Como você pode temer e se alegrar ao mesmo tempo?

Você está aqui

Como você pode temer e se alegrar ao mesmo tempo?

Download (Baixar)
MP3 Audio (54.41 MB)

Download (Baixar)

Como você pode temer e se alegrar ao mesmo tempo?

MP3 Audio (54.41 MB)
×

A resposta a esta questão é entender o que é o temor de Deus? Por que Deus quer que nós tenhamos temor dEle? Como aprendemos o temor do Senhor?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Em DT 23, 26 falando a respeito de irmos para a festa e de pouparmos os dízimos diz:

“então que vamos para a festa para aprendermos a temer o Senhor teu Deus todos os dias”

E depois diz:

“te alegrarás”.

Ora, a minha pergunta é: como você pode temer e se alegrar ao mesmo tempo? A palavra aqui de temer o Senhor é a palavra Yarei que significa sim um temor, ter medo, reverenciar, estar em admiração, estar impressionado, honrar e respeitar; vejamos também as últimas palavras do rei Davi em 2 SM 23:1-4:

“são estas as últimas palavras de Davi, filho de Jessé, palavra do homem que foi exaltado do ungido do Deus de Jacó, do mavioso salmista de Israel, o Espírito do Senhor fala por meu intermédio e a Sua palavra está na minha língua disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim falou: aquele que domina com justiça sobre os homens, que domina no temor de Deus é como a luz da manhã quando sai o sol, como manhã sem nuvens cujo resplendor depois da chuva”

Aí vemos, aquele que governa com temor de Deus ou NO TEMOR DE DEUS é como a luz da manhã, ao amanhecer, ao ver o sol nascer, essa paz e essa beleza é maravilhosa.

“como a manhã sem nuvens cujo resplendor depois da chuva faz brotar a erva da terra”

É uma benção para uma nação, para um povo e um rei governar e dominar no temor de Deus.

O resultado de um líder que está a liderar no temor de Deus é uma benção, esse governante dominando debaixo do temor de Deus vai executar justiça, vai haver justiça e então é uma benção para o povo, vejam também outro exemplo aqui em HB 4:15-16:

“tendo, pois, a Jesus, o filho de Deus, como grande sumo sacerdote penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes, foi Ele tentado em todas as coisas à nossa semelhança, mas sem pecado”

Aqui se vê que Jesus Cristo, o nosso grande sumo sacerdote, que nós temos se compadece de nós, tem misericórdia, tem simpatia com as nossas fraquezas como diz:

“compadece-se das nossas fraquezas”

Queridos irmãos, todos nós temos fraquezas e por isso nós o reverenciamos, nós estamos em completa admiração e respeitando, e esse é o temor de Deus, nós podemos ter fé e confiança quando nos aproximamos do trono da graça e por isso diz no v. 16:

“cheguemo-nos, portanto, confiadamente e com fé junto ao trono da graça a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”

Irmãos, muitas vezes nós, como cristãos, nos encontramos em situações difíceis em que precisamos de socorro nessa ocasião oportuna e achamos graça de Deus e por isso vemos que aquele que governa no temor de Deus ele vai executar justiça.

Deus tem através do Seu sumo sacerdote, nosso sumo sacerdote e que é Jesus Cristo, Deus se compadece por nós, tem misericórdia por nós quando temos fraquezas e precisamos de ajuda e nós podemos nos aproximar Dele confiadamente, com fé, com confiança como diz:

“quando nos aproximamos do trono da graça”

E por isso, nós, reverenciamos, nós estamos em admiração, nós estamos impressionados e honramos e respeitamos Deus e esse é o temor de Deus  e essa justiça está nos preceitos mais importantes da lei como vemos em MT 23:23 e em PV 29:2 diz:

“quando se multiplicam os justos, o povo se alegra, principalmente em governos, mas quando domina o perverso o povo suspira”

Por que o povo se alegra? Por causa que estão a governar no temor de Deus e o resultado deste líder ou chefe da família, por ex., o seu patrão, a atuar no temor de Deus e vai atuar com justiça, com misericórdia e você pode ter confiança e então uma pessoa se alegra quanto mais perante Deus que é justo, misericordioso e que nós podemos ter fé Nele e confiar; e o resultado disso é alegria.

