Epístolas de Paulo: 1 Tessalonicenses 1:1-5

Você está aqui

Epístolas de Paulo

1 Tessalonicenses 1:1-5

Download (Baixar)
MP3 Audio (41.73 MB)

Download (Baixar)

Epístolas de Paulo: 1 Tessalonicenses 1:1-5

MP3 Audio (41.73 MB)
×

Estudo Bíblico.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

No último estudo bíblico que dei acerca das Epístolas de Paulo comecei com uma introdução a história breve da vida de Paulo e hoje queridos irmãos eu quero continuar daí e mostrar como ele foi para Tessalônica e alguns dos problemas que existiam lá e como ele começou essa carta a qual ele escreveu de Coríntios.

Então vejemos brevemente queridos irmãos qual era um dos grandes problemas que existia entre os judeus.

Vejamos começando em AT 13: 38 e isto foi durante a primeira viagem missionária de Paulo e diz assim: “tomai pois vós conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste”; Paulo estava a dizer aos irmãos aí que a remissão de pecados era através de sacrifícios de Jesus Cristo.

E no v. 39 continua dizendo: “e por meio Dele todo o que crê é justificado”; todo o que acredita mas lembre-se um ato de acreditar realmente temos que fazer o que a pessoa diz para fazermos.

Por isso diz: “que todo aquele que crê é justificado de todas as coisas nas quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés”.

Paulo está aqui a dizer que a lei de Moisés e especificamente a lei de sacrifícios, a lei cerimonial, a lei dos rituais, a lei de matar bodes e cordeiros e dar sacrifícios não o justificava.

Vejam um bocadinho mais adiante no v. 42: “ao saírem eles (os judeus) rogaram-lhes (os gentios) que no sábado seguinte lhes falassem essas mesmas palavras”.

Vemos aqui que durante a primeira viagem de Paulo que ele estava a ensinar em Antioquia e estava a ensinar aos sábados.

“e assim despedida a sinagoga muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé e estes falando-lhes persuadiam a perseverar na graça de Deus”.

Por isso vemos aqui que havia esta disputa com os judeus e depois continuamos no v. 44: “no sábado seguinte afluiu quase toda a cidade para ouvir a Palavra de Deus” e v. 45: “mas os judeus vendo estas multidões tomaram-se de inveja e blasfemando contradiziam o que Paulo falava”.

Vê-se aqui um problema porque não estavam a aceitar o sacrifício de Jesus Cristo para nos justificar em vez dos sacrifícios de bodes porque os sacrifícios de bodes não podiam sacrificar ninguém e por que? Porque estes sacrifícios de bodes tinham que ser metidos diariamente de manhã  e a tarde, semanalmente, mensalmente e durante os dias santos anuais, as festas anuais e por isso não justificava e por isso vemos que ao fim ainda dessa primeira viagem missionária vê-se ao fim do capítulo 14 e no começo do capítulo 15 que houve então uma grande disputa e então vê-se aqui em AT 15: 1: “alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos que se não vos circuncidares segundo o costume de Moisés não podeis ser salvos”.

Dizendo assim que tem que ser circuncisos fisicamente e também está claro tinham também que observar a lei de Moisés como lemos ao fim do v. 5: “é necessário circuncidá-los e denominar lhes que observem a lei de Moisés”, isto é, as leis de rituais de sacrifícios e cerimônias e isto é o que eles estavam a dizer que é necessário para os gentios.

E por isso houve uma grande contenda e não pequena discussão como lemos no v. 2 diz assim: “alguns dentre deles e resolveram que esses dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém aos apóstolos e presbíteros com respeito a esta questão”.

Tornou-se uma grande questão e então houve a reunião de AT 15 em Jerusalém e aí então como sabemos foi decidido para não por jugo adicional aos discípulos gentios e por isso disseram eles desde que não estejam a observar as contaminações dos ídolos.

Então isso foi um ensino que estava a afetar a igreja e esta conferência de Jerusalém de AT 15 foi no ano 49 e depois dessa conferência então Paulo saiu para a segunda viagem missionária e vê-se aí a partir do v. 36 de AT 15 foi quando decidiram fazer esta segunda viagem missionária que continua até AT 18 v. 22, e por isso estamos aqui a ver uma parte da história durante o período desta segunda viagem missionária.

Ora no capítulo 17 que é como disse durante esta segunda viagem missionária porque a segunda viagem missionária só acaba em AT 18:22 vê-se aqui a estória de Paulo que fundou a igreja vê-se aqui que fundou a igreja nesta secção em AT vê-se aí que estavam em Tessalônica e que fundaram vê-se aqui em AT 17:1: “tendo passado por Anfipólis e Polonia chegaram a Tessalônica onde havia uma sinagoga de judeus e Paulo segundo o seu costume foi procura-los e por 3 Sábados arrazoou com eles sobre acerca das Escrituras”.

