Como Superar Desencorajamento

Você está aqui

Como Superar Desencorajamento

Download (Baixar)
MP3 Audio (49.93 MB)

Download (Baixar)

Como Superar Desencorajamento

MP3 Audio (49.93 MB)
×

Elias depois de ser vitorioso contra os profetas de Baalim, se tornou muito desencorajado, simplesmente 24 horas depois dessa vitória. Todos nós podemos estar ao cimo da nossa vida e pouco depois podemos estar completamente sobre-carregados e desencorajados. Este sermão aborda alguns pontos para superarmos esta luta contra o desencorajamento, particularmente durante periodos difícieis com nesta crise de Covid-19.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Em 1 RS 18 vemos o profeta Elias a ter uma grande vitória.

Vejamos então 1 RS 18, começando no v. 25, vemos aí que ele chamou os profetas de Baal e que disse a eles para clamarem em altas vozes e chamarem o deus deles e está claro esse deus não existe e não respondeu e assim esses falsos profetas foram destruídos. 

Mas depois dessa grande vitória vemos aqui o profeta Elias a ser uma pessoa muito desencorajada e vemos aqui no cap. 19 começando no v. 2 que Jezabel mandou mensageiro a Elias a dizer: “façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu a tua vida como fizestes a cada um deles”.

Ela o condenou à morte dentro de 24 horas e está claro ele ficou muito desencorajado e vê-se no v. 4: “ele foi ao deserto por um dia e se assentou debaixo de um zimbro e pediu para si a morte”.

E estava tão desencorajado que disse: “basta toma agora Senhor a minha alma pois não sou melhor do que os meus pais, deitou-se e dormiu debaixo do zimbro e eis que um anjo o tocou e lhe disse: levanta-te e come”.

E vê-se aqui queridos irmãos que temos aqui uma pessoa que era vitoriosa e em pouco tempo estava muito desencorajado um tempo depois.

Queridos irmãos todos nós passamos por períodos de desencorajamento e por isso hoje queridos irmãos quero falar a vós acerca de alguns pontos de como superar o desencorajamento porque ao fim de contas queridos irmãos uma pessoa escreveu a muitos anos e não sabem quem disse isso mas disse esta frase: ISTO TAMBÉM PASSARÁ e queridos irmãos estamos agora nessa crise de covid 19 e isto também passará.

Sim é uma crise que existe mas isto também passará.

Então vejemos um primeiro ponto para nos ajudar quando estamos desencorajados é como lemos em EC 3 é um cap. Em princípio muito semelhante  a esta frase isto também passará e vemos aqui em cap. 3: “tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito no céu e há tempo para nascer  e tempo de morrer, tempo de plantar  e tempo de se arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derribar e tempo de edificar, tempo de chorar e tempo de rir”.

Como vemos irmãos há sempre coisas que acontecem e depois passam e embora esta crise e muitos problemas que o mundo vai passar são por causa de pecados humanos e precisamos de entender que Deus permite que esses acontecimentos aconteçam e que esses eventos e coisas aconteçam porque Deus ao fim de contas nos está a permitir isto para aprendermos lições.

Como lemos em HB 12 vemos que um pai corrige o filho que ama e corrigem em amor e vejam aqui em HB 12:7 diz assim: “é para disciplina que perseverais pois Deus vos trata como filhos pois que filho há que o pai não corrige”; sim que filho há que o pai não corrige.

E por isso Deus permite testes na nossa vida e na vida deste mundo inteiro porque ao fim de contas todo o mundo e as pessoas nasceram, foram criadas para um propósito para serem filhos e filhas de Deus mais cedo ou mais tarde.

Sim. Alguns estão a ser chamados agora mas todos Deus quer que mais cedo ou tarde venham a ser filhos e filhas de Deus e por isso Ele permite digamos assim este treino que não é fácil queridos irmãos provas, provações, testes não são fáceis.

Leiam por ex. comigo faz favor em TG 1: 2-4 diz assim: “meus irmãos que é por motivo de toda a alegria ao passares por provações”.

Queridos irmãos provações são difíceis mas diz é uma alegria e por que? Porque vocês são filhos de Deus e Ele está a nos corrigir e nos está a tentar acordar de qualquer coisa que nós tenhamos de precisar de acordar.

Continuando no v. 3 diz assim: “sabendo que a provação da vossa fé uma vez confirmada produz perseverança, paciência e essa perseverança deve ter ação completa uma obra perfeita para que sejas perfeito e íntegros em nada deficientes”.

