Epístolas de Paulo: 1 Tessalonicenses 2:13 - 3:13

Você está aqui

Epístolas de Paulo

1 Tessalonicenses 2:13 - 3:13

Download (Baixar)
MP3 Audio (42.41 MB)

Download (Baixar)

Epístolas de Paulo: 1 Tessalonicenses 2:13 - 3:13

MP3 Audio (42.41 MB)
×

Estudo Bíblico de Tessalonicenses. Continuação.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Paulo na sua carta aos tessalonicenses começa a carta a encorajar e agradecer aos tessalonicenses pela fé e pelo amor que eles têm.

Ele iniciou a carta dizendo que era Paulo, Silvano e Timóteo que estavam a escrever a carta e também diz no v. 5 porque pregaram o evangelho que não eram só palavras mas estava muito contente porque tinha produzido fruto; fruto do poder e convicção como diz aqui no v. 5 - o poder do Espírito de Deus.

E por isso viu nesses frutos que eles estavam a imitar os apóstolos e os servos de Deus, está claro, e Jesus Cristo e por isso diz no v. 7 eles se tornaram, digamos assim, os tessalonicenses um modelo, um padrão, um exemplo para outras congregações.

Eles deixaram a idolatria como se vê no v. 9, converteram-se para servir a Deus e esperavam como todos nós esperam pela vinda de Cristo, essa vinda de Cristo que nos vai liberar de toda a ira vindoura como diz no v. 10: “da ira vindoura”, isto é que nos vai proteger.

Queridos irmãos vão haver dias a frente muito difíceis e diz aqui mesmo que Deus nos vai proteger, nos vai liberar da ira vindoura.

Depois no capítulo 2 ele então mencionou a visita deles que não foi uma visita infrutífera, isso é, que não tivesse dado fruto e por isso embora eles fossem maltratados, os seus apóstolos, mas pregaram o evangelho e fizeram isso não para o seu ganho pessoal como leem no v. 3 mas fizeram isso porque Deus chamou.

Por exemplo, Paulo e que Deus deu a ele uma sagrada confiança, isto é, a responsabilidade de pregar o evangelho do reino de Deus. Uma sagrada confiança Deus nos dá, ao ministro, uma sagrada confiança para pregar o evangelho do reino de Deus.

E assim Deus deu dá esta confiança sagrada a Paulo tal como Ele, Deus, dá esta confiança sagrada aos ministros da igreja, através de Jesus Cristo a pregar o verdadeiro evangelho. Nós temos uma responsabilidade enorme e por isso é uma responsabilidade foi provada a nós pelo próprio Deus, não foi nossa escolha, não foi a nossa decisão de escolhermos uma profissão, mas foi Deus que nos chamou.

No v. 8 do cap. 2 Paulo diz que os ministros estavam prontos não só para servir a eles pelo meio de pregar o evangelho mas dando a vida própria deles, tudo da vida deles, pelos tessalonicenses.

Queridos irmãos, vemos esta carta, é uma carta de encorajamento aos irmãos de Tessalônica, noutras palavras, eu espero que as minhas palavras também que este sermão, estas mensagens sejam encorajamento para vocês que estejam a seguir o caminho de Deus.

E por isso Paulo diz: “os ministros eram como um pai”, vê-se aqui no v. 11-12 como um pai a filhos exortar, consolar e admoestar os filhos, isto é, para chamar para o lado, isto é, exortar, quer dizer, chamar de lado e conversar, e implorar, e pedir por favor, suplicar, instruir.

Sabemos que o Espírito Santo é um exortador e nós como ministros temos que seguir o mesmo exemplo, temos que encorajar, admoestar, corrigir, dar a boa nova do reino mas o meu desejo, o nosso desejo, é por vos encorajar a se manter em fiéis ao caminho, vocês são MUITO ESPECIAIS, temos muitos inimigos no mundo, muitos inimigos.

Eu falo com um irmão, falo com outro irmão, falo com mais outro irmão e este irmão tem problemas desta maneira, outro irmão tem problemas diferentes, e outro irmão tem problemas completamente diferentes.

Mas queridos irmão, eu estou a vos exortar, a vos encorajar a vocês, eu estou a implorar, por favor sigam e continuem no caminho, Deus vos ama, vos está a exortar e por isso também diz: “a consolar, a encorajar, consolar”, isto é, falar para acalmar, para confortar, para consolar, dar uma consolação, um encorajamento, mantenham-se no caminho , tenham mais amor!

E também admoestar, que quer dizer ser uma testemunha, dar um depoimento, afirmar que viu, que vai haver dia do Juízo, vai haver um dia de Recompensa e por isso mantenham-se no caminho, imploro, por favor, mantenham-se no caminho e estejam consolados.

