Deus trabalha através das famílias

Você está aqui

Deus trabalha através das famílias

Download (Baixar)
MP3 Audio (59.47 MB)

Download (Baixar)

Deus trabalha através das famílias

MP3 Audio (59.47 MB)
×

O pai dos fieis e sua família é um exemplo que Deus trabalha através de famílias. A família de Abraão, Isaque e Jacó foi uma família com muitos pecados, mas o mais saliente é que foi uma família que sempre demonstrou muita fé. Essa fé é algo que precisamos de ter nos dias adiante.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos, aqui é Jorge Campos.

Deu trabalha, particularmente, através de famílias, nem sempre, mas geralmente trabalha com famílias, vemos estórias dos pais como Abraão, Isaque, Jacó, uma família com promessas e bençãos a Israel vieram através dessa família.

Mas, a boa nova, queridos irmãos, é que ao fim de tudo essas bençãos vão ser estendidas a todos os seus parentes e familiares e finalmente até a toda a família de Adão!

Sim, certamente, conforme Deus tem trabalhado com os homens, nós somos imperfeitos, corruptíveis, temos muitas falhas e pecados, mas mesmo assim isso demonstra o amor de Deus por trabalhar através de nós e morrer por nós embora não mereçamos esse perdão.

Queridos irmãos, hoje, vamos olhar alguns detalhes interessantes acerca dessa família, os pais dos fiéis: Abrão, Isaque e Jacó e vamos ver também como através dessa família Deus nos promete as bençãos, mas vemos como essa família teve contendas dentro dela.

E essas contendas têm persistido até o dia de hoje, sim, mas Deus finalmente ao final vai trazer paz a essa família inteira e mais do que isso em toda a família de Adão, sejam gregos, isto é, gentios, sejam judeus, isto é, israelitas.

Mas antes de eu mencionar mais detalhes acerca desta família de Abrão, Isaque e Jacó quero recordar a vocês que Deus protegeu essa família durante o período das pragas ao Egito, sim, eles foram sujeitos as três primeiras pragas, mas as últimas sete foram protegidos desde a quarta praga das moscas.

Igualmente Deus vai proteger os seus fiéis no futuro durante as grandes séries de pragas que vão acontecer neste mundo as quais nós chamamos de A GRANDE TRIBULAÇÃO e vai haver muitos eventos e acontecimentos horríveis durante esse período que vamos chamar o que é reconhecido como a GT e que inclui o último ano DO DIA DO SENHOR.

E essas sete trombetas incluem as sete últimas pragas que inclui os sete flagelos, e Deus vai proteger aqueles que são fiéis durante esse período, mas tal qual como os israelitas não sabiam como seriam protegidos nem sabiam de muitas coisas terríveis que iam acontecer e tiveram que andar em fé!

Até chegar a um ponto que tiveram que atravessar o mar Vermelho em fé! Não sabiam até o último minuto como Deus os ia libertar desta situação em que estavam entre os montes, atrás o exército inimigo e o mar a frente e não sabiam como escapar! Mas Deus milagrosamente abriu o caminho para eles escaparem, tiveram que andar em fé, ter coragem e andar para a frente e também é o que nós precisamos de ter.

Mas precisamos de entender que isto não é só uma luta física, e também espiritual; porque em primeiro lugar satanás odeia a humanidade e outra é que odeia tudo que é de Deus e, particularmente, o povo de Deus e seja ele povo físico ou espiritual!

Vemos, por ex., em GN 3:15 diz:

“porei inimizade entre ti e a mulher, satanás e a igreja, entre a tua descendência, de satanás, como s falsos profetas, ou ministros, ou igrejas ou religiões; e o seu descendente, o descendente de Jesus Cristo9 que é, digamos assim, está claro que é a igreja que Jesus Cristo edificou, a igreja de Deus; este que é Jesus Cristo lhe ferirá a cabeça a de satanás, esmiuçará a cabeça de satanás como lemos em RM 16:20; e tu, satanás, ferirás o calcanhar, sim ferirás o calcanhar de Jesus Cristo e a da igreja, e sim, tentou matar a Cristo, mas Cristo ressuscitou, tenta destruir a igreja de Deus e o povo de Deus, mas o povo de Deus vencerá”

AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA A IGREJA DE DEUS!