Deus nos quer que venhamos a ser melhores pessoas! E por isso quando passamos por esses testes devemos perguntar: o que eu posso aprender? Qual é a lição para mim?

Ora lembrem-se que testes não são esses testes e não são tentações e Deus nunca nos tenta e são simplesmente testes e provações para ficarmos melhores pessoas.

Veja nos v. 13-14 diz: “ninguém ao ser tentado diga: sou tentado por Deus! Porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a Ele mesmo ninguém tenta ao contrário cada um é tentado pela sua própria cobiça e pela sua própria fixação e por seu próprio desejo e pela sua própria isca do seu desejo e quando esta o atrai e o seduz então essa cobiça e desejo depois de haver concebido dá à luz ao pecado e o pecado uma vez consumado gera a morte”

Queridos irmãos há uma diferença entre provações e tentações são diferentes e Deus permite nós sermos provados para passarmos o exame e sermos melhores pessoas mas uma tentação é para pecar e isso é por causa das nossas fraquezas e paixões carnais.

São duas coisas diferentes mas nós temos que vencer essas dificuldades sejam provações ou tentações ou seja o que for temos que vencer! Temos que suportar.

Vejam em 1 CO 10:13 está a dizer: “não vos sobreveio tentação, dificuldade ou teste ou provação que não fosse humana mas Deus é fiel e não permitirá que sejas tentado além das vossas forças pelo contrário juntamente com a tentação vos proverá livramento de sorte que possas suportar”.

Deus nos dá a possibilidade de nós escaparmos destas dificuldades para suportar mas temos que fazer a nossa parte e por isso que lemos por ex. no SL 23 que o Senhor é o nosso pastor e vejemos então SL 23 vamos ler brevemente: “o Senhor é o meu pastor nada me faltará Ele me faz repousar em pastos verdejantes e leva-me para junto das águas de descanso, refrigera-me a alma, guia pelas veredas da justiça e por amor do seu Nome ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum”.

Ainda que ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum porque mesmo para além da morte vai haver uma ressurreição porque Cristo morreu por nós para sermos ressuscitados para nos redimir.

Por isso diz: não temerei mal nenhum porque estás comigo.

Queridos irmãos vocês estão com Deus e vocês estão a fazer a vossa parte para estarem com Deus?

Queridos irmãos o Senhor é o nosso pastor e por isso o nosso primeiro ponto para nos ajudar a superar o desencorajamento é lembrar que isto também passará e há tempo para tudo e tudo tem o seu tempo e sim estas provações e estes testes ou tentações, ou seja, o que for que você passe vão produzir bom fruto desde que você esteja a esforçar-se para vencer.

Segundo ponto para nos ajudar a superar o desencorajamento é que Deus nunca nos deixará ou desamparará e vocês sabem da estória das pegadas na areia e deixe-me ler para você: sonhei que estava caminhando na praia juntamente com Deus e revi espelhado no céu todos os dias da minha vida. Em cada dia vivido apareciam na areia duas pegadas as minhas e as Dele, as de Deus.

No entanto de quanto em quanto vi que havia as minhas pegadas e isso precisamente nos dias mais difíceis da minha vida, e então perguntei a Deus: Senhor, eu quis seguir-te e Tu prometestes ficar sempre comigo e por que me deixastes sozinho logo nos momentos mais difíceis?

Ao que o Senhor respondeu: meu filho eu te amo e nunca te abandonei os dias em que vistes só um par de pegadas na areia são precisamente aqueles que Eu te levei nos meus braços.

Queridos irmãos precisamos de saber e conhecer que estamos nesta vida mas além das coisas físicas desta vida existe um mundo espiritual e isto é uma guerra além do físico e precisamos de manter isto bem na nossa cabeça.

O profeta que veio depois de Elias foi o Eliseu e vejam aqui em 2 RS 6:8 era o período do rei da Síria que fez guerra a Israel e depois vê-se aí que Eliseu estava com o seu moço veja aqui no v. 15: “tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído eis que as tropas com cavalos e carros haviam cercado a cidade e então o moço lhe disse: oh, meu senhor, o que faremos? E ele respondeu: não temas porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: Senhor peço-lhe que lhe abra os olhos para que veja este mundo espiritual que está aí que ele não está a ver agora porque só está a ver o físico; e o Senhor abriu os olhos do moço e viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu”.