Quer dizer então falou com eles acerca das Escrituras especificamente as Escrituras relacionadas ao sacrifício de Cristo.

Depois dele, Paulo e Silas, terem sido postos na prisão por causa da sua pregação do Evangelho, O Evangelho do Reino de Deus de quem Jesus Cristo é como o rei do Reino de Deus, Aquele que vai governar no Reino de Deus quando o Reino de Deus estiver governando na terra e então houve um terremoto que chocou a prisão e então eles foram liberados.

Foi então que Paulo foi liberado pelos magistrados romanos e ele então deixou Filipos e foi para Tessalônica; vê-se aí foi o que aconteceu anteriormente que como ele foi para Tessalônica e muitos dos locais onde Paulo pregou hoje em dia são ruínas basicamente ruínas mas a cidade de Tessalônica ainda está como uma grande metrópole e nessa altura era a capital da Macedônia mas hoje em dia é parte, uma cidade na Grécia e é chamada Salonica.

Em AT como estava a ler em 17:2 ele esteve lá por 3 Sábados em Tessalônica e ele arrazoou com eles acerca de Cristo e vejam aqui no v. 3: “expondo e demonstrando ter sido necessário que Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos e este dizia: Ele é o Cristo (isto é, o Messias) Jesus que eu vos anuncio”.

E por isso eles não entendiam, os judeus nessa altura não entendiam que o Messias tinha que vir em duas vindas , sendo a primeira vinda seria como o servo a sofrer e a segunda vinda teria de ser como o rei que iria restaurar o Reino e isso não entendiam que o Messias tinha que vir em duas vindas e eles só esperavam ou procuravam pela vinda como um rei restaurador e por isso não olharam as Escrituras que estavam que tinha que vir primeiro o Messias como um servo  a sofrer por nós .

E por isso Paulo estava a explicar a eles que o propósito da primeira vinda de Cristo não foi para restaurar o reino e seria depois na segunda vinda Dele e vejamos então no v. 4: “alguns deles (dos judeus) foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas”, sim, alguns deles foram unidos a Paulo e Silas, “bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres”.

Vejamos então no v. 5: “os judeus porém, isto é, a maioria dos judeus que não foram persuadidos, movidos de inveja trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, isto é, compraram, pagaram pessoas para virem para ali para causar problemas como muitos motins hoje em dia são  de pessoas que são pagas  e recebem, digamos assim, uma certa recompensa para estar aí a causar motins, então essas se juntaram a essa turba , alvoroçaram a cidade e assaltando a casa de Jason, por que? Porque Jason era aquele discípulo tinha aberto as portas para eles ficarem na casa dele e por isso procuraram trazê-los para o meio do povo porém não os encontrando, sim , Paulo estava na casa de Jason, estava morando na casa de Jason mas quando foram lá nesse momento ele não estava  na casa, não estava lá,  e por isso ele foi maltratado, vê-se aqui  arrastaram Jason e alguns irmãos perante as autoridades, estes que tem transformado o mundo chegaram também aqui aos quais Jason hospedou e todos estes procedem contra os decretos de Cesar afirmando ser Jesus o rei.”

E assim acabou por a situação de Paulo teve que sair dessa área e por isso vemos aqui no v. 10: “e logo durante a noite os irmãos enviaram Paulo e Silas para a Beréia mas Timóteo não foi com eles”; vê-se aqui que Timóteo não foi com eles.

“Ora estes de Beréia eram mais nobres do que os de Tessalônica pois receberam a Palavra com toda a avidez examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim”.

Depois vejam no v. 13: “logo que os judeus de Tessalônica souberam que a Palavra de Deus era anunciada por Paulo também em Beréia foram lá incitar e turbar o povo”.

Foram lá de novo a atacar.

“então os irmãos promoveram sem detença a partida de Paulo para os lados do mar porém Silas e Timóteo continuaram ali”.

Vê-se aqui então que Timóteo tinha se juntado a eles e Silas e Timóteo continuaram ali provavelmente em Tessalônica.

“os responsáveis por Paulo o levaram até Atenas e regressaram trazendo ordem a Silas e Timóteo para que o mais depressa possível fossem ter com ele”.

E assim eles partiram e deram instruções aos outros para irem ter com Paulo.

E por isso vemos que da história aqui em AT que Paulo só esteve lá em Tessalônica cerca de 3 semanas e quando a perseguição começou ele teve que sair da cidade para a sua própria segurança e então foi para Atenas e daí ele então teve com que Timóteo se mantivesse em Tessalônica para ver como é que os cristãos estavam a passar.

