Desânimo, ansiedade, depressão e desespero: Você pode vencer!

Você está aqui

Desânimo, ansiedade, depressão e desespero

Você pode vencer!

Download (Baixar)
MP3 Audio (45.87 MB)

Download (Baixar)

Desânimo, ansiedade, depressão e desespero: Você pode vencer!

MP3 Audio (45.87 MB)
×

Muitas pessoas permitem a natureza humana e seus ciclos emotionais de grande desânimo, ansiedade, depressão e desespero controlar as suas vidas. Estamos aprendendo a controlar e a dominar as nossas emoções? Este sermão aborda princípios bíblicos de como vencer o desânimo e suas consequências de ansiedade, depressão e desespero.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Você está desanimado? Está ansioso? Está deprimido? Está cheio de desespero?

Irmãos o que é que você pode fazer para vencer o desânimo, o desencorajamento?

Um dos sintomas colaterais ou das sequelas da covid é o problema de as pessoas ficarem deprimidas, com depressão, ansiosas, desencorajadas, desanimadas e desesperadas!

Mas você pode vencer! Você pode vencer!

As emoções humanas de dia a dia variam, quer dizer, mudam de uma para outra, as vezes estamos normais, digamos assim, e outras vezes estamos muito positivos, outras vezes estamos negativos.

O problema queridos irmãos é a nossa natureza humana, a nossa carnalidade e além disso podemos também ser influenciados pelo diabo, pelo espírito deste mundo, deste mundão, destas vibrações que andam por aí pelo ar, assim, pelas ondas do espírito, o espírito do ar; e em alguns casos também há uma doença física.

Sim, algumas pessoas tem um problema químico, um desequilíbrio químico que afeta essas pessoas, isso é um fato.

E essas pessoas nesse caso precisam de ajuda médica, não estou neste sermão de qualquer maneira a dizer mal disso porque essas pessoas precisam de ajuda.

Mas não é nesse caso que estou a abordar hoje, estou a abordar quando uma pessoa tem, digamos assim, um transtorno de ansiedade mas se esse é o caso, abordando esse tema especificamente eu tenho um sermão no site a abordar esse assunto que se chama: POR QUE A ANSIEDADE SE SOU CRISTÃO?

E por isso não estou a falar disso e por isso além desses problemas de ansiedade, além desses casos de doença há outras pessoas em que das quais somos a maioria de nós é que há algo que possamos fazer, sim, mesmo que as vezes tenhamos uma doença há algo que possamos fazer, há algo que é parte de nossa responsabilidade.

E por isso, esse é o assunto que estou a abordar hoje neste sermão, isto é, COMO VENCER O DESÂNIMO? COMO VENCER O DESENCORAJAMENTO? E a razão basicamente é que as pessoas permitem que os seus sentimentos emocionais do dia a dia, para cima e para baixo, os arrastem para, digamos assim, para um abismo, para uma vala, para uma sarjeta de auto piedade, isto é, óh pena de mim mesmo!

E isso torna-se um desespero e até alguns acabam por chegar ao ponto de suicidar-se!

Por isso irmãos nós precisamos de analisar porque muitas pessoas permitem estas emoções naturais da natureza humana e sobem e descem, de cima para baixo, positivas e negativas.

Permitem isso a controlar suas vidas ou noutras palavras, elas não aprenderam a dominar ou controlar as nossas emoções e por isso essas pessoas estão atoladas sob uma nuvem de desânimo e desencorajamento.

Ora a palavra de Deus dá muitas instruções de como vencer os nossos problemas humanos, sim, problemas humanos, também problemas espirituais, sim, mas também dá instruções de como vencer a ansiedade, a depressão e o desespero.

E isso começa queridos irmãos por estarmos atentos, alertas a estes sentimentos que temos, estas emoções naturais da natureza humana a que temos e resistir a elas quando são negativas.

Ou noutras palavras queridos irmãs, começa em DOMÍNIO PRÓPRIO nos nossos pensamentos, ou seja, começa na mente.

Veja, por exemplo, em PV 23:7 diz assim: “porque como imagina na sua alma, assim ele é”.

“Como imagina sua alma assim ele o é, por exemplo, ele diz: come e bebe mas o seu coração não está contigo”.

É um assunto do coração em nós e como nós imaginamos como nós pensamos dentro de nós, no nosso coração assim somos; como nós pensamos assim somos, assim atuamos, assim reagimos quando pessoas fazem isto e dizem aquilo as vezes reagimos porque o que está dentro de nós, o que imaginamos dentro de nossa alma assim nós somos.

Como as pessoas dizem: a percepção é a realidade.