Queridos irmãos existe um mundo espiritual e existe uma guerra além do físico.

Vejam por ex. a história de Jó e como sabem Deus permitiu que fosse posto debaixo de certas provações e veja em JÓ 1:8: “perguntou ainda o Senhor a satanás: observastes o meu servo Jó? Porque não há ninguém na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto e temente a Deus e que se desvia do mal”.

Sabemos a estória que satanás apareceu diante do trono de Deus e começou a criticar a Jó; mas é porque tu estás a protege-lo e deixe-me lhe fazer uma pergunta: Era Deus capaz de dizer a mesma coisa de você e de mim?

Você poderia por aí o seu nome e Deus podia dizer porque não há ninguém na terra semelhante a este homem! Ponha aí o seu nome.

Queridos irmãos precisamos de ser Jós neste mundo e precisamos de ser servos fiéis a Deus limpos como Jó foi ou era e precisamos de ter o mesmo caráter e por isso quando temos dificuldades e situações que são desencorajadoras temos que ser como Jó pois ele teve situações muito desencorajadoras, imaginem que foram certamente muito desencorajadoras a situação que ele teve mas ele manteve-se fiel a Deus.

Vejam em FP 4 vemos aqui alguns pontos que nos ajudam quando temos estas dificuldades para nos mantermos fiéis a Deus e queridos irmãos eu estou a falar aqui que Deus nunca nos deixará ou desamparará.

Então FP 4:8-13 diz assim: “finalmente irmãos tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama e se alguma virtude há e se algum louvor existe seja isso que ocupe o vosso pensamento”.

O problema irmãos é que quando nós estamos desencorajados é que nós só estamos a permitir o negativo estar na nossa mente e permitimos o negativo ficar maior e maior na nossa mente e isso nos desencoraja.

É natural para nós pensar no negativo e aqui Paulo na carta aos FP está a dizer: precisamos de pensar no positivo e nas coisas que são verdade, respeitáveis e justas e puras e amáveis.

“e que também aprendestes e recebestes e ouvistes e vistes em mim e isso praticai e o Deus da paz estará convosco” e depois continuando a dizer: “tendes sobremaneira ao Senhor porque agora uma vez mais renovastes em meu favor o vosso cuidado o qual também já tinhas antes mas vos faltava oportunidade e digo isto não por causa de pobreza porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.

Aprendi, sim, tive problemas, dificuldades, testes mas por isto aprendi a viver contente em toda e qualquer situação “e tanto sei ser humilhado como honrado de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência tanto de fartura como de fome assim de abundância como de escassez”.

E depois no v. 13 vou ler na ACF que diz: “posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”.

Queridos irmãos Cristo disse: que nunca nos desamparará ou nos deixará.

Vejam em HB 13:5-6: “seja a vossa vida sem avareza, contentai-vos, estejam contentes como Paulo disse: aprendi a estar contente; com as coisas que tens porque ele tem dito de maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei assim afirmamos confiantemente o Senhor é meu auxílio e não temerei o que me poderá fazer o homem?”.

O que me poderá fazer o homem? E isso é citado de SL 118 e vamos ver então brevemente SL 118:5-6 diz assim: “o Senhor está comigo, YHWH, não temerei e que me poderá fazer o homem? O Senhor está comigo entre os que me ajudam por isso verei cumprido o meu desejo nos que me odeiam”.

Queridos irmãos o Senhor está conosco e não temerei e o que é que as pessoas podem fazer a nós? Diz: não temerei e o que é que podem fazer a nós? Podem nos matar mas veja o que Jesus Cristo disse em MT 10:28 diz assim: “não temeis os que matam o corpo mas não podem matar (está aqui a traduzir em português como alma mas a palavra grega é surrei e quer dizer  aquele sopro e elemento espiritual de Deus que eu descrevi que é equivalente o espírito do homem no homem que fiz nos sermões anteriores, sopro, aquele Espírito de Deus, aquela capacidade de Deus que está em nós que é guardada por Deus quando morremos)”.

Porque diz: “não podem matar esse, temei antes aquele que pode fazer perecer no geena (na segunda morte e no lago de fogo) tanto o surrei (isto é o espírito do homem no homem) como o corpo”.

Deus é que pode fazer este fôlego da vida que é simbólico, sim, este fôlego da vida que nos faz respirar mas é simbólico também o espírito do homem no homem e Deus também pode incluir isso na segunda morte.

