Doutrinas Fundamentais: (1) Arrependimento de obras mortas

Você está aqui

Doutrinas Fundamentais

(1) Arrependimento de obras mortas

Download (Baixar)
MP3 Audio (20.65 MB)

Download (Baixar)

Doutrinas Fundamentais: (1) Arrependimento de obras mortas

MP3 Audio (20.65 MB)
×

Hebreus capítulo 6 descreve seis doutrinas fundamentais. Este sermão descreve o propósito de Deus para a humanidade e com este propósito em mente analisamos o plano de Deus para realizar o Seu objectivo de trazer muitos filhos à glória. Deus já abriu o caminho pelo sacrifício de Jesus Cristo. Este sermão em seguida descreve o nosso primeiro passo neste processo, que é de acordo com Hebreus 6, o nosso arrependimento de obras mortas.

Sermon Notes

O Pai e Jesus Cristo planejaram em trazer muitos filhos à glória.

Parte do Seu plano é que precisamos ter arbítrio livro. Mas todos nós - mais cedo ou mais tarde - pecamos. Por essa razão Deus criou um plano de redenção. 

Este sermão descreve a nosso primeiro passo neste plano. 

Transcrição

Nós temos que engatinhar antes de começarmos a andar, nós temos que andar antes de começarmos a correr, nós aprendemos sons básicos antes de começar a falar e até as plantas e as árvores começam de sementes pequeninas e nós temos que começar do início.

E por isso hoje, queridos irmãos, eu quero começar no início para introduzir as doutrinas fundamentais que vemos na Bíblia de acordo com HB 6 e vejam comigo em ZC 4:10:

“pois quem despreza o dia dos humildes começos esse alegrar-se-á havendo um prumo na mão de Zorobabel”

Aqui estamos a ver não devemos desprezar o início de coisas pequenas e tudo que é criado começa assim e cresce e se desenvolve tal como qualquer projeto como ex. de construção, é preciso ter um desenho e depois começa-se a construção de uma coisa pequena e por isso não desprezem o dia dos começos das coisas pequenas como lemos.

No início vemos que Jesus Cristo e o Pai planejaram este plano de salvação da humanidade e por isso [emos em AP 1:7-8:

“eis que vem, JC, com as nuvens e todo o olho O verá até quantos o traspassaram e todas as tribos da Terra se lamentarão sobre Ele, certamente, Amém! Eu sou o alfa e o ômega diz o Senhor Deus Aquele que era e que há de vir”

E por isso, irmãos, vemos que JC sendo o início e o fim, o primeiro e o último pois Ele disse e veja por ex. ao fim do v. 17:

“não temais Eu Sou o primeiro e o último, Aquele que vive, estive morto e eis que sou vivo pelos séculos dos séculos”

E por isso vemos que JC é Aquele pelo qual a criação começou e vai ser completada, Deus o Pai delegou, a responsabilidade e a missão ao Verbo que agora é conhecido como Jesus Cristo que é uma de criar membros na família de Deus e para primeiro criar seres espirituais, os quais nós os chamamos de anjos para ajudar no processo; segundo lugar criou depois o mundo físico um ambiente para este crescimento e depois, em terceiro, mais tarde criou os seres humanos cerca de quase 6000 anos atrás e esses seres humanos que somos nós que temos o propósito final da grande missão do Pai, isto é, de criar membros da família de Deus que ao fim serão seres filhos e filhas de Deus do Pai.

Na verdade, o Pai é Deus de quem e para quem todas as coisas existem e JC é o Senhor por quem Deus, o Pai, tem feito todas as coisas e vejamos em 1 CO 8:6:

“para nós há um só Deus, isto é, o Pai de quem são todas as coisas e para quem existimos; e há um só Senhor, Jesus Cristo, o filho de Deus pelo qual são todas as coisas e nós também por Ele”

Tudo foi criado por JC, está claro, debaixo da ordem de instrução e comando e de acordo com a vontade do Pai e por isso também lemos em JO 1:1:

“no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, o Altíssimo, o Pai e o Verbo era Deus, uma coexistência, e o Verbo estava com Deus”

Era um relacionamento entre dois seres e eram parte do Reino de Deus, deste gênero de seres que é uma identificação e no v. 2:

“Ele, isto é, o Verbo estava no princípio com Deus”

E não estava dentro de Deus, mas eram coeternos e coexistentes e no v. 3:

“todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, do Verbo, e sem Ele nada do que se foi feito se fez”