E por isso vemos aqui que satanás odeia a humanidade desde o início, ele está numa guerra e coo ele sabe que Deus está a construir e edificar uma família, a de Deus, ele odeia a família e Deus está trabalhando com famílias e por isso ele odeia tudo que tenha a ver com famílias, quer destruir famílias, assim como seus filhos, quer destruir o matrimônio e tudo que venha a ser relacionado.

Ora, então vejamos esta família que, digamos assim, é a família inicial da fé! Que é a de Abrão, Isaque e Jacó; e esta família começou, digamos assim, do pai de Abraão e vejam em GN 11:27 diz:

‘São estas as gerações de Tera: Tera gerou a Abrão, Nor e Arã”

Então vemos que Tera que, digamos assim, era o avô d família dele e vieram três filhos: Abraão e sabemos a história, e também Isaque e Jacó, outro veio Nor que se casou com Milca e daí vieram as mulheres, digamos assim, de Isaque e de Jacó, suas esposas, onde a de Isaque é Rebeca e de Jacó que eram a Lia e Raquel!

E o terceiro filho, Arã, que diz aqui: gerou a Ló que sabemos que foi para a área de Sodoma e Gomorra foi protegido e suas duas filhas tiveram relações com ele, embebedaram, digamos assim, e vieram a ter dois filhos Amom e Moabe que são parte das profecias também.

E por isso vemos essa família e houve filhos e netos descendentes de Tera e entre esses todos, digamos assim, são primos e estas guerras que acontecem entre eles são pré guerras entre membros da família, mas nem todos.

Ora, vejamos aqui quando digo nem todos, por ex., o caso dos filisteus que não eram parte desta família, mas vemos estórias de guerras dos filisteus e os israelitas e saírem contra o rei Saul e Davi era uma luta contínua contra os filisteus que provavelmente seriam assim os antecedentes dos palestinos e muitos dizem que o são!

Ora, vamos então continuar a ver a estória desta família e vemos aqui em GN 16 vemos aqui a situação de que Abrão não tinha filhos e então a sua esposa, Sarai, que mais tarde veia a ser Sara e disse: vou te dar a minha serva que é Agar para teres um filho através dela.

GRANDE ERRO, mas como eu disse, irmãos, Deus está a trabalhar com famílias, embora, todos nós tenhamos muitos pecados e erros, mas a misericórdia de Deus e Ele é fiel a essas famílias onde Abrão foi fiel e também seus filhos: Isaque e Jacó; então vemos estas bençãos que vieram através dessa família.

Mas se vê aqui e lembrem-se, irmãos, que eu não disse que nunca tiveram pecados, e tiveram muitos como diz na estória, cheia de pecados, mas há uma certa atitude aqui que Deus pensa que esta atitude de caminhar e tendo confiança em deus e tendo fé em Deus!

E isso é muito importante e vemos aqui agora em GN 16 a estória do conflito entre esta serva de Sarai, mais tarde Sara, que chama Agar, porque Agar ficou grávida e então houve este conflito e no vs. 7-9 se vê assim:

“tendo achado o anjo do senhor, que é o mensageiro, aquele que deu a voz do Senhor porque nem viu ou falou com o Pai, e Jesus Cristo veio para revelar o Pai, e por isso, esta palavra, este anjo, este mensageiro, este representante do Pai que falou conosco é que nós chamamos hoje em dia Jesus Cristo”

“o anjo do Senhor, tudo foi criado por Ele como lemos no NT, e debaixo da ordem e da autoridade do Pai, então se vê aqui disse o anjo do Senhor: Agar, por que estás a fugir da tua senhora? Ele diz: humilha-te e volta para casa”

E no v. 10 diz:

“vais ter um filho e multiplicarei sobremodo a tua descendência de maneira que por numerosa não será contada”

