deus.

O grande problema de satanás foi que ele perdeu a sua humildade e podemos ler isso em IS 14:13-14 que diz que ele disse que eu vou subir e vou ser igual a Deus, e isso ele não tinha humildade pois ele pensou e pensa que é tão grande e tão importante e tão sabedor como Deus.

Queridos irmãos uma vez que você perde o seu espírito de humildade você está na ideia de pensamento e nas ondas de transmissão de satanás, você está nas vibrações de satanás e por isso leiam aqui em 1 PE 5:6-9: “humilhai-vos, portanto, sobre a poderosa mão de Deus para que Ele em tempo oportuno vos exalte”.

Queridos irmãos temos de nos submeter e humilhar.

“lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós”; ponham as vossas ansiedades nas mãos de Deus e tenham confiança em Deus.

“sede sóbrios e vigilantes”; estejam acordados, estejam alertas, sejam vigilantes; “porque o diabo, o vosso adversário, está ao vosso derredor como um leão e ruge procurando alguém para o tragar e resisti firmes na fé”.

E aqui está o segundo passo é que você precisa de ter cuidado desta deia de satanás de que você precisa de resistir e essa vibração e essa mensagem de satanás é que você sabe melhor, você é importante, você sabe as coisas, não deixe ninguém dizer se a igreja dizer o que deves fazer.

Cuidado! Cuidado quando você se põe num pedestal e você se põem assim numa condição de soberba cuidado porque você está pronto a cair.

Leiam por ex. em 1 CO 10:12-13 e diz assim: “aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia “; se você pensa que está bem, está seguro, cuidado, perigo!

“não vos sobreveio tentação que fosse humana mas Deus é fiel”; não permitirá que vocês sejam tentados para além do que vocês possam suportar mas cuidado quando você pensa que está seguro, cuidado.

Vejam PV 16:18 diz assim: “da soberba procede a ruína e da altivez do espírito a queda, melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos”.

Cuidado quando você começa a ter estas vibrações e ideias e pensamentos: eu sou importante e eu sei isto tudo, cuidado, precisamos de resistir a essa tentação de pensarmos que sabemos tudo, de pensarmos que temos cabeça grande, de pensarmos que eu sou o chefão e não somos, cuidado.

Veja no mesmo capítulo o v. 5: “abominável é ao Senhor todo o arrogante de coração e é evidente que não ficará impune”.

Se você é arrogante e se você é soberbo Deus odeia isso!!

Por isso resista a qualquer tentação diabólica que você tenha de pensar de ter pensamentos orgulhosos.

TG 4:7-10: “sujeitai-vos, portanto, a Deus mas resisti ao diabo”; sejam humildes a Deus mas resistam a este desejo diabólico de pensar que você é importante, ou seja outras que forem e ele fugirá de vocês.

“chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós outros, purificai vossas mãos pecadores e a vós que sois de ânimo dobre e limpai o coração”; precisamos de tirar as ideias diabólicas e temos que ter o desejo de nos arrependermos.

“afligi-vos, lamentai e chorai”.

Queridos irmãos lembram-se das bem aventuranças? Voltemos então a MT 5:4, continuem com a marca em MT 5, e diz em MT 5:4: “bem aventurados os que choram, os que estão de luto, e luto de que? Luto pelos nossos pecados e pelo que nós fazemos, luto por nos arrependermos, luto pelos eu choram e se arrependem porque vão ser encorajados e consolados”; precisamos de nos arrepender.

Queridos irmãos o arrependimento de Deus é o arrependimento que é completo, que é comprometido que não é fazer e depois voltar e fazer a mesma coisa.

Vejam em 2 CO 7 e vocês sabem a situação de Corintos que em 1 CO Paulo escreveu a uma pessoa que tinha um grande pecado e depois o pôs fora da igreja e depois ele se arrependeu e então em 2 CO está a dizer a eles a aceitarem este irmão de volta na igreja e por isso estamos a ver aqui em 2 CO 7 começando a ler no v. 9: “agora me alegro não porque fostes contristados, tristes, mas porque fostes contristados para arrependimento!”; porque houve um verdadeiro arrependimento, essa tristeza causou um verdadeiro arrependimento.