Sim, há problemas mas temos que continuar no Caminho porque sabemos que vai haver justiça ao fim disto tudo e por isso é que diz ao fim do v. 12: “para viveres de modo digno de Deus”.

Por que? Para tu viveres de uma maneira digna de Deus.

Sim, porque Ele nos chamou a entrarmos no reino de Deus para sermos filhos e filhas de Deus e por isto temos que nos conduzir de uma maneira que é uma maneira digna de Deus porque Ele nos chama para o seu reino e para a sua glória, para a glória de Deus.

Vejam por exemplo em 1 PE 5:10 diz assim: “ora o Deus de toda a graça que em Cristo vos chamou a sua eterna glória”, Deus nos chama para termos a glória Dele, para sermos membros da família Dele, para herdarmos o reino de Deus, a família de Deus, para sermos membros dessa família.

“Depois de termos sofrido por um pouco Ele mesmo os há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”.

Queridos irmãos, todos nós temos problemas, temos dificuldades, temos várias dificuldades, todos nós queridos irmãos temos grandes testes, temos grandes provações, vocês tem, eu que muitos de vocês tem, estou a falar com você, eu sei que você tem problemas, tem dificuldades, pode ser financeira, pode ser de saúde, pode ser abuso emocional, seja o que for, você tem dificuldades e por isso Paulo está aqui a dizer, sim, vamos ter aflições mas Ele nos chamou para a eterna glória depois de sofrermos. Por que?

Para ficarmos melhores pessoas, para aprendermos a ser mais carinhosos, para aprendermos a ser mais gentis, mais macios ao invés de sermos assim fortes e duros ou difíceis ou arrogantes ou seja o que for que nós tenhamos e quando eu digo a uma pessoa: você está aqui a atuar de uma maneira de se tornar um pouco arrogante, um pouco auto justo. E as pessoas ficam zangadas e tornam-se contra mim e a dizer que eu é que estou a ser auto justo, eu é que estou a ser crítico. E por isso nós, irmãos, como ministros temos que ter muito cuidado quando tentamos encorajar as pessoas a verem os seus erros, precisamos de ter muito cuidado!

Porque se viram contra nós, mas queridos irmãos sabemos que temos que sofrer, e por que? Para sermos aperfeiçoados é o que diz aqui para sermos aperfeiçoados, para sermos firmados, para sermos fortificados, para sermos fundamentados.

 É por estas razões que temos dificuldades nesta vida irmãos, temos dificuldades!

Veja no mesmo 1 PE mas agora em 2:21 diz assim: “porquanto para isso mesmo fostes chamados”.

O propósito que você e eu fomos chamados foi para sofrer! Por que? Tal como Jesus Cristo sofreu nós temos que seguir os seus exemplos, por que? Para podermos ser líderes no mundo do amanhã no reino milenial, lideres com carinho! Com amor!

Queridos irmãos por isso, sim, estamos sofrendo mas lembrem-se que é uma razão de estarmos gratos porque Deus está a trabalhar conosco e como lemos aqui em v. 12 em 1 TS 2:12: “porque Deus nos chama para o seu reino e para a sua glória” e por isso temos que ser aperfeiçoados, os reis, os governantes no reino de Deus não vão ter corrupção, não vão ser arrogantes, não vão ser soberbos, não vão ser ditadores! Mas aliás, vão ser pessoas líderes com amor, com carinho, com cuidado mas respeitando as necessidades dos outros mas por outro lado obedecendo as leis de Deus!

E por isso diz no v. 13 isto foi onde paramos no sermão anterior esta série de 1 TS diz assim: “outra razão nós temos para incessantemente dar graças a Deus é que tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus”, sim porque vocês ouviram a palavra, vocês estão ouvindo a palavra, a palavra de Deus, a palavra do reino de Deus!

Por exemplo, estou aqui a pregar o que é de Deus e recebestes, acolhestes, não como palavra de homem, não como palavra de Jorge Campos ou de Paulo ou quem for que seja, ou ministro ou outra pessoa, mas sim em verdade como a palavra de Deus, a qual palavra tem frutos, tem efeitos “operando eficazmente em vós, os que vocês que estão acreditando nesta palavra”.

Como? Porque vimos que eles saíram da idolatria, estão a seguir o Caminho de Deus, estão a ter fé, estão a ter amor com os outros, e isso é que é importante, e por isso Paulo está a encorajar a eles, vocês receberam a palavra, sim, conforme vocês obedecem a Deus são perseguidos, tem dificuldades mas está aqui uma consolação, temos que exortar e consolar e mantermo-nos féis até o fim. E por que? Porque vamos receber a glória de estarmos no reino de Deus.

