Epístolas de Paulo: 1 Tessalonicenses 4:1-10

Você está aqui

Epístolas de Paulo

1 Tessalonicenses 4:1-10

Download (Baixar)
MP3 Audio (41.14 MB)

Download (Baixar)

Epístolas de Paulo: 1 Tessalonicenses 4:1-10

MP3 Audio (41.14 MB)
×

Deus nesta secção da epístola de Paulo encoraja os irmãos a crescerem em santidade, e específicamente absterem-se de imoralidade sexual.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde, aqui é Jorge Campos.

Paulo a sua carta aos Tessalonicenses dá aos irmãos vários encorajamentos e agradece a eles a sua fidelidade em Tessalônica.

Mas depois de dar um encorajamento nos 3 primeiros capítulos, Paulo começa no quarto capítulo dar uns certos, digamos assim, certas admoestações aos irmãos. Aliás ele começa o capítulo 4 a dar uma oração antes do capítulo 4. E essa oração se vê no capítulo 3 de 1 Tes, versículo 11 que diz: o nosso mesmo Deus e pai e Jesus, Nosso Senhor dirija-nos o caminho até vós e o Senhor vos faça crescer e aumentar o amor. Isto é uma oração dele aos irmãos em Tessalônica.

Que o Senhor os faça crescer no amor uns para com os outros, e para com todos, assim como nós para convosco. A fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa na presença de nosso Deus e pai na vinda de Nosso Senhor com todos os seus santos.

E aqui ele está a orar para que eles continuem a crescer no AMOR e depois está a introduzir este novo tema de que que seja confirmado no coração deles esta santidade isenta de qualquer culpa para que estejam presentes a vinda de Cristo e com todos os outros santos que serão ressuscitados a vinda de Cristo.

E por isso essa oração, digamos assim uma introdução ao resto desta epístola d 1 Tes em que ele está a rogar e a exortar os irmãos para viverem de uma maneira que seja cada vez mais agradável a Deus, isto é, para serem mais confirmados na santidade.

Então vamos a ler o versículo 1, diz assim: finalmente irmãos nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que como de nós recebestes, eu vos instruí quanto a maneira como deveis viver e agradar a Deus. Queridos irmãos, um ponto extremamente importante de ser um verdadeiro cristão é pôr em prática a maneira correta, a maneira santa, a maneira de viver que seja agradável a Deus, e efetivamente a estais fazendo, sim, vcs estão a fazer isso, mas continueis a progredir cada vez mais. A oração modelo, por isso que deseja a exortação dele, a maneira que ele está a rogar a Deus para que eles possam a continuar progredindo a esta maneira de viver que é uma maneira santa.

Por isso ele está a dizer que eles andem de uma maneira a agradar a Deus. Como nós agradamos a Deus¿

Por exemplo no livro de Heb 11., que é o capítulo da fé, diz assim no versículo 6:  de fato sem fé é impossível agradar a Deus. Temos de ter fé, temos que ser fiéis, fé de que Deus é fiel. E Deus é fiel porque ele não mente. Por isso temos que ter fé, acreditar no que Ele diz.

Porquanto é necessário daquele que se aproxima de Deus, que o busque, ou seja, nós que nos aproximamos de Deus, é necessário que nós acreditemos que Ele existe e que se torne galardoador dos que o buscam, e que Deus é o nosso galardoador, é aquele que nos recompensa. É o juiz que vai nos dar a recompensa pelo bom trabalho. Eventualmente Ele vai nos castigar se não fizermos um bom trabalho, mas de uma maneira positiva é aquele que se torna o galardoador. Por isso temos que acreditar que Ele existe e que Ele é o nosso juiz que nos vai dar a recompensa ao fim desta vida nossa, isto é, ao morrermos, após a ressurreição ou se estivermos vivos, ao período que seremos transformados.