O que nós imaginamos na nossa alma é o que somos, os nossos pensamentos, as nossas emoções, os nossos estados de espírito, o nosso ânimo e desânimo, as nossas atitudes começam no seu e no meu coração!

Todos os pensamentos tem que estar postos debaixo do nosso próprio domínio próprio!

Vejam, por exemplo, em 2 CO 10:4-5 diz assim: “porque as armas da nossa milicia não são carnais e sim poderosas em Deus para destruir fortalezas anulando sofismas e toda altivez (todo orgulho) que se levante contra o conhecimento de Deus e levando cativo todo o pensamento a obediência de Cristo”.

Queridos irmãos, nossas armas, nosso equipamento de guerra não são coisas de carne, não são metralhadoras, pistolas e sei lá que mais, não, mas sim coisas poderosas em Deus, mais especificamente pelo Espírito de Deus.

“Para destruir essas fortalezas, esses sofismas, esses argumentos, estas ideias falsas, este orgulho que se levante contra o conhecimento de Deus e levando cativo todo o pensamento a obediência de Cristo”.

Isto é muito profundo irmãos mas o que ainda mais profundo é que muitas vezes certas pessoas estão completamente nestas fortalezas, tem estes argumentos, tem este orgulho e esta altivez dizendo que estão certos, estão no conhecimento de Deus mas estão a demonstrar o orgulho, os bastiões da fortaleza, os argumentos que não são da maneira de Deus.

E aí está o grande problema que nem reconhecem que tem este problema mas falando acerca de desencorajamento e desânimo temos que levar cativo todo o pensamento, temos que controlar o processo do nosso pensamento, temos que dominar o nosso estado de espírito, o nosso ânimo, o desânimo, as nossas atitudes!

Deixa-me dar um exemplo irmãos: aqui tem um copo e está cheio de que? Provavelmente não está cheio de nada mas está cheio de ar, para eu tirar o ar deste copo como é que eu posso fazer? Para tirar o ar deste copo tenho que por outra coisa lá dentro para o ar sair, por exemplo, enchendo o copo com água tirei o ar desta parte aonde o ar estava.

Estão a entender? Para tirar uma atitude negativa é preciso por uma atitude positiva na nossa mente; para tirar estes pensamentos desencorajadores de ansiedade, de depressão, de desespero precisamos por pensamentos positivos na nossa mente.

Por isso que diz aqui: precisamos levar cativo todo o pensamento; esses pensamentos negativos tem que ser cativos e o que temos que fazer com eles? Pôr na mente pensamentos diferentes positivos para que esses negativos estejam sob domínio próprio, estão cativos.

Vejam em FP 4:8 diz assim: “finalmente irmãos tudo o que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama e se alguma virtude há e se algum louvor existe seja isso o que ocupe o nosso pensamento”, tem que estar na nossa mente, isso é o que estamos a pensar.

Queridos irmãos, precisamos de pensar, meditar no positivo.

“No que é respeitável, no que é justo, no que é amável, esse tem que ser nossos pensamentos.

Vejam por exemplo em 1 TM 4:6-8: “respondo a estas coisas aos irmãos sereis bons ministros de Jesus Cristo alimentando com as palavras da fé e da boa doutrina que tem seguido”, quer dizer , coisas positivas, “mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas”, rejeita as coisas negativas sejam conversas, sejam pensamentos, sejam o que for temos que controlar isto, ”exercita pessoalmente na piedade, no amor, no carinho com o próximo”; “pois o exercício físico para pouco é proveitoso mas a piedade, o exercício de pôr coisas boas na nossa mente e assim atuar de maneiras positivas para toda é proveitosa porque tem a promessa de vida que agora é”, sim desta vida física, da saúde, estamos a considerar atitudes positivas; “e da vida vindoura”, que é a vida eterna.

Isso é o que nós precisamos nos concentrar nas coisas positivas.

Vejam também no v. 12: “ninguém inveje a tua mocidade, pelo contrário torna padrão os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”, querem dizer, pratica as coisas positivas e por isso preciso controlar os pensamentos.

Vejam também no v. 15 diz assim: “medita, pensa bem, medita estas coisas e nelas sê diligente para que teu progresso a todos seja manifesto”, temos que penar nestas coisas positivas.

Por isso os seus pensamentos, os meus pensamentos, os nossos pensamentos são muito importantes, nós temos que dominar os pensamentos, por certos pensamentos negativos que temos, fazê-los cativos.

Desta maneira você vai derrotar os sentimentos negativos e o desencorajamento, e o desânimo, por isso não há desculpa, a não ser, está claro o que eu mencionei inicialmente se é uma doença mas não há desculpa para se sentir deprimido, desencorajado, desanimado, açoitado.