Queridos irmãos Deus não está envolvido no negócio de preservar a nossa vida física humana e pensem bem Deus não está no negócio de preservar a nossa vida de carne e sangue!

Mas Deus está no negócio de desenvolver a imagem de Cristo em nós e o caráter de Deus que são as qualidades e características de Deus!

E isso irmãos é muito mais que a vida física porque esta vida física é só temporária é muito temporária é como fosse uma ponte para a vida eterna e para o futuro, digamos assim, é uma aula e aprendizagem e um período de aprendizado.

E por isso não fiquem desencorajados como disse quando há desencorajamento há coisas tristes e primeiro há tempo para tudo e isto passará e segundo Deus nunca nos deixará e por que? Porque Ele tem um golo e uma meta para você, para mim e para todos para sermos filhos e filhas de Deus no Reino de Deus!

Em terceiro lugar enquanto Deus permite estes testes, provações e dificuldades temos que nos analisar e ver se há alguma coisa que precisamos de nos arrepender?

Por que ao fim de contas Deus está aqui no processo de desenvolver o caráter de Deus em nós! E por isso nós temos que analisar a nós próprios e ver que preciso de mudar? Preciso de me arrepender? Preciso de arrepender de nossos pecados?

Vejam em 1 SM 15 aqui vemos o rei Saul e vemos que ele estava num estado de completa auto disseção porque vemos aqui no v. 13 disse assim: “veio Samuel  a Saul e este lhe disse bendito sejas do Senhor”; Saul disse a Samuel; “executei as obras do Senhor”; Saul disse a Samuel: fiz o que Deus me disse para fazer; então Samuel disse: “ah sim então porque este balido das ovelhas que estou a ouvir e este mugido de bois??”.

Porque a instrução é para destruir isto tudo e não destruístes?  “ah de Amaleque os trouxestes porque o povo, não fui eu e sim eles, o povo, poupou o melhor das ovelhas para sacrificar ao Senhor”; é para sacrificar a Deus.

“mas o resto destruímos completamente”.

Queridos irmãos então disse Samuel a Saul: “espera e eu te declararei o que o Senhor diz: quando eras humilde mas agora que és grande tu não estás a obedecer a Deus e não atentastes a voz de Deus”.

E por isso vê-se no v. 22 diz assim: “disse Samuel a Saul: tem porventura Deus, o Senhor, o YHWH, tem tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto se obedeça a sua palavra”.

E o que é mais importante: sacrifícios ou obedecer a Deus?

“eis que obedecer a Deus é melhor que sacrificar e o atender e ouvi o que Deus pede para fazer é melhor que gordura de carneiros porque a rebelião é como o pecado da feitiçaria e a predestinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar visto que rejeitastes a palavra do Senhor Ele também te rejeitou a ti para que não sejas rei”.

Queridos irmãos Saul estava num estado de auto dissenção pensava que tinha feito o bem!

Agora uma pergunta a você: você, eu e nós temos um problema que não vemos como Saul? Ou um problema que nem sabemos? Será que dizemos que nos arrependemos? Olha eu estou na igreja de Deus a muitos anos, a 30 anos, a 20 anos, a 40 anos ou seja o que for e já sou uma pessoa transformada.

Queridos irmãos estamos a ver que ainda temos nos arrepender?

Estamos a reconhecer o que ainda não vemos? Porque em humildade temos que pedir a Deus misericórdia para ser misericordiosos para conosco e mostrar o que ainda não vemos.

Veja aqui em JR 17:5-10: “assim diz o Senhor: maldito o homem que confia no homem”; se você tem confiança em homens cuidado! Muito menos tenha confiança em você mesmo.

“faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor”; quer dizer se separa de Deus.

“porque será como um arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem antes morará nos lugares secos no deserto na terra salgada e inabitável”.

Por outro lado, no v. 7: “bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor porque ele é como a árvore plantada junto as águas tendo as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor mas a sua folha fica verde no ano de sequidão e não se perturba e não se deixa de dar o fruto”; estamos a viver num ano de sequidão?

“enganoso é o coração mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?”; você e eu estamos a admitir que o nosso coração é enganoso? Estamos a admitir que é desesperadamente corrupto?

“Eu o Senhor esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos e isto para dar a cada um o seu proceder segundo o fruto das suas ações”.