“porque fostes contristados segundo Deus”; houve um arrependimento segundo Deus não um arrependimento mundano: olha eu me arrependo mas continuo na mesma e sempre assim?

Não, é um arrependimento segundo Deus, ou seja, se arrependeu e parou!!

“para que nenhum dano sofresses porque tristeza segundo Deus produz arrependimento e salvação”; sito é, arrependimento verdadeiro.

“que a ninguém traz pesar mas a tristeza do mundo produz a morte”; por que? Olha me arrependo mas continua fazer a mesma coisa e diversas vezes e isso não é o verdadeiro arrependimento.

V. 11: “porque tanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que segundo Deus fostes contristados”; cuidado, quando há o verdadeiro arrependimento você tem um certo senso de urgência, tem um certo desejo e um cuidado ao completar o que fez, tem a vontade de ter mais cuidado no futuro!

Que defesa e intenção de defender e reparar a situação e o errado para não continuar no pecado?? Defender-se desse pecado para não cair de novo no pecado, crie indignação, isto é, indignação com o pecado, irritado contra o pecado, não contra o pecador mas contra o pecado, que temor, sim, temor e respeito com Deus, temor verdadeiro de Deus porque pecamos contra Deus, porque os nossos pecados trazem dores e sofrimentos a outros e por isso magoamos a outras pessoas e por isso temos esse respeito para com Deus e este temor porque magoamos a outros.

Que saudades, sim, que grande desejo de fazer o bem! Que saudades do bem, que zelo, que determinação, que resolução de fazer o bem com a ajuda de Deus, que vendeta, que exoneração, isto é, que vingança contra o pecado.

Isto é irmãos o verdadeiro arrependimento, o arrependimento segundo Deus, isto que é realmente chorar e não é um arrependimento cozido pela metade, olha eu me arrependi mas continua a fazer o mesmo, e Deus entende, quando vem a pressão Deus entende, não, temos que ter domínio próprio, temos que pensar em outras coisas, temos que nos esforçar com a ajuda do Espírito Santo, temos que ter um verdadeiro compromisso e em vez de estar a dar desculpas e criar uma justificativa olha  é porque aqui no Brasil as coisas são muito difíceis.

Queridos irmãos é difícil em todo o mundo, talvez você possa ter uma situação mais difícil ou outro menos difícil mas cada um varia mas o ponto é que todos nós temos as nossas dificuldades.

E esse é o terceiro ponto e o quarto ponto é que precisamos de ser mansos e voltando então as bem aventuranças diz em MT 5:5: “bem aventurados os mansos porque herdarão a terra”.

Queridos irmãos precisamos de estar perto de Deus e pedindo a Deus orientação, sendo maleável como barro na mão do oleiro e leiam aqui se faz favor em IS 29:16 diz assim: “que perversidade a vossa, isto é, como vocês estão a perverter tudo, ou em outras palavras, vocês estão a botar tudo de pernas para o ar!”.

“como se o oleiro fosse igual ao barro e como se a obra dissesse ao seu artífice: ele não me fez! e a coisa feita dissesse ao oleiro: ele nada sabe!”

É o que vocês fazem hoje em dia dizendo: eu sei mais que Deus!

Cuidado, temos que ser maleáveis, estarmos perto de Deus e submissos a Deus.

Vejam no v. 13: “O Senhor disse: vistes que este povo se aproxima de Mim com a sua boca e os seus lábios me honra”; sim, este povo cristão, neste mundo, brasileiro, angolano, seja o que for, o português, seja onde for, a volta do mundo, qualquer nação, todos se aproximam de Deus com a sua boca e os seus lábios dando honra e dizendo: olha amamos Deus e glória a Deus, óh Jesus, graças a Deus.

Continuando: “Mas o seu coração está longe de Mim”; porque não praticam, não obedecem.

“e o seu temor para comigo só consiste em mandamentos de homens que maquinalmente aprenderam”.