E por isso podemos temer e alegrar ao mesmo tempo e vejam, por ex., em HB 5:5 diz:

“assim também Cristo a Si mesmo não se gloriou para se tornar sumo sacerdote, mas Lhe gloriou Aquele que disse: Tu és meu filho e Eu hoje te gerei e Tu é sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque; Ele, Jesus, nos dias da Sua carne tendo oferecido com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas, a quem O podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da Sua piedade, compaixão, maneira de viver segundo Deus e por causa da Sua reverência e do Seu temor a Deus”

Sim, algumas Bíblias traduzem por causa do Seu temor, a palavra grega aqui é Iulábia que quer dizer o seu cuidado, a sua circunspecção, a sua discrição, a sua reverência a Deus e a sua piedade e como diz no v. 8:

“embora sendo filho sofreu em obediência pelas coisas que deu”

E o que isso quer dizer? Aprendeu obediência pelas coisas que sofreu como ser eterno que se fez carne, sempre foi obediente, mas aprendeu quando sofreu as coisas que estavam más, e Ele teve experiência pessoal, Ele não estava isento de sofrimento, Ele sofreu e estas aflições, sofrimentos forma muito instrutivos, Ele aprendeu o que é obedecer debaixo de sofrimento injusto.

Irmãos, muitos de nós sofremos debaixo de sofrimento injusto e em 1 JO 4:18 diz:

“no amor não existe medo, antes o perfeito amor lança fora o medo, ora o medo produz tormento, logo aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”

Deus é amor como lemos no v. 16, mas somos instruídos para ter o temor de Deus então devemos entender que aqui estamos a falar de outro tipo de temor, pois, o temor de Deus é aquele de reverenciar, estar em pé em admiração, de estar impressionado, de honrar e respeitar, mas aqui este medo e este temor do v. 18 é uma fobia, um terror e assim não é esse tipo de respeito, reverência a Deus; então o que é O TEMOR DE DEUS? Não é um medo de penalidades porque uma pessoa não se arrependeu, o temor de Deus não é isso; o temor de Deus não é um tormento, nem fobia, é um respeito profundo, uma admiração, um cuidado, em respeito pela justiça de Deus, pela Sua misericórdia, pela sua fidelidade e lembrem-se justiça, misericórdia e fé são os preceitos mais importantes da lei.

Por isso é um respeito, o temor de Deus, este respeito profundo e admiração pela justiça de Deus e Sua misericórdia e fé, é um respeito pela Sua graça e pela sabedoria de Deus.

Então o que Deus quer de nós que tenhamos temor Dele? Vejam aqui em DT 10:12-13 diz:

“agora, pois, ó Israel o que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor teu Deus? E andes em todos os Seus caminhos e O ames e sirvas o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma?”

“E força da tua vida? E por quê? Para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno e para que? Para o teu bem!”

Então, o que o Senhor requer de você e de mim? Que tenhamos temor a Deus para andarmos no Seu caminho, para o amarmos, servirmos e por causa desse temor e respeito a Ele para que nós venhamos a guardar os Seus mandamentos, as Suas leis para o nosso bem!

O resultado deste temor de Deus, deste respeito, desta reverência é obediência a Deus, é andar no Seu caminho para o nosso bem! E veja em DT 6:24 diz:

“o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos esses estatutos e temêssemos o Senhor nosso Deus para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida como tem feito até hoje”

Para termos uma vida eterna e para o nosso perpétuo bem e o que Deus requer? O Temor de Deus para o nosso bem, para termos uma vida eterna e sermos felizes e vejam em NE 8:1-2 diz:

“no sétimo mês, no primeiro dia, que é o dia das trombetas estando os filhos de Israel nas suas cidades, o povo se ajuntou como a um só homem na praça diante da porta  das águas e disseram a Esdras, o escriba, trouxeste-me o livro da lei de Moisés que o Senhor tinha escrito a Israel e Esdras, o sacerdote, então o trouxe o livro da lei perante a congregação tanto de homens como mulheres assim como a todos que eram capazes de entender o que ouvia, e era o primeiro dia do sétimo mês”

E vejam então no v. 8:

“então, leram no livro na lei de Deus claramente dando explicações da maneira que entendessem”

Queridos irmãos, o que nós fazemos, o culto da Igreja de Deus, nós abrimos o livro, a Bíblia e dando explicações da maneira que entendam o que se está a ler e no v. 9:

“Neemias que era o governador e Esdras o sacerdote e escriba e os levitas que ensinavam a todo o povo lhe disseram: este dia é consagrado ao vosso Deus para que não pranteis e nem choreis”

Estavam a chorar e prantear e por quê? Pelo pecado pois tinham se desviado do caminho, mas estavam arrependidos e queriam se arrepender e por isso estavam a chorar porque todo o povo chorava a ouvir as palavras da lei.

E entendemos as palavras, as instruções, os testemunhos de Jesus Cristo que Ele nos dá pelos seus apóstolos aqui na Bíblia e então vemos que temos que mudar, temos que ter temor de Deus e respeitar o que Ele diz e o reverenciar. E no v. 10:

“disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções a quem nada tenha preparado para si porque este dia é consagrado a Nosso Senhor, portanto, não vos entristeçais porque a alegria do Senhor é a vossa força”

Deus nos dá uma alegria e uma paz interna que é a nossa força e precisamos de estar perto de Deus, aquele temor de Deus e embora ajam 1001 problemas à nossa volta com o temor de Deus, obedecendo a Deus, temos esta alegria e que o mundo não entende! E no v. 11:

“e os levitas fizeram calar todo o povo dizendo: calai-vos, parem de chorar porque é dia santo e não estejam contristados, então o povo se foi a comer, beber, enviar porções e a regozijar-se grandemente porque tinham entendido as palavras que foram explicadas”

Então, estavam todos alegres e vejamos no v. 17:

“toda a congregação dos que tinham voltado  das cabanas onde nelas habitou, observando a festa das trombetas, porque nunca fizeram assim os filhos de Israel desde os dias de Josué, filho de Nun até aquele dia e houve muita alegria”

Quando obedecemos as leis de Deus há muita grande alegria.

“dia após dia leu Esdras no livro sendo o que nós fazemos na festa dos tabernáculos desde o primeiro até o último dia e celebrarão a festa, tabernáculos por set dias e no oitavo dia houve uma assembleia solene segundo o prescrito”

Queridos irmãos, o correto temor de Deus produz alegria e por quê? Porque não é um temor de penas ou de castigos quando não há arrependimento, o temor de Deus não é um tormento, não é uma fobia, é um respeito profundo e admiração, uma caução pela justiça de Deus, respeito pela sua misericórdia e pela sua fidelidade, os preceitos mais importantes da lei.

É um respeito pela Sua graça e pela Sua sabedoria, o temor de Deus conduz a uma reverência, a um respeito, a ações de obediência à Ele em amor para o nosso bem; então como vamos aprender o correto temor de Deus? Veja comigo em PV 1:29 diz:

“portanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor”

Se vê aqui que há uma escolha e não preferiram o temor do Senhor e decidiram não temer o Senhor”

“não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão, portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conceitos se fartarão, os néscios são mortos por seu desvio e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva a perdição”

Sim, eles parecem que estão bem, mas o que deram ouvidos e tiveram o temor de Deus habitarão seguros ao fim da meta tranquilo e sem temor do mal; e por isso, irmãos, o temor de Deus é uma opção de escolha e de decisão, ou em outras palavras, de uma decisão sábia ou néscia e em PV 15:33 diz:

“o temor do Senhor é instrução da sabedoria e humildade e com mansidão”