Queridos irmãos estamos a dizer que o problema é dos outros? A culpa é dos outros, não é? Não é minha é dos outros; é como Saul estava a dizer: olha foram as pessoas que fizeram isso e vê-se aí está o dedo a apontar para os outros mas está 3 dedos a apontar para mim e o polegar a apontar para Deus e cuidado quando apontamos a outra pessoa porque estamos a a apontar de volta a nós e estamos a acusar a Deus, cuidado!

Por isso nós somos mestres de auto dissenção e você o é e eu também o sou e por isso eu tenho que ter cuidado e tenho que orar e pedi a Deus a misericórdia Dele para me guiar e me ajudar a ver a mim próprio um bocadinho de cada vez e não de uma só vez porque se não vai ser muito forte mas preciso desta ajuda de Deus.

Vejam por ex. em SL 51 vê-se aqui o arrependimento de Davi quando ele pecou e diz: “compadece-te de mim ó Deus segundo a tua benignidade e segundo a multidão das tuas misericórdias e apaga as minhas transgressões, lava-me completamente a minha iniquidade, purifica-me do meu pecado pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim pois PEQUEI CONTRA TI, CONTRA TI E CONTRA DEUS SOMENTE PEQUE! “.

E no v. 10 diz: “cria em mim Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável e não me repouses da tua presença ó Deus e não me retires o Teu Santo Espírito”.

Veja aqui no v. 17: “sacríficos agradáveis a Deus são o espírito quebrantado, coração compungido e contrito essas não desprezarás ó Deus”.

Queridos irmãos isso é o que precisamos de ser e precisamos de mudar e nos arrepender para podermos ensinar a outros no mundo de amanhã e por isso vemos aqui estas lições: primeiro que isto tudo passará há um tempo para tudo e Deus não nos deixa e temos que nos analisar e pedir a Deus misericórdia Dele para revelar a nós um bocadinho de cada vez e devagarinho o que nós precisamos de nos arrepender para sermos melhores pessoas.

E depois em quarto lugar para vencer o desencorajamento e superá-lo precisamos de nos manter focados em Deus e Jesus Cristo e o nosso foco e confiança e nossos pensamentos tem que ser a volta de Deus e de Jesus Cristo.

Através de 3 pontos básicos que estamos sempre a referir e que é bom relembrar através da oração, do estudo bíblico e do jejum ocasional; orar, estudar a Bíblia e jejuar ocasionalmente.

São pontos básicos que precisamos de recordar e de lembrar.

Vejam em 2 PE 1 Pedro reconhecia que ia morrer brevemente e por isso pouco antes de morrer escreveu esta epístola e ao v. 12-15 diz assim: “por esta razão sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados”; para vos recordar e lembrar e vou estar sempre pronto a lembrar, lembrar, lembrar, .... e estamos sempre a dizer precisamos de orar, estudar a Bíblia e fazer jejum ocasional acerca dessas coisas e ele está aqui a dizer certas coisas neste capítulo que vamos mencionar mais adiante no meu sermão daqui a pouco.

Mas estou a lembrar destas coisas mas o ponto que estou aqui é que não há nada errado em repetir e fazer lembrar e precisamos estar perto de Deus e estar perto de Jesus Cristo e precisamos de estar em oração e em estudos bíblicos regularmente e em jejum ocasional para estarmos perto de Deus.

V. 13: “também consideres justo enquanto estou neste tabernáculo despertar-vos com estas lembranças certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo concomitantemente o Nosso Senhor Jesus Cristo me revelou”; quer dizer: eu sei que vou morrer brevemente mas da minha parte, isto é, Pedro a dizer, esforçar-me-ei diligentemente a fazer o que a todo o tempo mesmo depois de eu morrer, da minha partida, conservei lembranças de tudo”; e por isso escreveu esta carta para nós lembrarmos disto.

Queridos irmãos quando estamos desencorajados e quando estamos baixos na atitude digamos assim temos uma tendência a fazer menos como menos estudos bíblicos, menos orações, menos jejuns e irmãos precisamos de fazer simplesmente o oposto e não devemos de desistir e temos que nos esforçar para andar para a frente e fazer mais.

Lembram-se da estória de Elias que li a pouco em 1 RS 18-19 que era um homem encorajado e depois ficou desencorajado e Deus lhe deu a oportunidade de descansar e era aquela voz sossegada e Deus estava nessa voz e depois disse: há uma obra a fazer e levanta-te e faz a obra! Tens coisas a fazer! Vai ungir este rei, vai fazer isto, vai ungir o teu Eliseu que vai seguir-te e vai fazer a obra!