Vejamos então em AT 18:1: “e depois disso deixando Paulo Atenas partiu para Corinto”.

Então Paulo depois de estar em Atenas foi para Corinto e aí vemos que ele fundou outra igreja depois de vários meses de trabalho lá nessa área em Corinto e depois de algum tempo Timóteo voltou para visitar ou ver Paulo em Corinto e trouxe a Paulo que estava em Corinto palavras de boas novas como os irmãos em Tessalônica estavam a continuar na fé e que problemas eles estavam a encontrar.

E por isso quando lemos esta carta aos tessalonicenses nós reconhecemos os tipos de problemas que eles encontravam e que muitos desses também problemas que nós encontramos hoje em dia na igreja nesta era.

Vemos aqui como eu mencionei que os judeus estavam continuamente a botar pressão em Paulo e isto não se tornou i=um problema só de Paulo mas também um problema dos irmãos na Tessalônica.

Adicionalmente os irmãos em Tessalônica estavam a ser perseguidos severamente por outros cristãos, os que se tinham tornado cristãos mas tinham vindo do paganismo e que ainda eram pagãos e estavam a rejeitar os ensinos da igreja e começaram a trazer dificuldades a eles, a tirarem as propriedades deles e por isso esses primeiros cristãos embora só tivessem conhecimento da Verdade e da pregação por Paulo por umas 3 semanas mais ou menos tiveram que perseverar uma perseguição muito forte.

Naquela cidade como em todas as cidades gregas havia um problema de promiscuidade sexual e isso era bem comum e talvez era reconhecido como um direito religioso e por isso para certas pessoas viverem de uma maneira de castidade e de respeito as coisas da maneira de viver corretamente e ter uma certa castidade era considerado como uma aberração estranha e por isso tal como no caso hoje em dia havia uma grande pressão do mundão e também nestes novos cristãos para caírem de volta para um caminho do mundão com as suas práticas sexuais do dia que as pessoas praticam.

E havia outro problema grande na igreja que era acerca do entendimento acerca da segunda vinda de Cristo.

O apóstolo Paulo certamente tinha mencionado a eles acerca da segunda vinda de Cristo como rei vindouro para estabelecer o Reino de Deus mas eles estavam um bocado confusos sobre isso e é como eu as vezes mando informação e as pessoas ficam um bocado confusas e perguntam mas tu disseste isto mas não dissestes aquilo e coisas assim.

E as pessoas ficam um bocado confusas e temos que reexplicar cuidadosamente os assuntos e por isso alguns desses cristãos de Tessalônica estavam a espera que a vinda de Cristo fosse muito eminente de tal maneira que até alguns tinham parado de trabalhar ou tinham uma desculpa para serem preguiçosos e visto que eles não estavam a ganhar dinheiro para o pão do dia a dia para se manterem e sobreviverem outras pessoas tinham que estar e se sentiam responsáveis para cuidar deles e eram como se fossem digamos assim talvez não seja uma boa maneira de dizer mas é como se fossem sanguessugas que tivessem a chupar dinheiro dos outros para continuarem a viver e estavam digamos assim a usar o carinho dos outros irmãos que estavam na congregação da igreja.

E assim houve várias tensões na congregação e certamente havia alguns líderes da igreja que existe sempre algumas pessoas que precisavam de uma certa correção e um certo ensino adicional para estarem mais estabelecidos na fé e por isso causou vários tipos de problemas que existiam na igreja em Tessalônica e que são lições aplicáveis a nós hoje em dia prática.

Ora o livro da epístola de Tessalônica foi escrita cerca do ano 51 da EC e isto foi durante a segunda viagem missionária e o propósito de Paulo de escrever esta carta ou epístola foi para em primeiro lugar encorajar estes recentemente convertidos cristãos nas suas provações como por exemplo lemos em 1 TS 3:3-5 e também foi para dar a eles instrução acerca de viver de uma maneira que seja segundo a maneira de Deus como vemos em 1 TS 4:1-12 e também para dar a eles certa segurança ou uma certa confiança acerca do futuro dos crentes particularmente aqueles crentes que já tinham morrido durante estes anos que tinham passado e as pessoas estavam a pensar  o que vai acontecer com eles pois morrerem durante os últimos anos e é por isso para dar a eles uma certa confiança desses cristãos que tinham morrido entretanto.

Então que lições digamos assim numa maneira simples capitular que lições é que aprendemos do livro ou da epístola dos TS? Acerca de como satanás ataca a igreja de Deus; ora o ponto é que satanás está continuamente a criar problemas, dificuldades na igreja de Deus para causar dificuldades para a obra poder ser feita.

