Cuidado com a lição do "Titanic"

Você está aqui

Cuidado com a lição do "Titanic"

Download (Baixar)
MP3 Audio (48.08 MB)

Download (Baixar)

Cuidado com a lição do "Titanic"

MP3 Audio (48.08 MB)
×

A lição do Titanic pode ser aplicada espiritualmente à nossa vida Cristã. Este sermão analisa como o descuidado num ponto por causa da nossa certeza que tudo está bem pode vir a causar a morte eterna.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Muitos de nós conhecem a estória do grande navio Titanic que afundou no Atlântico nortenho ano de 1912 e sabemos dessa estória que diziam que esse navio nunca afundaria e por isso tomaram uma atitude, digamos assim, de arrogância e por causa disso porque achavam que nunca ia afundar não tomaram as devidas precauções que deviam de ter tomado acerca de ter número suficiente de botes salva vidas.

E assim aconteceu que no dia 14.04.1912 quase a meia noite por volta de 11.40 da noite um barco que tinha 2.228 pessoas a bordo, 1.523 faleceram na água com hipotermia, isto é, por causa do frio, morreram congelados nessa terrível situação na água.

Aí se vê esta abordagem dessas pessoas que se tornou um bocado arrogante porque disseram: que este navio nunca se vai afundar causou um certo grau de falta de segurança particularmente não tomando todas as precauções no caso de que se fosse vier a ser afundado,

E então vemos aqui uma lição importante: uma pessoa se pode descuidar num só ponto e causar um problema para a vida inteira e por isso esta lição que precisamos de ter e precisamos de ter cuidado com a lição do Titanic é uma que precisamos de estar alertas acerca da nossa vida espiritual.

Por isso precisamos de ter cuidado na nossa vida espiritual que nós não venhamos a estar letárgicos ou descuidados num ponto espiritual e isso é que nos vai causar cair na morte eterna.

Por isso este princípio de falta de cuidado num ponto importante na situação do navio Titanic nós podemos tomar esta lição para a nossa vida espiritual.

Queridos irmãos hoje em dia basta ver as notícias que ficamos literalmente doentes do estômago quando vemos certas decisões e escolhas que as pessoas fazem e muitas delas, infelizmente, são políticas mas que vemos que vão magoar os povos, as nações e o país qualquer que seja o pais.

São coisas terríveis e não quero envolver em casos específicos e ouvi um recentemente de um caso que disseram que neste ato de escolha de votação decidiram que um bebê tivesse nascido mesmo depois de uma tentativa pós aborto mas que ainda não nasceu que não precisavam de tomar as precauções necessárias para este bebê sobreviver.

Irmãos quando vemos coisas deste gênero e está claro que tem muita politiquice a volta disso e que iria ser levado como um caso jurídico e sei lá que mais e mil e uma desculpas mas o ponto o que estamos a ver neste mundo irmãos é que estamos a ver atitudes a serem tomadas pelos lideres e pelas pessoas deste país que são extremamente egoístas e que são extremamente abomináveis perante os olhos de Deus.

Sim, extremamente abomináveis e por isso irmãos estamos à beira e queridos irmãos não é uma questão de décadas mas sim de poucos anos não sei quantos mas poucos até à vinda de Cristo.

Mas voltando ao ponto da nossa vida espiritual é fácil perante estas coisas todas que estão a acontecer à nossa volta começarmos a descuidarmos e ficarmos a pensar que ah ainda a muito tempo e o Senhor ainda vai demorar mais tempo e as pessoas ficam letárgicas e não estão quentes ou ferventes a vencer certas coisas que precisam de vencer porque o tempo é curto.

Em LC 21:36 lemos: “vigiai, pois, a todo tempo e orando para que sejais havidos por dignos (como diz na ACF) para que possais escapar dessas todas que tem que suceder e estar em pé na presença do filho do homem”.

Estarmos em pé à vinda de Cristo? Isto é, estarmos ressuscitados na primeira ressurreição que é sermos parte daqueles que vão estar na primeira ressurreição à vinda de Cristo.