V. 14 falando acerca aqui do v. 13 outro ponto que quero dizer é que esta palavra está operando eficazmente em vós, é a palavra de Deus e a palavra de Deus quando sai de Deus não vai voltar vazia.

Vejam por exemplo IS 55:11: “assim será a palavra que sair da minha boca (isto é, de Deus que sai da boca de Deus) não voltará para mim vazia”. A palavra de Deus não voltará para Deus vazia.

“Mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para o que a designei”. A palavra de Deus, o evangelho do reino de Deus vai produzir frutos, frutos de amor de consolamento que está a encorajar e consolar as pessoas.

Vejam, por exemplo, SL 19:7-11: “a lei do Senhor é perfeita e restaura a alma, o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices, os caminhos do Senhor são retos e Ele alegra o coração, o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos, o temor do Senhor é límpido e permanece para sempre, o juízo do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos são mais desejáveis do que o ouro, mais do que muito ouro depurado e são mais doces do que o melão destilar dos favos além disso admoesta os teus servos em os guardar a grande recompensa”.

Por isso irmãos a palavra de Deus sai e vai produzir frutos, vão alegrar o coração, vem iluminar os nossos olhos que vão-lhes a ajudar a manter fieis para sempre e que são verdadeiros igualmente para todos.

E por isso irmãos continuando então em 2 TS 2:14: “tanto é assim irmãos que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judeia em Cristo Jesus”.

Quer dizer ele está aqui a dizer em tessalonicenses que eles estão a praticar o caminho e por causa disso estão a imitar as igrejas de Deus, digamos assim, a sede em Jerusalém na Judeia, na sede, e que estão a seguir segundo Jesus Cristo.

Não é isso que nós queremos ser? Por exemplo, seja onde nós estejamos em Brasil, ou Angola, ou Portugal, Moçambique ou onde quer que estejamos ou em outro território português que nós estejamos de fato a seguir o caminho fielmente e por isso estamos a imitar as igrejas de Deus que estavam na Judeia, que estavam na sede, estamos a seguir o mesmo caminho; isso é o que precisamos de estar a fazer!

E diz assim: “porque também padecestes por parte dos vossos patrícios as mesmas coisas que por eles por sua vez sofreram dos judeus”.

Porque vocês sofreram tal como os seus irmãos em Judeia também sofreram daqueles que eram judeus, quer dizer, aqueles que seguiam o judaísmo.

“Os quais não só mataram o Senhor Jesus Cristo e os profetas como também nos perseguiram, não agradam a Deus e são adversários de todos os homens”.

Esses que eram dessa seita forte judaica mataram o Senhor Jesus Cristo, está claro, todos nós matamos o Senhor Jesus Cristo, todos nós! Pelos nossos pecados mas está aqui especificamente acerca daquelas pessoas que o acusaram e o mandaram a ser crucificado, mataram o Senhor Jesus Cristo como também mataram os profetas!

Na antiguidade e mataram também os apóstolos como sabemos agora por isso esses não agradam a Deus e são adversários de toda a humanidade e por que? Porque estamos a pregar a boa nova do reino de Deus, a boa nova para a humanidade e são adversários para o bem da humanidade!

V. 16: “aponte-nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos!”

Aqueles do judaísmo naquela era, naquele judaísmo ritualístico não queriam que o evangelho fosse pregado aos gentios para que os gentios fossem salvos. Por que? Porque o pensamento deles, a ideia deles é que só os judeus podiam ser salvos.

Mas nós sabemos que o evangelho, a salvação é para todos!

Vejam, por exemplo, em 1 TM 2:4 diz assim: “o qual desejo que todos os homens sejam salvos. Todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”; toda a humanidade seja salva de qualquer nação, seja de qualquer grupo étnico, seja de qualquer cor, todos os homens sejam salvos!

Vejam também em 2 PE 3:9: “não retarda o Senhor a sua promessa como alguns a acham demorada, pelo contrário, Deus é paciente, paciente, e mais paciente e por que? Não querendo que ninguém pereça, essa é a razão, não quer que nenhum de nós morra mas que todos nós cheguemos ao arrependimento.”

Ele nos dá tempo! Ele nos dá espaço para nos arrependermos! E por isso temos que nos arrepender, temos que nos arrepender e sabemos que ninguém será salvo em nenhum outro nome sabemos isso em AT 4:12, só pelo nome de Jesus Cristo e se Deus é paciente esperando que essas pessoas que nunca souberam o nome de Jesus Cristo vão ser ressuscitadas na segunda ressurreição depois do milênio no período que é conhecido como julgamento do trono branco então viverão por um período para crescerem na graça e conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e para se arrependerem do que nunca tinham aprendido, para mudarem .