E por isso temos que andar como Ele quer que nós andemos. Temos de viver da maneira correta. Porque? Para recebermos o galardão, a recompensa, por isso fé não é simplesmente aceitar Jesus, porque fé é sim acreditar que Ele existe, aceitar Jesus e aceitar Deus, mas entendermos que Ele vai nos recompensar. E por isso há ações que precisamos de fazer, precisamos andar como Jesus Cristo andou. Leiam em 1Jo2.6: aquele que diz que permanece Nele, se eu e você dissermos que somos cristãos, que permanecemos em Cristo e em Deus, este também deve andar como Ele andou. Devemos andar como Cristo andou. Devemos seguir a mesma caminhada.  Devemos seguir o mesmo exemplo de Cristo.

E vejam por isso no versículo 4 do mesmo capítulo o que diz: aquele que diz eu o conheço e não guarda os seus mandamentos. Se você diz eu conheço a Deus, mas não obedece aos mandamentos da lei de Deus, aos 10 mandamentos por exemplo, é MENTIROSO e nele não está a VERDADE.

Essa é amaneira de andar com Ele e se o conhece está a guardar os seus mandamentos, por isso se você permanece Nele, ande como Ele andou.

Obedecemos aos mandamentos da lei de Deus.

Continuando em 1 Tes 4.2 diz assim:  e porque estiais inteirados de quantas instruções lhes demos da parte do Senhor Jesus. E por isso ele está a trazer a eles uma recordação, uma lembrança, de tem que fazer como foram instruídos.  E assim como diz Nosso Senhor Jesus Cristo, é nosso dever de vos lembrar de seguir as direções, as diretivas que estão na bíblia.

E por isso a responsabilidade do ministério é de abrir a bíblia e mostrar as pessoas aqui desta bíblia o que precisamos de fazer.  E estas escrituras não são nada mais, nada menos, do que os ensinos de Jesus Cristo, que Ele nos deu no AT e no NT.

E continuando então no versículo 3: esta é a vontade de Deus. Este é o desejo de Deus. O que¿ Que nós façamos o que nós fomos instruídos. E depois diz: a vossa santificação. Ele está a abordar um tema específico: que havia um problema nas áreas gregas e em particular em Tessalônica de IMORALIDADE SEXUAL.

E por isso ele diz: pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição. De imoralidade sexual.

Queridos irmãos, ser santo, o caminho de santificação, aqui é bem claro, uma das perspectivas do caminho da santificação, há várias, mas uma delas, particularmente a que está a ser abordada neste ponto, é a abstenção de PORNÉIA, palavra grega  para identificar coisas de imoralidade sexual que hoje em dia o mundo está cheio disso, irmãos. E temos que evitar isso, e por isso de porneia vem a palavra pornografia.

Temos que evitar essas coisas, qualquer atividade ilícita sexual.

Queridos irmãos temos que ser separados, ser diferentes, sermos separados. Quando um casal se casa, o ministro, pelo ao menos na Igreja de Deus, o ministro ora e pedem que juntem as mãos e depois o ministro põem a mão do ministro sobre as mãos do casal e ora pedindo para que sejam UM, para que sejam separados, para que sejam unidos.

Quando um membro é batizado na igreja de Deus, o verdadeiro ministro ora e faz a imposição das mãos pedindo para este recém batizado, seja santificado, isto é, separado e receba o dom do ESPÍRITO SANTO.

Quando as pessoas estão doentes, como lemos as instruções bíblicas, as pessoas devem pedir ao ministro para orarem por ele ou por ela para se curarem. E um dos exemplos que foi dado quando as pessoas estão presentes ou PODEM estar presentes é a imposição das mãos com uma unção de óleo de azeite que representa o poder do ESPIRITO SANTO. Que as pessoas sejam curadas, que o sacrifício de Jesus Cristo ser aplicado a essa pessoa e para serem curadas.

E por exemplo quando um ministro é ordenado à responsabilidade do ministério há uma imposição de mãos para ser santificado e por ser posto de lado também para o trabalho do ministério. Por isso deste ato de santificação, de pôr uma pessoa de lado para um propósito especial tal como o batismo, somos separados por esta oração e imposição das mãos, isso é santificação. Mas aqui em 1 TS 4 está a demonstrar ou explicar um dos pontos específicos de aplicação deste processo de sermos santos, de sermos separados, de sermos diferentes do MUNDÃO. Como¿ Evitando imoralidade sexual.