Queridos irmãos precisamos de vigiar, sim, vigiar as notícias, vigiar o que está a acontecer para ver que estamos mesmo no tempo do fim e vigiar como diz no v. 34: acautelando-nos como diz: “acautelai-vos por vós mesmos”; isto é, precisamos de estar a vigiar e “para que nunca suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com estas coisas do mundão”.

Precisamos de estar a vigiar o nosso coração, precisamos de estar alertas, precisamos de estar prontos, preparados para as situações à frente de nós, irmãos.

Vão haver situações difíceis pois satanás nos vai puxar muito e vai haver uma condição na igreja entre irmãos que estão a ficar, digamos assim, letárgicos.

E vejam comigo se faz favor em AP 3 na última das sete cartas à igreja que é a carta à igreja a era do fim e no v. 17 diz: “pois dizes; estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma”.

Irmãos, acontece nesta sociedade e mundo de hoje em dia estou bem! Tenho internet, tenho computador, tenho isto ou aquilo, seja lá o que for, mas estou bem! Estou abastado e não preciso de mais nada!

Infelizmente, irmãos, é como o navio Titanic: olha é infundável!

Mas Deus vê o que?

“porque tu não sabes que és INFELIZ, sim, MISERÁVEL, POBRE, CEGO e NU”.

Deus vê nossa condição e por isso que Ele diz no v. 15 do mesmo capítulo: “conheço as tuas obras que nem és frio nem és quente, e quem dera que fostes frio ou quente, assim porque és morno e nem és quente nem frio estou a ponto de vomitar-te da minha boca”.

Este é Jesus Cristo a dizer à igreja e aos membros da igreja e irmão não esteja a dizer sentado na sua cadeira a dizer: óh, vês, vês, há irmãos na igreja que estão assim, vês, pois quando você aponta o dedo há três a apontar a si mesmo e por isso não é uma questão de examinar o próximo, mas é de examinar a nós próprios!

Não esteja a criticar o irmão mas esteja a criticar a si mesmo e se analise a você mesmo!

O problema irmãos é que nós devemos de ser a noiva de Cristo e vemos aqui a parábola em MT 22 acerca da noiva e esta parábola em MT 22 fala acerca de um casamento e se vê aqui diz: “os convidados para as bodas e ainda não haviam pessoas suficientes e depois se lê no v. 11-12: “entrando, porém o rei para ver os que estavam à mesa notou que havia ali um homem que não trazia veste nupcial”.

Queridos irmãos você e eu estamos a prepararmos para estar na mesa, temos veste nupcial?

E Jesus Cristo não vai permitir uma pessoa entrar nesse casamento desse modo mas é uma parábola a dizer: ei, estamos de fato conforme estamos nos preparando para isto, estamos pensando nisto e estamos então sem esta veste nupcial? Hoje em dia?

E depois a pessoa diz que a pessoa não teve palavras e se vê aí ao fim do v. 12: a pessoa ficou branca e muda e não teve palavras para responder.

E o ponto, irmãos, é o seguinte é que a noiva vai estar pronta e vemos em AP 19:7-8: “alegremo-nos, e cheguemos à glória e as bodas do cordeiro chegaram e a esposa a si mesmo já se ataviou, está pronta!”

Quer dizer que ninguém vai estar lá sem vestes e só aqueles que tem mas a parábola está a dizer do ponto: ei você está a pensar que vai estar lá se não tem veste não vai estar lá!

Porque quem vai estar lá vai estar pronto e ataviado!

“e com linho finíssimo resplandecente e puro porque linho finíssimo são os atos da justiça dos santos”.

Aqui está um ponto irmãos quando nos apresentamos perante Deus temos ou estamos devidamente vestidos espiritualmente, mentalmente e fisicamente? Você não vai se apresentar a frente do rei, de uma pessoa e ser importante mal vestido se você pode se vestir melhor!

Sim, eu sei que hoje em dia na sociedade as pessoas importam fazerem o que lhes apetecem! Mas aí está um problema do coração deles e do coração da sociedade de hoje em dia mas se vê aqui neste capítulo e neste caso a noiva estava ataviada e nós temos que estar limpos em primeiro lugar por dentro!

Vejamos então em MT 23 quando Jesus Cristo estava a falar aos fariseus veja o que Ele disse no v. 25: “ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque limpam o exterior do copo e do prato mas estes por dentro estão cheios de rapina e intemperança, limpa primeiro o interior do copo para também o seu EXTERIOR fique limpo”.