Então continuando em 2 TS estávamos a ler completamos aqui em 2 TS 2:16: “estamos a ler a ponto de vos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos”, estes da seita do judaísmo viam muito forte que não queriam os gentios fossem salvos.

“A fim de irem enchendo sobre a medida sempre da medida dos seus pecados” e eles continuavam a fazerem os seus pecados, a ira, porém sobreveio contra eles definitivamente. E hoje em dia sabemos que todo mundo pode ser salvo.

Continuando então aqui no v. 17: “ora, nós irmãos orfanados por breve tempo da vossa presença (está aqui a dizer: nós irmãos viemos estar separados de vocês por um pouco tempo da vossa presença) não porém de coração com tanto mais empenho que diligenciamos com grande desejo de ir ver-vos pessoalmente”.

Paulo está a dizer: meu desejo é de os visitar mas não tinha possibilidade nessa altura por isso estamos orfanados, separados de vocês da vossa presença temporariamente por várias razões porque estamos espalhados pelo mundo inteiro, somos poucos, agora com a doença que existe esta pandemia ainda torna-se mais difícil de visitar irmãos e por isso vemos aqui certas dificuldades.

“Por isso quisermos ir até vós pelo ao menos eu, Paulo, não somente uma vez mas duas contudo satanás emperrou o caminho”, sim, eu tenho desejado ir ter convosco, tinha planejado estar convosco em março do ano passado, tinha planejado estar convosco em julho do ano passado, tinha planejado estar convosco em cerca de setembro/outubro do ano passado, e satanás nos barrou o caminho por causa desta doença.

Queridos irmãos, esperamos que possa visitá-los brevemente, mas é decisão de Deus, decisão de Deus.

V. 19: “bem, pois quem é a nossa esperança ou alegria ou coroa que exaltamos na presença do Nosso Senhor Deus em sua vinda, não sois vós”. A nossa alegria são vocês e por isso Paulo está a dizer: eu desejo ver vocês mas não pude, faz-me lembrar da situação de Daniel quando o Arcanjo Gabriel foi enviado para ir a Daniel, vê-se isso em DN 10 e ele foi demorado, atrasado por um período de 21 dias, 3 semanas por satanás, vê-se aí que há guerras espirituais.

Queridos irmãos estes problemas que existem hoje no mundo não são só simplesmente problemas físicos, problemas causados por líderes humanos, são problemas que são originados do mundo espiritual e satanás está a inspirar estas coisas e por isso entende que esta atitude, estes sentimentos de guerras, batalhas, motins, e não sei o que mais está a acontecer no mundo inteiro, não é só na América, não é só no Brasil, mas está a acontecer no mundo inteiro, é uma atitude espiritual que está a afetar o mundo inteiro ao mesmo tempo!

Por isso irmãos temos que entender que satanás tenta, tenta parar ou afetar negativamente a obra de Deus, e e ele tem feito tal no passado, vemos isso em RM 1:13 vejamos aqui diz assim: “porque não quero irmãos que ignoreis que muitas vezes me propus ir ter convosco no que tenho sido até agora impedido”, Paulo queria ir visitar os romanos mas foi impedido.

Queridos irmãos nós vemos que satanás está aí com as mesmas guerras hoje em dia, está continuamente criando dificuldades e problemas na igreja de Deus e no mundo para causar que a obra de Deus não seja proclamada efetivamente por várias maneiras e ele pode causar problemas na igreja de várias maneiras e métodos e por exemplo introduzindo por algumas pessoas algumas ideias doutrinais, olha com as minhas ideias vejo isto, vejo aquilo, e ao fim de contas são, digamos assim, são galhos pequeninos, são folhinhas, são galhos, não são troncos de árvore, são umas coisinhas pequeninas mas começam a fazer divisões por causa dessas coisinhas pequeninas, e precisamos ter cuidado irmãos, precisamos ter cuidado!

Porque estamos a ser afetados por estas coisas nesta sociedade, no tempo de Paulo que ele estava a pregar acerca do nome de Cristo e eles, dos grupos mais legalistas judaicos tomavam isso com um certo entendimento como: olha está a afetar nós porque não acreditamos nesta lei cerimonial e estão a dizer que os judeus estavam aqueles que eram fieis, por exemplo, os gentios estavam a destruir a lei cerimonial.