E como lemos no v. 14 o Verbo se fez carne, isto é, veio a ser JC e como vemos aqui todas as coisas foram feitas por intermédio Dele e por isso JC foi o agente e representante do Pai e do Reino de Deus pra fazer a criação de acordo com a vontade do Pai. E vejam também em CL 1:15:

“este é a imagem do Deus invisível, JC é essa imagem, o primogênito da criação”

Primogênito em grego: protokos que quer dizer o proto, primeiro que nasceu de toda a criação do Pai, isto é, o primeiro ser humano que nasceu primogênito para a vir um ser espiritual e vemos no v. 16:

“foram criadas todas as coisas como diz aqui nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, tronos e soberanias principados, quer potestades, tudo foi criado por meio Dele e para Ele”

O Verbo criou tudo, e se fez carne e uma vez carne quando morreu foi primeiro que nasceu de novo primogênito para um ser espiritual que veio da carne, era o Verbo, se fez carne e depois foi o primeiro, o primogênito que nasceu da carne para vir a ser um ser espiritual. O próprio agente do P

Assim como também criou as coisas invisíveis como os anjos, os domínios angélicos, a criação espiritual e ainda mais não só os seres espirituais que nós chamamos anjos, mas ao fim disto tudo os seres espirituais que estão na família de Deus como filhas e filhos de Deus, e Ele é o autor assim como Ele é o início e o fim, o primeiro e o último.

Mas para fazer isso possível porque nós somos pecadores, para que nossos pecados fossem perdoados e reconciliados com o Pai o próprio ser agente de Deus do Reino de Deus teve que abrir o caminho e ser o pioneiro teve que ser Aquele que foi à frente, o capitão para abrir o caminho e nós sermos salvos, isto é, para podermos ser glorificados de seres humanos à glória da família de Deus. E vejamos em FP 2:5-8:

“tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, como a mesma mente, a mesma atitude, a mesma maneira de ser, a mesma intenção espiritual, pois Ele existindo em forma de Deus, era o Verbo, era em forma de Deus como o Pai como vimos e subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação ser igual a Deus, não estava incorreto de dizer que era da qualidade de ser do Pai, não em autoridade porque o Pai é maior, mas em qualidade de ser tal como eu e você somos da mesma qualidade de seres, isto é, seres humanos”

“esses dois eram da mesma qualidade de seres, mas antes a Si mesmo se esvaziou (v.7), o Verbo se esvaziou dessa glória assumindo a forma de servo, isto é, assumindo a forma de um ser humano, era da forma de Deus e assumiu a forma de homem, era do gênero da forma de ser de Deus e então como diz aqui se esvaziou dessa glória e assumiu a forma de um ser humano”

“e torando-se semelhante a homens como figura humana e a Si mesmo se humilhou tornando-se, Ele fez isto de forma voluntária, e obediente até à morte e morte de cruz”

Lemos aqui que JC, o Verbo, era Deus como diz aqui, era da forma de Deus, não era o Altíssimo, mas era dessa forma de Deus e Ele por outras maneiras era do reino de Deus como agente e representante do Pai que voluntariamente e da sua própria vontade fez a criação para o Pai e parte dessa responsabilidade da criação é que E[e teve que se esvaziar para vir da forma de homem para abrir o caminho para nós podermos ser glorificados com a mesma glória  que Ele tem  e tinha com o Pai antes de vir a ser da forma de ser humano que é o que Paulo descreve em HB 1:1:

“havendo Deus outrora falado de muitas maneiras aos pais e profetas e Deus, sabemos que se trata deste reino de Deus, e nestes últimos dias o Pai nos falou pelo Seu filho, porque um desses ser que era desse reino se esvaziou como vimos”

“e veio a ser o filho de Deus e se tornou carne a quem constituiu herdeiro de todas as coisas O qual fez também o universo, sim, JC, o filho, foi através Dele que foi feito este universo”

“Ele, Jesus Cristo, que é o resplendor da glória e a expressão exata do Seu Ser, o Pai, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados assentou-se à direita da majestade nas alturas se tornando tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles”

E está claro porque Ele está na família de Deus e donde Ele estava se esvaziou e voltou a glória que tinha do Pai como lemos em JO 17.