Não está a dizer limpe o interior e o exterior continua sujo, não!

Queridos irmãos Jesus Cristo depois disse ainda mais no v. 27: “ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados que por fora se mostram belos mas o interior estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia e por isso também vós exteriormente parecem justos aos homens mas por dentro estais cheios de hipocrisia e iniquidade”.

Queridos irmãos temos que mudar por dentro mas como lemos quando o interior está limpo o exterior também vai estar limpo! Porque é uma atitude e abordagem se vamos estar limpos por fora também e vamos nos apresentar bem perante as dignidades respeitosamente.

Queridos irmãos em SL 119:172 vamos ler brevemente porque é um salmo muito importante e todo o salmo 119, todo ele, está a dar glória a Deus mas no v. 172: “a minha língua celebre a tua lei pois os teus mandamentos são justiça”.

Vimos que a noiva vai estar vestida de branco por causa dos teus atos de justiça que é obedecer às leis de Deus.

Queridos irmãos estamos prontos, estamos perto de Deus, estamos limpos com Deus? Para quando este teste vier não cairmos? Porque quanto o teste vem será repentino!

Quando aconteceu um grande teste na igreja de Deus em 1995 a grande maioria das pessoas não estava preparada e caíram e por que? porque não estavam prontas e talvez fosse só num ponto ou dois ou talvez até mais mas não estavam prontos e o que era impensável esse grande navio se afundou!

E esse grande navio era a igreja de Deus como estava constituída nesse período e por que? porque satanás atacou a igreja, satanás odeia a igreja e vai estar sempre a atacar a igreja, está sempre a atacar Jesus Cristo ou os seus apóstolos e quis sempre atacar a Jesus Cristo quando estava na terra e quis mata-lo até que Ele morreu mas Jesus Cristo nunca pecou!

E vemos por ex. Em AP 12 que satanás não vai parar de querer destruir a igreja, não vai parar.

E por isso queridos irmãos precisamos de ter cuidado para estarmos preparados, sim, podemos estar preparados em quase tudo como o Titanic mas não estavam preparados numa coisa: com barcos salva vidas para aqueles que precisavam e não estavam com essas possibilidades.

Não estavam prontos e espiritualmente estamos nós prontos em muitos pontos mas há um que nós estamos a falhar e queridos irmãos temos que olhar e examinarmos a nós próprios e não é examinar o irmão e sim a nós próprios!

Não esteja sentado e a dizer: olha este irmão tem muitas coisas erradas, não! Estamos a olhar para nós próprios? Estou a examinar a mim mesmo? Estamos preparados? O seu coração e o meu coração estão prontos? Estamos vestidos espiritualmente bem? Estamos ataviados perante Deus?

Qual é a nossa própria vestimenta espiritual? Comecem em CL 3: “portanto se fostes ressuscitado juntamente com Cristo (sim, simbolicamente, depois do batismo ressuscitamos simbolicamente desta morte na sepultura aquática e então precisamos de viver uma vida nova onde o velho eu morre e precisamos de ser um novo eu) buscai as coisas lá do alto onde Cristo vive assentado à direita de Deus”.

Pensai nas coisas lá do alto e não da terra e por isso se fomos batizados e saímos da água precisamos de ter uma roupa mental nas coisas lá do alto e não da terra porque morrestes pois o velho eu morreu e a nossa vida está agora oculta juntamente com Cristo, agora essa nova vida está à espera de virmos a ser um novo ser que nasceu de novo e seremos!

Estar oculto juntamente com Cristo em Deus “e quando na nossa vida Cristo se manifestar, isto é, na segunda vinda Dele, então vós também sereis manifestados com Ele”; nós também seremos transformados em seres espirituais com Ele em glória!

E agora um ponto crítico aqui no v. 25 o que devemos de fazer agora: “fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão, lascívia, desejo maligno e avareza ou cobiça que é idolatria; sim porque é por Deus em primeiro porque por essas coisas é que vem a ira de Deus e queridos irmãos é o que está a acontecer neste mundão”.

As coisas estão a acontecer neste mundo, as escolhas das pessoas destes povos farão vir a ira de Deus e vem forte e vem brevemente.