Nós temos que vencer esses pensamentos negativos, temos que conquistar, subjugar esta tendência natural humana, esta natureza humana de nos puxar para o negativo.

Temos que trabalhar neste golo, e por isso irmãos esse é o primeiro ponto que devemos de lembrar e devemos de estar alertas a estes sentimentos e resistir a eles porque começa na nossa mente, esse é o primeiro ponto que precisamos de ter cuidado.

Queridos irmão porque então estamos desanimados? Sim, todos temos testes, todos temos dificuldades no mundo, todos temos provações, todos temos! Tudo isto nos pode conduzir ao desânimo, tudo isto pode nos conduzir a estarmos desencorajados, podem ser que sejam dificuldades pessoais na família, pode ser que sejam algumas falhas, algumas fraquezas, alguns erros, alguns pecados e tudo isto contribui para estarmos, digamos assim, deprimidos, ansiosos e até desesperados.

Mas aqui estamos a ver a causa deste grande problema além de ser o que nós permitimos nos nossos pensamentos é que nós não estamos a focar, a manter os olhos bem focados na nossa meta, no nosso objetivo, no nosso golo, na visão que Deus tem para nós porque que vivemos, porque que nós estamos aqui e nós temos um guia de estudo gratuito PORQUE VOCÊ VIVE, porque você está a viver, qual é o seu destino, qual é o propósito da sua vida, temos um guia de estudo porque está a descrever que o nosso propósito é de sermos filhos e filhas de Deus.

E para Deus realizar esse propósito em nós temos que ter liberdade de escolha e temos que aprender a fazer as coisas certas e corretas, temos que passar por estas lições.

E conforme vamos por estes testes, passamos por estes testes e provações que sim podem conduzir ao desânimo temos que manter bem focados a visão, a esperança da nossa vida, da nossa chamada, da nossa vocação, da nossa eleição que é para virmos a ser filhos e filhas de Deus.

Por isso é que irmãos temos este guia de estudo PORQUE VOCÊ NASCEU, podem pedir isso no nosso site gratuitamente.

Temos que manter bem fixo na nossa mente que Deus tem um propósito para nós, tem um grande golo positivo e isso é um ato de pôr pensamentos positivos na mente.

E em terceiro lugar notem Deus fez o universo, Deus fez os mares, o céu, a terra, os planetas, as galáxias, Deus fez os montes, os rios, fez a beleza de vermos coisas lindas neste mundo que são lindíssimas, paisagens lindas, animais selvagens mas que tem a sua beleza natural que é tão fantástica, ver um leão, ver uma girafa, ver um elefante, são animais tão bonitos na sua beleza natural.

Deus fez isto tudo e tem esse poder e certamente Ele tem o poder de nos ajudar a conquistar os nossos problemas mentais e emocionais! Deus tem o poder para nos ajudar a vencer os problemas mentais e emocionais, isto é, a vencer o desânimo, a vencer o desencorajamento.

Veja comigo faz favor em LC 11:9: “por isso vos digo: pedi e dar-se-vos-á, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á”.

Pede a Deus por ajuda, pelo poder Dele para nós podermos vencer as nossas fraquezas, as nossas, digamos assim, ansiedades, desânimos, depressões e desespero, peçam a Deus por esta ajuda, por este poder que nos vai ajudar a vencer, esta força espiritual!

Diz assim: “pois todo o que pede recebe e o que busca, encontra, quem bate abrir-se-lhe-á, qual dentre vós é o pai se o filho lhe pedir pão lhe vai dar uma pedra?”

Se você, em outras palavras, se você está a pedir a Deus ajuda para vencer a sua ansiedade, Deus vai lhe dar uma pedra ou esse pão, essa ajuda, essa força?

“ou se lhe pedir um peixe lhe dará em lugar do peixe uma cobra? Ou se pedir um ovo lhe dará um escorpião?”

Está claro que não! Você como pai não fará isso e o Nosso Pai Celestial que é muito melhor que nós diz assim: “ora se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos quanto mais o Pai Celestial dará o Espírito Santo aqueles que lhe pedirem?”

Deus dará a nós o Espírito Santo, o poder de Deus para vencer a nossa natureza humana que tem estas reviravoltas emocionais que temos que vencer e ficar estabilizados, controlados com a ajuda do Poder do Espírito Santo, do poder de Deus.

Vejam em GL 5:22-23 diz assim: “o fruto do Espírito é amor, é alegria, é paz, é longanimidade, isto é, paciência, é benignidade, isto é, gentileza, é uma bondade, é uma fidelidade, é ser fiel, uma mansidão, isto é, é um domínio próprio”.