E vemos aí no v. 11 que diz:

“teu filho vai ser Ismael, aquele que Deus ouve, e por que o Senhor te acolheu na tua aflição”

E vemos que os descendentes de Ismael são basicamente as nações árabes e vemos como diz aqui: muito numerosas e Deus abençoou aqui e prometeu e essa promessa aconteceu e diz aqui no v. 12:

“ele será entre os homens como um jumento selvagem, a sua mão será contra todos e a mão de todos contra ele e terá fronteiro com todos os seus irmãos”

E vai estar nas fronteiras, ali mesmo, os países árabes, mas se vê aí como um jumento selvagem e depois mais adiante vemos em GN 19 vemos a destruição de Sodoma e Gomorra e daí, então, vemos a origem das nações moabitas e amonitas, pois, elas são parte importante das profecias também e que est família veio de Tera que teve a Arã, e este teve a Ló e Ló foi este protegido da destruição de Sodoma e Gomorra e vemos aí, então as duas filhas e vemos no v. 36 de GN 19:

“as duas filhas conceberam do próprio pai e a primogênita teve a Moabe e a outra deu à luz a Benabin que é o pai dos filhos de Amon até os dias de hoje e nações que vieram descendentes de família de Abraão e está claro do seu pai Tera.

E um bocadinho mais adiante, então, se vê GN 21 que Abraão e Sara tiveram o filho dos dois, o prometido, que veio a ser chamado de Isaque e então nasceu e se vê aqui então o nascimento de Isaque em GN 22 vemos então esta fé, lembrem-se: os pais da fé!

O ponto importante é ter absoluta confiança em Deus, não eram perfeitos, mas tentaram e confiaram em Deus com completa confiança e se vê aqui a prova de Abraão, as também está a provar Isaque que não era um bebezinho, já era um homem adulto, jovem, e por isso se vê aí que Isaque também foi provado!

Então, vocês sabem dessa estória da provação de Abraão e Isaque onde Deus disse: olha, vai sacrificar Isaque e então Abraão seguiu em fé e Isaque pergunta: onde está a oferta e Abraão disse: não te preocupes, Deus vai providenciar, ele não sabia como, mas teve que andar a fé.

É o que nós temos que fazer hoje e não sabemos como Deus nos vai proteger, mas temos que andar na fé e depois mais adiante em GN 24 se vê então a noiva escolhida para Isaque: Rebeca que vem uma vez mais do pai de Abraão: Tera e teve Naor e Milca e tiveram filho chamado Betuel e desse filho teve Rebeca e Labão e então Rebeca e Labão eram, digamos assim, bisnetos de Tera.

Então Isaque se casou com Rebeca que era dessa mesma família de Tera e em GN 25 se vê depois de

 

 

 

 

 

Sara falecer Abraão que se casou com outra mulher chamada Quetura e daí nasceu Midiã de onde vieram os midianitas e apenas estou a mencionar que os midianitas também vieram de Abraão.

Então vemos que depois Abraão morre com 175 anos e se vê isso em GN 25:7-8:

“foram os dias de Abraão 175 anos, expirou Abraão, morreu em ditosa velhice avançado em anos e foi reunido ao seu povo”

Então está à espera da ressurreição.

Ora depois vemos em G 25:22-25 se vê aí então quando a Rebeca e o Isaque vão ter os seus filhos gêmeos Esaú e Jacó e leiam aqui no v. 22 e diz assim:

“os filhos lutavam no ventre da mãe”

Estes gêmeos já no ventre da mãe estavam a guerrear, e vemos que o espírito do homem no homem já estava nesses dois numa luta e este é o feudo familiar principal desta família que começou aqui mesmo entre estes dois filhos no ventre da mãe! E depois diz assim:

“diz o Senhor: duas nações há no teu ventre e os povos nascidos de ti se dividirão e um povo será mais forte do que o outro e o mais velho servirá o mais moço cumpridos os dias dessa luz se achavam gêmeos e saiu primeiro o ruivo, todo revestido de pelo e por isso se chama Esaú, o primogênito, depois nasceu seu irmão que segurava com a mão o calcanhar de Esaú para o suplantar por isso o chamaram Jacó e Isaque era de setenta anos quando Rebeca os deu à luz”