Queridos irmãos aonde está a igreja de Deus vocês vão ver dificuldades a pregar o Evangelho porque satanás vai querer por estas dificuldades e isto é importante entendermos neste mundo em que satanás é o deus deste mundo e isto está a acontecer e por isso não pensem olha a igreja de Deus é a igreja que não devia ter nenhuns problemas porque isto não é o mundo de Deus pois isto é o mundo de satanás e ele ainda está a reinar neste mundo até Jesus Cristo vir e o remover desta posição de governo que ele tem  hoje em dia no mundo.

Este é o mundo de satanás! E por isso que há estes problemas todos, irmãos, por isso estas dificuldades, por isso estes sofrimentos todos porque este é o deus deste mundo que é satanás.

E como nós desejamos e oramos, por exemplo, quando dizemos na oração modelo, isto é, no Pai Nosso, oração modelo, que diz: venha o teu Reino e seja feita a Tua vontade na terra como é feita no céu.

O Reino de Deus venha rapidamente, isto é, que Jesus Cristo venha rapidamente para estabelecer o governo de Deus mundial, o governo mundial de Deus neste planeta para trazer paz as pessoas que estão a viver neste mundo como seres humanos e como seres físicos e como seres de carne e sangue.

Sim, as pessoas de carne  e sangue não vão herdar o Reino de Deus porque os que vão herdar o Reino de Deus são seres transformados e por isso esses que vão governar sobre a terra são aqueles que vão ser ressuscitados à vinda de Cristo e/ou aqueles que ainda estão vivos e são verdadeiros cristãos fiéis a vinda de Cristo e esses serão transformados para que os ressuscitados que todos os ressuscitados serão transformados  e aqueles que ainda estão a viver na vinda de Cristo transformados também e vão governar e herdar o Reino de Deus e vão ser seres que não são mais carne e sangue mas! vão governar sobre os seres humanos que são carne e sangue e vão governar na terra.

Ora quais eram os problemas como eu estava a perguntar que satanás quer criar para nós na igreja?

Em primeiro lugar a profissão de satanás, digamos assim, ele tem grande diploma de mestre e é de ENGANADOR!

É o grande, aquele que vai estar aí a iludir o mundo inteiro.

Você fosse dizer: olha que grau universitário tem satanás? Tem o mais alto, acumulado, o que seja lá o que for, o mais alto grau de enganador e que engana o mundo todo!

Todo! AP 12:9 engana o mundo todo!

Ora para enganar por isso vai ensinar doutrina que parece verdade ou que tem partes dela que seja verdade mas que tem um bocadinho de mentira, e pode ter uma quantidade maior de verdade ou uma quantidade menor de verdade, e depende se é este grupo ou aquele grupo porque as pessoas podem escolher o que quiserem desde que não seja a PURA VERDADE.

E por isso satanás quer filtrar qualquer grupo, qualquer pessoa que esteja a seguir o caminho de Deus para estuprar a verdade, para distorcer a verdade, para fazer com que as pessoas se desviem do caminho e seja qual for a desculpa.

A desculpa pode ser:

- “olha eu não acredito nesta doutrina”, ou pode ser:

- “olha fui maltratado porque eu queria ser um pastor e não me fizeram pastor” ou

- “eu sou um teólogo e tenho os graus universitários de teologia do mundo e eu devia ser um pastor e a igreja de Deus não me está a fazer um pastor e eu vou começar uma igreja e sim com algumas habilidades que aprendi da igreja de Deus Unida mas com algumas ideias minhas (mentiras perante Deus)”.

Queridos irmãos isto é o truque contínuo de satanás e por isso ele estava a usar os judeus e por que? Porque o judaísmo tinha sido digamos assim desviado pois tinha se desviado do verdadeiro ensino de Deus dos dias de Moisés.

O judaísmo estava completamente fora do caminho certo e tinha, sim, muitas coisas certas mas também tinha certas coisas erradas e é por isso que Jesus Cristo continuamente leiam em MT 23 quando começou a dizer aos fariseus e aos escribas que vocês são hipócritas! Uma vez, duas vezes, e outra vez e outra vez em MT 23 você vê que Jesus Cristo não foi politicamente correto pois ele disse bem forte aos judeus que eram HIPÓCRITAS! A estes líderes do judaísmo.

E até Paulo lemos aí em GL que disse: vocês sabem muito bem eu era muito bem sabedor do judaísmo mas eu estava errado porque perseguia a igreja de Deus.

Por isso qual são os truques de satanás para afetar a igreja nessa era e hoje?