Queridos irmãos, aqui diz assim: “contra estas coisas não há lei”.

Não é um espírito de desânimo, não é um espírito de mau humor, não é um espírito de sentimentos negativos, não, mas é um espírito de alegria, um espírito de paciência, um espírito de fé, um espírito de domínio próprio, um espírito de coisas positivas.

Por isso não lemos aqui que o Espírito de Deus é um espírito de desânimo, não lemos aqui que Deus é um Espírito de mau humor, não lemos aqui que o Espírito de Deus é um espírito de depressão e ansiedade, não lemos aqui que o Espírito de Deus é um espírito de falta de esperança, não lemos aqui que é um espírito de desespero ou de sentimentos negativos ou de depressão ou de ansiedade, não, o Espírito de Deus são estas coisas positivas como amor, alegria, longanimidade, fidelidade, isto é, fiel, mansidão, domínio próprio, coisas positivas.

Queridos irmãos, o Espírito de Deus nos dá essa capacidade de pensarmos de uma maneira que é uma mente saudável, uma mente bem equilibrada.

Vejam comigo 2 TM 1:6-7: “por esta razão pois te admoesto que reavivas o dom de Deus que há em ti (qual é o dom de Deus que há em ti? É a imposição das mãos, o Espírito Santo de Deus) porque Deus não nos tem dado espírito de temor”; não nos tem dado espírito de desânimo, não nos tem dado espírito de desencorajamento, não nos tem dado espírito de ansiedade, não nos tem dado espírito de depressão e desespero, não! mas tem dado o espírito de poder! de amor e de moderação; moderação, isto é, uma mente moderada, bem equilibrada, quer dizer que é uma mente saudável.

Por isso o Espírito de Deus não é um espírito de coisas negativas, de ideias falsas, de medos, de fobias, de falsidades, não! é um Espírito de amor, de alegria e de fé de uma mente moderada.

E vejam também em 1 JO 4:18 diz: “no amor não existe medo antes o perfeito amor lança fora o medo”; e como vimos o Espírito de Deus é de amor, e o amor lança fora o medo! Lança fora a ansiedade! A depressão, o desespero, o desânimo, o desencorajamento porque o Espírito de Deus nos dá coisas positivas não negativas, nos dá confiança em Deus, nos dá esperança na Palavra de Deus e das suas promessas.

Por isso o Espírito de Deus é o Poder de Deus para nós podermos vencer o desânimo, o desencorajamento, a ansiedade, a depressão, o desespero; mas como?

Por isso é que diz em TM que acabamos de ler: temos que reavivar o Poder de Deus, o dom de Deus, o Poder do Espírito Santo, reavivar, isto é, aproximarmo-nos de Deus e usar o Espírito Santo de Deus de modo ou de acordo com a vontade do Pai.

Se você quer estar cheio do Espírito Santo de Deus e por isso, sim, este terceiro ponto é que Deus nos dá o Poder e nós temos que reavivar, temos que estar perto de Deus para esse Poder poder ser usado; por isso se você quer vencer estas dificuldades, se você quer vencer o desânimo, a ansiedade, a depressão precisamos de estar perto de Deus; precisamos de nos aproximar de Deus, precisamos de despertar, reavivar, usar completamente o Espírito de Deus, isto é, não deixe o Espírito de Deus murchar, assim, ficar murcho porque não está a ser usado, precisamos de reavivar, precisamos de usar este Poder Espiritual porque é o Poder De Deus.

Ora irmãos, isto é o que nós precisamos de fazer; irmãos nós termos dificuldades, estarmos desanimados as vezes acontece pois somos seres humanos mas temos que vencer, temos que vencer essas fraquezas.

Existem muitos homens da fé na Palavra de Deus que estiveram desanimados, que estiveram desencorajados e até alguns queriam, digamos assim, morrer!

Vejam por exemplo em JÓ 6, vocês sabem muito bem os testes, as dificuldades de Jó que chegou a um ponto que ele não aguentava mais e vejam aqui em JÓ 6 começando no v. 2: “ó se a minha queixa de fato se pesasse e contra ela numa balança, se pusesse a minha miséria esta na verdade pesaria mais do que a areia dos mares”.

A minha miséria, a minha queixa, os meus problemas, as minhas dificuldades, o Jó a dizer são mais pesados que as areias dos mares!