E quando as pessoas dizem: olha que Jesus Cristo venha salvar o Brasil! Queridos irmãos o Brasil, Angola, Portugal, Estados Unidos vão ser destruídos e este mundo e governos serão destruídos e aliás estes governos vão lutar contra Cristo quando Ele vier!

A salvação vai ser de uma maneira muito diferente do que muitas pessoas pensam.

“entretanto vós também andastes nestas coisas”; sim, andastes, sim, eras e fazias coisas de prostituição, de impureza, de paixão e lascívia, de desejo maligno e avareza, eras! Já não fazes! Espero que seja o seu caso e o nosso caso.

“andavas vós também em outro tempo quando vivias nela”; antes do batismo.

v. 8: “agora, porém, despojai-vos igualmente de tudo isto e dessas coisas seguintes”; agora! Depois de estares batizados ainda tens certos problemas! Que problemas? Tens ira? Ficas zangado com outras pessoas? Fulo? Mesmo zangado com outras pessoas? E dizes coisas a eles que sinceramente não devemos dizer e por que? porque temos ira no nosso coração e isso tem que ser tirado e por isso diz: agora, porém, despojai-vos dessa ira!

Indignação? Você está indigno com outras pessoas? E temos que nos arrepender disto irmãos e temos que mudar

Maldade? Oh esta pessoa fez isto e por esta razão e como é que sabe e que tem este mal contra você ou não? Talvez até fez isso mas inocentemente sem pensar, sim, talvez devesse ter pensado mas você estar a acusar essa pessoa também não está correto e isso talvez ainda seja pior.

Por isso diz: “não mintais uns aos outros uma vez que vos despistes do velho homem com seus feitos e vos revestistes do novo homem que se faz para o pleno conhecimento da sua imagem Daquele que o criou”.

Imagem de Jesus Cristo que nos criou

“no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão ou incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, porém, Cristo é tudo em todos; revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados e ternos de afetos e misericórdia”.

Estamos a ser misericordiosos com os nossos irmãos? Estamos a demonstrar bondade com os nossos irmãos? Ou estamos a criticá-los? Estamos a demonstrar humildade com os nossos irmãos ou estamos a dizer: olha, fizeram isto? Absurdo!

Estamos a ser mansos? Longânimos?

“suportai-vos, pois, uns aos outros, perdoai-vos mutuamente”; vocês estão a perdoar um ao outro mutuamente?

“caso alguém tenha um motivo de queixa contra outro assim como o Senhor vos perdoou também perdoai vós”.

Queridos irmãos isto tudo começa na mente e no coração; e como está a sua mente? está vestida bem? E como é que está o seu coração? Vestido bem? Ou está vestido mal?

v. 14: “acima de tudo, porém, esteja o amor que é o vínculo da perfeição”; estamos a ter cuidado com o irmão e com a irmã, com o nosso esposo ou esposa, com os nossos filhos e nossos pais? Com cuidado de amor mesmo que eles não sejam isso para nós! Falamos a eles com cuidado, e com amor pois isso é o vínculo da perfeição? É deste modo que estamos vestidos?

Vejam o capítulo do amor em 1 CO 13:3: “ainda que eu distribua todos os meus bens aos pobres, ainda que eu entregue meu próprio corpo para ser queimado se não praticar o amor (ou carinho, cuidado) para com o próximo nada disso me aproveitará”.

“Por isso o amor é paciente”. Você é? Com seu irmão e com as pessoas que fazem coisas erradas para com você?

‘é benigno, não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece”; ou você pensa que sabe mais que os outros? E por isso os outros estão errados e eu estou certo!

“não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses”; ah as pessoas não oraram por mim e não vieram me visitar ou não perguntaram como é que está?

E você está a procurar os interesses dos outros? Em vez de estar a dizer: olha não me falaram e porque você não pergunta como é que ele está? Como é que o outro está ao em vez dos seus próprios interesses?

“não se exaspera (irrita)”; você está a se irritar como diz na ARC? Você se irrita facilmente você explode? Irritado? Com palavras duras como bang, bang? Precisamos de ter cuidado irmãos

Por isso é que disse em CL: agora precisamos de tirar essas coisas também e esta língua como em TG 3 que fala esta língua como fogo e precisamos de mudar isto.