Na religião pagã, haviam as prostitutas do templo e havia grande imoralidade sexual. Ora, o sexo é uma benção de Deus, mas somente dentro do matrimônio, e não fora dele. Por isso vemos em HB 13.4 diz assim: digno de honra entre todos seja o matrimônio. Bem como o leito sem mácula. O leito e o matrimônio sem mácula são bons, digno de honra. Mas aqueles que fazem isso fora do matrimônio, diz assim: Deus julgará os impuros e os adúlteros, os pornôs, Deus os julgará. Queridos irmãos, é muito importante de entendermos que a pureza sexual deve de existir sempre, e deve ser mantida até o matrimônio. Ou em outras palavras, devemos ser virgens quando nos casamos, homens e mulheres.

E depois assim, Paulo continua em 1 TS4.4-8 a falar deste ponto de instrução acerca de IMPUREZA SEXUAL. Vejamos então, continuamos a ler nos versículos 4 e 5: cada um de vós sabe possuir o próprio corpo em santificação e a honra, não com desejo de lascívia como os gentios não conhecem a Deus. Cada um de vós saiba possuir o próprio corpo. O corpo, nosso corpo, a palavra aqui é nosso vaso, é a mesma palavra usada em 1 PE 3.7 que diz: maridos, vós igualmente vivei a vida comum no lar com discernimento e tendo consideração com vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, pois sois herdeiros da mesma graça de vida, e não se interrompam as vossas orações.  Temos que ter este mesmo cuidado, este mesmo respeito e por isso temos que evitar fornicação.

Continuando em 1 TS 4.4: vós saibais possuir o próprio corpo. Ora, qual é o próprio corpo¿ O próprio corpo pode ser o nosso corpo, como controlamos o nosso próprio corpo, como controlamos as paixões e os desejos do nosso corpo, mas qual é o nosso próprio corpo¿ O corpo que pertence a nós o próprio corpo da nossa esposa, e se for uma mulher, o próprio corpo do seu esposo. É o nosso corpo, porque somos uma só carne. E por isso é que diz que temos de ter cuidado com a vossa mulher como parte mais frágil, com o vosso vaso, devemos ter cuidado e respeito para com ela. Para saber como ter posse cuidado como a tratar a nossa esposa e mulher.

Vejamos em 1 CO 7.1-7: quanto ao que me escrevestes, o que escreveram a ele¿ Entre aspas “é bom que o homem não toque em mulher, MAS por causa da impureza, em grego, porneia, cada um tenha a sua própria esposa, o seu próprio vaso, o seu próprio corpo, e cada uma o seu próprio marido. O marido concede a esposa o que lhe é devido e também semelhantemente a esposa ao seu marido.  E está aqui a falar de cuidado, de respeito, de amor na cama, no leito. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo e sim o marido, e também semelhantemente o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Porque um pertence ao outro. E por isso é preciso ter muito cuidado, não magoar, não machucar, tratar a nossa outra metade do corpo  com cuidado, com amor e com respeito, estando a falar fisicamente.

Versículo 5: Não vos priveis um ao outro, salvo mútuo consentimento por algum tempo para vos dedicarem a oração, e novamente vos ajuntar. Esta relação íntima, sexual é só no matrimônio. E depois de vos rejuntardes, porque¿ Para que satanás não vos tente por causa da incontinência. E isto vos digo como concessão e não como mandamento.

E continuando a ler aqui em 1 TS 4: precisamos saber possuir o nosso próprio corpo em santificação e honra. E por isso aí pode-se estar a referir ao nosso próprio corpo físico ou a outra metade do nosso corpo que é da nossa esposa ou do nosso esposo. Ou outro ponto importante, tratar o nosso próprio corpo de uma maneira correta, se ainda somos solteiros porque para não tirar a benção que o seu esposo ou a sua esposa vai ter quando se casar com uma pessoa virgem, homem ou mulher; e por isso santidade com o futuro parceiro ou parceira. Por isso cada um de vós saiba possuir o próprio corpo, ou o nosso próprio ou o do nosso conjugue, ou até o do nosso futuro(a) esposo(a).