Doutrina; modificar a doutrina de Cristo e ir para além da doutrina de Cristo, ultrapassarem a doutrina de Cristo, ter umas ideias progressivas que levavam a graça de Deus para uma libertinagem ou diziam não tem que seguir as ofertas ou os ensinos da lei de Moisés que eram sim para os judeus mas não eram para os gentios, que eram lições e são lições para nós, esses bodes e esses touros eram lições de que? São lições de que? Para nos ensinar que Cristo o verdadeiro sacrifício tinha que morrer por nós e essas eram simplesmente sombras ou pontos de ensino que apontavam para a realidade que é Cristo.

E por isso Paulo disse: vocês não precisam de celebrar essas cerimônias, sim, há certas coisas físicas que precisamos de fazer, por exemplo, precisamos ser batizados é uma coisa física que nos dá um ensino, sim, há certas coisas físicas que precisamos de fazer mas o ponto aqui é que o diabo ilude, engana as pessoas desviando-nos do ensino de Cristo como está na Bíblia.

Porque o ensino de Cristo ao fim de contas é só que o sangue de Jesus Cristo é que pode pagar pelos nossos pecados e não o sangue de touros e de bodes ou de ovelhas.

Também poderiam ser outras coisas como eu mencionei, por exemplo, abusar da graça de Deus e virar isso para libertinagem isso é uma autorização de ceder ou deixar de obedecer a lei de Deus.

E por isso irmãos isso são enganos de satanás e outros enganos de satanás podem ser olha esta pessoa não olhou pra mim hoje porque está zangada comigo e por isso eu estou zangada com ele ou com ela e coisas desse gênero.

Quer dizer começam a chegar a conclusões erradas acerca de atitudes acerca das pessoas ou acerca das personalidades e precisamos de ter cuidado; quer dizer problemas entre pessoas, precisamos de ter cuidado e por isso Paulo diz que deu instrução vemos, por exemplo, em 1 TS 4:1-12 de como viver uma vida piedosa, isto é, uma vida segundo Deus e por não estar a criticar as outras pessoas.

Por isso como vimos ele esteve em Corinto cerca de 18 meses, esteve em Tessalônica 3 semanas mais ou menos mas deixou lá Timóteo em Tessalônica e quando Paulo estava em Corinto depois Timóteo veio como vemos aqui em 1 TS 3:1-2 diz assim: “pelo que não podemos suportar mais o cuidado por vós pareceu bem ficar sozinhos em Atenas e enviamos o nosso irmão Timóteo, ministro de Deus do Evangelho de Cristo, para em benefício da vossa fé confirmar-vos e exortamos”.

Quer dizer Paulo disse olha Timóteo fica aí com vocês aí em Tessalônica mas depois vemos aqui no v. 6: “agora porém o regresso de Timóteo ( ele esteve lá por um certo tempo e agora voltou Timóteo aqui a Corinto)  vindo do vosso meio trazendo-nos boas notícias da vossa  fé e do vosso amor e ainda que sempre guardais a exata lembrança de nós desejando muito ver-nos como aliás nós a vós outros e por isso irmãos fomos consolados acerca de vós pela vossa fé apesar de todas as vossas privações e tribulações porque agora vivemos se é que estais firmados no Senhor”.

E por isso Paulo ficou encorajado quando recebeu as notícias acerca dos tessalonicenses que Timóteo trouxe a eles e então Paulo escreveu aos tessalonicenses esta carta e esta epístola e por isso vemos aqui no capítulo 1 v. 1 diz assim: “Paulo, Silvano (ou como em AT era mencionado como o nome de Silas ou Silvano é a mesma pessoa) e Timóteo (quer dizer Paulo estava com Silas e Timóteo então regressou de Tessalônica e estava agora então em Corinto com Paulo e então estes três estão assim a escrever esta carta a igreja dos tessalonicenses) em Deus Pai e Senhor Jesus Cristo graça e paz a vós outros”.

Aqui vemos este cumprimento comum que Paulo usa em suas cartas graça e paz.

Graça que são os dons graciosos e bondosos de Deus e está claro nós somos justificados pela graça de Deus que é um dom de Deus e isto é da natureza de Deus, a natureza de querer dar  é tal como nós pais que queremos dar coisas aos nossos filhos e é por isso uma atitude que nós precisamos desenvolver como o Pai e Jesus Cristo tem e acabamos de por no nosso site um livro de estudo bíblico acerca da graça que vocês podem ver e estudar mais acerca deste assunto.

Por isso nós devemos crescer na graça como leem ao fim de 2 PE 2:18 diz para crescermos na graça e na sabedoria do Senhor Jesus Cristo e nosso Salvador no conhecimento, isto é, nós precisamos de crescer  na graça, isto é, na aplicação da maneira que Jesus Cristo é e para crescermos nesta graça precisamos de conhecer bem como Cristo é, precisamos de viver como Cristo quer que nós vivamos e aprendermos mais acerca de Cristo , para aprendermos mais acerca das características Dele e para nós pormos em prática nas nossas vidas e por isso nós devemos crescer na graça e depois diz paz que é um resultado da graça quando nós exercitamos graças e misericórdia e compaixão, bondade e carinho para com os outros graça então temos este espírito de paz.