São mandamentos de homens, mandamentos que não são bíblicos, por ex.: olha, os ovinhos coloridos da Páscoa, olha os coelhinhos, isso não está nada na Bíblia; olha, o dia da Natal e o bercinho isso não está nada na Bíblia!!

São mandamentos de homens.

Queridos irmãos estão assim cozidos pela metade, estão comprometidos pela metade.

Vejam em IS 28:9: “a quem pois se ensinaria o conhecimento? E a quem se ensinaria a entender o que se ouvir?”; sim, vai se dar o conhecimento aos humildes, vai se dar aqueles que espiritualmente estão maduros e perto de Deus, sim, não é aos desmamados, os que foram afastados dos seus seios maternos mas os humildes e esses humildes para eles é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito, regra sobre regra, regras e mais regras, um pouco aqui e um pouco ali, isto é, como dizem em 2 TM 2:15: “manejar bem a palavra da verdade””.

É como Deus revela a sua verdade, um bocadinho aqui e um bocadinho acolá e nós a igreja de Deus Unida nós com os guias de estudo bíblicos e vocês estudam um bocadinho aqui e outro acolá e com uma mente sã e com uma mente humilde, uma mente submissa e querendo ser submissa a vontade de Deus e o amor de Deus então você vai ver, ah é assim MAS aqueles que são desobedientes no v. 11 diz assim: “por lábios gaguejantes e por línguas estranhas falará o Senhor a este povo”; este povo que é desobediente, está aqui a falar de um desobediente povo.

“ao qual Ele disse: este é o descanso, dai o descanso ao cansado, este é o meu refrigério mas não quiseram ouvir”; não tiveram fé, desobedeceram!!

“assim pois para este povo desobediente a palavra do Senhor será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito, regra sobre regra, regra e mais regra, um pouco aqui e um pouco ali”; por que??

“para que vão e caiam para trás e se quebrantem e se enlacem e sejam presos”; exatamente o que Jesus Cristo disse em MT 13:13-15 porque o coração deles está endurecido.

Queridos irmãos estas pessoas estão confundidas neste mundo porque na realidade não estão arrependidas, não estão mansas, não estão a ser submissas a justiça de Deus.

Por isso como disse que lemos a pouco em TG 4:8 aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de vocês; nós precisamos de estar perto de Deus quando a tentação vem se estivermos perto de Deus então teremos a força e o amor de Deus para nos ajudar que vem pelo Espírito Santo e por isso temos que ser vigilantes porque o diabo está aí para nos destruir e como estamos perto de Deus? Pela oração, pelo estudo, pelo jejum e isto leva tempo e é preciso investir tempo nisto.

E por isso quando estamos perto de Deus estamos fortes e quando não estamos e quando a tentação vem e virá nós nos pegamos desprevenidos e por que? porque não estamos preparados e porque não temos contato com Deus, porque não temos orações perto de Deus, estamos fora do treino espiritual, não estamos em boas condições, digamos assim, físicas como fazemos exercícios na academia ou no ginásio mas exercício espiritual não estamos prontos.

Não estamos em forma e por isso quando vem a disputa com as nossas dificuldades e com satanás e se não estamos em forma espiritual porque não estamos perto de Deus estamos fora do treinamento espiritual vamos cair! E  por isso precisamos de estar espiritualmente em boa forma e em constante vigilância para vencer o pecado e por isso que em 1 TS 5:17 diz : “orai constantemente sem cessar”; precisamos de ter um constante, contínuo, sincero oração que é persistente para estarmos perto de Deus e isso leva tempo e por isso dessa maneira  que estamos a vigiar contra este leão que anda em volta e vai tentar destruir-nos e por isso que diz: sejam humildes e sejam vigilantes porque o diabo está a vossa volta como lemos a pouco em 1 PE 5:8-9.

Queridos irmãos precisamos de estar comprometidos a Deus e precisamos estar perto de Deus e estarmos submissos e precisamos de por a armadura de Deus, a armadura completa de Deus em EF 6:11-15; isto é, orando sempre e mantendo-nos perto de Deus.

E finalmente queridos irmãos o quinto ponto é que precisamos de buscar a justiça de Deus como mencionei inicialmente, precisamos de continuamente de buscar a justiça de Deus, MT 6:33: “buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça..”; precisamos de buscar a justiça de Deus.