“Por isso que as minhas palavras foram precipitadas porque as flechas do Todo Poderoso estão em mim cravadas e o meu espírito sorve o veneno delas, os horrores de Deus se arregimentam contra mim, zurrará o jumento montês desde junto a relva? Ou mugirá o boi junto a sua forragem? Comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá sabor na clara do ovo? Aquilo que minha alma recusa tocar isso é agora a minha comida repugnante”.

V. 8 Jó diz: “quem dera que se cumprisse o meu pedido”.

Qual é o pedido de Jó? Nesta dificuldade, nesta situação desesperada, nesta situação em que ele estava de grande ansiedade e depressão e desespero.

“Quem dera que se cumprisse o meu pedido e que Deus me concedesse o que anelo que fosse do agrado de Deus esmagar-me que soltasse a sua mão e acabasse comigo”.

O Jó está a dizer a Deus que Deus o esmigalhe, que acabe comigo, que me mate!

“Isto ainda seria a minha consolação, saltaria de contente em minha dor que Ele não poupa porque não tenho negado as palavras do Santo porque esperar se já não tenho forças, porque prolongar a vida se o meu fim é certo? Acaso a minha força é força de pedra? Ou é de bronze a minha carne? Não, jamais haverá socorro para mim? Foram afastados de mim os meus recursos”.

Vê-se aqui o desespero de Jó.

“Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão a menos que tenha abandonado o temor do Todo Poderoso. Meus irmãos aleivosamente me trataram são como o ribeiro da torrente que transborda no vale”.

Queridos irmãos aqui ele está a dizer que quer morrer, ele disse aqui no v. 13: “não jamais haverá socorro para mim pois foram afastados de mim os meus recursos”.

Estou desesperado!

Vejam por exemplo a situação de Moisés em NM 11 e vamos começar a ler do v. 4: “que o populacho, isto é, o estrangeiro que estava no meio deles, veio ter grande desejo da comida dos egípcios pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: quem nos dará carne para comer? Lembramo-nos dos peixes que comíamos no Egito e comíamos de graça, dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos; agora, porém, estamos no deserto e seca-se a nossa alma e uma coisa vemos se não este MANÁ”.

Estamos cansados de comer maná de manhã, à tarde, à noite, de manhã, à tarde, à noite, dia após dia, após dia, semana após semana, estamos cansados disso.

Ora vejam então no v. 10: “então Moisés ouviu chorar o povo, famílias, cada um a porta da sua tenda.

Eles vinham todos a chorar a porta da tenda de Moisés.

“E a ira do Senhor grandemente se acendeu e pareceu mal aos olhos de Moisés”.

Moisés está a dizer: olha este povo está aqui a sofrer e Deus está zangado, pareceu mal.

“Então disse Moisés ao Senhor (no v. 11): Senhor porque fizeste mal ao teu servo e porque não achei favor aos teus olhos? Visto que pusestes sobre mim a carga de todo este povo”.

Sim, por que?

“Concebi eu por ventura este povo? Dei-o ele à luz para que me digas leva ao teu colo como a ama leva a criança que mama até a terra como juramento prometestes aos seus pais? Donde teria eu carne para dar a todo este povo pois chora diante de mim? E dizendo: dá-nos carne para que possamos comer!”

“Como é que eu posso dar-lhes carne? Eu sozinho não posso levar todo este povo pois é pesado demais”.

E vê-se aqui como esta provação, esse teste, esta situação pôs Moisés desanimado, desencorajado e até deprimido porque vejam aqui no v. 15: “se assim me tratas (diz Moisés a Deus) mata-me de uma vez eu te peço”.

“Mata-me de uma vez eu te peço” disse Moisés a Deus.

Veja a situação de Elias em 1 RS 19, veja a situação de Jó isto é tudo muito grande para mim, vimos a situação de Moisés  a dizer deixa-me ir, mata-me, e veja Elias em 1 RS 19 começando no v. 1: “Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias tinha feito e como matara todos os profetas à espada então Jezabel mandou o mensageiro a Elias a dizer: faça-nos como os deuses lhes aprouver se amanhã a esta hora não fizer eu a tua vida como fizeste a cada um deles, temendo pois Elias levantou-se para salvar a sua vida e se foi e chegando a Seba que pertence a Judá e ali deixou o seu moço, ele mesmo porém, isto é, desencorajado e com depressão ele se foi ao deserto caminho de um dia e veio e se assentou debaixo de um zimbro e pediu para si a morte”.

Elias pediu para si a morte e disse: “basta, toma agora ó Senhor a minha alma pois não sou melhor que os meus pais”.

Vê-se aqui o desespero de Elias mas como vemos Deus teve que o corrigir vemos assim no v. 9: “ele entrou numa caverna onde passou a noite e lhe veio a palavra do Senhor e disse-lhe> o que estás a fazer aqui Elias?”