Então Isaque já não era uma criança e então vemos que Isaque teve que esperar em confiança e fé por Deus, se vê a fé dele quando estava com o pai para ser oferecido e se vê aqui a fé dele quando esperou fielmente pela promessa de ter filhos da sua esposa. E vemos aqui, então, a seguir no v. 29-34 de GN 25 que diz:

“tinha feito Jacó um cozinhado quando veio esmorecido do campo Esaú e lhe disse: peço eu me deixe comer um pouco desse cozinhado vermelho pois estou esmorecido, daí chamar-se Edom. E disse Jacó: vende primeiro o teu direito de primogenitura e ele respondeu: estou a ponto de morrer e de que me aproveitará o direito de primogenitura? Então disse Jacó: jura-me primeiro e ele jurou! E vendeu o seu direito de primogenitura e deu Jacó a Esaú um pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu; e assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura”

Se vê aí uma atitude a primeira vez que é mencionada essa atitude, mas se vê uma atitude que está a crescer pois já estavam a lutar os dois desde o ventre da mãe e em GN 26 se vê então Isaque a Gerar e se avistou com Abimaleque, rei dos filisteus.

Esse vê aí, então, esperou muito porque se vê no v. 4 que Deus apareceu a Isaque este era o filho de Abraão, abençoou e diz assim:

“Deus disse a ele: multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e lhe darei todas estas terras e por descendência serão abençoadas todas as nações da terra”

Descendente dele que seria: Jesus Cristo e esta benção seria estendida a todo mundo através desta família e Deus está a trabalhar com todas as famílias e Deus através delas quer abençoar o mundo inteiro, todas as nações, judeus e gentios.

“por que Abraão obedeceu a minha voz, guardou os meus mandamentos, meus preceitos e estatutos, e minhas leis e então Isaque depois ficou em Gerar nessa localidade e depois vemos no v. 12 que diz:

“semeou Isaque naquela terra e no mesmo ano recolheu 100 por 1”

Imagine, planta uma semente e colhe 100 e foi abençoado, uma percentagem enorme, se 100% são de um faz dois, imaginem de 1 para 100.

“enriqueceu-se o homem, isto é, Isaque, prosperou e ficou riquíssimo, possuiu ovelhas e bois e grande número de servos, imagine a 10.000, assim riquíssimo, e por isso se entreolharam todos os povos que os servos de seu pai haviam cavado e encheu-os da terra e ele, então, veio a crescer e veio a ser abençoado entre esses filisteus”

E por isso vemos esta inveja que começou a existir nessa altura pelos filisteus contra as nações que vieram de Abraão, Isaque e Jacó e se vê aqui no v. 16:

“e disse Abimaleque a Isaque: sai daqui pois já és mais poderoso do que nós” e no vs. 34-35 em paralelo a esta situação se vê que o irmão de Jacó, Esaú, que tinha 40 anos de idade tomou por esposa a Judite, filha de Bareu, o heteu, e também a Abissemaque e ambas tornaram a amargura de espírito para Isaque e Rebeca”

Então, vemos aqui esta nação através de Isaque que teve dois filhos, Esaú e Jacó, e vemos aqui que Isaque foi muito abençoado, mas durante este período Esaú casou-se ou teve filhos e eram mulheres pagãs e por isso se tornou uma amargura de espírito para seus pais, Isaque e Rebeca. E em GN 27 se vê aqui a situação em que Isaque vai passar a benção para seus filhos e se vê que Isaque passa a benção a Jacó e no v. 34 lemos assim:

“quando Esaú veio a reconhecer a benção tinha sido dada a Jacó e ao ouvir as palavras de seu pai veio a ter um choro de profundo amargor”

Irmãos, Esaú, já era um adulto onde ele se casou com essas mulheres em GN 26:34 já tinha 40 anos e aqui se vê este homem que começou a chorar com profundo amargor, ficou muito amargurado e veja continuando a ler no v. 36:

“disse Esaú: já não se deve chamar Jacó, pois, já me enganou duas vezes e me tirou o direito de primogenitura e agora usurpa a pensão que era minha e disse ainda: não reservastes, pois, benção nenhuma para mim?”