“não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça mas regozija-se com a verdade, tudo sofre” e você sofre por tudo?

“tudo crê (tem esperança), tudo espera”, que crê, crer em Deus que vai resolver esses problemas e talvez não seja hoje, nem amanhã, e nem nesta semana, talvez nem este ano mas ele vai resolver! Eu acredito que Deus existe e você acredita que Deus existe? Ele vai resolver os problemas graças a Deus!

Ele é o juiz e por isso que lemos em HB 11:6: acreditamos que Deus existe e que Ele é que é o galardoador, Ele que vai julgar as nossas ações e acreditamos que Ele existe e acreditamos que de fato ele vai fazer isso!

Tudo crê! Deus vai resolver tudo! Não vai ser hoje! Não vai ser talvez quando eu queira ou quando você queira! Vai ser quando Deus quer! E de acordo com a vontade Dele! Não é a minha vontade e nem a sua!

“o amor jamais acaba”; nunca falha!

Queridos irmãos como é que obtemos mais amor? O amor de Deus vem pelo Espírito Santo e em RM 5:5 diz: “ora a esperança não confunde porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi outorgado”.

Sim, porque assim somos justificados pela fé de Cristo, temos paz com Deus por meio do que Jesus Cristo fez por nós para nos justificar? Por intermédio de quem tivemos acesso pela fé que Ele teve e está a fazer por nós e por outro lado acreditamos que a fé Dele é suficiente a esta graça a qual estamos firmes? Como diz no v. 2

E gloriamos na esperança da glória de Deus, na esperança de virmos a ter a glória de Deus mas temos que nos vestir adequadamente e eternamente no nosso coração e nas nossas mentes hoje em dia!

E por isso nos gloriamos nas próprias tribulações e por que? porque estas dificuldades e tribulações que temos nos fazem ser melhores pessoas e isto produz perseverança e persistência que não vou desistir e por que?

Porque acredito em Deus e que ele vai resolver esses problemas todos! E eu continuo embora tenha essas tribulações!

Esta perseverança produz experiência ou caráter e bem provado e essa experiência a esperança e essa esperança que não confunde o amor de Deus porque este amor de Deus é derramado em nossos corações.

Queridos irmãos como ganhamos mais amor de Deus? Recebendo mais do Espírito de Deus! E como é que ganhamos mais do Espírito de Deus?

At 5:32: “ora, nós somos testemunhas desses fatos e bem assim o Espírito Santo que Deus outorgou aos que Lhe obedecem” e Deus dá o seu Espírito a quem obedece a Ele!

Então como é que obtemos mais amor de Deus em nosso coração?

Tendo mais do Espírito Santo de Deus.

E como temos mais do Espírito Santo de Deus?

Obedecendo a Deus!

E como lemos em SL 119:172 as leis de Deus são justiça! E obedecendo a Deus é essa a justiça dos santos

Então, isso é tudo parte para crescermos nesta fé e esperança e como crescemos na fé?

Então vemos a resposta em LC 17 e começando no v. 5: “uma pessoa perguntou a Jesus Cristo: aumenta-nos a fé (os apóstolos perguntaram) e então Jesus Cristo respondeu com uma parábola de um servo que chega em casa após trabalhar e está cansado e a primeira coisa que tem que fazer é servir mais o patrão e dar-lhe de comer!”

E por isso Ele diz no v. 10: “vocês igualmente depois do que tem de fazer tem que fazer mais!”; é assim que a nossa fé aumenta e trabalhando e trabalhando em fé.

O problema é que as pessoas não pensam deste modo e pensam: ah bem não preciso de trabalhar ou tem desculpas para não trabalhar porque estou cansado e já fiz demais hoje mas diz que temos que ir para além do que devemos de fazer e além do que é a nossa responsabilidade e é assim que a nossa fé cresce!

Por que irmãos? Porque estamos a ver aqui irmãos que nós somos virgens no caminho das bodas de Nosso Senhor que é Jesus Cristo e nós estamos prontos? Estamos já ataviados

Sim, temos uma parábola que é em MT 25 que é a parábola das 10 virgens e como sabemos muito bem 5 das virgens já estavam prontas e outra 5 não estavam prontas!