O que é que se passa Elias? O que estás aqui a fazer, andas aqui escondido, preocupado acerca de ti mesmo e então Elias respondeu: “tenho sido zeloso pelo Senhor dos Exércitos porque os filhos de Israel quebraram a tua aliança, derribaram os altares, mataram os seus profetas à espada e eu fiquei só e agora procuram me tirar a vida!”.

E Deus disse: “sai e põe-te neste monte perante o Senhor e eis que passava o Senhor e um grande e forte vento nos montes, mas o Senhor não estava, não estava no vento, depois veio um terremoto e o Senhor não estava no terremoto, e depois do terremoto veio um fogo e o Senhor não estava no fogo e depois do fogo um sisio, um murmúrio tranquilo e suave, isto é, uma voz mansa e delicada,  e ouvindo Elias encheu o rosto em torno de seu manto e saindo se pôs a entrada da caverna e eis que lhe  veio uma voz e lhe disse: o que estás a fazer aqui Elias?”

“E ele respondeu: tenho sido extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os seus altares, mataram os seus profetas à espada e eu fiquei só e procuram tirar-me a vida”.

“Então disse o Senhor: Elias vai e volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e chegando lá fazes isto, aquilo e aquilo outro”.

Deus o teve de corrigir e a dizer há uma obra a fazer e tens que fazer a obra, passa desta atitude de ó pobre de mim.

E por isso vemos aqui em TG 5 e vamos ler nos v. 16-18: “confessai os vossos pecados uns aos outros, orai uns pelos outros para serdes curados”.

Queridos irmãos estes problemas que temos emocionais temos que estar perto de Deus, orar, temos que pedir a Deus ajuda para nos curar desta maneira espiritual, de uma maneira mental como se fosse uma doença.

Sim, como eu disse, não estou a falar de doença física mas estou a falar aqui que temos que controlar, dominar, temos que ter DOMÍNIO PRÓPRIO sobre a nossa mente.

“Muito pode por sua eficácia a súplica do justo” e vejam aqui no v. 17 dando exemplo da súplica de Elias; Elias era homem semelhante a nós.

Queridos irmãos o profeta Elias não era nada diferente de você ou eu, homem físico, temos medos, temos temores, temos ansiedades, temos depressões, temos momentos negativos e temos que forçar a colocar coisas positivas na nossa mente.

Mas diz aqui: “Elias era homem semelhante a nós sujeito a sentimentos mesmo as emoções negativas e orou com instância para que não chovesse sobre a terra e durante 3 anos e 6 meses não choveu.

Temos que ter confiança em Deus e orar e estar perto de Deus para ele nos responder; temos que nos submeter a Deus e orar fervorosamente.

Ora vemos aqui que Jó venceu este problema, Moisés venceu este problema, Elias venceu a este problema, por que? Porque este desânimo que tiveram embora fosse forte foi temporário, porque venceram, porque Deus não os destruiu e nós às vezes também estamos desanimados, estamos desencorajados, estamos ansiosos mas temos que vencer e temos que estar perto de Deus, ter coisas positivas na nossa mente, temos que estar a vencer, temos que MUDAR, temos que nos ARREPENDER e virar para Deus!

Temos que arrepender nestes pensamentos negativos, de deixar esses pensamentos negativos estarem a afetar a nós e começar a ser positivos usando o poder de Deus.

Porque estes homens como Jó, Moisés e Elias não permitiram essas emoções os derribar, não permitiram essas emoções os destruir e por que? Porque quando viram esta fraqueza e quando começaram a entender não permitiram a depressão a tomar domínio sobre eles.

Eles não permitiram se tornar amargos com as outras pessoas, não permitiram esta raiz de amargura, não permitiram ter esta acidez, assim uma maneira áspera de tratar as outras pessoas, não desistiram mas arrependeram-se e se viraram para com Deus.

Ora você e eu como é que estamos batalhando nestas lutas? Estamos prontos a desistir? Vamos desistir perto da meta? Porque estamos a vencer estes anos todos e agora que só falta um tempo curto comparado com os anos que já tivemos nesta maratona, vamos desistir à última da hora? Não!

Vejam o exemplo de Paulo irmãos, Paulo é um exemplo muito positivo acerca da atitude dele perante tantas dificuldades, tantos sofrimentos, tantos açoites que não ficou desanimado, não ficou desencorajado, não ficou deprimido, desesperado e não desistiu.

Vejam em 2 CO 4:8-10 diz assim: “em tudo somos atribulados porém não angustiados, perplexos mas não desanimados (vê-se aqui que Paulo não ficou angustiado, não ficou desanimado) perseguidos porém não desamparados, abatidos porém não destruídos, levando sempre no corpo o morrer de Jesus para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo”.