Não com desejo de lascívia, como no versículo 5, como os gentios que não conhecem a Deus.

Queridos irmãos como possuímos a nossa esposa ou esposo, não é de uma maneira de lascívia, de paixão incorreta como os gentios, mas temos cuidado com a nossa esposa e com nosso esposo no matrimônio, no leito e amor, isso é uma grande diferença porque não é uma paixão egoísta, é amor, carinho e cuidado com o outro corpo, para com a outra pessoa. E por isso o matrimônio é consumado em amor e não em lascívia sexual como fosse um animal, mas em amor, em cuidado e em carinho. E por isso, aí se diz que o homem, o esposo não pode violar sexualmente a sua esposa, tem que ter muito cuidado e respeito com o corpo dela, porque tem que ser de uma maneira santa, honrável. É o que diz aqui, em santificação e honra. Porque essas abominações, essas maneiras incorretas é o que os gentios fazem que não conhecem a Deus.

Versículo 6: e desta matéria ninguém ofenda nem defraude a seu irmão. Como é que você pode fazer um defraude do seu irmão¿ Como é que você pode tomar uma vantagem do seu irmão, enganar, ou trair, ou trapacear o seu irmão¿ Por exemplo, você é uma pessoa solteira e essa moça é uma pessoa solteira, e digamos assim, você está num período de namoro, mas ainda não se casaram. Você não pode defraudar o seu irmão, porque¿ Se durante o processo de namoro, vocês desistirem, não vai dar certo entre mim e você, pronto você para esse namoro porque não houve conduta sexual antes do matrimônio. Quando essa moça se casar com outra pessoa no futuro você não roubou, ou traiu o futuro irmão que vai se casar com essa moça porque não roubou desse futuro esposo dela a oportunidade dos dois, dele e ela serem virgens. Porque você não ofendeu nem fez defraude a seu irmão. Porque o Senhor contra todas estas coisas quando antes vos avisamos e vos justificamos claramente porque o Senhor é o vingador. O Senhor é o juiz. E por isso precisamos de ter muito cuidado, respeitar o outro corpo, seja o da nossa esposa, tratar ela com cuidado no leito do matrimônio, com amor, com cuidado, com respeito, com honra e igualmente de outra maneira ela com ele porque Deus é vingador. Deus é juiz. Ele está a ver.

Queridos irmãos por isso estamos a ver que devemos ter uma consideração amorosa para com o próximo e realmente a maneira como tratamos a nossa esposa, por isso que lemos a pouco 1 PE 3.7 diz assim: maridos, vivei a vida comum do lar com discernimento e tendo consideração com a vossa mulher como a parte mais frágil, tratai-a com dignidade, tratai a outra parte do vosso corpo, pois somos uma só carne, com dignidade, com honra. E por isso a maneira como tratamos a nossa esposa, e queridos irmãos ninguém vê que é em particular, é em privado, ninguém está a ver, mas Deus vê, só Deus vê. Mas a maneira como tratamos a nossa esposa, como falamos com ela, se a estamos a abusar, isso fisicamente, ou seja, isso emocionalmente, ou seja, isso espiritualmente; queridos irmãos isto é o âmago da cristandade, nós, eu e você precisamos analisar com muito cuidado como é que estamos a tratar a nossa esposa, e esposas como estão a tratar vossos maridos em particular, em privado. Estamos a dizer palavras que magoam, que são como chicote para nos machucar, ou machucar o marido aonde magoa, como se fosse uma facada¿ Mas ninguém vê, se você está em público, oh eu amo muito a ele e vice versa, conversa muito bonitinha, tu, tu, tu, oh, mas que casal tão lindo, mas em particular, em privado, uh não queira, saber!!