Queridos irmãos, a lei cerimonial era simplesmente apenas temporária, a lei cerimonial nas cerimônias, por exemplo, de matar um bode, de matar um touro, de sacrifícios era uma lei temporária até Cristo, uma vez que Cristo veio não precisamos de estar a matar bodes e touros.

Queridos irmãos, isto são influências do diabo porque o diabo quer nos desviar das coisas importantes; Cristo cumpriu a lei cerimonial em que Ele foi o sacrifício perfeito, o cordeiro pascal e por isso só o sangue de Jesus Cristo é que pode pagar pelos nossos pecados.

Ora, este entendimento tem causado problemas a certas pessoas, deixe-me explicar e, dois pontos simples, dois pontos muito simples, dois extremos:

  1. Um extremo é que as pessoas dizem: olha por causa da graça de Deus, a graça Dele, podemos agora fazer o que queiramos, estamos liberados da lei e por que?  Porque somos salvos pela graça somente e por isso não é preciso a lei, isso é uns extremos incorretos irmãos porque precisamos da lei, somos salvos pela graça, agora que estamos salvos pela graça de graça ainda temos uma maior responsabilidade de ter cuidado de não continuarmos a pecar para não voltarmos para a mesma acusação.
  2. O outro extremo por outro lado irmãos é as pessoas começam a pôr pesos adicionais a lei, por exemplo, começa a pôr dificuldades na lei a dizer: olha para guardar o Sábado tens que fazer coisas desta maneira ou daquela maneira e começam a pôr pesos, começam a pôr dificuldades.

E esses dois extremos estão incorretos! Tem que haver uma mente sã, um equilíbrio mental correto que é o correto.

Ora satanás é um perito em apanhar um galhozinho ou uma coisa pequena e magnificar, criar divisões sejam doutrinais, sejam de atitudes ou sejam o que for e então causa estas pressões, estas polarizações, estas multidões de pessoas puxando para um lado ou puxando para o outro atitudes que dizem: não quero mais com isso, já chega! Basta! Não quero mais! Eu sei muito bem o que é o correto e isto é verdade e vou ficar assim nisto! Isto é que é o correto! Vou me manter nisto!

Irmãos cuidado, sim precisamos de ler a Verdade, precisamos de seguir a Verdade, mas em amor com o correto tom, com a correta maneira, com a correta abordagem em amor.

Por isso precisamos de ter cuidado com os truques, as artimanhas e ciladas de satanás e é por isso que Paulo em TS 2:19-20 diz: “pois quem é nossa esperança ou alegria ou coroa que voltamos na presença de Nosso Senhor Jesus em sua vinda”, qual é a nossa esperança, qual é a nossa alegria, o que é que nós esperamos ver quando Jesus Cristo vier? O que nós esperamos ver, a nossa alegria disse Paulo, e sinceramente também será a minha alegria também, é ver muitos irmãos estarem no reino de Deus, [irmãos] da língua portuguesa por causa da obra que estamos a fazer.

Queridos irmãos para mim será uma grande coroa e uma grande alegria; para mim é o que eu desejo! Que muitos de vocês se mantenham fieis, mantenham-se no Caminho e que a palavra de Deus que na qual eu tenho sido simplesmente um servo a transmiti-la a vocês de fato produza fruto, que vocês em Angola, vocês no Brasil, que vocês em Portugal, vocês em Moçambique, vocês, estejam em Timor ou Cabo Verde ou seja onde for que estão a ouvir estes sermões, que sejam encorajados e mudem a vossa maneira de viver por isso é que Paulo diz no v. 20: “sim, vós sereis realmente a nossa glória e a nossa alegria”.

Queridos irmãos, sim, isto é motivação para nós, é o que nos dá esta energia e estou contente quando vejo e recebo mensagens de vocês, vocês põem mensagens nos meus sermões, nos vídeos, dizendo coisas assim: [este sermão] foi encorajador, foi de valor.

Queridos irmãos, isto é grande encorajamento para mim! Eu aprecio isso porque todos somos humanos, todos precisamos de ver e saber que estamos a ajudar a vocês e por isso como eu estou grato a ver que muitos de vocês, e estamos a ter muitas respostas e muitas perguntas, pessoas a fazerem perguntas que é um bom sinal!

Por outro lado, vendo pessoas fazendo mais e mais perguntas é um bom sinal! Sim, é consolador para mim! E é consolador para vocês também! Porque vocês estão a apoiar esta Obra! Como? Com vossas orações! Pela vossa ajuda, por vocês darem as nossas revistas a outras pessoas, compartilharem a BOA NOVA, as boas notícias que vocês sabem com amor, com carinho, sem magoar outras pessoas mas com amor e carinho estar a ajudar a pregação desta BOA NOVA porque [vocês] são uma luz, são um sal ao mundo!  Obrigado por vocês serem um bom exemplo, agradeço! Continuem nesse caminho!