Queridos irmãos é assim que somos, Paulo não estava desanimado.

Veja no v. 16: “por isso não desanimamos, pelo contrário, mesmo que o nosso exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia”; como? Pondo coisas positivas na mente, pondo o Espírito Santo de Deus, pedindo a Deus dê-me o teu Espírito, estando perto de Deus, orando, fazendo estudo bíblico, meditando e pondo pensamentos positivos na mente.

“Estamos a renovarmos (diz aqui no v. 17) porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória acima de toda a comparação”; quer dizer ele estava a ver o futuro, a meta, a glória.

“Não intentando nas coisas que se veem (para o que se vê, está aqui estes problemas, estas dificuldades com a minha família, com os meus amigos, seja o que for, não estou a intentar a isto) mas estou a olhar para o futuro, para a meta, para a visão, para a glória”.

“Porque as que se veem (as coisas que vemos são temporais, isto não vai continuar eternamente, está a passar mas temos que manter por este tempo, temos que ser fieis até o fim) e as que não se veem (a nossa visão, o nosso golo, a nossa meta) são eternas”.

Queridos irmãos Paulo teve dificuldades mas não desistiu.

Veja no capítulo 6 na mesma epístola v. 4-10: “pelo contrário  em tudo recomendamo-nos a nós como ministros de Deus na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça quer ofensivas quer defensivas, por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros, como desconhecidos entretanto como bem conhecidos, como se estivéssemos morrendo contudo eis que vivemos, como castigados porém não mortos, entristecidos mas sempre alegres, pobres mas enriquecendo a muitos, nada tendo mas possuindo tudo”.

Queridos irmãos isto é um exemplo, um exemplo fascinante; encorajador, aqui está um homem que sofreu, foi maltratado, foi açoitado, um homem como eu e como você mas que manteve a visão, o futuro, manteve-se perto de Deus e não desistiu.

Vejam em 2 CO 1:3-5: “bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da misericórdia e Deus de toda a consolação e é Ele que nos conforta e nos encoraja em toda a nossa tribulação”.

Todos os nossos problemas e dificuldades.

“Mas podemos consolar, podemos estar encorajados, os que tiverem qualquer angústia com a consolação, com o encorajamento (não é com o desânimo mas com o ânimo) que nós mesmos somos contemplados (somos encorajados) por Deus”.

“Porque assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor assim também a nossa consolação (o nosso encorajamento, o nosso ânimo) transborda por meio de Cristo”.

Aqui vemos irmãos que nesta situação difícil em que Paulo estava ele não desanimou, não ficou ansioso, mas manteve-se fiel.

Vejam em FP 1:21: “porquanto para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro entretanto se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho já não sei o que ei de escolher ora de um ou do outro lado estou constrangido, tenho ou tendo o desejo de partir”.

Isto é ter o desejo de morrer e estar com Cristo, não é que neste momento que a pessoa morre vai estar com Cristo mas para ele morrer é como se depois de acordar na ressurreição é um segundo.

“O que é incomparavelmente melhor para mim mas por vossa causa é mais necessário permanecer na carne”.

A vida de Paulo foi dedicada a Deus para servir a nós e ao próximo escrevendo assim essas cartas e epístolas para o nosso benefício; a vida dele foi dedicada a Deus e ele disse: se morrer ou viver não me importa mas o que importa é que vou dedicar a minha vida a Deus.

Vejam em FP 4:11: “digo isto não por causa da pobreza porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”; APRENDI, APRENDEU; quer dizer que teve dificuldades e aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação.

“Tanto estar humilhado como também ser honrado, de tudo e de todas as circunstâncias já tenho experiência tanto de fartura como de fome, assim da abundância como da escassez, TUDO POSSO NAQUELE (isto é, com força que Cristo me dá) TUDO POSSO NAQUELE (isto é, Cristo) QUE ME FORTALECE”.

Tudo posso fazer! Por isso vemos aqui que Paulo estava a dizer: ter ou não ter não importava para ele mas estava disposta a andar para a frente, estar perto de Deus para fazer o que necessitava fazer.

Vejam em CL 3:1-2: “portanto se fostes ressuscitados juntamente com Cristo buscai as coisas lá do alto”; põem a tua mente na meta, nas coisas lá do alto; “onde Cristo vive sentado à direita de Deus”; pensai lá nas coisas do alto, ponham estes pensamentos positivos, meditem nestas coisas positivas não nestas coisas terríveis da terra.