Queridos irmãos isto é o âmago, a prova do cristianismo. O cristianismo começa em casa, entre marido e mulher, e depois entre pais e filhos, e depois entre irmãos, a família.  E depois na família espiritual, está claro, e depois para os outros. Mas começa primeiro entre o homem e a mulher. Não pensem que estão a enganar a Deus, por isso que diz aqui em 1 TS 4, diz assim: porque o Senhor contra estas coisas como antes vos avisamos e edificamos claramente, Ele é o Vingador.

Queridos irmão, este assunto é muito sério, infelizmente, e digo infelizmente problemas grandes existem na igreja. Simplesmente por uma pessoa estar na igreja, olha eu aceito Cristo, eu estou a obedecer às leis de Deus, olha estou a guardar os dias santos, olha estou a fazer isto tudo, NÃO QUER DIZER que a pessoa esteja a ter DOMÍNIO PRÓPRIO da língua e da mente, da maneira que trata, particularmente, em particular aquele que está mais perto dele ou dela.

Versículo 7: portanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Deus não nos chamou para a impureza sexual que é o ponto específico que Paulo está a falar aqui, mas eu estou aqui a alargar o tema que não é só sobre atitudes sexuais, mas também como tratamos as outras pessoas. Mas Deus nos chamou para sermos santos, para sermos separados, para sermos diferentes. E precisamos de olhar a nós próprios, examinarmo-nos e arrependermo-nos, e mudarmos. É perigoso quando dizemos não sou eu, eu sou perfeito, cuidado!! Porque eu não sou perfeito, as vezes digo coisas que não devia dizer a minha esposa e tenho que me arrepender.  Queridos irmãos, todos nós temos que ser pessoas melhores, é o que Deus quer de nós e temos que ser sinceros, temos de ter cuidado com esta língua, MUITO CUIDADO.

Versículo 8: de sorte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem. Você rejeita estas coisas que estou a dizer¿ Rejeitar a mim¿ Não, você está a rejeitar a Deus. Queridos irmãos não interessa o que estou a dizer, não interessa o que Jorge Campos está a dizer, o que interessa é o que a PALAVRA DE DEUS diz. A palavra de Deus diz que devemos viver em santificação, não é só aceitar Jesus Cristo e viver em impureza. Não, não, não é!! Isso é uma falsa GRAÇA, temos que viver em santificação e por isso ao rejeitarmos estas coisas, não estão a rejeitar a mim, estão a rejeitar a Deus porque Deus é que nos dá o Espirito Santo, e o Espirito Santo é o poder de Deus, é a força, a energia, o sentimento de Deus, a atitude que vem de Deus, esta maneira de pensar que recebemos Dele o poder que nos ajuda a vencer as fraquezas da carne. E por isso temos que reconhecer, eu tenho que reconhecer e vocês tem que reconhecer, todos nós temos que reconhecer que ainda somos carne e sangue. Que ainda não somos perfeitos, muito longe disso e temo muito que mudar e vencer. Porque Deus dá o seu espírito aos que lhe obedecem   e todos nós devemos ter a vontade de receber o seu espirito, de estarmos a nos esforçar a vencer esta luta cristã. Queridos irmãos esta é a nossa responsabilidade. E por isso quando o ministro, quando eu digo a vocês aqui a bíblia diz isto, devemos fazer isto, quando você rejeita isso ou faz uma desculpa a dizer: não, porque isso é escravidão, agora estamos debaixo de Cristo, ele nos tirou desta cruz, e agora nós podemos fazer o que queremos porque estamos debaixo da graça de Deus.