Por isso então Paulo continua no capítulo 3 diz assim: “pelo que não podendo suportar mais o cuidado por vós pareceu-nos bem ficar sozinhos em Atenas e lhe enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus, do evangelho de Cristo para em benefício da vossa fé confirmarmos e exortamos-vos”.

Por isso é que eu tive o desejo de mandar Timóteo, é o que Paulo estava a dizer, para vos ajudar apesar de que ele [Paulo] não pudesse ir lá, mandou Timóteo para os ajudar, para vos encorajar. E isto é importante vocês terem este encorajamento e por isso foi o que Paulo fez aos tessalonicenses como eu desejo fazer isso um dia para vocês que outros possam ir em meu nome, em nome de Jesus Cristo, pela autoridade de Jesus Cristo fazendo a Obra para encorajar a vocês!

“Por isso irmãos a fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações porque vós mesmo sabeis que estamos designados para isto”, não fiquem inquietos, não fiquem assim preocupados por estarmos a ter essas dificuldades todas no mundo.

Queridos irmãos, a nossa responsabilidade é de pregar a Boa Nova do Reino de Deus, não é a de ser um ditador, não é de tirar o chicote e bater em vocês próprios, não! Não! Vocês de livre vontade com a ajuda do Espírito Santo, estudando a bíblia vocês se tornam convencidos, convictos de fazer a Verdade, seguir o Caminho.

Por isso a nossa responsabilidade é de apontar a vocês a Cristo, de apontar a vocês a Deus! Mas não é a nossa responsabilidade sermos ditadores sobre vocês, forçar coisas sobre vocês! Não!

Nós temos que deixar as coisas em vocês, dar a vocês que seja um completo livre arbítrio para vocês escolherem o caminho correto livremente sem serem pressionados.

E por isso irmãos, se vocês então aceitam esta responsabilidade e veem a responsabilidade de serem um exemplo, de ser uma luz de continuarem com este Caminho, de serem pacificadores, ... pois a palavra de Deus diz: “bem aventurados os pacificadores pois serão chamados filhos de Deus”.

Se vocês são pacificadores, isso quer dizer que vocês vão estar no reino de Deus! Vão ser chamados filhos de Deus! Temos que ser pacificadores, temos de ser pessoas que estão a fazer paz, por exemplo, há problemas numa área, por exemplo, numa certa região, numa certa cidade e talvez entre irmãos; queridos irmãos temos que aprender a ser pacificadores!

Vocês sabem as bem aventuranças, MT 5, começam com humildade, com arrependimento, com mansidão e depois temos que buscar a justiça de Deus de todo o coração, a misericórdia e ser pacificadores.

Queridos irmãos é um princípio de construindo em cima do outro. A base é a humildade! Se não estamos a ser pacificadores é porque não temos humildade! Ponto simples.

Queridos irmãos, Deus não nos vai dar entrada no reino de Deus se nós não formos fieis até o fim, particularmente permanecer pacificadores até ao fim mesmo quando outras pessoas estão a causar problemas a nós!

Mesmo quando outras pessoas estão a causar problemas a nós!

Não dês mal por mal! Mas dá bem por mal! Torna a outra cara! Quando dão (uma bofetada) num lado da cara dá a eles o outro lado da cara.

Esse é o Caminho de Deus, não é fácil mas aqueles que vão estar no reino de Deus vão ser aqueles que são esse gênero de pessoas e por isso estamos a encorajar a vocês, espero estar a encorajar a vocês! Por que?

Porque vai haver dificuldades! Certamente vai haver dificuldades!

Porque diz aqui, vamos ler no v. 3, 1 TS 3:3: “a fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações porque vós mesmas fostes, sabeis que estamos designados para isto”. Designados para o que?

 “Para isto”, para virmos a ter tribulações!

“Pois quando ainda estávamos convosco (diz aqui no v. 4) predissemos que íamos ser afligidos o que de fato aconteceu e é do vosso conhecimento”.

Queridos irmãos vai haver dificuldades, vai haver aflições.  Ora como é que este sermão possa ser um sermão de encorajamento quando estou a dizer a vocês que haverá aflições?

Paulo estava a encorajar os tessalonicenses a dizer que vai haver aflições e foi por isso, sabendo que haveria aflições, diz assim: “foi por isso que já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor.” Por isso Paulo mandou Timóteo.