Queridos irmãos, vemos aqui como grande JC é e que Ele se senta ao lado direito do Pai e que é tão superior aos anjos e vejam por ex. n v. 8:

“mas acerca do filho, está claro o Pai está a dizer do filho, o Teu trono ó Deus”

O próprio Pai chama a JC ó Deus, isto é, o mesmo nome de família Deus como se fosse o sobrenome da nossa família e vejam aqui também em HB 2:10:

“porque convinha que Aquele por cuja causa e por quem todas as coisas existem conduzindo muitos filhos à glória aperfeiçoasse por meio de sofrimentos o autor da salvação”

Jesus Cristo foi aperfeiçoado e Ele é o autor da salvação; JC como o agente criador, aquele que criou também é o agente da salvação e como criador teve que sentir em primeira mão, isto é, pessoalmente o que é o sofrimento que a humanidade sofre e pode sofrer porque ninguém depois poderia criticar a Deus e dizer: olha Deus fez os homens e sofremos e Tu ó Deus não entendes o que é sofrimento.

E Aquele Deus, da família de Deus, do reino de Deus e que nos criou Ele próprio era o Verbo porque Nele tudo foi criado e fez o homem e por isso Ele entende o que é o sofrimento porque teve que sofrer por nós e sofreu uma morte extremamente dolorosa.

E por isso Deus entende o que é o sofrimento!! Porque Ele como o agente que o Pai criou tudo e foi por este sofrimento extremamente doloroso de morte de cruz e por isso Ele entende o que é o sofrimento.

E por isso JC não é simplesmente o criador de tudo físico, mas mesmo mais é o capitão à frente de tudo, o chefe principal da salvação! E vejam comigo em HB 5:7-10:

“Ele, Jesus, nos dias da sua carne e oferecido com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas, a quem o poderia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo filho, aprendeu obediência pelas coisas que sofreu; aprendeu o que é sofrer, e tendo sido aperfeiçoado tornou-se o autor da salvação, o causador, e tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote à ordem de Melquisedeque e autor da salvação para todos que O obedecem”

“este respeito, diz assim no v.11, temos muitas coisas a que dizer e difíceis de explicar, sim, é um assunto difícil, e por isso eu gosto de explicar repetidamente para poderem entender, porque vós tendes tornados tardios em ouvir, está aqui Paulo em HB a dizer a eles que temos que falar muito sobre diversos assuntos e muitas coisas que dizer e que são difíceis de explicar”

“tardios em ouvir, pois, com efeito vocês, os judeus, e que deviam de ser mestres e deviam saber destas coisas e por que? Tinham conhecido a palavra de Deus desde quando eram pequenos, desde crianças no ensino que tiveram e entendendo o tempo decorrido antes novamente tendes a necessidade que alguém vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus e assim vos tornastes com necessidades de leite e não de alimento sólido”

Por isso Paulo está a dizer aqui aos judaicos vocês deviam de saber melhor, deviam de saber isto bem porque vocês cresceram nos oráculos do AT e vocês não estão a entender isto.

“ora, todo aquele que se alimenta de leite nisto é obediente à palavra da justiça porque é criança”

Então Paulo está aqui a dar, digamos assim, um toque forte a estas pessoas porque está a dizer:

“o alimento sólido é para os adultos, aqueles que pela prática e que praticam tem as suas faculdades para discernir não somente o bem, mas também o mal”

Para poderem entender, julgar e distinguir o bem assim como o mal, como? Pela prática porque estão a exercitar, diz aqui: as faculdades e estão a viver o caminho e aí está o problema porque não estavam a viver no caminho e por isso não tinham esta maturidade e este alimento sólido porque não estavam a praticar o caminho de discernir pela prática entre o bem e o mal.

Irmãos, como está a nossa prática? Como estamos vivendo? Você está a medir e viver de acordo com esse padrão de uma vida verdadeiramente cristã? De comida sólida e de exercitar as suas faculdades para discernir o bem e o mal? E em HB 6:1:

Por isso, ponde de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo deixemo-nos levar para o que é perfeito e não lançando de novo a base dos fundamentos doutrinais”

Sim, não está a dizer: vamos deixar os fundamentos aos bocados, mas está a dizer que devemos desenvolver e crescer nesses fundamentos básicos e doutrinais e por que? Porque devemos de entender que Deus tem um plano e devemos de entender que Deus criou tudo de acordo com esse plano e que este plano é para nós viermos a ser filhas e filhos de Deus e sendo assim é para imitarmos a JC para que possamos a chegar a ter e replicar a mesma glória e a mesma natureza divina para quando um dia formos ressuscitados termos esta glória de filhos e filhas de Deus! Para estarmos nesse caminho.