 

Cuidado irmãos, leiam comigo por favor JD1.3-4: amados quando empregava com toda a diligência a vos escrever a respeito da nossa comum salvação. Sim o meu desejo é escrever a vocês acerca da salvação. Foi que me senti obrigado a ter convosco, exortando-vos a batalhar diligentemente pela fé que uma vez foi entregue aos santos. Queria falar sobre salvação, é o que Judas está a falar a respeito de salvação., mas me senti obrigado pelo Espirito Santo de Deus a escrever a nós esta carta, esta epístola de Judas. E esta epístola é para batalharmos diligentemente pela fé que uma vez por todas foi dada aos santos. Porque¿ E eu respondo, no versículo 4: pois certos indivíduos, certas pessoas se introduziram com dissimulação, se infiltraram na igreja. Lembram-se de um sermão prévio que eu disse que o objetivo de satanás é se infiltrar como se fosse um anjo de luz. Infiltra-se, infiltraram-se, introduziram-se com dissimulação, secretamente os quais desde muito foram antecipadamente pronunciados para esta condenação.

Queridos irmãos, aqueles que fazem isto são pronunciados a esta condenação, qual é¿ São homens ímpios que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus. Que isso quer dizer¿ Transformam em libertinagem a graça.

Queridos irmãos se ele queria falar a cerca de salvação e decidiu escrever a cerca da importância de nos mantermos, batalharmos diligentemente pela fé que foi dada, porque¿ Porque estão pessoas a entrar na igreja a enganar como fossem boas pessoas a dizer: nós estamos livres pela graça de Deus, estamos liberados, a cruz de Cristo nos deu liberdade. Por que estas pessoas transformam em libertinagem a graça de nosso Deus, e assim negam o nosso único soberano, ou seja, Deus e Senhor Jesus Cristo.

Por isso estas certas pessoas que entram na igreja com esta libertinagem a dizer: olha estamos debaixo da graça, por isso não é preciso obedecer às leis de Deus. Estão a transformar em libertinagem, a graça de Deus. Estão a negar a Jesus Cristo, e porque¿ Pois Jesus Cristo morreu por nós e porque¿ Para pagar pelos nossos pecados, sim, mas agora que pagou os nossos pecados não podemos continuar a pecar, pois estamos a negar o sacrifício que ele fez, a deitar isso fora.

Veja no versículo 5: quero vos lembrar, embora estais cientes de tudo, de uma vez por todas, que o Senhor tendo libertado o povo, sim, isto é, o povo israelita os tirando da terra do Egito, Ele nos tirou a nós, nos libertando do pecado, pela cruz de Cristo, pelo sacrifício, pela morte, pelo sangue dele, destruiu pois os que não creram, os que não acreditaram. Sim, mas acreditar quer dizer que obedeço, porque se acredito numa pessoa vou obedecer. Atrás da palavra acreditar, vejo a palavra obedecer.

Vejam também no versículo 8: ora estes da mesma sorte quais sonhadores alucinados contaminam a carne, contaminam os nossos corpos, fazem pecados, impurezas no corpo como também rejeitam governo, autoridade na igreja e difamam autoridades superiores. Por isso continuando a lerem 1 TES 4.8 diz assim: de sorte quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, mas a Deus. Porque¿ Pois estamos a desrespeitar Deus, estamos a tornar em libertinagem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, a graça de Deus e estamos a negar o sacrifício de Cristo, pois agora posso continuar a desobedecer a Deus. NÃO, Ele pagou os nossos pecados, mas agora os pecados do passado foram pagos e não podemos continuar a pecar. E por isso Paulo está a dizer queridos irmãos para que tomem atenção cuidadosamente a esta instrução e a esta correção. Porque se vocês não estão a tomar atenção cuidadosamente a esta instrução, a esta correção, vocês estão a rejeitar o próprio Deus, não a mim, mas a Deus.