E por isso esta paz interna e esta paz mental que só vem pelo Espírito de Deus e isto, por exemplo, quando vocês leem as beatitudes ou digamos assim as bem aventuranças de MT 5:2-9 vemos que começa com humildade, e com arrependimento e com mansidão e aprender e ter um desejo de aprender mais o caminho de Deus e de ter misericórdia e vemos que isso chega ao ponto que nós vamos ser pacificadores e por que? Porque temos paz e queremos ser pacificadores.

Continuando então a ler em 1 TS 1 diz assim: “Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo”.

E também diz no v. 3 diz assim: “recordando-nos diante do Nosso Deus Pai e da operosidade da vossa fé, abnegação do vosso amor e da vossa esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Por isso vemos aqui dois versículos no 1 e no 3 está a mencionar acerca de Deus Pai e Nosso Senhor Jesus Cristo.

Não há menção do Espírito Santo como uma pessoa e por que? Porque o Espírito Santo não é uma pessoa.

Depois continuando aqui diz assim: “em Deus Pai (Deus é o nosso pai e nós somos os seus filhos e filhos de Deus).

E por isso Deus está a fazer uma família, uma família espiritual da qual vamos fazer parte desse reino dessa família de Deus e no Reino de Deus e governo de Deus.

E por isso entendemos o amor do Pai para com o Filho?

Queridos irmãos certas pessoas dizem as vezes é mais difícil vermos os filhos sofrerem do que nós próprios passarmos pelo sofrimento, sim, sentimos a dor mas esta dor interna de ver os filhos a sofrerem é muito difícil e é muito duro irmãos.

Ora o Pai é Nosso Pai e tem um amor por nós aquele grande amor que deu por nós o seu único filho JO 3:16 e vê-se aí que grande amor ele tem para conosco e vemos Jesus Cristo é o Nosso Senhor! O Senhor! Quer dizer kurios em grego quer dizer o nosso mestre, o nosso chefe, o nosso dono e Aquele a quem nós respondemos a Ele e está claro por Ele ao Pai a quem nós pertencemos porque ele comprou-nos com a sua vida, o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vejam também aqui em JO 14:23 diz assim: “respondeu-lhes Jesus: se alguém me ama guardará a minha palavra e o meu Pai O amará”.

Queridos irmãos se guardamos a palavra de Jesus Cristo, isto é, se queremos Jesus Cristo está claro que vamos guardar e vamos fazer o que Ele diz para nós fazermos e por isso vamos guardar a palavra de Cristo e fazer o que Ele diz para nós fazermos.

E diz assim: “o meu Pai O amará e faremos (isto é, o Pai e o Filho) Nele morada”.

Quer dizer o Pai e o Filho se viram para nós e vão fazer morada em nós e como? Como é possível?

Quer dizer que temos pessoas dentro de nós? Não!

Mas o que é que vivem em nós através do Espírito Santo e através da essência de Deus, através, digamos assim, do DNA espiritual Deles, estou a usar isso como uma analogia mas o DNA espiritual Deles e que nós recebemos que é o Espírito Santo de Deus que é esta, o DNA espiritual é esta capacidade de poder que recebemos de Deus para pensarmos como Ele pensa e termos o mesmo sentimento como eles tem o mesmo amor e carinho, a mesma graça.

Isto é, o mesmo favor divino que Eles tem para conosco nós precisamos ter para com os outros.

Vejam por exemplo em LC 24:52 aqui outro ponto que pessoas muitas vezes nem pensam mas Jesus Cristo era Deus e não estou a dizer que Cristo e o Pai eram uma pessoa, não, não estou a falar de algo binário, não, estou a falar que era o Pai e era o Filho como dois seres independentes mas como lemos por exemplo em JO 1:1 o Verbo era Deus e o Verbo estava com Deus e o Verbo estava no princípio quer dizer era eterno, o Verba era eterno e estava  no princípio e tinha um relacionamento com o Pai e estava com Deus e era Deus, isto é, do mesmo gênero e da mesma forma de ser  tal como eu e você somos homem ou homens e mulheres, da humanidade, Jesus Cristo, o Verbo e o Pai eram da forma de Deus como lemos por exemplo em FP 2:6 que Jesus Cristo era da forma de Deus e não era usurpação ser igual a Deus!