Vejam em DT 4:5-6 diz:

“porém, vos permanecestes fiéis ao Senhor, vosso Deus, todos, hoje, que estais vivos eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos como mandou meu Deus, para que assim o faceis na terra que acabeis de possuir, guardai-vos, pois, e cumpri-os porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvindo todos estes estatutos dirão: certamente, este grande povo, é gente sábia e inteligente’

Qual é a fonte desta sabedoria e desta inteligência? É ser fiel ao Senhor, é ter temor ao Senhor e a obedecer as leis Dele como lemos: o temor do Senhor é o início da sabedoria e com humildade e vejam em TG 1:5-6 diz:

“se alguém de vós necessita de sabedoria peça a Deus para que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera e lhes será concedida, peça, porém, com fé em nada duvidando, pois o que duvida é semelhante a onda do mar agitada pelo vento”

Queridos irmãos, precisamos de sabedoria, quando eu fui jovem e conhecer a palavra Deus, eu continuamente orava e pedia a Deus sabedoria para aprender a Sua palavra e por causa disso evitei muitos problemas como jovem, graças a Deus!

Por isso, irmãos, é uma ação de escolha, mas reconheça que em humildade que você não tem sabedoria e por isso faça essa escolha de se submeter a Deus, de obedecer as leis de Deus e pedir a Ele a sabedoria e aprender conforme ouvimos pregado na igreja e conforme estudamos a sua Bíblia e em PV 2:1-5 diz:

“filho meu se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos”; aprende as palavras e os ensinos de Deus; “para fazeres atento o teu ouvir”; toma atenção a sabedoria que vem das leis de Deus; “e para inclinares o teu coração ao entendimento e se clamares por inteligência e por entendimento alcançares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como tesouros escondidos procurares então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus”

Precisamos de aplicar e considerar os ensinos e as leis de Deus como um tesouro! E obedecer a elas porque é um tesouro puro! Como a prata e Deus está a te dar este tesouro! Mas temos que aplicar esta instrução e temos que fazer e em 1 TM 4:13 diz:

“até a minha chegada aplica-te a leitura, a exortação e ao ensino”

Temos que aprender as leis de Deus, os ensinos e os aplicar, estudar, ouvir os cultos e aplicar isso na nossa vida! E isso é a doutrina de Deus e no v. 16 diz:

“tem cuidado de ti mesmo e da doutrina”

Cuidar de ti mesmo é: obedece as leis de Deus, continua nestes deveres porque fazendo assim salvarás a ti mesmo como aos teus ouvintes.

Queridos irmãos, é crítico atendermos ao culto, aprendermos as lições no culto e pormos isso em prática na nossa vida, precisamos de fazer o exercício de praticar a doutrina como lemos em HB 5 e isso que é a comida sólida, de exercer, por isto em prática para discernir o bem do mal, mas compreendam que existe um ADVERSÁRIO e INIMIGO, e ele vai tentar, e tentar tudo para você se desviar.

 E isso quando você não espera, de surpresa e particularmente porque você está tentar aproximar e você lê em GN 3:1 diz:

“mas a serpente, mais sagaz de todos os animais selváticos que o Senhor, Deus, tinha feito disse à mulher:  é assim que Deus disse: não comereis de toda a árvore do jardim?”

A serpente era sutil, era sagaz, ardilosa, tinha destreza, era manhosa, habilidosa, enganosa e o que é que disse:

“ó, então Deus disse que não podes comer de todos os frutos de todas as árvores do jardim?  e a mulher: é assim, dos frutos das árvores, sim, podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim disse Deus: dela não comereis nem tocareis para que não morras!”

“então a serpente disse a mulher: ah, não vais morrer, certeza de que não vais morrer, Deus está a te mentir, Deus é mentiroso”

Quem é que estava a mentir? O acusador, esse estava a mentir; e por isso causou dúvidas pelas suas mentiras: de ser sagaz, ardiloso, astuto, manhoso, enganoso e causou dúvidas por causa da sua sutil engano.