Deus é que nos dá o seu Espirito Santo, por isso ele está a dizer especificamente neste tema que quando não mantemos pureza sexual, isto é, só ter sexo dentro do matrimônio, quando rejeitamos esta pureza estamos a rejeitar a Deus. Porque Deus é que nos deu o seu Espirito Santo como lemos, isto é, Deus é que nos deu o CONSOLADOR, aquele que nos ajuda, aquele que nos vai consolar, que nos vai ajudar a vencer as fraquezas da carne, por isso que temos que usar o espírito de Deus para nos santificar, isto é santificação do espírito. E por isso queridos irmãos temos que desenvolver DOMÍNIO PRÓPRIO com a ajuda do Espirito Santo de Deus. Mas Deus faz tudo por nós, Ele faz que eu não desobedeça, não!! Nós temos que exercitar e fazer a nossa parte, Deus nos dá a ajuda pela parte adicional que nós não temos, temos que fazer a nossa parte, nos esforçar. E por isso nós com a ajuda do Espirito Santo de Deus devemos controlar, dominar a nós próprios. Deus não nos domina, Deus nos guia, o Espirito Santo nos guia, não nos domina, simplesmente nos diz este é o CAMINHO e andai nele. E nós temos que estar perto de Deus estudando a bíblia e sim usar o nosso domínio próprio com a ajuda do Espirito Santo para vencer.

E por isso que em GL 5.22 estamos a ler acerca do fruto do Espirito de Deus, diz assim: mas o fruto do espírito, é um fruto, mas tem várias características, tem vários atributos, por exemplo uma banana tem vários atributos tem uma casca, tem a parte que comemos, tem certos atributos, tem uma cor, isso tudo, então reconhecemos que é uma banana. Outro fruto diferente, o pêssego, tem certos atributos, a pele do pêssego, tem certa cor e simplesmente porque é de uma cor não quer dizer que é pêssego, podia ser um outro fruto; podia ser uma maçã, mas é como sentimos a pele por fora, quando abrimos é que vemos por dentro o fruto, este sabor, esta gentileza, caridade, esta amizade, digamos assim em termos espirituais deste fruto; e também depois temos a semente lá dentro, as partes internas, profundas disso que é parte de si mesmo, a sua mansidão, e por isso o Espirito Santo de Deus tem estes atributos externos como amor, alegria e paz , a fruta tem estas características externas depois interno a parte que comemos  que é a interação, a longanimidade, a benignidade , bondade e depois tem a parte interna que é a semente, a parte interna que é comparando espiritualmente com o fruto do Espirito Santo que é a fidelidade, que é ser fiel, que é ser manso, que é ter domínio próprio e por isso o fruto do Espirito Santo que tem estes todos atributos tem todas estas características: tem amor, tem alegria, tem paz , tem longanimidade, tem benignidade, tem bondade, tem fidelidade, tem mansidão e tem domínio próprio.

Quando o fruto tem todas estas características bem maduras, então este fruto sabe bem. Mas o fruto pode ter estas características e pode ser que não esteja maduro, nós temos que crescer e ficarmos mais maduros para ser como o Espirito Santo de Deus o é. Para ter estas características boas contra ela não há lei como lemos no final de GL 5.23, estas são as características do fruto do Espirito Santo. E assim vemos que Paulo aqui no capítulo 4 de 1 TS ele nos primeiros versículos abordou um problema, uma séria dificuldade que existia na congregação e abordou gentilmente e por isso é importante dedicarmos um pouquinho a este ponto.

Depois a partir do versículo 9 lemos então que ele vira-se para outro assunto. Outro assunto de exortação e correção e então ele diz assim no versículo 9:  no tocante ao amor fraternal, ele agora acabou de falar deste assunto, ou seja, destas relações corretas ou incorretas a cerca da moralidade ou imoralidade sexual. Agora diz mudando a outro assunto, no tocante ao amor fraternal, ao amor entre irmãos, ao amor de Filadélfia não há necessidade que eu vos escreva porque vós mesmas estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros. Por isso acerca do ponto de amor, de caridade, de amor fraternal, caridade entre irmãos, particularmente na igreja, na irmandade, ah eu não preciso a falar muito deste assunto porque vocês sabem muito bem que precisamos de ter amor uns para com os outros está claramente isto na bíblia.

Versículo 10: e na verdade estais praticando isto mesmo com todos os irmãos e em toda a Macedônia, nesta toda província, digamos assim: no Brasil seria em todo este estado. Nesta área, hoje a Macedônia seria assim a parte do norte da Grécia. Contudo, vos exortamos irmãos a progredirmos cada vez mais, contudo vocês sabem isto muito bem, como diz na ACF diz assim: exortamos-vos, porém a que ainda aumentai a cada vez mais.