Ora, se vê então que ele foi abençoado, sim, no v. 39 ele recebeu uma certa benção e depois diz no versículo ao fim disso no v. 41:

“passou Esaú a odiar a Jacó”

Houve um ódio, esta atitude de ódio persiste hoje em dia entre estas nações de primos e em HB 12:14-17 lemos:

“segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor”

Irmãos, temos um espírito de amargura? Com alguns membros da nossa família? Sim, porque começa, geralmente, entre a família e dentro da família com inveja e continua:

“verificando diligentemente que ninguém seja faltoso separando-se da graça de Deus nem haja alguma raiz de amargura”

Foi o que Esaú teve e que estes primos, hoje em dia, têm!

“que brotando vos perturbe e do meio dela muitos sejam contaminados”

Muitos vieram a ser corrompidos por causa desta amargura que Esaú teve e continuando:

“e que nem haja algum impuro ou profano que foi Esaú o qual por um repasto vendeu o seu direito de primogenitura, pois, sabes também em que posteriormente querendo herdar a benção foi rejeitado pois não achou lugar de arrependimento”

Não se arrependeu de atitudes que ele tinha e Deus então permitiu que ele não recebesse a benção e continuando:

“e ele, embora, a tivesse buscado com lágrimas”

Precisamos de ter muito cuidado, irmãos, com espírito de amargura contra outros irmãos, principalmente de nossa família; e sigam a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor.

Então, voltando a GN e agora vamos continuar no v. 36 a única razão que quero chamar a atenção de vocês aí em GN 36:12 onde o neto de Esaú foi Amaleque e lemos:

“os descendentes de Esaú são Edom e daí se vê: Timma era concubina de Elifaz que era filho de Esaú e teve de Elifaz: Amaleque”

Então se vê aí que Esaú teve um filho: Elifaz que veio a ter este homem chefe de família que é conhecido como Amaleque que é neto de Esaú e vemos que é tudo numa família que veio de Tera e Esaú veio de Isaque e este de Abraão, mas Esaú dentro deste núcleo familiar começou este feudo familiar enorme! Vejamos em DT 25:17 lemos:

“lembra-te do que te fez Amaleque no caminho quando saías do Egito de como te veio ao encontro no caminho e te atacou na retaguarda todos desfalecidos após ti quando estavas abatido e fatigado e não temeu a Deus”

Amaleque não tinha temor de Deus e atacou aqueles que iam atrás, na retaguarda, as mães com criancinhas, os velhotes, os atacou na parte fraca, digamos assim, esta atitude de terrorismo que ataca as pessoas que não se podem defender, e estão atrás dessas pessoas que não se podem defender, como até nos dias de hoje, esta atitude de terrorismo e no v. 19:

“quando, pois, o Senhor teu Deus te der sossego de todos os teus inimigos ao redor na terra que o Senhor teu Deus te dá por herança para a possuíres apagarás a memória de Amaleque debaixo do céu”

Tens que exterminar esta atitude de terrorismo que prevaleceu através de Amaleque; não te esqueças! E vocês sabem que esta atitude de Amaleque se infiltrou pelo mundo inteiro quando o rei Saul teve oportunidade de destruir Amaleque ele não o fez e por isso Deus castigou Saul e perdeu o reino e foi dado a Davi.

Queridos irmãos, esta atitude de terrorismo agora se espalha pelo mundo inteiro, uma doença foi iniciada por Amaleque, satanás está a usar esta raiz de amargura q   eu se desenvolveu e se espalhou através disso veio este espírito de terrorismo.