E por isso irmãos quando temos dificuldades e temos estas pressões e estes períodos tristes precisamos de não esquecer estas coisas básicas de estar perto de Deus e focar nos básicos.

Veja aqui em 2 CO 4:16-18: “por isso não desanimamos (não ficar desencorajados) pelo contrário, mesmo que nosso homem exterior esteja a corromper (que estejamos a morrer ao fim) contudo nosso homem interior se renova de dia em dia (e como? Porque estamos perto de Deus! Estamos em oração e em contato com Deus e temos o Espirito de Deus conosco) porque a nossa leve e momentânea tribulação (esta tribulação física e Paulo está aqui a descrever que é leve e momentânea, e lembrem-se que Paulo foi apedrejado, esteve a morte e coisas assim e isto é leve e momentâneo) produz para nós eterno peso de glória”.

O que vai ser no futuro na vida eterna é uma glória eterna tão maior do que isto que não há comparação qualquer é um peso enorme de glória e está aqui a referir um eterno peso de glória acima de toda a comparação é incomparável.

“não atentando nós as coisas que se veem mas as que não se veem porque as que se veem são temporais e as que não se veem são eternas”!

E o quinto ponto queridos irmãos para nós não estarmos desencorajados é de que nós precisamos de alimentar certas coisas em nós para crescer porque aquilo que mais alimentamos mais crescerá!

Por ex. eu gosto de fazer um churrasco com carvão e tal e fazer e quando aquilo ponho mais madeira e mais carvão e mais combustível para aquilo começar a queimar e ter uma boa temperatura.

Aí está uma lição se você está a por mais madeira, e carvão e mais coisas para o fogo do desencorajamento isso não vai parar e por isso para o fogo do desencorajamento nós precisamos de parar de dar mais combustível a este fogo do desencorajamento mas por outro lado precisamos de proteger e a trabalhar naquele churrasco naquele carvão devagarinho e abanar assim e dar um bocadinho e mais ar que é para aquelas chamas crescerem e para não se extinguir este foguinho principalmente se estamos a comparar isso com o Espírito Santo de Deus, precisamos de abanar e ter cuidado que não seja extinguido.

Vejam em 1 TS 5:19: “não apagueis o Espírito”; precisamos de ter cuidado e de fazer coisas para crescer e para o alimentar.

Queridos irmãos a Palavra de Deus e Suas Palavras são coisas espirituais e vejam comigo aqui em JO 6:63 diz assim: “o Espírito é o que vivifica carne para nada aproveita as palavras que eu vos tenho dito (as palavras de Jesus Cristo) são espírito e são vida”, as Palavras de Deus, a Bíblia, são espírito e são vida.

A Palavra de Deus é espiritual e nos ajuda a entender e a crescer e nos alimenta e este Espírito de Deus para crescer e por isso precisamos de fazer o que? Meditar na Palavra de Deus! Estar a pensar nela para a não extinguir e para ver como a posso aplicar e posso ser melhor pessoa e assim quando estamos a meditar na Palavra de Deus isto nos vai a ajudar com que os nossos pensamentos não estejam em nós mesmos mas que os nossos pensamentos estejam em coisas eternas quer dizer que os nossos pensamentos não estejam em nossos problemas mas nas coisas eternas da Palavra de Deus e por que? Porque estamos a meditar e estamos a pensar e encher a nossa mente com as Palavras de Deus que são Espírito!

Estão a alimentar o Espírito de Deus em nós! E isso vai nos ajudar a sair digamos assim deste poço de tristeza e de desencorajamento e de desespero e apensar nas muitas promessas preciosas que Deus nos deu!

Isto nos ajuda a redirecionar os nossos pensamentos para as coisas que são eternas e quando estamos a meditar e a estudar a Palavra de Deus!

E por isso precisamos de alimentar para crescer e alimentar o Espírito de Deus habitando em nós para crescermos.

Veja por ex. em SL 77 vemos aqui uma descrição de Dav em grande desespero e vê-se aqui no SL 77 e vê-se aqui uma situação que diz: “no dia da minha angústia procuro o Senhor”.

V. 2: “erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam e minha alma recusa consolar-se, lembro de Deus e passo a gemer deito e desfalece-me o espírito”; quer dizer estou sobrecarregado e desencorajado e estou a pedir a Deus por ajuda.