Ou digamos assim, 5 virgens eram néscias e 5 eram prudentes e por que? porque as néscias não levaram azeite consigo só o que tinha nas candeias, que estavam a funcionar mas sem azeite adicional que não levaram para quando o lume baixasse pudessem por mais azeite na candeia e visto que o noivo tardou, adormeceram e depois quando acordaram as néscias reconheceram que não tinham azeite suficiente!

E disseram as outras: olha me dá um bocadinho do teu azeite e responderam: não te posso dar pois preciso para mim e o simbolismo aqui irmãos é que você não pode dar o Espírito Santo a outra pessoa pois é Deus que dá o Espírito Santo a você!

E por isso essas néscias foram comprar mais azeite e então Jesus Cristo veio e neste simbolismo e 5 estavam prontas para o casamento mas as outras não estavam prontas e por que? porque não tinham suficiente quantidade do Espírito Santo de Deus e o vaso para ter o Espírito, o azeite estava vazio!

 E tiveram que comprar! É bem possível que compraram porque se vê que voltaram depois mas foi tarde demais para estarem nas bodas e isso é uma possibilidade dessa parábola ode foi tarde demais para estarem nas bodas.

E por isso diz na conclusão dessa parábola no v. 13: “vigiai, pois, não sabes o dia e nem a hora”.

Vigiai! Estamos a vigiar a nós próprios? Se temos o Espírito Santo de Deus? Estamos a vigiar se estamos perto de Deus a obedecer Suas leis? Que estamos a por esse novo homem? Que estamos bem vestidos internamente? E que não estejamos a dizer: olha eu estou bem e tenho as coisas porque ao fim de contas essa é a história de AP 3 onde começamos a pouco?

Na última carta a igreja do tempo do fim e disse no v. 17: “estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma”; oh estou bem, tenho comida na barriga, tenho vida social e amigos, sim, tenho problemas mas estou bem!

E precisamos de ter cuidado irmãos e bem alertas e precisamos de estar a vigiar porque estou realmente bem??

Ou estou internamente infeliz? Miserável? Pobre? Cego? E nu?

 E com Deus, a nossa vestimenta com Deus estamos num relacionamento com o Espírito Santo de Deus e temos este fruto do Espírito Santo de Deus como vemos em GL 5?

Estamos guardando os seus mandamentos? Estamos pondo as vestes limpas? o linho branco? estamos a ir além do que preciso de fazer? não só o que devo de fazer mas para além disso? estamos a por a humildade, o carinho, a por fora toda a ira, a gentileza e o amor para com o próximo?

Precisamos de ter cuidado, irmãos! Porque como lemos em AP 3:20: “eis que estou a porta, toc, toc, toc, e quem é que está a bater na porta? É Jesus Cristo; e se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo e ao vencedor dar-lhe-ei sentar-se comigo no Meu trono”.

Queridos irmãos quem está a bater à porta é Jesus Cristo e qual é a porta? A porta do seu coração, a porta da sua e da minha mente e para dizer: eu quero entrar e quero ser parte dos seus pensamentos, quero ser o número 1 na sua vida para o seu bem! E por isso você está a por Deus primeiro em oração? Em estudo bíblico? Em meditação nos princípios das leis que você estuda e medita como pode aplicar na sua vida? Em jejum ocasional? Em vivência com os irmãos? Se vive longe deles? Está a falar com eles? A enviar mensagens encorajadoras?

Ou estamos a por Deus de fora?

Queridos irmãos a sua vida depende de ter cuidado com esses pontos de vigiar, de orar para que você esteja em pé quando Cristo vier e poder escapar das coisas que estão por vir.

Nós precisamos de ter um relacionamento com Deus muito intimo e temos que aumentar a fé Nele e nós precisamos de ter uma boa quantia e reserva do Espírito Santo na nossa vida tal como na lição do Titanic por que quando descuidamos de uma coisa podemos nos afundar e por isso a sua vida e a nossa vida dependem em você não se descuidar mas vigiar e orar acerca de você mesmo para você esteja bem vestido perante Deus!

A sua vida e a nossa vida eterna, está claro, depende nisto!