“Porque morreste”. Morremos? Ao nosso batismo, ao nosso velho EU morreu mesmo? Morremos? “E a nossa vida está oculta juntamente com Cristo” (em Deus).

Queridos irmãos precisamos de penar nas coisas lá do alto, os olhos de Paulo estavam em Deus.

Vejam também em FP 3:13-14: “irmãos quanto a mim não julgo tê-lo alcançado mas uma coisa faço e assim sendo as coisas que para trás ficam avançando para as que adiante estão”.

Esquece estas dificuldades que temos aqui, estou a olhar para a frente, sua mente está focada nas coisas a frente, ele diz assim: “prossigo para o alto para o prêmio da soberana vocação (da soberana chamada de Deus) em Cristo Jesus”.

Prossigo para este alvo que é esta chamada de Deus para sermos filhos e filhas de Deus; prossigo para esta vocação desta chamada de Deus através de Jesus Cristo.

Paulo não estava focado ou concentrado para as coisas passadas, os eventos passados, nos desânimos passados mas estava focado no futuro; Paulo conquistou completamente o desânimo e o desencorajamento.

Vejam aqui em 2 TM 4:7-8: “combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.

Podemos nós a estar a dizer isso? Que eu estou a completar o combate? Estou a completar esta profissão, a carreira, o caminho para a chamada de Deus para virmos a ser filhos e filhas de Deus? Estamos a guardar a fé?

“Já agora a coroa da justiça isso me está guardada a qual o Senhor reto juiz dará naquele dia (aquele dia da vinda de Cristo) e não somente a mim mas também a todos nós” (você e eu) quantos amam a sua vinda e por causa disso focados na vinda de Cristo, estamos nós a combater o bom combate e completar a carreira, a manter-se na fé e amar a verdade?

Queridos irmãos vemos que Paulo era um exemplo de fé, de esperança e confiança; ele não teve tempo, não teve espaço para dar lugar a desânimos ou desespero mas sim estava cheio de esperança e fé em Deus e você e eu também  temos que ter esta mesma esperança, essa mesma fé para com Deus para termos de estar igualmente cheios do Espírito Santo de Deus através do nosso estudo diário, da nossa oração diária, da nossa meditação e da nossa prática no que aprendemos e no que estudamos e pondo isso em prática para sermos seguidores de Cristo e imitadores de Cristo.

Imitadores de Paulo como ele imitou a Cristo; temos que fazer a nossa parte; eu tenho que fazer a minha parte e você tem que fazer a sua.

Agora neste momento, neste momento, você está desanimado, você está desencorajado, você tem pensamentos negativos? Então neste momento você pode mudar porque neste momento você pode controlar, ter domínio próprio sobre que pensamentos estão na sua cabeça.

Você pode mudar seus pensamentos, você pode se aproximar de Deus, você pode pensar positivamente como Deus pensa, você pode se encher da verdade, da Verdade de Deus, amar a Verdade de Deus, amar os caminhos de Deus, amar os pensamentos de Deus estudando a palavra de Deus através do estudo bíblico e por isso é uma questão de começar na nossa mente, pensar no propósito do gol de Deus para nós, usarmos e praticarmos o que sabemos para recebermos mais e reavivar o poder do Espírito Santo e por isso temos que continuamente estarmos arrependidos e virando a nossa maneira de pensar , a nossa maneira de ser, da maneira de atuar, o nosso exemplo para sermos uma luz de acordo como Deus quer; porque Deus ao fim de contas  quer que você esteja bem.

Veja aqui em JO 10:10 diz assim: “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir”.

Queridos irmãos isso é o que satanás quer: roubar, matar e destruir, isto é, causar ansiedade, desânimo, depressão e desespero.

Jesus Cristo diz: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”; uma vida alegre, uma vida feliz, uma vida cheia de esperança e fé, isso é para que Jesus Cristo veio.

O resto querido irmãos é lixo, o resto é porcaria!!

Vejam em FP 3:8 diz assim: “sim deveras considero tudo como perda por causa da sublimidade de Cristo Jesus, meu Senhor, perdi todas as coisas (estas coisas deste mundão, deste mundo, estas ansiedades, estas dificuldades, destas aflições) e as considero como refugo, como estrume, como esterco, como lixo para ganhar a Cristo”.

Queridos irmãos a vida cristã deve estar repleta de cuidados espirituais a volta de Deus, deve estar cheia de esperança, cheia de pensamentos positivos e bons, deve estar feliz, de alegria, de domínio próprio, de fé e queridos irmãos é assim que a sua vida deveria de ser e sim é assim que a sua vida pode ser.