Então, criou esta inimizade, fomentou, alimentou e além disso misturando bom com o mal criou ideologias com boas partes, digamos assim, com bons conceitos, mas inserindo dentro destes bons conceitos uns muito maldosos., então aí se vê o aparecimento dos anos 600 do Islã.

Ora nem todos do Islã são maus, não, como eu disse: conheço muitos muçulmanos que são excelentes pessoas, mas inseridos dentro desse Alcorão certos conceitos radicais muito perigosos; satanás é o mestre do engano e de misturar o bom com o mau e irmãos, eu recomendo que vocês leiam o nosso guia de estudo bíblico: O ORIENTE MÉDIO NA PROFECIA BÍBLICA, podem ir ao nosso site e baixar.

Aí verão uma bem escrita explicação como esse espírito maldoso foi espalhado por satanás e depois vemos um grupo que cresceu os wahabis nos anos de 1700que vieram a ser fundamentalistas radicais e depois daí vieram vários grupos de terrorismo, vários líderes como o talibã, o Isis, o exército islâmico e vários outros grupos de radicalismos, infelizmente, esses grupos têm causado muitos problemas no mundo.

Ora, não são a maioria dos muçulmanos que são boas pessoas embora haja alguns que estão a ser levados por este engano de satanás para magoar e matar outras pessoas que é muito triste

E por isso vemos esta mistura de ideologia, de uma religião, que é simbólico do cavalo branco de AP e que isso causa guerras simbólico do cavalo vermelho de AP e casa fome deste cavalo amarelo, digamos assim, e a morte que vem com o cavalo negro.

E as coisas hoje em dia simplesmente estão a ficar piores dia a dia, cada vez se tornam piores e vemos, então, que as profecias estão a desenvolver até vir a abominação desoladora como lemos em MT 24:15-16:

“quando vires, pois, o abominável da desolação, de que falou o profeta Daniel no lugar santo quem lê entenda, então, aos que estiverem na Judeia fujam para os montes”

Quando houver esta abominação desoladora é tempo de fugir e isso é o que está descrito em AP 12:13 lemos:

“quando o dragão foi atirado para a terra, houve uma guerra no céu e que ainda está para acontecer e esse peleja no céu é descrita no v. 7 e diz; o dragão foi atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz a um filho varão, isto é, simbolicamente, os israelitas, mas não só Israel e sim o Israel espiritual, o corpo de Cristo e então foram dadas à mulher duas asas da grande águia, simbolicamente, esta mulher é a igreja e para que voasse até ao deserto no seu lugar e aí é sustentada por um tempo, tempos e metade de um tempo fora da vista da serpente, isto, durante 3 anos e meio, o período da Grande Tribulação”

Isto, irmãos, é diferente do que é descrito em AP 12:6 que está a falar de um período prévio de 1.260 anos que começou no ano de 325 desta era quando o conselho de Niceia debaixo de Constantino começou a perseguição contra os irmãos, contra os fiéis, contra a igreja de Deus e então isso acabou pelos primeiros passos iniciais da rainha Elizabeth I em 1.585 que foi 1.260 anos depois quando se confrontou contra o império espanhol e então 3 anos depois a armada espanhola foi destruída e daí em diante começou a igreja de Deus a poder sair de onde estava escondida.

E por isso, estou a dizer aqui é que no v. 13-14 é coisa diferente do que lemos no v. 6, onde no v. 6 foi uma coisa que aconteceu no passado, 1.260 anos, e nos vs. 13-14 isso é no futuro, ainda, que será por 3 anos e meio; e em DN 12:11 lemos aí que a abominação desoladora será 1.290 dias:

“depois do tempo que o sacrifício diário, ou digamos assim, o sacrifício não está no original e algumas Bíblias têm isso em itálico, em que o diário foi tirado e posta a abominação desoladora haverá ainda mais 1.290 dias”

Ora, sabemos que a perseguição será de 1.260 dias então isto será um mês antes dessa GT iniciar e vemos aqui que vai haver um período em que o povo de Deus vai ter que fugir e vamos ler em MT 24 quando vires a abominação desoladora aqui é 1.290 dias, foge! E então teremos um período de 30 dias, ok?