E por isso, queridos irmãos, precisamos de entender os fundamentos ou as doutrinas fundamentais, primeiro essas doutrinas estão listadas como seis e vejam aqui e não lançando de novo a base:

1º o arrependimento das obras mortas

2º da fé em Deus

3º o ensino de batismos

4º a imposição das mãos

5º da ressurreição dos mortos

6º do juízo eterno

Vemos aqui seis doutrinas fundamentais e estas são basicamente listadas em pares e diz assim: “o arrependimento de obras mortas e fé em Deus; o ensino de batismos e imposição das mãos; da ressurreição dos mortos e do juízo eterno; em três pares.

E isto é interessante porque estes três pares são conectados em significado, digamos assim, com as três estações dos dias santos de Deus, isto é, estão conectados com o plano de salvação de Deus e o primeiro par como diz aqui é: o arrependimento de obras mortas e fé em Deus.

Por isso, irmãos, vamos recapitular brevemente:

Deus tem um plano, um plano de salvação e que quer ter muitos filhos na Sua família e par ter esse plano teve que criar o homem com arbítrio livre para aprender a fazer as suas próprias coisas e por causa disso o homem peca e por isso Ele tem um plano de salvação e para isso há uns certos passos aqui mencionados: arrependimento, fé, batismo, imposição das mãos, ressurreição dos mortos e juízo eterno.

Há umas certas fases de desenvolvimento ou de crescer nesse caminho para podermos ser salvos e sabemos bem que todos pecamos em RM 3:23:

“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”

Todos fizemos as obras da carne, todos caímos debaixo da inclinação e das atrações, dos desejos, das concupiscências, das nossas mentes e dos nossos corpos e o fim desse caminho é a morte e vejam em RM 6:21:

“porque o fim delas é a morte”

Destas coisas que fizemos e nos envergonhamos e o fim delas é a morte e depois diz no v. 23:

“e o salário do pecado é a morte”

“mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor”

JC abriu o caminho de nos dar a salvação e a vida eterna, e irmãos quando nós pecamos, digamos assim, estamos no corredor da morte onde a morte final é a morte eterna e vejam por ex. em EF 2:1:

“Ele nos deu a vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”

O dom de Deus é a vida através de JC, mas nós estávamos mortos e vejam no vs. 2-3:

“nos quais andastes outrora no curso deste mundo segundo príncipe da potestade e do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência entre os quais todos nós andamos outrora segundo as intenções da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos e éramos por natureza filhos da ira como também os demais”

Queridos irmãos, parte do plano de salvação de Deus é de nos dar um caminho para sermos redimidos e comprados de volta da morte e como é isso? Por causa do amor de Deus como sabemos em JO 3:16:

“porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigênito, o único desta maneira gerado, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”

Este caminho de redenção e salvação nos é dado por causa do amor que Deus tem para conosco e ao fim de contas é parte do Seu plano, e não é porque satanás está a estragar o plano, sim, o diabo quer que você caia, mas é parte do plano de Deus que nós tínhamos de ser pessoas de arbítrio livre para termos e aprendermos as nossas próprias decisões e virmos a ser membros da família de Deus.

Isto é para sermos membros da família de Deus nós temos que ter arbítrio livre, mas depois que aprendermos o caminho correto e tem que ser um que deseja manter-se nesse caminho e nessa mentalidade e nesse sentimento e que tenha sido um e que essa pessoa quer mudar e não quer retornar ao caminho errado.

E por isso tem que nos ser dado a oportunidade de escolher o caminho errado, isto é, podermos pecar para que depois vejamos a loucura e a insensatez assim como a fraqueza e termos sentido que o caminho do pecado não é bom e ter experimentado e sofrido por causa disso.

Pelos nossos pecados ou por pecados dos outros vemos que esse caminha não é bom uma vez que entendamos essa loucura que nos arrependamos de livre vontade que pela graça de Deus podemos ser perdoados porque Deus ao fim de contas quer que todos nós sejamos salvos e vejam em 1 TM 2:4:

“isto é bom e aceitável diante de Deus e o qual deseja que todos sejam salvos”

A vontade de Deus é que todos nós estejamos na família de Deus, pois, ao fim de contas este é o plano de Deus, e ter mais filhos e filhas na família Dele e por isso Ele deseja que tosos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Deus quer que toda a humanidade tanta quanto possível quer a maioria das pessoas estejam no seu Reino, de Deus, isto é, como parte de membros da família real e isto para que saibamos a verdade e a verdade é que só há um caminho! O caminho do amor e de dar; e por isso Ele é paciente e vejam em 2 PE 3:9:

“não retarda o Senhor a Sua promessa como alguns a julgam demorada, pelo contrário, Ele é longânime, isto é, tem muita paciência, para convosco não querendo que nenhum pereça, mas se não que todos cheguem ao arrependimento”

Ele quer que de nossa livre vontade nos arrependamos e que mudemos que sejamos pessoas arrependidas e por que! Para que nós com esse arrependimento possamos ser perdoados e sair deste corredor da morte, digamos assim, para podermos receber a vida eterna.

E por isso só há um caminho e uma maneira e essa maneira é que JC pagou pelo seu pecado e pelo meu, pelo nosso pecado, em vez de nós! E isso, queridos irmãos está diretamente ligada com a oferta movida que foi feita imediatamente após a ressurreição de Jesus Cristo e em LV 23:11:

“este é o molho das primícias que será movido o molho perante o Senhor para que sejais aceitos no dia imediato ao Sábado, isto é, no primeiro dia da semana e durante o período dos Pães Asmos, isto é, após a Páscoa, após JC estar morto e enterrado por três dias e três noites então Ele ressuscitou e depois de ressuscitar houve a oferta de mover o molho e esta oferta é para que sejamos aceitos; exatamente como o sacrifício de JC foi aceito por nós em vez de nós a nosso favor.

E por isso nós temos que aceitar o sacrifício de JC, mas não é aceitar e ficar da maneira que somos, não, temos que demonstrar quando aceitamos este sacrifício tem que ser uma demonstração de que nós não queremos continuar a viver o caminho que nos trouxe a esta condição de estarmos no corredor da morte!

Nós temos que demonstrar que aceitamos a necessidade de mudar a nossa maneira de viver e temos que reconhecer que precisamos de mudar a nossa vida e isto tem que ser demonstrado como? Pelo arrependimento, por uma mudança de direção de que para o que? numa mudança de direção de obras mortas que conduzem a morte por causa do pecado porque ao fim de contas pecado é quebrar a lei de Deus, não é? Em 1 JO 3:4 lemos:

“todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei porque o pecado é a transgressão da lei”

Quando transgredimos a lei espiritual de Deus estamos a pecar e por isso o arrependimento é uma mudança e por que? Obras mortas que conduzem a morte e essas obras pecadoras são definidas pela lei de Deus porque a lei de Deus diz: o que é o pecado e o que não é, a lei espiritual.

E por isso o arrependimento tem que ser de autoindulgência para o caminho de dar, o arrependimento da luxúria e dos desejos da nossa carne para servir a outros, o arrependimento tem que ser o arrependimento do egoísmo para um de abnegação, isto é o espírito de sacrifício para com os outros.

Quando nós demonstramos o nosso desejo de mudar, isto é, de ter frutos de arrependimento então Deus aplica o sacrifício de JC a nós, é aceito em nosso nome representado pelo movimento do molho.

As nossas consciências então são limpas e lavadas de obras mortas e vejam por ex. HB 9:14:

“muito mais o sangue de Cristo pelo espírito eterno sofre sem mácula a Deus que terá a nossa consciência de obras mortas de servirmos ao Deus vivo”

O sangue de Cristo, o sacrifício de Cristo que é aceito em vez de nós, nos purifica como uma purga, faz uma lavagem em nossa consciência de obras mortas para obras vivas e vejam aqui por ex. no v. 9:

“e isto é uma parábola do tabernáculo que tinha sido erguido no AT, para a época presente, naquele período, e segundo esta se oferecem em tantos dons como sacrifícios embora estes que eram oferecidos no templo no tocante a consciência sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto”

O que está aqui a dizer simplesmente, queridos irmãos, é que não há maneira nenhuma das nossas obras possam perdoar pecados e nem mesmo os sacrifícios do AT podem perdoar os nossos pecados.

Estas obras e estes sacrifícios são mortos, isto é, sua eficácia de limpar as nossas consciências porque não podem perdoar, não podem limpar o registro, não podem fazer uma purga na nossa consciência e de nos sentirmos culpados do pecado.

Não podem produzir a vida eterna, por isso nenhuma maneira de obras que você faça pode perdoar pecados nem aqueles sacrifícios que faziam de bodes e touros não podiam perdoar pecados, no entanto, eles apontavam para o sacrifício de JC, o cordeiro de Deus, e por isso era um método de ser um tipo de realidade que é Cristo e com a destruição do templo no ano 70 EC esse sistema parou.