Hoje em dia temos capacidade de comunicarmos uns com os outros pela internet, enviando mensagens, e coisas assim. Eu recebo muitas mensagens de muitas pessoas e vocês espero que entendam que as vezes não posso responder assim tão rapidamente como desejaria mas entendam que estamos aqui para ajudar a vocês.

Diz aqui: Por que? Porque “temendo que o Tentador vos provasse e se tornasse inútil o nosso labor.” Temendo que satanás, o Tentador, causasse certas provas que fizesse com que esta Obra fosse inútil! Não tivesse fruto! Não desse resultados!

Esse é o ponto que devemos ter cuidado!

Vejam, por exemplo, aqui a palavra, vocês têm uma bíblia ou a capacidade de ver uma palavra grega atrás de uma certa palavra, vejamos, por exemplo aqui no v. 5 temos a palavra “Tentador” e temos a palavra “provasse”.

Diz assim: “temendo que o Tentador vos provasse”. A palavra grega para Tentador é a palavra “peirazo” e a palavra para “provasse” é a mesma palavra grega “peirazo”.

Esta palavra que quer dizer que pode ser usada tanto de maneira positiva como de maneira negativa, quer dizer que tentar fazer uma coisa para ver o que pode ser feito, quer dizer, é uma prova, é um teste, é ver isto pode ser feito ou não?

Por exemplo, tentar, experimentar, uma tentativa, um esforço, um teste, um propósito de verificar a qualidade ou verificar o que pensa ou verificar como a pessoa se comportará debaixo de uma certa situação, isso é tudo provar.

Ora num censo positivo é para provar a qualidade, é provar a qualidade; por exemplo, um teste de qualidade, se é para fazer um teste num carro e ver se o carro de fato ou se o produto que temos é de qualidade! Um carro, um computador, seja lá o que for, o produto, uma coisa que fazemos que seja de boa qualidade isso é um censo positivo.

Num censo negativo é provar com maldade, assim sutilmente para pôr sobre prova, sobre teste os seus sentimentos, seus julgamentos, suas decisões. Por que? Para fazer um teste maliciosamente, astuciosamente para colocar em questão à prova os sentimentos ou os pensamentos daquela pessoa.

E sim por isso está correto em dizer aqui que o Tentador nos provasse mas o tentador nos prova com desejo de provar de querer que nós falhemos, para nós cairmos.

Sim, mas Deus [por outro lado] permite que nós sejamos provados [por Satanás] para vir a conhecer a nós, [vir a conhecer] o que está em nosso coração e no nosso caráter para Ele [Deus] nos dar mais! Vê-se que a intenção aqui é diferente.

E por isso satanás nos tenta para nós pecarmos e Deus nunca tenta a nós para pecarmos mas nos prova!

Podem ler isso em TG 1:3 e aí ainda uma palavra semelhante que é “apeirastos” que é uma palavra semelhante. Satanás nos tenta para que nós sejamos comprometidos a seguir o caminho errado, a pecar para nós cairmos!

Então continuando aqui estávamos a ler agora no v. 6: “agora, porém, com o regresso de Timóteo (ele foi vê-los e voltou) vindo do vosso meio trazendo-nos boas novas da vossa fé e do vosso amor e ainda de que sempre guardeis grata lembrança de nós desejando de nos vermos como aliás nós a vós outros,” ...  Quer dizer Timóteo veio e trouxe-lhes boas novas  que vocês mantiveram-se fieis na fé, de que vocês estão seguindo o Caminho correto e é o que eu recebo de vocês quando recebo mensagens de vocês quando vocês estão tentando seguir o Caminho, quando estão a tentar seguir o Caminho a frente para mim isto é muito consolador, encorajador e dá força para continuar e irmãos eu agradeço isso.

V. 7: ... “sim irmãos por isso fomos consolados acerca de vós da vossa fé apesar de todas as nossas privações e tribulações”, sim, embora nós tivemos estas dificuldades, está a dizer Paulo, estive encorajado, fiquei consolado de saber que vós estais a andar bem, estão a manter-se fieis porque o Tentador não os levou no caminho errado; vocês mantiveram-se fieis, resistiram contra as tentações do Tentador.

v. 8: “porque, agora, vivemos, se é que estais firmados no Senhor.” E por isso ele diz: encorajados vivemos por vocês estarem confirmados no Senhor.

v. 9-10: “Pois que ações de graça podemos tributar a Deus no tocante a vós outros, por toda a alegria com que nos regozijamos por vossa causa, diante do nosso Deus, orando noite e dia, com máximo empenho para vos ver pessoalmente e reparar deficiências da vossa fé?”