Mas porque ele está a dizer disto¿ Porque ele está a dizer isto¿ Então ele aqui muito gentilmente, muito sutilmente aborda um outro problema que eles tinham em Tessalônica e o problema era o seguinte que certas pessoas na igreja não queriam trabalhar e por isso ele abordou aqui no início desta carta, vai abordar de novo gentilmente ao fim desta carta , isto é, ele está abordar me 1 TS 4, vê-se aqui nesta secção do 11-12 a abordar isto, este assunto gentilmente, carinhosamente, depois vai abordar de novo ao fim desta epístola no capítulo 5.14 mas a razão, a causa ou uma das causas de que eles não queriam trabalhar e porque estavam a pensar que Cristo estava a vir  a qualquer momento.

E por isto não precisavam de trabalhar, porque trabalhar¿ Cristo vem amanhã, ou depois de amanhã, qualquer coisa assim, brevemente, e por isso não preciso de trabalhar. É como dizer que não preciso tratar de meus dentes, Cristo vem brevemente e porque preciso gastar dinheiro no dentista a tratar dos dentes¿ Irmãos isso é uma loucura, temos que tratar dos dentes, olha não vou ter seguro de vida porque Cristo virá e não preciso ter seguro de vida. Quem que disse isso¿ Não há nada errado em ter seguro de vida, seguro de vida é ter amor para com o próximo porque se você morrer e não tiver um seguro de vida e você é como aquele homem que provê para sua esposa , seu filho com seu ordenado, se você não tem um seguro de vida, o que vai acontecer a sua esposa e a seus filhos se agora sem rendimentos, sem vencimentos¿¿ Você está a por seus filhos e a sua esposa numa condição terrível e amor para com eles é comprar, pagar um seguro de vida, porque se você vir a falecer de maneira inesperada, acidente de carro, covid, ou o que seja o que for eles vão ter qualquer coisa para sobreviver porque você deixou para eles o que nós chamamos de herança através de um seguro de vida. E por isso não há nada errado de ter cuidado para com o próximo, não há nada errado em ser uma pessoa bem equilibrada, bem balanceada de a maneira como viver. Mas aqui havia certas pessoas que, olha Cristo vem brevemente e por causa disso não vamos trabalhar. E por isso então Paulo vai falar que Cristo vem brevemente, mas vai explicar que mesmo assim tem que trabalhar. E por isso ele está a dizer no início desta secção que Cristo vem brevemente a explicar isto um bocadinho mais detalhadamente, mas começa esta secção a dizer que vocês têm que trabalhar e acaba esta secção dizendo vocês têm que trabalhar. Depois quando eles receberam esta carta de 1 TS o que Paulo disse a eles causou outras questões. É como por exemplo as pessoas escrevem a mim fazendo uma pergunta e eu respondo e dou esta resposta por causa da maneira como as pessoas estão ou aonde estão e veem as coisas vai causar outras perguntas. Então, para resolver estas questões, ou estas ideias incorretas, estas interpretações incorretas que aconteceram por causa do que Paulo escreveu em 1 TS, Paulo teve que escrever quase que imediatamente 2 TS para corrigir essas ideias incorretas.

Mas quando ele vai escrever em 1 TS, olha vocês estão a ser muto boas pessoas, bons cristãos, 3 capítulos da carta, da epístola foram a cerca disso, mas agora ele diz vocês agora têm aqui alguns problemazinhos, tem que trabalhar na santidade sexual e em segundo lugar vocês tem que TRABALHAR!!Porque vocês têm um entendimento incorreto a cerca da vinda de Cristo. Tem que TRABALHAR!! Não podem ser PREGUIÇOSOS!!

E então no próximo sermão quando eu continuar com esta secção vou continuar então a explicar mais este ponto e se tivermos tempo a começar introduzir a segunda epístola de tessalonicenses.