E então a Eva pareceu que era desfavorecida porque, pois, ele disse:

“ah Deus sabe que no dia que dela comeres se abrirão os teus olhos como Deus e então sereis conhecedores do bem e do mal”

E por isso Deus está a te enganar! Queridos irmãos, precisamos de ter cuidado para não sermos enganados por satanás porque através de muitas dificuldades e problemas vamos entrar no Reino de Deus e nós vamos encontrar muitas dificuldades e aqui vemos que Eva estava a encontrar certas dificuldades, pois, começou a ter certas dúvidas porque antes disso o Adão e a Eva olhavam para a cara de Deus, do seu criador Deus e sem problema nenhum!

Tinham um relacionamento de amor e respeito, reverência que não é medo e nem terror, mas agora depois de desobedecerem vejam o que aconteceu no v. 8:

“quando ouviram a voz do Senhor que andava pelo jardim na direção do dia esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim”

Por que se esconderam? Porque tiveram medo, começaram a ter dúvidas, certas incertezas; e religiões hoje em dia são baseadas em medo, exceção, engano e criando dúvidas e causam então um medo incorreto tal como o medo de estarem a se queimar no inferno para sempre, sempre e sempre!

Por quê? Para controlar outras pessoas e eu lembro-me estive um ano num aeroporto no Brasil em que um homem se confrontou a mim e disse e se via nos olhos dele que as coisas não estavam corretas e a dizer que tinha visto a Deus e a dizer que entendia que tinha que haver inferno para sempre para as pessoas e que estavam a olhar sempre para o inferno porque sabiam que se não fossem pelo caminho iriam para o inferno.

Quer dizer: controlam por meio de medo e queridos irmãos Deus não quer esse tipo de controle eternamente, Deus quer uma reverência submissa de livre vontade porque Ele cuida de nós, nos ajuda, tem misericórdia de nós, tem graça para conosco e é sábio.

Queridos irmãos, o deus deste mundo tem cegado a humanidade e veja em 2 CO 4 começando a ler no v. 2:

“pelo contrário, rejeitamos todas as coisas vergonhosas que se ocultam e não andando com astúcia e nem adulterando a palavra de Deus antes nos recomendamos a consciência de todo o homem na presença de Deus pela manifestação da verdade, mas se o nosso evangelho ainda está encoberto e para os que se perdem está encoberto dos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos”

Queridos irmãos, nós rejeitamos as mentiras deste mundo, nós não adulteramos a palavra de Deus porque a Boa Nova do Reino de Deus está bem explicada e clara, mas o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos e como? Por ensinos falsos para que não resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo e que essa reflexão da luz de Cristo venha a refletir na nossa vida.

Vocês se lembram da história de Moisés? Que quando saiu da montanha em EX 34:29-30, Moisés, a pele dele resplandecia esta glória e esta luz na pele do seu rosto e acho que isto é uma analogia do que vai acontecer a nós, a glória de Deus vai resplandecer em nós também quando vivemos e praticamos os caminhos de Deus e as maneiras de Deus iremos reagir de uma maneira diferente.

Queridos irmãos, precisamos de ter cuidado de que não vamos ser levados para essas doutrinas falsas do mundo e precisamos de ter cuidado com isso e de nos mantenhamos no caminho e não deviemos porque o adversário vai distorcer a própria sabedoria e lemos, sim, que o temor de Deus é o início da sabedoria, e Deus nos dá, mas a sabedoria de Deus é uma sabedoria bem especial e vejam em 1 TG 3:13-17 diz:

“quem entre vós é sábio e inteligente mostrem mansidão de sabedoria mediante condigno proceder às suas obras”

Irmãos, sabedoria tem que ser com humildade e mansidão.