MT 5:6 voltando as bem aventuranças diz: “bem aventurados os que tem fome e sede de justiça”; e qual justiça? A justiça de Deus! E não é a nossa auto justiça.

“porque serão fartos”; e por isso precisamos de pedir pelo seu amor de acordo com as leis de Deus para pormos s leis de Deus em prática da maneira que é pela justiça de Deus.

E o princípio espiritual da lei de Deus e dos mandamentos da lei de Deus.

Queridos irmãos precisamos de buscar a justiça de Deus e assim quando vem estas dificuldades e quando vem estes problemas e pensamentos negativos e destas ideias negativas precisamos de por pensamentos positivos porque estamos perto de Deus e vejam por ex. FP 4:8: “finalmente irmãos tudo o eu é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe seja isto o que ocupe o vosso pensamento”.

Queridos irmãos quando vem estas coisas negativas para nos destruir, que vem satanás com estes pensamentos negativos e desencorajadores como olha eu não sou bom, ou eu não sou isto, sim, nenhum de nós somos bons mas é só para ser desencorajoso então ponham coisas positivas na vossa mente!!

Busquem a justiça de Deus através do amor de Deus e esse amor de Deus ajudam a ter esses pensamentos positivos na nossa mente.

Leiam por ex. 2 CO 10 começar a ler do v. 3: “porque embora andando na carne não militamos segundo a carne”.

Queridos irmãos, sim, andamos na carne mas queridos irmãos a nossa guerra, esta luta e desafio, esta guerra é uma guerra espiritual não é contra este homem ou este irmão ou esta pessoa e sim é uma guerra espiritual e satanás vai injetar coisas aí a causar problemas.

“porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus para destruírem fortalezas, bastiões, estes anulando sofismas estes argumentos e ideias falsas e toda a altivez e todo o orgulho que levante, isto é, falta de humildade, todo o orgulho que se levante contra o conhecimento de Deus e levando cativo todo o pensamento a obediência de Cristo e estando prontos para punir toda a desobediência, uma vez completa a vossa submissão”; uma vez que vocês estejam completamente submissos a Deus.

Queridos irmãos estamos numa extremamente e forte guerra espiritual contra demônios e seres espirituais e essa é a nossa grande luta.

Queridos irmãos lembrem-se certamente somos salvos pela graça de Deus e graças a Deus se não fosse isso pelo sangue de Cristo nada valeria MAS lembre-se que não há nada que você possa fazer de receber o dom da vida eterna MAS Deus quer dar a você um galardão de acordo com as suas obras e Deus quer que você reine e para você poder reinar você deve estar a vencer estas fraquezas hoje em dia.

Por isso precisamos de vencer e precisamos de parar de pecar e precisamos de ser vencedores e precisamos de estar a sermos treinados e servir outros, isto é, sendo vencedores nesta guerra espiritual.

Assim então poderemos reinar com Cristo tendo provado que não vamos reinar como líderes corruptos.

Então como poderemos ser vencedores, irmãos?

Eu dei vários pontos e claramente nem todos mas lembrem-se que em primeiro lugar estamos numa poderosa guerra espiritual mas primeiro você e eu temos que nos submeter a Deus e nunca se esqueça disso!

Submeter-se a Deus, depois temos que resistir ao diabo exercitando DOMÍNIO PRÓPRIO, temos que nos arrepender, isto é, chorar e mudar um arrependimento segundo Deus e tristeza segundo Deus, temos que ser mansos, ensináveis, isto é, estando perto de Deus e constantemente vigilantes e finalmente precisamos de buscar a justiça de Deus e não a nossa própria auto justiça.

E assim nós vamos conforme esforçando-nos com a ajuda do Espírito Santo e pela graça de Deus a vencer as fraquezas da carne e nós estamos a aprender e preparados e treinados para nos qualificarmos para reinar usando a justiça de Deus para que ao fim disto tudo o Reino de Deus possa usado para dar alegria, paz e felicidade ao mundo todo e que a graça do Senhor esteja convosco.  AMÉM!!