Paulo está aqui a dizer: está constantemente orando por vocês; irmãos eu oro por vocês todos diariamente, vários nomes que vou mencionando todos os dias orando por vocês e por isso irmãos mantenham-se fieis.  “Pois que ações de graças podemos tributar a Deus no tocante a vós outros, por toda a alegria com que nos regozijamos por vossa causa, diante do nosso Deus, orando noite e dia, com o máximo empenho para vos ver pessoalmente e reparar a deficiência da vossa fé?”

Isso é a nossa oração queridos irmãos; e aí vemos que Paulo estava constantemente orar por todos e nós precisamos de vossas orações e vocês irmãos precisam voltar a orar uns pelos outros.

Sim, vivemos muito isolados, orfanados como Paulo disse mas estamos orando por vocês e vocês estão orando por mim e agradeço isso, e agradeço, por isso diz: “orando uns pelos outros”.

Pois veja aqui no v. 11: “Ora o nosso mesmo Deus e Pai e Jesus Nosso Senhor dirija-nos o caminho até vós”, quer dizer que Deus vos guie, e em que? Diz assim: “e o Senhor vos faça crescer [esse é o desejo] e aumentar no amor”, que vocês possam crescer e aumentar no amor, isso é o desejo de Paulo.

“Uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco”.

V. 13: “a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença do nosso Deus e Pai, na vinda do Nosso Senhor Jesus [Cristo], com todos os seus santos”.

O propósito é confirmar de que o vosso coração para que a vossa maneira de pensar, vossos pensamentos sejam santos, sejam como disse aqui santificados, em santidade, confirmados em santidade e isentos de culpa quando Jesus Cristo vier com os santos.

Por isso irmãos isso é o que Paulo está a tentar encorajar os irmãos tessalonicenses, estava a falar acerca do exemplo deles, como Paulo tinha para eles serem um exemplo para outras pessoas da sociedade e outras áreas estava a agradecer a Deus como eles tinham recebido a Verdade e na verdade eu posso orar e agradecer a Deus por vocês de estarem de seguir o Caminho, a Verdade.

E depois Paulo está aqui a dizer aos tessalonicenses para não estarem desencorajados com perseguição de dentro mas também de fora e que ele teve desejo de receber notícias deles como eu tenho desejo de receber notícias vossas quando vocês me mandam e mails e coisas assim, eu agradeço muito e ele acabou essa seção neste capítulo v. 1-2 de os encorajarem no amor, crescer e aumentar no amor.

Queridos irmãos ao fim de contas Deus é amor e é isso que precisamos de crescer e aumentar.

Depois de Paulo ter estado com eles acerca destas áreas de encorajamento ele então vira-se no resto do livro a uns pontos de digamos assim de correção, de ajudar a eles a crescerem e por isso, digamos assim, v. 11-13 são uma oração de Paulo pelos irmãos para ligar da seção anterior de encorajamento e consolação para a seção que vem de digamos assim correção.

Redireção, corrigir gentilmente certos problemas que eles tinham e isso é o que vamos falar no próximo sermão que continuaremos neste grupo de estudos de 1 TS e por isso em conclusão para vocês como irmãos da língua portuguesa eu quero concluir com esta oração como se fosse para vocês.

Eu vou lendo aqui no v. 11 do capítulo 3 de 1 TS dando assim a vocês irmãos de língua portuguesa, estejam em Angola, ou seja em Portugal, ou seja no Brasil, ou seja em Moçambique, ou seja onde for, ora queridos irmãos : “o nosso mesmo Deus Pai e Jesus Cristo Nosso Senhor ao lado direito do Pai dirija-nos o caminho até vós que Ele abra o Caminho e guie a todos nós de termos de nos reunir um dia se Deus quiser mas entretanto que Deus faça crescer em vocês  e aumentar no amor.”

Por isso queridos irmãos cresçam e aumentem no amor, não é críticas, não é serem críticos ou coisas assim mas encorajarem, consolarem uns aos outros no amor! Cresçam nisso!

Esta é a oração de que Paulo está a dar e eu estou a dar para vocês aqui irmãos de língua portuguesa, amor de uns para com outros e para com todos e como também nós para convosco! Também eu para convosco!

A fim de que seja o vosso coração aí em Brasil, Angola, Portugal, Moçambique, Timor, Cabo Verde, seja onde for a fim de que o vosso coração seja confirmado em santidade, que vocês fiquem comprometidos e confirmados a fazer o que é certo, isentos de culpa na presença de nosso Deus e Pai na vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

Esta é a minha oração para vocês. Amém!