Vejam um bocadinho mais adiante no v. 7: “rejeita o Senhor para sempre? Acaso não torna a ser propício se sou perpetuamente a sua graça dedicou toda a sua promessa para as nações”; quer dizer, Deus mudou? E Ele não está a me ajudar agora!

E no v. 9: “esqueceu-se Deus de ser benigno? Ou na sua ira terá Ele reprimido as suas misericórdias?”.

E no v. 10: “então disse eu: a minha aflição mudou-se à destra do Altíssimo?”; Deus mudou? Não, Deus nunca muda e nunca nos deixa ou desamparará e nós é que mudamos, pois, o problema sou eu, o problema são os meus pensamentos negativos.

Queridos irmãos precisamos de usar o Espírito de Deus de uma maneira positiva para crescer e como eu disse a pouco e ia ler a secção de Pedro porque lemos a secção que Pedro diz eu estou breve para morrer mas estou a fazer vos lembrar destas coisas e a ver as coisas que ele estava a lembrar-vos em 2 PE 1:2 diz assim: “graça e paz vos seja multiplicados no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Nosso Senhor visto como pelo seu divino Poder, isto é, pelo Poder do Espírito Santo  que Deus nos deu nos tem sido dado todas as coisas que conduzem à vida, vida eterna, e a piedade, isto é, como Deus O é pelo pleno conhecimento Daquele que nos chamou para a Sua própria glória e virtude”.

 Deus nos chamou para sua própria glória e virtude e nos deu o Seu Divino Poder que é o Espírito Santo de Deus que é este agente de concessão espiritual que nos gerou e ele então através do seu Espírito Lhe deu este divino Poder que diz assim: com todas as coisas como se é o Poder de Deus que é o Espírito de Deus, sim, está claro, essência de Deus e a matéria  de Deus do que Ele é feito que é do Pai e do Espírito que é da mesma matéria tem sido tal como você e eu somos feitos da mesma matéria carne e sangue.

 E Eles são feitos da mesma matéria que é o Espírito Santo de Deus mas o Espírito Santo tem várias características e coisas, sim, de uma maneira geral referimos ao Poder do Espírito Santo mas tem vários atributos é uma semente também é o Poder do Espírito Santo é uma semente e aqui diz: através do Espírito Santo nos foi dada todas as coisas e no v. 4: “pelas quais (os atributos do Espírito Santo)  muito preciosas e grandes promessas para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina”.

Através desse Poder de Deus, através do Espírito Santo, através desses atributos e características de amor, de gozo, e paz, e fidelidade, e benignidade, e bondade, e domínio próprio e isso tudo e mansidão e todos esses atributos e perseverança e todos esses atributos do Espírito de Deus nos ajudam a fazer e ficar coparticipantes da natureza divina, isto é, a mudarmos e transformarmos a natureza humana para natureza divina.

Isto é o que Deus nos dá livrando-nos através do Seu Espírito e da santificação do Espírito livrando-nos das paixões que há no mundo.

“por isso mesmo vós reunindo toda a vossa diligência (quer dizer vocês façam todo o esforço agora e concentrem todo o esforço) com a vossa fé pensem na virtude e nas boas características que precisamos ter o conhecimento de Deus (quero saber quem é Deus e tentar sermos como Cristo O é, a imagem de Cristo, o caráter de Cristo”.

E depois sabendo que precisamos de mudar e modificar a nós e transformar com a ajuda de Deus e do Espírito Santo, ter o domínio próprio, ter a força de vontade, ter a resistência que é um outro dom do Espírito Santo também e com isso perseverar e ter a paciência e continuar até o fim para virmos ser como Deus e a termos a piedade e a sermos como Ele é!

Piedade! E aí começamos a por o amor e o amor para com os irmãos e amor, ágape, para com Deus que é o amor profundo e espiritual.

“porque estas coisas era o que Pedro estava a lembrar a eles que eu estou a lembrar a vocês para não esquecerem disso.

“porque estas cosas existindo em vós e em vós aumentando”; queridos irmãos isto é o que precisamos de alimentar e este é o fogo que precisamos de alimentar para o Espírito de Deus ir crescendo em nós as Palavras de Deus com o estudo da Bíblia, com as orações e os jejuns ocasionais e em meditar em que podemos aplicar melhor para sermos melhores cristãos e isto é o que precisamos de fazer:

“porque estas coisas existindo em vós vão aumentando e fazem que não sejam inativos nem infrutíferos no pleno conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo” que ao fim desta epístola Pedro diz: “cresçam na graça e conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e por isso através disto crescer no conhecimento de Jesus Cristo e por que?