E por isso como vemos não há qualquer quantidade de trabalhos ou obras físicas que possam pagar a penalidade do seu pecado, só um espírito arrependido vai trazer a misericórdia de Deus e vejam por ex. em SL 51:16-17 lemos:

“pois, não te comprazes em sacrifícios, do contrário, Eu te os daria e não te agrades de holocaustos, mas sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado, o coração compungido e contrito, e isso não desprezarás ó Deus”

Os verdadeiros sacrifícios que JC e Deus Pai querem é que nós tenhamos um espírito quebrantado, arrependido, um coração compungido, contrito e humilde e que estejamos a seguir o caminho novo, um novo e vivo caminho como se lê em HB 10 e vejam também em MQ 6:6-8:

“com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus excelso, virei perante Ele com holocaustos com bezerros de um ano? É o que Deus quer? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros e 10000 ribeiros de azeite, darei o meu primogênito pela minha transgressão e fruto do meu corpo do pecado da minha alma? “

“Ele te declarou homem o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti; e o que Ele pede de ti? Que pratiques a justiça e ames a misericórdia e andes humildemente ao teu Deus”

Meus irmãos, o nosso sacrifício nesta aliança com Deus é um sacrifício de nós próprios, e vivo e praticarmos a justiça em vez do caminho do pecado, é um sacrifício vivo, amar a misericórdia ao em vez de: eu quero me vingar daquela pessoa; e andarmos humildemente perante outros pessoas e de não sermos soberbos e arrogantes. E vejam aqui em RM 12:1-2:

“rogo-vos, pois, irmãos pelas misericórdias de Deus que apresenteis o vosso corpo vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional e não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

E por isso quando foram ao João Batista, ele disse: traz frutos de arrependimento, ao fim de contas, irmãos, o arrependimento é um dom de Deus e precisamos de pedir a Deus para nos ajudar a mudar nosso coração e nossa mente; e vejam em 2 TM 2:25-26:

“disciplinando com mansidão os que se opõem com expectativa de que Deus conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também um retorno a sensatez para reconhecermos que este caminho do pecado é uma loucura, mas que sejamos sensatos e arrependidos, mudemos o caminho deste caminho errado para o correto. RM 2:4 lemos:

“ou desprezas a riqueza da sua bondade e tolerância e longanimidade onde a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento”

Queridos irmãos, é a bondade de Deus, a Sua paciência que nos deve reconhecer que precisamos de arrepender e irmãos, não é só para os judeus, mas para o mundo inteiro e vejam em AT 11:18:

“e ouvindo eles estas coisas apaziguaram-se e glorificaram a Deus dizendo: logo também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para a vida”

Deus é o mesmo para o judeu, os gentios e todas as nações e queridos irmãos, nós temos que O buscar o arrependimento que é uma mudança permanente de direção de obras mortas para obras vivas, é um compromisso para uma nova direção na nossa vida sem olhar para trás como a mulher de Ló, sem ter um ponto de retorno, isto é, o arrependimento é um ponto sem retorno.

Queridos irmãos, o arrependimento é o nosso primeiro passo principal no plano de salvação de Deus, onde Deus deu o primeiro passo dando JC para morrer por nós, mas o arrependimento é o nosso passo no plano de salvação, a primeira coisa que precisamos de fazer é de nos arrepender.

E isto é representado como um tipo pelos dias dos pães asmos, sete dias, isto é, completamente arrependidos, é o nosso primeiro passo no caminho da vida eterna na família de Deus, parte do plano de salvação de Deus, do eterno plano de salvação de Deus para a humanidade e vejam aqui em HB 2:10:

“porque convinha que aquele por cuja causa por quem todas as coisas existem, isto é, JC e conduzindo muitos filhos à glória, Ele é o autor da salvação e por que?

Porque quer conduzir e onde o plano do Pai e de Jesus Cristo que trabalharam neste plano em conjunto é para conduzir muitos filhos à glória e para vermos muitos filhos na família de Deus”

Queridos irmãos, esta é a missão que foi delegada a JC e por isso Ele criou este universo e ambiente para criar o homem, abrir o caminho para ele poder andar nesse caminho e para Ele poder ser o capitão desta missão e isto foi delegado a Ele para conduzir ou de trazer muitos filhos à glória.