Por isso Jesus Cristo era e é Deus, onde o Pai é Deus mas não estou a dizer que são a mesma pessoa são do mesmo reino, o Reino de Deus como por exemplo meu nome é Campos e meus filhos também são Campos por isso por exemplo eu sou Campos e meus filhos também são Campos mas não quer dizer que somos a mesma pessoa, temos o mesmo nome e o mesmo apelido, somos da mesma qualidade e do mesmo gênero de seres e aqui está a dizer que Jesus Cristo é Deus e o Pai é Deus mas eram dois seres diferentes.

E por isso lemos aqui em LC 24:52 vemos aqui vamos então quando Jesus Cristo ascendeu depois de estar com os irmãos por cerca de 40 dias então os levou para Betânia e erguendo às mãos e os abençoou e enquanto estou a ler nos v. 50-51 de LC 24: “aconteceu enquanto os abençoava ia se retirando deles sendo elevado para o céu então eles adorando-o (estavam a adorar a Jesus Cristo e vocês sabem que não podemos adorar nenhuma outra pessoa a não ser Deus e por isso Jesus Cristo era Deus e estavam a adorar a Jesus Cristo, a Deus, era do gênero e da forma de Deus) e tomados de grande júbilo estavam todo tempo no templo louvando a Deus”; louvando ao Pai e louvando ao Filho como nós oramos ao Pai em nome do Filho, do Filho de Deus.

Isto é importante entendermos e continuando a ler em 1 TS 2 diz assim: “damos sempre graças a Deus por todos vós ensinando-vos em nossas orações sem cessar”.

Queridos irmãos eu oro por vocês e todos nós devemos estar a orar uns pelos outros e precisamos ter cuidado pelos irmãos mencionando uns aos outros nas nossas orações e depois continua a ler assim no v. 3: “recordando-nos diante do nosso Deus e Pai da operosidade (isto é, das obras) da vossa fé e da abnegação (isto é, do trabalho) do vosso amor e da vossa firmeza (isto é, da vossa paciência de se manterem firmes) e da vossa esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo”.

E por isso vê-se aqui fé, amor e esperança e vocês se lembram em 1 CO 13 vários dons do Espírito Santo mas estes três que são: a fé, o amor e a esperança e o maior deles é o amor, e vemos isso em 1 CO 13.

E depois lemos também em CO 14 que estes dons são para o que? Estes dons do Espírito Santo? Dos quais é amor, dos quais é esta fé que produz obras como lemos aqui da operosidade da vossa fé que produz obras e da abnegação do nosso amor, isto é, do trabalho, o nosso amor produz sacrifícios, amor é um verbo não é só uma emoção, é um verbo, uma ação.

Então, vemos aqui que estes três são para o que? Para edificar um ao outro, são para a nossa edificação, são para nós crescermos na verdade e no conhecimento de Jesus Cristo e assim para conhecermos na graça de Deus.

Isto é muito importante nós sabermos que precisamos de crescer na graça de Deus.

E por isso diz aqui no v. 3 diz assim: “a operosidade da vossa fé”, isto é, um trabalho de fé e estamos a trabalhar na fé? Um trabalho de fé e um trabalho de amor como diz assim também: “a abnegação do vosso amor”, um trabalho de amor e diz aqui também: “na firmeza da vossa esperança”, a esperança vocês leem, por exemplo, em 1 TS 5:8 vejam aqui um bocadinho mais adiante diz assim: “nós porém que somos do dia sejamos sóbrios vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação”.

A esperança da salvação é um capacete e precisamos de ter a esperança do que vai acontecer e de que vamos ser salvos pela graça de Deus, pela bondade, pelo sacrifício de Jesus Cristo e isto é uma esperança que dá a nossa mente uma estabilidade e nos dá aos nossos pensamentos uma estabilidade.

Por isso irmãos esta esperança é uma coisa de esperança da salvação e vejam por exemplo em RM 8:24: “porque na esperança fomos salvos”.

Queridos irmãos a esperança é muito importante para a salvação é como lemos aqui em TS: “o capacete da esperança da salvação e nos ajuda e nos dá essa esperança para mantermos firmes, a esperança que se vê não é esperança pois o que alguém vê como espera, sim, como pode esperar, mas esperamos o que não vemos paciência o guardamos”.

É uma esperança da salvação e isto é importante termos esta esperança.

Queridos irmãos depois continuando em 1 TS v. 4 diz assim: “porque o nosso evangelho não chegou até vós”.

Queridos irmãos reconhecemos o evangelho de Paulo que ele pregou?

Depois continuando a dizer: “reconhecer irmãos amados de Deus a vossa eleição”.

Reconhecemos a nossa chamada? A nossa eleição? Somos chamados e somos eleitos; reconhecemos essa nossa chamada?