Para podermos por imagem de Jesus Cristo, o caráter de Deus e a imagem e o caráter de Deus e Jesus Cristo tem a mesma imagem e caráter de Deus e é o mesmo tipo de pessoas que nós devemos a ser e temos que ser um como estes gêneros de pessoas e por isso temos que crescer irmãos, crescer, temos que alimentar este esforço e temos que usar o Espírito Santo de Deus com estas coisas todas que nos dá e vários atributos que é a essência de Deus é o Poder  de Deus e estas características de Deus e estas, digamos assim, estas ferramentas habituais do Espírito de Deus e usá-las todas para crescermos e para sermos a imagem de Deus.

Igual a imagem de Jesus Cristo que é igual a de Deus e crescer nesse conhecimento de Jesus Cristo e na graça de Jesus Cristo.

V. 9: “pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego”; vocês lembrem AP e não sejam cegos.

“vendo só o que é perto esqueci da propiciação dos seus pecados de outrora”; esquecido da propiciação dos seus pecados antigos e precisamos de continuar a crescer.

“por isso irmãos procurai com diligência, cada vez mais, esforçam-se cada vez mais, confirmar a vossa vocação e eleição porquanto procedendo assim não tropeçareis em tempo algum”.

Não vão sair da igreja de Deus e vão se manter fiéis até o fim”.

“pois desta maneira será amplamente suprida a vossa entrada no Reino de Deus”; é desta maneira que vão entrar no Reino de Deus!

Queridos irmãos vejam comigo se faz favor 2 CO 1 começando a ler no v. 3: “bendito seja o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da misericórdia e Deus de toda a consolação”; Deus é que nos encoraja, é o que nos encoraja, é o Deus da consolação e do encorajamento”.

Ele é o que nos conforta e que nos encoraja em todas as nossas dificuldades e em todas as nossas tribulações e nestas coisas negativas e precisamos de estar perto de Deus irmãos.

“para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia com o mesmo encorajamento e consolação com que nós somos contemplados e encorajados por Deus”.

Quer dizer queridos irmãos aqui está a chave se você está desencorajado use o Espírito de Deus para crescer e então encoraja a outros e quando você está a encorajar a outros você vai ficar encorajado.

Queridos irmãos lembrem-se isto também passará por isso eu hoje tentei mencionar alguns pontos para vos ajudar a superar o desencorajamento.

Primeiro: há tempo para tudo e isto também passará.

Deus nunca vos deixará ou desamparará.

Precisamos de olhar e pedir a Deus a nos abrir os olhos na sua misericórdia para nós nos arrependermos ainda não vemos que precisamos de nos arrepender e anda que somos que temos que nos arrepender.

Precisamos de lembrar de manter os básicos: estar perto de Deus, orar, estudar a Bíblia e ter jejum ocasional.

E finalmente alimente o Espírito Santo de Deus para crescer, não alimente os pensamentos negativos, medite na palavra, isto é, ponha em prática coisas positivas, ponha em prática encorajar aos outros e então você faz isso você vai estar encorajado.

Para concluir eu quero olhar uma outra escritura final que é LC 21.

Em LC 21 que é o sermão do monte, sim, que também é descrito em MT 24 mas está aqui em LC 21 mas a conclusão aqui no v. 28 diz aqui uma coisa muito interessante.

Irmãos quando temos medo e estamos preocupados e quando estamos desencorajados e quando temos esta perplexidade e estamos assim com tudo carregado com todas estas coisas diz assim: “ora, ao começarem estas coisas”, quando estas coisas tristes que é o começo das dores ao começarem estas coisas a suceder, o que é que nós precisamos de fazer?

“exaltai e erguei a vossa cabeça”; olhai para cima irmãos e não para a nossa volta; olhai para cima, levanta a cabeça e não estejam a só olhar para as cosas ao lado e olhem para Deus e olhem para cima.

E diz assim: “porque a vossa redenção se aproxima”; a nossa liberdade deste mundo que está a acabar se aproxima.

E por isso irmãos isto também passará e espere e veja a salvação de Deus pois Deus nos salvará! Jesus Cristo virá num cavalo branco para reinar no mundo e nós temos uma canção no nosso hinário no site português.ucg.org/hinário que é o hino 167 que diz: Deus nos salvará.

Encorajo vocês a cantarem este hino em conclusão deste culto.