Então depois lemos também em DN 11 que está a descreve este período da abominação desoladora e de vários acontecimentos que estão à volta e estamos aqui a ver acerca dessa altura em DN 11:35 lemos:

“alguns dos sábios quererão serem provados, purificados, embranquecidos até o tempo do fim o que se dará ainda em tempo determinado”

Esse rei, está aqui a falar do rei do norte que conhecemos que vai ser este reino europeu que se estabelecerá com 10 reis e um rei sobre estes que lhe vão dar o poder e lemos:

 “fará segundo a sua vontade e se levantará e se engrandecerá sobre todos e contra o Deus dos deuses e falará coisas incríveis e será próspero até que se cumpra a indignação porque aquilo que está determinado será feito”

E por isso estamos a ver esse império, digamos assim, a ser restaurado, digamos assim, o império romano restaurado que seria o rei do norte baseado na Europa aqui esse se vai levantar e vai causar essa indignação, esse reino no v. 37 lemos:

“O rei do norte não terá respeito aos deuses de seus pais nem ao desejo de mulheres e nem qualquer deus porque sobre tudo se engrandecerá; pensará que é superior a tudo”; no v. 38 lemos:

“mas em lugar dos deuses honrará o deus das fortalezas, o diabo, o deus que seus pais não conheceram, que será, talvez, alguma coisa que não conhecíamos e vai acontecer, talvez, através da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, quem sabe?” e diz assim:

“honrará com ouro, com prata, pedras preciosas e coisas agradáveis” e continuando a ler no v. 39:

“com auxílio de um deus estranho agirá contra as poderosas fortalezas e aos que o conhecerem, multiplicar-se-á a honra e fá-los-á reinar sobre muitos e lhes repartirá a terra perpétua no tempo do fim; então depois o rei do sul vai lutar contra ele e o rei do norte arremeterá contra ele na versão do rei James diz assim: com a violência de um enorme furacão; com carros, cavaleiros e muitos navios e entrará nas suas terras e as inundará e passará, entrará também na terra gloriosa e muitos sucumbirão, mas do seu poder escaparão estes; quem? Edom e Moabe, os filhos de Ló e as primícias dos filhos de Amom, sim, a Jordânia, digamos assim, seriam as áreas da Judeia e estenderá a mão contra as terras do Egito e não escapará, este é o reino do Sul; apoderar-se-á dos tesouros de ouro, de prata e de todas as coisas preciosas do Egito e os líbios e etíopes que também cairão, um pouco mais para a África e um pouco para o oriente, assim como a Etiópia um pouco mais para o sul e também vão ser tomados”

“mas pelos rumores do oriente do norte como Rússia, China, Coreia do Norte e outros, provavelmente, será perturbado e sairá com grande furor e a destruir a muitos, armará as suas tendas palacianas entre os mares do glorioso monte, Jerusalém, o monte santo, mas chegará ao seu fim e não haverá quem o socorra como vemos em AP 17-18"

E o seu fim final será como descrito em AP 19:20 quando Jesus Cristo retornar e vai destruir esse rei.

Ora, vemos então aqui que vai esta grande luta, entretanto, as nações de Israel vão ser protegidas por Deus de maneira que não sabemos como, mas vejam aqui que por ex., em ZC 12 vai haver muitas guerras à volta desse povo e dessas nações e se lê aqui em ZC 12 diz assim:

“sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel, fala o Senhor que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem”

Se vê aqui três provas o dedo de Deus que estendeu o céu, que fundou a terra e que formou o espírito do homem no homem esse é o grande poder de Deus e de fazer com que o homem tenha esta capacidade de entender coisas.