Porque queridos irmãos nós fomos chamados para ser participantes da natureza divina.

Vejam em 2 PE 1:2-4: “graça e paz vos sejam multiplicados no pleno conhecimento de Deus e Jesus Nosso Senhor visto também pelo divino poder tem situadas todas as coisas que conduzem a vida e a piedade”.

Queridos irmãos nós somos eleitos para este propósito: “pelo conhecimento completo Daquele que nos chamou (chamou e nos elegeu) para a sua própria glória e virtude pelos quais nos tem sido doadas suas preciosas e muito grandes promessas para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina livrando-nos das corrupções das paixões que há no mundo”.

Queridos irmãos temos que parar as paixões do mundo e temos que começar a pôr na nossa vida a participar na natureza divina como em 1 PE diz no 1:2 diz assim: “eleitos segundo a preciência de Deus Pai em santificação do Espírito”.

Queridos irmãos fomos eleitos, fomos escolhidos, fomos eleitos pela preciência, pelo desejo, pela vontade de Deus desde a fundação do mundo porque é seu plano para ter filhos e filhas de Deus no Reino de Deus e isto é o seu plano e por isso parte desse plano teria que chamar pessoas e tinha que eleger essas pessoas serem digamos os líderes do mundo do amanhã para depois poder chamar os outros.

Vejam também em TG 1:17 diz assim: “toda a boa dádiva e todo o bom feito são lá do alto do centro do Pai das luzes em quem não pode existir variação ou sombra de mudança pois segundo o seu querer (segundo a sua vontade, segundo o seu desejo) Ele nos gerou pela palavra verdade para que fossemos como as primícias das suas criaturas”.

O Pai nos gerou através do poder do seu Espírito para sermos realmente filhos e filhas de Deus e isto é a vontade de Deus, isto é, o querer Dele para sermos filhos Dele e por isso voltando a 1 TS 1:4: “reconhecendo irmãos amados de Deus a vossa eleição”.

Precisamos ver o propósito do que Deus está a fazer conosco, nos chamou e está a nos eleger para sermos filhos e filhas de Deus e isto é uma chamada muito grande e muitos são chamados e poucos são escolhidos ou eleitos, poucos, quer dizer são cuidadosamente escolhidos, selecionados pelo Pai celestial; somos cuidadosamente escolhidos e selecionados pelo Pai celestial mas que coisa triste se você irmão se você está a ser chamado e você rejeita esta chamada?

Porque isto é estar selecionado para a equipe principal do mundo do amanhã, as primícias.

Queridos irmãos por isso é que diz: “reconhecer irmãos amados de Deus a vossa eleição porque o nosso evangelho (a razão da nossa pregação, a razão de que estamos a pregar, o que? O que Paulo pregou? Paulo pregou o Reino de Deus e a Boa Nova da vinda de Cristo)”.

Vejam em AT 28:23 o que é que Paulo pregou? Diz assim: “havendo-lhes marcado um dia vieram em grande número ao encontro de Paulo em sua própria residência e então desde a manhã até a tarde os fez uma exposição em testemunho do Reino de Deus”.

O que é que Paulo pregou a eles? O Reino de Deus! persuadi-los a respeito de Jesus e por isso pregou acerca do Reino de Deus e pregou acerca de Jesus que é o rei do Reino de Deus!

Donde ele pregou isso? Da lei de Moisés e também como dos profetas pois Jesus Cristo cumpriu esses profetas e essas profecias e por isso é que podia usá-las que apontavam para Ele.

Vejam também nos v. 30-31: “por dois anos permaneceu Paulo em sua própria casa que alugara onde recebia todos os que o procuravam pregando o Reino de Deus e com toa a intrepidez sem impedimento algum ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo”.

Pregava o Reino de Deus e pregava o Evangelho de Jesus Cristo e isto era o que Paulo estava a ensinar e por isso quando estamos a ler aqui no v. 5: “porque o nosso evangelho não chegou até vós somente pela palavra mas sobretudo em poder no Espírito Santo e em plena convicção assim como sabeis o nosso procedimento entre vós e por amor de vós”.

Queridos irmãos recebemos este ensino em poder e com convicção e por isso diz isto é para nós.

Queridos irmãos nós precisamos de ter esta convicção e estar convictos, não é simplesmente convencidos mas precisamos de estar convictos nesta chamada de Deus.

Queridos irmãos há dois agentes que nos fazem convictos: o Espírito Santo e a Palavra de Deus.

E queridos irmãos isso eu vou descrever em maiores detalhes no próximo estudo acerca das epístolas de Paulo e eu espero queridos irmãos que vendo este contexto e esta estória que vocês estejam a ver que há princípios aqui que podemos aplicar na nossa vida para podermos crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.