“se pelo contrário tendes em vosso coração inveja amargurada, sentimento faccioso nem vos glorieis disso nem mintais, pois, essa não é a sabedoria que desce lá do alto e nem a sabedoria de Deus, é terrena, animal e demoníaca, pois, onde há inveja e sentimento faccioso aí há confusão e toda a espécie de coisas ruins, a sabedoria de Deus lá do alto é pura, depois pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento, ora é em paz que se semeia o fruto da justiça para os que promovem a paz”

Isto é a sabedoria de Deus, irmãos, e abençoados somos se temos o temor de Deus e vejam em SL 128:1 diz:

“bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos, do trabalho das tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem”

Queridos, todos nós temos dificuldades e todos nós temos problemas, mas se temos temor a Deus ao fim vamos ter grande recompensa e em SL 22 quantas vezes você se sente deste modo?

“Deus meu, Deus meu porquê me desamparastes?”

Deus meu, Deus meu porquê eu tenho estes problemas todos?

“por que se acham longe de mim a salvação as palavras do meu bramido?”

Por que estou a chorar e a pedir ajuda e esta ajuda parece estar tão longe e impossível?

“Deus meu clamo de dia e não me respondes também de noite não tenho sossego, contudo, Tu Deus és santo, entronizado entre os louvores de Israel, nossos pais confiaram em ti, confiaram e Tu os livrastes, confiaram e se livraram, confiaram em Ti e não foram confundidos, mas eu (você pode dizer ou pensar) eu sou o verbo e não homem com os problemas que tenho ao probo dos homens desprezado, entre esta região, este povo e pessoas onde eu vivo aqui”

“todos os que me veem zombam de mim, afrouxam os lábios e meneiam a cabeça, olha esta pessoa está a confiar em Deus, kkk, que Deus o livre ou a livre, se ele tem prazer em Deus então que Deus ajude, contudo, Tu ó Deus é que me fizestes nascer, Tu me preservaste enquanto eu estava no seio da minha mãe, a Ti me entreguei desde que era um jovem e tenho seguido o Teu caminho ó Deus e desde quando fui pequeno Tu és meu Deus, não Te distancies de mim por que esta tribulação e estes problemas enormes que estão próximos e não há quem me ajuda?”

“muitos como touros me cercam, fortes touros de Basã odeiam e abrem a boca como fazem o leão que despedaça e ruge”

Você se sente desse modo? Está claro aqui está a falar de Jesus Cristo, mas Jesus Cristo sofreu porque Ele entende o que nós passamos e por isso diz no v. 21:

“salva-me das faces do leão e dos chifres dos búfalos, sim, Tu me respondes”

Deus nos vai responder, sim, ao fim Ele vai nos responder na hora Dele e na sabedoria Dele vai nos responder e no v. 23:

“vós que temeis o Senhor, louvai-o, glorificai-o vós todos, reverenciai-o vós todos, posteridade de Israel de Deus, pois, não desprezou e nem abominou a dor do aflito nem de todo virou o rosto, mas ouviu quando lhe gritou por socorro”

Ele vai ouvir a você quando grita por socorro e no v. 26:

“os mansos como diz na ARC hão de comer e fartar-se estes humildes e mansos que o buscam e o louvam de coração vivam para sempre e no v. 29:

“todos os opulentos da terra hão de comer e adorar e de todos que descem ao pó e todos os que vão morrer, todos, e se prostarão diante de Dele até aquele que não pode preservar a própria vida, até aquele que é desobediente e vai estar no lago de fogo, esse vai se prostar perante Deus, todos os joelhos se dobrarão perante Deus”

Queridos irmãos, Cristo aprendeu obediência pelo que Ele sofreu, Ele não foi isento de sofrimento, as aflições e sofrimentos são instrutivos para todos nós e foram para Jesus Cristo então como você e eu podemos ter temor e ter alegria ao mesmo tempo?

É porque o temor de Deus não é terror! O tremor de Deus não é uma fobia! O temor de Deus é uma reverência profunda e de respeito pelo amor de Deus, pela graça de Deus e pela Sua sabedoria!

E o resultado final é uma alegria impensável e uma felicidade eterna!

Onde? NO REINO DE DEUS!