“eis que Eu farei de Jerusalém um cálice de tontear, um cálice de tremor para todos os povos em redor e também para Judá durante o sítio contra Jerusalém; naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos e todas as que a erguerem se ferirão gravemente e contra ela se juntarão todas as nações da terra”

Irmãos, vão lutar contra ela e este povo

“naquele dia diz o senhor ferirei de espanto todos os cavalos e os que os montam contra a casa de Judá abrirei os meus olhos e ferirei de cegueira todos os cavalos dos povos”

Provavelmente quando da vinda de Cristo Ele fará isso e se vê aqui que vai haver uma contínua agitação à volta deste período do fim, coisas muito graves que vão acontecer e também se lembrem que Deus tem preservado o seu povo e veja em DT 32:9-10 lemos:

“porque a porção do Senhor é o Seu povo, Jacó é parte da Sua herança, achou a terra deserta e solitária e povoada de uivos, rodeou e cuidou dele, e guardou como a menina dos olhos”

Deus guarda o Seu povo, sim, apesar dos seus pecados, mas Deus tem preservado o seu povo, e muitas nações que existiam durante esse período depois que os israelitas saíram do Egito essas nações desapareceram!

Mas esta família através das gerações de Tera, Abraão, Isaque e Jacó continuam e vejam também em ZC 2:7-8 lemos:

“pois, assim diz O Senhor dos Exércitos para obter Ele a glória e enviou mais nações que a despojaram porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho”

Cuidado! Não esteja a tocar na menina do olho de Deus, esse é uma proteção que Deus dá a Seu povo e promete! E por isso vemos, irmãos, que Deus tem trabalhado através de famílias, o pai dos fiéis, Abraão, Isaque e Jacó, essa família e essas promessas foram dadas a Israel e sim vão ser castigados porque desobedeceram, mas ao fim de tudo essa família vai ser abençoada no reino milenar e através dessas famílias e suas conexões essa benção vai se espalhar ao mundo inteiro e vejam em IS 19:21:

“o Senhor se dará a conhecer ao Egito e os egípcios conhecerão o Senhor naquele dia”

Simbolicamente o reino do sul.

“sim, eles O adorarão com sacrifícios e ofertas de manjares e farão votos ao senhor e os cumprirão”

As religiões falsas que têm seguido vão desaparecer e vão respeitar a Deus e v. 22:

“ferirá o Senhor os egípcios, ferirá, mas os curará”

Sim, vai castigá-los por seus pecados tal como Israel será castigado pelos seus pecados, mas depois os vai curar.

“converter-se-ão ao Senhor e Ele os atenderá nas suas orações e os curará; naquele dia haverá estrada para o Egito, o reino do sul, até a Assíria que representa o reino do norte, os assírios irão ao Egito, o reino do norte e do sul estarão em paz, e os egípcios à Assíria e os egípcios adorarão com os assírios”

Haverá esta paz entre essas nações e ambas vão adorar a Deus.

“naquele dia, Israel, será o terceiro com os egípcios e os assírios uma benção no meio da terra porque o Senhor dos Exércitos os abençoará dizendo: bendito seja o Egito, Meu povo, a Assíria obra das Minhas mãos e Israel a Minha herança”

Sim, finalmente haverá paz entre essas nações que estão em guerra, e estas famílias e nações que tiveram contato com Israel e como Jesus Cristo diz: ao judeu, primeiro, e depois, ao grego, isto é, aos israelitas, primeiro e depois a todas as outras nações gentias

E ao fim disto tudo esta paz, e este amor e esta família de paz e alegria mundial se espalhará à família inteira de Adão e Eva; e por isso lembrem-se jovens adultos na igreja que Deus os vai proteger e em LC 12:32 lemos:

“não temais, ó pequenino rebanho porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino”

Irmãos, vivemos em tempos difíceis, mas temos que andar em fé e confiando em Deus e tendo cuidado, e orando sempre para que sejamos contados como dignos para escaparmos das coisas que vão acontecer porque Deus lhe vai proteger!

Como lemos em LC 21:36; Deus nos protegerá se nós formos considerados dignos e se estamos a orar e termos cuidado de nós a vigiar para sermos fiéis a Deus até ao fim e em completa confiança Nele.

E por isso diz: não temam, ó pequeno rebanho porque o Pai quer dar a vocês o Seu reino.